Caldeirão da Bolsa

Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Vodka7 » 8/11/2006 0:45

Boas, não tenho a certeza mas penso que o vosso raciocinio pode não estar certo.

Penso que seja assim, 197,43 milhões acções disponiveis a dividir por 2187 milhões acções (até segunda) que dá 0,090.

Ou seja, quem quiser 10000 acções terá de pedir 111111 acções no periodo de 30 a 3 e 222222 de 6 a 10.

197,43/2187 = 0,90

10000/0,90= 111111 ou 110000*0,090 = 9900 (9900/2= 4950 para a segunda fase)

Registado: 10/11/2005 21:53

por pardal » 7/11/2006 23:34

artista Escreveu:
ptmasters Escreveu:... mas não te esqueças que aquelas que já manifestaste a tua intenção de investimento na fase de pré-registo com preferência no rateio, assim se mantêem mesmo que alteres agora a ordem para mais...

Ainda não me manifestei :) :) :)

Está-me a parecer é que haverá bastante gente que está como eu, não pediu nada e depois pede uma batelada pensando que consegue as que quer e depois a subscrição dispara no último dia e...

Obrigado aos dois pela resposta

Bons negócios

Boas !

Como o rateio previsto para o período da OPV é, neste momento de 3,55 % » 282.000 acções X 3.55 % = +/- 10.000 acções.

:)

Registado: 11/5/2006 21:55

por artista_ » 7/11/2006 22:59

ptmasters Escreveu:... mas não te esqueças que aquelas que já manifestaste a tua intenção de investimento na fase de pré-registo com preferência no rateio, assim se mantêem mesmo que alteres agora a ordem para mais...

Ainda não me manifestei :) :) :)

Está-me a parecer é que haverá bastante gente que está como eu, não pediu nada e depois pede uma batelada pensando que consegue as que quer e depois a subscrição dispara no último dia e...

Obrigado aos dois pela resposta

Bons negócios

Registado: 17/3/2003 22:51

por ptmasters » 7/11/2006 22:42

artista Escreveu:Vou só fazer aqui uma conta para verem se estou correcto...

Se eu quiser 10 mil acções da Portucel na tranche de PG teria de pedir mais de 200 mil acções porque o rateio já é superior a 10% e quem pedir agora terá metade das acções porque já não beneficiará das condições preferenciais... estou correcto?

Bons negócios

Boas, assim à primeira vista, parece-me que o teu raciocínio está correcto, ou seja, pedir o dobro do que se pediria normalmente para se obter o mesmo nº de acções.

Também ando a fazer as mesmas contas... mas não te esqueças que aquelas que já manifestaste a tua intenção de investimento na fase de pré-registo com preferência no rateio, assim se mantêem mesmo que alteres agora a ordem para mais, ou seja, se pediste 60000 na fase de pré-registo no PG, terias agora com base no rateio de 10% (ele é na verdade mais baixo), terias cerca de 6000 acções.

Para prefazer as 10000, terias de solicitar agora mais 80000 para obter mais 4000... estarei eu igualmente certo?

1 abraço
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por Cali » 7/11/2006 22:42

a tua duvida é a minha tambem, mas se estou a ver bem o filme, com um rateio de 14 vezes (e considerando que practicamente todas as intenções de compra foram feitas a semana passada), um ordem inserida agora deve ter um factor de rateio de 28, ou seja, se queres 10.000 deves ter que pedir 'práí' 280.000 !!

Registado: 9/12/2002 13:40

por artista_ » 7/11/2006 22:23

Vou só fazer aqui uma conta para verem se estou correcto...

Se eu quiser 10 mil acções da Portucel na tranche de PG teria de pedir mais de 200 mil acções porque o rateio já é superior a 10% e quem pedir agora terá metade das acções porque já não beneficiará das condições preferenciais... estou correcto?

Bons negócios

Registado: 17/3/2003 22:51

contas

por Peter_Borgas » 7/11/2006 22:12

Como é que eles fazem as contas para entrar no Psi20 ?

