Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - 25€/5€

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Princepe da bolsa » 4/5/2007 14:04

MERCADOS Publicado 4 Maio 2007 14:53
JPMorgan baixa perspectiva de lucros para a Jerónimo Martins
A JPMorgan reiterou a recomendação de “overweight” e o preço-alvo de 24 euros para as acções da Jerónimo Martins, mas reviu em baixa a perspectiva de resultados para a retalhista portuguesa, devido às margens mais reduzidas no negócio em Portugal.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

A JPMorgan reiterou a recomendação de "overweight" e o preço-alvo de 24 euros para as acções da Jerónimo Martins, mas reviu em baixa a perspectiva de resultados para a retalhista portuguesa, devido às margens mais reduzidas no negócio em Portugal.

A estimativa de lucros por acção (EPS) para este ano foi revista em baixa de 3% e o EPS de 2008 desceu em 4%, devido sobretudo "ao facto de estarmos a assumir margens mais baixas para o negócio de retalho em Portugal".

O banco de investimento considera que a Jerónimo Martins, no primeiro trimestre, "apresentou um forte crescimento das receitas, mas um muito mais modesto aumento nos lucros". Para este ano o JPMorgan está a contar com um crescimento de 16% nas receitas, mas apenas de 9% no EBITDA.

A mesma fonte recorda que o crescimento mais ténue nos lucros também se deve à politica de preços baixos da companhia (no Pingo Doce a deflação foi de 1%).

As acções da Jerónimo Martins estão a valorizar 2,55% para 20,93 euros.

Estes mantêm o Price Target nos 24.00€ :wink:
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por ptmasters » 4/5/2007 13:16

Boas

Mas já agora (e só porque não tenho paciência para ir ler as "regras" do PSI20), para os títulos que constam no PSI20, não é volume de acções transaccionadas que conta para lá se manterem?

É que assim, não me admira que as empresas lutem por stock splits para tentarem-se manter no índice.

No caso da JMT, não sei bem em que lugar se enontraria nessa lista, mas depois das recentes entradas em bolsa (e futuras), não me admiraria nada que esta medida não tivesse já em consideração esta possibilidade futura da JMT sair do PSI20 por falta de volume de acções negociadas (não em valor).

1 ab e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por Deal » 4/5/2007 12:43

Boas Ulisses,

quando me referia ao aumento de volume tens razão que é meramente uma ilusão, mas se alguns pensarem como eu ... que quanto mais cara uma acção é menos liquidez tem (pois paar ter mais liquidez tem de ter uma volatilidade maior) e se essa mesma acção fica fracionada nalgumas mais pequenas com um valor menor ... então já é mais apetecível para o pequeno investidor (eu sou um, muito mas mesmo muito pequeno) ter uma maior margem com pequenas volatilidades na cotação.

Penso que me fiz entender ... em todo o caso dou-te claramente razão ao facto de dizeres que é uma ilusão e de agradecer a preocupação de clarificar :P . É uma questão puramente contabilistica 8-) .

bn
É calando que se aprende a ouvir; é ouvindo que se aprende a falar; depois, é falando que se aprende a calar.

Registado: 23/3/2007 13:15

por iurp » 4/5/2007 12:41

tiopatinhas Escreveu:Quanto ao stocks-splits nunca mais me esqueço do Banif :cry: E, por sinal, o Ulisses tinha avisado antes :!: Eu fui na onda do diz que disse e foi o maior arrombo até agora. :cry:
Detenho Pt Multimédia :wink: O Berardo vai ter que mas comprar :wink:

Andou a vender mais barato para te ir comprar mais caro!!! Ele já saiu.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por tiopatinhas » 4/5/2007 12:39

Quanto ao stocks-splits nunca mais me esqueço do Banif :cry: E, por sinal, o Ulisses tinha avisado antes :!: Eu fui na onda do diz que disse e foi o maior arrombo até agora. :cry:
Detenho Pt Multimédia :wink: O Berardo vai ter que mas comprar :wink:

Registado: 17/3/2005 14:58

por Ulisses Pereira » 4/5/2007 12:19

Clínico, convém não mistrurarmos nesta análise spin-offs e stocks-splits. Um spin-off é um processo ccm implicações enormes ao nível do valor da empresa e perspectivas futuras. Um stock-split é uma operação meramente contabilística.

