Caldeirão da Bolsa

BANIF...será que o capital vai mesmo acabar na Madeira?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SMALL2004 » 15/11/2006 21:01

O único hard felling foi teres-me chamado idiota, através do teu comentário inicial.
Mas isto é como discutir tourada ou aborto. Não vale a pena e eu não me chateio com tão pouco nem sou flor de estufa, estás à vontade.
Mas como discutir alguma coisa da Madeira é semelhante a discutir tourada e não devia ser, é mesmo sinal que alguma coisa está mal. A diferença entre a classe rica e pobre na Madeira deve ser enorme, e sem saber nem ter bases para estar a afirmar isto, aposto que é maior que no chamado continente, e isso diz tudo em relação tudo.

E descansa que também existem muitos ignorantes em Portugal continental que preferiam ser espanhóis. Mas ingleses não, não descemos tão baixo, e ainda gostamos de comer bem, eheh.
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

por Rafgopt » 15/11/2006 19:29

SMALL2004

Mas eu gosto da Madeira, e que ela seja Portuguesa, ora. Não me importo de pagar para isso. E claro que tem que existir transferência de dinheiro. Convém é que seja controlado, e que o endividamento não aumente há custa de quem desconta no país inteiro.

Só para terminar, e mesmo sabendo que aqui devemos é discutir mercados financeiros, só quero referir ao SMALL2004 e a quem por ventura não saiba que na Madeira, como em qualquer outra região de Portugal, pagamos impostos.

Eu PAGO impostos e tal como tu não te "importas de pagar para a Madeira seja Portuguesa" eu não me importo de pagar 10 Estádios de futebol onde não irei colocar os pés,3 pontes sobre o Tejo ou um TGV para ires passar férias ao Algarve. E por aqui me fico.

No heart feelings!!

Um abraço

Registado: 13/3/2006 23:46

por ricardotugas » 15/11/2006 19:21

criança em warrants Escreveu:Felizmente eu não tenho muito tempo para te responder, mas aqui vai, eu apenas disse que se trata de uma maneira de fazer politica mentirosa, pois diz-se que aumenta 16% e depois passa para apenas 8%, e toda a gente fica contente, nunca falei em subsidios, se é era subsidiada ou não, a questão não era essa.

Enfim, Mais um madeirense que viu um madeirense subir na vida e que agora esta cheio de inveija e dores de contovelo.

Quem fica contente é o Estado, pois esses 8% de diferença irão ser pagos por nós num futuro, acrescido dos juros.

Será que também fazem arredondamentos na tx de juro ?

BN
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

por Rafgopt » 15/11/2006 19:09

amsf Escreveu:Não falemos em ignorância - Criança W - porque fico envergonhado quando vejo e ouço um madeirense falar na televisão! Suponho que as televisões continentais não andem a omitir as entrevistas dos continentais menos bem falantes pelo que nota-se uma grande diferença cultural entre os madeirenses e os continentais. E não se trata de sotaque...não se preocupe com o prato do vizinho, quero dizer com os açoreanos que falam muito pior...mas ai é uma questão de sotaque. Quanto a números posso recomendar-lhe alguma bibliografia para mentir com os números.
O Alberto João sempre que usa números que tenham como referência o PIB está a ser desonesto pois o PIB da Madeira está completamente empolado pelos dinheiros que entram pela Zona Franca.
Sou madeirense!

:?

amsf Escreveu:Já agora que falas na electricidade...a electricidade madeirense é subsidiada e essa é uma das razões pelo que o aumento devia ser de 16%...infelismente não tenho tempo para responder a tudo...na era da internet a informação está a disposição de quase todos mas como é espectável o mais fácil e lemitar-se a repetir o que os nossos líderes de opinião dizem...e cada um tem os seus...é humano.

Penso que neste momento também devas estar envergonhado com os erros ortográficos de um Madeirense :?: mas adiante...

Em relação aos que pensam (infelizmente ainda são muitos) que a Madeira e os Madeirenses vivem há custa do Continente e dos continentais, deixo aqui uma pequena explicação de como funcionam as transferências de estado em relação para a Madeira, por exemplo em relação ao IVA:

Na proposta de revisão da Lei das finanças Regionais o IVA passa a ser uma receita própria da região, ao contrário do que acontece actualmente, em que o IVA cobrado em todo o país ( incluindo as duas Regiões Autónomas) entra num Bolo global e é distribuido por CAPITAÇÃO, isto é, de acordo com o número de habitantes de cada região.

Aparentemente, esta mudança trará uma redução do dinheiro que no final era repartido para a Madeira, tendo em conta que o IVA cobrado cá é 30% inferior ao cobrado no território continental.
No entanto existem dois factores que vão no sentido contrário desta redução, que são o turismo e o CINM (Centro Internacional de Negócios da Madeira).
O número de turistas corresponde a uma população flutuante de mais de 15.000 habitantes que estatísticamente consomem 3 vezes + que a população residente, isto é, estes turistas representam uma população equivalente de 45.000 habitantes (aproximadamente 20% da população residente mais flutuante)que não era tida nem achada nas contas de redistribuição do IVA.

Significa isto que com o actual modelo existe um factor que faz com que o IVA cobrado na Madeira por habitante seja superior ao do resto do país mas que não tem reflexo na sua redistribuição.

O outro factor é o do CINM em que o IVA entrava no bolo global e com a nova proposta passará a fazer parte das receitas próprias da região. Só este factor significa que a Madeira pode receber + 10% do que recebe actualmente.

O grande factor político por trás de tudo isto, é que esta proposta tinha sido discutida com a Dr. Manuela Ferreira Leite, mas não aprovada. Surge agora o actual ministro Teixeira dos Santos a querer fazer marcha atrás em todo o processo de autonomia das finanças regionais.

O que eu condeno foi a estratégia política seguida pelo Alberto João, que tentou lutar e argumentar através do corte financeiro actual de 38 milhões de euros (que até considero legítimo dado o nível de endividamento), quando a questão é bem mais profunda.

Um abraço a todos.

Registado: 13/3/2006 23:46

por criança em warrants » 15/11/2006 18:28

Felizmente eu não tenho muito tempo para te responder, mas aqui vai, eu apenas disse que se trata de uma maneira de fazer politica mentirosa, pois diz-se que aumenta 16% e depois passa para apenas 8%, e toda a gente fica contente, nunca falei em subsidios, se é era subsidiada ou não, a questão não era essa.

Enfim, Mais um madeirense que viu um madeirense subir na vida e que agora esta cheio de inveija e dores de contovelo.

Registado: 29/9/2004 18:02

por amsf » 15/11/2006 18:14

Já agora que falas na electricidade...a electricidade madeirense é subsidiada e essa é uma das razões pelo que o aumento devia ser de 16%...infelismente não tenho tempo para responder a tudo...na era da internet a informação está a disposição de quase todos mas como é espectável o mais fácil e lemitar-se a repetir o que os nossos líderes de opinião dizem...e cada um tem os seus...é humano.

Registado: 14/12/2005 17:02

por criança em warrants » 15/11/2006 17:57

Concordo que isto é um site de bolsa por isso também não me vou alongar mais nesta discusão. Só para finalizar, essa tal historia do empréstimo tem muito que se diga (para mim, é simplesmente politica mentirosa, com vista a ter um argumento para penalizar a madeira, tal e qual o que sucedeu com a electricidade diz-sse primeiro que vão aumentar 16%, mas depois vêm dizer que é apenas 8%, e fica tudo contente, e mais ninguém fala do assunto), como não sei como foi o empréstimo, digo-te apenas o seguinte quem vai pagar o empréstimo? claro que vão ser os madeirenses, é verdade que contribui para o aumento do deficit, mas portugal também a uns anos atrás também teve um deficit excessivo e não teve penalizações, por que raio agora madeira tem que ter.

Acredita que essa história do empréstimo, é apenas politica, de finanças não tem nada, e solidariedade muito menos.

Para que fiques informado de mais uma coisa os Açores sempre receberam mais dinheiro (que eu concordo pois são mais ilhas bla bla bla) do que a Madeira, essa história de receberem o mesmo é treta, basta investigares.

Para finalizar, para os bons alunos (que se desenvolveram) tira-se o rebuçado, para os maus alunos que andaram a ch**** o dinheiro sabe-sse lá em quê (e continuam estagnados) da-se um rebuçado.

por krat3r » 15/11/2006 17:51

Mandeirense e com muito gosto actualmente a estudar em Lisboa...

Infelizmente o que acho que é o grande problema da Madeira é o facto de grande parte da população ser "ignorante", principalmente os idosos, é que quando alguém diz (nas eleições regionais) que vai votar no Alberto João pois é ele que lhe manda a reforma, é que alguma está mal. :? E não é apenas uma ou duas pessoas a dizerem isto infelizmente...
E depois também há muit dinheiro que é mal distribuído, ou melhor muitas das ditas obras na Madeira são apenas para "inglês ver" e grande parte dela são abandonadas, por exemplo algumas das "Zonas Empresariais" são actualmente pasto para cabras e/ou ovelhas.

