TMN ameaça comprar OPTIMUS
Pª Rics
[quote]Além disso, não tenho os números à mão, e até posso estar enganado, mas parece-me que o free float da Sonae.com (retirando as acções detidas pela Sonae) não é suficiente para que alguma outra empresa tome conta dela.[/quote]
na última vez que fiz essa investigação, em Julho e portanto antes do último A.C. o free froal da SMC não chegava a 10%
não garanto em absoluto estes números, (até porque não sou um investigador como o JAS
), mas estou convencido que devem andar muito perto, talvez mesmo para menos
na última vez que fiz essa investigação, em Julho e portanto antes do último A.C. o free froal da SMC não chegava a 10%
não garanto em absoluto estes números, (até porque não sou um investigador como o JAS
A mim, que nem sequer invisto em acções, e muito menos no mercado Português, o que me chateia mais é a porcaria (desculpem o termo, mas até é um eufemismo) que se escreve nos sites financeiros, e não só.
Porque é que os "jornalistas" que eles têm a soldo não investigam um pouco e complementam as "bojardas" que informam com um pouco mais de informação substancial. Se o objectivo passa por apenas fazer o relay de notícias de outros sites como a Reuters e a Bloomberg, ou colocar comentários de intervenientes sem mais conteúdo, mais vale fazer um blog e pedir aos gestores das empresas (ou aos seus PRs) para colocar o que quiserem directamente. Pelo menos evitam-se os normais erros dos intermediários...
Porque é que os "jornalistas" que eles têm a soldo não investigam um pouco e complementam as "bojardas" que informam com um pouco mais de informação substancial. Se o objectivo passa por apenas fazer o relay de notícias de outros sites como a Reuters e a Bloomberg, ou colocar comentários de intervenientes sem mais conteúdo, mais vale fazer um blog e pedir aos gestores das empresas (ou aos seus PRs) para colocar o que quiserem directamente. Pelo menos evitam-se os normais erros dos intermediários...
- Registado: 8/11/2002 12:16
Bem, andei a investigar um pouquito no site da Sonae e encontrei este documento:
http://www.sonae.pt/files/apresentacoes ... o_2006.pdf
Segundo a página 4, a Sonae SGPS detém 61.73% da Sonae.com.
Nestas condições, não vejo como alguém pode lançar uma OPA à Sonae.com. E, como disse, a Optimus não está no mercado, e neste momento a Sonae.com tem praticamente 100% do capital da Optimus, logo alguém que queira a Optimus, só pode fazê-lo comprando a Sonae.com.
PS: Presumo que a imagem acima, ainda não tenha actualizada a diluição que resultará do aumento de capital reservado aos ex-detentores das participações qualificadas da Optimus (nomeadamente a Parpública e a EDP). Ainda assim, provavelmente a Sonae SGPS continuará com uma posição próxima dos 50% da Sonae.com, dificultando qualquer OPA (pelo menos hostil à Sonae)...
http://www.sonae.pt/files/apresentacoes ... o_2006.pdf
Segundo a página 4, a Sonae SGPS detém 61.73% da Sonae.com.
Nestas condições, não vejo como alguém pode lançar uma OPA à Sonae.com. E, como disse, a Optimus não está no mercado, e neste momento a Sonae.com tem praticamente 100% do capital da Optimus, logo alguém que queira a Optimus, só pode fazê-lo comprando a Sonae.com.
PS: Presumo que a imagem acima, ainda não tenha actualizada a diluição que resultará do aumento de capital reservado aos ex-detentores das participações qualificadas da Optimus (nomeadamente a Parpública e a EDP). Ainda assim, provavelmente a Sonae SGPS continuará com uma posição próxima dos 50% da Sonae.com, dificultando qualquer OPA (pelo menos hostil à Sonae)...
- Anexos
-
- Sonae.jpg (35.72 KiB) Visualizado 1390 vezes
Independentemente da OPA ser, ou não, bem sucedida, não deixa de ser estranho um potencial comprador de uma empresa vir, muito antes, ameaçar comprá-la. Nestas coisas, quem quer comprar fá-lo bem caladinho para tentar conseguir o melhor preço...
Além disso, não tenho os números à mão, e até posso estar enganado, mas parece-me que o free float da Sonae.com (retirando as acções detidas pela Sonae) não é suficiente para que alguma outra empresa tome conta dela. E a única hipótese de OPAR a Optimus é opar a Sonae.com (com tudo o resto: Novis, Clix, Público, Wedo, Mainroad, etc), logo falar em opar apenas a Optimus também pouco sentido faz.
Além disso, não tenho os números à mão, e até posso estar enganado, mas parece-me que o free float da Sonae.com (retirando as acções detidas pela Sonae) não é suficiente para que alguma outra empresa tome conta dela. E a única hipótese de OPAR a Optimus é opar a Sonae.com (com tudo o resto: Novis, Clix, Público, Wedo, Mainroad, etc), logo falar em opar apenas a Optimus também pouco sentido faz.
Re: Se A = B ... então B = A ... certo?!
leprechaun Escreveu:
Não faço ideia alguma do que sucederá após a retirada da OPA ou o seu mais do que óbvio insucesso, mas pelo menos continuaremos a ter, no sector das telecomunicações, duas empresas de dimensão internacional e outra que só cá dentro é conhecida.
É que, se desaparecesse, alguém daria pela sua falta?! Quem??? Creio que... NINGUÉM!!!
para isto, só tenho uma explicação:
o sentimento Bear
Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
ulisses, tb penso que além do trambolhão da pt iremos assistir ao trambolhão da ptm! daí não entender porque raio existem milhares de vendedores a comprar estes papeis: é para fazerem parte da estatistica que nem só de ganhos vive a bolsa?
o belmiro subir? nah! fora de questão1 ele bem disse: vamos entrar e vamos vencer à primeira!
proponho uma estátua ao belmiro pois sabe como poucos fazer negócio!
o belmiro subir? nah! fora de questão1 ele bem disse: vamos entrar e vamos vencer à primeira!
proponho uma estátua ao belmiro pois sabe como poucos fazer negócio!
O mercado é como as pizzas: rotativas
Hans Friedman
Hans Friedman
Penso que o Governo, a Anacom ou outro qualquer processo extra-mercados não farão parar esta OPA. Também não me parece que o Eng. Belmiro aumente a parada. A única questão prende-se, na minha opinião, com o apoio dos accionistas de referência. Acredito que alguns deles irão vender na OPA, sendo depois premiados com a alientação (a eles) de alguns dos activos da PT (como, por exemplo, o Brasil à Telefónica).
Por tudo isto, continuo a acreditar no sucesso da operação e acredito também que, caso a minha previsão esteja errada e ela não se concretize, rapidamente a cotação da PT dá um trambolhão. Basta, aliás, comparar a evolução das suas cotações com as das suas congéneres ou os indicadores fundamentais.
Um abraço,
Ulisses
Por tudo isto, continuo a acreditar no sucesso da operação e acredito também que, caso a minha previsão esteja errada e ela não se concretize, rapidamente a cotação da PT dá um trambolhão. Basta, aliás, comparar a evolução das suas cotações com as das suas congéneres ou os indicadores fundamentais.
Um abraço,
Ulisses
Independentemente dos nossos interesses pessoais a verdade é esta: o parecer da autoridade da concorrência abra caminho para a fusão de dois operadores. E a partir daqui quer Sonae.com, quer PT Multimédia podem-se "comer", ou mesmo a Vodafone se quiser, embora não seja por aqui.
Pelos indícios que tenho, vindo de fontes bem colocadas na PT, a PT já convenceu grande parte dos maiores investidores a não vender. Mas Belmiro pode subir a parada e, além disso, a procissão ainda vai no adro, pois ainda falta ouvir governo, anacom e um sem fim de processos burocráticos que podem fazer tudo inverter-se outra vez.
E atenção que para os meus investimentos até era bom que esta OPA fosse para a frente...mas...vai continuar a haver muitos "mas"...
Um abraço
Pelos indícios que tenho, vindo de fontes bem colocadas na PT, a PT já convenceu grande parte dos maiores investidores a não vender. Mas Belmiro pode subir a parada e, além disso, a procissão ainda vai no adro, pois ainda falta ouvir governo, anacom e um sem fim de processos burocráticos que podem fazer tudo inverter-se outra vez.
E atenção que para os meus investimentos até era bom que esta OPA fosse para a frente...mas...vai continuar a haver muitos "mas"...
Um abraço
"A arte de ser ora prudente, ora audacioso é a arte de vencer"
No meu ver se a PT OPAR a SONAECOM, quanto valerá depois a SONAE-SGPS ? ( Gostava de saber )
No meu entender sabemos que a Optimus não anda em bons lençois "é mal gerida pelo filho" e se o tio Belmiro vender aquilo à PT livra-se desse peso e cria mais-valias, mas, no futuro próximo também pode criar uma nova empresa de telecomuncações porque, a PT só pode ter uma licença de Móvel.
Quem não sabe se é essa jogada de se livrar da Optimus?, porque dantes ninguém a cria, e agora já há interesados, a mente dos Belmiro é feita para criar "CASH".
Bons négocios.
No meu entender sabemos que a Optimus não anda em bons lençois "é mal gerida pelo filho" e se o tio Belmiro vender aquilo à PT livra-se desse peso e cria mais-valias, mas, no futuro próximo também pode criar uma nova empresa de telecomuncações porque, a PT só pode ter uma licença de Móvel.
Quem não sabe se é essa jogada de se livrar da Optimus?, porque dantes ninguém a cria, e agora já há interesados, a mente dos Belmiro é feita para criar "CASH".
Bons négocios.
Estou pasmado
com os comentários sobre a PT de muitos colegas aqui do forum e maioria de analistas e outros fazedores de opinião, nomeadamente que a gestão è má, que o preço oferecido na OPA è muito alto, que o Belmiro vai desistir, que não vai aparecer nenhuma contra OPA e por aí fora, mas pelos vistos a única virtude da PT è ter contribuido para uma volorização da cotação da Sonaecom de 46.99% desde Janeiro, enquanto a opada subiu só 14.50%! Discrepância que me parece caso único, será que alguém me consegue esclarecer esta contradição?.
Também já ouvi dizer que a Sonaecom vai subir se a opa falhar porque se livra de endividamento monstruoso. Será que ela está gerar lucros fabulosos que ainda são ocultos para alguns, ou terá a ver com alguma posição nos média do BA?
Também já ouvi dizer que a Sonaecom vai subir se a opa falhar porque se livra de endividamento monstruoso. Será que ela está gerar lucros fabulosos que ainda são ocultos para alguns, ou terá a ver com alguma posição nos média do BA?
- Registado: 6/7/2005 3:58
leprechaun Escreveu:A PT é claramente uma empresa de topo com uma equipa de gestão excepcional
isso é mero gozo, não?
uma "equipa de gestão" que para qquer mínima decisão contrata consultores a peso de ouro e depois outros consultores para re-consultar a consultoria anterior a peso de platina?
que só sobrevivem à custa do virtual monopólio da rede fixa? qual internacionalização qual quê?
leprechaun Escreveu: repetidamente premiada pelos seus pares
claro! são seus pares, iguaizinhos a eles! como os da EDP, podem esbanjar rios de dinheiro em decisões sem qualquer sentido empresarial porque se não chegar é só aumentar mais uns centimos o KW/h e quem não pagar fica sem luz que se lixa...
gestores desses é que levaram este país à estagnação em que está, com todos os outros a passarem-nos à frente
ainda bem que há Belmiros, só é pena é que sejam tão poucos
o Granadeiro veio dar um ar mais civilizado à gestão da PT, já que a anterior mais parecia a de carroceiros com a estrada toda para eles: queriam e sabiam que estavam sós (quase) no mercado, e com isso ganharam todos os vícios possíveis desde a admissão de falsos quadros altamente remunerados (geralmente amigos de..., ou familiares de gente importante).... e os portugas tudo pagavam porque não tinham opção.
assinaturas de telfs. a preços incríveis; 8 semanas de espera para quem queria usar o mesmo nº de telefone noutra operadora, etc. resumindo só vantagens para os clientes.
agora que gente com visão demonstrou ao mercado que a situação de monopólio TINHA que acabar, como já toda a gente percebeu (mas foi preciso vir um Belmiro dizê-lo na praça pública), o Sr. Gestor do Esatado vem dizer que compra a Optimus....
é burro.
ele pensa que pode comprar a SNC....vamos ver se será capaz.
eu até gostava....ele que fale em preço e veremos se o mercado não morre de riso
assinaturas de telfs. a preços incríveis; 8 semanas de espera para quem queria usar o mesmo nº de telefone noutra operadora, etc. resumindo só vantagens para os clientes.
agora que gente com visão demonstrou ao mercado que a situação de monopólio TINHA que acabar, como já toda a gente percebeu (mas foi preciso vir um Belmiro dizê-lo na praça pública), o Sr. Gestor do Esatado vem dizer que compra a Optimus....
é burro.
ele pensa que pode comprar a SNC....vamos ver se será capaz.
eu até gostava....ele que fale em preço e veremos se o mercado não morre de riso
Opa
Eu ainda acho que dizer-se que a PT é a nossa única empresa multinacional é outra das asneiras mais bem inventadas pelos media! A soane sierra está em muitos paises e a sonae ind é multinacional. Apesar do Granadeiro, a administração da sonae é, e tem sido sempre, extraordinária, tendo perdido muito dos "ataques" que fez (á Portucel não foi o único).
Merecia ganhar este. Não esquecer que a sonae tem sido considerada como uma das melhores holdings europeias.
Pelo menos a segunda batalha está ganha. O governo não parece opor-se á OPA, noticiava hoje o j. de negocios online.
O golpe da OPA feito por uma empresazinha como a sonae.com é dos mais bem pensados golpes da era moderna. Apesar de tudo, e pensando bem no assunto, não sei quem teve a "primeira ideia", se a sonae.com ou o próprio Santander!!
Nada está resolvido. Só com a AG da PT em Dezembro. Até lá é pagar para ver. e pela AT das sonaes (todas) a coisa vai bem encaminhada.
Abraço
Clinico
Merecia ganhar este. Não esquecer que a sonae tem sido considerada como uma das melhores holdings europeias.
Pelo menos a segunda batalha está ganha. O governo não parece opor-se á OPA, noticiava hoje o j. de negocios online.
O golpe da OPA feito por uma empresazinha como a sonae.com é dos mais bem pensados golpes da era moderna. Apesar de tudo, e pensando bem no assunto, não sei quem teve a "primeira ideia", se a sonae.com ou o próprio Santander!!
Nada está resolvido. Só com a AG da PT em Dezembro. Até lá é pagar para ver. e pela AT das sonaes (todas) a coisa vai bem encaminhada.
Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
leprechaun Escreveu:Não faço ideia alguma do que sucederá após a retirada da OPA ou o seu mais do que óbvio insucesso, mas pelo menos continuaremos a ter, no sector das telecomunicações, duas empresas de dimensão internacional e outra que só cá dentro é conhecida.
Retirada ???? Mais do que obvio insucesso ??
Porque carga de àgua deveria ser retirada e é tão obvio o seu insucesso ???
Relembro que esta OPA antes de ser noticiada já andava a ser discutida pelo Belmiro e pelo governo do Sócrates no mais completo secretismo fazia 3 mêses... ora a meu ver isto diz muita coisa sobre o possível sucesso desta OPA !!! Meus amigos, isto parece que tem pernas para andar, e só não vai avante se as intenções do Belmiro eram, desde o início, outras !!!
Além do mais a PT nunca foi exemplo de boa gestão para ninguém. Com as condições de mercado que eles tiveram até há bem pouco tempo atrás, qualquer finalista de gestão poderia ter obtido os mesmos resultados...
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX
Esta pseudo-OPA absurda e contra-natura é que deve ser obviamente verberada, tal como se afigura de facto estranho que a fusão TMN-Optimus possa ser considerada como não desequilibradora da concorrência no sector das telecomunicações móveis. É-o, obviamente, num mercado saturado em que há unicamente 3 operadores, tendo inclusive o 4º candidato - Oniway - desistido da licença que lhe tinha sido atribuída.
sem discutir quem é que pode fazer OPA´S que me parece matéria de pouco interesse pq te parece que alguem tenha ousado desafiar o poder de uma empresa como a PT possa ser considerado absurdo ? não te parece que somos uma país demasiado pequeno para tantos poleiros e tachos proporcionados pela PT e também pela EDP tipicas empresas publicas onde há sombra de negocios chorudos e com abusos de posição dominante á mistura parasitam milhares de pessoas (tudo isto pago pelos restantes Portugueses)?
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Leprechaun, na minha opinião, a fusão Optimus-TMN é um dos aspectos menos interessantes e proveitosos na OPA sobre a PT. Aliás, o facto de terem que abrirem as portas a um terceiro operador ainda acentua mais esse aspecto. E o líder da PT lembra-se disso...
Sinceramente, parece mesmo mais uma atitude revanchista do que um acto de gestão racional. Aliás, tenho muitas dúvidas que isso alguma vez se viesse a revelar verdadeiro.
Leprechaun, por que dizes que a OPA vai ser retirada? Não pode. Por que dizes que está condenada ao insucesso?
Estamos completamente em desacordo em tudo o que diz respeito a esta operação
Um abraço,
Ulisses
Sinceramente, parece mesmo mais uma atitude revanchista do que um acto de gestão racional. Aliás, tenho muitas dúvidas que isso alguma vez se viesse a revelar verdadeiro.
Leprechaun, por que dizes que a OPA vai ser retirada? Não pode. Por que dizes que está condenada ao insucesso?
Estamos completamente em desacordo em tudo o que diz respeito a esta operação
Um abraço,
Ulisses
hehehehe ha duas coisas este ano que viraram moda , uma foram as opas, outra foram as providências cautelares
...
agora a sério a mim parece-me o ultimo suspiro dos profissionais do tacho, o tio belmirinho pode com eles todos e estou convencido que a opa vai pra frente mesmo com os remedios previstos, aparecam mais belmiros para ver se opam a edp.
cumpt
agora a sério a mim parece-me o ultimo suspiro dos profissionais do tacho, o tio belmirinho pode com eles todos e estou convencido que a opa vai pra frente mesmo com os remedios previstos, aparecam mais belmiros para ver se opam a edp.
cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Se A = B ... então B = A ... certo?!
Ó Horácio:
Esse desabafo parece-me inteiramente desajustado. Se uma pequena empresa, cronicamente não rentável e que se limita a acumular prejuízos, pode pretender comprar
outra que lhe é imensamente superior - não só em dimensão, mas no ainda mais importante item da qualidade de gestão - por que razão a empresa maior não poderá englobar a minúscula atrevida e inconsequente?! Aliás, de facto, é mesmo essa a lógica inexorável do mercado, certo?!
Esta pseudo-OPA absurda e contra-natura é que deve ser obviamente verberada, tal como se afigura de facto estranho que a fusão TMN-Optimus possa ser considerada como não desequilibradora da concorrência no sector das telecomunicações móveis. É-o, obviamente, num mercado saturado em que há unicamente 3 operadores, tendo inclusive o 4º candidato - Oniway - desistido da licença que lhe tinha sido atribuída.
A PT é claramente uma empresa de topo com uma equipa de gestão excepcional, repetidamente premiada pelos seus pares. E, ao contrário da sua mini-concorrente, não se limita ao mercado interno porque se expande, já de há muito, pelos PALOP e também o mais vasto mercado europeu.
Qualquer comparação é simplesmente inútil, porque resultaria numa cabazada semelhante àquela que uma equipa campeã naturalmente inflingiria a um team dos distritais ou regionais.
Ah! E quanto ao interesse dos accionistas e criação de valor para os mesmos... nem é bom falar! A diferença é tão absolutamente abismal que seria mais do que ridículo tentar sequer estabelecer qualquer comparação, já que tal é simplesmente impossível.
Não faço ideia alguma do que sucederá após a retirada da OPA ou o seu mais do que óbvio insucesso, mas pelo menos continuaremos a ter, no sector das telecomunicações, duas empresas de dimensão internacional e outra que só cá dentro é conhecida.
É que, se desaparecesse, alguém daria pela sua falta?! Quem??? Creio que... NINGUÉM!!!
Esse desabafo parece-me inteiramente desajustado. Se uma pequena empresa, cronicamente não rentável e que se limita a acumular prejuízos, pode pretender comprar
A PT é claramente uma empresa de topo com uma equipa de gestão excepcional, repetidamente premiada pelos seus pares. E, ao contrário da sua mini-concorrente, não se limita ao mercado interno porque se expande, já de há muito, pelos PALOP e também o mais vasto mercado europeu.
Qualquer comparação é simplesmente inútil, porque resultaria numa cabazada semelhante àquela que uma equipa campeã naturalmente inflingiria a um team dos distritais ou regionais.
Ah! E quanto ao interesse dos accionistas e criação de valor para os mesmos... nem é bom falar! A diferença é tão absolutamente abismal que seria mais do que ridículo tentar sequer estabelecer qualquer comparação, já que tal é simplesmente impossível.
- Registado: 24/11/2002 14:36
Enfim...mais uma demontração do tipo de gestores de topo que temos neste pais á beira mar plantado..atitudes de canalha a quem estão prestes a tirar-lhe a bola...decididamente isto já me mete nojo.....Belmirinho se é que me ouves: acaba de vez com estes papantes
se quiserem que metam uma cunha desta vez para a EDP
Cumps
Cumps
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 64 visitantes