IRS, mais-valias, provas de que as fizemos necessarias?
marijon Escreveu:Garfield:
Desculpa insistir, mas tem a certeza que o cálculo das mais valias é mesmo assim![]()
Se assim é, para nós é melhor já que o valor da mais valia é menor.
Ddesde já obrigada pela resposta
Marijon
eu tenho mas a minha opiniao não é vinculativa. recomendo que consulte o codigo do IRS e peça um parecer escrito às finanças.
biclas01 Escreveu:Já agora, o que acham? Nas mais valias devo optar peloenglobamento ou não.
Boas,
Vi este ao qual não vi respondido e penso ser da maior importância.
O englobamento implica que vais afectar igualmente o teu rendimento dependente, ou seja, podes vir a aumentar a taxa de IRS apurada para o total dos teus rendimentos.
Para ser mais explícito, significa que supondo que ganhaste do teu salário 25.000 € no ano e que isso daria uma Tx de IRS de 23,5%, e se englobares as mais valias (supondo que tinhas tido 15.000 € de mais valias), ficarias com um rendimento de 40.000 €, e que a taxa de IRS para este caso seria bem superior (por exemplo 32,5%).
Ou seja, ias pagar uma ainda uma "batelada de IRS".
Isto serve igualmente para aqueles que têm menos valias, que as optam por englobar para as poder deduzir no ano seguinte às potenciais mais valias. É que se assim for, terão que optar no ano seguinte também pelo englobamento, e por consequência disso, afectam o seu rendimento dependente.
Pessoalmente, prefiro indiferentemente pagar 10% autonomamente todos os anos que ocorrem mais valias, e borrifo-me para as menos valias quando as tenho. Do género: ano novo, vida nova. Começa do 0 a bolsa.
1 abraço
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
CRocha Escreveu:Ruffios Escreveu:Acho um pouco estranho que caixa invest não te tenha mandado pelo correio as transações. Visto que a mim me mandou logo nos primeiros dias da Janeiro.
Eu em relação a CGD não tenho nada apontar já a outros bancos em quais os meus familiares tem conta não posso dizer o mesmo. Foi necessário andar atras deles para que acabassem por mandar toda a informação.
Caro Ruffios,
eu ha meses que quero, peco, imploro, ajoelho-me para ter uma conta funcional no Caixa BI.
Nao tenho nem tive.
Cheguei a conseguir entrar uma vez e nunca mais.
Como tal nao transferi o dinheiro da CGD para a Caixa BI.
Apos muito insistir la os consegui fazer entender, aos do Caixa BI e aos da Caixa GD, que ha um erro informatico no site deles (tive de enviar screen shots, o source code da pagina, falar com os engenheiros do sistema, mostrar que nao sou burro ao ponto de nao conseguir fazer uma password alfanumerica, etc...).
Ambos dizem que vao resolver o assunto e ambos dizem tambem que a culpa e do CBI ou da CGD, conforme fale com um CGD ou CBI respectivamente.
Entendem-se e comunicam-se e responsabilizam-se mutuamente que e uma maravilha.
E nao me resolvem o problema.
Felizmente que nao cheguei a passar para la o dinheiro.
Ao fim de nao sei quanto tempo disse-lhes que ia sair da Caixa, ponto final.
La me telefonaram e ouviram e virao que era preciso resolver algo na informatica.
Isto foi ha ja um mes.
Continua tudo igual, nao acedo e nunca mais me disseram nada.
Como tal, assim que tenha estes papelitos das mais-valias para IRS, transfiro-me...
A situação que tu estás a relatar se me tivesse acontecido, quase de certeza que faria o mesmo que tu.
Faz uma denucia da tua situação a outras entidades (DECO e afins). Pode ser que eles assim se despachem a resolve lá. Boa Sorte e espero que consigas resolver a situação o mais rapido possivel
Crocha, nunca fiz englobamento, não te posso ajudar, sorry. Espero que estejas a ter em conta o facto de te preparares ao levantamento de sigilo bancário, ao facto das mais valias de acções perderem as taxas liberatórias de 10%, os dividendos perderem a taxa liberatória dos 20%, os juros também, ficares obrigado a englobar durante X anos a seguir, etc, etc.
Pata-Hari Escreveu:crocha, se fizeres na net, não te vão pedir nada. No entanto, se a tua declaração não bater certo com o cruzamento da informação deles, eles vão-te pedir justificações.
A informação que eles têm, teoricamente, é igual à tua, ou seja, os movimentos são declarados por número de contribuinte.
Cara Pata-Hari,
os meus unicos rendimentos tributaveis sao originados na bolsa.
Como posso apresentar imensas despesas de saude e educacao, interessa-me o englobamento porque fazendo as contas julgo que conseguirei ainda assim uma taxa efectiva de IRS inferior a 10%.
Assim sendo terei de apresentar os comprovativos dessas despesas.
Se fizer a declaracao pela internet, como e que as entrego?
Envio por cartinha para as financas ou algo assim?
Se souber a resposta diga-me por favor, senao eu quando puder tratarei de descobrir.
