Caldeirão da Bolsa

Se calhar é melhor ter cuidado....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por The Mechanic » 1/3/2007 16:37

Lutav
PS

tinha stops sim, claro, nao sou burro, dass, por quem me toma, tinha stops sim senhora.... MENTAIS!!

nao é bem a mesma coisa, que ja lá ter a ordem metida!

roger that?

abraço

:lol: :lol: :lol:

Fazes-me lembra o Englishman . Volta e meia davas uns tiros nos pés , mas estava sempre de bom humor !! E isso é uma qualidade rara nas pessoas...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por jmrei » 1/3/2007 16:29

Caros,

Tudo isto me pareceu ... tão Dejà Vu, que estranhei.

Então liguei e li ...

"Digo isto pq se repararem as subidas estão a ser feitas com mt pouco volume" - fiódor."

"(fala o gajo que se phodeu por nao usar stops, e que ao tentar minimizar perdas, as aumentou... cuidado) - Lutav."

... é mesmo agora, não me faltou a coragem (como de outras vezes) o que falta vai já! E pronto 100% cash (e no pico da manhã). :)

Agradeço a todos, parabéns - por me abrirem os olhos - e vou-me preparar p/a apanhar as facas do 'chão' c/ rebound sério e c/ volume. :wink:
King

Registado: 5/5/2003 22:49

por ansousa » 1/3/2007 16:25

fantastico o timing do post! pena q nao o li com o cuidado q devia... :|
"O pessimista queixa-se do vento. O optimista espera que ele mude. O realista ajusta as velas."

Registado: 10/1/2006 20:08

por lutav » 1/3/2007 15:52

PS

tinha stops sim, claro, nao sou burro, dass, por quem me toma, tinha stops sim senhora.... MENTAIS!!

nao é bem a mesma coisa, que ja lá ter a ordem metida!

roger that?

abraço

Registado: 22/9/2006 22:36

por lutav » 1/3/2007 15:50

100% liquido desde ontem..

hoje é quinta, amanha tenho medico e mecanico, proxima semana estou em londres até quarta à tarde.. logo, DESMAME!!!

:lol:

beijos e abraços, porque tambem ha, poucas, senhoras (e algumas mulheres! :lol: ), a vir cá passar os olhos ;)

por pedrom » 1/3/2007 15:45

Lutav Escreveu:petar, alto e para o baile!!

Eu sou escorpiao pah, lá sei o que é isso de atirar toalha ao tapete!!

agora, o que sei, é basicamente isto:

1) perdi lucros todos, numa semana! nao foi por nao saber a teoria, foi por humanamente nao ter sido capaz de passar à pratica (devo meditar nisso)

2) invisto ha pouco tempo, e nao sei usar outras ferramentas financeiras, e preciso pensar em suprir esta lacuna, para poder ser urso de vez em qdo (embora, a julgar pela ultima semana, me pareça ter 1 dom natural para ser urso!)

beijos e abraço :)

A semana ainda não acabou! Já vendes-te o que tinhas? Tinhas stops?

Registado: 29/7/2004 19:55

por petar » 1/3/2007 15:44

Pá, não me mandes beijos que ainda não somos assim tão amigos :wink:

Tb eu não fui capaz de me manter racional em muitos momentos destas ultimas semanas (Tinha Stop na Cimpor a 6.55, vendi a 6.23.Acho que já diz algo, não?)

Mas tb, e pegando na tua reflexão sobre aprender com isto, dizia eu tb, tal como Livermore, tenho de perder o meu próprio dinheiro para aprender. E acho que o que consegui, felizmente, foi aprender depressa e motivar-me de que as coisas tinham de mudar, senão... Tive muita sorte, não o nego (shortei CAC hoje quando estava a 5530 a pensar no amanha e nunca no hoje, comprei Warrants SNC na vespera do anuncio do aumento do dividendo caso vençam a OPA, quando esperava o rebound apenas hoje ou amanha) mas é preciso é ter confiança e acreditar em ti próprio.
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes

Registado: 5/11/2002 17:43

por Noel » 1/3/2007 15:39

Pois eu tal como o Lutav também já me phodi, mas na correção de Maio/2006. Estava eu nessa altura a ganhar 22% num fundo da Europa Convergente e foi-se tudo em 15 dias. Fiquei traumatizado. É que a gente fica iludida e hipnotizada e deixa-se ír pensando que aquilo só tem um caminho - da subida. Mas estas correções fazem parte dos mercados e temos que tomar precauções. Quem passa por certas situações vai aprendendo. Deve-se entrar em baixo e saír em cima e depois ír só apreciando e reentrar quando as coisas estiverem calmas e as bolsas subirem com volume. Mais vale deixar de ganhar um bocadito do que perder um bocadão. Eu não estou a ser um profeta da desgraça, mas só para dar o meu ponto de vista de quem anda nisto desde 1997 ( Priv.EDP).

