mais-valias e menos-valias
Re: mais-valias e menos-valias
hokie Escreveu:vamos supor o seguinte exemplo:
Em 2006 investi 10000 EUR da acção X e vendi com 20% rendimento ou seja, 2000 EUR
Mais tarde investi novamente 10000 EUR na acção X e vendi com 10% de prejuízo ou seja 1000 EUR
Na prática o rendimento em 2006 foi de 1000 EUR. Como é a tributação neste caso?
E se o segundo investimento for na acção Y em vez da X, há alguma diferença?
Tenho uma dúvida algo parecida:
Como disse o JAS, o que conta é o rácio anual de mais-valias Vs menos valias. Esse rácio é calculado para cada título? Ou pode ser calculado na totalidade das operações efectuadas?
É que se for para cada título, torna-se muito mais perigoso investirmos em títulos diferentes pois as perdas de uns deixam de ser compensadas pelos ganhos de outros.
Ganhar ou perder é desporto.
Mas é sempre preferível ganhar!!
Mas é sempre preferível ganhar!!
José Carlos Escreveu:Mas afinal nós temos que declarar as mais valias obtidas nas vendas das acções? E se eu não tiver registos, ou seja se eu comprar e vender sem me preocupar em registar como fasso no final do ano para as declarar.
Eu nunca declarei.
Agradecia que alguém explicasse bem como se deve fazer.
Estamos a falar de um rendimento e como qq rendimento deve ser declarado. Se não registar a DGCI quando cruzar os dados dos bancos com os seus nota pela falha.
Nota mental: Convêm declarar sempre os rendimentos até para justificar perante o fisco a aquisição de casa/carros etc.
retenções na fonte das mais valias
Não compreendo porque é que os sucessivos governos não obrigam os bancos a efectuarem a retenção na fonte das mais-valias (mensalmente ou anualmente).
Se já o fazem para os depósitos, porque é que temos de ser nós contribuintes a fazê-lo?
Se já o fazem para os depósitos, porque é que temos de ser nós contribuintes a fazê-lo?
- Registado: 19/10/2004 19:26
em relação à não entrega de declarações... ou quando os valores não correspondem aos efectivamente apurados, convém saber que podemos estar perante várias situações: Crime, ou mera contra ordenação
Veja-se a este respeito os artigos 103º e ss do RGIT (regime geral da infracções tributárias). Normalmente, a falta de declaração é punida com contra-ordenação (art. 114) e as omissões (art.119º).
Quanto ao crime, é melhor verem o art. 103 do RGIT
um abraço.
ESCUTA
Veja-se a este respeito os artigos 103º e ss do RGIT (regime geral da infracções tributárias). Normalmente, a falta de declaração é punida com contra-ordenação (art. 114) e as omissões (art.119º).
Quanto ao crime, é melhor verem o art. 103 do RGIT
um abraço.
ESCUTA
- Registado: 17/11/2006 18:20
tiopatinhas Escreveu:O que acontece a quem não declarar as mais valias ou declarar erradamente essas mais valias? É crime? Quais as consequências?
Cada vez que me lembro que o Paulinho Tortas não entregou a declaração de IRS e nada lhe aconteceu...
É passivel de contra ordenação e correção da matéria tributável a qual acresce juros de mora desde o ultimo dia legal que se cumpria a obrigação.
Exemplo:
Faltou declarar 1.000 euros de mais valias de 2006 na declaração do proximo ano.
Descobrem em 2009 o erro, assim:
1.000*10%=100 euros + juros de mora desde 30 de Setembro de 2007 até 2009 ( ao mês em questão)
Declaração de alterações em 2009 aos preços de 2006: 100 euros
Contra ordenação: ( custas do processo ) +70 euros
Espero que tenha sido claro, mas atenção que como o fisco anda sempre a mudar em 2009 pode ser que vá preso, lol
passo a passo se constroi o futuro
Caro Carcanhol,
Acordado estou, mas também gostava de saber como funcionam estas coisas. Já agora mais uma pergunta:
- As posições que fiquem abertas para 2007 entram no cálculo das +/- valias de 2006?
O Big tem um link para a área de fiscalidade que diz o seguinte:
"Na área de fiscalidade poderá, a qualquer momento, imprimir as suas declarações fiscais do ano corente bem como de anos anteriores ..."
Acordado estou, mas também gostava de saber como funcionam estas coisas. Já agora mais uma pergunta:
- As posições que fiquem abertas para 2007 entram no cálculo das +/- valias de 2006?
O Big tem um link para a área de fiscalidade que diz o seguinte:
"Na área de fiscalidade poderá, a qualquer momento, imprimir as suas declarações fiscais do ano corente bem como de anos anteriores ..."
- Registado: 20/11/2006 23:11
carcanhol Escreveu:e sujeitar-me ás taxas de juro, para Iglês ver que os bancos praticam nos depósitos a prazo.
Nos depósitos a prazo descontam-te logo 20% de IRS...
Nos dividendos também...
E actualmente acho que fornecem as listagens das operações de bolsa ao fisco.
O que o fisco faz com tanto número já não sei.
Os bancos decentes cobram-te caro em comissões mas têm a "gentileza" de te fornecerem anualmente a listagem de todas as transações e o cálculo das mais-valias (ou menos-valias).
É o caso do Millennium.
O ab7, apesar de ser totalmente do Millennium, não faz nada disso...
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Ó meus amigos he!
Agora é que as perguntas e duvidas vão começar...há meses quando me começei a interessar por isto já me tinham prevenido, que tinha que pagar comissões na compra....na venda, ele é a comissão de guarda de titulos da CMVM, e pareceu-me ter ouvido também que tinha de pagar IRS. Na altura ouvi isto e pensei, mais vale estar parado, quietinho e sujeitar-me ás taxas de juro, para Iglês ver que os bancos praticam nos depósitos a prazo.
