Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2007 - Mês 06 - Capital X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por redhot » 16/6/2007 23:30

Cali Escreveu:Jas,
....Sobre o crédito: meio mundo cavalga este Bull com crédito. Eu tambem o faço. Há cerca de um ano, precisei de desviar mais de metade do meu capital proprio para outros fins, e para não desaproveitar o Bull, substitui esse capital por um crédito. Num ano esse capital a crédito foi multiplicado por 3, e paguei uma ninharia de juros, quando comparado com o lucro. Isto tambem é alavancagem, e na minha opinião muito mais fácil de controlar do que através de warrants, onde há um terceiro elemento que pode alterar as regras do jogo: o emitente.

Ando na bolsa há 4 meses e estou a aprender. Tento apremder com os mestres aqui do caldeirão (JAS e muitos outros) e tenho aprendido muito. Leio livros, etc..

Os warrants ainda ando a estudar e ainda não arrisquei nenhum pois tenho medo devido aos meus poucos conhecimentos.

No entanto tenho usado a conta margem com sucesso para alavancar rendibilidades. Os juros tem sido uma ninharia em relação aos ganhos (enquanto isto tiver td bull...).

Só pago juros do crédito utilizado e não do plafond total.

Sem margin account por exemplo:
Se comprar 1.000 acções a 10 Eur. da Empresa ABC = 10.000 Eur. + comissão de compra.
Em 4 dias se a acção subire para 10,5 Eur. e se vender ganho: 0.5*1000 = 500 Eur. - comissão de venda

Rendibilidade: 500/10.000 = 5% (desprezando comissões).

No entanto por exemplo com margin account alavancagem de 3 e taxa de juro de 7%:
Compro 3*1000 acções a 10 Eur. da Empresa ABC = 30.000 Eur. + comissão de compra.

Em 4 dias a acção sobe para 10,5 Eur. e vendo ganhando: 0,5*3.000 - [juros de juros de 4 dias] - [comissão de venda] = 1.500 Eur. - [juros de juros de 4 dias] - [comissão de venda].

Plafont utilizado da conta margem = 20.000 Eur.
Juros de 4 dias = 4 * 20.000 * 7% / 360 = 15,56 Eur.
Rendibilidade: (1.500-15,6)/10.000 = 14,9% (desprezando comissões).

É claro que se em vez de subir descer também é alavancado para baixo... :cry:

Quando for mais experiente, tento negociar warrants, futuros, cfd's....Mas os warrants axo perigoso :oops: , se não valoriza (nos call) até à maturidade perco o prémio bolas....~

Também sei que dão para fazer hedging para protecção das acções (comprando warrants no sentido contrário a que estamos nas acções (longas ou curtas), mas olho para isto com uma certa desconfiança de principiante... :roll:

Registado: 20/3/2007 18:26

por Cali » 16/6/2007 22:44

Jas,

julgo que me terás confundido com mais alguem na tua resposta. A 'bruxaria' não era comigo, nem tenho qualquer dificuldade em compreender os warrants, pois ocasionalmente tambem os negoceio, TW ou vanillas. Contudo admito que o teu conhecimento teórico sobre os mesmos é mais profundo.

Sobre o crédito: meio mundo cavalga este Bull com crédito. Eu tambem o faço. Há cerca de um ano, precisei de desviar mais de metade do meu capital proprio para outros fins, e para não desaproveitar o Bull, substitui esse capital por um crédito. Num ano esse capital a crédito foi multiplicado por 3, e paguei uma ninharia de juros, quando comparado com o lucro. Isto tambem é alavancagem, e na minha opinião muito mais fácil de controlar do que através de warrants, onde há um terceiro elemento que pode alterar as regras do jogo: o emitente.

É claro que tens direito á tua opinião, e á tua forma de estar nos mercados, mas não posso concordar que condenes a utilização de crédito na Bolsa, quando é certo e sabido que se têm feito fortunas com dinheiro emprestado, durante os Bulls.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por ptmasters » 16/6/2007 21:17

Só para reforçar alguns aspectos por aqui referidos e a posição de W's ter um "seguro contra alguns riscos".

Após o split da JMT, desfiz-me das acções, redução de W's e fiquei com outros tantos, e voltei a reforçar mais perto da maturidade (quando a JMT andou nos 4,2x). Fiquei sempre com capital disponível (ou que pudesse ficar disponível no dia da maturidade) para o que desse e viesse.

