Caldeirão da Bolsa

Compra-se o k na segunda?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por CRocha » 2/7/2007 11:33

carrancho Escreveu:(...) Só um alerta, quem vê a bolsa como uma ciência exacta é porque anda à pouco por cá. Quando todos os dados (mais ou menos cientificos) lhe indicarem um caminho e o resultado seja exactamente o inverso vai então perceber porque muitos lhe chamam um jogo.

Abraço,

Carrancho

Estavamos todos ricos se fosse e batesse sempre certo!
Mas tambem nao e preciso!
Tem e de bater a maioria das vezes, fico feliz assim!
:)
Eheh!

Registado: 21/3/2007 23:08

por CRocha » 2/7/2007 9:37

CRocha Escreveu:Boas Elias,
por tendencia da sessao refiro-me a fechar acima, abaixo ou ao lado do ultimo fecho.

O que tenho notado e aquilo que ja disse.
Se ela ao fim de uma hora nao subiu nem desceu, continua na pasmaceira o dia todo...
Se sobe acima do fecho e da abertura tem tendencia a fechar um bocadinho mais alto e o inverso se descer.

Vou passar a postar as cotacoes e os negocios feitos por volta das 9, 9 e meia e a hora de fecho, durante uns dias e vais ver como estou certo.
Pelo menos tem sido assim! :)
Um abraco!

[quote]
Elias
MensagemColocada: 30/6/2007 18:57 Assunto:
Ok, cá ficarei a aguardar por essa análise!

1 abraço,
Elias
[quote/]

Enganei-me e pus no topico portucel a 3.40 desculpa la.
Mas ve la.
Ate faz mais sentido, dadp que um toico so de portucel!
Abracos

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=56055

por carrancho » 1/7/2007 22:41

A minha opinião jogo/investimento.

Para mim é ambos, tal como o poker e cada qual com as suas particularidades.

Só um alerta, quem vê a bolsa como uma ciência exacta é porque anda à pouco por cá. Quando todos os dados (mais ou menos cientificos) lhe indicarem um caminho e o resultado seja exactamente o inverso vai então perceber porque muitos lhe chamam um jogo.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por andrehs » 1/7/2007 18:05

Eu cá fiquei com o fascinio da martifer... tenho 20 :S à venda e 100 para comprar!!

Amanhã faço as compras do mês!!!! Já não tenho nada em casa.... :wink:

Registado: 25/4/2007 12:56

por bmmteixeira » 1/7/2007 17:51

Axo ke se estão a desviar do tema: o que se compra segunda?
Ora mt bem na minha modesta opinião axo que vou comprar:
- 1 pacote de cereais clusters (já se acabou);
- arroz
- massa
- e... nunca fui mt bom a fazer listas de compras, nunca batem certo com o que acabo por comprar, é mais ou menos o que acontece com os price targets do milleniumbcp :mrgreen:

Registado: 6/5/2004 20:19

por lutav » 1/7/2007 17:11

txiii, o Ulisses vai-me roubar argumentos! :lol: 8-)

Registado: 22/9/2006 22:36

por Ulisses Pereira » 1/7/2007 16:58

Euritos, o facto de alguém discordar de ti não te dá o direito de utilizares o insulto. Esta não é a postura que desejamos no Caldeirão. Por isso, ou alteras a tua forma de participar no Caldeirão ou este não será, por certo, o fórum mais adequado para ti.

Amanhã abordarei com mais detalhe esta questão em discussão (utilizarei o tópico do Mechanic para tal). Por agora, vou continuar a gozar o fim-de-semana. 8-)

Apenas um "cheirinho"... para mim em termos de longo prazo, o mercado de capitais´deve ser encarado na óptica do investimento. Mas, em termos de curto prazo, assemelha-se muito mais a um jogo. Um "Mind game".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por lutav » 1/7/2007 15:31

ainda nao percebo a carga negativa da palavra jogo, ao qual é associada uma série de adjectivos negativos, como irresponsabilidade e afins...

só para que conste, alguns dos melhores traders daqui, e alguns, ganham a vida nisto, jogam jogos de cartas, e fazem apostas regularmente....

