Caldeirão da Bolsa

Títulos com grande potencial (Ouro)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Comentador » 11/12/2006 14:44

Caro morgante,

Embora rápidaemnte não quero deixar de responder à sua questão.

A Rio Tinto é uma das maiores empresas mundiais de prospecção e produção dos mais variados metais e também diamantes. Tem negócios muito diferenciados à escala mundial e a sua gestão é altamente profissionalizada criando uma base permanente de crescimento sustentado.

Como em todas as empresas desta dimensão, é exactamente aqui que reside a maior dificuldade e também o maior desafio. Crescer sustentadamente, com paralelo aumento da rentabilidade anual é uma tarefa complexa e não isenta de grandes riscos em face da volatilidade de muitos dos activos que a Rio Tinto produz.

O aumento das suas cotações tem sido seguro desde finais de 2002 e só a partir de Maio deste ano – na altura do topo das commodities - é que o preço das suas acções corrigiu fortemente e passou a evoluir em estilo de consolidação.

Deste modo, não será dos títulos que espero ver subir em flecha, longe disso. Antes direi que terá algum potencial de subida mas não muito dilatado e não muito diferente de algumas outras blue chips do sector mineiro.

Cumprimentos
Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

por morgante » 11/12/2006 1:14

Boas!

E a respeito da Rio Tinto plc, acho que está barata.

Agradeço um comentario do comentador .

:) EH! EH!
I'M LOVING IT!!

Registado: 26/10/2006 23:00

por eulid » 11/12/2006 0:54

fernandovet Escreveu:Boa noite,

Dei agora conta deste tread! :oops: Gostava de fazer umas perguntas ao entendidos na matéria:

:arrow: O que acham de empresas como a DROOY? Sabem alguma coisa da saude financeira desta :?: Qual o porquê da queda recente? Têm algum financial report que possam disponibilizar?

Muito obrigado

A queda deveu-se ao fecho de uma mina em Fiji. Houve confusão relativamente ao fecho desta mina, se se deveu devido às últimas ocorrências em Fiji, ou devido ao fraco lucro desta mina. E por outro lado a Emperor, que pertence à Drooy, vai em principio ser posto à venda. Visto se tratar de um penny stock, com tanta notícia que por aí andou em volta dela, fez com que todos entrassem em pânico. Infelizmente entrei no momento errado a 1,16 USD, mas cá permaneço dentro.

Registado: 6/12/2006 9:45

por fernandovet » 11/12/2006 0:40

Boa noite,

Dei agora conta deste tread! :oops: Gostava de fazer umas perguntas ao entendidos na matéria:

:arrow: O que acham de empresas como a DROOY? Sabem alguma coisa da saude financeira desta :?: Qual o porquê da queda recente? Têm algum financial report que possam disponibilizar?

Muito obrigado
Um abraço e bons negócios

Fernandovet

Registado: 11/2/2004 12:57

por Comentador » 9/12/2006 20:19

Só mais uma referência de uma empresa com potencialidades para o longo prazo. É a Osisko Exploration que tem tido uma subida consistente desde há dois anos. É óbvio que, para alguns, o longo prazo já chegou e deu execelentes resultados!...

http://meu-caro-ouro.blogspot.com/2006/12/osisko-once-again.html#links

Cumprimentos
Comentador

por Comentador » 11/11/2006 19:58

Existem imensas empresas mineiras com boas subidas no último mês, numa altura em que continua a sustentação das cotações do Ouro, aliás com uma nítida probabilidade de conseguir romper à procura de novos níveis de preços.

Como já afirmei antes, nestas alturas de recuperação as acções do Ouro (e Prata) sobem mais do que proporcionalmente e aparecem sempre grandes negócios para quem segue estas coisas de perto e pacientemente.

No meu blog faço faço referência a diversas empresas, mas é importante que refira de modo especial a excelente performance da Eldorado Gold (EGO) na última semana.

Cumprimentos
Comentador

por Comentador » 5/11/2006 0:15

Uma ausência forçada, manteve-me praticamente afastado dos mercados, mas voltei a tempo. Realmente, está a assistir-se à esperada recuperação do Ouro e também de empresa do sector com grande potencial de subida, nomeadamente as junior como a Northern Dynasty Minerals, um título que seguramente vai ainda dar muito que falar.

Podem consultar a minha análise através deste link

http://meu-caro-ouro.blogspot.com/2006/11/northern-dynasty-minerals.html#links

Cumprimentos
Comentador

por Comentador » 18/10/2006 17:10

Como referi logo no início deste tópico, a Ivanhoe Mines (IVN) tem um potencial tremendo e hoje... está a subir cerca de 40% com o acordo efectuado com a Rio Tinto. Eu penso que é um bom negócio para esta pois, para mim, o preço ainda está baixo.

http://www.ivanhoe-mines.com/i/pdf/2006-10-18_NR.pdf

http://meu-caro-ouro.blogspot.com/2006/09/junior-gold-companies-ivanhoe-mines.html#links

Cumprimentos
Comentador
Anexos
IVN.gif
IVN.gif (8.93 KiB) Visualizado 1386 vezes

por Comentador » 15/10/2006 19:59

Já está disponível no meu blog a análise de outra empresa mineira junior de grande potencial - a Minefinders Corp.

Cumprimentos
Comentador

por Comentador » 15/10/2006 19:01

Caro andrade,

É obvio que qualquer empresa mineira tem uma longa fase inicial em que não vende nada, pois só faz propeçcão, sondagens, pesquisa geológica, estudos de produção e de viabiliadde, etc. Penso que isto é uma evidência.

Agora, existem muitos indicadores que permitem ir vendo qual o sucesso potencial futuro de um projecto mineiro.

Em relação à Bullion River Gold nada tenho a acrescentar de importante. Claro que os prejuízos já comeram quase todo o capital próprio, o que é normal nestes casos e em empresas como esta, o que implica a emissão de novas acções e/ou outros esquemas de finaciamento ou project finance. Já agora o link mais indicado é o do balanço:

http://finance.yahoo.com/q/bs?s=BLRV.OB&annual

Cumprimentos
Comentador

por andraderui » 15/10/2006 18:36

Bullion River Gold ...

http://finance.yahoo.com/q/is?s=BLRV.OB&annual

O capital social já foi praticamente todo "comido" pelos prejuizos.

Nunca vendeu $1 ?????

hummmmmmmm?????

Registado: 12/11/2002 16:18

por Comentador » 15/10/2006 18:11

Há algumas semanas fiquei de pesquisar a Bullion River Gold (por sugestão do Ovos Moles). Da informação recolhida, numa fase ainda prévia, posso acentuar os seguintes aspectos:

1 - A empresa parece ter boas propriedades e bem localizadas, nos E.U.A.

2 - O nível de descobertas é ainda reduzido e o que está identificado na mina French Gulch permite uma produção eventualmente rentável mas de pequena dimensão.

3 - Para acreditar num grande aumento das cotações será necessário continuar os trabalhos de prospecção e pesquisa geológica, incluindo também as outras propriedades, para tentar conseguir descobertas relevantes de metal.

Cumprimentos
Comentador

por Comentador » 14/10/2006 13:27

Caro SMarq,

Com a subida (ligeira) do Ouro, nos últimos dias, as acções das empresas produtoras deste metal tendem a subir de modo ainda mais vincado.

Das acções que referiu, a Glamis Gold e a Barrick Gold são das maiores empresas mundiais do sector e têm bom potencial de subida atendendo á sua qualidade (embora menos a Barrick, pois tem a maioria da sua produção alocada a operações de hedging, portanto com muito menos possibiliadde de aproiveitar a mais do que provável subida do Ouro). Há muitas outras com muito interesse e que estão em boa altura de comprar.