Assim sendo, no dia 15 acabei por comprar acções (em número superior aos W's que detinha) que me permitem recuperar os "lucros cessantes nos W's" resultado do fecho de 15 nos 4,28 €.

Portanto, W's perto da maturidade e "in the money", considero de facto uma boa maneira de libertar capital (podendo esse capital andar a rodar por outros lados), pois variáveis como o prémio (valor temporal) e volatilidade implícita pouco ou nada afectam os W's.

Se for para levá-los até à maturidade e não havendo W's put para neutralizar a posição, há que ter capital para comprar acções nesse dia e neutralizar a posição.

Melhor será ainda não ter acções nem W's nesse dia e esperar que tentem outra :lol: :lol:

Aprende-se sempre qualquer coisa.

1 ab e bfs
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por JAS » 16/6/2007 19:37

Cali Escreveu:se a ideia é alavancar posições em acções, porque raio não abres uma conta-margem (no teu caso um CrediBolsa no AB7) e compras mais acções?

Na bolsa não se anda com crédito...
Se já não convém que percas o que é teu muito menos o que estás a dever...

Os warrants permitem que, com o teu dinheiro, assumas posições de 5 ou 10x o que assumirias em acções.

Além disso eu ando muitas vezes no próprio índice e para isso tenho que usar Warrants., CFD's ou futuros.

Não te vou explicar o que é um warrant nem como mexem mas o princípio é muito simples: em vez de comprares uma acção a 5,00 euros tu compras uma coisa que representa, por exemplo, a diferença entre os 5,00 e um strike de 4,50.
Investes 0,50 em vez dos 5,00.
Mas também podes escolher um com strike 4,80 e investes 0,20 em vez de 5,00.

Não há bruxarias, apenas isso...

(mas há muito mais coisas que deves daber se pretenderes andar em W's, o princípio é esse, mas temos outros factores que os complicam)

Cali Escreveu:Caramba, acabam-se os barretes, os spreads, os imponderáveis, as desvalorizações temporais, as maturidades, etc, etc, e limitas-te a pagar juros do montante que usas, nos dias em que o usas. Não faria mais sentido?

Não faria sentido assim como não faz sentido andarmos a crucificar os W's em geral por causa de um caso, que espero isolado, de uma manipulação no fecho.

Além disso os juros podem ser muito mais significativos do que os spreads.

Nota que, na contabilidade da minha carteira, eu perdi exactamente o mesmo em cada acção e em cada warrant.
A única diferença pode estar em que na 2ª feira eu já não tenho os warrants e tenho as acções.
E o natural é as acções voltarem aos 4,40...

Mas agora compara o caso de quem só tens acções com o meu e supõe que na 5ª feira passada tinha havido outro atentado "tipo 11 Set" que atirava todos os títulos instantaneamente para os -20%.

A JMT passava de 4,40 para uns 3,50 (perda nas acções de 0,90) e poderia ficar a perder uns 20 a 15% durante uns meses.
Os meus W's não podiam passar abaixo de zero e o zero era atingido logo aos 4,00 naquele que eu tinha mais ( a minha perda por unidade estava limitada a uns 0,40).

Isto foi só para te fazer meditar sobre as "bruxarias".
Se um dia quiseres saber mais, diz.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por scpnuno » 16/6/2007 18:36

Cali, tu não estás a "ver bem a coisa".

O Jas e o credi-bolsa? Tá bem, tá.

Bem, mas de resto (e não me estou a referir ao The Doctor, que faz parte do grupo "Arca de Noe"), há aqui uma porção de malta a ver as coisas retorçidas e a precisar de oculos. Mas já ontem referi que o pessoal deve andar a precisar de ferias, anda tudo muito stressado, muito implicativo e pior que tudo, muito agressivo.

