100 Grandes Portugueses
Na minha opinião, D. Afonso Henriques é, de longe, a figura mais importante. Realço ainda o facto de a "degradante" máquina Comunista ter conseguido com a sua mobilização, eleger Cunhal e sobretudo, destaco a maioria silenciosa que elegeu Salazar. Este povo está mesmo "off"! 
"A arte de ser ora prudente, ora audacioso é a arte de vencer"
maisum Escreveu:D. Afonso Henriques
+ Sem o seu empreendedorismo não existiria Portugal
- Não cumpriu a palavra perante o seu soberano
Bem, pelo menos aqui terei de corrigir a 1ª afirmação pois na verdade não posso concluir que sem D. Afonso Henriques não existiria Portugal... O que eu posso garantir é que não tivesse ele tido a arrojo de fundar o seu próprio reino hoje o mundo inteiro seria outro completamente diferente com outros intervenientes e eu simplesmente não existiria para estar aqui a botar opinião... Nem eu nem nenhum de vocês, embora isto pareça complicado de aceitar e compreender para algumas pessoas...
.
ranga Escreveu:Pinto da Costa...nos 20 primeiros!!! Um senhor que abriu uma garrafa de champanhe para comemorar a derrota de Portugal na final do europeu !? Esse senhor nem deve é ser Português...? Ainda que lhe dê o beneficio da dúvida de não ser verdade. Esse senhor 20 anos depois de finado só vai ser lembrado pelos adeptos do fcp. Que Grande Português...
Eu voto D. Afonso Henriques
Ranga
Pode até nem ser grande Português, mas que todos falam dele lá isso falam...Já não esta mau...Eu voto na inveja...lol. E por falar nisso já sabem da nova namorada...Ja foste o Carolina
Bem disseste tudo, por mim o programa acabava já, não há outra análise possivel.
P.S. acho mal terem esquecido o Viriato. O gajo antes de todos tentou criar uma nação por aqui. Pelo menos defendeu a terra dos invasores, até que uns vendidos o traíram, que deviam ser espanhóis. Foi pena, porque Viseu podia agora ser a capital da Lusitânia.
P.S. acho mal terem esquecido o Viriato. O gajo antes de todos tentou criar uma nação por aqui. Pelo menos defendeu a terra dos invasores, até que uns vendidos o traíram, que deviam ser espanhóis. Foi pena, porque Viseu podia agora ser a capital da Lusitânia.
In God we trust, all others bring data.
Após leitura de algumas opiniões parece-me que é caso para se aplicar aqui aquele velho dito popular de “Preso por ter cão e preso por não ter cão”... Quanto á iniciativa da RTP eu acho simplesmente que mais vale fazer algo do que não fazer nada... Muitos dos que criticam negativamente no fundo são aqueles que nada mais fazem que não seja deitar abaixo mas de positivo pouco ou nada... O programa na minha opinião tem de positivo o facto de que pôs grande parte dos portugueses a inteirar-se, a estudar e a querer saber em vez de passar o tempo apenas a ver telenovelas... O Miguel Sousa Tavares diz muitas coisas acertadas (concordo por ex. no que diz sobre Salazar/Cunhal) mas já não estou em sintonia relativamente á iniciativa da RTP... Quanto ás chamadas de valor acrescentado é preciso lembrar que estamos numa sociedade de cariz económico liberal e que no fundo ninguém faz praticamente nada sem contrapartidas... Ou será que ele escreve de borla???
Já agora só telefona quem quer e eu não tendo telefonado não vou deixar de dar tb. aqui a minha preferência relativamente ao top 10 e que vai direitinha para aqueles que, entre outros factores, mais influência tiveram positivamente para o bom nome de Portugal...
D. Afonso Henriques
Álvaro Cunhal
+ Defensor dos mais desfavorecidos
- Defensor de política ditatorial imposta pela força das armas imperdoável para a época em que viveu
Salazar
+ Tirou Portugal da anarquia política e do caos económico
- Prolongou a sua governação para além do que seria razoável com claro prejuízo para Portugal
Arístides de Sousa Mendes
+ Sem ele muitos inocentes teriam sido exterminados
- Não cumpriu as ordens de seus superiores mas isso até deverá ser considerado uma virtude dados os fins em vista
Fernando Pessoa
+ Segundo os entendidos é um dos mais brilhantes escritores de todos os tempos e de todo o universo
- Para os não entendidos, que são a grande maioria, passou despercebido
Infante D. Henrique
+ O grande ideólogo e dinamizador da expansão marítima de Portugal e o grande responsável pelo conhecimento de novas terras para o centro civilizacional e ciêntifíco da sua época
- Nada de maior e de conhecido a assinalar mas por certo que não deixaria de ter alguns dos defeitos próprios das personalidades da sua época
D. João II
+ Entre muitas outras virtudes deu seguimento de forma superior ao projecto do Infante D. Henrique e é o grande responsável da grandeza da língua portuguesa ao ter garantido a soberania sobre as terras do Brazil... Foi o grande responsável pelo Portugal imperial
- Nada que não fosse aceitável para a sua época mas fica a mancha de ter morto ás suas próprias mãos um dos seus opositores
Camões
+ Deixou imortalizado de forma sublime o feito da melhor época dos portugueses na sua obra “Os Lusíadas” mas sobretudo deu á língua nativa uma beleza como nunca antes tinha tido abrindo-lhe assim sem dúvida novos horizontes
- Contraiu na sua vida muitas inimizades pelo carisma do seu carácter por vezes quezilento e acabou por morrer em extrema pobreza
Marquês do Pombal
+ Inteligente, instruído, ambicioso, moderno em muitas ideias há quem o considere um génio para a sua época
- Vingador, violento, totalitário e sobretudo o responsável pela expulsão dos Jesuitas o que foi sem dúvida muito prejudicial inclusive para o Portugal actual
Vasco da Gama
+ A fama vem-lhe sobretudo por ter sido o 1º a completar a via marítima da Europa á Índia mas para isso beneficiou sem dúvida do trabalho dos anteriores navegadores. Foi fundamentalmente segundo os estudiosos um grande guerreiro, estratega e dinamizador do império português no Pacífico
- Como todos os conquistadores teve de matar que se fartou mas isso era o pão nosso de cada dia naqueles tempos
Eu na minha santa ignorância excluiria desta lista os nomes de Cunhal, Salazar e Marquês do Pombal e a ter de dar o voto só a 1 ficaria na dúvida entre D. Afonso Henriques, Infante D. Henrique e D. João II... A ter de escolher só mesmo um, votaria neste momento no Infante D. Henrique...