Então é mesmo verdade, ainda há o IRS...F...voçês desculpem a minha ignorância na matéria, mas nesse caso cá vai:
-Como é que as finanças sabem ou poderão vir a saber quanto ganho nos negócios? É que não estou a ver os boys do BCP ou os meninos do BPI ali á má fila a tomar nota de por quanto comprei, e por quanto vendi; Tanto mais que por vezes não se ganha perde-se. Eu mal sei quanto ganho, se não andar em cima do bussiness com uma folha de Ecxel daqui por um mês sei lá quanto ganhei?
Como é que os capangas do fisco vão saber que tive ganhos de 207€ na GALP, 25€ no BES, 412€ na EDP etc etc etc. isto a titulo de exemplo, clrao está, pois nunca tive BES nem EDP, e com a GALP 207€ quem me dera.
Bem e já agora, se os gajos estão á coca...contabilizam os ganhos brutos tipo, comprei por 10 vendi por 30 lucrei 20 ou comta o ganho liquido, tipo...comprei por 10 gastei 4 em comissão vendi por 30 paguei outros 4 de comissão ganho liquido de 12€ (uma fortuna
)
É que não estou a ver os boys do BCP ali sentadinhos a perder tempo com a minha insignificante pessoa e com os meus miseráveis ganhos, não estou a ver de todo, a serio!
De novo se estiver alguem nas imediações e acordado que queira, e saiba responder.
Boa noite e obrigado!
Agora é que as perguntas e duvidas vão começar...há meses quando me começei a interessar por isto já me tinham prevenido, que tinha que pagar comissões na compra....na venda, ele é a comissão de guarda de titulos da CMVM, e pareceu-me ter ouvido também que tinha de pagar IRS. Na altura ouvi isto e pensei, mais vale estar parado, quietinho e sujeitar-me ás taxas de juro, para Iglês ver que os bancos praticam nos depósitos a prazo.
Então é mesmo verdade, ainda há o IRS...F...voçês desculpem a minha ignorância na matéria, mas nesse caso cá vai:
-Como é que as finanças sabem ou poderão vir a saber quanto ganho nos negócios? É que não estou a ver os boys do BCP ou os meninos do BPI ali á má fila a tomar nota de por quanto comprei, e por quanto vendi; Tanto mais que por vezes não se ganha perde-se. Eu mal sei quanto ganho, se não andar em cima do bussiness com uma folha de Ecxel daqui por um mês sei lá quanto ganhei?
Como é que os capangas do fisco vão saber que tive ganhos de 207€ na GALP, 25€ no BES, 412€ na EDP etc etc etc. isto a titulo de exemplo, clrao está, pois nunca tive BES nem EDP, e com a GALP 207€ quem me dera.
Bem e já agora, se os gajos estão á coca...contabilizam os ganhos brutos tipo, comprei por 10 vendi por 30 lucrei 20 ou comta o ganho liquido, tipo...comprei por 10 gastei 4 em comissão vendi por 30 paguei outros 4 de comissão ganho liquido de 12€ (uma fortuna
É que não estou a ver os boys do BCP ali sentadinhos a perder tempo com a minha insignificante pessoa e com os meus miseráveis ganhos, não estou a ver de todo, a serio!
De novo se estiver alguem nas imediações e acordado que queira, e saiba responder.
Boa noite e obrigado!
- Registado: 16/11/2006 12:47
obrigado JAS
acho que fiquei esclarecido
Carcanhol:
Se for declardo isoladamente como mais valias a taxa é 10%
Se for englobado nos restantes rendimentos depende dos mesmos.
Já agora... em que situação valerá a pena englobar? A taxa não vai ser sempre suporior a 10%? Se sim, porquê esta hipótese?
acho que fiquei esclarecido
Carcanhol:
Se for declardo isoladamente como mais valias a taxa é 10%
Se for englobado nos restantes rendimentos depende dos mesmos.
Já agora... em que situação valerá a pena englobar? A taxa não vai ser sempre suporior a 10%? Se sim, porquê esta hipótese?
- Registado: 19/9/2006 0:01
Viva boa noite!
Ora ai está um tópico que particularmente interessante, pois desde que ando nestsas andanças da bolsa, tenho descurado, pois a informação a processar é tanta, que temos de ir por partes.
Se bem percebi este tópico está relacionado com tributação de impostos sobre mais valias na bolsa, será isso? Ou seja uma pessoa para com os ganhos da compra e venda de acções tem de pagar IRS...e quanto é que tem de pagar 10% 15% 20%?????
Algem que esteja por perto e acordado,
por gentileza possa responder!
Saudações!
Ora ai está um tópico que particularmente interessante, pois desde que ando nestsas andanças da bolsa, tenho descurado, pois a informação a processar é tanta, que temos de ir por partes.
Se bem percebi este tópico está relacionado com tributação de impostos sobre mais valias na bolsa, será isso? Ou seja uma pessoa para com os ganhos da compra e venda de acções tem de pagar IRS...e quanto é que tem de pagar 10% 15% 20%?????
Algem que esteja por perto e acordado,
Saudações!
- Registado: 16/11/2006 12:47
mais-valias e menos-valias
vamos supor o seguinte exemplo:
Em 2006 investi 10000 EUR da acção X e vendi com 20% rendimento ou seja, 2000 EUR
Mais tarde investi novamente 10000 EUR na acção X e vendi com 10% de prejuízo ou seja 1000 EUR
Na prática o rendimento em 2006 foi de 1000 EUR. Como é a tributação neste caso?
- Registado: 19/9/2006 0:01
Quem está ligado: