Off topic - caso Mateus
artista Escreveu:independentemente de isso estar certo ou errado todos os clubes assinaram documentos em que aceitam essas regras
Pergunta: Que regras? Resposta: Regras do foro desportivo...
Ora o caso em questão do meu ponto de vista é do foro laboral e o clube minhoto ao recorrer aos tribunais civis não infringiu nenhuma regra desportiva pois não está a queixar-se de ter sido roubado por nenhum árbitro mas sim de lhe negarem o direito a um seu jogador trabalhar como profissional que o é de facto. E a verdade é que o Jogador tem o direito de executar a sua actividade em Portugal apenas e só como jogador profissional que foi aquilo que o Gil Vicente lhe proporcionou e se alguém o pôs a jogar como amador e outros o autorizaram esses é que tem de responder por essa ilegalidade, ou será que isto é tudo uma república das bananas??? Mas vamos ver logo na TV se algo de novo nos vai trazer o "Prós e Contras"... O nome do programa é sugestivo...
Abraço
já me lembrei que eles ainda faziam o campeonato com os mesmos clubes do ano passado e ficava tudo bem.....
eu queria acrescentar em relaçao a isto o seguinte, o gil volto a repetir o que disse noutro post e que o artista voltou agora a mencionar , é obvio que o gil nos seus departamentos administrativos e concerteza no topo sabiam que isto era contra os regulamentos...mas....como há estes truques de magia no futebol concerteza que pensavam que internamente com uns cafés a coisa se iria compor e ficava tudo bem ......perante isto como é possivel virem falar em injustiça pro clube...
perante isto o gil não pesou um recurso ou queixa de um clube acima da tabela neste caso o belenenses, assim como podia ser o um outro qq, e perante esta situação digam lá os que defendem que o gil tem razão como é que a tem?
eu gostava de pôr outra hipoteses se isto fosse entre o gil e por exemplo o paços de ferreira neste caso as pessoas que defendem a razão para o lado do belém tambem iriam ser acusadas de clubite?
cumpt
eu queria acrescentar em relaçao a isto o seguinte, o gil volto a repetir o que disse noutro post e que o artista voltou agora a mencionar , é obvio que o gil nos seus departamentos administrativos e concerteza no topo sabiam que isto era contra os regulamentos...mas....como há estes truques de magia no futebol concerteza que pensavam que internamente com uns cafés a coisa se iria compor e ficava tudo bem ......perante isto como é possivel virem falar em injustiça pro clube...
perante isto o gil não pesou um recurso ou queixa de um clube acima da tabela neste caso o belenenses, assim como podia ser o um outro qq, e perante esta situação digam lá os que defendem que o gil tem razão como é que a tem?
eu gostava de pôr outra hipoteses se isto fosse entre o gil e por exemplo o paços de ferreira neste caso as pessoas que defendem a razão para o lado do belém tambem iriam ser acusadas de clubite?
cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
maisum Escreveu:De referir mais uma vez que esta é a minha opinião e é assim que eu vejo as coisas no momento e que posso estar naturalmente enganado.
Abraço
Citação:
Muito se tem dito e escrito nos último dias a propósito do mesmo. Há juristas que garantem que o Gil Vicente tem todo o direito de recorrer para os tribunais comuns, mas também há outros que defendem precisamente o contrário, porque, garantem, o caso em apreço não é de natureza contratual, mas sim desportivo.
http://sic.sapo.pt/online/noticias/opin ... do+ano.htm
Pois eu acho que estás enganado
Independentemente de termos ou não alguma simpatia pelo Gil Vicente ou pelos responsáveis e gentes do clube de Barcelos convém tentar analisar o caso de uma forma imparcial...
1º é de salientar que o clube recorreu para os tribunais civis por uma questão do foro laboral e não do foro desportivo e portanto o clube português não infringiu nenhuma das normas das instituições desportivas que regem o futebol português... A questão em causa não é do foro desportivo (uma decisão errada do árbitro ou coisa do género) mas sim de direito ao trabalho pois prende-se com o facto do jogador estrangeiro Mateus ter sido inscrito ilegalmente como jogador amador na época de 2004/2005 e a FPF (ou a Liga???) ter aceite esse contrato erradamente... Um jogador estrangeiro só pode actuar em Portugal como profissional... O Gil Vicente terá contratado o jogador e terá sido avisado posteriormente(?) de que não o poderia por a jogar na 1ª divisão por ter actuado como amador na época anterior... O Gil Vicente terá questionado a Liga (ou a FPF) ??? Como não poderia utilizar o jogador se o contrato de amador a um jogador estrangeiro é impossível em Portugal... e assim terá utilizado o jogador devidamente(?) como profissional com uma autorização provisória (alguém lhes passou tal autorização)... No fim do campeonato (só depois do facto consumado???) depois de garantir em campo os devidos pontos para a manutenção na 1ª liga vêm os xicos espertos dizer que será despromovido em favor do clube tal pois utilizou um jogador mal inscrito??? Desculpem lá mas alguém vai ter que explicar esta história melhorzinho (os gajos da comunicação social parece que tem todos medo de perder os empregos e não ajudam nada) e não venham cá com os tipos da FIFA que tem toda a razão pois o modo de actuar dos mesmos prometendo castigos a todo o futebol português é das coisas mais aberrantes que se possa imaginar (ou não?)... A pura mafia não faria melhor, castigando inocentes por forma a pressionar decisões/atitudes a seu favor... Agora os tipos da FPF vem falar de que é preciso “calar” o Gil Vicente alegando que é um caso de interesse público??? Será que ouvi bem??? Parece que o clube de Barcelos tem mesmo razão e já serve qualquer coisa para os parar... Quando um tipo é pequeno... De referir que o Gil Vicente não é o 1º a recorrer para os tribunais civis e também não seria a 1ª vez que a toda poderosa FIFA perderia no mesmos tribunais (caso Bosman não está esquecido) e vão fazer tudo para que não chegue lá... Também vou querer ver esse "Prós e Contras" na TV hoje á noite... Que surpresas vem aí??? Será que vão fazer do debate mais uma confusão para confundir mais o pessoal como fizeram o Paulo Catarro e o José Alberto Carvalho??? Costuma dizer a sabedoria popular, “1º lançar a confusão para depois reinar” ou coisa parecida...
De referir mais uma vez que esta é a minha opinião e é assim que eu vejo as coisas no momento e que posso estar naturalmente enganado.
Abraço
Citação:
Muito se tem dito e escrito nos último dias a propósito do mesmo. Há juristas que garantem que o Gil Vicente tem todo o direito de recorrer para os tribunais comuns, mas também há outros que defendem precisamente o contrário, porque, garantem, o caso em apreço não é de natureza contratual, mas sim desportivo.
1º é de salientar que o clube recorreu para os tribunais civis por uma questão do foro laboral e não do foro desportivo e portanto o clube português não infringiu nenhuma das normas das instituições desportivas que regem o futebol português... A questão em causa não é do foro desportivo (uma decisão errada do árbitro ou coisa do género) mas sim de direito ao trabalho pois prende-se com o facto do jogador estrangeiro Mateus ter sido inscrito ilegalmente como jogador amador na época de 2004/2005 e a FPF (ou a Liga???) ter aceite esse contrato erradamente... Um jogador estrangeiro só pode actuar em Portugal como profissional... O Gil Vicente terá contratado o jogador e terá sido avisado posteriormente(?) de que não o poderia por a jogar na 1ª divisão por ter actuado como amador na época anterior... O Gil Vicente terá questionado a Liga (ou a FPF) ??? Como não poderia utilizar o jogador se o contrato de amador a um jogador estrangeiro é impossível em Portugal... e assim terá utilizado o jogador devidamente(?) como profissional com uma autorização provisória (alguém lhes passou tal autorização)... No fim do campeonato (só depois do facto consumado???) depois de garantir em campo os devidos pontos para a manutenção na 1ª liga vêm os xicos espertos dizer que será despromovido em favor do clube tal pois utilizou um jogador mal inscrito??? Desculpem lá mas alguém vai ter que explicar esta história melhorzinho (os gajos da comunicação social parece que tem todos medo de perder os empregos e não ajudam nada) e não venham cá com os tipos da FIFA que tem toda a razão pois o modo de actuar dos mesmos prometendo castigos a todo o futebol português é das coisas mais aberrantes que se possa imaginar (ou não?)... A pura mafia não faria melhor, castigando inocentes por forma a pressionar decisões/atitudes a seu favor... Agora os tipos da FPF vem falar de que é preciso “calar” o Gil Vicente alegando que é um caso de interesse público??? Será que ouvi bem??? Parece que o clube de Barcelos tem mesmo razão e já serve qualquer coisa para os parar... Quando um tipo é pequeno... De referir que o Gil Vicente não é o 1º a recorrer para os tribunais civis e também não seria a 1ª vez que a toda poderosa FIFA perderia no mesmos tribunais (caso Bosman não está esquecido) e vão fazer tudo para que não chegue lá... Também vou querer ver esse "Prós e Contras" na TV hoje á noite... Que surpresas vem aí??? Será que vão fazer do debate mais uma confusão para confundir mais o pessoal como fizeram o Paulo Catarro e o José Alberto Carvalho??? Costuma dizer a sabedoria popular, “1º lançar a confusão para depois reinar” ou coisa parecida...