Mas no meu post anterior eu falava da ECU Silver Mining, que é um título de outro campeonato, pois diz respeito a uma excelente empresa junior, que ainda está a preparar o início do que será provavelmente uma actividade extraordinariamente rentável. E que, a longo prazo, tem ainda muito maior potencial de subida do que as grandes empresas.

Em relação a estas empresas junior, empresas muito boas - como o caso que referi - há poucas, mas há diveras que são muito boas e muitas outras simplesmente razoáveis (que podem dar excelentes mais-valias), ao lado de um sem número de projectos de empresas que muitas vezes não chegam a lado nenhum.

Cumprimentos
Comentador

por SMarq » 14/10/2006 11:16

Tenho na minha watch list a GLG Glamis Gold nestes últimos 2 dias subiu mais de 6% e a ABX Barrick Gold Corp também a ter em conta.
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por Comentador » 13/10/2006 22:04

Entre as empresas mineiras junior da Prata (que também produzirá Ouro), a ECU Silver Mining é, quanto a mim, uma das que têm mais potencialidades, talvez mesmo a número um.

É por isso que tomo a liberdade de colocar o link de uma breve análise que elaborei desta empresa.

http://meu-caro-ouro.blogspot.com/2006/10/ecu-silver-mining.html#links

Cumprimentos
Comentador

por Comentador » 21/9/2006 12:51

Investir em descobertas

O investimento racional e criterioso nas acções do Ouro (e também da Prata) é um dos mais interessantes e de maior retorno e considero-o mesmo como uma parcela indispensável da Carteira de qualquer investidor.

Até aqui só tenho feito referência a títulos de empresas de maior dimensão ou a algumas empresas junior escolhidas com cuidado para manter um certo equilíbrio de informação.

Mas aqueles que têm acompanhado este tópico com mais atenção não se irão admirar quando eu disser que o verdadeiro filão estará mesmo nas empresas que exploram propriedades mineiras de Ouro (e Prata) ainda numa fase muito anterior à produção efectiva e que consigam [url]grandes descobertas de jazidas[/url]que se vão revelando ao longo do tempo de grandes dimensões e excelente qualidade, fazendo antever enormes lucros futuros.

A grande vantagem de investir em empresas deste tipo é o de constatarmos que os respectivos fundamentais (as características dos metais preciosos e o andamento do respectivo projecto de produção) são a base em que assentam as valorizações das suas acções. Aqui a análise técnica é quase “secundária” (embora sempre importante), estando a tónica no acompanhamento do desenvolvimento dos projectos, na monitorização da sua qualidade e na sua boa conclusão até ao início da fase de produção e posterior obtenção de lucros. Ou até a compra da empresa por uma das majors!

No decurso dos vários anos que levam a preparar os projectos mineiros para exploração, e confirmando-se a eventual excelência das reservas de Ouro (ou Prata), assim as cotações das suas acções vão subindo ao longo do tempo, em muitos casos independentemente das variações das cotações dos metais preciosos.

Os factores decisivos do valor são as características da propriedade mineira, a quantidade e qualidade prevista das reservas de metal, a facilidade da sua extracção, o custo unitário previsto da produção, a projectada vida útil da mina, a sua localização geográfica, o financiamento disponível, a credibilidade da sua gestão, o nível de capitais próprios utilizados e a capitalização bolsista (ou seja, de forma dinâmica, a “actualização” do valor esperado de todo o projecto).

Este é um árduo trabalho de investigação permanente do mercado mundial e de acompanhamento técnico-económico de cada caso que, dada a minha ligação e interesse por esta área, tenho grande prazer em efectuar.

Cumprimentos
Comentador

por Comentador » 19/9/2006 15:31

Viva JH,

Uma teste do Ouro à zona de 540 é não só possível como provável. Se acontecer será, em princípio, de uma forma muito rápida. Para as acções é preciso estar posicionado antes, especialmente naqueles títulos muito sobrevendidos. A Tanzanian Royalty Corp (TRE), tal como outras, é um bom exemplo disso mesmo.

Um abraço
Comentador

inversão?

por J.H. » 19/9/2006 14:25

Olá, Comentador, td bem ?

Estas últimas subidas têm probabilidades de ser um ponto de inversão ? O MACD e o RSI parecem querer inverter e abandonar as áreas de sobrevenda...

Achas que um mergulho aos 540/550 é possível (em termos de análise técnica, claro)?

Um abraço.
JH

Registado: 2/9/2006 19:47

por Comentador » 19/9/2006 13:29

Penso que a Cumberland Resources (AMEX:CLG) é uma boa aposta de futuro, já que a qualidade dos seus projectos se alia à sustentabilidade da cotação.

http://meu-caro-ouro.blogspot.com/2006/09/our-stocks_19.html#links

Por outro lado, nas condições actuais, as acções de metais preciosos que estejam muito sobrevendidas ficam desde logo muito atractivas.

Cunprimentos
Comentador

por Comentador » 15/9/2006 13:02

Eu não estou bear no Ouro, longe disso. Mas aceito a sua posição, naturalmente, pois há factores de risco e indicações que podem travar entusiasmos (é, por exemplo, necessário acompanhar muito bem o índice CRB, que está preocupante).

Mas existe aqui um detalhe importante. O Ouro não é uma vulgar matéria-prima (commodity) - é um metal precioso, o que é já diferente e, principalmente, é visto cada vez mais e por mais gente, como dinheiro real.

Cump.
Comentador

por Dwer » 15/9/2006 12:47

Comentador Escreveu:Meu caro Dwer,

A sua pergunta tem uma resposta simples: eu não esperaria pela queda a esse nível, não por ela não ser possível ou não poder ser técnicamente justificada.

Não esperaria porque quem investe a médio/longo prazo, com fundos adequados, não vai estar á espera de super bottoms - pode ir comprando e se o nível que refere for atingido será uma super compra.

Mas olhando para o meu gráfico não acredito muito nessa hipótese.

E investir na Newmont Mining só tem sentido no médio/longo prazo, como sempre tenho referido nestes meus apontamenteos.

Mas o mais importante é não estar preocupado e investir com bom senso - e agradecendo aos céus se uma oportunidade dessas acontecer.

Um abraço
Comentador

Obrigado pela resposta. Faz todo o sentido numa perspectiva de investimento a longo prazo. Já para especulação pura interessam mais os super-bottoms. Se não for nesta há-de haver noutras.
De qq forma estou bastante bear no ouro e nas matérias primas em geral.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Comentador » 15/9/2006 12:39

Meu caro Dwer,

A sua pergunta tem uma resposta simples: eu não esperaria pela queda a esse nível, não por ela não ser possível ou não poder ser técnicamente justificada.

Não esperaria porque quem investe a médio/longo prazo, com fundos adequados, não vai estar á espera de super bottoms - pode ir comprando e se o nível que refere for atingido será uma super compra.

Mas olhando para o meu gráfico não acredito muito nessa hipótese.

E investir na Newmont Mining só tem sentido no médio/longo prazo, como sempre tenho referido nestes meus apontamenteos.

Mas o mais importante é não estar preocupado e investir com bom senso - e agradecendo aos céus se uma oportunidade dessas acontecer.

Um abraço
Comentador

Chart courtesy of http://stockcharts.com
Anexos
NEM.png
NEM.png (55.18 KiB) Visualizado 2113 vezes

por Dwer » 15/9/2006 11:43

Comentador Escreveu:Temos as commodities todas a descer e nomeadamente o Ouro e as empresas do Ouro. Claro que o petróleo está a pique devido ao serenar dos problemas geopolíticos e com a procura plenamente satisfeita pela oferta. E o Ouro apanhou uma boleia lógica mas circunstancial.

Temos assim, as acções do Ouro (especialmente as melhores e as maiores) com descidas para o fundo.

