Caldeirão da Bolsa

OPA PT: sim ou nao

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 2/3/2007 22:33

As voltas que o mercado dá: há dias atrás chamavam-se aqui nomes aos Azevedo «por uma mentira»; hoje provavelmente muitos estarão bem mais preocupados pelos Azevedo terem saído derrotados desta batalha...

Subscrevo também a opinião do Atomez dada atrás: estes episódios vieram demonstrar que o nosso mercado é um mercado ainda muito hermético...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

sonae

por Clinico » 2/3/2007 22:28

A OPA morreu! E com ela morreu um pouco o nosso mercado. Uma empresa que está em grande parte em mãos estrangeiras especulativas (private equities, bancos e Telmex e o Joe Berardo) não deixou que fosse o mercado a decidir.

Mal de nós.

É tempo de se pensar em novas estratégias, de forma a minimizar as perdas que esta OPA provocou nos pequenos acionistas da soane e que vai provocar nos da PT tambem.
Vamos pensar na segunda feira:
1 - Pode haver panic selling, no entanto espero que, a ocorrer, não vá abaixo dos 1,50. Nada sei da sonae.com.
2 - Pode não haver panic selling e a sonae subir porque se viu livre duma enorme dívida e conseguiu a separação das redes, pode atirar-se a PTM ou pensar em novas parcerias. Continua a ser uma belissima empresa no seu core business.
Sinceramente, não sei se será boa ideia vender logo de manha naquela meia hora da asneira ou ver para que lado cai o barco ou mesmo não vender. Para quem está fora (e estiver interessado) pode ser uma boa oportunidade de reentrada.

3 - Quanto á PT, o mercado deu hoje indicios que poderia cair caso a desblindagem falhasse. Já não descia aos 9s há uns tempos e poderá descer mais. Para quem pensou que podesse subir caso a OPA falhasse (porque poderiam aparecer novas propostas) desengane-se: a mensagem passada ao estrangeiro é que a PT NÃO É opável por estatutos e portanto o mercado nem sequer é chamado ou ouvido!
Quanto ao valor da PT, vão ter que esperar uns anos pelos 5,6 euros por acção. Tenham lá santa paciencia, ganharam este confronto.

Nesta vida de bolsa onde estou há uns anos aprendi que há mais marés que marinheiros. O aspecto geral das bolsas ainda não é o melhor mas talvez ainda se possam encontrar acções aqui que nos possam fazer recoperar as perdas sem esperar pelos dividendos da PT.

Quanto ás minhas perdas, penso que segunda anulam todos os ganhos de 2007 e terei que recomeçar como se fosse 2 de Janeiro. Pena! ía com um bom avanço.

Segunda cá estaremos. Cabeça fria e pensar como homens de negócios e não como exercito em debandada. Voltou-me a adrenalina, atrasei um pouco a minha reforma :lol:

Abraços a todos e bem-hajam pelas discussões todas que tivemos sobre o tema
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Elder.........

por frigas » 2/3/2007 22:25

Falhado??? Desejo-lhe muito sucesso nos seus investimentos!!Os meus falhanços só a mim me dizem respeito meu caro...
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré

Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta

A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont

Registado: 17/9/2006 11:08

por Pata-Hari » 2/3/2007 22:22

fragon, ouvir bem o mercado teria sido vender quando o preço estava a 10.40 e quando o upside era já pequeno dado o downside potencial. Isso sim, era fazer uma previsão.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re : PATA-HARI

por FRAGON » 2/3/2007 22:20

Carísssima Pata,
Deixe-me saborear o momento :P de ter "ouvido" bem o mercado/accionistas, em vez de ter ouvido "rezas ao Mercado", sff, ok?
Em vez de medalhas, conforme sugere, prefiro Euros :) .Sem bad feelings , apresento-lhe os meus melhores cumprimentos e bfds.
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

Registado: 7/4/2006 15:30

por btmoreira » 2/3/2007 22:20

Na minha opinião existem milhares de perdedores....

