Caldeirão da Bolsa

Volume e sentimento. De quem são estes argumentos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jiboia Cega » 3/5/2007 17:11

Ulisses,

Continuando o racicocínio do surfer e olhando para o gráfico do PSI, penso que depois da tentativa de quebra da resistência em Fevereiro, estamos neste momento na mesmíssima situação. Assim sendo, os próximos 2 ou 3 dias podem ser fulcrais quanto ao sentido do nosso PSI.

Estarei a fazer uma análise correcta?

Registado: 21/3/2006 10:46

por GAB » 3/5/2007 14:40

SURFER,
Belo "timing" em abordar o PSI-Indice...
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por Surfer » 3/5/2007 14:27

Isso mesmo Ulisses! 8-)

Neste momento estou atento e curioso como o PSI20, de que forma o PSI20 irá cumprir a "ultima" etapa que falta. Irá "sprintar" ou em pedalada moderada.

É que esta questão quanto a mim é muito importante relativamente á expectativa futura dos mercados. Como bem sabes o nosso PSI20 é um eterno seguidor nada pontual dos mercados internacionais. Mas a forma como regista os seus movimentos, a longo-prazo parecem-me mais simples de analisar e um bom indicador da expectativa futura.

Já referi aqui algum tempo atrás, que se o PSI20 se "colar" aos máximos de forma explosiva como é seu apanágio próximo dos topos, na minha opinião poderá ser um mau presságio, relativamente a longo-prazo (não estou a contar com o inicio de um bearmarket próximo, nem me interessa especular essa possibilidade). Mas se aproximação for realizada de forma moderada e sem euforia, então nesse caso sim, este bullmarket respira saúde e recomenda-se.

Não sei se também concordas, mas eu creio que o nosso PSI20 está no "ponto" de nos servir como "indicador" da expectativa futura, inclusive em relação aos mercados internacionais.

Cumps e Obrigado!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por Ulisses Pereira » 3/5/2007 14:03

Vê se é isto que pretendes, Surfer?

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (0 Bytes) Visualizado 2888 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (0 Bytes) Visualizado 2886 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Surfer » 3/5/2007 13:51

Ulisses Pereira Escreveu:Nos dados divulgados pela AAII (AMerican Association of Individual Investors), o número de pessoas que esperam uma correcção nos mercados subiu para os 54%! Não deixa de ser curioso que, apesar da subida dos mercados (Com o Dow Jones em máximos históricos e o S&P bem perto) o número de ursos continue a subir. Não tenho dúvidas que, tal como venho defendendo neste tópico, o cepticismo existente é um dos principais factores para a continuação das subidas...

Um abraço,
Ulisses

Eu não tenho nenhum gráfico actualizado sobre a situação técnica do PSI20 actual e tendo em conta o seu histórico.

Mas creio que o PSI20 está neste momento algures entre um suporte ou resistência antes mesmo de encontrar caminho livre até aos seus máximos históricos de sempre 1998/2000, um pouco acima dos 14000.

Dado o momentum dos mercados actualmente e o sentimento "bear" como bem descreves acima, eu quase que arrisco e afirmo que os máximos históricos serão uma mera questão de timing de curto/médio-prazo... O mesmo que dizer que acontecerá este ano.

Ulisses, poderás disponibilizar um gráfico do PSI20 actualizado com os seus máximos históricos incluídos?!

Cumps e Abraço! :wink:
Surfer

por Ulisses Pereira » 3/5/2007 13:18

Nos dados divulgados pela AAII (AMerican Association of Individual Investors), o número de pessoas que esperam uma correcção nos mercados subiu para os 54%! Não deixa de ser curioso que, apesar da subida dos mercados (Com o Dow Jones em máximos históricos e o S&P bem perto) o número de ursos continue a subir. Não tenho dúvidas que, tal como venho defendendo neste tópico, o cepticismo existente é um dos principais factores para a continuação das subidas...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Economista555 » 23/4/2007 23:45

Concordo inteiramente contigo Bigodes. Há por aqui análises que são pura astrologia, só que em vez de astros têm nºs. E aquilo dá para tudo. Se ultrapassar o valor x, pode ser que suba, senão ultrapassar é capaz de descer. Enfim.