Noticia saida no jornal de negocios

No entanto, apesar da Soares da Costa liderar a lista de espera do PSI-20, o mercado acredita que com a terceira fase de privatização da Portucel, a empresa deverá ficar com um "free-float" mais elevado e reposicionar-se na lista para entrar na bolsa nacional.

Registado: 3/11/2006 12:56

Re: Informação OPV Portucel

por Menor_Valia » 7/11/2006 18:54

Saudações!!

MisterFisco Escreveu:É a primeira vez que escrevo neste forum, desde já saudo todos os intervenientes.
A questão que eu tenho e para a qual não obtive resposta por parte da CBI, pois eles além de não terem lido o prospecto da OPV com as respectivas condições tambem não conseguiram dar resposta às minhas duvidas.
o que eu pretendia saber era se eu subscrever neste momento acções para o público em geral, como irá funcionar o rateio, pois se na 1ª fase era de 100%, penso que agora será de 50%, assim sendo será que algum forense me poderá ajudar, visto que eu pretendia ficar com 20000 acções, quantas necessitava de subscrever.
Obrigado e BN

Aconselho-o a aguardar até dia 10 para ter uma noção mais aproximada do valor de rateio final e da quantidade que necessitará subscrever.

Em todo o caso, julgo que seria prudente reconsiderar e ponderar bem os riscos desse investimento (~45.000 euros) na Portucel, neste momento. A menos que tenha uma convicção profunda e bem fundamentada, não deve deixar-se influenciar demasiado por algumas perspectivas muito optimistas - e nada inocentes! - para a empresa que têm sido divulgadas nestes últimos dias...

Um abraço,

JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton

Registado: 3/12/2005 16:58

duvida

por Peter_Borgas » 7/11/2006 17:51

Qual sera o preço para a portucel no dia 14 Novembro.
Sera entre 2-2.20 ou sera igual ao valor da cotação do fecho que dia 13 Novembro .

Registado: 3/11/2006 12:56

re pdrom

por Infoo » 7/11/2006 16:53

o que eles dizem é

ver pág 15 do prospecto

http://www.parpublica.pt/docs/Prospecto ... rtucel.pdf

Registado: 17/11/2005 1:02

por marcolopes » 7/11/2006 16:36

As ordens transmitidas durante o período da OPV não podem ser alteradas nem canceladas durante os 3 últimos dias da operação. As intenções de investimento transmitidas durante o período de recolha de intenções de investimento (1ª semana da oferta) podem ser alteradas/anuladas até ao último dia da OPV (apenas uma vez se durante os 3 últimos dias da OPV).

30 Out. - 3 Nov
1ª semana da
oferta: Período de recolha de intenções de investimento.

6 - 10 Novembro
2ª semana da oferta: Período da OPV

8 - 10 Novembro
Período de Irrevogabilidade das ordens de compra

13 Novembro
Sessão especial de Bolsa
(fixação de preços e coeficientes de rateio se aplicáveis.)

14 Novembro
Data da liquidação financeira da OPV
Data de admissão à Negociação das Acções na Euronext Lisbon
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

Re: Quem pode ajudar?

por Vodka7 » 7/11/2006 16:35

pedrom Escreveu:Quem é que me pode ajudar que eu já estou tão confuso devido a ter recebido informações erradas por parte de um banco:

Depois de se achar o preço medio das cotações o preço para PG vai ser deduzido 5% desde que fique no intervalo 2/2.2 ?
E para os PS vai ser deduzido(5%+5%) desde que fique no intervalo 2/2.2 ?

Dei uma ordem de 20.000 PG na Sexta feira, até quando é que a posso alterar 7 ou 10?

Dei uma ordem de 20.000 PG hoje, até quando é que a posso alterar 7 ou 10?

Já agora de que banco foi?
É que também recebi essa informação.

Quem pode ajudar?

por pedrom » 7/11/2006 16:29

Quem é que me pode ajudar que eu já estou tão confuso devido a ter recebido informações erradas por parte de um banco:

Depois de se achar o preço medio das cotações o preço para PG vai ser deduzido 5% desde que fique no intervalo 2/2.2 ?
E para os PS vai ser deduzido(5%+5%) desde que fique no intervalo 2/2.2 ?

Dei uma ordem de 20.000 PG na Sexta feira, até quando é que a posso alterar 7 ou 10?

Dei uma ordem de 20.000 PG hoje, até quando é que a posso alterar 7 ou 10?

Registado: 29/7/2004 19:55

re

por Infoo » 7/11/2006 15:02

bem, o bcpi mandou um travão e pêras na portucel...

antes 2,65 fim 2006

agora 2,75 fim 2007

Registado: 17/11/2005 1:02

Dividendos de 5,31 euros por acção em 2007 ??????

por marcolopes » 7/11/2006 14:23

MERCADOS Publicado 7 Novembro 2006 12:24
Millennium BCP revê em alta “target” da Portucel para 2,75 euros
O Millennium BCP aumentou o preço alvo para as acções da Portucel de 2,65 euros para 2,75 euros, para o final de 2007, um valor 30,9% acima do preço fixado pelo Estado para a Oferta Pública de Venda.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt

O Millennium BCP aumentou o preço alvo para as acções da Portucel de 2,65 euros para 2,75 euros, para o final de 2007, um valor 30,9% acima do preço fixado pelo Estado para a Oferta Pública de Venda.

A análise da casa de investimento inclui o investimento numa nova máquina de papel mas não considera o impacto de um eventual apoio do Estado uma vez que ainda não é conhecida a posição que a Comissão Europeia vai adoptar sobre o assunto. O Estado português assinou um acordo com a papeleira que prevê um apoio de 175 milhões de euros na forma de benefícios fiscais e outros apoios financeiros.

O novo alvo para as acções da Portucel representa um potencial de valorização de 23,8% face à cotação de fecho de ontem das acções. O Estado está a vender a participação de 25% que ainda tem na papeleira tendo fixado um intervalo de preços entre 2 euros e 2,20 euros para a oferta pública de venda que está em curso.

O Millennium BCP atribui uma recomendação de "buy" para as acções da Portucel.

Em 2007 a Portucel deverá distribuir dividendos de 40,9 milhões de euros relativos ao exercício de 2006, ou 5,31 euros por acção, de acordo com as previsões do analista João Mateus.

As acções da Portucel [Cot] seguem a subir 0,90% para os 2,24 euros.
Crise? Qual crise?

Procura de acções da Portucel estagna

por marcolopes » 7/11/2006 14:18

2006-11-07 | 07:00:00

Procura de acções da Portucel estagna

No primeiro dia de transmissão de ordens de compra, a procura de acções para a terceira fase de privatização da Portucel manteve-se praticamente inalterada. Ao que o Jornal de Negócios apurou, até ontem tinham sido dadas cerca de 18 mil ordens para 2.187 milhões de acções, menos 40 milhões de acções do que o valor apurado no fim da fase de recolha de intenções, na sexta-feira.

Este recuo deve-se à anulação de quatro ordens, de 15 milhões de acções cada, por parte de investidores na tranche do público em geral, contra a subscrição de apenas 20 milhões.

( --- Jornal de Negócios --- )
Crise? Qual crise?

Informação OPV Portucel

por MisterFisco » 7/11/2006 13:18

É a primeira vez que escrevo neste forum, desde já saudo todos os intervenientes.
A questão que eu tenho e para a qual não obtive resposta por parte da CBI, pois eles além de não terem lido o prospecto da OPV com as respectivas condições tambem não conseguiram dar resposta às minhas duvidas.
o que eu pretendia saber era se eu subscrever neste momento acções para o público em geral, como irá funcionar o rateio, pois se na 1ª fase era de 100%, penso que agora será de 50%, assim sendo será que algum forense me poderá ajudar, visto que eu pretendia ficar com 20000 acções, quantas necessitava de subscrever.
Obrigado e BN

Registado: 7/11/2006 13:08

por Vodka7 » 7/11/2006 12:07

Continua pouco alterado, está entre 0.090 a 0.094.

10000 X 0.094 = 940

por pedrom » 7/11/2006 12:03

pedrom Escreveu:
ptmasters Escreveu:
Rural Escreveu:Ptmasters:

Ao que suponho o teu quadro tem uma falha. Falta a cotação de fecho do dia 1.
A média actualmente é (2,28+2,28+2,28+2,20+2,21+2,22)/6 = 2,245

Um abraço

Tens razão.

Cá vai corrigido:

1 abraço e bn

Bom dia,

Não queres actualizar o quadro inserindo também agora mais 10.000 para a segunda fase tanto para PS como para PG

Alguém tem números actualizados do rateio?

Re: Beneficios fiscais ?

por pedrom » 7/11/2006 11:56

tek Escreveu:Alguém sabe se há beneficios fiscais para esta OPV?

Obrigado
tek

Penso que não, pois se houvesse ninguém calava os bancos nesta altura do ano.

Beneficios fiscais ?

por tek » 7/11/2006 11:50

Alguém sabe se há beneficios fiscais para esta OPV?

Obrigado
tek

Registado: 28/12/2004 14:51

por vieira » 7/11/2006 11:27

Não sabia que o Estado agora comprava espaços de publicidade nos jornais...

Adorei esta parte:

“O preço parece-me bastante convidativo e acredito no potencial de crescimento da acção”, afirmou ao DE João Mateus, analista do BCP Investimento, que tem um preço-alvo de 2,65 euros por acção, ainda com referência ao final de 2006. “Parece-me claro que há condições de que a cotação tenda a ajustar aos preços-alvo, que andam genericamente à volta deste valor [2,65 euros]”, acrescenta o analista.

Parece-me que foi o mesmo analista do BCP que atribuiu os targets de 7,00 para a Novabase e 6,10 para a Impresa...

Registado: 9/12/2005 18:40

por pedrom » 7/11/2006 11:15

Vodka7 Escreveu:Portucel deve valorizar mais de 20%
Se fossem hoje vendidas, os títulos da portucel teriam um valor de 2,13 euros. Os analistas dizem que as acções têm um potencial de valorização, após a OPV, até 27%.

Tiago Freire e Paula Alexandra Cordeiro

A última fase de privatização da Portucel promete ser um bom negócio para os investidores, de acordo com o preço definido e as perspectivas de valorização nos próximos meses.
As acções da empresa já ganharam mais de 30% desde o início do ano, mas os analistas contactados pelo DE acreditam que se mantém, ainda assim, o potencial de valorização.
Os últimos preços-alvo conhecidos apontam uma avaliação média à volta de 2,7 euros por acção, o que está 21,6% acima da cotação de fecho de ontem. No entanto, o preço indicativo para a Oferta Pública de Venda (OPV) está agora nos 2,13 euros. Isto porque, não havendo lugar a venda directa ou ‘bookbuilding’, o preço final será determinado pela média das cotações de fecho da Portucel nesta semana e na semana passada, valor ao qual será abatido um desconto de 5%. A Parpública havia já definido o intervalo final entre 2 e 2,2 euros por acção, sendo que todos estes cálculos, aos preços das duas últimas semanas, apontam para um valor final de 2,13 euros.
“O preço parece-me bastante convidativo e acredito no potencial de crescimento da acção”, afirmou ao DE João Mateus, analista do BCP Investimento, que tem um preço-alvo de 2,65 euros por acção, ainda com referência ao final de 2006. “Parece-me claro que há condições de que a cotação tenda a ajustar aos preços-alvo, que andam genericamente à volta deste valor [2,65 euros]”, acrescenta o analista.
Também a Caixa BI considera que as acções da Portucel têm condições para continuar a subir. O preço-alvo da instituição é de 2,8 euros, a um ano, tendo em linha de conta que todos os investimentos correm bem e que os vários pressupostos dos incentivos financeiros e fiscais são cumpridos, explica a analista Sónia Baldeira.
“É um momento bom para a pasta e papel, por causa da subida dos preços “, refere a mesma fonte, que acredita que esta tendência se manterá até final do primeiro semestre de 2007.
Os analistas salientam a importância da entrada em funcionamento da nova máquina de papel. Este “é um bom investimento, com ou sem apoios comunitários”, refere João Mateus, do BCP.
A opção da Parpública em vender em OPV a totalidade dos 25,72% ainda detidos na Portucel, cumprirá “o objectivo de aumentar a dispersão da empresa em bolsa, estimulando os negócios e animando a cotação”, segundo o mesmo analista. A previsível entrada no PSI 20 (ver página 29) é outro trunfo que pode levar as acções a novos ganhos.
Com esta operação, o Estado vai conseguir um encaixe de entre 395 e 434 milhões de euros.

Até parece uma noticia feita por encomenda!!!

por Vodka7 » 7/11/2006 10:54

Portucel deve valorizar mais de 20%
Se fossem hoje vendidas, os títulos da portucel teriam um valor de 2,13 euros. Os analistas dizem que as acções têm um potencial de valorização, após a OPV, até 27%.

Tiago Freire e Paula Alexandra Cordeiro

A última fase de privatização da Portucel promete ser um bom negócio para os investidores, de acordo com o preço definido e as perspectivas de valorização nos próximos meses.
As acções da empresa já ganharam mais de 30% desde o início do ano, mas os analistas contactados pelo DE acreditam que se mantém, ainda assim, o potencial de valorização.
Os últimos preços-alvo conhecidos apontam uma avaliação média à volta de 2,7 euros por acção, o que está 21,6% acima da cotação de fecho de ontem. No entanto, o preço indicativo para a Oferta Pública de Venda (OPV) está agora nos 2,13 euros. Isto porque, não havendo lugar a venda directa ou ‘bookbuilding’, o preço final será determinado pela média das cotações de fecho da Portucel nesta semana e na semana passada, valor ao qual será abatido um desconto de 5%. A Parpública havia já definido o intervalo final entre 2 e 2,2 euros por acção, sendo que todos estes cálculos, aos preços das duas últimas semanas, apontam para um valor final de 2,13 euros.
Também a Caixa BI considera que as acções da Portucel têm condições para continuar a subir. O preço-alvo da instituição é de 2,8 euros, a um ano, tendo em linha de conta que todos os investimentos correm bem e que os vários pressupostos dos incentivos financeiros e fiscais são cumpridos, explica a analista Sónia Baldeira.
“É um momento bom para a pasta e papel, por causa da subida dos preços “, refere a mesma fonte, que acredita que esta tendência se manterá até final do primeiro semestre de 2007.
Os analistas salientam a importância da entrada em funcionamento da nova máquina de papel. Este “é um bom investimento, com ou sem apoios comunitários”, refere João Mateus, do BCP.
A opção da Parpública em vender em OPV a totalidade dos 25,72% ainda detidos na Portucel, cumprirá “o objectivo de aumentar a dispersão da empresa em bolsa, estimulando os negócios e animando a cotação”, segundo o mesmo analista. A previsível entrada no PSI 20 (ver página 29) é outro trunfo que pode levar as acções a novos ganhos.
Com esta operação, o Estado vai conseguir um encaixe de entre 395 e 434 milhões de euros.

por pedrom » 7/11/2006 10:54

ptmasters Escreveu:
Rural Escreveu:Ptmasters:

Ao que suponho o teu quadro tem uma falha. Falta a cotação de fecho do dia 1.
A média actualmente é (2,28+2,28+2,28+2,20+2,21+2,22)/6 = 2,245

Um abraço

Tens razão.

Cá vai corrigido:

1 abraço e bn

Bom dia,

Não queres actualizar o quadro inserindo também agora mais 10.000 para a segunda fase tanto para PS como para PG

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], m-m e 85 visitantes