A PT, que ficará sobrecarregada com o compromisso dos dividendos e depois milhares de pequenos investidos que detêm PT e SNC:

- Os detentores de PTs porque não venderam a 10,5 e vai descer.
- Os detentores de Sonaes porque as acções vão descer muito mesmo (esqueçam os 10% de hoje)

O Belmiro, esse vai ficar a ganhar, socialmente haverá mais simpatia pela SNC e adesão a produtos, além disso o mercado ficará mais liberalizado e com concorrencia.

Registado: 11/10/2006 22:14

até que ponto o Belmiro perdeu?

por wuzzu » 2/3/2007 22:12

Será que perdeu ou ganhou? Enfraqueceu a PT, e não ficou com o fardo de uma compra se calhar cara demais...

Vamos ver segunda, se a PT subir.

Porém a SONAE.com deve descer bastante.
Hoje vendi tudo o que tinha de PTs, pois tive a ideia de que a OPA ia para a frente. Comprei algumas SONAES, e deixei tudo o resto de lado para saber que fazer a seguir.
Parece-me que vou perder uns 10%.
...

wuzzu.

Registado: 31/8/2005 10:51

por btmoreira » 2/3/2007 22:06

Qualquer que fosse o desfecho haveria um post com o resultado.

por Pata-Hari » 2/3/2007 21:59

não percebi... queres candidatar-te ao concurso de maya-local? medalha...? vender leituras da palma da mão...?
Administrador Fórum

por FRAGON » 2/3/2007 21:55

Fragon escreveu no Caldeirão às 14h10............................. idea: " Colocada: 2/3/2007 14:10 Assunto: Previsão ?!

--------------------------------------------------------------------------------

Embora não seja meu hábito lançar "previsões", mas também atendendo às "rezas" que por aqui se fazem, e entrando na onda, lá vai :
MAIS DE 50% DO CAPITAL presente na AG VAI RECUSAR O DESBLOQUEAMENTO DOS ESTATUTOS da PT."
...................................................
O presidente da AG da PT disse às 19h30................... :| :| "Menezes Cordeiro oficializa votação
“OPA ganha-se com dinheiro”
O presidente da mesa da Assembleia Geral da Portugal Telecom disse hoje que “a OPA ganha-se com dinheiro e foi isso que os accionistas ponderaram”.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt

Filipe Paiva Cardoso
filipecardoso@mediafin.pt

O presidente da mesa da Assembleia Geral da Portugal Telecom disse hoje que "a OPA ganha-se com dinheiro e foi isso que os accionistas ponderaram".

Menezes Cordeiro disse que expurgando as abstensões, votaram a favor 48,5% do capital presente no ponto 3 (desblindagem de estatutos) e 51,5% contra."............................................Assim estou :P

[/quote]
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

Registado: 7/4/2006 15:30

Re: Mesmo assim vamos ver...

por Elder » 2/3/2007 21:30

Frigas Escreveu:....quem vai perder mais a partir de 2ªfeira!!
As minhas Sonae SGPS ficam guardadinhas para de aqui a 12 meses.... os q tem PT não sei não, mas acho que vão chorar muito por não terem vendido a 10.50, porque, meus amigos esse valor já era.......

Como se costuma dizer: Um investidor de longo prazo não é mais do que um especulador falhado... :roll:
The 3 Ms for success: Mind (psychology), Method (technical analysis), and Money (risk control)

Registado: 7/12/2006 0:43

por _julio_ » 2/3/2007 21:29

Belmiro de Azevedo

“Não há nenhuma derrota final”

"Temos de aceitar a derrota. Fomos hoje derrotados. Mas no próximo Domingo volta a jogar", disse há momentos Belmiro de Azevedo numa conferência aos alunos do Colégio Luso-Internacional do Porto

http://www.negocios.pt/default.asp?Sess ... tId=291782

Registado: 25/10/2006 12:45

Que desilusão tio .....

por Xanax » 2/3/2007 21:28

e eu que sempre te achei omaior especulador nacional, voltas a desiludir-me, 1º a portucel agora a PT. :oops:
O que é que eu vou fazer ás tuas acções na segunda ???
:( :(
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

por Pata-Hari » 2/3/2007 21:27

OPA morre: accionistas votam com 46,58% contra desblidagem de estatutos
A proposta de desblindagem de estatutos da Portugal Telecom foi hoje rejeitada pelos accionistas, com os votos contra de 46,58% dos accionistas

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt

Filipe Paiva Cardoso
filipecardoso@mediafin.pt

A proposta de desblindagem de estatutos da Portugal Telecom foi hoje rejeitada pelos accionistas, com os votos contra de 46,58% dos accionistas. A OPA fica assim sem efeito e terminou esta tarde.