Quando diz que os últimos "stock splits" aumentaram a liquidez das empresas tenho que discordar. Porque a liquidez não tem a ver com o número de acções negociadas, mas sim com o número de acções negociadas multiplicado pelo valor unitário de cada uma.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

JM

por Clinico » 4/5/2007 12:12

Ilustre Ulisses, o que diz é uma verdade óbvia, mas não é o que se tem verificado na maioria dos stock splits, pois em muitos casos têm trazido aumento do valor por aumento da liquidez e vizibilidade para a empresa.
Aqui não se trata dum cálculo fundamental mas dum processo psicológico/espéculativo que costuma resultar. Isto tambem resulta da sensação que após o split, cada centimo que subir (ou descer), corresponderá a 5 cents ao valor antes do split. É como se a JM agora só subisse (ou descesse) de 5 em 5 centimos.
Assim de repente estou a lembrar-me da Altri...

Algo parecido tem ocorrido com os spin-offs. Veja o que sucedeu com spin off da sonae ind, tanto enm relação á sonae sgps como á própria sonae ind., e o que se está á espera com a PTM e sonae capital.
O Warren Buffet funciona em galáxias ás quais estamos muito longínquos...
Um abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Ulisses Pereira » 4/5/2007 11:51

Deal, o "stock split" não aumenta o volume em termos nominais. Essa é uma ilusão do mercado.

E sorrio quando ouço Warren Buffet dizer que, enquanto for vivo, a Berkshire Hathaway, não fará nenhum "stock split".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Deal » 4/5/2007 10:57

Entrei na JM.

Penso que está com boa margem para crescer o futuro.

Com o stock-split (que lhe dará folga para aumentar o volume) e com as boas perspectivas de crescimento na Polónia e em Portugal assim como os bons indicadores que estão a ser dados:

1) IXIS sobe preço-alvo da Jerónimo Martins para 21,5 euros: http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 89019.html

2) Vendas a retalho na Zona Euro sobem 2,6% em Março: http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 88911.html

Tenho boas perpectivas para a JM.

bn
É calando que se aprende a ouvir; é ouvindo que se aprende a falar; depois, é falando que se aprende a calar.

por Princepe da bolsa » 4/5/2007 9:32

J. MARTINS 20.95 2.65% 68,841 04-05 10:35

Depois do fecho de ontem bastante decepcionante, parece que hoje as coisas começam de novo a animar para o lado da JM. As últimas sessões têm sido marcadas por uma oferta que vai atrás da procura - hoje são os compradores que sobem a parada em busca de acções que estão nos patamares superiores...

O curtíssimo prazo é pouco fiável, mas a verdade é que já conseguiu passar os 20,80€, que tem sido um valor crítico nas últimas sessões, e já quebrou com a Linha que vinha a fomar desde o máximo dos 21,28€.
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

por INICIADO_2000 » 3/5/2007 20:54

Enquanto não quebrar a LTA a vermelho tudo bem..a sua quebra, e um fecho abaixo da zona dos 20 euros, seria mau sinal...

cumps
user
Anexos
jmttperfeita.png
jmttperfeita.png (0 Bytes) Visualizado 1683 vezes

Registado: 12/12/2004 18:57

JM

por Clinico » 3/5/2007 20:43

Estes pequenas volatilidades da JM não me assustam, pois entrei com uma perspectiva de longo prazo. Ainda sou capaz de reforçar nos proximos dias.
Não se preocupem... penso que com o stock split no fim do mês, o efeito Maio não deve atingir a JM (espero eu)
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Deal » 3/5/2007 16:50

Boas,

estou muito perto de entrar na JM ... alguém sabe por que valores andará o suporte?

Penso que 2,50 ou 2,75 neste momento serão bons suportes para esta acção ... certo?

Alguém podia postar um gráfico das últimas semanas?

Penso que o stock-split será bastante benéfico para a JM pois uma das razões da minha "não entrada" até agora prendiam-se com o elevado preço da cotação (e daí a pouca liquidez para quem não quer estar longo neste momento)

bn

por redhot » 3/5/2007 15:59

In JN:

"Jerónimo Martins realiza "stock split" a 31 de Maio
16:00 A Jerónimo Martins vai efectuar a renominalização do valor das suas acções, ou seja, o "stock split" de um parua cinco títlos, no dia 31 deste mês, sendo que o valor naominal de cda acção terá por base a cotação de fecho da sessão de 28 de Maio."

