Caldeirão da Bolsa

Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Vodka7 » 10/11/2006 10:52

JOLI Escreveu:
Vodka7 Escreveu:Sinceramente já não sei, gostava de saber quem está a fazer as contas certas, porque já não sei quanto pedir.

Pretendo 1100.

Alguém ajuda-me?!

Tendo em conta o nr. reduzido de acções e tendo em conta a cotação da PTI no momento, porquê é que não compras na bolsa ?

Porque só pretendo 1100, e a preço mais barato.
Só que como tenho dois tipos de contas não sei quanto pedir, por isso volto a pedir ajuda?!

Registado: 10/11/2005 21:53

por JOLI » 10/11/2006 10:46

Vodka7 Escreveu:Sinceramente já não sei, gostava de saber quem está a fazer as contas certas, porque já não sei quanto pedir.

Pretendo 1100.

Alguém ajuda-me?!

Tendo em conta o nr. reduzido de acções e tendo em conta a cotação da PTI no momento, porquê é que não compras na bolsa ?

Registado: 25/10/2006 20:40

por Vodka7 » 10/11/2006 10:34

Sinceramente já não sei, gostava de saber quem está a fazer as contas certas, porque já não sei quanto pedir.

Pretendo 1100.

Alguém ajuda-me?!

Registado: 10/11/2005 21:53

por jabreu » 10/11/2006 9:44

não estou a perceber nada... quero pedir hoje para ver se me atribuem 2500... Quantas é que tenho de pedir?
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por ptmasters » 10/11/2006 2:00

ptmasters Escreveu:Essa calculadora está errada

Tomem como exemplo. Se o rateio nos PS está neste momento em 2,88, resultante de 144.000.000 de acções procuradas para 50.000.000 oferecidas, e partindo do principio que não havia factor preferencial de rateio, então quem pedisse 10000, iria receber 3472 (10000 / 2,88).

Ora, se colocarem essas 10000 acções na referida calculadora na 2ª faze, vão exactamente obter 3472, e na 1ª fase obteriam o dobro, o que significava que tinha que existir mais uns 30.000.000 de acções nos pequenos subscritores

1 abraço

Exactamente Cali
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por Cali » 10/11/2006 1:52

Se é que vi bem a coisa, a calculadora do 'negocios' só pode estar 'engatada'. Eles estão ao multiplicar as acções atribuidas por 2, depois de aplicarem o factor de rateio conhecido (de cerca de 9x), aos subscritores da primeira fase (que são quase todos). Isso daria mais acções atribuidas, do que as que estão disponiveis para atribuição. Aliás, já lá há comentários a queixarem-se disso mesmo.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

Rateio

por Meteorologista » 10/11/2006 1:34

Tenham atenção ao cálculo dos vossos pedidos! Usei a calculadora para subscrição na tranche do PG, 2ª fase, e deu-me um valor duplo do que estamos a calcular aqui.
Já fiz o pedido hoje e não posso voltar atrás, mas quem vá subscrever amanhã é bom tentar analisar isto melhor.
Abraço e BN

Registado: 7/11/2002 2:17

por ptmasters » 10/11/2006 0:30

Boas,

Aqui vão as "minhas" estimativas. Considero essencialmente o quê:

:arrow: que quem subscreveu na tranche de pequenos subscritores nas 1ª fase, não desistiu;
:arrow: que a procura do público em geral na 1ª fase foi de 2.100.000.000 de acções;
:arrow: que os 500.000.000 de acções anulados já durante a 2ª fase, acabaram por diminuir o nº de subscritores do PG da 1ª fase.
:arrow: que quem subscreveu PG na 1ª fase, vai receber ligeiramente mais do que aquilo que está no quadro.

Não obstante, este quadro é apenas baseado em cálculos próprios derivados de informações recolhidas nos diversos canais de informação, não tendo por isso qualquer validade "oficial".

1 abraço
Anexos
portucel.png
portucel.png (7.63 KiB) Visualizado 1729 vezes
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

por marafado » 10/11/2006 0:24

Calculadora Online
Calcule o número de acções que irá receber na OPV da Portucel
Na recta final da OPV da Portucel, o Jornal de Negócios disponibiliza uma calculadora "online" para que fique a saber com quantas acções da empresa irá ficar e quanto irá pagar. A procura superou a oferta e nem todos terão as acções que pediram.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt

Clique aqui para visualizar ou fazer o download da calculadora para o cálculo do rateio da OPV da Portucel
Para utilizar a calculadora, entre no "link" em cima, introduza o número de acções pedidas na situação em que se enquadra e veja com quantas acções ficará e o investimento associado. O ficheiro actual já está actualizado com os últimos dados da procura.

A oferta pública de venda (OPV) das acções da Portucel [Cot] termina hoje. Até ao final do dia de ontem, a procura superava em mais de nove vezes a oferta disponível, o que significa que os investidores que deram ordens de compra não terão direito à totalidade das acções pedidas.

Qual será o preço de venda?

O Governo fixou o limite de preços da OPV da Portucel entre os 2,00 e os 2,20 euros, sendo que o preço final será estabelecido com base na média aritmética da cotação desde o início do período de recolha de intenções de compra até hoje.

Ontem, este preço médio situava-se nos 2,26 euros, faltando apenas a cotação de fecho de hoje para fixar o preço final. A este valor, é aplicado um desconto de 5%, o que coloca o preço para a venda para o público em geral nos 2,15 euros.

À venda ao público em geral estão 145.432.769 acções e até ontem a procura era de 1.638.000.000.

Para os pequenos subscritores, será ainda aplicado um desconto adicional de 5% face ao preço fixado para a tranche do público em geral. Tendo em conta a cotação indicativa acima de 2,15 euros, o preço de venda aos pequenos subscritores será de 2,04 euros.

Até ontem, neste segmento de pequenos subscritores, tinham sido dadas ordens para a compra de 144 milhões de acções, quando o montante disponível é de apenas 50 milhões.

Caso a cotação da Portucel não oscile muito na sessão de hoje, o preço médio (ajustado aos descontos) não deverá cair fora do limite de 2,00 a 2,20 euros, sendo que o preço final da OPV será idêntico ao descrito acima.

O período da OPV termina hoje, estando a sessão especial de mercado regulamentado para apuramento dos resultados marcada para as 17 horas do próximo dia 13 de Novembro, na Euronext Lisbon.

Quando é que posso vender as minhas acções?

Os trabalhadores da Portucel e os pequenos subscritores puderam, nas últimas duas semanas e até hoje, individualmente, transmitir ordens de compra, nas sub-reservas que lhes são destinadas, em múltiplos de 100 acções até um máximo de 20.000 acções.

Os pequenos subscritores que tenham dado ordens na primeira fase (de recolha de intenções) têm a garantia de que vão ter um mínimo de 100 acções. (Por isso, na calculadora, este é o valor mais baixo que lhe vai aparecer no visor "Nº acções a que vou ter direito", para os pedidos feitos na primeira fase).

As acções adquiridas no âmbito destas sub-reservas ficarão indisponíveis durante um período de 3 meses. Ou seja, neste período, mesmo que o accionista esteja a registar mais-valias potenciais em carteira, não poderá vender e encaixar o ganho.

Os investidores poderão individualmente transmitir ordens de compra, na reserva destinada ao público em geral, em múltiplos de 100 acções até um máximo de 15.350.000 acções correspondentes a 2% do capital social da Portucel.

Para este segmento do público em geral, como tem um desconto menor na compra de acções, ficam com a vantagem de poder alienar a qualquer momento as acções compradas na OPV.

http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=285553

Registado: 5/10/2004 16:59

por ljbk » 10/11/2006 0:21

algarvio_ Escreveu:
ljbk Escreveu:Muito cuidado com essa calculadora que somente multiplica os valores introduzidos pelo factor de rateio (145.4/1638 no PG)(no caso da 1ª semana *2).
Basta olhar para a formula da folha de excel ...

Leiam com atenção o que foi escrito acima, por exemplo pelo Menor_Valia, e verão que pode não ser assim como lá vem ...

BN.

Pode não ser bem como lá vem, mas para esta grandeza de valores penso que os desvios não serão muito significativos...

O que la vem estaria correcto se todos tivessem pedido na 2º semana.
O que la vem seria o dobro da realidade se todos tivessem pedido na 1ª semana.
Assim a verdade estará entre o numero de acções apresentado pela "calculadora" e metade desse valor o que irá depender do que aqui já escrevi.

Registado: 25/11/2005 11:15

Portucel

por Clinico » 10/11/2006 0:21

Meu caro Ijbk, obrigado pela resposta. Apesar de perceber que afinal existe uma grande variante para as contas, pelo menos tenho uma ideia aproximada do valor que tenho que ter disponível para as pagar. E ainda por cima, amanha tambem se pode pedir pelo que o valor final do rateio ainda é desconhecido...
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por iurp » 10/11/2006 0:20

Começo a ter grandes dúvidas que esta operação tenha alguma rentabilidade para quem comprar na opv e as quiser vender a curto prazo. Eu pergunto-me: quem estará interessado em comprar po´s opv? Quem quiser tomar posições agora já o poderá fazer ( será que existe alguém interessado ???)e não estou a ver a Semapa a querer reforçar. Talvez queira é aliviar um pouco , mantendo o controle sobre a Portucel. Será assim???

Um abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por algarvio_ » 10/11/2006 0:15

ljbk Escreveu:Muito cuidado com essa calculadora que somente multiplica os valores introduzidos pelo factor de rateio (145.4/1638 no PG)(no caso da 1ª semana *2).

Leiam com atenção o que foi escrito acima, por exemplo pelo Menor_Valia, e verão que pode não ser assim como lá vem ...

BN.

Pode não ser bem como lá vem, mas para esta grandeza de valores penso que os desvios não serão muito significativos...

Registado: 19/6/2006 22:57

por ptmasters » 10/11/2006 0:14

Essa calculadora está errada

Tomem como exemplo. Se o rateio nos PS está neste momento em 2,88, resultante de 144.000.000 de acções procuradas para 50.000.000 oferecidas, e partindo do principio que não havia factor preferencial de rateio, então quem pedisse 10000, iria receber 3472 (10000 / 2,88).

Ora, se colocarem essas 10000 acções na referida calculadora na 2ª faze, vão exactamente obter 3472, e na 1ª fase obteriam o dobro, o que significava que tinha que existir mais uns 30.000.000 de acções nos pequenos subscritores

1 abraço

Re: Portucel

por ljbk » 10/11/2006 0:12

iurp Escreveu:
ljbk Escreveu:
Menor_Valia Escreveu:Saudações!!

ljbk Escreveu:Espero não me ter enganado ...

Talvez apenas na oferta total para PG que julgo ser 145,4 milhões...

Não estará a somar indevidamente a oferta dos trabalhadores(2 milhões)??

Um abraço,

JR

Tem toda a razão.
Total: 197432769
PG: 145432769
PS: 50000000
Trab: 2000000
Fonte: propecto oficial em http://www.activobank7.pt/Uplimg/227/Pr ... rtucel.pdf

Mas isto não altera o essencial dos calculos.

Uma pequena questão: se anda tudo a fazer contas para ter os títulos que realmente pretende, quem as vai comprar mais caras do que o preço da OPV? Não há limite para o pedido, aliás, pode-se pedir 145 432 769 o que em termos de rateio poderá dar cerca de 14 000 000. Pergunto: quem as vai comprar depois?
Estará a faltar-me algum dado?

Um abraço

Só pode pedir até 2% do capital ou seja quase 16 milhões.
O preço máximo no PG será 2.20 .
O preço máximo nos PD será .95*2.2 = 2.09.

Para quem tiver duvidas sobre a dita calculadora, basta inserir qualquer valor no PG para a 1ª semana e 2ª semana que somados dêm a procura actual: 1638 milhões de acções. Depois somem o resultado das acções atribuidas. O resultado será sempre maior que os 145.4 milhões disponiveis, excepto se os 1638 milhões forem todos pedidos na 2ª semana ...

por iurp » 10/11/2006 0:04

ljbk Escreveu:

Um abraço,

JR

Tem toda a razão.
Fonte: propecto oficial em http://www.activobank7.pt/Uplimg/227/Pr ... rtucel.pdf

Uma pequena questão: se anda tudo a fazer contas para ter os títulos que realmente pretende, quem as vai comprar mais caras do que o preço da OPV? Não há limite para o pedido, aliás, pode-se pedir 145 432 769 o que em termos de rateio poderá dar cerca de 14 000 000. Pergunto: quem as vai comprar depois?
Estará a faltar-me algum dado?

Um abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por ljbk » 10/11/2006 0:02

Muito cuidado com essa calculadora que somente multiplica os valores introduzidos pelo factor de rateio (145.4/1638 no PG)(no caso da 1ª semana *2).

BN.

calculadora do J Negocios

por edgar araujo » 9/11/2006 23:54

segundo esta calculadora , para ordens dadas na segunda fase :
20000 nos PS - 6900 acções
40000 no PG - 3800 acções
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA

Registado: 19/7/2006 16:27

por JOSE DUARTE » 9/11/2006 23:45

No BIG diz que é até dia 10 de Novembro
Saudações Alentejanas

Registado: 25/5/2005 16:00

Re: Estou confuso!

por ricardotugas » 9/11/2006 23:44

Ferry Escreveu:Apesar de pensar já estar esclarecido com o JR, os posts seguintes deixaram-me completamente baralhado.
Agradecia que me esclarecessem, pois penso ir subscrever amanhã, tendo como base as seguintes permissas:
a) Não subscrevi o pré-registo na semana anterior (1.ª Fase);
b) Desejava ficar com +-5000 acções de PG.
c) Quantas ordens terei que subscrever amanhã para ficar com a quantidade acima mencionada?

Grato desde já pela informação disponibilizada.

Abraço e BN.

Olha também eu, mas pede assim genero 50.000, e o resto comprar ou vendes na abertura. :lol:

Gostava de saber porque complicam, enfim deve ser para pagar aos advogados, assessores, etc.

BN
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

por mcarvalho » 9/11/2006 23:44

Calcule o número de acções que irá receber na OPV da Portucel

09/11/2006

Para utilizar a calculadora, entre no "link" em cima, introduza o número de acções pedidas na situação em que se enquadra e veja com quantas acções ficará e o investimento associado. O ficheiro actual já está actualizado com os últimos dados da procura.

A oferta pública de venda (OPV) das acções da Portucel [PTCL] termina hoje. Até ao final do dia de ontem, a procura superava em mais de nove vezes a oferta disponível, o que significa que os investidores que deram ordens de compra não terão direito à totalidade das acções pedidas.

Qual será o preço de venda?

O Governo fixou o limite de preços da OPV da Portucel entre os 2,00 e os 2,20 euros, sendo que o preço final será estabelecido com base na média aritmética da cotação desde o início do período de recolha de intenções de compra até hoje.

Ontem, este preço médio situava-se nos 2,26 euros, faltando apenas a cotação de fecho de hoje para fixar o preço final. A este valor, é aplicado um desconto de 5%, o que coloca o preço para a venda para o público em geral nos 2,15 euros.

À venda ao público em geral estão 145.432.769 acções e até ontem a procura era de 1.638.000.000.