Um beijo e obrigado,
ICM
- Registado: 21/3/2007 23:08
Ruffios Escreveu:Acho um pouco estranho que caixa invest não te tenha mandado pelo correio as transações. Visto que a mim me mandou logo nos primeiros dias da Janeiro.
Eu em relação a CGD não tenho nada apontar já a outros bancos em quais os meus familiares tem conta não posso dizer o mesmo. Foi necessário andar atras deles para que acabassem por mandar toda a informação.
Caro Ruffios,
eu ha meses que quero, peco, imploro, ajoelho-me para ter uma conta funcional no Caixa BI.
Nao tenho nem tive.
Cheguei a conseguir entrar uma vez e nunca mais.
Como tal nao transferi o dinheiro da CGD para a Caixa BI.
Apos muito insistir la os consegui fazer entender, aos do Caixa BI e aos da Caixa GD, que ha um erro informatico no site deles (tive de enviar screen shots, o source code da pagina, falar com os engenheiros do sistema, mostrar que nao sou burro ao ponto de nao conseguir fazer uma password alfanumerica, etc...).
Ambos dizem que vao resolver o assunto e ambos dizem tambem que a culpa e do CBI ou da CGD, conforme fale com um CGD ou CBI respectivamente.
Entendem-se e comunicam-se e responsabilizam-se mutuamente que e uma maravilha.
E nao me resolvem o problema.
Felizmente que nao cheguei a passar para la o dinheiro.
Ao fim de nao sei quanto tempo disse-lhes que ia sair da Caixa, ponto final.
La me telefonaram e ouviram e virao que era preciso resolver algo na informatica.
Isto foi ha ja um mes.
Continua tudo igual, nao acedo e nunca mais me disseram nada.
Como tal, assim que tenha estes papelitos das mais-valias para IRS, transfiro-me...
Ruffios Escreveu:Acho um pouco estranho que caixa invest não te tenha mandado pelo correio as transações. Visto que a mim me mandou logo nos primeiros dias da Janeiro.
Ruffios,
Se se refere à CBI, parece-me raro o que lhe aconteceu. Não conheço outro caso em que tivessem enviado o dito extracto! Fez algo em particular?
Obrigado.
- Registado: 10/3/2004 17:35
marijon Escreveu:Só podem ser deduzidas as despesas com a alienação e não com a compra; esta é a forma correcta, embora haja muita gente que deduza todos os encargos.
A mais valia é a diferença entre o custo documentado ( valor de compra + despesas de compra ) e o valor de realização ao qual serão deduzidas as despesas de venda na respectiva coluna do anexo.
Logo para efeitos fiscais a mais valia é na pratica o resultado de :
( Valor de Aquisição + Despesas de Aquisição ) - ( Valor de Realização - Custos de Alienação )
Acho um pouco estranho que caixa invest não te tenha mandado pelo correio as transações. Visto que a mim me mandou logo nos primeiros dias da Janeiro.
luis dias 33 Escreveu:CRocha, no Activo tens que ir ao mapa do site e seleccionar a opção "Extractos e notas de lançamento" (...)
Obrigado, mas suponho que te estejas a referir ao Activo Banco 7.
Este problema é relativo a uma conta CGD.
E vou-me mudar para o BiG porque o site é francamente mau.
Para dizer a verdade nem mapa do site tem.
Para além de que já tentei, implorei e pedi pelas alminhas para me resolverem na CGD ou no Caixa BI, onde quiserem (uns empurram a responsabilidade para os outros) o meu problema de não acesso à minha conta Caixa BI e os senhores da Caixa (quer BI, quer GD) andam há meses sem o resolver, problemas informáticos.
Por isso não me espanta muito que não tenhamos fácil acesso a essa informação.
Nem sequer me espanta já que, como disseram acima, na CGD, junto ao balcão se lhes neguem a dá-la para efeitos de IRS.
A CGD, já por outras razões, sei que presta um mau serviço nestas coisas e por isso vou sair de lá.
Quanto a meu probema, bem me parece que vou ter de imprimir do excel. Felizmente que sempre guardei esses dados todos os dias e me é fácil fazer as contas...
Senão...
Enfim!!! A CGD é Estado! Pode desobedecer que ninguém a pôem na linha como os outros bancos.
Um abraço e mais uma vez muito obrigado!!
ICM
CRocha, no Activo tens que ir ao mapa do site e seleccionar a opção "Extractos e notas de lançamento",depois abres em pdf e só tens que imprimir, está lá a papinha toda feita - Título, custo da compra, valor da venda, comissões e mais valia ou menos valia.Espero ter ajudado.
- Registado: 28/7/2005 14:22
Eu disse:
QUERIA DIZER:
Mas de acordo com a marijon nao se devera descontar os custos na venda.
CRocha Escreveu:(...)
Se imagina tiveres ainda ganho +200 em mais-valias e tiveres perdido -100 em menos-valias entao as tuas mais-valias anuais serao de +400+200-100=+500
Total mais-valias para incidencia de IRS: 400
(...)
QUERIA DIZER:
CRocha Escreveu:(...)