Registado: 27/10/2006 15:32

por lutav » 1/3/2007 15:36

petar, alto e para o baile!!

Eu sou escorpiao pah, lá sei o que é isso de atirar toalha ao tapete!!

agora, o que sei, é basicamente isto:

1) perdi lucros todos, numa semana! nao foi por nao saber a teoria, foi por humanamente nao ter sido capaz de passar à pratica (devo meditar nisso)

2) invisto ha pouco tempo, e nao sei usar outras ferramentas financeiras, e preciso pensar em suprir esta lacuna, para poder ser urso de vez em qdo (embora, a julgar pela ultima semana, me pareça ter 1 dom natural para ser urso!)

beijos e abraço :)

por petar » 1/3/2007 15:28

Lutav Escreveu:
meus amigos, fiz 18% em janeiro! ainda nao fiz as contas, mas ja devo estar a zeros!!

nao gastem o vosso dinheiro para aprender o mesmo que eu... fiquem de fora! fazemos copias ilegais da minha licao, pode ser? 8-) [/u]

Lutav, não precisas (nem acho que devas) atirar a toalha ao tapete. Existem outros instrumentos no mercado (apesar de p ex. o meu BIG não ser dos melhores nisso) para ganhar dinheiro nestas situações de mercado. Aliás, acho que mercados muito volateis permitem ganhar (e perder) mais. É preciso é ter calma.
Lembra-te do que disse aqui uma altura (e depois o Mech até pôs o artigo): Bulls make money, Bears make money and Pigs get slaughtered. Chicken stay aside :wink:

por fiódor » 1/3/2007 15:02

Boas.

Além do problema de correr atrás das perdas existe um outro problema comum a grande parte dos investidores, que é o mítico "numcaimais".
Para quem começou a investir nos últimos 3 anos ainda não tinha passado por nenhum dia de quedas tão extensas como as que ocorreram esta semana, e isso induz em erro, como já foi para além do normal não cai mais...
Por norma corto as perdas mt rápido,coisa que não acontecia no inicio, não só por receio que se prolonguem mas tb por ser um céptico e sempre desconfiado em relação aos mercados, principalmente se tiverem subido non stop...

Cumps
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

por lutav » 1/3/2007 14:38

bullsista Escreveu:Tinha lido este tópico, concordado e pensava eu para os meus botões que achava melhor deixar isto para os daytraders pois a volatilidade seria a nota dominante nos próximos dias. Agora tive de ausentar-me por 1h30 e só sei é que o PSI ganhava 1,46%. E agora já perde??? Dax a perder mais de 2%??? O que é que aconteceu?

o que aconteceu? facil, os VERDADEIROS daytraders, compraram nos suportes, e fartinhos de saber como as fazer, venderam pouco antes do meio aos sedentos de confiança que NAO existe.... a partir o meio dia, a malta deixa de olhar para a direita (china e afins)e olha para a esquerda (americas) e percebe: ei lá, isto afinal.... bem, afinal, ainda nao passou!!!!

e pronto, os tais craques, ja venderam as suas posicoes com mais valias, e quem as adquiriu, novamente em panico, começam a vender ao desbarato..

meus amigos, fiz 18% em janeiro! ainda nao fiz as contas, mas ja devo estar a zeros!!

nao gastem o vosso dinheiro para aprender o mesmo que eu... fiquem de fora! fazemos copias ilegais da minha licao, pode ser? 8-) [/u]

por bullsista » 1/3/2007 14:33

Tinha lido este tópico, concordado e pensava eu para os meus botões que achava melhor deixar isto para os daytraders pois a volatilidade seria a nota dominante nos próximos dias. Agora tive de ausentar-me por 1h30 e só sei é que o PSI ganhava 1,46%. E agora já perde??? Dax a perder mais de 2%??? O que é que aconteceu?
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por Ulisses Pereira » 1/3/2007 14:30

Lutav, apenas para te dar os parabéns pelo excelente post que caracteriza exactamente a actual situação.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por JAP » 1/3/2007 12:42

Boas, estou plenamente de acordo com este topico os distraidos logo virão dizer a lenga lenga de sempre.
Lutav deixa la nao foste o unico isto ate tem uma coisa boa assim nao pagamos tanto IRS :lol: :lol: :lol: "(fala o gajo que se lixou por nao usar stops, e que ao tentar minimizar perdas, as aumentou... cuidado)"

Registado: 7/2/2006 22:52

100% cash

por StockGalaxy » 1/3/2007 12:01

Também estou com 100% de liquidez.
Estas subidas suportadas por pequenos investidores não inspira confiança.

