Caldeirão da Bolsa

Psi20 - Quem quem sai agora no 2º semestre?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Marco Martins » 24/6/2007 10:43

A próxima revisão para entrada no psi20 é no final do ano ou agora vai passar a ser anualmente, ou seja em junho de 2008?

Registado: 7/4/2007 17:13

por sharpyn » 22/6/2007 0:07

Eu ainda não me dediquei muito ao estudo afincado da TAP e da ANA, dei-as como exemplo porque são empresas com dimensão e podem dar massa crítica ao psi no contexto da euronext.
Mm que elas entrem continuarei a achar que não será necessário termos um psi25.
Existem empresas bastante interessantes no psi geral mas nem todas podem lá estar pq o psi20 é o indice principal.
Seguindo esse ponto de vista do psi25 aonde neste momento proporcionalmente iria o ibex?ibex 50 ou ibex 60?
Abraço
God save the Money!

Registado: 7/5/2007 1:50

por vitor79 » 21/6/2007 23:34

Deixando o futebol de lado e voltando aos indices, que é o que aqui interessa (às vezes sou tão mauzinho).
Eu defendo um PSI20 e não um PSi25.

Penso que ainda existem uma série de boas empresas para entrar no PSI até formarmos um PSI25.

Além disso eu por exempo não entrarei de forma nenhuma na TAP e dificicilmente na ANA.
A tap está sempre com a corda na garganta, já se esqueceram disso, será esta uma empresa assim tão boa?

Quanto a ANA é uma coisa a Estudar, nem sei bem o qu é que ela faz, mas estando ligada ao sector da Aviação, não mexe muito comigo.

Eu gosto mais de Energias e Águas (ainda não existem empresas de resíduos cotadas na bolsa (brincar)).

PS: os smiles apagam-me o texto odo por isso é que não os utilizo, se alguem souber como é que isso se pode resolver, PM.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por sharpyn » 21/6/2007 23:18

iggy os nosso clubes grandes são pequenos na europa o meu ponto de vista desportivo não tem a ver com bairrismo mas antes com dimensão que os clubes portugueses tal como as empresas portuguesas têm que ganhar no contexto da globalização.
Convido-te a investigares o exemplo escocês que optou por uma redução drastica do nro de clubes nas suas ligas e desse facto resultou entre outras coisas a formação de equipas mais fortes internamente e na europa com mais equipas escocesas a entrar na liga dos campeões e uefas e a subirem nas eliminatórias.
God save the Money!

Re: quando só há 3

por Resina » 21/6/2007 23:02

Banif está a assessor a OPA
Joe Berardo quer que o Benfica crie um banco
O investidor Joe Berardo afirmou que o Benfica deveria associar-se a uma instituição financeira para prover a criação do “Banco Benfica”. O empresário diz que não se admiraria que Joaquim Oliveira avançasse com uma OPA concorrente à sua por causa dos direitos de transmissão dos jogos.
Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt

O investidor Joe Berardo afirmou que o Benfica deveria associar-se a uma instituição financeira para prover a criação do “Banco Benfica”. O empresário diz que não se admiraria que Joaquim Oliveira avançasse com uma OPA concorrente à sua por causa dos direitos de transmissão dos jogos.

O empresário, através da Metalgest, lançou na semana passada uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a SAD do Benfica [Cot].

No programa “Negócios da Semana” na SIC Notícias, Joe Berado sugeriu que o Benfica deveria associar-se a uma instituição financeira para promover a criação de um banco, o “Banco Benfica”.

Para concretizar este projecto, o empresário diz que o Benfica deveria avançar com um aumento de capital para financiar a sua parte na quota, enquanto uma outra instituição financeira entraria com o resto do capital.

“Este banco iria realizar mais-valias e o Benfica enquanto accionista receberia parte dos lucros”, afirmou em declarações ao programa “Negócios da Semana”.

Reiterou ainda a sua intenção de criar um fundo de jogadores com um capital de 50 a 100 milhões de euros, uma notícia avançava pelo Jornal de Negócios. Segundo o “patrão” do grupo Metalgest, o objectivo deste fundo “é a compra e venda de jogadores”.

Questionado sobre se acha que Joaquim Oliveira ira vender a sua posição de mais de 4% no capital do Benfica, avança que “não me admiro nada que Joaquim Oliveira fizesse uma OPA a um preço maior”.

Isto porque, segundo Berardo “é muito importante para a Olivedesportos a manter o controlo dos direitos desportivos” dos clubes de futebol. “Sou amigo pessoal de Joaquim Oliveira, mas ele vai ter que rever esta situação”, explica.

Desvendou ainda que o Banif de Horácio Roque está a assessorar a OPA que lançou sobre o Benfica, mediante o pagamento de um “fee” ou de uma comissão.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

quando só há 3

por ebalves » 21/6/2007 23:00

A sugestão da redução de clubes não me parece favoravel! Quando a população de leiria e arredores não vai ao estádio (2000 de média de espectadores) está tudo dito. Se nós não gostarmos de nós quem gostará? Defendo o bairrismo suadavel, ou seja, estilo Guimarães. Se 60% são do Benfica está tudo dito! Não adianta termos menos clubes, ou então faz-se uma liga com 4 clubes, alternando o Boavista nos anos pares com o Belenenses nos outros.
Venham + 5 empresas para o psi

Registado: 7/9/2006 23:20

por sharpyn » 21/6/2007 22:43

Não concordo mt com a ideia de haver um psi25.Olhe-se para o ibex35 aqui ao lado em espanha que é um mercado 4 a 5 vezes maior do que o nosso e tem 35 empresas no indice principal, veja-se a belgica que tem 10,5 milhões (valor semelhante ao nosso) com 20 empresas no indice principal.
O nosso indice é mt pequenino basta ver que um conjunto de 3 empresas tem mais de 75 % do valor das cotadas!
Basta um bcp, uma edp ou uma pt espirrar para o coitadinho do psi 20 encerrar no vermelho...
Nas outras bolsas não creio que isso aconteça.A bolsa precisa de mais empresas com grande valor como a REN,TAP ou ANA para que o peso individual de cada empresa no bolo geral se dilua.
Acho inclusivé que o psi20 teria mais a ganhar se antes fosse psi15.
Acho o mm por exemplo ao nível do futebol.O nro de clubes nas duas principais ligas de futebol profissional deveriam ser de 14 ou mm 12, desta forma tornaria as duas ligas (I e II) mais competitivas.
Se compararmos o que os clubes portugueses ganham com as receitas televisivas são umas migalhas...se s clubes fossem menos seriam finaceiramente mais rentáveis.
Embora futebol e mercados não tenham muito em comum pretendo fazer a analogia com o exemplo desportivo que dei. :idea:
God save the Money!

por valves » 21/6/2007 21:33

Vai ser uma guerra tremenda para entrar no indice com esta ultima vaga de empresas de valor a estarem cotadas. em 2008 uma novas empresas como a ANA e a TAP serão admitidas á cotação vamos lá ver se o PSI20 não tem que passar a PSI25. A Martifer tem tudo para entrar no indice e a ANA e a TAP também por outro lado a força e a representatividade do PSI aproxima-se a passos largos do IBEX
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por vitor79 » 21/6/2007 20:20

Quem entra é a REN, se a Martifer entra ou não, não sei.
Até porque pela mão de particulares andam muito poucas acções o que pode levar a pouca liquidez.

A cofina será a candidaa mais forte a sair, mas isso pode ainda ser alterado.

O que interessa é que o nosso psi20, está a ficar com melhores empresas, no ano passado e neste, espero que continue.

Um desejo: a privatização das Águas de Portugal para 2008 ou 2009.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por enologo » 21/6/2007 20:12

Já querem começar a falar nas próximas entradas?? Ainda esta não foi efectuada (só anunciada)! :roll:
Até lá, não me doa a mim a barriga! :mrgreen: :mrgreen:

Ainda pode haver muito tipo de movimentações, pelo que dizer que é A ou B, parece-me que é muito cedo! :wink:
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!

Registado: 1/11/2006 11:28

por lutav » 21/6/2007 19:43

nao sei se o pressuposto que de Martifer tambem entra, seja o mais correcto...

seja como for, eu aposto na entrada da REN, e saida da CFN

cumps

Registado: 22/9/2006 22:36

Psi20 - Quem quem sai agora no 2º semestre?

por Marco Martins » 21/6/2007 19:42

Abri este tópico porque se aproximam 2 entradas em bolsa (Martifer e Ren).

Quem irá sair do Psi20? Será a cofina e mais quem? Será a Impresa?

Em relação ao PsiGeral será necessário haver alterações com a entrada de novos títulos?

Marco.

Registado: 7/4/2007 17:13

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], m-m, navaldoc, PMP69, sempreamesma e 90 visitantes