Caldeirão da Bolsa

Help - Metodo de contabilizaçao de venda de acçoes

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Só coloquei a questão para ficar ilucidado

por JUKIMSUNG » 8/6/2007 19:36

pois nunca entreguei a folha de transacções juntamente com o IRS.

Era só o que mais faltava, nunca me reembolsaram quando perdi, agora não lhes ía entregar os meus lucros de mão beijada.

Nisso sou tuga mesmo. Só paga quem é parvo. Já tenho 10 anos de bolsa e nunca me disseram nada nas finanças.

Se o carrapatoso se safa com milhões de mais valias e aquilo prescreve, eu agora ía meter a cabeça no cepo.

Não me parece :mrgreen:

Se algum dia descubrirem eu pago a multa em 150 prestações ao abrigo da lei mateus.

Registado: 7/3/2007 19:42

por Resina » 8/6/2007 19:33

Jiboia Cega Escreveu:Obrigado Resina.

Neste caso já vi que não tenho mesmo solução para o meu desejo.

Se tivesses muitas e uma mais valia muito grande, tinhas sempre a opção de abrir uma nova conta e pedir a transferencia dessas para a nova, mas isso tem custos, e tens de ver se vale a pena fazer isso...
É sempre uma boa solução para esse desejo...
No meu caso tenho duas contas, uma para as brincadeiras, e outra para os investimentos a "longo prazo".
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Resina » 8/6/2007 19:30

Só pagamos o que vendemos, o que não vendemos não pagamos, como é obvio...
As contas são feitas à unidade e independentemente da ordem de venda, conta sempre as primeiras compradas.
Até podemos manter 1000 por um ano e a meio desse periodo comprar mais 1000, quando vendermos as 2000 ao mesmo tempo, o extracto bancario diferencia as duas...
Com um ano não se paga mais valia, tudo com menos de 1 ano infelizmente é tributado...
Abraço

por Jiboia Cega » 8/6/2007 19:26

Resina Escreveu:Jiboia, vou-te dar o meu exemplo...
Tenho acções da Altri a um preço bastante interessante, como é obvio não quero vendê-las, só se for obrigado a isso...
Entretanto para andar a "brincar" tenho uma nova conta onde compro e vendo outras acções da Altri...
Se assim não fosse seria facil, venderiamos sempre as piores e ficariamos com as melhores... Isso era interessante, mas a unica hipotese que temos, é mesmo abrir uma nova "conta"....
Abraço

Obrigado Resina.

Neste caso já vi que não tenho mesmo solução para o meu desejo.

Registado: 21/3/2006 10:46

Re: Por acaso tenho uma dúvida também relativa a mais valias

por Gilfonseca » 8/6/2007 19:24

MOHAMED Escreveu:Se por exemplo comprar 5000 Acções da acção A pelo preço de 1000 Eur.

Se a acção valorizar 20% e eu vender apenas a quantidade igual a mil euros (e ficar com o nrº de acções de lucro em carteira 1 ano, tenho que pagar alguma mais valia???)

Se teve em carteira as acções por período inferior a um ano, concorre para formação da mais-valia as acções vendidas (claro), pelo método FIFO. Quant.*preço+ custos aquisição - (quant.*preço+ custos Venda). bn

Registado: 7/11/2006 14:58

por Resina » 8/6/2007 19:22

Jiboia Cega Escreveu:Obrigado Gilfonseca.

Neste caso isso é mau para mim, pois queria reduzir a minha posição em PTI mas não queria que me sobrassem as mais caras que têm de momento um lucrozinho pequenino e andam ali na corda bamba...

Jiboia, vou-te dar o meu exemplo...
Tenho acções da Altri a um preço bastante interessante, como é obvio não quero vendê-las, só se for obrigado a isso...
Entretanto para andar a "brincar" tenho uma nova conta onde compro e vendo outras acções da Altri...
Se assim não fosse seria facil, venderiamos sempre as piores e ficariamos com as melhores... Isso era interessante, mas a unica hipotese que temos, é mesmo abrir uma nova "conta"....
Abraço

Re: método FIFO

por Resina » 8/6/2007 19:20

Gilfonseca Escreveu:O cálculo das mais-valias fiscais está sujeito ao método FIFO(first in first out). Quer isto dizer que vendes primeiro as que compraste em 1º lugar. bn

Exactamente isso...
Mesmo que coloques uma ordem de venda das 1500 a um preço impossível de realizar de momento e vendas as restantes 1000 ao melhor... Em termos reais vendes as mais novas, porque as outras estão com uma ordem pendente, mas a nível fiscal são as outras que vendes...
Abraço

por Jiboia Cega » 8/6/2007 19:16

Obrigado Gilfonseca.

Neste caso isso é mau para mim, pois queria reduzir a minha posição em PTI mas não queria que me sobrassem as mais caras que têm de momento um lucrozinho pequenino e andam ali na corda bamba...

método FIFO

por Gilfonseca » 8/6/2007 19:12

O cálculo das mais-valias fiscais está sujeito ao método FIFO(first in first out). Quer isto dizer que vendes primeiro as que compraste em 1º lugar. bn

Registado: 7/11/2006 14:58

Por acaso tenho uma dúvida também relativa a mais valias

por JUKIMSUNG » 8/6/2007 19:11

Se por exemplo comprar 5000 Acções da acção A pelo preço de 1000 Eur.

Se a acção valorizar 20% e eu vender apenas a quantidade igual a mil euros (e ficar com o nrº de acções de lucro em carteira 1 ano, tenho que pagar alguma mais valia???)

Registado: 7/3/2007 19:42

Help - Metodo de contabilizaçao de venda de acçoes

por Jiboia Cega » 8/6/2007 19:07

Peço desculpa, pois ja foi explicado num topico ha algum tempo mas apos pesquisa nao consegui encontrar.

O que preciso de saber e qual o metodo de calculo quando se tem reforços.

Exemplo:

Comprei acçoes da PTI na OPV, reforcei em Dezembro e reforcei novamente em Fevereiro. Imaginemos que comprei 500 na OPV, 1000 em Dezembro e mais 1000 em Fevereiro. Se agora vender 1500, quais são essas 1500 de entre as 2500 que possuo?

Se alguem puder ajudar fico muito agradecido.

Jibóia

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m e 106 visitantes