Como diria o Lutav, beijos e abraços

Para os meus 2ºs bigodes preferidos (o meu papá também tem uns parecidos e está em 1º) vai aquela beijoca especial, de quem passou a ter uma cadeira de 1ª classe - na 2ª feira vou ter que me aparafusar a ela
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Cali » 16/6/2007 18:28

deixa-me lá fazer-te uma pergunta que já tenho feito por outras paragens: se a ideia é alavancar posições em acções, porque raio não abres uma conta-margem (no teu caso um CrediBolsa no AB7) e compras mais acções? Caramba, acabam-se os barretes, os spreads, os imponderáveis, as desvalorizações temporais, as maturidades, etc, etc, e limitas-te a pagar juros do montante que usas, nos dias em que o usas. Não faria mais sentido?
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

Re: warrants

por Brah » 16/6/2007 18:24

JAS Escreveu:
Julgo que te estão a falhar os óculos...

:oops: :oops:

Registado: 2/11/2006 11:31

Re: warrants

por JAS » 16/6/2007 18:08

jarc Escreveu:Jas, coisas desse tipo (admito que esta um pouco mais escandalosa), são o dia a dia. Surpreende-me que ainda não tenhas percebido que só por milagre se ganha algum em warrants.

Verifico que continuas a achar os W's um artigo de bruxaria...
Mas não são.

Quando à questão do milagre, explica-me lá como é que eu consigo ter rentabilidade positiva nos W's, não sendo santo milagreiro.

Nos anos anteriores e este ano também mesmo depois deste caso da JMT.
E podes considerar que aquele resultado positivo foi obtido com uma média de investimento inferior a 5% pois tenho andado bem pouco em TW's e W's.

Um abraço,
JAS
-----------------------

leprechaun Escreveu:Para além desta polémica em torno do estranho fecho da JMT, há algo que deveras sempre me espanta enormemente, e que é o grande risco de levar warrants até à maturidade.

Ora bem, quando o seu valor é de tostões, tal até se pode compreender, já que pode haver algum milagre, sabe-se lá.(...)- um desses "milagres" aconteceu quinta-feira com o 7046C (7800), que valia 14 cêntimos no final do último dia de negociação e passou para os 49,16 no dia da maturidade, por força da estrondosa subida do DAX nessa sessão (2,2%). Mas estes casos são por certo muito raros, embora lá aconteça um ou outro...

Outro a achar que na bolsa há milagres...

Sobre a troca de W's, em vez de os levar até à maturidade, vamos ver se percebes uma coisa, no meio de tanto paleio, que tem a ver com spreads e prémios.

Se tu tens um W a atingir a maturidade dentro de 4 dias e pensas que o activo vai subir porque o hás-de-ir trocar?
Ao trocá-lo pagas um spread de 0,02 ou 0,03 e ainda te vais meter num W que tem um prémio por exemplo de 0,20.
Se a tua previsão estiver certa e o activo subir tu gastaste o 0,03 de spread e ainda podes ter perdido qualquer coisa no prémio.
Portanto a troca custa-te uns 0,04 no mínimo diminuindo os lucros.

No caso de tu, por exemplo, concluires que ao 3º dia o activo atingiu um máximo e que no 4º vai cair é certo que não o podes negociar mas podes fazer um coisa muito simples que é neutralizar a posição comprando igual número de puts.
(Neste caso também gastas o spread mas como o prémio dos puts é menor ainda poupas qualquer coisa...

Se estamos a falar do exacto momento da maturidade aí a coisa fia mais fino.
É o momento realmente perigoso.
A única opção válida é comprar acções ao preço de fecho e em igual número e, para isso, é evidente que não podemos ter alavancagens elevadas em quantidades.

Eu recomendo substituição de acções por W's na proporção 1:1 ou quanto muito 1:2.
Isso permite libertar o capital e permite recomprar as acções a preço de fecho.

O facto de eu usar alavancagens maiores é um risco assumido e isso reflecte-se tanto nos ganhos como nas perdas.
E isso não me permitiu comprar em fecho um número equivalente aos W's que tinha...

leprechaun Escreveu:Convém não esquecer que a desvalorização temporal nos últimos dias é enorme, mas nos in-the-money nem tanto, de facto. Só que eu para esses nem olho, as minhas alavancagens são fortes!

Convinha era tu só falares com conhecimento do assunto...
Então se nós andamos em W's cujo prémio já é zero eles podem ter desvalorização temporal???

E não serão os "in-the-money" para os quais tu não olhas, os que, próximo da maturidade, permitem alavancagens maiores?

Pois... as tuas alavancagens são fortes, não é?
Andar em W's out-of-money sem valor intrínseco e onde apenas "compramos prémio" é que será o ideal.