De referir mais uma vez que esta é a minha opinião e é assim que eu vejo as coisas no momento e que posso estar naturalmente enganado.
Abraço
Citação:
Esqueci-me de referir uma coisa, é óbvio que o árbitro, se o fosse com "A" grande, e se fosse um homem com "H" grande nem pela cabeça lhe deveria passar aceitar um convite desse tipo...
O pior é que estas coisas depois passam e a ninguém acontece nada... eu sinceramente deixava a arbitragem se me acontecesse uma coisa deste género, "fui lá só para beber um café"????? ò valha-me Deus nosso senhor?!!!!!!! sinceramente não teria coragem para olhar nos olhos dos meus amigos frontalmente... quanto mais os desconhecidos!!
O pior é que estas coisas depois passam e a ninguém acontece nada... eu sinceramente deixava a arbitragem se me acontecesse uma coisa deste género, "fui lá só para beber um café"????? ò valha-me Deus nosso senhor?!!!!!!! sinceramente não teria coragem para olhar nos olhos dos meus amigos frontalmente... quanto mais os desconhecidos!!
concerteza independentemente das cores, quer dizer uma pessoa é azul verde ou vermelho e não pode ser imparcial, quer nos actos quer nas opiniões?
eu quero acreditar que haja pessoas que sejam impolutas eu quero acreditar que este exemplo que veio mexer com muita coisa venha a lembrar as pessoas que tem por obrigação de investigar que o façam a fundo e que corram com toda esta gente que corrompe com o objectivo de tirar partido para si , quer em resultados quer no que seja, doa a quem doer, pois quem perde é o desporto a sua qualidade e as pessoas que gostam do desporto em geral, por outro lado isto tem repercussões muito maiores para o país mais do que se possa pensar.....eles lá foram há-dem pensar que isto é corrupção de alto abaixo e depois querem captar investimento estrangeiro assim devem conseguir muito.
cumpt
eu quero acreditar que haja pessoas que sejam impolutas eu quero acreditar que este exemplo que veio mexer com muita coisa venha a lembrar as pessoas que tem por obrigação de investigar que o façam a fundo e que corram com toda esta gente que corrompe com o objectivo de tirar partido para si , quer em resultados quer no que seja, doa a quem doer, pois quem perde é o desporto a sua qualidade e as pessoas que gostam do desporto em geral, por outro lado isto tem repercussões muito maiores para o país mais do que se possa pensar.....eles lá foram há-dem pensar que isto é corrupção de alto abaixo e depois querem captar investimento estrangeiro assim devem conseguir muito.
cumpt
Cumpt
Xé Escreveu:Caros
Artista e Charles
[b]...Não é tomar um café com alguém que pode ser considerado corrupção[/b]...
realmente... acreditam nisto com uma leviandade tremenda
só por acaso voçê é azul mas isto não mete um clube ao barulho... mete todos
se este caso por exemplo e não olho aos nomes nem clubes não é corrupção tamos conversados.
se a noticia é verdadeira o telefonema ao pinto de sousa é do mais incriminativo que pode haver.
eu que sou desportista de alta competição e me pagarem por fora pra perder e eu aceito deixa de ser corrupção porque provo que dou o máximo e só perco porque o adversário(os) foram melhores? deixem se todos de merd...
é claro que é corrupção e não é nem o unico caso nem a unica ´pessoa com casos desses pena é que poucos se descobrem e nenhuns tem efeito prático.