mas se calhar são uns totós, que só assim conseguem ter aperitivos e amigos, nao é?

euritos, relaxa lá, e vê bem isto:

o autor do topico, do Elias, "só" aprendeu regras basicas, daquelas que sao tao basicas, que são as que mais facilmente esquecemos e nos fazem perder dinheiro...

e tambem concordo com 1 coisa que as cartas tem de parecido com bolsa: desde que aprendi a jogar king a dinheiro, que a aprendi que a sorte conta, mas, pode ser potenciada, assim como o azar, pode ser controlado

na bolsa, qdo decidimos entradas ou saidas, fazemos análises em que determinamos suportes e resistencias, qdo escolhemos valores para Stop loss's ou stop profits, nao é isso que fazemos?

tentar controlar a sorte/azar, inerente a uma actividade cuja evolucao nao controlamos?

my 5 cents

abraço

(andamos todos a dizer o mesmo, mas pronto, nao me parece que deva haver este fundamentalismo do investimento vs. jogo!

é investimento quando tens accoes durante 3 anos; é jogo qdo fazes trades inferiores a 1 ano... grosso modo)

Registado: 22/9/2006 22:36

por Elias » 1/7/2007 15:14

Chegaste ao forum há menos de 10 dias e numa só mensagem conseguiste dirigir-me mais insultos do que recebi em quase cinco anos de Caldeirão.

A minha postura neste forum sempre foi a da troca de argumentos. Nunca foi e certamente não será a do insulto. Não tenho mais nada a dizer.

Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por euritos » 1/7/2007 14:30

Esquece, não adianta, nunca entenderás. Ou és casmurro (ao não entender coisas básicas), ou és irresponsável (ao estar na bolsa como quem está num jogo de cartas) ou fazes negócios com montantes minimos e os ganhos e perdas são de tal maneira reduzidos que se tornam irrelevantes.

Vai contar a tua teoria do jogo e do divertimento a pessoas que se demitiram dos seus trabalhos para se tornarem traders a tempo inteiro (eu conheço uns quantos), ou a alguém como Berardo, Warren Buffet. Ó pra eles a jogar, abrem o streamer e escolhem uma acção ao calhas, pumba! 3 pontos para o País de Gales :roll:
Tu jogas, pronto, óptimo para ti, mas não queiras convencer os outros que isso é a melhor maneira de se estar no mercado. Os meus conselhos neste tópico são para o autor do mesmo, o andrehs.

Rapaz, encara isto com profissionalismo e rigor, atirar dinheiro à toa só porque se está num bull market é receita certa para o fracasso, mais cedo ou mais tarde. Não só os bulls não duram eternamente como há sempre uma Inapa ao virar da esquina... Se preferires seguir o caminho do "jogo", olha, depois não digas que não te avisaram.

Código: Selecionar todos
Se como referiste anteriormente um jogo é lúdico, e se no teu caso só se torna lúdico quando gastas o que ganhas, então só posso concluir que gastas tudo no jogo

Agora percebi tudo, o teu problema é não entenderes Português.
Argumento à maneira do Elias: os Ferraris são Italianos e vermelhos, o Fiat Punto do vizinho é Italiano e vermelho, então posso concluir que o Fiat Punto é um Ferrari também... Jesuuusss :roll:

Registado: 18/6/2007 19:10

por Elias » 1/7/2007 7:41

euritos Escreveu:Caramba, mas isso são alhos com bugalhos. Jogar às cartas com dinheiro em que se mete 100, 200 euros ou mesmo 1000 euros na mesa e se está ali a divertir, perca ou ganhe o dinheiro, não é o mesmo que meter 100.000, 200.000 ou 1 milhão de euros numa posição. E se perdermos certamente que não nos rimos e dizemos "no próximo fim de semana mais um jogo!" É aí que eu quero chegar. Bolas, se não entendes a diferença em actividade lúdica em que o objectivo da mesma é o divertimento em si mesmo que exista dinheiro em jogo, e outra actividade em que até te podes divertir mas em que o dinheiro é a prioridade máxima...