Estão deste modo a criar-se grandes oportunidades de compra de modo inesperado. Hoje vou dar um exemplo de outra empresa com grande potencial de subida no futuro – a Newmont Mining, a maior de todas. É só um exemplo, porque as coisas se passam sempre da mesma maneira - o medo dos investidores é uma característica incontornável, faz parte integrante do mercado, no fundo somos todos um pouco assim…. Claro que nestas alturas é preciso coragem mas não se deve apanhar uma “faca a cair”. Só que nunca sabemos ao certo quando é o fim da descida e também nunca iremos acertar num grande botton (só por sorte). Por isso, preparem-se para umas boas compras no futuro próximo (ou muito próximo…).

Cumprimentos
Comentador

Não seria de esperar pelos [33 , 35]?
Anexos
nem.png
nem.png (15 KiB) Visualizado 2180 vezes
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Keyser Soze » 15/9/2006 11:06

September 14, 2006
http://www.billcara.com/archives/2006/0 ... .html#more

Latest on Crystallex, Thurs., Sept. 14, 2006, 3:19 PM
I spoke this morning to Crystallex CEO Todd Bruce. The bottom line, he says, is: “We will get the permit when we get it.” What he means of course is that they are going to get it; he just doesn’t know when.

Is he concerned? Didn’t sound like concern to me when he said that there is really one issue, which is whether the three different miners in that area need three airstrips or one. “It’s a peripheral issue, and I’ll be happy to resolve it,” he said.

There is really so little to report here, I don’t know what traders expect. If you are hung up on country risk, or not wanting to support mining in a country like Venezuela, that’s fine, but don’t bother commenting here. The line doesn’t start with you. There are millions who agree with you.

Do I agree? Obviously no.

I believe Venezuela is a significant economic force in the Americas, and one that supplies the U.S. with a lot of oil. If you want to cut that off too, then I guess you'd like to see a price of $4 or $5 a gallon at the fuel pump.

I do believe the Bolivar State permit issue is a local environmental issue, which will be resolved soon. End of story.

Did the Dow Jones reporter write a constructive report on Crystallex yesterday? Yes, but it’s about time. Now, apparently, he has the Gold Reserve people upset. It’s time to stop reading these reports anyway, and time to meet management.

I think both Crystallex (KRY) and Gold Reserve (GRZ) represent outstanding speculative value, but I don’t know management at Gold Reserve.

Most of the precious metals companies I have listed in this blog as ones I support are exhibiting and/or speaking at the Denver Gold Forum Sept 24-27. Crystallex and Gold Reserve definitely will be there, and so will Alamos Gold, Aurelian, Barrick, Glencairn, Goldcorp, Golden Star, High River, Lihir, Queenstake, Newmont, Northgate, U.S. Gold, and Yamana, plus so many more.

I hope you attend. In fact the myGrassroot group will have a few people there, and we’ll hear from them.

I’ll be in Toronto meeting with the tiny cap group at the Cambridge gold show, and I’ll write that up too.

At the end of the day, gold is not going away. Ever. Paper money does because governments print it faster than it gets invested economically, such as during war time.

So as long as we have war and a well greased money printing machine, then gold will be in demand, and the price will rise.

Today, the gold stocks are getting hammered, with only 3 up and 31 down on my board, but I see that Crystallex is up +3.4 pct on the day. I guess traders are listening re KRY.

They should be.

Posted by Posted by Bill Cara on September 14, 2006 03:19:06 PM

Registado: 8/2/2006 17:32

por Comentador » 14/9/2006 23:49

Continua o sell off no Ouro (e em muitas outras commodities). Está na forja uma boa oportunidade em relação a várias empresas produtoras de Ouro (e Prata), cujos indicadores já estão muito esticados para baixo.

Poderemos ter de esperar mais algum tempo, mas é bom não esquecer que as empresas do Ouro costumam inverter antes do próprio Ouro.

Hoje a despeito da descida generalizada, houve algumas subidas interessantes, especialmente duas atendendo à evolução recente: a Eldorado Gold (EGO) e a Ivanhoe Mines (IVN).

Cumprimentos
Comentador

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, Majestic-12 [Bot], Olhar Leonino, Opcard33, peterteam2 e 71 visitantes