Portanto escusas de ficar espantado.
(A não ser que fiques espantado com o teu desconhecimento sobre os assuntos sobre os quais discursas...)

Um abraço,
JAS
-----------------------

The Doctor Escreveu:Olhem para os warrants 7499z e 7500z, relativos à sonae, tem o mesmo preço de exercício, a mesma maturidade, só que um custa .16 e outro .26!!

tá me aqui a falhar qualquer coisa...

Julgo que te estão a falhar os óculos...

Têm strikes diferentes: 2,00 e 2,20 respectivamente.

Um abraço,
JAS

Re: Re

por JAS » 16/6/2007 17:20

Com tanto post até me esqueci das imagens...
JAS

JAS Escreveu:
algarvio_ Escreveu:Estava a tentar comprar uns call para 2ª feira, mas a variação do 7427Z foi apenas 8%, com o título a cair 6,5%!!!
Ora, se os Srs do Commerzbank dizem que a elasticidade é de 6 e uns trocos, o call deveria ter caído quase 40%.
Ou seja, neste momento deveria valer 28 cêntimos e não os 43 a que eles nos querem vender.

Há por aí uma confusão qualquer ou não estamos a falar do mesmo 7427Z.

De qualquer forma na imagem 1 tens o gráfico desse W na 6ª feira.
Engraçado ele andar a cotar tão baixo (entre os 0,47 e os 0,43) com a JMT no intervalo 4,35/4,40.

Mais engraçado é irmos agora à calculadora de warrants disponível no site do CZ.

Na imagem 2 temos o valor teórico de 0,425 com o fecho de 4,11 (é o que está lá nem mexi em nada...).

Na imagem 3 temos o valor teórico calculado com a JMT a 4,35.
O W vale 0,5642.

Chegamos à brilhante conclusão que o W passou o dia em saldos e ...a preço de fecho!
Espantoso, não é?

Acho que isto começa a ser caso de polícia mas podes mandar para a CMVM.
E até podes usar os ficheiros anexos...

Um abraço,
JAS
Anexos
7427Z 1.jpg
7427Z 1.jpg (0 Bytes) Visualizado 1692 vezes
7427Z 2.jpg
7427Z 2.jpg (0 Bytes) Visualizado 1698 vezes
7427Z 1.jpg
7427Z 1.jpg (0 Bytes) Visualizado 1695 vezes

Re: Levar warrants até à maturidade?!?!?!?!?!?!?!?!?

por JOGO2007LEPRECHAUN » 16/6/2007 17:06

JAS Escreveu:
BCP
A opção de manter os W's até à maturidade, baseada no bom momento do BCP e apesar de haver ex-dividendos pelo meio, mostrou-se correcta.
O conjunto dos 2 W's proporcionou +1,05% de rentabilidade à carteira e se tivessem sido vendidos no último dia de negociação teriam introduzido um prejuízo de -1,30%.
E não foi mais porque um deles atingiu a maturidade ontem apesar de eu me ter esquecido de o referir.

JMT

Na contabilidade geral o conjunto dos 2 W's retiraram-me -3,53% à rentabilidade, nada de muito grave.
Se os tivesse vendido no último dia de negociação teria lucrado +0,37%.

JAS:

Para além desta polémica em torno do estranho fecho da JMT, há algo que deveras sempre me espanta enormemente, e que é o grande risco de levar warrants até à maturidade.

Ora bem, quando o seu valor é de tostões, tal até se pode compreender, já que pode haver algum milagre, sabe-se lá. Por exemplo, nos warrants do DAX, que são de há muito os únicos que acompanho e negoceio - tanto inline como turbo ou vanilla - um desses "milagres" aconteceu quinta-feira com o 7046C (7800), que valia 14 cêntimos no final do último dia de negociação e passou para os 49,16 no dia da maturidade, por força da estrondosa subida do DAX nessa sessão (2,2%). Mas estes casos são por certo muito raros, embora lá aconteça um ou outro...

Ainda assim, quem se tivesse transferido para o 7145C (8200) com maturidade a 18 de Julho, na sexta-feira dia 8, quando deixaram de ser negociados, podia com mais uns cêntimos comprar ainda abaixo dos 0.20 esse outro call muito out-the-money e vê-lo subir para os 0.43 nesta quinta e depois os 0.98 (valor máximo) na sexta... bom negócio!