Registado: 20/3/2007 18:26

por ptmasters » 3/5/2007 15:50

Enslaved Escreveu:Tive para entrar a 20.41 mas no final o dedo tremeu e não comprei :oops: Qual é o suporte dela? :oops: 8-)

Como tinha uma ordem maluca por lá, passou outra vez... tarda tenho que ir vender acções JM para... o pingo doce 8-) 8-) 8-)

1 ab
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

por Enslaved » 3/5/2007 15:45

Tive para entrar a 20.41 mas no final o dedo tremeu e não comprei :oops: Qual é o suporte dela? :oops: 8-)

Registado: 28/2/2007 18:24

...

por MAV8 » 3/5/2007 15:34

:cry:
Anda alguém a vender em força, ontem foi o que se viu com a ida aos 20,01, hj este fecho de 20,41 depois de um dia à volta dos 20,70. :?

Algo se passa na JM.

Registado: 10/11/2006 10:43

por Princepe da bolsa » 3/5/2007 15:32

EMPRESAS Publicado 3 Maio 2007 16:00
Jerónimo Martins realiza "stock split" a 31 de Maio
A Jerónimo Martins vai efectuar a renominalização do valor das suas acções, ou seja, o "stock split" de um para cinco títulos, no dia 31 deste mês, sendo que o valor nominal de cada acção terá por base a cotação de fecho da sessão de 28 de Maio.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

A Jerónimo Martins vai efectuar a renominalização do valor das suas acções, ou seja, o "stock split" de um para cinco títulos, no dia 31 deste mês, sendo que o valor nominal de cada acção terá por base a cotação de fecho da sessão de 28 de Maio.

No dia em que anunciou um aumento dos lucros trimestrais para 18,3 milhões de euros, a empresa liderada por Luis Palha da Silva revelou que o "stock split", aprovado na última assembleia geral da distribuidora, será realizado no final deste mês.

O novo valor nominal dos títulos da Jerónimo Martins terá por base a cotação de fecho da sessão de 28 de Maio. A partir do dia 31 deste mês, o valor das acções da distribuidora será divido por cinco, sendo que, por cada acção actualmente detida, os accionistas passarão a controlar cinco acções.

O "stock split" é uma operação que não acrescenta valor (o accionista passa a deter um maior número de acções, no entanto, o valor da sua carteira fica inalterado), mas tem tido historicamente um efeito positivo entre as companhias que o fazem.

Uma análise recente do Jornal de Negócios revelou que só no último ano, quatro empresas listadas na Euronext Lisbon recorreram a este mecanismo e o resultado é positivo, sobretudo ao nível da liquidez que, em média, mais que duplicou.

Nos últimos seis meses a Jerónimo Martins negociou em média 178 mil acções, um valor superior aos 148 mil títulos verificados em 2006. Na sessão de hoje, foram transaccionadas, até ao momento, 106 mil acções da Jerónimo Martins.

Os títulos da empresa liderada por Luis Palha da Silva [Cot] seguiam a recuar 0,34% para 20,69 euros, mas têm vindo a valorizar nas últimas semanas, tendo atingido novos máximos de mais de sete anos.

por Princepe da bolsa » 3/5/2007 13:40

EMPRESAS Publicado 3 Maio 2007 13:19
Com a conclusão da venda da US Foodservice
Ahold deverá focar-se nas negociações com a JM para venda da JM Retalho
A Ahold chegou, ontem, a acordo com diversos “private equities” para a venda da US Foodservice. Após este negócio, a Ahold deverá agora centrar as suas atenções nas negociações com a Jerónimo Martins para venda da JM Retalho. Os analistas acreditam que o negócio irá estar concluído neste segundo trimestre e que a JM poderá pagar um preço mais baixo.

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

A Ahold chegou, ontem, a acordo com diversos "private equities" para a venda da US Foodservice. Após este negócio, a Ahold deverá agora centrar as suas atenções nas negociações com a Jerónimo Martins para venda da JM Retalho. Os analistas acreditam que o negócio irá estar concluído neste segundo trimestre e que a JM poderá pagar um preço mais baixo.

A companhia holandesa acordou vender à Clayton Dubilier & Rice e à Kohlberg Kravis Roberts (KKR), duas "private equities", a US Foodservice, num negócio com o qual a Ahold irá encaixar 7,1 mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros), bem mais do que os analistas esperavam.

Com a venda da US Foodservice, considerado o passo mais importante da estratégia da cadeia holandesa, os analistas acreditam que a Ahold irá centrar as suas atenções nas negociações com a Jerónimo Martins para a venda dos 49% que detém no capital da Jerónimo Martins Retalho.

"Realçamos que a Ahold chegou a acordo com diversos ‘private equities’ relativamente à venda da sua subsidiária americana US Foodservice e desta forma a atenção do ‘management’ poder-se-á agora focar noutros activos, tais como a JMR", afirma João Fidalgo.

O analista do CaixaBI acrescenta na nota de "research" emitida hoje que mantém a "perspectiva de que a operação se poderá realizar ainda no segundo trimestre deste ano, antes da saída do actual CEO da Ahold", que a acontecerá a 1 de Julho.

O BPI também acredita que a Ahold irá dar mais atenção ao desinvestimento na JMR, mas acrescenta que, dado o preço de venda da US Foodservice ter superado as estimativas do mercado, a Ahold poderá "estar disponível para alienar a sua posição à Jerónimo Martins a um preço mais baixo".

A equipa de "research" do banco de investimento está a considerar um "desconto de 20% na avaliação [da JMR], o que implica um investimento de 432 milhões de euros" por parte da Jerónimo Martins, o "comprador natural", para o BPI.

por paulodias796 » 3/5/2007 13:36

Nota de análise 2007-05-03 09:37
Lisbon Brokers mantém Jerónimo Martins como 'Top Pick' e reitera recomendação de 'Compra'
Os analistas da corretora lisboeta consideram que os resultados apresentados esta manhã pela distribuidora saíram "perfeitamente em linha" com as suas expectativas, tendo assim reforçado a sua recomendação de 'Compra' para o papel, que continua a considerar como um dos seus favoritos, bem como o seu preço-alvo a doze meses de 22 euros por título, deixando no entanto em aberto a possibilidade de uma revisão em alta deste último número.

Pedro Duarte

Segundo uma nota de research hoje emitida pela Lisbon Brokers, o analista John dos Santos nota que o preço-alvo para a Jerónimo Martins "poderá ser revisto em alta depois de ajustaremos o nosso modelo para incorporar os resultados" do primeiro trimestre do ano.

O documento adianta ainda que, com o 'stock-split' na proporção de 5-por-1 agendado para quinta-feira, dia 31 de Maio, "a estimular os títulos com um muito desejado aumento de liquidez, também reforçamos a Jerónimo Martins como uma das nossas Top Picks em Portugal".

Às 9h33, a Jerónimo Martins subia 0,14% para os 20,79 euros.

In Diario Economico

Registado: 6/1/2007 15:05

Informação do gabinete de aopoi ao investidor da JM

por jtsm888 » 3/5/2007 12:26

De acordo com um contacto telefónico realizado para o gabinete de apoio ao invstidor da JM o stock split não tem data marcada mas será realizado durante o segundo trimestre ( já só restam Maio e Junho )

Registado: 31/8/2006 17:47

por ptmasters » 3/5/2007 12:24

Só para acrescentar uma coisa: lembro-me em que em meados de Abril, o CEO da JM dizia que o stock split era para ter efeitos imediatos logo após o pagamento de dividendo. Ora o pagamento foi na passada sexta. Se calhar é mesmo hoje.

1 ab e bn

por Deal » 3/5/2007 11:30

Boa tarde,

alguém sabe para quando o stock-split?

É hoje?

obrigado.

Bons negócios...

por Enslaved » 3/5/2007 11:29

Quinta feira não é hoje? :oops: Ou será para a próxima semana? :roll:

Registado: 28/2/2007 18:24

por ptmasters » 3/5/2007 11:17

Pois, tinha também acabado de ler isso no JN e até abri o relógio do PC para confirmar (sei lá já a quantas ando).

Não haverá engano ou será mesmo?

Se alguém puder confirmar

1 ab e bn

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 167 visitantes