Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2006 - Mês 9 - Capital 1,266X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 18 - Capital 1,266X

por JAS » 18/9/2006 17:55

Finalmente um novo máximo anual!!!
Isto andava mesmo enguiçado desde Abril...
Mas o máximo é graças aos 0,15 da VAA que para já não querem dizer nada.

DAX
Reentrei no DAX esperando uma semana de subidas.
Como de costume entrei mal no call pois falhei várias ordens e acabei por comprar o 8161C a uma média de 1,40.
Isto de acordar cedo é o que dá...
Depois lá tive que emendar a mão e reforçar a 1,11 ficando com um break point da ordem do 1,30 que me parece razoável para a semana.

VAA
Uma pequena compra a 0,14-0,15 de VAFK a meio do dia só para testar o ambiente.
Hoje abriu a 0,13-0,14, limparam todo o 0,14, e temos por lá duas ordens fortes a 0,14.
Mas ficaram à espera de vendedores que não apareceram...
No final do dia resolveram metê-la a 0,15. Mas é um fecho artificial...

JAS
Anexos
cart 09-18.png
cart 09-18.png (63.66 KiB) Visualizado 2492 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por charles » 17/9/2006 16:06

quando foi na altura que os bancos assumiram as dividas da vaa foi sempre a minha linha de pensamento a preparaçao no curto/medio prazo de uma opv/opa, afinal os bancos vendem dinheiro e não gerem empresas, parece-me inevitavel que isso aconteça.

ainda a vamos ver a ser alvo de uma opa a 1 euro :mrgreen: ..nunca se sabe, ai nesse artigo a pad tambem me parece interessante tem é que esperar 1º pela opa da vaa...pra sair de uma e entrar noutra :lol:

cumpt e bfs
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

VAA

por JAS » 17/9/2006 12:48

Expresso Escreveu:Uma das questões mais relevantes prende-se com um novo conceito de concertação. Pretende-se clarificar de uma vez por todas quem manda nas empresas, tendo em conta os acordos existentes entre accionistas, que poderão obrigá-los a lançar novas OPA.

Quais são as empresas que poderão cair neste âmbito? À partida, todas as que tenham acordos parassociais ou afins, como a Media Capital, BPI, Sonaecom, Novabase, ParaRede e Vista Alegre Atlantis.

Até o Expresso já fala nela...

JAS

Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 15 - Capital 1,266X

por JAS » 15/9/2006 19:24

As porcelanas estão a ficar de alta qualidade...

VAA
Foi um lindo dia em que foram transaccionadas mais de 2M, coisa nunca vista desde que ando nela.
Apanharam-me uma ordem que lá tinha a 0,15 na VAF para acerto de quantidades mas vinguei-me no fecho comprando VAFK a 0,14.
De notar que esta última passou dos 0,13-0,14 para os 0,14-0,15 e que limparam 1,2M a 0,14 e ainda 0,2M a 0,15.
No fecho meteram-na novamente nos 0,14 para não dar nas vistas?
Se foi assim é bom sinal pois o comprador quer mais e tenta arranjar vendedor a 0,14.

No resto nem mexi.

Quanto à rentabilidade voltei aos +20% coisa que já não acontecia desde Abril.
Isto está-se a compor...

Bom fim de semana,
JAS
-------------------

joaopedropinto Escreveu:Jas, num dia desta semana disseste que ías decidir se mantinhas a Semapa em carteira ou não, devido ao adiamento da privatização da Portucel. Já te decidiste ou ficaste apenas mais optimista depois do comunicado da Portucel?

Ainda não tenho uma opinião formada quanto a isso e o mercado parece que também não tem pois ela não mexeu muito...
Em termos de AF a minha opinião é que está "barata" a estes níveis dos 8,10-8,20 e que ter batido o pé ao governo até é positivo pois está a defender os seus interesses.
Em termos de AT ontem estava com sinais de possível subida mas hoje está mais para lateralização.
Como não estou seduzido por nenhum outro título, que não tenha, também não tenho grandes razões para vender.

Um abraço,
JAS
------------------
Adi Escreveu:Novabase
TDU
SONI
Sonae.sgps
Sonae.com
Soares da Costa
Altri
Brisa
Mota-Engil

A posteriori é fácil fazer a lista...
Resta saber se entraste em todos.

De qualquer forma entretive-me a ver as valorizações de curto prazo, com base em 01 de Agosto, e temos:
ALTR+25% e TDU+22%
SONI +13% e SCO+12%
SNC +9%, SON +7%, NBA +7% e BRI +4%
EGL(Mota) até ficou negativa com -2%

ALTR até entrei nela durante este período e apanhei cerca de 7%. Na TDU não entrei mas tive pena...

Quanto ao resto não encontro nada de especial, nada que seja superior a 0,02 na VAA...

E no curto prazo eu prefiro os W's ou os TW's e não acções.

Mas para qualquer discussão precisamos primeiro de saber de que prazo de investimento estamos a falar.
Se se trata de médio ou longo prazo podes consultar a minha lista de acções para 2006 que está no post de Janeiro
JAS Escreveu:ALTR – Além do mais também é especulativa.
BCP - Porque não?
BPI – Há sempre uma OPA em perspectiva.
BRI – Empresa rentável, título defensivo para épocas de crise ou excesso de liquidez.
JMT – O Mercado Polaco é uma boa aposta.
SEM – Possível alienação de parte da Portucel
PTC – Sem ela o nosso PSI não sobe e a “golden share” talvez acabe...

Como vês estão lá a ALTR(+218%) e a BRI(+17%).
Também acrescentei depois à lista a SNC (+35% e depois da OPA), a CFN(+27% e por causa da ALTR) e a TDU (+23% que costumo acompanhar e onde às vezes entro).

Quanto às tuas restantes vemos que a NBA(-9%), a SON(+13%), a SONI(+11%) tiveram valorizações inferiores às do PSI, e que a SCO (+91%) e a Mota(+34%) terão valido a pena.

De qualquer forma reconheço que as minhas fortes apostas no BCP (+4%), JMT (+8%) e SEM (+20%) podem parecer decepcionantes.
Até à data...

Quanto à VAA eu sempre disse que para mim a Bolsa é um jogo de poker.
Às vezes há que pagar para ver se o adversário está a ver bluff.
Eu pago e, além disso, tenho muita paciência...

Um abraço,
JAS

por charles » 15/9/2006 15:27

:lol: , o mesmo devia ter feito ao call, fartei-me de falar nos 6000 a seguir ao 11 de setembro e não aguentei a pressão :evil: de fazer umas mais valias de imediato já ia a caminho de triplicar, espero que tu o consigas.

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

VAA

por JAS » 15/9/2006 15:05

Na VAFK acabam de limpar o 0,14 ou seja limparam 1,27M.
A cotação passou para 0,14-0,15...

Guarda-as no cofre, a dispensa já não serve.

Um abraço,
JAS

por charles » 15/9/2006 14:45

Ok já percebi que estás a tomar conta da outra eu estava a falar da vaa,mas o raciocinio é o mesmo , nesta tambem julgo não ter havido negocio nenhum abaixo dos 0.15 e estão a ir todas isto por vezes tem fases em que uma negoceia mais que outra, hoje o volume maior é na que estás a falar, mas ambas parecem querer disparar, que raio até a pad subiu uns cent. só falta a vaa :lol: .

Um abraço.
Cumpt

Re

por JAS » 15/9/2006 14:38

Charles, estão lá 579k na venda.

Mas o importante é que hoje já limparam quase 700k a 0,14 e julgo que não houve uma única venda a 0,13.

E que os cof's passaram de uma situação 600k-1500k (ontem) para 933k-579k...

Um abraço,
JAS

por charles » 15/9/2006 14:24

Bom sinal, agora mesmo reparei que não houve transacçoes e o numero de negocios e a qt de oferta diminui bastante estando neste momento abaixo dos 400 mil parece-me que estavam lá 36 ofertas e a qt andava nos 420 mil e neste momento estão lá 32 of. qt de 386 mil, concluo que devem ter retirado ordens, teremos a vaa em breve nos 0.15 0.16 :lol:, vamos aguardar calmamente, os 0.20 é o target.

cumpt
Cumpt

RE

por JAS » 15/9/2006 13:46

tek Escreveu:A loiça parece que vai finalmente partir... :lol:

Considerável aumento de volume na VAF

Ontem detectei uma melhoria nos cof's mas sem transações.
Hoje estou a ver a 2ª actuação da brigada de limpeza dos 0,14.
Da primeira vez limparam 700k, vamos ver quantos marcham hoje...

Um abraço,
JAS
----------------------------
nuno faustino Escreveu:Jas... sabes se algum dos bancos tem vendido, ou que % os bancos podem vender antes de participar?

Até à data não houve qualquer comunicado que indique que os bancos venderam acções.
As participações no final de Agosto eram as seguintes:

CGD : 29.003.611 acções = 19,997%
BPI : 29.340.407 acções = 19,87%
BCP : 29.340.407 acções = 20,23%

A CGD e o BPI estavam mais que entalados na VAA pois
já detinham posições da ordem dos 10% antes da conversão dos créditos pelo que o valor médio das suas posições deve ser bastante superior aos 0,20.

O BCP julgo que só entrou agora e que será o único a ter um preço médio de 0,20.

Quanto a possíveis vendas o BCP é o único que teria que comunicar de imediato pois está ligeiramente acima dos 20% e teria que comunicar se passasse para baixo.

Os outros 2 só têm que comunicar se passarem para baixo dos 15%.

Até à data não houve nenhum dia com volume significativo que indique qualquer redução (1%=1,45M de acções) nem houve qualquer comunicado de nenhum novo accionista (ao chegar a 2%).

nuno faustino Escreveu:Este negócio dos bancos pode ser uma maneira dos bancos irem buscar mais de 50% do $$ que lá tinham e que de outra maneira dificilmente iram buscar...

Para recuperarem 50% o único que poderia vender a 0,10 parece ser o BCP.
Os outros 2 precisam de mais.
Mas teremos que ir aos respectivos balanços para ver os preços médios de aquisição e vermos quanto dá...

De qualquer forma há que notar que os bancos tinham a faca e o queijo na mão quando subscreveram o Acordo de Reestruturação.
Porque aceitaram trocar os créditos por acções a 0,20 quando podiam ter imposto 0,15 ou até menos?
Para mim a única resposta é que a avaliaram por esse valor ou pensam que é possível levarem a cotação até lá...
E se for assim e estou bem.

Um abraço,
JAS

por tek » 15/9/2006 12:43

A loiça parece que vai finalmente partir... :lol:

Considerável aumento de volume na VAF

Registado: 28/12/2004 14:51

por joaopedropinho » 15/9/2006 9:06

Jas, num dia desta semana disseste que ías decidir se mantinhas a Semapa em carteira ou não, devido ao adiamento da privatização da Portucel. Já te decidiste ou ficaste apenas mais optimista depois do comunicado da Portucel?
Obrigado e um abraço.

Registado: 8/4/2006 17:25

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 14 - Capital 1,266X

por leprechaun » 15/9/2006 1:40

JAS Escreveu:DAX
Andou flat e a minha posição remanescente também já não interessava muito.
Tratei de a despachar ao mesmo preço de ontem, ou seja 1,96 fechando um trade que começou muito mal e que acabou muito bem.

Mas podia ter fechado ainda melhor...

...ó JAS, trader superior! :wink:

De facto, pelo que vejo o TW foi aos 2.23€ logo de manhã, com o DAX já um pouco acima do valor da 2ª resistência intraday, o que representa um sinal de venda bastante seguro. De facto, esse spike foi mesmo o máximo do dia... eram mais 30 cêntimos de alegria! :P

E amanhã, ou daqui a pouco, é que se dá o tal fecho dos Futuros, com o DAX talvez a subir de novo até esses valores ou por aí perto, lá pelo meio-dia.

Quanto à próxima oportunidade de espremer mais uns cobres do lado longo, é provável que só chegue lá mais para o final do mês. Estas últimas semanas até têm sido muito amenas, considerando a tal sazonalidade pouco recomendável neste período.

Enfim, vou ver se consigo carta de adivinho...

Rui leprechaun

(...um Harry Potter gnominho!!! :))

Registado: 24/11/2002 14:36

Re: Re

por Adi » 14/9/2006 19:59

JAS Escreveu:
Adi Escreveu:Desculpe lá, mas não entendo como é que anda a comprar VAF e VAFK sem saber o quê é o quê, quanto houve durante este tempo muitas mais coisas por comprar do que isto.

Houve?
E quais foram esses bons negócios?

Novabase
TDU
SONI
Sonae.sgps
Sonae.com
Soares da Costa
Altri
Brisa
Mota-Engil

Registado: 3/5/2006 14:05

Re

por JAS » 14/9/2006 19:44

Adi Escreveu:Desculpe lá, mas não entendo como é que anda a comprar VAF e VAFK sem saber o quê é o quê, quanto houve durante este tempo muitas mais coisas por comprar do que isto.

Houve?
E quais foram esses bons negócios?

Há muita gente que compra por simples AT sem saber sequer o npme da empresa por extenso...

Adi Escreveu:E hoje também houve "saldos" como sempre diz da JMARTINS.

Houve mas as que tenho já me chegam.
Como podes ver o meu break point está abaixo disso...

Adi Escreveu:Desculpe, mas foi um simples desabafo.

Estás desculpado, desabafa à vontade...

Um abraço,
JAS

------------------
scpnuno Escreveu:Vai daí, partiu a louça toda lá em casa. Então, como forma de manter "o bichinho da bolsa" activo e acalmar a furia da ex-proprietária da louça, desata a comprar VAA (e amigas).

Estás-te a esquecer que nesta época do ano há muitos casamentos.
Não sei porqûe escolhem o outono mas se calhar é para se preparem para o frio.
Tive que dar algumas prendas e assim tenho desconto na loiça...
Além da tua agradável companhia na próxima Assembleia Geral.

Bjs,
JAS

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 13 - Capital 1,266X

por scpnuno » 14/9/2006 19:23

labaca Escreveu:
Mas afinal qual é a diferença entre VAF e VAFK? Já conseguiste saber? Isso deve responder ao facto de terem cotações diferentes.

Bem, esse é o 2º segredo mais bem guardado da VAA. O 1º, para quem não saiba ou ande distraído, é porquê que o Jas anda a comprar VAA, VAF, VAFK, VFKA, VAAK e VAAF e outras mais V´s que andam por aí.

A desculpa que era para eu não me sentir sozinha e me fazeres companhia, não pega, Jas :wink:

Eu tenho a minha versão, quem tiver outras, "bote pra aí":

O Jas, com aquele (complexo) problema do Belenenses do sobe, não sobe, não desce, não desce nem sobe, perdeu a cabeça - um homi não vive tranquilo sem saber ao menos, em que Liga o seu clube vai jogar. Vai daí, partiu a louça toda lá em casa. Então, como forma de manter "o bichinho da bolsa" activo e acalmar a furia da ex-proprietária da louça, desata a comprar VAA (e amigas). Quer dizer, ele alega que tá a gastar a guita toda em Vista Alegre e é verdade, né? Isto é só uma ideia minha, tem uma pequena probabilidade de estar errada.

Abraços e um beijo de porcelana ou cristal.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Adi » 14/9/2006 19:12

Desculpe lá, mas não entendo como é que anda a comprar VAF e VAFK sem saber o quê é o quê, quanto houve durante este tempo muitas mais coisas por comprar do que isto. E hoje também houve "saldos" como sempre diz da JMARTINS :lol: Desculpe, mas foi um simples desabafo.

Registado: 3/5/2006 14:05

por nunofaustino » 14/9/2006 19:03

Jas... sabes se algum dos bancos tem vendido, ou que % os bancos podem vender antes de participar?

Este negócio dos bancos pode ser uma maneira dos bancos irem buscar mais de 50% do $$ que lá tinham e que de outra maneira dificilmente iram buscar...

Um abraço
Nuno

Registado: 5/11/2002 5:10

Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 14 - Capital 1,266X

por JAS » 14/9/2006 18:51

Más notícias para as construtoras...O TGV afinal já não vai até à Caparica (a caminho do Porto, é claro...) pois a Europa não quer pagar as nossas megalomanias.
Se calhar também é má notícia para o País porque seremos nós a pagar totalmente a construção.
Como já tínhamos que pagar os prejuízos também não será grave, basta aumentar o IVA para 35% que se resolve o problema...

DAX
Andou flat e a minha posição remanescente também já não interessava muito.
Tratei de a despachar ao mesmo preço de ontem, ou seja 1,96 fechando um trade que começou muito mal e que acabou muito bem.

BCP
Chegaram à maturidade os W's 8258Z a valerem 0,23.
Foi excelente para quem os comprou a 0,13 há 1 mês.
Só irei receber o seu valor daqui a 3 ou 4 dias mas já dei o trade por encerrado.
Aproveitei a ida do BCP a 2,42-2,43 para reforçar a posição no 8129Z a 0,29 pois sempre poupei 0,01...

VAA
Ainda lá tenho um restinho da minha ordem de compra de VAF a 0,14 mas hoje não me calhou nenhuma.
De notar alguma modificação nos cof's mas sem transacções.

JAS

-------------------------
ZAHO Escreveu:PORQUE TANTA FÉ NA VAA? NAO M PARECE NADA INTERESSANTE. PARECE ESTAR SEMPRE MORTA, ADORMECIDA....

Não é preciso gritar que eu não sou surdo.
Mas se é para acordar a "Bela Adormecida" tudo bem.

Essa pergunta terás que fazer aos Bancos que ficaram com 60% do Capital e que pagaram 0,20 por acção.
Podiam ter imposto um preço de compra de 0,15 ou de 0,10, não era?
Eu limito-me a tornar-me sócio deles comprando a 0,14 e 0,13...

Um abraço,
JAS
---------------------------
labaca Escreveu:Mas afinal qual é a diferença entre VAF e VAFK? Já conseguiste saber? Isso deve responder ao facto de terem cotações diferentes.

Continuo a não saber responder a essa pergunta.
Dá-me ideia que nem a VAA sabe a resposta...

Um abraço,
JAS
Anexos
cart 09-14.png
cart 09-14.png (48.1 KiB) Visualizado 1898 vezes

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 13 - Capital 1,266X

por labaca » 14/9/2006 14:11

JAS Escreveu:
VAA
Hoje andei a comprar VAF, e não VAFK, a 0,14.

Mas afinal qual é a diferença entre VAF e VAFK? Já conseguiste saber? Isso deve responder ao facto de terem cotações diferentes.

Registado: 4/11/2005 1:46

por ZAHO » 14/9/2006 9:12

JAS?

PORQUE TANTA FÉ NA VAA? NAO M PARECE NADA INTERESSANTE. PARECE ESTAR SEMPRE MORTA, ADORMECIDA....
ZAHO

Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 13 - Capital 1,266X

por JAS » 13/9/2006 17:57

Isto para dia 13 nem foi mau.
Houve um boato de bomba mas devia ser um gato e felizmente não era preto e hoje também não era 6ªfeira...

DAX
O dito fez a vontade ao Leprechaun e sempre passou os 5900.
E sendo assim eu vendi mais uma prestação a 1,96 e até já retirei de lá uma grande parte dos lucros.
(Isso explica que o meu break point esteja tão negativo...)
Embora tenha ficado com uma pequena posição remanescente agora fico essencialmente a ver da bancada.

BCP
Ter ficado com os calls para a maturidade, que é amanhã, parece ter sido uma boa opção pois o BCP continua a subir.
E já que o trade correu bem nada melhor do que iniciar outro. Agora no 8258Z (strike 2,20 e maturidade DEZ) comprado a 0,28.
Para não aumentar o investimento da carteira em BCP vendi umas acções a 2,44.
E alavanquei 8x...

VAA
Hoje andei a comprar VAF, e não VAFK, a 0,14.

JAS
Anexos
cart 09-13.png
cart 09-13.png (47.61 KiB) Visualizado 2244 vezes

Eu cá sou um Gnomo manhoso... e o DAX está perigoso!!! :)

por leprechaun » 13/9/2006 14:26

Bem, ó JAS...

...acabei de alertar para a inversão que se produziu, um pouco antes das 13h, na relação FTSE-DAX, com este a ultrapassar o 1º, 4 meses após a 1ª quinzena de Maio, nas 7 sessões entre os dias 4 e 12 desse mês.

É um sinal de alerta que deve ser levado a sério, e cujo significado nos avisa para o facto dos títulos mais especulativos ou tecnológicos estarem agora a ter uma procura que excede a dos títulos mais defensivos ou seguros.

Bem, para quem pensa que vamos entrar numa nova bolha tecnológica... tudo bem! Mas quem for mais racional e prudente faria melhor em abster-se de comprar os índices neste ponto, já que esta inversão pode prenunciar um topo de mercado a muito curto prazo.

E sabendo que estamos em Setembro... todo o cuidado é pouco! Para além do mais, a sorte até protege os audazes, mas enfim, convém não abusar demasiado da dita... não se vá ela chatear e fazer fita...

...e deixar-nos cá sem guita...

Rui leprechaun

(...numa situação aflita! :))

PS: As for me... um inline é segurinho, mesmo com pouco lucrinho!!! :P

Olha! Um empate às 14h... 5890 para cada lado... sobe ou desce... qual será o nosso fado?! :?:

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 12 - Capital 1,266X

por JAS » 13/9/2006 12:55

leprechaun Escreveu:
É provavel que a sessão de amanhã seja flat ou de consolidação.

Flat ou de consolidação... mas já acima dos 5900 pontos e com uma grande probabilidade de serem superados os máximos relativos do início deste mês.

Continuo a pensar apenas em "flat ou consolidação" e até ao final da manhã estou a acertar...
Mas não me importo nada que venhas a ter razão à tarde e que o DAX passe os 5900!

Um abraço,
JAS

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 12 - Capital 1,266X

por leprechaun » 12/9/2006 21:05

É provavel que a sessão de amanhã seja flat ou de consolidação.

Flat ou de consolidação... mas já acima dos 5900 pontos e com uma grande probabilidade de serem superados os máximos relativos do início deste mês.

De resto, depois de uma subida que pode até chegar mesmo aos 200 pontos - caso o DAX atinja o patamar dos 5937 - em 3 dias, é natural que se descans eum pouco, que isto de subir sempre também cansa!

Por outro lado, resta saber se o S&P conseguirá atacar com êxito os 1315, rumo aos 1320 pontos e além!

Hummm... parece-me que ainda é cedo e também me deixaria ficar muito quietinho à espreita...

De resto, nada a dizer. Parafraseando os Evangelhos, proclamaria bem alto:

"Quem tem olhos que os abra e veja!"

É que se não conseguimos antever o futuro, no mínimo que não confundamos o passado!

Que vai subindo o mercado...

Rui leprechaun

(...e está o Bull ao nosso lado! :))

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 100 visitantes