Caldeirão da Bolsa

Bem-disposto, no inicio...sem ironias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por hel.souza » 7/10/2006 17:09

lazarus,
Obrigado pela tua contribuição, o artigo está legivel.
Bem como eu disse, ainda estou a aprender, e espero que não me repreendam, mas Onde é que me mantenho a par dos valores da bolsa e acções em tempo real sem atrazos :?:
I see stupid people

Registado: 6/10/2006 2:02

por lazarus » 7/10/2006 11:25

hel.souza Escreveu:Obrigado pela visão surrealista que fazes sobre o meu futuro como 'bolsista milionário' Cali, :mrgreen: . Espero com a vossa ajuda chegar longe, ou pelo menos tão longe quanto possivel.
Para já vou seguir os conselhos da maioría e manter-me pelos simulácros, ler umas coisas relacionadas e se me permitirem vou mostrando os progressos aqui. :) .

mas olha q por vezes, em bolsa, somos mto tentados a fazer estas contas que apontam pro infinito e mais além :wink:
é smpre interessante e, na minha opinião, positivo desde que depois consigamos voltar rapidamente à realidade de lucros/perdas racionais e não tentar entrar em negocios arriscadissimos para conseguir as rentabilidades que estimamos nos nossos melhores sonhos.

eu so entrei na bolsa com 21 anos mas ja no 9ºano fazia road-show pela familia a "vender" as maravilhas da bolsa e a subscrição d acções nas privatizações. nessa altura obtinha a informação no teletext (a grand novidad) e noticias num suplemento do expresso. bons velhos tempos...

Aqui ficam 10virtudes e 5vicios de 1 artigo de opinião que recortei do SE qd comecei a investir na bolsa.
(n sei s ficou percepetivel mas s n conseguires/conseguirem ler digam qq coisa q tento mlhorar a scanização ou entao passo o artigo "à la pata")

de resto, subscrevo por completo a opinião do marco antonio e o pedrom.

bons negocios

PS: Querer transformar notas, em mais notas é uma virtude. Se esse desejo te corre no sangue so precisas de trabalho e disciplina e vais longe :wink:
Anexos
10v5v.jpg
10v5v.jpg (120.83 KiB) Visualizado 1491 vezes
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)

Registado: 24/9/2005 19:33

por hel.souza » 7/10/2006 1:16

Obrigado pela visão surrealista que fazes sobre o meu futuro como 'bolsista milionário' Cali, :mrgreen: . Espero com a vossa ajuda chegar longe, ou pelo menos tão longe quanto possivel.
Para já vou seguir os conselhos da maioría e manter-me pelos simulácros, ler umas coisas relacionadas e se me permitirem vou mostrando os progressos aqui. :) .
I see stupid people

por Cali » 6/10/2006 23:24

que inveja... se se confirmarem as tuas aptidões para o negocio, e o teu olho-vivo para a Bolsa, com 16 anos tens uma oportunidade fantastica de vires a ser um milionario bolsista. Tens tanto tempo de avanço em relação á grande maioria de nós, que podes de facto dar-te ao luxo de não negociar na Bolsa a sério, durante uns tempos. Vai fazendo de conta de compras, e que vendes. Analisa os resultados obtidos. Tenta perceber porque erras, e porque acertas. Ainda que comeces a negociar na Bolsa aos 17 anos, com um planozito de capitalização, uma taxa média de rendimento anual de 20%, e um reforço anual de capital de apenas 500 euros, daqui por 30 anos os teus modestos 1200€ estarão transformados em ... deixa cá ver ... prái 175 mil contos. Agora imagina que até podes reforçar mais do que 500 euros por ano? Ou que até consegues ganhar mais do que 20% ao ano? Puto, se tiveres realmente 'o dom', tás lançado! Boa sorte! Mas tem calma. Afinal de contas, ainda tens muuuuuuuuuuito tempo. :)

Registado: 9/12/2002 13:40

por pedrom » 6/10/2006 20:47

hel.souza Escreveu:Ok gostei, lol, bem, então o mais acertado para mim será eu depositar o dinheiro virtual, tal qual depositaria na realidade, e vou jogar, adoptar tecnicas de compra e venda mais adequadas. Se achar que devo correr o risco na vida real, voces saberão no que deu :P .
Recomendem sites e livros relacionados por favor. agradeço mais uma vez a compreenção e a paciencia dos participantes :lol:

Penso que o livro mais indicado para ti neste momento do pouco que conheço é o "Como Ganhar em Bolsa" do Fernando Braga de Matos.

Registado: 29/7/2004 19:55

por hel.souza » 6/10/2006 20:36

Ok gostei, lol, bem, então o mais acertado para mim será eu depositar o dinheiro virtual, tal qual depositaria na realidade, e vou jogar, adoptar tecnicas de compra e venda mais adequadas. Se achar que devo correr o risco na vida real, voces saberão no que deu :P .
Recomendem sites e livros relacionados por favor. agradeço mais uma vez a compreenção e a paciencia dos participantes :lol:
I see stupid people

por MarcoAntonio » 6/10/2006 20:19

Não te estamos a desencorajar, estamos a alertar e chamar a atenção para determinados aspectos (insisto, como chamamos por norma a pessoas muito mais velhas do que tu que também aqui aparecem e pretendem iniciar-se nos mercados).

Também não te estamos a tratar como uma criança. A maior parte do que te escreveram nada tinha que ver com a tua idade. Algumas tinham a ver com a tua idade, de facto. Como a tua idade é de 16 anos, não te tratamos como uma criança mas como um jovem (a dois anos da maioridade).
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por hel.souza » 6/10/2006 20:18

Ora aí está o que eu queria ouvir, mas ainda bem que me alertaram para os factos e quase me desancaram mas não faz mal. :mrgreen: , não vou querer investir por alguem aqui dizer que devo investir, primeiro quero saber o que estou a fazer, vou ler as obras que me recomendaram, e se houverem mais digam, e fazer as coisas por mim próprio, vou ter de saber as definições basicas de algumas palavras caras que voces usaram aqui no meio. Até la vou jogando. :P
I see stupid people

por MarcoAntonio » 6/10/2006 20:13

Abrir/montar um negócio de imóveis versus negociar em bolsa:

Montar a estrutura do negócio e o seu modelo, se trabalha sozinho, se se tem colaboradores. Se se tem instações e que tiop de instalações, etc.

A estrutura na Bolsa está montada. O investidor apenas abre uma conta numa corretora à escolha. O modelo do negócio já está definido.

---

Saber fazer chegar os produtos aos potenciais clientes (ex:publicidade, boca-a-boca, etc). O negociador de imóveis é o emissor.

Os produtos chegam-nos pelas corretoras (preços) e pelas entidades informativas (cmvm, euronext, jornais da especialidade, etc). Aqui, o investidor é apenas um receptor.

---

Saber transmitir a mensagem, vender a imagem do produto, ter habilidade para negociar o preço (comprar o mais barato, vender o mais caro possível) recorrendo normalmente à habilidade pessoal. A própria imagem pessoal, afabilidade e relacionamento com os outros interfere com a taxa de sucesso da venda e com o valor a que se consegue vender.

No mercado, nada disto conta. Compra-se e vende-se através de um click e mais sorriso ou menos sorriso não intefere com o preço a que se vende. Este de resto é definido pelo mercado no seu todo e o investidor está sujeito aos preços a que o mercado coloca as acções.

---

Com estas passagens pretendo voltar a mostrar-te o quão diferentes são estas duas formas de negócio. O investidor não é sequer um negociante de acções no sentido em que o é o negociante de imóveis.

As qualidades afectas «ao ter jeito para o negócio» pouco ou nada têm que ver com o investimento em bolsa. Isto não significa que não possas ter jeito para a Bolsa. Significa antes que, assumindo que tens jeito para o negócio, isso é pouco importante e não te deves basear nisso quando e se pretenderes negociar nos mercados. O tipo de qualidades que vais precisar são bastante diferentes daquelas a que os tais adultos se referem quando dizem que tens jeito para o negócio...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Toca é a esclarecer o rapaz:

por mig » 6/10/2006 20:04

Bem este post começou por um miudo a pedir a partilha de conhecimentos sobre mercados financeiros, e as respostas que tem levado é comentários depreciativos sobre a idade e os erros ortográficos,vamos ser mais altruistas e esclarecer duvidas que o helder tenha sobre este mundo de mercados financeiros.
Helder o mercado está em forte alta eu em momentos destes tenho muito medo de estar no mercado, pois haver uma correcção podes ter prejuizos avultados.
Se mesmo assim queres entrar nesta fase tens por exemplo o bpinet que tem comissões baixas.

Registado: 27/10/2005 15:30

por hel.souza » 6/10/2006 20:03

MarcoAntonio Escreveu:
hel.souza Escreveu:Em relação aos concelhos de quem me substima, referia-me aos meus pais, tenta interpretar tu novamente o post :P.

Não conheço os teus pais nem pretendo dar-te grandes conselhos nesse capítulo. Mas, falando na qualidade de alguém que tem mais do dobro da tua idade e possivelmente já passou por algo idêntico ao que estás a passar (comecei a ganhar os meus primeiros dinheiros por volta dos 14 anos e já lidei com diversos negócios) não te esqueças que os teus pais têm uma maior experiência de vida. Não te esqueças ainda da possibilidade de te estares a sobrestimar também (nomeadamente perante os teus pais). Presumo que eles pretendem o melhor para ti. Talvez estejas a precipitar-te ao dizeres que dispensas os conselhos deles.

Como digo, não os conheço. Sugiro apenas que medites melhor sobre estas questões. Isto é indissociável do facto de teres dito que tens 16 anos. Repara bem: a maior parte das pessoas com quem vais falar sobre estes assuntos já passou por onde estás a pensar. Se calhar, muitos, também já pensaram como tu e já tiveram o teu tipo de abordagem.

Entretanto envelhecemos, ganhamos outra experiência de vida e ficamos com outra perspectiva sobre as coisas.

hel.souza Escreveu: E não estou a tentar ser mais que alguem mas se o meu post mostra alguma ingenuidade sobre o assunto será normal, mas tentei informar-me minimamente antes de vir para aqui, e não andei aqui a perguntar preços das bolsas como alguem o fez no forum, :lol:

Isso não invalida que estejas ainda praticamente na estaca-zero.

Se me dissesses que já investias (investindo dinheiro real) nos mercados há pelo menos uns dois anos... isso já era qualquer coisa.

Podes-te informar muito bem, podes estudar o mercado, podes fazer simulações (nada disso faz mal, pelo contrário) mas só quando começares a negociar realmente, a lidar com as emoções do mercado, a estudar e aplicar estratégias em condições reais de mercado, a lidar com as perdas, a estudar a tua performance no longo-prazo... nessa altura, começarás a saber o que é realmente o mercado.

hel.souza Escreveu:Quando me referia a bom negociante, referia-me mais ás qualidades presentes nos negociantes de mercado e de imoveis ou dos que tu possas imaginar ou não, não me afirmei como algum deles :wink: . Não estou a tentar ser respondão , quero que percebam a minha posição.

Mas, se me permites, estás a ser (respondão). Estive a ler o tópico e é precisamente isso que estás a ser.

Se queres que te diga com toda a franqueza, a tua atitude tem sido de alguém que acha que está constantemente a ser substimado e de quem acha sempre que sabe mais ou está mais preparado do que aquilo que os outros acham que ele está. Atribuis isso, penso, à tua tenra idade.

Acontece que um dos piores locais do mundo para se ter esse tipo de atitude é precisamente os mercados. E que aquilo que temos estado a dizer não se deve, essencialmente, à tua idade. Coisas semelhantes têm sido aqui escritas a pessoas provavelmente muito mais velhas.

O mercado é difícil, requere um longo tempo de aprendizagem e é espaço para inúmeros equívocos e ilusões. Só isso.

O meu pai ainda vai dando força mas já me fez crer que se perder o dinheiro, que não começe a chorar, mas eu não choro porque estou consciente dos riscos, como aqui ja todos afirmaram, e agradeço todos os avisos.
Já tenho experiencia de investimentos de dinheiros, com o mesmo propósito, sempre movimentado pelo dinheiro, mas por meios diferentes. Por isso quero experimentar a bolsa e estou a tentar um simulador á umas horas e estou a gostar bastante. Sei que só o facto de o dinheiro ser virtual e não corresponder a situações da vida real, mas estou a começar do zerinho.
Eu não acho que esteja a ser substimado por todos, só por alguns :mrgreen: , mas podiam ser mais confiantes e apenas alertar para os verdadeiros factos e não desencorajar, só isso. Se estamos num meio onde os mais novos, ou pelo menos as atitudes dos mais novos não são bem vindas, não me tratem como se fosse uma criança, pode parecer estranho eu querer comprar e vender acções com a minha idade mas tenho a certeza que não sou o unico aqui com esta idade.
I see stupid people

por bullsista » 6/10/2006 20:00

Bem, há quem se preocupe em corrigir os erros de português e eu acho muito bem. E nunca como crítica mas numa de aprendermos uns com os outros. Concelho e conselho são coisas diferentes, 'tá?

É sempre bom ver um jovem com interesses por coisas de "adultos". Acho que estás numa boa idade para aprender a conhecer os mercados se esse realmente é o teu interesse. O que não quer dizer que estejas numa boa altura para começar a mexer com dinheiro. Eu acho que para mexer com dinheiro tem de se ter respeito por ele, saber o quanto ele custa a ganhar. Num jovem de 16 anos tenho algumas dúvidas que isso aconteça e provavelmente é isso que os "velhos do Restelo" estão a tentar dizer-te. Mas essa é uma decisão tua. Afinal o dinheiro é teu. Abre uma conta com o teu Pai no BIG ou no Best. Penso que isto será possível apesar de seres menor senão pede ao teu Pai para abrir uma conta por ti. Ficas com os códigos de acesso. No teu caso, aconselho-te o Best porque cobra comissões mais baratas apesar de não ser o melhor. Observa os mercados. Para início, começa pelo nosso PSI. É pouco dinâmico quando comparado com os mercados lá fora e portanto considero que tem um risco menor. No Best (no BIG, provavelmente terá), podes fazer simulações de compra/venda de acções e fundos. Quando te dizem que a simulação, o paper trading não é a mesma coisa que o "real" é porque no "real" tens de lidar com o stress, as tuas emoções. Acredita que não tem nada a ver uma coisa com a outra. Tens de ter o tal respeito pelo dinheiro. Gerir a ganância quando estás a ganhar bem e não entrar em pânico nas perdas. Mas no paper trading podes começar a aperceber-te do teu feeling para a coisa. Não tenhas pressa. Há muita coisa para aprender. E lembra-te... easy come, easy go.

Espero que tenhas achado o meu post útil nem que seja pela lição de português.

Boa sorte!
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por pedrom » 6/10/2006 19:57

MarcoAntonio Escreveu:Não costumo chamar a atenção para erros ortográficos mas como apareceu tantas vezes seguidas não resisto: conselho e não concelho.

Já agora aproveito também: corretora e não correctora.

As palavras que utilizaste (concelho e correctora) também existem mas com outro significado que não o que pretendias.

Eu também estou farto de escrever conc(s)elho mal escrito. Sei como é que se escreve, sei o significado, mas mesmo assim de vez em quando...

por MarcoAntonio » 6/10/2006 19:49

De resto é fácil demonstrar que estás a ser respondão: tu disseste que tinhas jeito para o negócio, descreveste sucintamente algumas das tuas actividades e quando te perguntaram quem dizia que tinhas jeito para o negócio respondeste singelamente «só negoceio adultos».

Ora, tudo na linha daquilo que eu te disse que era o que normalmente se pretendia dizer com ter jeito para o negócio.

Mas, numa tentativa de desmanchar o meu argumento e invalidar o meu aconselhamento respondes ao meu post desta forma:

«Quando me referia a bom negociante, referia-me mais ás qualidades presentes nos negociantes de mercado e de imoveis ou dos que tu possas imaginar ou não, não me afirmei como algum deles»

Totalmente incoerente com o que atrás escreveste além de que ao mesmo tempo demonstra que não me leste com atenção nem assimilaste o que eu disse. Negociar imóveis ou negociar nos mercados são coisas totalmente diferentes, requerem qualidades pessoais bem diferentes. Gastei uma boa parte do meu texto a falar-te precisamente disso.

Hélio, atenta mais no que te dizem e pensa menos como vais responder ao que te dizem.
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por pedrom » 6/10/2006 19:45

Penso que não estou a utilizar linguagem dificil de perceber, mas posso explicar alguma coisa que não tenhas percebido.

Vou-te contar o que aconteceu com um miudo da tua idade (17 quase a fazer 18), que vive ao lado da casa dos meus pais e que também anda sempre com negociatas e tem ganho alguns trocos.

Sempre que calhava a ir jantar com os meus pais, mormalmente o miudo estava sempre por lá e vinha-me sempre contar os negócios que tinha feito e o dinheiro que já tinha. Depois puxava a conversa do costume: acções. Eu sempre lhe fui explicando como é que as coisas funcionavam, como é que se faziam os négócios, os cuidados que se deviam ter, etc, etc, etc.

Um dia disse-me que tinha cerca de 1000 euros em casa e quis dar-mos para lhos investir na bolsa. É claro que eu não aceitei e aconselhei-o a falar com os pais e a abrir uma conta com eles.

O miudo lá ganhou coragem e disse só à mãe pois os pais não sabiam que ele tinha aquele dinheiro (e ttambém não disse todo o que tinha!!!). Abriu uma conta com a mãe, pediu a password para a mãe que era para poder ver a conta e se fosse preciso para carregar o telemovel.

Isto porque eu já lhe tinha explicado que eu fazia tudo sem ir ao banco e como ele era menor era a única solução que tinha.

Eu já tinha visto nele uma vontade enorme de negociar, mas sabia que não percebia nada de bolsa nem estava preparado para investir além de já andar a ler alguns forúns, inclusivé este que lhe aconselhei (ricardo, se leres isto perdoa-me de expor a tua história).

Então o que é que o miudo fez (tudo sem dizer nada) : como eu tinha dito que temos que diversificar os investimentos, pegou nos 1000 euros e comprou 4 acções, bcp, edp, pt e ???. Estoirou logo uma pipa de massa em comissões e ainda teve o azar das acções descerem, vendedo-as de seguida (algumas) e comprando outras que estava a subir!!!

Resumindo para não estar a alongar muito: dos 1000 euros ficou com cerca de 600 e só aprendeu uma lição: primeiro tem que se estudar e ler bastante e só depois é que se investe.

Helder eu não te quero desemcorajar, mas penso que deves ponderar investir já sem conhecer bem onde te vais meter. Podes sempre por o dinheiro a prazo ou comprar um fundo com pouco risco e ir estudando.

PS. E não foi só este miudo que fez asneira, pois eu ainda estou a perder dinheiro de uns dos primeiros negócios que fiz!!! Tenho cerca 5000 acções do bcp que comprei a 5.60, é só fazer contas!!! E tudo porque decidi que ia ganhar dinheiro com a bolsa porque toda a gente ganhava!!!

por MarcoAntonio » 6/10/2006 19:38

hel.souza Escreveu:Em relação aos concelhos de quem me substima, referia-me aos meus pais, tenta interpretar tu novamente o post :P.

Não conheço os teus pais nem pretendo dar-te grandes conselhos nesse capítulo. Mas, falando na qualidade de alguém que tem mais do dobro da tua idade e possivelmente já passou por algo idêntico ao que estás a passar (comecei a ganhar os meus primeiros dinheiros por volta dos 14 anos e já lidei com diversos negócios) não te esqueças que os teus pais têm uma maior experiência de vida. Não te esqueças ainda da possibilidade de te estares a sobrestimar também (nomeadamente perante os teus pais). Presumo que eles pretendem o melhor para ti. Talvez estejas a precipitar-te ao dizeres que dispensas os conselhos deles.

Como digo, não os conheço. Sugiro apenas que medites melhor sobre estas questões. Isto é indissociável do facto de teres dito que tens 16 anos. Repara bem: a maior parte das pessoas com quem vais falar sobre estes assuntos já passou por onde estás a pensar. Se calhar, muitos, também já pensaram como tu e já tiveram o teu tipo de abordagem.

Entretanto envelhecemos, ganhamos outra experiência de vida e ficamos com outra perspectiva sobre as coisas.

hel.souza Escreveu: E não estou a tentar ser mais que alguem mas se o meu post mostra alguma ingenuidade sobre o assunto será normal, mas tentei informar-me minimamente antes de vir para aqui, e não andei aqui a perguntar preços das bolsas como alguem o fez no forum, :lol:

Isso não invalida que estejas ainda praticamente na estaca-zero.

Se me dissesses que já investias (investindo dinheiro real) nos mercados há pelo menos uns dois anos... isso já era qualquer coisa.

Podes-te informar muito bem, podes estudar o mercado, podes fazer simulações (nada disso faz mal, pelo contrário) mas só quando começares a negociar realmente, a lidar com as emoções do mercado, a estudar e aplicar estratégias em condições reais de mercado, a lidar com as perdas, a estudar a tua performance no longo-prazo... nessa altura, começarás a saber o que é realmente o mercado.

hel.souza Escreveu:Quando me referia a bom negociante, referia-me mais ás qualidades presentes nos negociantes de mercado e de imoveis ou dos que tu possas imaginar ou não, não me afirmei como algum deles :wink: . Não estou a tentar ser respondão , quero que percebam a minha posição.

Mas, se me permites, estás a ser (respondão). Estive a ler o tópico e é precisamente isso que estás a ser.

Se queres que te diga com toda a franqueza, a tua atitude tem sido de alguém que acha que está constantemente a ser substimado e de quem acha sempre que sabe mais ou está mais preparado do que aquilo que os outros acham que ele está. Atribuis isso, penso, à tua tenra idade.

Acontece que um dos piores locais do mundo para se ter esse tipo de atitude é precisamente os mercados. E que aquilo que temos estado a dizer não se deve, essencialmente, à tua idade. Coisas semelhantes têm sido aqui escritas a pessoas provavelmente muito mais velhas.

O mercado é difícil, requere um longo tempo de aprendizagem e é espaço para inúmeros equívocos e ilusões. Só isso.
Imagem

Administrador Fórum

por hel.souza » 6/10/2006 19:19

MarcoAntonio Escreveu:Hélio, fiquei com a sensação que não interpretaste correctamente os conselhos e algumas palavras que aqui te deixaram. Em particular quando disseste «dispenso conselhos de quem me substima», o que veio a total despropósito pois ninguém te substimou, apenas te alertaram para a realidade do mercados e de forma semelhante ao que já tanta vez se fez a tantos outros que aqui chegaram e, independentemente da idade, colocaram algo no Forum identico ao que colocaste.

Ainda, duas outras passagens me chamaram a atenção: o facto de referires-te por diversas vezes aos mercados como um jogo e teres dito que nunca estavas disposto a perder dinheiro.

Bom, convém salientar que os mercados não são um negócio nem devem ser encarados como um jogo, pelo menos da forma como estes conceitos são normalmente entendidos. Os mercados (a Bolsa) é antes uma forma de investimento e deve ser encarado como tal. Desde logo, ao se tratar de uma forma de investimento, implica diversos aspectos:

:arrow: Avaliação de risco;

:arrow: Definição de prazos temporais para o investimento;

:arrow: Admissão desde logo da possibilidade de perda e mesmo predisposição para elas.

:arrow: Etc.

Relativamente às perdas: as perdas são inerentes aos mercados financeiros, ninguém investe sem lidar mais cedo ou mais tarde com perdas. Fazem parte do investimento nos mercados e é extremamente necessário que saibas conviver com isso. Obviamente terás como objectivo obter ganhos mas terás de lidar e estar diposto a lidar com perdas (o que até pode ocorrer frequentemente... note-se que muitas estratégias de investimento passam pela realização de mais negócios negativos do que positivos e muitas vezes é mais determinante é a diferença do que se ganha, quando se ganha, para o que se perde, quando se perde do que propriamente o número de negócios positivos e negativos).

O aspecto do negócio: quando se diz que fulano tem jeito para o negócio normalmente fala-se de alguém que tem jeito para comprar/vender artigos (imóveis, automóveis, etc, etc) ou que tem jeito para montar uma empresa numa ou várias áreas de negócios, orientar pessoas (uma estrutura empresarial), etc.

Ambas as coisas têm pouco que ver com os mercados financeiros (que são até bastante solitários, isto é, uma actividade mais solitária e sem interacção pessoal com aqueles com quem estás a lidar). Também é indiferente se tens jeito para vender produtos, estipular preços ou transmitir imagens/mensagens aqueles que contigo negoceiam pois nos mercados os preços são estipulados pelo próprio mercado. O que se torna determinante é o momento e respectivo valor a que optas comprar/vender.

Assim, alguém que pode ter muito jeito para o negócio pode falhar redondamente nos mercados. Daí o meu alerta.

Termino ainda chamando a atenção para o seguinte, as qualidades (pessoais) para o sucesso nos mercados são basicamente: paciência, perseveransa, disciplina, objectividade, etc. Para se ter uma ideia, o tempo normalmente apontado para que um investidor ganhe uma experiência relevante nos mercados é da ordem dos dois anos. Saber se se está ou não no bom caminho ou definir uma estratégia/abordagem poderá demorar igualmente bastante tempo. Não é algo onde se possa testar a nossa «habilidade» a curto-prazo (muita atenção ao paper-trading cujos resultados podem significar muito pouco).

Na realidade, os investidores (em particular os experientes e aqueles que por cá ficam e não desistem) acabam a maior parte das vezes por ter uma perspectiva sobre o mercado de longo-prazo (10, 20, 30 anos).

Em relação aos concelhos de quem me substima, referia-me aos meus pais, tenta interpretar tu novamente o post :P. E não estou a tentar ser mais que alguem mas se o meu post mostra alguma ingenuidade sobre o assunto será normal, mas tentei informar-me minimamente antes de vir para aqui, e não andei aqui a perguntar preços das bolsas como alguem o fez no forum, :lol:
Quando me referia a bom negociante, referia-me mais ás qualidades presentes nos negociantes de mercado e de imoveis ou dos que tu possas imaginar ou não, não me afirmei como algum deles :wink: . Não estou a tentar ser respondão , quero que percebam a minha posição.
I see stupid people

por MarcoAntonio » 6/10/2006 19:13

Não costumo chamar a atenção para erros ortográficos mas como apareceu tantas vezes seguidas não resisto: conselho e não concelho.

Já agora aproveito também: corretora e não correctora.

As palavras que utilizaste (concelho e correctora) também existem mas com outro significado que não o que pretendias.
Imagem

Administrador Fórum

por hel.souza » 6/10/2006 19:09

5-A bolsa porque procuro alternativas de investimento, e não tenho dinheiro suficiente para fazer investimentos maiores como imoveis para re-revenda ou coisas do genero.
Dispenso concelhos de quem me substima, e de quem teme por mim, mas não se importam que eu mecha com o meu dinheiro.
Nunca mencionei deixar o meu primo investir o meu dinheiro.

Imóveis para revenda??? Olha que a construção não anda assim tão famosa!!!

Primeiro tenta saber como funciona a bolsa em pleno e depois investe.

No entanto se quiseres investir desde sem perceber o funcionamento da bolsa em pleno, o melhor negócio que fazes é compra 4800 acções da PAD a 0.25 e vende-las a 0.26, pois dá-te logo um lucro de 48,00 euros brutos.
[/quote]
Interpreta o que está a negrito.
Agradeço o concelho de compra mas vou tentar primeiro os simuladores, mas não vou esquecer os concelhos, obrigado.
I see stupid people

por MarcoAntonio » 6/10/2006 19:07

Hélio, fiquei com a sensação que não interpretaste correctamente os conselhos e algumas palavras que aqui te deixaram. Em particular quando disseste «dispenso conselhos de quem me substima», o que veio a total despropósito pois ninguém te substimou, apenas te alertaram para a realidade do mercados e de forma semelhante ao que já tanta vez se fez a tantos outros que aqui chegaram e, independentemente da idade, colocaram algo no Forum identico ao que colocaste.

Ainda, duas outras passagens me chamaram a atenção: o facto de referires-te por diversas vezes aos mercados como um jogo e teres dito que nunca estavas disposto a perder dinheiro.

Bom, convém salientar que os mercados não são um negócio nem devem ser encarados como um jogo, pelo menos da forma como estes conceitos são normalmente entendidos. Os mercados (a Bolsa) é antes uma forma de investimento e deve ser encarado como tal. Desde logo, ao se tratar de uma forma de investimento, implica diversos aspectos:

:arrow: Avaliação de risco;

:arrow: Definição de prazos temporais para o investimento;

:arrow: Admissão desde logo da possibilidade de perda e mesmo predisposição para elas.

:arrow: Etc.

Relativamente às perdas: as perdas são inerentes aos mercados financeiros, ninguém investe sem lidar mais cedo ou mais tarde com perdas. Fazem parte do investimento nos mercados e é extremamente necessário que saibas conviver com isso. Obviamente terás como objectivo obter ganhos mas terás de lidar e estar diposto a lidar com perdas (o que até pode ocorrer frequentemente... note-se que muitas estratégias de investimento passam pela realização de mais negócios negativos do que positivos e muitas vezes é mais determinante é a diferença do que se ganha, quando se ganha, para o que se perde, quando se perde do que propriamente o número de negócios positivos e negativos).

O aspecto do negócio: quando se diz que fulano tem jeito para o negócio normalmente fala-se de alguém que tem jeito para comprar/vender artigos (imóveis, automóveis, etc, etc) ou que tem jeito para montar uma empresa numa ou várias áreas de negócios, orientar pessoas (uma estrutura empresarial), etc.

Ambas as coisas têm pouco que ver com os mercados financeiros (que são até bastante solitários, isto é, uma actividade mais solitária e sem interacção pessoal com aqueles com quem estás a lidar). Também é indiferente se tens jeito para vender produtos, estipular preços ou transmitir imagens/mensagens aqueles que contigo negoceiam pois nos mercados os preços são estipulados pelo próprio mercado. O que se torna determinante é o momento e respectivo valor a que optas comprar/vender.

Assim, alguém que pode ter muito jeito para o negócio pode falhar redondamente nos mercados. Daí o meu alerta.

Termino ainda chamando a atenção para o seguinte, as qualidades (pessoais) para o sucesso nos mercados são basicamente: paciência, perseveransa, disciplina, objectividade, etc. Para se ter uma ideia, o tempo normalmente apontado para que um investidor ganhe uma experiência relevante nos mercados é da ordem dos dois anos. Saber se se está ou não no bom caminho ou definir uma estratégia/abordagem poderá demorar igualmente bastante tempo. Não é algo onde se possa testar a nossa «habilidade» a curto-prazo (muita atenção ao paper-trading cujos resultados podem significar muito pouco).

Na realidade, os investidores (em particular os experientes e aqueles que por cá ficam e não desistem) acabam a maior parte das vezes por ter uma perspectiva sobre o mercado de longo-prazo (10, 20, 30 anos).
Imagem

Administrador Fórum

por hel.souza » 6/10/2006 19:02

Respondi em cima da hora :mrgreen: , o forum devia ter sistema de editar :lol: .
Obrigado pelas palavras de encorajamento mig
Quanto á tua atitude apesar de não saber se as consequencias vão ser positivas ou negativas, fico feliz por saber que este país finalmente tem juventude audaz e que quer prosperar...
Desejo-te as maiores felicidades Helder e parabéns pela tua coragem

É muito bom ver alguém que ainda deposita alguma confiança :mrgreen: . Provavelmente desenquadro do resto dos jovens neste aspecto mas não deixo de ter os mesmos gostos que todos os rapazes de 16 anos, noitadas , discoteca, alcool. Tudo isto me fascina, mas a vida empresarial suscita aquilo que eu tenho de incontrolável em mim. E eu espero ser ajudado e não desencorajado, porque se eu decidir gastar, não será ninguem daqui a dize-lo para não o fazer, concelhos agradeço, agora os puxa-sacos podem conter-se e aproveitar outros posts de outros autores.
pedrom, como deves calcular não é facil para mim escrever formalmente, por isso não concluas nem faças juizos da minha pessoa por não saber falar caro como tu, porque provavelmente a nossa idade difere, e muito talvez. como eu disse, sou completamente normal e faço tudo o que uma pessoa de 16 anos, faço 17 dia 3 de novembro se contra-argumentar o típico novo demais, aqui fica o anuncio :P
I see stupid people

por Arturian Gray » 6/10/2006 18:59

Eu aqui estou com o mig, acho que devemos encorajar empreendedorismo ainda por cima em alguém que já está motivado para a coisa.
Abraço e Bons Negócios.

Registado: 1/9/2006 17:44

por pedrom » 6/10/2006 18:52

Esqueci-me de te dizer que as comissões são altas para o montante que pensas investir, pois dependendo de banco para banco não deves pagar menos de 1,50% de comissões.

por pedrom » 6/10/2006 18:48

hel.souza Escreveu:
pedrom Escreveu:Sinceramente acho que és muito novo para negociar em acções e apenas por duas frases tuas:

Bem, dizem que tenho olho para o negocio

...ao contrario do meu primo, que tem apenas o 12º e que comprou uma serie de acções e hoje esta bem colocado e sempre a florir no ramo.

Gostava que respondesses a estas questões:

Quem é que diz que tens bom olho para o negócio? São os teus amigos de 16 anos? Ou são adultos que te dizem isso?
Por veres o teu primo achas que consegues fazer igual?
Ou gostavas de ser igual a ele?
Qual a profissão do teu primo?
Qual a idade dele?
Qual o dinheiro que estás disposto a perder?
Porque a bolsa?

Queres concelhos:
-Pede um concelho aos teus pais
-Se puseres o dinheiro nas mãos de alguém que seja nas mão dos teus pais.
-Mete o dinheiro a prazo
-Não metas o dinheiro nas mãos do teu primo, pois quando correr mal, vai correr mal para ti.

1-Negoceio apenas os adultos.
2-Não sigo guião de nogocios, procuro fazer tudo á minha maneira, evito usar fórmulas pré-feitas de super-negocios-que-resultam que vingaram no passado. Não sei ainda em pleno como funciona a bolsa, mas vou aprender.
3-O meu primo trabalha como designer industrial, ou relacionado, tem 24 anos.
4-Nunca estou disposto a perder dinheiro, mas já ouviram o provérbio de que quem não arrisca não petisca, ou seja, só pode sair o Euromilhões a quem o joga.
5-A bolsa porque procuro alternativas de investimento, e não tenho dinheiro suficiente para fazer investimentos maiores como imoveis para re-revenda ou coisas do genero.
Dispenso concelhos de quem me substima, e de quem teme por mim, mas não se importam que eu mecha com o meu dinheiro.
Nunca mencionei deixar o meu primo investir o meu dinheiro.

Imóveis para revenda??? Olha que a construção não anda assim tão famosa!!!

Primeiro tenta saber como funciona a bolsa em pleno e depois investe.

No entanto se quiseres investir desde sem perceber o funcionamento da bolsa em pleno, o melhor negócio que fazes é compra 4800 acções da PAD a 0.25 e vende-las a 0.26, pois dá-te logo um lucro de 48,00 euros brutos.

por hel.souza » 6/10/2006 18:46

Tento ao máximo não errar, acentuando todas as palavras mas não somos perfeitos e eu aqui no meio devo ser o mais novo, com menos escolaridade, talvez mereça um desconto, não :?: :mrgreen:
I see stupid people

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 75 visitantes