A favor votaram 43,9% do capital presente.

A abstenção foi o sentido de voto escolhido por 9,52%. Um deles foi o Estado, que optou pela abstenção
Administrador Fórum

por atomez » 2/3/2007 21:22

_julio_ Escreveu:
Atomez Escreveu:É claro que a OPA vai ser bem sucedida.

Princípio mais que básico de qualquer bom negociador / empresário / advogado / político -- nunca faças em público uma pergunta para a qual não saibas de antemão a resposta.

Nesta altura do campeonato já está tudo mais que acordado.

A Administração faz o seu papel de "marido enganado" e em público monta defesas patéticas enquanto que em privado trata de se safar o melhor que pode.

Os accionistas que ainda (publicamnete) se opõem estão é a fazer-se caros para ver se sacam mais algum.

E agora que diz ?

Agora digo que o tio B se enganou redondamente.

Neste país os mercados e as instituições continuam dominados por "interesses especiais" com as suas golden shares, blindagens de estatutos, opus deis e maçonarias.

Isto é muito mau sinal para o país, é sinal que vai continuar a ser a boa porcaria de cinco letras que tem sido e disso não sai.

Felizmente que não invisto por cá um centimo. Na PT então muito menos, nem telefone fixo tenho!

Masoquismo, não obrigado.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por MozHawk » 2/3/2007 21:21

Felizmente e, finalmente, o processo terminou. Ainda bem. Os negócios não podem ser medidos única e exclusivamente em função do cifrão...

Um abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por tek » 2/3/2007 21:19

Continuo sem perceber como a PT vai remunerar os actuais acionistas.
Prometeram 6,2 mil milhões, que seria uma opção melhor que a venda a 10.50€

Registado: 28/12/2004 14:51

Re: Mesmo assim vamos ver...

por lutav » 2/3/2007 21:11

Frigas Escreveu:....quem vai perder mais a partir de 2ªfeira!!
As minhas Sonae SGPS ficam guardadinhas para de aqui a 12 meses.... os q tem PT não sei não, mas acho que vão chorar muito por não terem vendido a 10.50, porque, meus amigos esse valor já era.......

se calhar nem vais precisar de tanto tempo frigas, se fosse SNC, usaria este... :twisted:

Registado: 22/9/2006 22:36

Mesmo assim vamos ver...

por frigas » 2/3/2007 20:29

....quem vai perder mais a partir de 2ªfeira!!

Mesmo assim vamos ver...

por frigas » 2/3/2007 20:21

....quem vai perder mais a partir de 2ªfeira!!

por _julio_ » 2/3/2007 20:18

Atomez Escreveu:É claro que a OPA vai ser bem sucedida.

Princípio mais que básico de qualquer bom negociador / empresário / advogado / político -- nunca faças em público uma pergunta para a qual não saibas de antemão a resposta.

Nesta altura do campeonato já está tudo mais que acordado.

A Administração faz o seu papel de "marido enganado" e em público monta defesas patéticas enquanto que em privado trata de se safar o melhor que pode.

Os accionistas que ainda (publicamnete) se opõem estão é a fazer-se caros para ver se sacam mais algum.

E agora que diz ?

Registado: 25/10/2006 12:45

por carcanhol » 2/3/2007 20:15

morreu :(

Registado: 16/11/2006 12:47

por Enslaved » 2/3/2007 20:15

Com uma votação de 46,68% de votos contra, a proposta da Sonaecom para que se procedesse à desblindagem de estatutos foi chumbada. Com este resultado a OPA sobre a Portugal morre sem nunca ter conseguido chegar ao mercado. 8-)

Registado: 28/2/2007 18:24

por btmoreira » 2/3/2007 20:14

OPA morreu!

por Enslaved » 2/3/2007 20:13

Estado vetou operação :roll:

Registado: 28/2/2007 18:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Anexo600, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, peterteam2 e 172 visitantes