Para os pequenos subscritores, será ainda aplicado um desconto adicional de 5% face ao preço fixado para a tranche do público em geral. Tendo em conta a cotação indicativa acima de 2,15 euros, o preço de venda aos pequenos subscritores será de 2,04 euros.

Até ontem, neste segmento de pequenos subscritores, tinham sido dadas ordens para a compra de 144 milhões de acções, quando o montante disponível é de apenas 50 milhões.

Caso a cotação da Portucel não oscile muito na sessão de hoje, o preço médio (ajustado aos descontos) não deverá cair fora do limite de 2,00 a 2,20 euros, sendo que o preço final da OPV será idêntico ao descrito acima.

O período da OPV termina hoje, estando a sessão especial de mercado regulamentado para apuramento dos resultad os marcada para as 17 horas do próximo dia 13 de Novembro, na Euronext Lisbon.

Quando é que posso vender as minhas acções?

Os trabalhadores da Portucel e os pequenos subscritores puderam, nas últimas duas semanas e até hoje, individualmente, transmitir ordens de compra, nas sub-reservas que lhes são destinadas, em múltiplos de 100 acções até um máximo de 20.000 acções.

Os pequenos subscritores que tenham dado ordens na primeira fase (de recolha de intenções) têm a garantia de que vão ter um mínimo de 100 acções. (Por isso, na calculadora, este é o valor mais baixo que lhe vai aparecer no visor "Nº acções a que vou ter direito", para os pedidos feitos na primeira fase).

As acções adquiridas no âmbito destas sub-reservas ficarão indisponíveis durante um período de 3 meses. Ou seja, neste período, mesmo que o accionista esteja a registar mais-valias potenciais em carteira, não poderá vender e encaixar o ganho.

Os investidores poderão individualmente transmitir ordens de compra, na reserva destinada ao público em geral, em múltiplos de 100 acções até um máximo de 15.350.000 acções correspondentes a 2% do capital social da Portucel.

Para este segmento do público em geral, como tem um desconto menor na compra de acções, ficam com a vantagem de poder alienar a qualquer momento as acções compradas na OPV.

Como posso acompanhar a evolução do preço?

O Jornal de Negócios disponibiliza uma página com os dados fundamentais da empresa, através do "link" [PTCL]. A actualização da cotação é feita automaticamente com um atraso que não excede os 15 minutos.

--------------------------------------------------------------------------------

Registado: 17/2/2004 1:38

por algarvio_ » 9/11/2006 23:40

Ferry,

No site do canal de Negócios está a calculadora com as acções que podes ficar face ao pedido.

O site diz que o periodo de subscrição terminou hoje, dia 9. No aB7 diz que é amanha e eu ainda penso subscrever. Quem tem razão?
Alguem pode esclarecer?

Registado: 19/6/2006 22:57

Estou confuso!

por Ferry62 » 9/11/2006 23:36

Apesar de pensar já estar esclarecido com o JR, os posts seguintes deixaram-me completamente baralhado.
Agradecia que me esclarecessem, pois penso ir subscrever amanhã, tendo como base as seguintes permissas:
a) Não subscrevi o pré-registo na semana anterior (1.ª Fase);
b) Desejava ficar com +-5000 acções de PG.
c) Quantas ordens terei que subscrever amanhã para ficar com a quantidade acima mencionada?

Grato desde já pela informação disponibilizada.

Abraço e BN.

Registado: 14/3/2005 22:21

por Alien » 9/11/2006 23:35

Acabei de subscrever 40.000 acções através do BPINet.
Foi extremamente simples. :)
A propósito, alguém sabe se já é possível colocar ordens de stop losses através do BPINet Bolsa?

Abraços e BN.

Registado: 8/9/2006 1:02

por ljbk » 9/11/2006 23:28

Um abraço,

JR

Tem toda a razão.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m e 60 visitantes