Caldeirão da Bolsa

Warrants Inline

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por RuiAndrade » 15/12/2006 11:22

muito obrigado a todos pela "paciencia " e pelo tempo que me disponibilizaram...
Continuação de bons trades...

Registado: 9/2/2004 15:12

por hokie » 15/12/2006 11:16

um inline (tal como qualquer outro warrant) pode passar dias sem ser negociado... isso apenas mostra que ninguém o considerou vantajoso.

Mas, tal como disse a Vanessa, estes produtos tem uma característica muitíssimo importante: se o MM estiver lá (e está lá quase sempre) a execução da ordem está garantida (desde que saiba dar a ordem, claro!).

Entrar num inline não deve, contudo, depender do facto de haver muitos ou poucos negócios, mas sim se a sua análise do mercado, do activo subjacente, das suas próprias regras de investimento, às quais não deve fugir nem um milímetro, dizem para entrar.
Disciplina é a chave.
Entrar se a sua (e só sua) análise diz para entrar e sair se as as suas regras (e só suas) mandam sair (mesmo que a perder).

Registado: 19/9/2006 0:01

por DerivativesMan » 15/12/2006 10:23

Ruiandrade...se há poucos negócios é porque há poucos investidores, não tem nada a ver com MM nem liquidez nem sei lá o que mais. Os inlines são fáceis de negociar, por exemplo o 8434Z (barreiras 6150 - 6800, maturidade 17/01/07): neste momento o MM cota ,77/,78 (10.000 warrants na compra e venda). Se quiser investir 7.800€ pode fazê-lo directamente no mercado em uma ordem. Se quiser investir mais, pode fazê-lo e várias ordens (comprar 10.000 warrant e esperar até o MM recompor a sua ordem de 10.000 e investir mais) ou telefonar ao seu corretor a pedir para que o MM aumente a ordem dele para o investidor conseguir comprar o montante em uma única ordem (se possível).

Vendo os negócios feitos recentemente vejo um volume negociado de 50.000 a 100.000€ por dia, não é muito mas também não é tão mau assim. E não se deve esquecer que este produto é uma alternativa fantástica para mercados em fase de "lateralização", se o subjacente está em fase de subida ou queda, os produtos naturais para se investir deveriam ser warrants ou turbos em vez dos inlines. Se calhar é esta a razão principal de não ter havido tantos negócios nos inlines nos últimos dias. Agora se o Rui está convicto que o DAX não irá tocar ou passar os 6800 nem os 6150 até dia 17 de Janeiro, então pode tirar uma rentabilidade de 28% em 1 mês (o que é algo como 338% anuais), ou se calhar mais interessante ainda, se o EURUSD ficar dentro do intervalo 1,28-1,35 consegue um retorno de 100% até dia 24/01/07.... isso tudo sem precisar se preocupar com liquidez, MM ou outros fenómenos estranhos: só precisa ter uma noção como funciona o produto (qual é o direito inerente ao portador deste warrant), acertar no timing certo de entrar no produto correcto para a evolução esperado do subjacente.

DM

Registado: 9/1/2004 10:01

por RuiAndrade » 15/12/2006 9:56

bom dia

Obrigado a todos os que se disponibilizaram para me explicar o funcionamento dos MM e dos warrants inline, contudo a minha pergunta não se prendia com esse facto, mas sim numa simples questão.
O que acham dos warrants inline?
Pois os unicos que tem trading diario, são os normais e os tw, pois os inline praticamente não "existem", ou seja não são negociaveis a maior parte das posições são do MM unica e exclisivamente, passam dias que não existe um trade, alguma razão especial??
Obrigado pela Vossa compreensão.

por Vanessa » 14/12/2006 20:29

Como é que identifica o "melhor" dos Market Makers?

Conhece a forma de actuação dos 5 que actuam no mercado?

Quais os critérios (spread, quantidade, "saídas" de mercado)?

Tem experiências com outros?

Não coloco as perguntas para que me responda mas que os que consultam este forum entendam que alguns comentários devem ser fundamentados.

Registado: 4/5/2005 14:50

Bem...

por aos_pouquinhos » 14/12/2006 20:09

Vanessa Escreveu:Boa tarde,

Quase me sinto tentada a sugerir aos administradores do fórum que coloquem este tópico nos inamoviveis!

É frequentemente referida a "suposta" falta de liquidez de warrants, turbo warrants, certificados e afins.
Estes instrumentos são incomparavelmente os mais liquidos da bolsa portuguesa, não pelo volume de transacções mas pela garantia de que o Market Maker estará sempre presente. A liquidez deve ser aferida pela possibilidade constante de abrir e fechar posições com o menor spread possível.

Neste momento estão admitidos cerca de 550 warrants e similares, não se espera que todos realizem centenas de transações todos os dias, aliás esta é uma das vantagens destes produtos, a possibilidade de diversificação e de se adaptarem às estratégias de diferentes investidores.

Se olhar para um warrant durante toda a sessão vai reparar que estão sempre posicionadas duas ordens (compra/venda) com um spread muito apertado, esse é o indicador de liquidez de que necessita. E se comprar ou vender as ordens são imediatamente repostas nos mesmos níveis.

De facto o que é importante é que o Market Maker esteja sempre presente e essa é a análise que os investidores devem fazer. Qual é o market maker que melhor se adapta ao meu perfil?

cumprimentos,

A minha experiência é de TW e quando existe muita volatilidade eles já se sabe.... não estão para se chatear.
Quanto aos MM, o melhor entre o mau dos MM é o CT

Cumps
Vai onde te leva o sonho, mas cuidado, não vá ele tornar-se um pesadelo....

Registado: 11/8/2006 11:23

por Vanessa » 14/12/2006 19:27

Boa tarde,

Quase me sinto tentada a sugerir aos administradores do fórum que coloquem este tópico nos inamoviveis!

É frequentemente referida a "suposta" falta de liquidez de warrants, turbo warrants, certificados e afins.
Estes instrumentos são incomparavelmente os mais liquidos da bolsa portuguesa, não pelo volume de transacções mas pela garantia de que o Market Maker estará sempre presente. A liquidez deve ser aferida pela possibilidade constante de abrir e fechar posições com o menor spread possível.

Neste momento estão admitidos cerca de 550 warrants e similares, não se espera que todos realizem centenas de transações todos os dias, aliás esta é uma das vantagens destes produtos, a possibilidade de diversificação e de se adaptarem às estratégias de diferentes investidores.

Se olhar para um warrant durante toda a sessão vai reparar que estão sempre posicionadas duas ordens (compra/venda) com um spread muito apertado, esse é o indicador de liquidez de que necessita. E se comprar ou vender as ordens são imediatamente repostas nos mesmos níveis.

De facto o que é importante é que o Market Maker esteja sempre presente e essa é a análise que os investidores devem fazer. Qual é o market maker que melhor se adapta ao meu perfil?

cumprimentos,

Registado: 4/5/2005 14:50

por hokie » 14/12/2006 18:52

a liquidez não é muito importante neste tipo de produto financeiro... já me tem acontecido o MM não estar lá quando eu gostava que estivesse :?
mas faz parte das regras que se aceitam ao entrar no produto... o MM pode estar fora durante um determinado período de tempo em cada sessão e nessas alturas pode não haver a quem comprar/vender...

por RuiAndrade » 14/12/2006 17:36

obrigado hokie...
eu sei que sim, mas pensava que existia maior liquidez, nos warrants normais à "bastante" liquidez, não tanto como nas acções eu sei, mas vejo poucos negocios...
Muito obrigado na mesma pelo esclarecimento

por hokie » 14/12/2006 16:16

a maior parte das vezes só lá terás o Market Maker e nada mais...

a liquidez nos warrantz não é a mesma coisa que nas acções!

Warrants Inline

por RuiAndrade » 14/12/2006 14:14

Warrants Inline

Boa tarde.

Alguem pode explicar pq a liquidez destes warrants é tão reduzida...
Existem poucos negocios?
Grato pela atenção dispendada.
Agradecia a V. ajuda

Rui

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m e 67 visitantes