Mas que grande trapalhada.
Eu não falei de montantes.
As duas situações que referes são exactamente iguais. Não vejo a diferença entre apostar 1000 euros na bolsa ou num jogo de cartas. Ou melhor vejo, porque mesmo assim na bolsa tens mais hipóteses de ganhar.
Por outro lado, não vejo em que medida é que apostar 1000 euros ou 1 milhão de euros seja diferente. Em ambos os casos ganhar dinheiro é o objectivo, não?

euritos Escreveu:Se isto para ti é uma actividade lúdica então falamos de coisas e contextos completamente diferentes. Palavras como "aposta" e "jogo" fazem sentido, mas no meu não.

Como referi anteriormente, o termo jogo tem uma carga negativa e por isso muitas pessoas preferem dizer "investimento".

euritos Escreveu:Comparares jogos de cartas com a bolsa, só porque podes jogar cartas com dinheiro não tem lógica, o teu estado de espirito nas duas situações não é o mesmo, os valores não são os mesmos, os objectivos não são os mesmos.

Como sabes que os valores não são os mesmos?
Desde quando para investir na bolsa é preciso 100 mil euros ou 1 milhão de euros?
Há tanta gente que se estreou na bolsa com apenas 100 acções da Martifer (800 euros) e não é por isso que o objectivo é diferente...

euritos Escreveu:E se me falares em jogadores de póker que ganham milhões no circuito profissional então aí isso deixou de ser lúdico e passou a ser uma actividade profissional, podes ter a certeza que eles não se divertem no World Poker Tour.

Então se o dinheiro for ganho de forma profissional não pode haver uma componente lúdica?
Mas isso assim é uma maçada... :shock:

euritos Escreveu:Mo meu caso isto só se torna lúdico quando gasto o que ganho, mas até lá chegar é trabalho, puro e simples.

Se como referiste anteriormente um jogo é lúdico, e se no teu caso só se torna lúdico quando gastas o que ganhas, então só posso concluir que gastas tudo no jogo :mrgreen:

1 abraço,
Elias

por euritos » 1/7/2007 0:26

Elias Escreveu:
euritos Escreveu:"Jogar" na bolsa para ti é uma actividade lúdica?

Há muito quem jogue cartas a dinheiro, mesmo sendo um passatempo.

Claro que é. Ando nisto porque gosto e porque sei que tenho as probabilidades do meu lado. 8-)

Caramba, mas isso são alhos com bugalhos. Jogar às cartas com dinheiro em que se mete 100, 200 euros ou mesmo 1000 euros na mesa e se está ali a divertir, perca ou ganhe o dinheiro, não é o mesmo que meter 100.000, 200.000 ou 1 milhão de euros numa posição. E se perdermos certamente que não nos rimos e dizemos "no próximo fim de semana mais um jogo!" É aí que eu quero chegar. Bolas, se não entendes a diferença em actividade lúdica em que o objectivo da mesma é o divertimento em si mesmo que exista dinheiro em jogo, e outra actividade em que até te podes divertir mas em que o dinheiro é a prioridade máxima...

Se isto para ti é uma actividade lúdica então falamos de coisas e contextos completamente diferentes. Palavras como "aposta" e "jogo" fazem sentido, mas no meu não. Comparares jogos de cartas com a bolsa, só porque podes jogar cartas com dinheiro não tem lógica, o teu estado de espirito nas duas situações não é o mesmo, os valores não são os mesmos, os objectivos não são os mesmos. E se me falares em jogadores de póker que ganham milhões no circuito profissional então aí isso deixou de ser lúdico e passou a ser uma actividade profissional, podes ter a certeza que eles não se divertem no World Poker Tour. Mo meu caso isto só se torna lúdico quando gasto o que ganho, mas até lá chegar é trabalho, puro e simples.

Só espero que a malta agora não se ponha a comprar títulos ao calhas. Mais vale fundos de investimento.

E por aqui me fico

por Elias » 30/6/2007 23:50

euritos Escreveu:Mas jogar às cartas é lúdico ou não? É um passatempo, certo?

