Caldeirão da Bolsa

atenção forte venda nos metais

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por celso » 5/1/2007 2:59

Não concordo que a queda do ouro/prata (e matérias primas) arraste consigo os mercados emergentes. Há alguns que poderão ser arrastados, casos da Russia e Brasil/Am.Lat. que são grandes produtores de petroleo/minério/mat.primas, mas no caso da India ou da China, a queda do preço do petroleo até acaba por os beneficiar.

Em relação à queda do ouro/prata: o ouro tem seguido (o inverso) do dolar (se o dolar desvaloriza o pessoal tenta agarrar-se a algo que tenha um valor "real"). O dolar por sua vez vinha desvalorizando essencialmente com a expectativa de cortes na taxa de juro dos US brevemente. No entanto, as minutas do Fed revelaram ainda preocupação com uma inflação elevada, logo não dando indicações de que esse corte das taxas de juro vá acontecer tão cedo.

Na realidade, todo o mercado reagiu mal a essa noticia uma vez que o corte nos juros faz com que o dinheiro fique mais barato e mais dinheiro (dolares neste caso) entre em circulação aumentando o dinheiro em jogo no próprio mercado. Adiando esse corte, haverá menos dinheiro até lá, havendo ainda a hipótese de recessão pelo caminho. Entretanto o mercado recuperou da noticia, o ouro e a prata é q não, e neste momento não parecem querer fazê-lo (pelo menos para já).

Concluíndo: O que poderá arrastar os mercados emergentes penso ser o facto de a taxa de juro nos US não baixar como é esperado (o que significa que os US poderão estar a entrar em recessão - crescimento lento com inflação ainda alta). Tivemos um mini-crash no inicio de setembro no ouro/petroleo/mat.primas e os mercados emergentes não se importaram muito com isso. De qualquer das maneiras acho prudente manter o alerta, pq o mau estado da econ americana pode realmente afectar os merc. emergentes, em especial aqueles cujas economias dependem da exportação de petroleo/minério/mat.primas (Am.Latina e Russia principalmente). Eu neste momento estou mais virado para China/India e para o sector dos serviços (telecoms, financeiro).

Esta é a minha análise da situação, e pode obviamente estar errada... O que vocês acham?
The glass is neither half full nor half empty, it is the wrong size.

Registado: 8/11/2006 22:46

por Barra » 4/1/2007 21:16

Acho que a saga está para continuar

Registado: 19/10/2004 19:26

por vitor79 » 4/1/2007 0:42

Exactamente, pois gasta-se mito mais energia para fazer frio do que calor.
Esperemos pelo verão.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por Barra » 4/1/2007 0:41

Tens razão, de facto foi muito inconclusivo o meu post. dou o braço a torcer.

Vou desvendar o código scpnuno:

Os mercados europeus seguem muito o seu irmão dos states e são condicionados por quase tudo o que lá se passa.

A correlação entre o SPX e o DAX é enorme.

Se até ao fecho dos mercados europeus não havia nada a assinalar num dia calmo, mas com os Futuros do NASDAQ a subir 1,5%, já após os dados do FED estes caíram abruptamente até quase 0% tendo depois encerrado a subir 0,31%.

Tal poderá condicionar negativamente amanhã a abertura dos indices europeus que não estavam a contar com a cambalhota.

Aliás, isto passa-se inumeras vezes, com o irmão dos States a "enganar" o maninho do DAX até por volta das 17h, invertendo a tendência até então tida no intraday.

Não concordam que isto acontece vezes demais?

por SMarq » 4/1/2007 0:28

Os metais estão muito dependentes do petróleo e hoje desceu quase 5% e os metais foram atrás.

Em relação à grande descida do petróleo, só encontro 2 explicações.

1º Situação Geopolitica controlável.

2º Temperaturas acima do normal.

Se as temperaturas estão agora acima do normal, daqui para a frente a tendência é para piorar :roll:

cmps,
SMarq
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por castelbranco » 4/1/2007 0:15

morgante Escreveu:Boas!

o ouro e prata estão super voláteis, sempre que o dolar sobe 1%,descem 3 ou 4% , e acompanham o crude,
mas acho que nao devia ser tão sensivel sendo duas materias quem tem um valor concreto.Alguma coisa se passa será que o ouro e prata estao caros???Não acho?
Em relação ao dolar tem desvalorizado penso a cotaçao destes metais estar abaixo do real valor.

mas como é que consegues saber se o ouro está caro ou barato?

para mim o ouro está no preço certo ou seja está no valor que está a ser negociado

Registado: 10/11/2002 12:19

por morgante » 3/1/2007 23:15

Boas!

o ouro e prata estão super voláteis, sempre que o dolar sobe 1%,descem 3 ou 4% , e acompanham o crude,
mas acho que nao devia ser tão sensivel sendo duas materias quem tem um valor concreto.Alguma coisa se passa será que o ouro e prata estao caros???Não acho?
Em relação ao dolar tem desvalorizado penso a cotaçao destes metais estar abaixo do real valor.
I'M LOVING IT!!

Registado: 26/10/2006 23:00

por scpnuno » 3/1/2007 22:54

A mensagem do Barra era em código?

Voçês dão cabo de mim!

Não acham que o mercado, os dados, a volatilidade, a analise tecnica já são bastante complicados, agora é preciso falar em cógigo?

Desisto, vou-me alistar na SWAT, deve ser menos complicado.

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por vitor79 » 3/1/2007 22:42

OH Barra
Código: Selecionar todos
Digamos que as coisas alteram-se ligeiramente após divulgação de alguns dados do FED ás 19h

O Crude afundou bastante e os Futuros do Nasdaq que estiveram a subir 1,50 % acabam a 0.20%

Isso quer dizer que?
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por Barra » 3/1/2007 22:07

NASDAQ 2423,16 0,33 %

Crude 58,15 -4,75 %

Fut Nasdaq 1778,5 0,20 %

S&P 1416,74 -0,11 %

Prata 12,649 -2,18 %

Ouro ZPG7 629,5 -1,25 %

Digamos que as coisas alteram-se ligeiramente após divulgação de alguns dados do FED ás 19h

O Crude afundou bastante e os Futuros do Nasdaq que estiveram a subir 1,50 % acabam a 0.20%

por SMALL2004 » 3/1/2007 19:24

Bom, eu só tenho certificados no Millennium, pelo que apenas "brinco" com os materiais e percebo perto de zero.
Para já tinha comprado a 5.90 e vendido Crude a 6.23 (imagino que corresponda a 62.30 USD) e agora posso recomprar o certificado a 57, o que não é mau...não é mau se não continuar a descer, claro.
Aliás, se isto descer e o USD subir vai dar quase ao mesmo.
No ouro tenho um preço médio de 50,36 e ele de manhã estava a 50,45...mas agora está na comprar a 49,95
Não é grave. Mas vocês acham que pode ficar grave?
Este certificado é em Euros...

Não é importante saber se essas cotações de Crude estarão a cair por previsões de quebra no consumo, digamos industrial, ou só porque está calorzinho nos states?
É que é mais fácil o frio regressar do que o consumo industrial aumentar.
Podem dar-me alguma informação suplementar às já excelentes análises que estão a realizar?
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

por castelbranco » 3/1/2007 19:15

até ao momento e desde que se iniciou este bull em out/março de 2003 a correlação dos mercados com os metais tem sido perfeita, fico á espera do desfecho deste possivel desenlace, no entanto existem varios motivos que me levam a acreditar que os mercados continuarão a remar juntos para o mesmo lado

por Barra » 3/1/2007 19:08

Futuros do Nsdaq sobem 1.51%

S&P sobe 0,56%

A Haver correlação é inversa á queda dos metais

por Barra » 3/1/2007 19:05

-4,18& no Crude

-2,04 na Prata

-1.08 no ouro

Simples correcção ou algo mais?

por Jiboia Cega » 3/1/2007 18:58

ok, agora percebi.

aliás vou começar a ficar mais atento a estas tendencias e tentar percebê-las melhor que podem indicar muitas coisas.