Agora que me pronunciei fiquei mais interessado em ver o desenrolar do programa na TV... E agora também fiquei a saber que isto até nem é nada de original pois até já fizeram o mesmo noutros países
Os Grandes Portugueses é um projecto baseado no formato original da BBC “Great Britons” que foi um grande sucesso no Reino Unido, e do qual já foram produzidas versões locais em países tais como a Holanda, a Alemanha, o Canadá, a França, a Bélgica, Finlândia, África do Sul, entre outros.
http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/gran ... ograma.php
Já agora só telefona quem quer e eu não tendo telefonado não vou deixar de dar tb. aqui a minha preferência relativamente ao top 10 e que vai direitinha para aqueles que, entre outros factores, mais influência tiveram positivamente para o bom nome de Portugal...
D. Afonso Henriques
Álvaro Cunhal
+ Defensor dos mais desfavorecidos
- Defensor de política ditatorial imposta pela força das armas imperdoável para a época em que viveu
Salazar
+ Tirou Portugal da anarquia política e do caos económico
- Prolongou a sua governação para além do que seria razoável com claro prejuízo para Portugal
Arístides de Sousa Mendes
+ Sem ele muitos inocentes teriam sido exterminados
- Não cumpriu as ordens de seus superiores mas isso até deverá ser considerado uma virtude dados os fins em vista
Fernando Pessoa
+ Segundo os entendidos é um dos mais brilhantes escritores de todos os tempos e de todo o universo
- Para os não entendidos, que são a grande maioria, passou despercebido
Infante D. Henrique
+ O grande ideólogo e dinamizador da expansão marítima de Portugal e o grande responsável pelo conhecimento de novas terras para o centro civilizacional e ciêntifíco da sua época
- Nada de maior e de conhecido a assinalar mas por certo que não deixaria de ter alguns dos defeitos próprios das personalidades da sua época
D. João II
+ Entre muitas outras virtudes deu seguimento de forma superior ao projecto do Infante D. Henrique e é o grande responsável da grandeza da língua portuguesa ao ter garantido a soberania sobre as terras do Brazil... Foi o grande responsável pelo Portugal imperial
- Nada que não fosse aceitável para a sua época mas fica a mancha de ter morto ás suas próprias mãos um dos seus opositores
Camões
+ Deixou imortalizado de forma sublime o feito da melhor época dos portugueses na sua obra “Os Lusíadas” mas sobretudo deu á língua nativa uma beleza como nunca antes tinha tido abrindo-lhe assim sem dúvida novos horizontes
- Contraiu na sua vida muitas inimizades pelo carisma do seu carácter por vezes quezilento e acabou por morrer em extrema pobreza
Marquês do Pombal
+ Inteligente, instruído, ambicioso, moderno em muitas ideias há quem o considere um génio para a sua época
- Vingador, violento, totalitário e sobretudo o responsável pela expulsão dos Jesuitas o que foi sem dúvida muito prejudicial inclusive para o Portugal actual
Vasco da Gama
+ A fama vem-lhe sobretudo por ter sido o 1º a completar a via marítima da Europa á Índia mas para isso beneficiou sem dúvida do trabalho dos anteriores navegadores. Foi fundamentalmente segundo os estudiosos um grande guerreiro, estratega e dinamizador do império português no Pacífico
- Como todos os conquistadores teve de matar que se fartou mas isso era o pão nosso de cada dia naqueles tempos
Eu na minha santa ignorância excluiria desta lista os nomes de Cunhal, Salazar e Marquês do Pombal e a ter de dar o voto só a 1 ficaria na dúvida entre D. Afonso Henriques, Infante D. Henrique e D. João II... A ter de escolher só mesmo um, votaria neste momento no Infante D. Henrique...
Agora que me pronunciei fiquei mais interessado em ver o desenrolar do programa na TV... E agora também fiquei a saber que isto até nem é nada de original pois até já fizeram o mesmo noutros países
Os Grandes Portugueses é um projecto baseado no formato original da BBC “Great Britons” que foi um grande sucesso no Reino Unido, e do qual já foram produzidas versões locais em países tais como a Holanda, a Alemanha, o Canadá, a França, a Bélgica, Finlândia, África do Sul, entre outros.
http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/gran ... ograma.php
Portugueses
Que uma grande parte dos portugueses ache que Salazar e Cunhal são dos maiores de sempre entre nós explica a razão pela qual somos actualmente o mais atrasado país da Europa
Para combater o envelhecimento e a desertificação humana, uma junta de freguesia do interior instituiu um prémio de 500 euros a cada casal que ali tivesse um filho. A televisão foi ouvir a primeira candidata ao prémio, uma jovem grávida de sete meses, e perguntou-lhe o que achava desta medida. Resposta imediata: “Acho pouco”.
A resposta traduz exemplarmente aquilo que é o sentimento dominante entre os portugueses de hoje: tudo lhes é devido. Um ditado antigo garante que, quando a esmola é grande, o pobre desconfia. Mas isso era dantes: agora, acha pouco. Por isso é que pensionistas que nunca descontaram para a Segurança Social acham-se no direito a ter uma pensão de reforma igual à daqueles que descontaram uma vida inteira; por isso é que os trabalhadores do Metro de Lisboa acham que poder ter 36 dias de férias úteis por ano é um direito adquirido e inegociável, mesmo que para tal tenham de deixar apeadas todas as semanas umas dezenas de milhares de pessoas e todos os anos deixem uma conta de prejuízos de dezenas de milhões de contos para os contribuintes pagarem; por isso é que os professores, que se declaram incompetentes para substituir os colegas que faltam, já aceitam as aulas de substituição se lhas pagarem como trabalho extraordinário, mesmo que dentro do seu horário normal. OK: tudo é devido. Mas quem paga a conta?
É a minha opinião e apenas isso: a ideia de ‘eleger’ por voto telefónico de valor acrescentado os ‘maiores portugueses de sempre’ é simplesmente idiota e só pode chegar a conclusões constrangedoras. Alguém me consegue explicar por que motivo aquela ‘tia’ que foi episodicamente ministra da Educação do Governo Santana Lopes está entre os 100 maiores portugueses de sempre?