Há muito quem jogue cartas a dinheiro, mesmo sendo um passatempo.

euritos Escreveu:"Jogar" na bolsa para ti é uma actividade lúdica?

Claro que é. Ando nisto porque gosto e porque sei que tenho as probabilidades do meu lado. 8-)

euritos Escreveu:Um divertimento com os amigos e uns aperitivos? É que isso é que é um jogo. Jogo = divertimento. Está no dicionário, não fui eu que inventei.

Calma aí. A parte do divertimento vem no dicionário. A parte dos amigos e dos aperitivos já estás a inventar. Um jogo não precisa de meter amigos e aperitivos. Há muito quem jogue sozinho (no computador, nos salões de jogos, sem amigos e aperitivos).
E já que referes o dicionário, de facto diz lá divertimento, mas também diz "passatempo em que, de ordinário, se arrisca dinheiro ou outra coisa".
A parte do jogo a dinheiro e do risco é importante, pois é disso que se trata e nada mais.

euritos Escreveu:É como eu disse antes, eu não escolho acções ou outros instrumentos especulativos ao calhas, seja em bull ou bear market. O facto de se poder ganhar dinheiro com uma acção qualquer a mim não me diz nada. Eu analiso as acções e escolho as melhores. Diz isso de a acção não ser determinante aos coitados que compraram (ou jogaram...) Inapa em 2003 :lol:

Eu não disse que devias escolher ao calhas nem disse que todas as acções davam dinheiro.
O que eu disse - e mantenho - é que escolhendo uma acção ao calhas em período de bull market a probabilidade é de ganhares uma bela maquia. Não disse que se ganhava em qualquer acção. mesmo em bull market há acções perdedoras. Probabilidade é diferente de certeza.

euritos Escreveu:É como disse antes, cada um sabe de si. Eu tento comprar o mais barato possivel, se puder comprar Galp a 7 em vez de a 9 não vejo onde está o inconveniente :? Pensava que o ideal era comprar o mais barato possível, e vender o mais caro possível. Confesso que não entendo o teu argumento, vês uma acção com potencial e que a tua análise te diz poder subir, esperas que valorize 10% para ficar cara e só depois entrares?

Exacto. Uma acção que subiu 10% tem grandes probabilidades de subir outros 10% num futuro não muito distante.
Uma acção que caiu 10% tem grandes probabilidades de cair mais.
(nota: 10% foi o exemplo que deste, mas se falarmos de 5% ou 7% a lógica é a mesma).

euritos Escreveu:Está-me aqui a faltar a lógica. Quando analisas uma acção e vês que está cara vais comprar? :|

Precisamente. O conceito de "caro" pode ser um pouco difícil de entender, mas posso escrever por outras palavras: se vejo que a acção subiu bastante e está a dar sinais de que continua a haver interesse comprador, então acredito que é uma boa oportunidade.

1 abraço,
Elias

por euritos » 30/6/2007 23:33

Elias Escreveu:Desde que aprendi a jogar bridge, nunca mais achei que ganhar um jogo de cartas fosse uma questão de sorte ou de aleatório.

Mas jogar às cartas é lúdico ou não? É um passatempo, certo? "Jogar" na bolsa para ti é uma actividade lúdica? Um divertimento com os amigos e uns aperitivos? É que isso é que é um jogo. Jogo = divertimento. Está no dicionário, não fui eu que inventei.

Estás enganado. Em período de bull market, como aquele que vivemos desde 2003, se fechares os olhos e escolheres uma acção ao calhas, a probabilidade é de ganhares uma bela maquia. A escolha é aleatória, mas a probabilidade continua a ser de ganho. O que é determinante não é a acção que escolhes, mas sim o momento que escolhes para o fazer.

É como eu disse antes, eu não escolho acções ou outros instrumentos especulativos ao calhas, seja em bull ou bear market. O facto de se poder ganhar dinheiro com uma acção qualquer a mim não me diz nada. Eu analiso as acções e escolho as melhores. Diz isso de a acção não ser determinante aos coitados que compraram (ou jogaram...) Inapa em 2003 :lol:

euritos Escreveu:Quem escreveu que o jogo era um passatempo foste tu. Eu continuo a defender que a bolsa é um jogo, independentemente de ser um passatempo ou não.