Abraços

Registado: 21/3/2006 10:46

Re: Trata-se do Streettracks Gold Trust, não é?

por castelbranco » 3/1/2007 18:54

J.H. Escreveu:Olá, boa tarde. Bom ano !

Com o DAX e o DOW em máximos, há quem esteja a pensar que uma correcção irá aproximar-se, naturalmente - a dúvida é se é agora ou se esta força dos mercados no início do ano revela que não é para já.

Claro que não se sabe, mas se isto for verdade explicaria a queda do ouro, mas se se confirma um sell-off no ouro, como quer avisar, vc não acha isso teria a ver com essa percepção de que não ainda não se esteja a beira de correcção?

Se bem entendi, o que vc diz é que este sell-off poderá indicar a aproximação da correcção, ou percebi mal?

Obrigado desde já pela resposta.
Um abraço

JH

sim exacto, com os metais a corrigirem os emergentes por norma corrigem junto e por conseguinte todos ou quase todos seguem entrelaçados uns nos outros, no entanto este facto precisa de confirmações pois ainda não se pode dar como um facto consumado, pois teremos que seguir dentro dos proximos dias o que os mercados vão fazer, é claro que sem confirmações esta minha teoria cai por terra

por castelbranco » 3/1/2007 18:48

Jiboia Cega Escreveu:castelbranco,

segundo a lição que me deste na 6ª feira, este gráfico deve ser comparado com o DOW? Ainda estou a arrumar as ideias que passaste e algumas estão encravadas. :)

Obrigado.
Abraço

PS - "Já pressionaste a tecla?"

olá
não este grafico não deve ser acomparado com o dow, este grafico é de um etf do ouro, ou seja acompanha o ouro

na minha opinião neste momento em relação a este activo é que se os materiais basicos descambarem os mercados emergentes deverão acompanhar essa tendencia, penso eu, atenção tambem me posso enganar porque nos mercados não há senhores chamados Estoucerto, mas fica aqui esta minha visão e val o que val,

em relação ás minhocas com que ficaste na cabeça é uma coisa normalissima pois elas começam a sair daqui a alguns aninhos de negociação

quanto ao botão ainda não carreguei mas estou tentado a carregalo por estes proximos dias depende como os americanos se vão comportar hoje e amanhã

um abraço

Trata-se do Streettracks Gold Trust, não é?

por J.H. » 3/1/2007 18:45

Olá, boa tarde. Bom ano !

Com o DAX e o DOW em máximos, há quem esteja a pensar que uma correcção irá aproximar-se, naturalmente - a dúvida é se é agora ou se esta força dos mercados no início do ano revela que não é para já.

Claro que não se sabe, mas se isto for verdade explicaria a queda do ouro, mas se se confirma um sell-off no ouro, como quer avisar, vc não acha isso teria a ver com essa percepção de que não ainda não se esteja a beira de correcção?

Se bem entendi, o que vc diz é que este sell-off poderá indicar a aproximação da correcção, ou percebi mal?

Obrigado desde já pela resposta.
Um abraço

JH

Registado: 2/9/2006 19:47

por Jiboia Cega » 3/1/2007 18:39

castelbranco,

segundo a lição que me deste na 6ª feira, este gráfico deve ser comparado com o DOW? Ainda estou a arrumar as ideias que passaste e algumas estão encravadas. :)

Obrigado.
Abraço

PS - "Já pressionaste a tecla?"

Registado: 21/3/2006 10:46

atenção forte venda nos metais

por castelbranco » 3/1/2007 18:19

um dos etf do ouro cai com forte volume, e com isto os mercados emergentes estão a arrear, o que poderá querer dizer que as desconfianças de topo nos mercados mundiais podem se concretizar brevemente
Anexos
GLD.png
GLD.png (90.13 KiB) Visualizado 1634 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], tami e 99 visitantes