Já a escolha de Salazar e Cunhal entre os ‘10 mais’, devo reconhecer que faz todo o sentido e corresponde ao sentimento profundo que uma larga parte dos portugueses tem sobre a liberdade: um bem acessório. Salazar governou em ditadura durante quarenta e tal anos; Cunhal só não o fez porque foi impedido pela parte sã da nação. Salazar fez de nós o país mais retrógrado e subdesenvolvido da Europa; Cunhal tentou o que pôde para nos transformar numa Albânia. Ainda hoje pagamos a factura, económica e intelectual, das suas heranças. Que uma grande parte dos portugueses ache que eles são dos maiores de sempre entre nós explica a razão pela qual somos actualmente o mais atrasado país da Europa. Mas escusavam de nos relembrar isso, com a grande fanfarra de um programa ‘de serviço público’.
isso de símbolos e saudações tem muito que se lhe diga:
The Roman salute is a gesture in which the arm is held out forward straight, with palm down. Sometimes the arm is raised upward at an angle, sometimes it is held out parallel to the ground. Despite the gesture's name, it is unclear whether the Romans used it as a form of military courtesy; the current interpretation of a "salute" would seem to have evolved over time, more substantially in recent periods.
The Hitler salute (Hitlergruß), also known in German during World War II as the Deutscher Gruß ("German Greeting"), and in English as the Nazi salute, is a salute which is variant of the Roman salute adopted by the Nazi Party as a sign of loyalty to its leader Adolf Hitler.
The association with Nazism has been so strong that the salute has rarely been used by non-Nazi organizations since the end of World War II. There are several exceptions; one is the Republic of China (Taiwan), where the salute is still used during the swearing of oaths in inaugurations. The salute is also still used by some Palestinian and Arab militant groups — a use particularly controversial because of the Arab-Israeli conflict.[3]
It is also known to be used by the
Tamil separatist organization, the LTTE, while saluting their leader Velupillai Prabhakaran.[4]
Sem falar no juramento da bandeira dos militares em Portugal
Relativamente à Suástica:
Hindus Against Proposed EU Swastika Ban
European Hindus are opposing German calls for an EU-wide ban on swastikas, arguing that the Nazis hijacked the Hindu symbol which actually stands for peace.
The swastika is a sacred symbol for Hindus, who are protesting its proposed ban in the EU. Here Hindus in India celebrate Diwali by lighting lamps in the shape of a swastika.
Germany's plans to push for a Europe-wide ban on swastikas may seem reasonable enough to those who prefer not to see far-right extremists sporting Nazi symbols in public. Unless of course, you are a Hindu, for whom the Nazi era is just an unpleasant blip in the millennia-old symbol's history.
European Hindu groups have come together to oppose a German proposal to introduce a ban on Nazi symbols -- including the swastika -- within the European Union, arguing that the Nazis hijacked the Hindu symbol.
"The swastika has been around for 5,000 years as a symbol of peace. This is exactly the opposite of how it was used by Hitler," Ramesh Kallidai of the Hindu Forum of Britain told Reuters. The swastika is commonly used as a blessing in Hindu rituals such as weddings.
"It is almost like saying that the Ku Klux Klan used burning crosses to terrorize black men, so therefore let us ban the cross," he added. "How does that sound to you?"
Hindus from the UK, the Netherlands, Belgium, France and Italy want to form a pressure group in the European Parliament in May to oppose the ban. They plan to visit European Commission leaders and members of the European Parliament to put pressure on them to resist the German move.
Germany, which took over the six-month rotating presidency of the EU at the beginning of this year, wants to launch an initiative to make Holocaust denial and the display of Nazi symbols a crime across the whole EU. The swastika and other Nazi symbols are already banned in Germany.
"In Germany the fight against racism and xenophobia is both an historic duty and a current political concern," Germany's Justice Ministry said in a statement earlier this month.
Kallidai said Germany's initiative was probably well-meaning but said that Hindus had not been consulted.
"Every time we see a swastika symbol in a Jewish cemetery, that of course must be condemned. But when the symbol is used in a Hindu wedding, people should learn to respect that," he told Reuters.
"In Sanskrit it means May Goodness Prevail," he said. "Just because Hitler misused the symbol, abused it and used it to propagate a reign of terror and racism and discrimination, it does not mean that its peaceful use should be banned."
Even within Germany, the swastika ban can be problematic. There was an outcry last year when the owner of an anti-fascist mail order company in Stuttgart was fined for selling anti-Nazi merchandize featuring swastikas with a line through it.
The Roman salute is a gesture in which the arm is held out forward straight, with palm down. Sometimes the arm is raised upward at an angle, sometimes it is held out parallel to the ground. Despite the gesture's name, it is unclear whether the Romans used it as a form of military courtesy; the current interpretation of a "salute" would seem to have evolved over time, more substantially in recent periods.
The Hitler salute (Hitlergruß), also known in German during World War II as the Deutscher Gruß ("German Greeting"), and in English as the Nazi salute, is a salute which is variant of the Roman salute adopted by the Nazi Party as a sign of loyalty to its leader Adolf Hitler.
The association with Nazism has been so strong that the salute has rarely been used by non-Nazi organizations since the end of World War II. There are several exceptions; one is the Republic of China (Taiwan), where the salute is still used during the swearing of oaths in inaugurations. The salute is also still used by some Palestinian and Arab militant groups — a use particularly controversial because of the Arab-Israeli conflict.[3]
It is also known to be used by the
Tamil separatist organization, the LTTE, while saluting their leader Velupillai Prabhakaran.[4]
Sem falar no juramento da bandeira dos militares em Portugal
Relativamente à Suástica:
Hindus Against Proposed EU Swastika Ban
European Hindus are opposing German calls for an EU-wide ban on swastikas, arguing that the Nazis hijacked the Hindu symbol which actually stands for peace.
The swastika is a sacred symbol for Hindus, who are protesting its proposed ban in the EU. Here Hindus in India celebrate Diwali by lighting lamps in the shape of a swastika.
Germany's plans to push for a Europe-wide ban on swastikas may seem reasonable enough to those who prefer not to see far-right extremists sporting Nazi symbols in public. Unless of course, you are a Hindu, for whom the Nazi era is just an unpleasant blip in the millennia-old symbol's history.