Abr

Registado: 3/1/2007 0:43

por Jonhy Bigodes » 21/4/2007 8:36

Pessoalmente acho que os colegas estão um bocado baralhados. Se temos um dia de descida, ai meu Deus que é um duplo topo, e se calhar um triplo topo. Como ontem subiu e bem, parece que afinal não é bem assim, é "provavel" que desça mas tambem pode subir.

Meus amigos, o segredo disto está em antecipar-nos à maioria, por isso eu continuo a dizer que não existem duplos, triplos nem mesmo hepta topos. O que existe é o Dow a fazer máximos históricos, o SP já lá perto e o Nasdaq a fazer máximos relativos.

Tudo o resto que possam querer ver nos gráficos é no meu entender um pouco distorcido.

Não se esqueçam que quem se guia pelo Stochastic, pelo MACD, pelo RSI, anda sempre a ser enganado, porque são indicadores que num regime tendencial valem zero.

Sugiro que ao analisarem gráficos, não utilizem a linguagem dos astrologos, porque assim dá a sensação que está sempre certo, quando na realidade não o é.

Não encarem isto como uma critica, mas antes como um alerta, para poderem melhorar as vossas performances 8-)
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com

Registado: 6/8/2006 15:54

exacto

por macumba » 19/4/2007 19:52

estou de acordo com tudo 8-)

foi isso mesmo que quis dizer :idea:

técnicamente não se pode é dar esse nome:é como uma peça de um carro por ex,a que não se pode dar outro nome :!:

abraço e bn

Registado: 7/2/2006 1:25

... continuação!

por Crash » 19/4/2007 19:10

... e mais uns para acabar, reflectindo o que acima disse para "tradings" de curto prazo e inversão de tendência (vê com atenção alguns dos fundos/topos temporalmente de curto prazo, sem chegar aos 3 meses e repara que apresento índices, que são mais consistentes que acções individualizadas)!

...Pois, os factos práticos, por vezes, ultrapassam as teorias! 8-)

... e não te esqueças que, a médio/longo prazo, como disse, estou "bull" (ainda..., até ver! :mrgreen: )

Crash
Anexos
SP500-1-d_f+t.gif
SP500-1-d_f+t.gif (0 Bytes) Visualizado 2012 vezes
SP500-2-d_f+t.gif
SP500-2-d_f+t.gif (0 Bytes) Visualizado 2010 vezes
SP500-3-d_f+t.gif
SP500-3-d_f+t.gif (0 Bytes) Visualizado 2020 vezes
SP500-4-d_f+t.gif
SP500-4-d_f+t.gif (0 Bytes) Visualizado 1994 vezes
SP500-5-d_f+t.gif
SP500-5-d_f+t.gif (0 Bytes) Visualizado 1986 vezes

Registado: 5/1/2006 13:34

para macumba

por Crash » 19/4/2007 18:55

macumba
Como podes ver, também, existem fundos ou topos curtos (temporalmente falando, e.g. menos de 3 meses) que poderão ser indiciadores de relativamente substanciais variações, que podem ser aproveitadas em "tradings" de, pelo menos, curto prazo e outros indiciadores de inversão global da tendência!
E repara que, para a situação presente, nunca referi a uma inversão global do "bull" para "bear", se leres bem os meus comentários neste tema e no do DAX!

Mas aqui ficam alguns exemplos que poderás confirmar nos históricos de DJI, NDX e SP500 e em alguns casos mesmo com inversão da tendência global!
Anexos
DJI-1-d_f+t.gif
DJI-1-d_f+t.gif (0 Bytes) Visualizado 2055 vezes
DJI-2-d_f+t.gif
DJI-2-d_f+t.gif (0 Bytes) Visualizado 2067 vezes
DJI-3-d_f+t.gif
DJI-3-d_f+t.gif (0 Bytes) Visualizado 2051 vezes
DJI-4-d_f+t.gif
DJI-4-d_f+t.gif (0 Bytes) Visualizado 2056 vezes
NDX-1-d_f+t.gif
NDX-1-d_f+t.gif (0 Bytes) Visualizado 2047 vezes
NDX-2-d_f+t.gif
NDX-2-d_f+t.gif (0 Bytes) Visualizado 2044 vezes

...

por Negocios Mendes » 19/4/2007 17:16

Viva Ulisses e demais foristas,

aqui há umas semanas, quando vi os mercados a cair bastante depois de verificar-se aquelas fortes quedas na Asia, eu ponderei na verdade, vender toda a minha carteira (apenas tenho accoes do PSI)... mas depois pensei nos seguintes pressupostos, o que me levou a nao vender nada (e para quem já passou por isto, sabe bem do que falo):

- onde estao aquelas subidas diárias das accoes entre 2-4% ao dia durante pelo menos 2 a 3 semanas?

- Onde está a euforia do pessoal, dizendo a tudo e todos que "já ganhei mais X Eur hoje na bolsa. É sempre a facturar!!!"? (sinceramente nao estou de acordo contigo quando dizes que em Marco andava tudo euforico. Nao vi o barbeiro nem a empregada domestica a falar de accoes).

- Onde estao as subidas abruptas (entre 10-15% ao dia) das small-caps e das lateralizacoes das blue-chips?

- os indices mostram subidas sustentadas. Onde se pode ver o acentuar das subidas, na sequencia dos 2 pontos anteriores?

- Se a nossa bolsa anda por arrasto das bolsas mundiais apesar de que há um certo gap de tempo, nao será de prever que os big-players comecem a investir nas accoes portuguesas quando comecarem a vender as que tem nos outros grandes mercados?

- ...

Há muitos paises produtores de laranja. Quando a laranja é muito cara num sitio, o cliente vai buscar a outro sitio que seja mais barato. Isto é uma analogia mas que poder reflectir futuramente o que EU espero que aconteca no mercado portugues, além de pensar (tal com o nosso amigo Socrates) que a nossa economia ainda tem muito para subir, e consequentemente os mercados.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por Crash » 19/4/2007 17:05

Repara macumba
Eu disse
...com o NDX a poder formar um triplo topo (embora não correspondendo a uma resistência forte do ponto de vista do histórico!)...

Ou seja, salvaguardo - quando digo "poder" -, e a haver neste caso serão os ditos 3 meses (entre o 1º e o possível 3º, e digo que, do ponto de vista do histórico, esses valores, como resistência, não são devidamente consistentes! Ou seja, mantenho-me expectante!

Um abraço
Crash

Ah!

por macumba » 19/4/2007 16:47

no post do Crash verifica-se perfeitamente o duplo topo que o ndx fez! 8-)

ou seja após uma tendência prolongada de subida(,3 meses em média)tal como mandam todos os livros e autores de análise técnica(Bulkowski,Nison) etc,e não um suposto duplo fundo com um intervalo de alguns dias(e é incrivel o nº de posts sobre o assunto quer em fóruns portugueses quer estrangeiros)!! :shock:

é que por acaso um duplo topo ou fundo até pode ser uma figura de continuação(de tendência)tal com outras(h&s por ex),embora aconteça muito mais raramente,desde que para isso mantenha as condições exigidas(temporais). :!:

ora no caso,nem sequer isso aconteceu:quer dizer que os indices subiram por qualquer motivo ou nenhum;mas concerteza absoluta que não foi por ter existido técnicamente um duplo fundo(quer de inversão,quer o muito raro de continuação)de que tanto se fala em tantos sitios de bolsa!

quanto ao triplo topo ainda nem sequer está activado pelo que é apenas mais uma hipótese(na qual por acaso nem acredito,devido a outros factores técnicos mais fortes)como outras.

saudações e bn

Registado: 7/2/2006 1:25

por Crash » 19/4/2007 16:20

A minha questão tem mesmo a ver com o médio/longo prazo. E aí, este nervosismo/cepticismo/falta de euforia favorece a continuação deste "Bull Market".

Ok, desse ponto de vista só posso estar de acordo!
As minhas considerações tinham em perspectiva as LTA-inf., como observei nos posts relacionados com o DAX, prevendo a possibilidade de um teste a essas linhas a médio prazo!

Um abraço
Crash

por Surfer » 19/4/2007 16:06

Ulisses Pereira Escreveu:Num dia em que os mercados corrigem resolvi pegar neste tópico, realçando a minha convicção que a maioria dos pequenos investidores está longe de atingir os níveis de optimismo/euforia de há algum tempo atrás.

Nos Estados Unidos, temos o Dow Jones em máximos históricos (sim, máximos históricos) e não vejo nenhum sintoma de euforia. O exemplo mais claro até são os resultados das corretoras on-line americanas como a Ameritrade, em que é claro que depois daquela correcção súbita dos mercados há umas semanas atrás se verificou um decréscimo de ordens.

Esta ausência de euforia é, sem dúvida, uma óptima notícia para os touros.

Um abraço,
Ulisses

Também comungo da mesma opinião, não só com base nos pontos da tua observação, mas também pela análise técnica dos principais índices, que noutro tópico mencionei um padrão de duplo-fundo de curto/médio-prazo.

Actualmente a minha duvida reside no facto de estarmos actualmente dentro de uma lateralização ou perto de iniciar nova tendência ascendente. Mas dada a sazonalidade a 1ª hipótese talvez seja o cenário mais provável.

Cumps! :wink:
Surfer

por Ulisses Pereira » 19/4/2007 15:50

Sessões de nervosismo e de quedas abruptas podem perfeitamente acontecer. Aliás, ao contrário do que pode parecer, não são anormais em "Bull Markets". A minha questão tem mesmo a ver com o médio/longo prazo. E aí, este nervosismo/cepticismo/falta de euforia favorece a continuação deste "Bull Market".

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

para Ulisses

por Crash » 19/4/2007 15:47

Caro Ulisses

Essa perspectiva é de facto muito interessante, mas ligado a isso não poderá, também, associar-se um certo grau de "nervosismo miudinho" por haver essa ausência de um sentimento claro por parte quer dos "ursos", quer dos "touros"?
Ou seja, será que fruto desse possível nervosismo a haver uma queda substancial - principalmente nos mercados americanos - numa sessão não poderá desencadear um "panic sell"? Afirmo isso porque verifico que quando os mercados europeus abrem e permanecem em baixa, até à abertura dos americanos, se não houver um comportamento directamente correspondente, os primeiros recuperam e da mesma forma acontece no caso de alta (é que apesar do peso global da economia europeia ter aumentado muito, associado à força relativa do euro face ao dólar, os mercados ainda se movem muito influenciados pelos americanos)!
É certo que quer o DJI quer o SP500 ultrapassaram os máximos do ano e que o primeiro fez um máximo histórico, mas não estarão no limiar da incerteza, com o Nasdaq a não corresponder na mesma proporção, sem ter chegado aos máximos do ano, com o NDX a poder formar um triplo topo (embora não correspondendo a uma resistência forte do ponto de vista do histórico!)?

Um abraço
Crash
Anexos
NASD_100-C-p.gif
NASD_100-C-p.gif (0 Bytes) Visualizado 2385 vezes

por Jonhy Bigodes » 19/4/2007 12:18

Ulisses Pereira Escreveu:Num dia em que os mercados corrigem resolvi pegar neste tópico, realçando a minha convicção que a maioria dos pequenos investidores está longe de atingir os níveis de optimismo/euforia de há algum tempo atrás.

Nos Estados Unidos, temos o Dow Jones em máximos históricos (sim, máximos históricos) e não vejo nenhum sintoma de euforia. O exemplo mais claro até são os resultados das corretoras on-line americanas como a Ameritrade, em que é claro que depois daquela correcção súbita dos mercados há umas semanas atrás se verificou um decréscimo de ordens.

Um abraço,
Ulisses

Boa analise, é exactamente isto que se passa :wink: . Nada de euforias, mas sim muito medo e desconfiança :mrgreen:
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com

Registado: 6/8/2006 15:54

por fcc » 19/4/2007 12:06

Boas. Eu concordo até porque a razão apresentada para as quedas de hoje foi que os mercados asiaticos (neste caso o chinês) subiu mais do que o esperado o que provoca um aumento da inflação e subida das taxas de juro.

Como diz o nosso Ulisses preocupante é quando descem (enquanto subirem quer dizer que a economia está a funcionar bem). Espero ter interpretado bem as palavras do Ulisses.

Registado: 16/10/2006 20:26

por Ulisses Pereira » 19/4/2007 11:58

Num dia em que os mercados corrigem resolvi pegar neste tópico, realçando a minha convicção que a maioria dos pequenos investidores está longe de atingir os níveis de optimismo/euforia de há algum tempo atrás.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por vitor79 » 11/4/2007 17:14

Eu estou a espera do primeiros 15 dias de maio.
Nessa altura ja terei uma visão mais esclarecida do mercado.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por maromatics » 11/4/2007 17:00

Puxei por este tópico porque o tema é interessante e pode dar lugar a trocas de opinião que criem valor para todos.

Ainda hoje um trader meu amigo comentava:

Estamos no topo da montanha a olhar para baixo e a pensar: que Deus nos ajude.

Comentários, please.

Registado: 25/1/2007 18:53

por maromatics » 4/4/2007 20:08

Obviamente que me referia ao EURO / USD.

por maromatics » 4/4/2007 20:04

Bom tema.

Fiquei de fora todo o mês de Março tendo em conta a minha (má) experiência de outras andanças. Voltei agora, mas muito timidamente, só com trades pequenos.

Parece-me o seguinte:

- O volume de liquidez no mundo continua a aumentar, mas está a dirigir-se para instrumentos mais escassos, como certas commodities, por exemplo, via hedge funds;

- Há muitos sinais de que a inflação não está controlada nem cá nem nos EUA;

- A curva de taxas de juro, que estava plana, voltou a subir no curto prazo na Europa, indicando que as subidas ainda não terão acabado. Por mim, enquanto as subidas continuarem estou descansado, mas a cada nova subida estamos mais perto dos cortes, esses sim sinal de problemas

- O aumento dos índices está a ser feito sem volume;

- Aqui e ali começam a sentir-se os sinais de abrandamento do consumo e de revisões de menores resultados das empresas;

- O USD vai ter que subir para valores perto dos 1,4 / 1,5

- A liquidez em small caps é cada vez menor. As subidas nos índices estão a acontecer quase só com base nas large caps (menores volatilidades)

Ou seja,

Nesta fase do ciclo acredito que estaremos perto de um topo nos próximos meses. Estas subidas no curto prazo com volume são pequenos investidores, concentrados em large caps, atrás dos dividendos (nunca entenderei isto, mas é assim que funciona).

Terminada a época de dividendos, não vejo nada que suporte o mercado, e vamos ter um final de primavera / inicio de verão com sentimento bearish, que se poderá prolongar para o verão.

Aliás, não seria nada mau que assim fosse: muitas das pessoas que andam no mercado desapareceriam (ainda bem), e teriamos condições para em meados de Agosto construir carteiras a bons preços para fechar razoávelmente o ano.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Diacoro, Google [Bot], m-m, Mr.Warrior, niceboy, Shimazaki_2, tami e 174 visitantes