- Registado: 23/7/2006 8:27
o problema é quem toma café com quem , e se os interesses de cada um são os mesmos ou são diferentes, se quisermos enfiar a carapuça não tem mal nenhum e até podem comer um pastel de belém a acompanhar o café.
olha agora o reu ir tomar cafe com o juiz que o vai julgar tambem não tem mal nenhum.
pra mim isto tem um nome e chama-se promiscuidade do poder instalado, chama-se pressão sobre o elo mais fraco...
vai um cafézinho.....
cumpt
olha agora o reu ir tomar cafe com o juiz que o vai julgar tambem não tem mal nenhum.
pra mim isto tem um nome e chama-se promiscuidade do poder instalado, chama-se pressão sobre o elo mais fraco...
vai um cafézinho.....
Lisboa - O Ministério Público (MP) arquivou por falta de provas um processo que levantava suspeitas de actos de corrupção desportiva, alegadamente levados a cabo por responsáveis pela arbitragem e pelo presidente do Futebol Clube do Porto (FCP), Pinto da Costa, em torno do jogo que opôs o FCP ao Beira-Mar, a 18 de Abril de 2004.
De acordo com o «Jornal de Notícias» (JN), o processo analisava indícios de uma alegada oferta de contrapartidas ao árbitro principal da partida, Augusto Duarte, para que este praticasse «actos contrários às leis do jogo». O jogo acabou empatado, mas o FCP acabaria por festejar o título de campeão nacional na jornada seguinte.
O magistrado de Gaia que analisou o caso considerou que, apesar de «sugestivo», o quadro de indícios reunido pela Polícia Judiciária (PJ), que fazia alusão a uma deslocação de Augusto Duarte a casa de Pinto da Costa, em Gaia, dois dias antes do jogo, justificado pelo árbitro e pelo dirigente como «para tomar café», não é conclusivo e decidiu pelo arquivamento do processo.
«O quadro de facto que se traçou consente perfeitamente que tal [a existência de contrapartidas] tivesse acontecido, enquanto conduta verosímil, mas não permite afirmar a sua ocorrência, em termos que permitam concluir pela possibilidade razoável de aos arguidos, por força dos indícios recolhidos, vir a ser aplicada em julgamento uma pena ou uma medida de segurança», conclui o procurador no despacho de arquivamento citado pelo JN.
O processo envolvia ainda António Araújo, empresário de jogadores e António Perdigão da Silva, árbitro assistente daquele encontro. Ainda de acordo com o JN, as principais das nove certidões extraídas do megaprocesso «Apito Dourado» têm sido arquivadas sem diligências pelos serviços do MP a que foram distribuídas.
(c) PNN Portuguese News Network
cumpt
Cumpt
Vejam os "prós e Contras" hoje. Aquilo deve dar molho...
JCS
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Xé Escreveu:A corrupção no desporto e em quase toda a sociedade não é de hoje nem de ontem e não acabará no futuro.
Bem se pensar-mos assim é que nunca acabará de certeza...
Xé Escreveu:Na administração pública, nas empresas, em quase tudo o que diz respeito a arranjar um trabalhinho melhorado, se não for por cunha ninguém se safa e isso tb é corrupção.
Claro que isso também é corrupção...
Xé Escreveu:A corrupção de que o Pinto da Costa estava acusado neste processo não tinha pés nem cabeça. Não é tomar um café com alguém que pode ser considerado corrupção.É claro que não somos parvos mas não podemos ser "espertinhos". Há muita falsificação de resultados nos jogos sem ser preciso falar com o presidente desse clube. Basta um árbitro ser de um clube ,já sabe o que para ele é bom, e ter falta de carácter.
Meu amigo, um homem que é homem com "H" grande sabe que, independentemente das suas intenções, não pode convidar a sua casa um árbitro de um jogo em que a sua equipa tem interesses óbvios, não é preciso ser muito inteligente para compreender isto e o Pinta da Costa é bastante inteligente... e esperto!
Xé Escreveu:O jogo do Sporting/Boavista com o Lucilio Baptista a impedir, por duas vezes, na mesma zona, o remate e os amarelos deixam-me no ar essa impressão e ninguém o pode acusar de acto ilícito.
Eu não sou do Sporting, sou do Benfica, e do jogo que fala vi apenas a 2ª parte, vamos lá ver se distinguimos as coisas, eu não estou aqui para julgar os árbitros, sei muito bem que podem consicionar os jogos, e que o podem fazer propositadamente, mas tudo isto eu não posso provar nunca, muito menos tenho paciência para estar a contar contra ou a favor de quem é que os árbitros erram mais, são coisas que se passam dentro do campo e decisões tomadas em fracções de segundo... Agora o que se passou com o Sr. Pinto da Costa não tem dúvida, foi um acto ilícito, ele sabia o que estava a fazer, sabia que não podia fazê-lo mas não isso não o impediu de o fazer...