European Hindu groups have come together to oppose a German proposal to introduce a ban on Nazi symbols -- including the swastika -- within the European Union, arguing that the Nazis hijacked the Hindu symbol.
"The swastika has been around for 5,000 years as a symbol of peace. This is exactly the opposite of how it was used by Hitler," Ramesh Kallidai of the Hindu Forum of Britain told Reuters. The swastika is commonly used as a blessing in Hindu rituals such as weddings.
"It is almost like saying that the Ku Klux Klan used burning crosses to terrorize black men, so therefore let us ban the cross," he added. "How does that sound to you?"
Hindus from the UK, the Netherlands, Belgium, France and Italy want to form a pressure group in the European Parliament in May to oppose the ban. They plan to visit European Commission leaders and members of the European Parliament to put pressure on them to resist the German move.
Germany, which took over the six-month rotating presidency of the EU at the beginning of this year, wants to launch an initiative to make Holocaust denial and the display of Nazi symbols a crime across the whole EU. The swastika and other Nazi symbols are already banned in Germany.
"In Germany the fight against racism and xenophobia is both an historic duty and a current political concern," Germany's Justice Ministry said in a statement earlier this month.
Kallidai said Germany's initiative was probably well-meaning but said that Hindus had not been consulted.
"Every time we see a swastika symbol in a Jewish cemetery, that of course must be condemned. But when the symbol is used in a Hindu wedding, people should learn to respect that," he told Reuters.
"In Sanskrit it means May Goodness Prevail," he said. "Just because Hitler misused the symbol, abused it and used it to propagate a reign of terror and racism and discrimination, it does not mean that its peaceful use should be banned."
Even within Germany, the swastika ban can be problematic. There was an outcry last year when the owner of an anti-fascist mail order company in Stuttgart was fined for selling anti-Nazi merchandize featuring swastikas with a line through it.
- Registado: 22/4/2003 23:12
Só para rematar para @rmando
Só em jeito de remate!
Quando digo
cito-me:
Acrescento, ainda, a propósito da importância do símbolo ou simbolismo:
Será que já ouviste falar em "Sebastianismo"?...
pois é... perdura já à mais de 500 anos e não ficará por aqui!
Conheces o símbolo/simbolismo da cruz cristã?
Conheces o símbolo/simbolismo da estrela de David?
Conheces o símbolo/simbolismo da Cruz vermelha?
Conheces o símbolo/simbolismo do quarto crescente?
Conheces o símbolo/simbolismo da foice e do martelo?
Conheces o símbolo/simbolismo da cruz suástica?
Conheces o símbolo/simbolismo das bandeiras dos países/povos?
Conheces o símbolo/simbolismo, e sua importância como referências mundiais, de algumas personalidades que referi nos meus posts anteriores?
Conheces o símbolo/simbolismo...
...
...
... Acho que já me fiz entender! (mesmo que, autocriticando-me, hiperbolicamente)
Crash
Quando digo
cito-me:
Será que consegues entender a importância incomensurável (por vezes chega mesmo a ser hiperbólica) de um símbolo?... pensa bem e reflecte!
Acrescento, ainda, a propósito da importância do símbolo ou simbolismo:
Será que já ouviste falar em "Sebastianismo"?...
pois é... perdura já à mais de 500 anos e não ficará por aqui!
Conheces o símbolo/simbolismo da cruz cristã?
Conheces o símbolo/simbolismo da estrela de David?
Conheces o símbolo/simbolismo da Cruz vermelha?
Conheces o símbolo/simbolismo do quarto crescente?
Conheces o símbolo/simbolismo da foice e do martelo?
Conheces o símbolo/simbolismo da cruz suástica?
Conheces o símbolo/simbolismo das bandeiras dos países/povos?
Conheces o símbolo/simbolismo, e sua importância como referências mundiais, de algumas personalidades que referi nos meus posts anteriores?
Conheces o símbolo/simbolismo...
...
...
... Acho que já me fiz entender! (mesmo que, autocriticando-me, hiperbolicamente)
Crash
- Registado: 5/1/2006 13:34
para @rmando
@rmando disse:
Caro @rmando:
Para te responder vou tentar ser sucinto!
1- Quanto ao programa?
Acho que, formalmente, e quando pretende avaliar, representativamente, a opinião dos portugueses acerca de uma personalidade, estatisticamente é questionável!
2-
Curioso... mas já vi que não sabes que o formato é britânico e passou na insuspeita BBC!... a propósito, foi escolhido o Churchill!
3- Valor e consequências inerentes ao vencedor?
... respondo-te apenas com isto!
SÍMBOLO de um povo!
Será que consegues entender a importância incomensurável (por vezes chega mesmo a ser hiperbólica) de um símbolo?... pensa bem e reflecte!
Um abraço
Crash
O que eu não assino por baixo, de certeza, é o apelo a que todos votem nessa coisa... Entreterem-nos com palhaçadas era uma das características do antes-25 de Abril. Acha realmente importante essa porcaria de programa?
Caro @rmando:
Para te responder vou tentar ser sucinto!
1- Quanto ao programa?
Acho que, formalmente, e quando pretende avaliar, representativamente, a opinião dos portugueses acerca de uma personalidade, estatisticamente é questionável!
2-
...Entreterem-nos com palhaçadas...Acha realmente importante essa porcaria de programa?
Curioso... mas já vi que não sabes que o formato é britânico e passou na insuspeita BBC!... a propósito, foi escolhido o Churchill!
3- Valor e consequências inerentes ao vencedor?
... respondo-te apenas com isto!
SÍMBOLO de um povo!
Um abraço
Crash
comentário
Caro Dwer
Concordo com o que diz....mas não dramatize perante mim...apenas quis especificar ...naturalmente que o corporativismo é uma forma de estado absoluto...tal como o comunismo...como atrás disse....no outro extremo temos o liberalismo....e como sabe, costuma dizer-se que os extremos tocam-se.
Pois...a legião tb levantava o braço em saudação...enfim coisas... rituais...pouco tempo depois do 25A....visitei o campo do Chão Bom do Tarrrafal...é o melhor lugar da ilha de São Tiago em termos de clima e humidade em Cabo Verde....mas de facto, de uma solidão terrível...imaginei-me um deportado....e veio-me uma sensação de incomensurável de amargura.