A ver como está daqui a duas semanas.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por Noel » 1/3/2007 11:14

Pois eu estou também 100% fora e há espera de uma boa oportunidade para reentrar. Não será com estes volumes e com os medos que pairam por aí (possivel guerra c/Irão, bolsas m/esticadas,bolhas na Asia, etc.). Nestas coisas há que ter certezas e quando não as há as bolsas aproveitam para corrigir. Não digo que o mercado entre em bear para já, mas sim para uma forte correção e depois começarem a recuperar, mas não para já. Olhai para os gráficos da maior parte dos fundos que estão no pico e verão que a ultima correção mais forte foi à volta de Maio/2006 e depois foi sempre a subir, até que algum dia também têm de corrigir e penso que é a altura apropriada. Não me admira nada uma correção de 15% na Europa e 25% na Asia.

Registado: 27/10/2006 15:32

por ptmasters » 1/3/2007 11:12

Ninguém está a reclamar _júlio_ . Só estão a alertar para aquilo que pode ser um rebound com pouco volume (sem novos higher highs) o que está a acontecer hoje para vir testar os mínimos anteriores e prosseguir a queda.

Podemos estar no desenvolvimento de um sell signal

Desculpa não poder por imagens, mas no PC onde estou é complicado.

1 abraço e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por lutav » 1/3/2007 11:12

_julio_ Escreveu:Desculpem lá, mas os títulos caiem 2% e reclamam. Sobem 2% e também reclamam ? LOOOOOOOOL

Julio, o que o fiodor alerta, e mto bem, é que nestas coisas, o Volume é indicador-chave de como está tendencia. Aliás, se lher perguntares, o Ulisses dirá que nos desenhos dele, só ve 2 coisas: volume e chávenas (breakouts para os cultos!) :lol: .

Mais a serio, o volume pequeno, em dias destes, significa que "nós" estamos a tentar recuperar o que perdemos, e estamos a tentar criar um clima, uma confiança, que só "eles" podem criar...

qdo houver subidas, com volume, haverá confiança! E sem confiança, nao ha recuperacao! Seja na bolsa, ou qq outro tema!

abraço

bom dia!

(fala o gajo que se phodeu por nao usar stops, e que ao tentar minimizar perdas, as aumentou... cuidado)

:)

por _julio_ » 1/3/2007 10:54

Desculpem lá, mas os títulos caiem 2% e reclamam. Sobem 2% e também reclamam ? LOOOOOOOOL

Registado: 25/10/2006 12:45

por petar » 1/3/2007 10:43

Após perdas relevantes, recuperei, felizmente, grande parte (não do lucro mas das perdas) em warrants (entradas/saídas em horas).

Mas tou como vós. Isto não inspira confia nenhuma. Volumes ridiculos. Apenas detenho TDU e PTI mas penso que mesmo essas vão voar hoje. A perder ou a ganhar...

por vitor79 » 1/3/2007 10:13

Eu já estou 100% em dinheiro.
Penso que esto é o inicio de uma queda mais acentuada, e por isso estou fora até isto estabilizar mais.
Tenho muito aprender para me conseguir desenrascar nestas fases.
Observador atento.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

pode ser

por vmerck » 1/3/2007 10:08

mas o mercado esta com medo...voltara a valores abaixo de hoje antes de arrancar...se arrancar.
Nota q a Asia voltou a cair encontrando-se o indice chines perto do minimo...com o medo existente a um novo minimo levara a novas vendas fortes nos mercados mundiais.
Ha titulos q foram muito penalizados e q agora gozam de alivios mais fortes, como é a ALTR,CPR,NBA,PTI,SEM e TDU...não incluo aqui o grupo SONAE´S face as noticias q decorrem sobre ela.q são alheias aos indices mundiais neste ,momento

Registado: 2/12/2002 0:22

por anas » 1/3/2007 10:07

a unica que me parece um pouco mais segura e com uma subida boa mas tambem com volume e a galp. :wink:

Registado: 29/2/2004 22:20

Se calhar é melhor ter cuidado....

por fiódor » 1/3/2007 10:03

Boas,

O nosso Psi já vai com mais 1% com vários títulos a subirem quase 2% e até mais, mas está a parecer que isto não passa de um breve fôlego para mais quedas. Digo isto pq se repararem as subidas estão a ser feitas com mt pouco volume. Posso estar enganado mas é melhor prevenir do que remediar...

Este tópico não é para profetizar desgraças, é só para alertar para haver um pouco de cuidado..

Cumps e bn a todos
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Dragon56, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, silva_39 e 152 visitantes