Sim, jogo é sempre um passatempo, uma actividade lúdica, recreativa, um divertimento. Eu limito-me a escrever o que vem no dicionário Português, se de repente quiseres chamar gira-discos ao CD-Rom estás no teu direito, mas isso não muda o facto do CD-Rom continuar a ser o CD-Rom. :wink:

Pois eu discordo completamente dessa perspectiva.
Para mim é um negócio de comprar caro e vender mais caro.
Comprar barato, geralmente acaba por ter como consequência vender mais barato. Não, obrigado :wink:

É como disse antes, cada um sabe de si. Eu tento comprar o mais barato possivel, se puder comprar Galp a 7 em vez de a 9 não vejo onde está o inconveniente :? Pensava que o ideal era comprar o mais barato possível, e vender o mais caro possível. Confesso que não entendo o teu argumento, vês uma acção com potencial e que a tua análise te diz poder subir, esperas que valorize 10% para ficar cara e só depois entrares? Está-me aqui a faltar a lógica. Quando analisas uma acção e vês que está cara vais comprar? :|

Abraço

por Elias » 30/6/2007 23:09

euritos Escreveu:Não concordo, jogo para mim é uma activade lúdica, um divertimento, um passatempo. Algo em que o aleatório e a sorte é que mandam. Exemplos: jogar às cartas

Desde que aprendi a jogar bridge, nunca mais achei que ganhar um jogo de cartas fosse uma questão de sorte ou de aleatório.

euritos Escreveu:"Jogar" na bolsa era escolhar uma acção ao calhas, fechar os olhos e apontar para um empresa, esperar que a sorte nos sorria como na roleta. Eu não faço isso, e espero que ninguém o faça.

Estás enganado. Em período de bull market, como aquele que vivemos desde 2003, se fechares os olhos e escolheres uma acção ao calhas, a probabilidade é de ganhares uma bela maquia. A escolha é aleatória, mas a probabilidade continua a ser de ganho. O que é determinante não é a acção que escolhes, mas sim o momento que escolhes para o fazer.

euritos Escreveu:Eu defino-me como um trader, compro e vendo coisas consoante as acho caras ou baratas segundo a minha análise, e tendo em conta os valores que movimento e o estudo que envolve cada negócio nunca poderia considerar um jogo. Pelo menos de passatempo nada tem.

Quem escreveu que o jogo era um passatempo foste tu.
Eu continuo a defender que a bolsa é um jogo, independentemente de ser um passatempo ou não.

euritos Escreveu:O que nós fazemos na bolsa é mais sofisticado que um comerciante

Se eu fosse comerciante sentia-me insultado :mrgreen:
Em que te baseias para escrever semelhante coisa?

euritos Escreveu:mas não deixa de ser um negócio de comprar barato e tentar vender mais caro. Falo por mim claro, cada um tem a sua estratégia. :)

Pois eu discordo completamente dessa perspectiva.
Para mim é um negócio de comprar caro e vender mais caro.
Comprar barato, geralmente acaba por ter como consequência vender mais barato. Não, obrigado :wink:

1 abraço,
Elias

por euritos » 30/6/2007 22:58

Elias Escreveu:A bolsa é um jogo. "Investir" é um termo usado frequentemente como alternativa para fugir à utilização do termo jogo, que tem uma conotação negativa. Mas é um jogo. É um jogo na medida em que qualquer tomada de posição numa acção envolve uma probabilidade de perda. Essa probabilidade pode ser baixa, mas existe. O ganho não é certo. O investidor (ou jogador) consegue adoptar estratégias de minimização das perdas para se defender. Mas não consegue eliminar totalmente a probabilidade de perda.