No cemitério vi nomes....um deles referia um tal Alcobia... fixei esse nome que vi numa das cruzes de madeira.
cumps
Concordo com o que diz....mas não dramatize perante mim...apenas quis especificar ...naturalmente que o corporativismo é uma forma de estado absoluto...tal como o comunismo...como atrás disse....no outro extremo temos o liberalismo....e como sabe, costuma dizer-se que os extremos tocam-se.
Pois...a legião tb levantava o braço em saudação...enfim coisas... rituais...pouco tempo depois do 25A....visitei o campo do Chão Bom do Tarrrafal...é o melhor lugar da ilha de São Tiago em termos de clima e humidade em Cabo Verde....mas de facto, de uma solidão terrível...imaginei-me um deportado....e veio-me uma sensação de incomensurável de amargura.
No cemitério vi nomes....um deles referia um tal Alcobia... fixei esse nome que vi numa das cruzes de madeira.
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
Re: comentário
jotabil Escreveu:Caro
Não era fascismo tal como o vemos em mussoline....é um corporativismo....uma variante....em que o estado se constituía em corporações que determinavam toda a vida social, económica,cultural e de um modo geral a vida política da nação.
O gesto da mocidade de levantar o braço...cantando e rindo...é simbólico de um regime absoluto...mas era corporativismo...assim se dizdesta variante do facismo.
cumps
O facto de ser uma variante implica que era na realidade fascismo. Fascismo na sua variante corporativa portuguesa.
O gesto era a saudação fascista. Não há outro nome para ele. A não ser saudação nazi. E não era só a mocidade portuguesa que o utlizava, como concerteza sabe.
PS: uma última coisa; os presos políticos presos pela PIDE, quando eram torturados, sentiam-se muito mais confortados pelo facto de o serem por um regime corporativo e não por um regime fascista.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
comentário
Caro
Não era fascismo tal como o vemos em mussoline....é um corporativismo....uma variante....em que o estado se constituía em corporações que determinavam toda a vida social, económica,cultural e de um modo geral a vida política da nação.
O gesto da mocidade de levantar o braço...cantando e rindo...é simbólico de um regime absoluto...mas era corporativismo...assim se dizdesta variante do facismo.
cumps
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
Re: Em Portugal não houve fascismo
mcarvalho Escreveu:Não houve fascismo houve sim Salazarismo...
Então aquela saudação que nos obrigavam a fazer na mocidade portuguesa, de braço direito esticado, não era, portanto, a saudação fascista.
Fiquei inteirado.
Cada vez o leio com mais interesse caro mcarvalho.
Abraço,
Dwer
Dwer
Trichas, aquele meu comentário é só porque entendo que nunca se podería tirar o sentido que tiraste do post do crash.
A menos que só lesses uma ou duas frases (relativas às críticas dele a Cunhal) e não lesses tudo o resto...

A menos que só lesses uma ou duas frases (relativas às críticas dele a Cunhal) e não lesses tudo o resto...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Trichas, confessa lá que o teu post era todo uma grande brincadeira...
Marco como tu és um bom rapaz e meu vizinho vou dizer que sim...mas todo este papão agitado à volta do Cunhal fez-me mudar de voto: se antes votei no rei que expulsou muitos mouros (muitos ainda andam por aí
Obrigado pelas elucidações que deram em especial as do cransh!
Um abraço!
em cada lampião há... 
Caro Crash,
Gostei de ler o seu texto porque me identifico em algumas coisas consigo. Talvez sejamos da mesma idade e tenhamos andado nas mesmas manif's (provavelmente em posições opostas
). Mas era capaz de assinar por baixo a essência daquilo que escreveu (um bocadinho mais esquerda um, um niquinho à direita outro, mas no essencial, à sua maneira, em defesa da liberdade e da democracia).
O que eu não assino por baixo, de certeza, é o apelo a que todos votem nessa coisa... Entreterem-nos com palhaçadas era uma das características do antes-25 de Abril. Acha realmente importante essa porcaria de programa? Acha mesmo que alguém lá fora está à espera do resultado de um programa de televisão para fazer juízos de valor sobre os portugueses?!!!
Eu e mais 4/5 do país estamo-nos completamente borrifando para essa m**** de eleição que não passa de uma telenovela para entreter papalvos (sem ofensa!
)
Quando estiver «no ar» essa «coisa» abjecta faça como eu: mude de canal ou saia de casa, dê um passeio, respire ar puro (o que for possível) e vai ver que no dia seguinte acorda muito mais feliz.
Fique com um abraço
armando
p.s.- dessas personagens todas que por aí vão falando, acha que alguma delas perderia 1 minuto da sua vida com coisas tão tacanhas? Nunca seriam grandes, de certeza.
Gostei de ler o seu texto porque me identifico em algumas coisas consigo. Talvez sejamos da mesma idade e tenhamos andado nas mesmas manif's (provavelmente em posições opostas
O que eu não assino por baixo, de certeza, é o apelo a que todos votem nessa coisa... Entreterem-nos com palhaçadas era uma das características do antes-25 de Abril. Acha realmente importante essa porcaria de programa? Acha mesmo que alguém lá fora está à espera do resultado de um programa de televisão para fazer juízos de valor sobre os portugueses?!!!
Eu e mais 4/5 do país estamo-nos completamente borrifando para essa m**** de eleição que não passa de uma telenovela para entreter papalvos (sem ofensa!
Quando estiver «no ar» essa «coisa» abjecta faça como eu: mude de canal ou saia de casa, dê um passeio, respire ar puro (o que for possível) e vai ver que no dia seguinte acorda muito mais feliz.
Fique com um abraço
armando
p.s.- dessas personagens todas que por aí vão falando, acha que alguma delas perderia 1 minuto da sua vida com coisas tão tacanhas? Nunca seriam grandes, de certeza.
comentário
Caros
Academicamente, os regimes politicos que se podem considerar numa visão geral e concisa da sua evolução histórica, variam num domínio de 180º.
Num dos extremos desse leque consideram-se os regimes liberais e no outro extremo os regimes de estado absoluto
No regime de estado absoluto, em que o paradigma se pode resumir na asserção " Tudo pelo estado e nada contra o estado" podem englobar-se o fascismo Mussoline - o Nacional Socialismo de Hitler - O regime de Maurras em França - o corporativismo de Salazar....em todos eles se pode constatar que o estado domina em todos os sectores fundamentais da sociedade de uma determinada entidade políta.
