Caldeirão da Bolsa

Cobertura de acções da GALP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 26/10/2006 13:27

A este propósito, deixo aqui a informação lançada pela Euronext:

"A Euronext.liffe informa que, no dia 24 de Outubro de 2006, lançou no mercado português um novo contrato de Single Stock Futures (SSF) sobre as acções da GALP Energia, S.G.P.S., S.A..

Este novo contrato de SSF – código GAL SSF – tem as mesmas especificações que os 7 contratos de Single Stock Futures existentes no mercado português e visa alargar a oferta a um novo sector económico.

Visando munir o referido contrato de contínua formação de preços ao longo da negociação, foi atribuído o estatuto de Liquidity Provider (Criador de Mercado) ao seguinte membro:

» Susquehanna International Securities Limited.

Os contratos vencem na terceira Sexta-feira do mês de vencimento.

Inicialmente estarão disponíveis quatro meses de vencimento: Novembro, Dezembro de 2006, Janeiro e Março de 2007.

Para mais informações, por favor contacte a equipa de Sales & Account Management"
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por JN » 25/10/2006 18:07

O risco provoca medo!

Todos temos medo!...

Tenho duas actividades na vida que me fazem testar os meus medos nos lites. Uma delas é o trading. Várias pessoas já me abordaram com a pergunta; mas tu não tens medo?
-Claro que tenho mas aprendi a controla-lo.

Não deveria antes pensar em fazer protecção a esse sentimento?
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

já está

por JOGO2006TFRA » 25/10/2006 17:54

vendi hoje 2440 CFD's da GALP a 6.21...este já cá canta...não estou muito confiante...acho bom ficar por aqui...as de público em geral ainda não as vendi, mas também são em menor nº...

Abraços,

Rafael

Registado: 20/11/2006 23:09

por __JB__ » 25/10/2006 17:47

Se vender nos CFD´s (via entrada curta) ganhará com as descidas de preço e perderá com as subidas. Se por exemplo, vender amanha um total de CFD´s sobre a Galp IGUAL ao seu numero de acções no mercado á vista, bloqueará totalmente o lucro que conquistou até aqui e assim poderá permanecer durante 3 meses.

No entanto, se a Galp continuar a subir vai perder dinheiro na posição curta e ganhará na posição longa no mercado á vista, de tal forma que os lucros de uma são exactamente iguais ás perdas de outra (se as quantidades forem iguais e não entrando com eventuais custos de transacçao).

Resumindo, os lucros conquistados com a sua posição á vista até á abertura dos curtos, são totalmente protegidos, mas deixará de poder ganhar com eventuais valorizações do papel. Ficará automaticamente com os lucros trancados durante 3 meses até ao valor do preço que vender os CFD´s.

Poderá também adoptar uma estratégia mais dinâmica entrado curto apenas em períodos mais propícios a correcções, mas aí terá de ter elevada sensibilidade para se ajustar aos movimentos de mercado.
" Se não podes controlar o mercado, controla-te a ti mesmo ! "

Registado: 15/3/2005 16:13

por mint59 » 25/10/2006 17:25

Obrigado pela resposta.

A LJC já disponibilizou os CFD's da GALP, daí a minha pergunta. Isto porque na tranche de pequenos subscritores não me sinto muito confortável com o facto de só poder negociar os títulos daqui a 3 meses (mas agora já está feito).
Ora, como me foram atribuídas a um preço de 5,52€, se vender agora o CFD garanto já o diferencial como mais-valia independentemente da evolução da GALP, é isso?
A questão agora será o melhor timing para o fazer...

Mais uma vez, muito obrigado pela resposta.

Registado: 3/2/2003 12:31

por __JB__ » 25/10/2006 17:07

Boas,

Não sei se já existem CFD´s sobre a Galp mas julgo que as corretoras os disponibilizarão dentro de alguns dias.

Quanto á questão que colocas, na minha opinião podes perfeitamente proteger a tua posição com cobertura de risco via CFD´s. Para tal basta que coloques um stop na baixa a um preço que julgues ser o limite da tua perda (ou protecção de ganhos) no mercado á vista e na quantidade correspondente ás acções que tens (nesse caso a cobertura seria total).
Obviamente terás que fechar a tua posição curta assim que o preço no mercado á vista vá subindo. Se não perdes num lado e ganhas noutro, mas o saldo é zero!

Exemplo prático: colocas um stop para entrada curta abaixo de 6.06 (min. da vela de hoje), mas terás de ficar atento se a acção depois de ser disparado o stop, não começará a subir de novo, pelo que terás que fechar posição nos CFD´s por exemplo acima de 6.15 (fecho de hoje). Depois deixavas correr os ganhos na posição á vista enquanto a acção fosse subindo. A ideia subjacente a tudo isto é protejeres a tua posição de possiveis erosões aos lucros que conquistaste, pelo que deverás estar atento aos níveis técnicos de suporte mais importantes que o título for desenhando.
Mas tudo depende da tua capacidade em te sentires confortável consoante as tuas expectativas.

Abraço

JB
" Se não podes controlar o mercado, controla-te a ti mesmo ! "

Registado: 15/3/2005 16:13

Cobertura de acções da GALP

por mint59 » 25/10/2006 16:30

Boa tarde

Foram-me atribuídas acções da GALP na tranche de pequenos subscritores que só poderei negociar dentro de 3 meses.
Acham que deva efectuar a cobertura dessas acções fazendo uma entrada curta nos CFD's?
Três meses ainda é algum tempo...

Muito obrigado.

Registado: 3/2/2003 12:31

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, PMP69 e 125 visitantes