Xé Escreveu:O clube que dominar a "cantera" de formação dos árbitros está sempre com vantagem e não precisa pagar um cafézinho ou dizer algo a alguém. Eles sabem o que o clube precisa.Perante isto teremos que pensar qual ou quais os clubes que têm a melhor "cantera" e ajuízar jogo a jogo.
Repare, eu até ponho a hipótese de que haja algumas influências, ou pelo menos tentativas de o fazer, na arbitragem mas sinceramente se tivesse a certeza, como o meu amigo parece que tem, simplemente deixava de me interessar por futebol... então eu estava a ver um jogo, emocionar-me com a evoluçaõ dos resultados e classificações e afinal já estava tudo estabelecido??!!! é como jogar Poker e haver um tipo que vê o jogo dos outros, ou tem um um baralho escondido!!
Caros
Artista e Charles
A corrupção no desporto e em quase toda a sociedade não é de hoje nem de ontem e não acabará no futuro. Na administração pública, nas empresas, em quase tudo o que diz respeito a arranjar um trabalhinho melhorado, se não for por cunha ninguém se safa e isso tb é corrupção.
A corrupção de que o Pinto da Costa estava acusado neste processo não tinha pés nem cabeça.Não é tomar um café com alguém que pode ser considerado corrupção.É claro que não somos parvos mas não podemos ser "espertinhos". Há muita falsificação de resultados nos jogos sem ser preciso falar com o presidente desse clube. Basta um árbitro ser de um clube ,já sabe o que para ele é bom, e ter falta de carácter.
O jogo do Sporting/Boavista com o Lucilio Baptista a impedir, por duas vezes, na mesma zona, o remate e os amarelos deixam-me no ar essa impressão e ninguém o pode acusar de acto ilícito.
O clube que dominar a "cantera" de formação dos árbitros está sempre com vantagem e não precisa pagar um cafézinho ou dizer algo a alguém. Eles sabem o que o clube precisa.Perante isto teremos que pensar qual ou quais os clubes que têm a melhor "cantera" e ajuízar jogo a jogo.
Artista e Charles
A corrupção no desporto e em quase toda a sociedade não é de hoje nem de ontem e não acabará no futuro. Na administração pública, nas empresas, em quase tudo o que diz respeito a arranjar um trabalhinho melhorado, se não for por cunha ninguém se safa e isso tb é corrupção.
A corrupção de que o Pinto da Costa estava acusado neste processo não tinha pés nem cabeça.Não é tomar um café com alguém que pode ser considerado corrupção.É claro que não somos parvos mas não podemos ser "espertinhos". Há muita falsificação de resultados nos jogos sem ser preciso falar com o presidente desse clube. Basta um árbitro ser de um clube ,já sabe o que para ele é bom, e ter falta de carácter.
O jogo do Sporting/Boavista com o Lucilio Baptista a impedir, por duas vezes, na mesma zona, o remate e os amarelos deixam-me no ar essa impressão e ninguém o pode acusar de acto ilícito.
O clube que dominar a "cantera" de formação dos árbitros está sempre com vantagem e não precisa pagar um cafézinho ou dizer algo a alguém. Eles sabem o que o clube precisa.Perante isto teremos que pensar qual ou quais os clubes que têm a melhor "cantera" e ajuízar jogo a jogo.
- Registado: 23/11/2005 18:26
completamente de acordo o sistema começa na perpetuação de poderes, seja no futebol ou na politica, penso que os mandatos deviam ser no maximo 2 3, as leis do desporto deviam ditar isso, e nesse aspecto a fifa tambem tem culpa pois la passa-se o mesmo.
cumpt
cumpt
Cumpt
Não tem propriamente a ver com o caso Mateus mas tem a ver com futebol...
vi à pouco no Jornal da Tarde que o Pinto da Costa foi absolvido de mais um dos crimes de que estava acusado... parece que não se conseguiu provar que o árbitro influenciou o resultado de um tal jogo Beira Mar-Porto embora haja indicios suspeitos como o facto de dois dias antes da partida o árbitro e acho que um dos assistentes, terem estado em casa do presidente do clube das Antas e ainda alguns telefonemas suspeitos...