E depois há o problema dos padrinhos, quem não tem padrinhos na Madeira não chega a lado nenhum.
(passei por uma experiência desse tipo, uma escola de condução que teve 16 meses para abrir, chegando a ter impostos para pagar sem que a escola estivesse em funcionamento, pois no tal concelho apenas havia uma escola de condução e o dono dessa escola de condução tinha padrinhos e foi tentando "empatar" para que não abrisse mais nenhuma escola)
E muitos mais casos semelhantes que acontecem por toda a região.
O Alberto Joao foi sem margem para dúvidas uma mais valia para a região, mas actualmente acho que está na altura de dar lugar a outro, e preferêncialmente de um partido opositor, para que se reposto um certo equilibrio, se é que me entendem)

E no continente também há muita gente "ignorante", então vejam isto aqui : Apanhados da Televisão Portuguesa

Não quero com isto ofender ninguém, é pura e simplesmente a opinião pessoal.

Registado: 31/7/2005 1:59

por amsf » 15/11/2006 17:23

Não falemos em ignorância - Criança W - porque fico envergonhado quando vejo e ouço um madeirense falar na televisão! Suponho que as televisões continentais não andem a omitir as entrevistas dos continentais menos bem falantes pelo que nota-se uma grande diferença cultural entre os madeirenses e os continentais. E não se trata de sotaque...não se preocupe com o prato do vizinho, quero dizer com os açoreanos que falam muito pior...mas ai é uma questão de sotaque. Quanto a números posso recomendar-lhe alguma bibliografia para mentir com os números.
O Alberto João sempre que usa números que tenham como referência o PIB está a ser desonesto pois o PIB da Madeira está completamente empolado pelos dinheiros que entram pela Zona Franca.
Sou madeirense ! :wink:

Registado: 14/12/2005 17:02

por SMALL2004 » 15/11/2006 16:35

Mas eu gosto da Madeira, e que ela seja Portuguesa, ora. Não me importo de pagar para isso. E claro que tem que existir transferência de dinheiro. Convém é que seja controlado, e que o endividamento não aumente há custa de quem desconta no país inteiro.
Tenho impressão que Trás-os-Montes está mais isolado e tem menos investimento.
Vê lá o deficit dos Açores.

O Orcamento da Madeira nas mãos de poucas pessoas e das pessoas que ela controla e das famílias dessas pessoas que dependem dos primerios é muito dinheiro.

Por acaso na Madeira há poucos ignorantes....eheh, ignorantes há no país inteiro. Basta olhar para os comícios.

Mas isto é um site de bolsa, e não volto a responder a este assunto.
cumprimentos,
SMALL,

por criança em warrants » 15/11/2006 12:46

Ah, será que é porque acabou ou está a acabar a galinha dos ovos de ouro na Madeira? Vai haver menos dinheirinho do continente a bombar para a Madeira? Menos negócios?

Não sei se sabes, claro que não sabes para falar em galinha dos ovos de ouro, as tranferências dai representam apenas 13% do Orçamento da Região (Orçamento Regional cerca de 1500 milhões de euros).
Se o estado investe em todo o territorio nacional, porquê que não há de investir também na Madeira transferido algumas verbas do Orçamento de Estado.
Podia falar ainda em insularidade e em ultraperiferia, mas não vale a pena.

Se tu pensas assim, era melhor a Madeira não pertencer a Portugal, é por causa deste tipo de comentários idiotas vindos de ti e de alguns comentadores de televisão que não percebem nada de números e que dessa forma influênciam negativamente a opinião pública, que há muitos madeirenses que preferiam pertecer aos Espanhois ou Ingleses, estavamos de certeza muito melhores, em vez de pertencermos a um pais em que grande parte da população é ignorante.

Agradecia que viesses cá, para veres o que é uma terra bem organizada. Tenho alguns amigos do continente que trabalham cá na MADEIRA e adoram imenso isto, por isso vem cá que de certeza vais mudar de opinião.

por lutav » 15/11/2006 12:11

Registado: 22/9/2006 22:36

BANIF...será que o capital vai mesmo acabar na Madeira?

por SMALL2004 » 15/11/2006 12:04

O BANIF foi lá a cima reconfirmar que vem mesmo por aí abaixo e parte os 4,50? Bom, isto depois de ter subido 300% nem é queda que se veja, mas pronto....é um bom banco, não merece.

Ah, será que é porque acabou ou está a acabar a galinha dos ovos de ouro na Madeira? Vai haver menos dinheirinho do continente a bombar para a Madeira? Menos negócios?

A que é que a AT descreve?
cumprimentos,
SMALL,

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], johnnycaixa, m-m, PMP69 e 79 visitantes