Porque o ponto é justamente este: desde que haja outros warrants do mesmo subjacente com maturidade mais adiante, parece-me que compensa perfeitamente e, sobretudo, é muitíssimo mais seguro, transferir a posição daquele que se vai poder deixar de negociar para o seguinte de maturidade mais próxima e preço de exercício até mais elevado, ou seja, cujo valor da cotação possa ser o mais próximo possível ou não muito desfasado.

Convém não esquecer que a desvalorização temporal nos últimos dias é enorme, mas nos in-the-money nem tanto, de facto. Só que eu para esses nem olho, as minhas alavancagens são fortes! :P

Aliás, feitas as contas nesse caso concreto de um ganho no BCP de 2,35% vs. uma perda na JMT de 3,90% o saldo é ainda bem negativo, com uma desvalorização final na carteira de 1,55%. E como ela pode ter uns 2 zeros a mais do que a minha... ;)

Enfim, está visto que cerebrozitos de Gnomo pouco percebem de raciocínios argutos (?) de gente adulta. Mas aquilo que me tem causado a máxima perplexidade e me baralha mesmo de alto a baixo, é continuar a ver que há ainda quem teimosamente continue a entrar curto no mercado em dias "proibidos", tipo 1ª sessão do mês, feriados e vencimento de Futuros. Já deixei aqui os elementos mais do que suficientes para comprovar à saciedade que tal é uma táctica perfeitamente suicida nessas ocasiões, com um rácio altamente desfavorável de 1:7. Mas há ainda gente experiente que continua a cair na mesma armadilha, uma e outra e outra vez! Ora bem, espero que os "incautos" com os quais a Administração do Caldeirão tanto se preocupa sejam um pouquinho mais inteligentes... não custa muito!

Já agora, não posso deixar de manifestar surpresa pelo facto de teres abandonado a autêntica "cash-cow" que foram os call do DAX, e logo numa altura em que a subida do índice se intensificou, em particular nos 3 últimos meses, com uma valorização que já vai nos 16,1% (!!!) - 6917-8031 - de finais de Março até agora.

Uma última sugestão: de 2 a 4 de Julho (1ª sessão do mês e feriado da Independência dos EUA), deve compensar estar longo, numa aposta com grau de certeza na ordem dos 86% ou 6:7. Veremos o que se vai passar até lá, mas compensa mesmo negociar SÓ nessas ocasiões e do lado certo do mercado, pelo menos enquanto o actual Bull continuar.

Para finalizar, deixo ainda o que sucedeu no 1º dia deste mês, que poderá fazer história, agora que estamos a uma escassa centena de pontos do máximo de sempre no DAX e também a menos de 20 do mesmo fado no SPX.

So... this is quite easy to understand, really, why not ACT accordingly?! Isn't it the clever thing to do... who can't see?!?!?!?!

PS: Olha, por curiosidade fui ao site do CZ ver esses tais warrants. Bem, os "finados" já se sumiram de lá mas posso ver que o 7637Z do BCP, para Setembro e com strike a 3.50, subiu esta semana dos 26 para os 36 cêntimos - são quase 40% (!) - e estiveram a 23 no dia 7... mais de 50% em 6 sessões!!! A mesma coisa para o in-the-money 7481Z (3.20) - de 0.39 para 0.54! Por certo, a troca teria sido uma opção mais vantajosa... é uma matemática muito simples e não é preciso sequer calculadora.

De facto, vejo agora no site do Bigonline que os teus 2 warrants do BCP apenas valorizaram cerca de 15% e 25% nos 4 dias fora de negociação.

Ná! Mas nadinha chega mesmo aos mais de 400% :!: :shock: dos meus penny warrants favoritos do DAX... e isto já para nem falar das valorizações de mais de 1000% - MIL !!! - que alguns tiveram em Abril e Maio!

Logo, especular no DAX é tudo... para quem tem mãozinhas de veludo... e se mascara de Duende no Entrudo!!! :mrgreen:
Anexos
DAX - Magia do 1º dia.png
Palavras para quê!? O score é de 41-7 (!) e a soma das valorizações vai nos 38% certinhos, de Março de 2003 até hoje!!!!!
DAX - Magia do 1º dia.png (0 Bytes) Visualizado 1736 vezes

Registado: 14/4/2007 20:50

por Brah » 16/6/2007 16:45

JAS, já agora a ver se me podias tirar (mais uma :wink: ) duvida...