No regime liberal o estado é apenas um guarda nocturno, um regulador e fiscalizador das actividades realizadas nos sectores fundamentais da economia e de um modo geral da vida em sociedade de uma entidade política.....ou seja ...pondera o mercado como lei natural do homem....e a economia pretende, tendencialmente, que os impostos sejam feitos apenas para cobrir as depesas públicas e estas tenham, por definição, a menor extensão possível.
Claro que no meio deste leque referido têm assento os regimes moderados como sejam a social democracia de direito, e as democracias cristãs. Nestes regimes adopta-se o meio termo, o estado já não é intervencionista apenas interventor nos sectores fundamentais da economia ..energias, transportes, educação, saúde, cimenteiras....deixando uma boa parte das actividades ao privado e às leis do mercado.
Para mim..julgo que a consideração de um esquerda e de uma direita, tal como as concebeu a revolução francesa são já coisa da história...entendo que o jogo político se faz nesse leque referido...entre o extremo liberal e o extremo do estado absoluto.
Isto tudo a propósito do qe foi aventado num dos posts anteriores, no qual eram julgadosos regimes de hitler , de Mussoline e tb de Salazar.
Como último aspecto que quero abordar, refiro que é considerado como regime de estado absoluto, embora progressista, o regime comunista, dado que neste caso a classe operária é confundida com estado que tudo regula e tudo determina.
cmps
Academicamente, os regimes politicos que se podem considerar numa visão geral e concisa da sua evolução histórica, variam num domínio de 180º.
Num dos extremos desse leque consideram-se os regimes liberais e no outro extremo os regimes de estado absoluto
No regime de estado absoluto, em que o paradigma se pode resumir na asserção " Tudo pelo estado e nada contra o estado" podem englobar-se o fascismo Mussoline - o Nacional Socialismo de Hitler - O regime de Maurras em França - o corporativismo de Salazar....em todos eles se pode constatar que o estado domina em todos os sectores fundamentais da sociedade de uma determinada entidade políta.
No regime liberal o estado é apenas um guarda nocturno, um regulador e fiscalizador das actividades realizadas nos sectores fundamentais da economia e de um modo geral da vida em sociedade de uma entidade política.....ou seja ...pondera o mercado como lei natural do homem....e a economia pretende, tendencialmente, que os impostos sejam feitos apenas para cobrir as depesas públicas e estas tenham, por definição, a menor extensão possível.
Claro que no meio deste leque referido têm assento os regimes moderados como sejam a social democracia de direito, e as democracias cristãs. Nestes regimes adopta-se o meio termo, o estado já não é intervencionista apenas interventor nos sectores fundamentais da economia ..energias, transportes, educação, saúde, cimenteiras....deixando uma boa parte das actividades ao privado e às leis do mercado.
Para mim..julgo que a consideração de um esquerda e de uma direita, tal como as concebeu a revolução francesa são já coisa da história...entendo que o jogo político se faz nesse leque referido...entre o extremo liberal e o extremo do estado absoluto.
Isto tudo a propósito do qe foi aventado num dos posts anteriores, no qual eram julgadosos regimes de hitler , de Mussoline e tb de Salazar.
Como último aspecto que quero abordar, refiro que é considerado como regime de estado absoluto, embora progressista, o regime comunista, dado que neste caso a classe operária é confundida com estado que tudo regula e tudo determina.
cmps
Sun Tzu
Sun Tzu
Trichas, confessa lá que o teu post era todo uma grande brincadeira...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Em Portugal não houve fascismo
Não houve fascismo houve sim Salazarismo...
O Fascismo de Moussulini associou-se ao Nacional Socialismo de Hitler
Os Aliados associaram-se ao Comunismo de Estaline para combater o Nazismo e o Fascismo
Salazar conseguiu a neutralidade
Salazar tanto bateu o pé aos Alemães como aos Russos como aos Americanos
Até ao 24 de Abril 98% dos Portugueses eram do Regime e a partir do dia 25 90% eram contra
"Espero que esta iniciativa sirva para unir os Portugueses e não para abrir feridas mal cicatrizadas
e dividir ainda mais"
Estudem pf o que se passava em Portugal , na Europa e no Mundo nos princípios do secxx e comparem a ós objectivos, a evolução , os métodos e os resultados
duma forma desapaixonada
Vou tentar não intervir mais
um abraço a todos
mcarvalho
O Fascismo de Moussulini associou-se ao Nacional Socialismo de Hitler
Os Aliados associaram-se ao Comunismo de Estaline para combater o Nazismo e o Fascismo
Salazar conseguiu a neutralidade
Salazar tanto bateu o pé aos Alemães como aos Russos como aos Americanos
Até ao 24 de Abril 98% dos Portugueses eram do Regime e a partir do dia 25 90% eram contra
"Espero que esta iniciativa sirva para unir os Portugueses e não para abrir feridas mal cicatrizadas
e dividir ainda mais"
Estudem pf o que se passava em Portugal , na Europa e no Mundo nos princípios do secxx e comparem a ós objectivos, a evolução , os métodos e os resultados
duma forma desapaixonada
Vou tentar não intervir mais
um abraço a todos
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
para Trinchas
Trinchas disse:
(Eu não podia deixar sem resposta)
Caro Trinchas.
Acho que não leste todo o post com a devida atenção!
1- Reapara, e cito-me:
... e também eu disse:
cito-te:
e eu disse:
Será que estas personalidades são ícones que se identificam com fascismo ou saudosismo?
Oh santa ignorância, Oh ingenuidade, Oh falta de atenção, ou...!
Por isso deixa de ter qualquer sentido o que afirmas
Para além disso quando afirmo, cito-me:
Refiro-me, sem preconceitos alguns, a uma circunstância histórica!
Sabias que em pouco mais de uma dezena de anos de Primeira República, tivemos mais de uma dezena de governos (?) alguns a durarem parcos meses? Não havia ordem, lei, governo, Estado... o governo estava na rua (Lê um pouco da história deste período!)
... mas continuo:
Repara refiro-me até finais dos anos 40! Colonialistas nós? Antes da 2ª guerra também o eram a Inglaterra, França, Holanda...
... e continuo:
"Obviamente também eu o teria demitido"!
Será que conheces a autoria da frase de quem eu, humildemente, me apropriei para expressar o meu pensamento?
Cito-te:
Como afirmei, acho que não leste com a devida atenção o meu post!
e agora cito-me novamente:
Acho que responde à tua pergunta!
Em vez deste parco texto seria capaz de escrever ensaios sobre as atrocidades de Hitler... mas também de Estaline!
Trinchas disse:
E sabes porque é que me refiro a Cunhal com mais veemência?
Eu também te respondo por minhas citações!
e Cito-me:
Não me referi a Salazar porque este simplesmente não tem qualquer tipo de de hipótese em ganhar
Fundamento citando-me:
Quando muito, Salazar representará 2-3% de cidadãos ferrenhos saudosistas, quando, como afirmei, Cunhal poderá ser representado, ferrenhamente por 12-15%
Corolário?! Salazar não tem qualquer tipo de hipótese de ser eleito (por isso menosprezei qualquer tipo de considerações mais pormenorizadas e desenvolvidas, contrariamente ao perigo real de Cunhal poder ser eleito)
Finalmente eu disse:
Sabes porque o disse?
Simplesmente porque todos os ferrenhos cunhalistas, salazaristas... vão votar! E espero e desejo que ambos fiquem no fundo da "tabela"!
Espero que agora tenhas compreendido bem o sentido do meu discurso, que, infelizmente o deturpaste! para além de, profundamente me teres ofendido, embora te dê o benefício da dúvida por não teres lido com a devida atenção o meu post!
Para finalizar deixo-te um perfil do meu posicionamento ideológico com alguns exemplos vividos e não com pura retórica:
1- participei activamente no 25 de Abril e nas campanhas políticas!
2- estive na grandiosa manifestação na praça da Fonte Luminosa, onde discursou Soares (podemos considerar o "pai da democracia pós 25 de Abril") contra o perigo comunista!
3- fui um convicto e activo apoiante de Sá Carneiro (um dos nossos maiores -tavez o maior- estadista com uma visão e percepção das reformas necessárias no Estado, para além do seu tempo,como a actual história lhe está a dar razão) e da formação da AD, cujo ministro das finanças, do governo eleito, foi Cavaco Silva! Pena foi o seu curto "reinado"... todos sabem porquê!
4- apoei, por razões de estabilização política e financeira (lembraste da pressão exercida pelo FMI?) Soares aquando da polémica formação do "bloco central" e que conseguiu, com Hernâni Lopes (bem insuspeito), como ministro das finanças, sanear as contas públicas" e que nos possibilitou a posterior entrada na antiga CEE!
5- apoiei activamente a candidatura de Cavaco Silva para Primeiro Ministro (as primeiras grandes obras de modernização do nosso país)
6- apoiei Cavaco para a presidência da republica, contra Sampaio, mas ferifiquei que este último desempenhou de forma irrepreensivel o papel de Presidente da República (considero que foi, até agora, o nosso melhor presidente)
7- apoiei Barroso após o descalabro molengo e sensaborão do gueterrismo (embora aprecie o humanismo de Gueterres como cidadão)
8- nunca apoiei Santana para primeiro ministro a suceder a Barroso
9- admiro a coragem e o desempenho do actual Primeiro Ministro Sócrates
Como vês, a adjectivação que me fazes não tem qualquer sentido ou fundamento!
E, sinceramente, como reagiste, depreendo que és muito novo para teres uma visão global suficientemente distante e despreconceituosa da nossa história contemporânea!
De certeza que não tiveste a oportunidade de viveres o 25 de Abril e de lidares com a complexidade dos acontecimentos vividos durante e após, até os finais dos anos 70! Se "calhar" nem eras nascido e por isso dou-te o benefício da dúvida! Lê um pouco da nossa história comtemporânea de espírito bem aberto!
Eu, pessoalmente e activamente, vivi tudo isso!
Um abraço, e sem ressentimentos
Crash
(Eu não podia deixar sem resposta)
AhCaro Crash sem duvida que é um fascista assumido! [/b]Admiro a sua frontalidade de assumir as suas convicções numa era de democracia!
Caro Trinchas.
Acho que não leste todo o post com a devida atenção!
1- Reapara, e cito-me:
... ponho os dois "em pé de igualdade"!...dois personagens que, todos nós sabemos, não dignificam em nada os portugueses!
Não tenho qualquer pejo, pudor ou preconceito em identificá-los pessoalmente:
São o Sr. Álvaro Cunhal e o Sr. Salazar!
... e também eu disse:
mas, para aqueles que viveram o 25 de Abril, como eu, sabemos muito bem que a um "fascismo de direita" poderia ter surgido um "fascismo de esquerda", estalinista ditatorial!
cito-te:
...agora revelar-se fascista e saudoso de outros tempos é que não lhe fica muito bem pelo menos por estarmos numa democracia.
e eu disse:
... rompendo o status vigente, não teríamos tido Ghandi, Luter King, Teresa de Calcutá, João XXIII (tanto tentou mudar o tradicionalismo retrogrado da igreja e tanto tentou mudar o seu papel na sociedade em termos humanistas), Nelson Mandela (como ele mudou a sua atitude radical inicial... será que o classificamos de incoerente?), entre tantos outros
Será que estas personalidades são ícones que se identificam com fascismo ou saudosismo?
Oh santa ignorância, Oh ingenuidade, Oh falta de atenção, ou...!
Por isso deixa de ter qualquer sentido o que afirmas
Para além disso quando afirmo, cito-me:
Este último (referia-me a Salazar) pelo menos teve um papel positivo preponderante em pôr fim à balbúrdia do estado da Primeira República
Refiro-me, sem preconceitos alguns, a uma circunstância histórica!
Sabias que em pouco mais de uma dezena de anos de Primeira República, tivemos mais de uma dezena de governos (?) alguns a durarem parcos meses? Não havia ordem, lei, governo, Estado... o governo estava na rua (Lê um pouco da história deste período!)
... mas continuo:
Mas só deveria ter permanecido no poder até o fim da Segunda Guerra Mundial, pois não teve o bom-senso e a visão de que tudo estava e iria mudar
Repara refiro-me até finais dos anos 40! Colonialistas nós? Antes da 2ª guerra também o eram a Inglaterra, França, Holanda...
... e continuo:
E nunca poderei perdoar o que aconteceu com as eleições para a Presidência, em 1952 (ainda não era vivo mas conheço os documentos históricos), com Humberto Delgado, e da manipulação dos resultados eleitorais… não esquecendo, obviamente, o vil assassinato deste General! Representava o maior perigo para Salazar e para o estado Novo!
"Obviamente também eu o teria demitido"!
Será que conheces a autoria da frase de quem eu, humildemente, me apropriei para expressar o meu pensamento?
Cito-te:
- ...o Hitler seria uma das suas figuras predilectas da História mundial?
Como afirmei, acho que não leste com a devida atenção o meu post!
e agora cito-me novamente:
Aristides Mendes (grande humanista, salvando milhares do genocídio hitleriano)...,
Acho que responde à tua pergunta!
Em vez deste parco texto seria capaz de escrever ensaios sobre as atrocidades de Hitler... mas também de Estaline!
Trinchas disse:
Passou quase todo o texto a criticar o Álvaro Cunhal...
E sabes porque é que me refiro a Cunhal com mais veemência?
Eu também te respondo por minhas citações!
e Cito-me:
Finalmente, nunca se esqueçam que uma grande maioria dos comunistas (não digo os da ala mais reformista e não estalinista) e mesmo alguns não comunistas (porque Cunhal foi sempre tão coerente… (ironia)) vão votar em massa neste Sr. (poderá rondar os 12-15%)!
Não me referi a Salazar porque este simplesmente não tem qualquer tipo de de hipótese em ganhar
Fundamento citando-me:
Quanto a Salazar, esse não tem um “núcleo duro” crítico de cidadãos para ser eleito!
Quando muito, Salazar representará 2-3% de cidadãos ferrenhos saudosistas, quando, como afirmei, Cunhal poderá ser representado, ferrenhamente por 12-15%
Corolário?! Salazar não tem qualquer tipo de hipótese de ser eleito (por isso menosprezei qualquer tipo de considerações mais pormenorizadas e desenvolvidas, contrariamente ao perigo real de Cunhal poder ser eleito)
Finalmente eu disse:
Votem… e se possível concentrem os votos, discutindo a decisão com os vossos amigos e familiares!
Sabes porque o disse?
Simplesmente porque todos os ferrenhos cunhalistas, salazaristas... vão votar! E espero e desejo que ambos fiquem no fundo da "tabela"!
Espero que agora tenhas compreendido bem o sentido do meu discurso, que, infelizmente o deturpaste! para além de, profundamente me teres ofendido, embora te dê o benefício da dúvida por não teres lido com a devida atenção o meu post!
Para finalizar deixo-te um perfil do meu posicionamento ideológico com alguns exemplos vividos e não com pura retórica:
1- participei activamente no 25 de Abril e nas campanhas políticas!
2- estive na grandiosa manifestação na praça da Fonte Luminosa, onde discursou Soares (podemos considerar o "pai da democracia pós 25 de Abril") contra o perigo comunista!
3- fui um convicto e activo apoiante de Sá Carneiro (um dos nossos maiores -tavez o maior- estadista com uma visão e percepção das reformas necessárias no Estado, para além do seu tempo,como a actual história lhe está a dar razão) e da formação da AD, cujo ministro das finanças, do governo eleito, foi Cavaco Silva! Pena foi o seu curto "reinado"... todos sabem porquê!
4- apoei, por razões de estabilização política e financeira (lembraste da pressão exercida pelo FMI?) Soares aquando da polémica formação do "bloco central" e que conseguiu, com Hernâni Lopes (bem insuspeito), como ministro das finanças, sanear as contas públicas" e que nos possibilitou a posterior entrada na antiga CEE!
5- apoiei activamente a candidatura de Cavaco Silva para Primeiro Ministro (as primeiras grandes obras de modernização do nosso país)
6- apoiei Cavaco para a presidência da republica, contra Sampaio, mas ferifiquei que este último desempenhou de forma irrepreensivel o papel de Presidente da República (considero que foi, até agora, o nosso melhor presidente)
7- apoiei Barroso após o descalabro molengo e sensaborão do gueterrismo (embora aprecie o humanismo de Gueterres como cidadão)
8- nunca apoiei Santana para primeiro ministro a suceder a Barroso
9- admiro a coragem e o desempenho do actual Primeiro Ministro Sócrates
Como vês, a adjectivação que me fazes não tem qualquer sentido ou fundamento!
E, sinceramente, como reagiste, depreendo que és muito novo para teres uma visão global suficientemente distante e despreconceituosa da nossa história contemporânea!
De certeza que não tiveste a oportunidade de viveres o 25 de Abril e de lidares com a complexidade dos acontecimentos vividos durante e após, até os finais dos anos 70! Se "calhar" nem eras nascido e por isso dou-te o benefício da dúvida! Lê um pouco da nossa história comtemporânea de espírito bem aberto!
Eu, pessoalmente e activamente, vivi tudo isso!
Um abraço, e sem ressentimentos
Crash
via http://kontratempos.blogspot.com/
Álvaro Cunhal em entrevista a Oriana Fallaci durante o PREC:
«Nós, os comunistas, não aceitamos o jogo das eleições (...) Se pensa que o Partido Socialista com os seus 40 por cento de votos, o PPD, com os seus 27 por cento, constituem a maioria, comete um erro. Eles não têm a maioria. (...)»
«Estou a dizer que as eleições não têm nada, ou muito pouco, a ver com a dinâmica revolucionária (...) Se pensa que a Assembleia Constituinte vai transformar-se num Parlamento comete um erro ridículo. Não! A Constituinte não será, de certeza, um órgão legislativo. Isso prometo eu. Será uma Assembleia Constituinte, e já basta (...). Asseguro-lhe que em Portugal não haverá Parlamento (...)»
«(...) A solução dos problemas depende da dinâmica revolucionária; ao contrário, o processo democrático burguês quer confinar a revolução aos velhos conceitos do eleitoralismo (...)»
«(...) Democracia para mim significa liquidar o capitalismo, os monopólios. E acrescento: não existe hoje em Portugal a menor possibilidade de uma democracia como as da Europa Ocidental (...)»
«A vocês jornalistas agrada-lhes muito o mistério, mas isso também nos agrada a nós comunistas. A diferença está em que vocês sentem prazer em descobrir coisas, ao passo que nós gostamos de ocultá-las.»
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 163 visitantes