Independentemente de ser acusado ou não, independentemente da justiça em Portugal ser o que é, este home está a mais no desporto... e se calhar os outros presidentes também!
vi à pouco no Jornal da Tarde que o Pinto da Costa foi absolvido de mais um dos crimes de que estava acusado... parece que não se conseguiu provar que o árbitro influenciou o resultado de um tal jogo Beira Mar-Porto embora haja indicios suspeitos como o facto de dois dias antes da partida o árbitro e acho que um dos assistentes, terem estado em casa do presidente do clube das Antas e ainda alguns telefonemas suspeitos...
Independentemente de ser acusado ou não, independentemente da justiça em Portugal ser o que é, este home está a mais no desporto... e se calhar os outros presidentes também!
in bpi
O falhanço futebolístico
04/09/2006
A ameaça das entidades que gerem o futebol internacional causa uma sensação única: o país está a fazer um ajuste de contas consigo próprio. Derivado da incompetência reinante. O que se passou no «caso Mateus» simboliza o país: há culpas mas nunca se consegue descobrir os culpados. Gilberto Madaíl, Valentim Loureiro e a classe política conseguiram tornar o futebol português um verdejante eucaliptal: sem ideias, sem estruturas que se movam excepto nos momentos em que as suas migalhas de poder são postas em causa, sem dirigentes que alguém respeite. Madaíl foi o líder perfeito para se atingir esses objectivos, em troco do Euro-2004. O Gil Vicente pode parecer o mau deste filme de «western spaghetti». Mas o futebol nacional é, todo ele, uma versão mal feita de «Trinitá, o cowboy insolente». É um filme de pistoleiros que só são culpados porque furtaram uns rebuçados quando eram crianças e levaram umas palmadas. E ficaram traumatizados por causa disso. Em Portugal, no futebol, há um pacto com o falhanço. Se fossem empresas, FPF e Liga já tinham falido. As suas administrações já tinham sido alteradas ou já se tinha nomeado uma comissão liquidatária. Mas como têm o aval político do Estado podem falhar. E sobreviver à sua insolvência ética.
04/09/2006
A ameaça das entidades que gerem o futebol internacional causa uma sensação única: o país está a fazer um ajuste de contas consigo próprio. Derivado da incompetência reinante. O que se passou no «caso Mateus» simboliza o país: há culpas mas nunca se consegue descobrir os culpados. Gilberto Madaíl, Valentim Loureiro e a classe política conseguiram tornar o futebol português um verdejante eucaliptal: sem ideias, sem estruturas que se movam excepto nos momentos em que as suas migalhas de poder são postas em causa, sem dirigentes que alguém respeite. Madaíl foi o líder perfeito para se atingir esses objectivos, em troco do Euro-2004. O Gil Vicente pode parecer o mau deste filme de «western spaghetti». Mas o futebol nacional é, todo ele, uma versão mal feita de «Trinitá, o cowboy insolente». É um filme de pistoleiros que só são culpados porque furtaram uns rebuçados quando eram crianças e levaram umas palmadas. E ficaram traumatizados por causa disso. Em Portugal, no futebol, há um pacto com o falhanço. Se fossem empresas, FPF e Liga já tinham falido. As suas administrações já tinham sido alteradas ou já se tinha nomeado uma comissão liquidatária. Mas como têm o aval político do Estado podem falhar. E sobreviver à sua insolvência ética.
- Registado: 17/2/2004 1:38
A primeira coisa a dizer sobre isso é que há pelo menos um corrupto na FIFA a quem o Expresso deve ter pago umas massas
A segunda é que se se realizarem os primeiros jogos, tanto da Selecção como dos clubes, para esta época, a FIFA não vai actuar sob pena de ir criar ainda mais casos. Vejamos:se forem realizados os primeiros jogos e depois anulados, obrigam equipas que nem sendo do nosso país a realizar 2 jogos para valer apenas 1.Imaginem, como exemplo, que o Inter ganhava ao SCP no dia 12 e que a seguir anulavam o jogo e o Inter perdia com o substituto do Sporting, sendo o resultado desse jogo decisivo para a passagem à segunda fase.Podiamos estar perante um churrilho de protestos que iriam envolver directamente a FIFA.