Olhem para os warrants 7499z e 7500z, relativos à sonae, tem o mesmo preço de exercício, a mesma maturidade, só que um custa .16 e outro .26!! :roll: :roll:

tá me aqui a falhar qualquer coisa...

obrigado e um abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

Re

por JAS » 16/6/2007 16:26

algarvio_ Escreveu:Estava a tentar comprar uns call para 2ª feira, mas a variação do 7427Z foi apenas 8%, com o título a cair 6,5%!!!
Ora, se os Srs do Commerzbank dizem que a elasticidade é de 6 e uns trocos, o call deveria ter caído quase 40%.
Ou seja, neste momento deveria valer 28 cêntimos e não os 43 a que eles nos querem vender.

Há por aí uma confusão qualquer ou não estamos a falar do mesmo 7427Z.

De qualquer forma na imagem 1 tens o gráfico desse W na 6ª feira.
Engraçado ele andar a cotar tão baixo (entre os 0,47 e os 0,43) com a JMT no intervalo 4,35/4,40.

Mais engraçado é irmos agora à calculadora de warrants disponível no site do CZ.

Na imagem 2 temos o valor teórico de 0,425 com o fecho de 4,11 (é o que está lá nem mexi em nada...).

Na imagem 3 temos o valor teórico calculado com a JMT a 4,35.
O W vale 0,5642.

Chegamos à brilhante conclusão que o W passou o dia em saldos e ...a preço de fecho!
Espantoso, não é?

Acho que isto começa a ser caso de polícia mas podes mandar para a CMVM.
E até podes usar os ficheiros anexos...

Um abraço,
JAS

por aguiarc » 16/6/2007 13:44

Bem, estes dias o forum tem demonstrado algumas situações menos agradáveis para os investidores. Pressupostos de manipulação e fugas de informação que todos julgam natural... parece-me que apesar de a bolsa ser alheia à moral não deve ser compadre da ganância.

Abraço

Registado: 20/2/2007 9:33

Re

por JAS » 16/6/2007 13:27

cook Escreveu:Para as instituições emitentes dos Warrants, este caso significou um ganho, em relação a um fecho normal, de quanto?

Emitentes com W's sobre a JMT só temos um e chama-se CommerzBank.

Por estranho que pareça já não conseguimos ver hoje no site do CZ de quanto foram as emissões do 7047Z e do 7084Z.

Por semelhança dos 4 que têm a maturidade em Setembro (200.000 ou 250.000 unidades) podemos admitir que estamos a falar de apenas 500.000 warrants no total mas não te posso fornecer o número certo.
(Não sei se estes, como eram só 2, tinham emissões maiores)

Poderia considerar "normal" qualquer fecho entre os 4,35 e os 4,40.
Portanto, tomando um valor médio, o CZ irá pagar cerca de -0,27 por cada W.

A confirmar-se que apenas estavam em jogo 500.000 warrants a tua pergunta faz todo o sentido pois põe-se em dúvida que "por tão pouco se ponha em causa a credibilidade do mercado e o futuro do negócio...".

(Cheira mesmo a esperteza saloia do lucro imediato sem medir bem as consequências futuras)

É que 500.000 X 0,27 ~ 135.000 euros parece-me uma quantia ridícula...

A esses 135.000 euros ainda haveria que deduzir as perdas resultantes da venda de acções a 4,11 e a sua recompra na 2ª feira provavelmente acima dos 4,30.
(300.000 x 0,19 ~ 57.000 euros)

Mas é exactamente neste ponto que reside aquilo que eu quero saber:
A 4,11 estavam lá muitas ordens de compra, que terão sido substancialmente satisfeitas...
De quem eram?
Houve uma venda e compra pela mesma entidade?

E se houve, com estas quantidades, isso chama-se manipulação do mercado.

Um abraço,
JAS

por Resina » 16/6/2007 12:47

Jas, já tinha colocado esta questão no tópico da JM, mas será que o Spin-off em vez de trazer boas novidades como tantos diziam, só traz tristezas?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Kooc » 16/6/2007 10:18

uma pergunta por curiosidade:

Para as instituições emitentes dos Warrants, este caso significou um ganho, em relação a um fecho normal, de quanto?

obrigado

Registado: 30/11/2002 0:36

Carteira JAS*2007 - Mês 06 - dia 15 - Capital X

por JAS » 15/6/2007 23:40

Quem vai à guerra dá e leva...

Embora muitos possam estar à espera que vá falar do "caso JMT" eu vou-me limitar, a esta hora tardia, a relatar os movimentos da Carteira.

BCP
A opção de manter os W's até à maturidade, baseada no bom momento do BCP e apesar de haver ex-dividendos pelo meio, mostrou-se correcta.
O conjunto dos 2 W's proporcionou +1,05% de rentabilidade à carteira e se tivessem sido vendidos no último dia de negociação teriam introduzido um prejuízo de -1,30%.
E não foi mais porque um deles atingiu a maturidade ontem apesar de eu me ter esquecido de o referir.

SNC
Era um caso perdido há muito tempo, ou seja desde o falhanço da opa, e hoje apenas haverá que o passar para os negócios encerrados com o valor zero e um prejuizo de -2,64%.

JMT
Já há alguns anos que ando em Warrants pelo que era evidente que esperava descargas hoje.
Toda a gente percebeu porque queria eu ontem liquidez...
Passei o dia a comprar e a vender num misto de "acumulação" e "negócio de centimo".
Compras entre os 4,36 e os 4,40 e vendas entre os 4,37 e os 4,40.
E, evidentemente, compras ao melhor no fecho que me saíram bastante mais baratas do que o previsível ou seja a 4,11.
A posição em acções ficou substancialmente aumentada e não estou nada preocupado com isso...
O único erro foi não ter guardado uma maior fatia para uma acumulação no final...

Quanto aos W's já toda a gente sabe o que aconteceu mas devo analisar o trade em si no seu conjunto com as acções.
A opção pelos W's, próximos da maturidade, tinha a componente "libertação de capital" e tinha uma componente "alavancagem" perfeitamente assumida.
Na componente "libertação de capital" o fecho de hoje a 4,11 provocaria exactamente o mesmo prejuizo que nas acções e não tem grande significado pois o trade de acções mantém-se altamente positivo.
Na opção "alavancagem" o resultado, viciado ou não, terá que ser considerado como um "pequeno desastre" mas muito didático.
(Não vou agora analisar esse tema mas é evidente que o farei)
Na contabilidade geral o conjunto dos 2 W's retiraram-me -3,53% à rentabilidade, nada de muito grave.
Se os tivesse vendido no último dia de negociação teria lucrado +0,37%.

SEM
Uma boa compra nos 12,32 e umas devoluções no intervalo 12,37-12,39.
Posição ligeiramente aumentada.

JAS
Anexos
cart 06-15.png
cart 06-15.png (0 Bytes) Visualizado 2238 vezes

Warrants JMART

por LS » 15/6/2007 21:48

Derivatives,

O que pensas deste assunto?

LS

Registado: 8/10/2006 16:14

por LS » 15/6/2007 21:29

Jarc,

O que tu dizes para os warrants, muitos também dizem em relação aos titulos cuja cotação será, segundo eles, muitas vezes manipulada.

O facto de sermos principiantes às vezes ajuda-nos. Não teria confiança para deixar ao sabor do mercado, sem qualquer capacidade de controlo, o meu (ainda que parco) investimento. Por isso, tratei de vender atempadamente os warrants com maturidade para esta semana. Este exemplo da JMT foi uma lição que aprendi sem ser por experiencia própria.

Mas por inexperiencia, perdi algum dinheiro com os dividendos da Cimpor porque não sabia que os warrants não se ajustavam com os dividendos. O que também me parece estranho. Vamos aprendendo...

Os teus alertas são, pelo menos para mim, importantes tal como alguns conselhos que tenho recebido por aqui. E agradeço-te por isso. Mas, esta história da JMT parece-me muito estranha e compreendo a indignação de quem confiou e se sentiu ludibridiado. Porque foi isso que aconteceu. As pessoas confiaram e, desiludiram-se. Acham que o MM tem responsabilidade e, se isso for verdade têem razão para se sentirem indignadas e expressar essa indignação da forma que acharem mais conveniente.

E é bom que o façam. Não temos de aceitar a fatalidade de ter MM batoteiros, se foi isso que aconteceu. Se não foi isso que aconteceu, o próprio Commerzbank terá todo o interesse numa explicação.

Um abraço (e beijinhos) e bom fim de semana para todos,
LS

Registado: 8/10/2006 16:14

por algarvio_ » 15/6/2007 19:21

Excelente ideia
Vou seguir o exemplo, mas com um texto um pouco mais "soft" e assim posso mandar logo com cópia para a CMVM

Registado: 19/6/2006 22:57

por Semitela » 15/6/2007 19:15

Email enviado ao Comerzbank : warrants@bancobig.pt

Boas,

O 7489z warrant emitido pelo senhores tem como activo subjacente a Jeronimo Martins.

Cinco minutos antes do fecho cotava nos 4.35€ , com o fecho á 4.11 os senhores limitam-se a descer um centimo para enganar tudo e todos. O subjacente cai 6% e voces descem o warrant em um centimo .

Vao chegar a conclusao que a cotaçao nao actualizou a queda mas para quem atraves do direct trade adquirir o warrant pensa que o está a comprar com o subjacente em redor dos 4.11 .

O meu desinteresse pelos vossos produtos cresce a olhos vistos e se derem uma vista de olhos pelos foruns de bolsa portugueses verao que o sentimento é geral , para além de uma desconfiança total na vossa instituiçao depois daquilo que se passou no fecho da Jmar.

Por isso o meu muito obrigado pelos miseraveis serviços que ao longo do anos me prestaram , vou me virar para emitentes que embora com menos exposiçao ao mercado me transmitem mais confiança que os senhores.

Sugiro que quem se sente injustiçado faça o mesmo, o numero de email pode contar muito.

Registado: 19/10/2006 9:36

por algarvio_ » 15/6/2007 19:11

Semitela,
Estava agora mesmo a constatar o facto para o qual tu alertas
Estava a tentar comprar uns call para 2ª feira, mas a variação do 7427Z foi apenas 8%, com o título a cair 6,5%!!!

Pegando nas palavras do JAS, acham que isto é caso para apresentar queixa na CMVM?

Registado: 19/6/2006 22:57

warrants

por jarc » 15/6/2007 19:03

Semitela, o negócio é esse, então imaginas que estão lá para perder. Se as pessoas estivessem minimamente informadas talvez não fossem na cantiga. Pega numa acção sobre a qual sejam emitidos esses produtos, ou mesmo num índice. O emitente está cheio e basta que os rapazes dos clicks estejam atentos a coisa vai sempre na direcção de apanhar o bolo. Sempre! Não vale a pena ilusões. Pega numa Aplle e vê quanto é que os bancos têm. Achas que estão lá a pagar bem aos trabalhadores para perderem? Vê bem o que os ídices subiram em três dias, achas que é por causa dos dados macro? Tá-se mesmo a ver que é. Meteram lá a cabeça à espera que caísse e agora caí mas é para os bancos. O filme é sempre assim. Lembras-te da bolha? Foi até secar os curtos.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Semitela » 15/6/2007 18:54

Estes gajos do Comerzbank , vao me desculpar mas sao uns ladroes :evil:

Entao o jmt cotava antes do fecho a 4.35 , cai 24 centimos e o warrant varia aquilo que os senhores vêm no grafico . É espantoso , nao basta ter prejudicado todos os que ficaram com os warrants até á maturidade , senao agora nao deixa ninguem entrar a preços que segunda feira nao voltarao a aparecer.

Se se confirmar o pior sobre o comerzbank , nunca mais quero ver os warrants desse emitente.
Anexos
sem título.bmp
sem título.bmp (0 Bytes) Visualizado 2797 vezes

Registado: 19/10/2006 9:36

por redhot » 15/6/2007 18:33

Alguém me pode explicar como se eu fosse muito burro (não me considero mas ainda tenho muito a aprender...) como é que as ordens foram executadas após as 17:35:04 conforme se pode ver na figura?
Algo me está a escapar? Obrigado.[/img]
Anexos
jmar.JPG
jmar.JPG (0 Bytes) Visualizado 1425 vezes

Registado: 20/3/2007 18:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Google [Bot], m-m, Rolling_Trader, Shimazaki_2 e 70 visitantes