Como diz o Dr. Fernando Braga de Matos no seu excelente livro "Ganhar em Bolsa", há três tipos de jogos:

- os jogos de soma negativa, em que se perde forma consistente (Totoloto, Lotaria, etc.), em que uma parte do dinheiro apostado vai para a entidade que organiza o jogo; em média perde-se dinheiro.
- os jogos de soma nula, em que o que uns jogadores perdem, outros ganham e o dinheiro total em jogo é constante;
- os jogos de soma positiva (Bolsa) em que todos podem ganhar, desde que só joguem em certos períodos de tempo e se retirem do mercado em períodos de tendência negativa.

A bolsa é pois um jogo em que a probabilidade de ganhó é superior à de perda. Não é por isso que deixa de ser um jogo.

1 abraço,
Elias

Não concordo, jogo para mim é uma activade lúdica, um divertimento, um passatempo. Algo em que o aleatório e a sorte é que mandam. Exemplos: jogar às cartas, casino, totoloto. "Jogar" na bolsa era escolhar uma acção ao calhas, fechar os olhos e apontar para um empresa, esperar que a sorte nos sorria como na roleta. Eu não faço isso, e espero que ninguém o faça.

Eu estudo a fundo o que quero comprar e sei sempre porque o faço, não há aqui palpites ou "fezadas", é tudo baseado em dados concretos (adoro números :lol: ). Eu defino-me como um trader, compro e vendo coisas consoante as acho caras ou baratas segundo a minha análise, e tendo em conta os valores que movimento e o estudo que envolve cada negócio nunca poderia considerar um jogo. Pelo menos de passatempo nada tem. No totoloto o 16 é igual ao 35, não há razão nenhuma pra escolher um em relação ao outro, mas na bolsa não é assim.

O que nós fazemos na bolsa é mais sofisticado que um comerciante e envolve coisas que não se podem tocar, mas não deixa de ser um negócio de comprar barato e tentar vender mais caro. Falo por mim claro, cada um tem a sua estratégia. :)

por Elias » 30/6/2007 22:58

andrehs Escreveu:estudarmos e sabermos por nós próprios porque é que vamos comprar a acção X e não a Y

POIS MAS O que estudam? a variação? como saber? Antes era todo menino do DP, agora quero entrar nisto.... Fundos tb n m convencem.... não sei....

O que se estuda?
Gráficos, gráficos, gráficos.
Mais gráficos.
Tens de ver centenas, milhares de gráficos.
Aprender a ler os gráficos, a ganhar sensibilidade para os gráficos.

Outra coisa: aprende a ignorar notícias, price targets e bitaites. Tens de pôr um filtro nessa informação toda. Normalmente não dão grande resultado.

Quando conseguires ouvir os "reports" na bolsa na rádio e na tv e achares que aquilo não serve para nada porque só falam dos pesos-pesados e fores capaz de te rires com algumas asneiras e explicações estapafúrdias que por vezes são ditas, em nome da coerência narrativa (que nos mercados normalmente não existe) estás a caminho de ser um bom jogador (ou será investidor? :mrgreen: )

Até lá, tens de ver mais uns gráficos 8-)

1 abraço,
Elias

por andrehs » 30/6/2007 22:45

estudarmos e sabermos por nós próprios porque é que vamos comprar a acção X e não a Y

POIS MAS O que estudam? a variação? como saber? Antes era todo menino do DP, agora quero entrar nisto.... Fundos tb n m convencem.... não sei....

por andrehs » 30/6/2007 22:39

Ja trabalho num banco à um ano, mas de facto análise de bolsa, é complicado....
vou-me começar a atirar-me de cabeça.... mas nunca ordens ao melhor preço, n sou capaz, :mrgreen:
vou-me gerindo com PREÇOS FIXOS...

por Elias » 30/6/2007 22:35

euritos Escreveu:Concordo, não entendo porque é que todos os novatos da bolsa dizem "apostar em acções" ou "jogar na bolsa" como se fosse o totobola ou o bingo :P

Visto de fora isto até pode parecer um jogo em que se compram acções ao calhas, mas há sempre factos lógicos que explicam o movimento dos preço, mesmo que nós não o saibamos. Daí que seja importante nós estudarmos e sabermos por nós próprios porque é que vamos comprar a acção X e não a Y, andrehs.

A bolsa é um jogo. "Investir" é um termo usado frequentemente como alternativa para fugir à utilização do termo jogo, que tem uma conotação negativa. Mas é um jogo. É um jogo na medida em que qualquer tomada de posição numa acção envolve uma probabilidade de perda. Essa probabilidade pode ser baixa, mas existe. O ganho não é certo. O investidor (ou jogador) consegue adoptar estratégias de minimização das perdas para se defender. Mas não consegue eliminar totalmente a probabilidade de perda.

Como diz o Dr. Fernando Braga de Matos no seu excelente livro "Ganhar em Bolsa", há três tipos de jogos:

- os jogos de soma negativa, em que se perde forma consistente (Totoloto, Lotaria, etc.), em que uma parte do dinheiro apostado vai para a entidade que organiza o jogo; em média perde-se dinheiro.
- os jogos de soma nula, em que o que uns jogadores perdem, outros ganham e o dinheiro total em jogo é constante;
- os jogos de soma positiva (Bolsa) em que todos podem ganhar, desde que só joguem em certos períodos de tempo e se retirem do mercado em períodos de tendência negativa.

A bolsa é pois um jogo em que a probabilidade de ganhó é superior à de perda. Não é por isso que deixa de ser um jogo.

1 abraço,
Elias

por euritos » 30/6/2007 22:08

CRocha Escreveu:Jogar na bolsa e muito arriscado, investir e (um bocadinho :) ) mais seguro.
Um abraco e bons negocios

Concordo, não entendo porque é que todos os novatos da bolsa dizem "apostar em acções" ou "jogar na bolsa" como se fosse o totobola ou o bingo :P

Visto de fora isto até pode parecer um jogo em que se compram acções ao calhas, mas há sempre factos lógicos que explicam o movimento dos preço, mesmo que nós não o saibamos. Daí que seja importante nós estudarmos e sabermos por nós próprios porque é que vamos comprar a acção X e não a Y, andrehs.

por CRocha » 30/6/2007 21:28

andrehs Escreveu:Estrei-me na bolsa com martifer.... sou novato em apostar na bolsa!!!! nao era por ser na segunda pode ser qq outro dia! ;)

Benvindo!
Ando nisto ha 2 anos e nao faco apostas porque perco se fizer isso.
Tenho pouca sorte.
Faco e investimentos informados.
Faz o mesmo.
Le, estuda, informa-te.
E vais gostar e viciar-te na mesma, como se apostas fossem!:)
Mas nao as trates como tal.
Jogar na bolsa e muito arriscado, investir e (um bocadinho :) ) mais seguro.
Um abraco e bons negocios

por andrehs » 30/6/2007 20:40

A sério mas o k acham?

por Elias » 30/6/2007 20:34

andrehs Escreveu:ESPECULAÇÃO DA MINHA VIDA:

DIA 10 MARTIFER VAI ESTAR EM ALTA PK VAI ESTAR TD PREOCUPADO COM A REN!!!! E BAIXA NO DIA DA SESSAO ESPECIAL EM BOLSA DA REN.... DESCE UM DIA E SOBE NO OUTRO.... FUI AO TAROLOGO :lol: :lol: :lol: :) :| :mrgreen: :mrgreen:

Pois o tarólogo percebe de amor saúde e dinheiro (ou pelo menos diz que percebe) mas de bolsa normalmente não percebe nada.

E já agora se puderes escrever em minúsculas o pessoal agradece...

1 abraço,
Elias

por andrehs » 30/6/2007 20:23

ESPECULAÇÃO DA MINHA VIDA:

DIA 10 MARTIFER VAI ESTAR EM ALTA PK VAI ESTAR TD PREOCUPADO COM A REN!!!! E BAIXA NO DIA DA SESSAO ESPECIAL EM BOLSA DA REN.... DESCE UM DIA E SOBE NO OUTRO.... FUI AO TAROLOGO :lol: :lol: :lol: :) :| :mrgreen: :mrgreen:

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, paulopereira.pp36.pp, Phil2014, tami, zulu404 e 156 visitantes