A haver sanções só se forem para a próxima época.
A segunda é que se se realizarem os primeiros jogos, tanto da Selecção como dos clubes, para esta época, a FIFA não vai actuar sob pena de ir criar ainda mais casos. Vejamos:se forem realizados os primeiros jogos e depois anulados, obrigam equipas que nem sendo do nosso país a realizar 2 jogos para valer apenas 1.Imaginem, como exemplo, que o Inter ganhava ao SCP no dia 12 e que a seguir anulavam o jogo e o Inter perdia com o substituto do Sporting, sendo o resultado desse jogo decisivo para a passagem à segunda fase.Podiamos estar perante um churrilho de protestos que iriam envolver directamente a FIFA.
A haver sanções só se forem para a próxima época.
Futebol: "Caso Mateus" - FPF recebeu carta da FIFA
Lisboa, 04 Set (Lusa) - A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já recebeu a carta da FIFA com a posição do organismo internacional sobre o "caso Mateus", devendo fazer o anúncio público no seu site ainda hoje, disse uma fonte federativa à Agência Lusa.
O teor da missiva ainda não é conhecido, mas esta deverá representar um ultimato da FIFA à FPF para que, até 15 de Setembro, seja encontrada uma solução para o "caso" Mateus conforme aos regulamentos da Federação Internacional de Futebol, evitando-se assim a suspensão internacional das equipas portuguesas.
Uma fonte do Gil Vicente disse, entretanto, à Lusa que ainda não deu entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa (TAF) o requerimento da FPF suscitando a declaração de interesse público para que os campeonatos nacionais da Liga e da Liga de Honra sigam os seus cursos normais, sem jogos suspensos.
Os jogos de Gil Vicente, Belenenses e Leixões foram suspensos na semana passada pelo Conselho de Justiça da FPF, na sequência da providência cautelar interposta pelo clube minhoto no TAF, devido à sua despromoção para a Liga de Honra por ter recorrido para os tribunais comuns no âmbito do "caso Mateus".
JFF.
Lisboa, 04 Set (Lusa) - A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já recebeu a carta da FIFA com a posição do organismo internacional sobre o "caso Mateus", devendo fazer o anúncio público no seu site ainda hoje, disse uma fonte federativa à Agência Lusa.
O teor da missiva ainda não é conhecido, mas esta deverá representar um ultimato da FIFA à FPF para que, até 15 de Setembro, seja encontrada uma solução para o "caso" Mateus conforme aos regulamentos da Federação Internacional de Futebol, evitando-se assim a suspensão internacional das equipas portuguesas.
Uma fonte do Gil Vicente disse, entretanto, à Lusa que ainda não deu entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa (TAF) o requerimento da FPF suscitando a declaração de interesse público para que os campeonatos nacionais da Liga e da Liga de Honra sigam os seus cursos normais, sem jogos suspensos.
Os jogos de Gil Vicente, Belenenses e Leixões foram suspensos na semana passada pelo Conselho de Justiça da FPF, na sequência da providência cautelar interposta pelo clube minhoto no TAF, devido à sua despromoção para a Liga de Honra por ter recorrido para os tribunais comuns no âmbito do "caso Mateus".
JFF.
Cumpt
Não se esqueçam de uma coisa: não é por ter havido injustiças anteriormente que devemos permitir que elas continuem. Se antes se decidiu mal ou bem não interessa para o caso. Não é por eu ser do SLB que quero que o Gil Vicente desça. Qualquer que seja o clube, à luz dos acontecimentos presentes deve ser punido com a descida de divisão por ter recorrido aos tribunais civis para esgrimir argumentos estritamente desportivos e comtemplados nos regulamentos de uma competição tutelada pela liga, ponto final!
Se isoladamente me vierem comentar que na liga em particular e no futebol português em geral há muita máfia, digo-vos que sim, há! E há muitas provas que não foram investigadas porque esses próprios mafiosos têm poder suficiente que impedes que elas o sejam.
O Apito dourado não é do ano passado, já vem dos anos 80...
Se isoladamente me vierem comentar que na liga em particular e no futebol português em geral há muita máfia, digo-vos que sim, há! E há muitas provas que não foram investigadas porque esses próprios mafiosos têm poder suficiente que impedes que elas o sejam.
O Apito dourado não é do ano passado, já vem dos anos 80...