Se imagina tiveres ainda ganho +200 em mais-valias e tiveres perdido -100 em menos-valias entao as tuas mais-valias anuais serao de +400+200-100=+500
Total mais-valias para incidencia de IRS: 500
(...)
Mas de acordo com a marijon nao se devera descontar os custos na venda.
marijon Escreveu:(...) P.S - Têm estado permanentemente a abrir tópicos sobre este tema e sempre com as mesmas perguntas. Tenham paciência e procurem a informação..
A minha pergunta, que abriu este topico, era se quem tinha mais-valias era absolutamente obrigado a demonstrar que fez mais-valias atraves de documento emitido pelo banco ou nao e se, ja agora, os bancos emitem isso de livre e espontanea vontade ou e preciso sacar o papelito a saca-rolhas.
Nao encontrei tal topico, foi por isso que o abri.
Talvez exista mas motor de pesquisa do caldeirao e, sem duvida, um pouco fraco tambem, talvez seja por isso que nao encontrei (porque nao instalam o novo do google?).
As minhas desculpas,
ICM
ZEX2006 Escreveu:(...)comprei acções por 1000, vendi por 1500, gastei 50 na compra e 50 na venda. a mais valia que declaro é de 500 ou de 400?
400.
Pelo menos e assim que faco.
Eu apresentaria:
Operacao: Compra, Venda, Valia parcial,
Titulo: y , y , y ,
Quantidade: 1000 , 1000 , 1000 ,
Preco: 1.00 , 1.50 , Nao aplicavel,
Comissao: -50 , -50 , Nao aplicavel,
Valor total: -1050 , +1450, +400 ,
Fazes isso para cada titulo individual, inclusive para as menos-valias.
Total mais-valias para incidencia de IRS: 400
Julgo que a forma mais adequada e a informacao necessaria a apresentar nas financas.
Abracos, espero ter ajudado,
ICM
ZEX2006
A mais valia que deve declarar é 450. Só podem ser deduzidas as despesas com a alienação e não com a compra; esta é a forma correcta, embora haja muita gente que deduza todos os encargos.
Cumprimentos
Marijon
P.S - Têm estado permanentemente a abrir tópicos sobre este tema e sempre com as mesmas perguntas. Tenham paciência e procurem a informação..
A mais valia que deve declarar é 450. Só podem ser deduzidas as despesas com a alienação e não com a compra; esta é a forma correcta, embora haja muita gente que deduza todos os encargos.
Cumprimentos
Marijon
P.S - Têm estado permanentemente a abrir tópicos sobre este tema e sempre com as mesmas perguntas. Tenham paciência e procurem a informação..
- Registado: 14/2/2007 22:16
eu também tenho em Excel tudo o que vou fazendo (porque se não tivesse...), mas tenho mais uma dúvida:
as mais valias de bolsa que eu vou declarar obtenho-as subtraindo o valor de compra ao de venda, ou posso também descontar as despesas na compra e na venda?
exemplo:
comprei acções por 1000, vendi por 1500, gastei 50 na compra e 50 na venda. a mais valia que declaro é de 500 ou de 400?
as mais valias de bolsa que eu vou declarar obtenho-as subtraindo o valor de compra ao de venda, ou posso também descontar as despesas na compra e na venda?
exemplo:
comprei acções por 1000, vendi por 1500, gastei 50 na compra e 50 na venda. a mais valia que declaro é de 500 ou de 400?
Re: informação
bullsista Escreveu:XPTOO Escreveu:
Da Cgd não recebi nada!!! normalmente mandam-me para casa um papelinho com a indicação da operação realizada. Já pedi uma declaração com todas as operações efectuadas durante o ano 2006 e eles dizem que não conseguem essa informação!Limitei-me a pedir um extracto das operações realizadas em bolsa, só isso! e a senhora que me atendeu disse que isso não era possível!!! Haja paciencia!
Se eles não conseguem essa informação também não têm maneira de informar as Finanças das tuas mais valias. Era bom, não era?
O unico banco que e do estado e o unico que nao consegue cumprir com as mais simples obrigacoes...
Tipico nao??!
Mas nao entendo de forma alguma como e possivel sermos obrigados a entregar papelada quando temos que pagar!!!!
Se inda fosse para receber...
Valha-nos deus a idiotice de tanta burocracia desnecessaria!!
Re: informação
XPTOO Escreveu:
Da Cgd não recebi nada!!! normalmente mandam-me para casa um papelinho com a indicação da operação realizada. Já pedi uma declaração com todas as operações efectuadas durante o ano 2006 e eles dizem que não conseguem essa informação!Limitei-me a pedir um extracto das operações realizadas em bolsa, só isso! e a senhora que me atendeu disse que isso não era possível!!! Haja paciencia!
Se eles não conseguem essa informação também não têm maneira de informar as Finanças das tuas mais valias. Era bom, não era?
Abraços e bons negócios
informação
Relativamente as operações que efectuei no ano passado, recebi do banco best e do banco bpi toda a informação necessária (operações realizadas,de compra, de venda e respectivo preço.)
- Registado: 30/6/2006 17:30