Pelas últimas declarações do Fiúza fiquei com a ideia de que ele vai pedir a cabeça de alguns dirigentes da Federação e, caso isso aconteça, retira a queixa.É uma estratégia inteligente que retira o ónus de cima dele e coloca-o nos dirigentes federativos. Tem o meu apoio e, como moro perto, irei para sócio do Gil. É preciso dar uma palmada nos dirigentes federativos que para o Sporting usaram uma medida e para o Gil outra
Xé Escreveu:Falido Escreveu:meus caros espero que corra ainda muita tinta e caiam muitas cabeças...
oxalá o fiuza e gil tenham estomago pa levar isto pá frente.
adoro futebol e o meu.... clube. gosto e vibro com a nossa seleção mas tamos a precisar de uma limpeza e se pra isso forem precisos 3, 4 anos sem futebol pois assim terá que ser. nao me importo.
Caro Falido
Não está em causa não haver futebol.Esse vai haver.Não há é competições Internacionais.
Pode acontecer é o(s)clube(s)que estavam à espera desse dinheiro terem que vender jogadores ou ficarem com os salários em atrso e perdem um ou outro jogador com mercado.Mesmo aí, 25 milhões a dividir por 3 clubes (nos campeões)dá 8,3 milhões a cada um.Ora, se pensarmos que os orçamentos de cada um desses clubes andam pelos 30/50 milhões verificas que não é uma percentagem muito elevada. No entanto, se verificares ,o ano passado só o Benfica é que conseguiu sacar de lá qualquer coisa que se visse.Portanto não é o fim do futebol, poderão é existir arranjos, talvez até necessários em tudo o que diz respeito ao futebol inclusivé nos clubes.
Quem andar com os pés assentes no chão e esteja nas direcções dos clubes tem que estar preparado para situações de verbas reduzidas no caso dos fracassos internacionais.Por isso o Sporting há 4 meses sentiu a necessidade de vender património imobiliário,ainda não conseguiu vender mas isso não invalida a necessidade.O Porto tinha um orçamento de 70 milhões na época passada e viu a necessidade de reduzi-lo para 40/50 , poucas aquisições fez e acabou com a equipa B. O Benfica é que fez muitas aquisições e pode estar a contar com o ovo na galinha,não sei. Portanto, o futebol vai ser a mesma grande festa mas sem o brilho fora de Portugal.
CARO XÉ pra mim época de futebol profissional sem competições europeias de clubes e de selecção não é futebol.
mais esses 8 e tal milhões de euros tão completamente errados.
o benfica sozinho no ano anteiror fez 16,9milhoes.
soma lhe a visibilidade dada aos seus jogadores;
soma lhe a visibilidade dos patrocinadores;
soma a economia local, restauração etc;
soma a visibilidade nacional; prestigio etc.
tudo isso cai a pique o prejuizo é incalculável.
se o sporting teve de vender património imagina sem as receitas da LC.
infelizmente os 3 grandes clubes de portugal não consegues viver sem as receitas das LC estas são fundamentais e de que maneira.
ps: interesse publico é protelar a justiça, tapar o sol com a peneira e depois se o gil tiver razão dasse uma indemnização e tá tudo bem? não.
fizeram asneira agora que se espere pela decisão do tribunal.
azar.
limpeza já.
o futebol não pode agora esperar por uma decisão do tribunal? que remédio.
- Registado: 23/7/2006 8:27
Fiusa infrenta a Mafia...
Será que os mafiosos vão ficar sem os milhoes da champions??? Embora não ache que seja justo por este motivo, acho mto bem que eles levem uma bofetada e se esta for a oportunidade então que seja
É só MAFIA

É só MAFIA
Lembram-se do caso N´Dinga?
Se na maior fraude do futebol português (nas palavras de António Oliveira, o qual tb afirmou ter bem guardado o carimbo falsificador) o V.Guimarães não foi punido porque razão agora o é o Gil Vicente?
Porque o Fiúza não é o Pimenta Machado!
Porque quem é repescado é o Belenenses e não a Académica!
"Caso Mateus" e "caso N´Dinga" as semelhanças são por demais evidentes, a solução é que foi diferente...
Porque o Fiúza não é o Pimenta Machado!
Porque quem é repescado é o Belenenses e não a Académica!
"Caso Mateus" e "caso N´Dinga" as semelhanças são por demais evidentes, a solução é que foi diferente...
Quem está ligado: