Caldeirão da Bolsa

Split - Soares da Costa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

desculpe o reparo...

por carrancho » 16/8/2006 17:40

... mas com 1040 acções, não parece grande negocio!!! Um centimo de variação dá-lhe 10,40€ de rendimento, Não chega para as comissões bancárias. Acredito contudo que vai tirar rendimento delas, acho-o é insignificante após desconto das comissões pagas.

Registado: 10/8/2006 19:44

Re: Acabei de ....

por aafrancis123 » 16/8/2006 17:18

aafrancis Escreveu:entrar na S.Costa a 0.61 !!!!

Comprei 1040 acçoes!!!!

Espero lucros rapidamente ....vamos ver entao :)

Tenho me safo sempre mt bem com esta acçao :)

é o que chama ......"olho para o negócio ....n é ???" :) :) :) :) :)

700.000 titulos transacionados num só dia ....é uma das com mais volume em PORTUGAL!!!!

abençoada seja a S.COSTA!

Registado: 2/3/2006 12:34

A partir ....

por Iniciado » 16/8/2006 17:11

A partir das 16.00 horas foi quando se movimentou mais ou menos 80% do volume total.
depois outro pormenor importante para mim :negociaram se perto de 200.000 depois das 16.30,esteve a negociar ate as 16.38.
bons negocios

Registado: 22/12/2005 15:42

por carrancho » 16/8/2006 16:59

Muito interessante... Começo a acreditar que os 0.70 não estarão muito longe!

Registado: 10/8/2006 19:44

por Princepe da bolsa » 16/8/2006 16:59

Mais um dia com acções da Soares da Costa em carteira em que acabo a sessão bastante confiante. Muitos dos que saíram da Soares da Costa referiam que a subida baseada em pressupostos expeculativos provavelmente já teria ultrapssado o real valor e potencial da acção. Tendo em conta que não haviam price targets, tornava-se particularmente difícil aferir minimamente se se andaria a comprar gato por lebre. Eu estava confiante, porque, pelas minhas contas, o Sr Fino comprou a 0,66€. Mas este price target foi a cereja no cimo do bolo. Mais, a reacção imediata do mercado faz prever um reacção importante ao Price Target. Ou bem que pára na resistencia 0,64/0,65 ou bem que vai a máximos. PS: Mais um dia com um volume bem giro!
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por aafrancis123 » 16/8/2006 16:41

princepe da bolsa Escreveu:
Recomendação de «acumular»
CaixaBI inicia cobertura da Soares da Costa com preço-alvo de 0,80 euros
O CaixaBI iniciou a cobertura das acções da Soares da Costa com uma recomendação de «acumular» e um preço-alvo de 0,80 euros depois da construtora ter registado uma valorização «espantosa» desde Novembro de 2005.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt

O CaixaBI iniciou a cobertura das acções da Soares da Costa com uma recomendação de «acumular» e um preço-alvo de 0,80 euros depois da construtora ter registado uma valorização «espantosa» desde Novembro de 2005.

Numa nota de «research», a casa de investimento sublinha que o valor da empresa aumentou em 119,4% durante esse período, tendo registado o segundo melhor desempenho do PSI-geral em 2006.

A mesma fonte refere que esta rápida valorização é explicada, por um lado, pela melhoria dos fundamentais da empresa, e, por outro, pela especulação de movimentos de concentração no sector da construção. Para além disso, a Soares da Costa efectuou um plano de reestruturação para activos não lucrativos.

O CaixaBI sublinha que a estratégia da empresa é baseada em dois vectores, ou seja, no aumento da sua exposição internacional e no investimento na sua unidade de concessão.

No que diz respeito ao aumento significativo à exposição externa, principalmente ao mercado angolano, que depende grandemente de receitas de petróleo, a casa de investimento explica que esta situação coloca um grande risco ao desempenho da construtora e que, por isso, classificam-na com um «risco elevado».

O CaixaBI alerta também para as recentes mudanças no grupo accionista que poderão resultar em «dúvidas significativas» acerca da estratégia da empresa, sublinhando ainda o «stock split» de cinco títulos por cada acção detida que a empresa efectuou.

Em suma, a casa de investimento atribui uma recomendação de «acumular» para os títulos da empresa, de manter em 2004, com um preço-alvo de 0,80 euros, o que lhe confere um potencial de valorização de 31%, sublinhando que este «rating» se deve essencialmente ao «risco elevado» da exposição internacional da empresa e às dúvidas relativamente ao conselho de administração e accionistas.

As acções da Soares da Costa desciam 1,64% para 0,60 euros.

foi isso mesmo que me levou a entrar^!! :)

por Viegaspinto » 16/8/2006 16:39

Quem diz é melhor vender, é porque deve ter ordens a 0,59 e ficou para trás. :mrgreen:
Eu por enquanto vou ficar com as minha para ver o que dá. :shock:

Registado: 6/1/2006 1:17

por Princepe da bolsa » 16/8/2006 16:39

Recomendação de «acumular»
CaixaBI inicia cobertura da Soares da Costa com preço-alvo de 0,80 euros

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt

Numa nota de «research», a casa de investimento sublinha que o valor da empresa aumentou em 119,4% durante esse período, tendo registado o segundo melhor desempenho do PSI-geral em 2006.

A mesma fonte refere que esta rápida valorização é explicada, por um lado, pela melhoria dos fundamentais da empresa, e, por outro, pela especulação de movimentos de concentração no sector da construção. Para além disso, a Soares da Costa efectuou um plano de reestruturação para activos não lucrativos.

O CaixaBI sublinha que a estratégia da empresa é baseada em dois vectores, ou seja, no aumento da sua exposição internacional e no investimento na sua unidade de concessão.

No que diz respeito ao aumento significativo à exposição externa, principalmente ao mercado angolano, que depende grandemente de receitas de petróleo, a casa de investimento explica que esta situação coloca um grande risco ao desempenho da construtora e que, por isso, classificam-na com um «risco elevado».

O CaixaBI alerta também para as recentes mudanças no grupo accionista que poderão resultar em «dúvidas significativas» acerca da estratégia da empresa, sublinhando ainda o «stock split» de cinco títulos por cada acção detida que a empresa efectuou.

Em suma, a casa de investimento atribui uma recomendação de «acumular» para os títulos da empresa, de manter em 2004, com um preço-alvo de 0,80 euros, o que lhe confere um potencial de valorização de 31%, sublinhando que este «rating» se deve essencialmente ao «risco elevado» da exposição internacional da empresa e às dúvidas relativamente ao conselho de administração e accionistas.

As acções da Soares da Costa desciam 1,64% para 0,60 euros.

Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Acabei de ....

por aafrancis123 » 16/8/2006 16:36

entrar na S.Costa a 0.61 !!!!

Comprei 1040 acçoes!!!!

Espero lucros rapidamente ....vamos ver entao :)

Tenho me safo sempre mt bem com esta acçao :)

por isavale » 16/8/2006 15:42

quando não se mexe o melhor é vender,senão é dinheiro parado. BN
Em quase tudo, é mais fácil a gente meter-se do que sair.

Registado: 2/5/2006 23:58

por edgar araujo » 16/8/2006 11:27

muito parada . . .

Registado: 19/7/2006 16:27

por JOGO2006IT » 15/8/2006 0:11

Quem comprou acções de uma empresa é porque encontrou pressuposto que levam acreditar que a cotação vai subir, sejam eles qual forem Quem vende (curto) ou não comprou é porque encontrou pressuposto que o faz ter esperança que vai cair ou acredita que o potencial de subida está limitado, respectivamente. Não se trata de defender a posição tomada mas de expor os pressuposto dessa tomada de decisão, dai que seja exagerado dizer que qualquer analíse é tendenciosa devido a posição, quando não é analíse que depende da posição mas sim o contrário (decisão/posição depende da analíse).

Quanto a ser Manuel Fino a vender em bolsa, já foram expostas as razões que tornam essa hipotese pouco viável ou mesmo impossível. Acresce ainda que não haveria logica económica nesse movimento se acreditarmos que o preço pelo qual estará eventualmente a vender em bolsa (no momento) é inferior ao supostamente pago a Laurindo Costa.

Vai haver uma maneira de avaliar eficazmente a Soares da Costa em bolsa (penso que a preços superiores que os actuais). No entanto, como ainda não tenho em meu poder os dados exactos da operação que ajudará nesses calculos, prefiro reservar o tema para um futuro onde a informação seja mais certa.

Haver a tal tão falada OPA é meu entender que será antes de conhecidos os contornos dessa operação.

Ainda em resposta a mensagens anteriores: Manuel Fino tem 120 dias para tomar qualquer uma das medidas que limite os direitos de voto na Soares da Costa abaixo de 1/3 do capital ou deverá lançar uma OPA obrigatória, após o anuncio da intenção de compra. Deste modo o prazo já está contar.

Registado: 20/11/2006 23:09

Bolinha...

por Iniciado » 14/8/2006 20:13

Basica mente uma grande analise..

por bolinha » 14/8/2006 20:02

Basicamente os que estão dentro falam bem dela para o pessoal comprar e os que estão fora falam mal para descer :twisted:

Registado: 26/7/2005 20:28

por leom » 14/8/2006 19:17

quanto a SC,
bons volumes,força compradora,continuo dentro e optimista :lol:

Registado: 5/4/2006 0:51

por leom » 14/8/2006 19:15

scpnuno escreveu
(uma pessoa com o nick "leom" tem que ser boa pessoa!!)

a poix é..leão mesmo :lol:

Registado: 5/4/2006 0:51

por Jiboia Cega » 14/8/2006 18:47

Pois, também pode ser. Mas vendo os cofres das compras, o Fino pode ir alimentando os compradores. Repara que tem oscilado apenas 0.01 centimos acima ou abaixo.

Para ser franco, já ganhei uns tostões com ela em Maio e Junho mas estou mais desconfortável agora, apesar de com vontade de atacar também.

Registado: 21/3/2006 10:46

por Princepe da bolsa » 14/8/2006 18:41

Jibóia tb já pus a possibilidade de ser o Manuel Fino a vender mas, segundo me explicou o JOGO2006IT, isso não é possível... :roll:

Por outro lado, isso a curto prazo seria mau para a cotação, com uma pressão vendedora muito forte, mas a médio prazo, ainda que não haja OPA, se ele vender 10% (43%-33%) no mercado, para não ter que realizar a OPA, acaba por ser bom a médio prazo pelo facto de haver mais 10% de capital disperso em bolsa, aumentando a sua liquidez... :roll:

scpnuno Escreveu: Citação:
olá scpnuno já agora quem são esse acionistas?

(uma pessoa com o nick "leom" tem que ser boa pessoa!!)

Olha, eu não os conheço a todos mas gostava.
Assim, á 1ª vista, lembro-me da Fundação Estrada, do Salvador Caetano, de varios membros da familia Costa, detentores de acções mas que não entraram no negocio com o "Sr. Fino". A TDU também ainda tem acções, se não estou em erro. E tá tudo mudo e calado.

A Teixeira Duarte ainda tem de facto 4,25% da Soares da Costa...

por Jiboia Cega » 14/8/2006 18:30

Já que "está na moda" eu vou dar também a minha opinião. Se o Fino tem que se desfazer de xis acções para não ser obrigado a lançar a OPA, por que não interpretar este volume tão elevado devido dessa maneira? A cotação tem-se mantido estável porque também há muita gente a querer comprar: a acção parece mais barata (efeito PAD) e está envolta em especulação (já chamou a atenção de muito boa gente e poucos querem ficar de fora).

Se calhar sou só eu que vejo isto assim...

Registado: 21/3/2006 10:46

por Princepe da bolsa » 14/8/2006 18:00

1- Estive a fazer umas continhas e:

Segundo esta notícia http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=279363 Laurindo Costa irá receber 28 milhões de euros pelos 26,46% da Soares da Costa que vendeu a Manuel Fino. Tendo em conta que essa percentagem corresponde a 42.336.000 acções da Soares da Costa, chegamos a um valor por acção de 0,66137566137566137566137566137566€ ou 0,66€

2- Estive a consultar o site da Euronext e:

Tive a oportunidade de ver com os meus olhos que o determinante para a revisão do PIS-20, não é tanto o volume de dinheiro que o papel movimenta, mas sim o número de acções transacionadas. Isto benficia claramente a Soares da Costa, que hoje voltou a estar em destaque em termos de volume de acções negociadas, trocando mais de 700mil acções! :shock: Ainda por cima no dia com menos liquidez deste ano.

Resumindo: continuo optimista! :wink:

por bolinha » 14/8/2006 13:37

princepe da bolsa Escreveu:Bolinha cada acção vale 0,60€.

A pergunta que fiz foi uma pergunta retórica...o volume elevado deve-se à cotação baixa da acção, o que leva todos a entrar semelhante à PAD.

por Princepe da bolsa » 14/8/2006 13:23

Bolinha cada acção vale 0,60€.
Iniciado ainda que a Soares da Costa só tivesse negociado 100mil acções até esta hora, já seria mais que a média dos últimos seis meses.
Deixo-vos um post escrito pelo JOGO2006IT noutro tópico da Soares da Costa que me pareceu muito interessante e acho que me ajuda a responder-vos...

JOGO2006IT Escreveu:princepe da bolsa escreveu:
Pelo nível elevado dos teus posts admito à partida que tenhas razão JOGO2006IT, embora para mim isso não faça muito sentido. Sendo assim a avaliação não é feita com base na verdadeira liquidez, promovendo antes os stock splits sucessivos até valores em que um centimo implique uma valorização brutal, inibindo algumas entradas pelo risco que acções com baixo valor implicam...

Ainda assim acho que mais importante que a entrada nos PSI-20 é facilidade com que os grandes investidores conseguem entrar e sair do título, e isso não é promovido pelo split...

JOGO2006IT escreveu:
Embora eu considere que o movimento da SCOAE está afastado dessa ideia.

Li e concordei com um post que colocaste com vários aspectos que rodeiam este papel. Achas que o Sr Manuel Fino vai realizar uma OPA, ou está já a diminuir a posição?

Boas,

A formula e pressuposto para o calculo da lista de acções a entrar no PSI está espalhada um pouco por toda a internet e no site da Euronext. Considera-se para o efeito, essencialmente, o "free-float" - este atráves de uma escala (escalões), que nesta altura beneficia a Soares da Costa, e o volume médio de titulos transacionados (não o valor).

Quanto aos últimos movimentos poderem ser o da Investifino a vender é pouco provável porque:
1- A Investifino (Manuel Fino), neste momento e não obstante o contrato de promessa de compra e venda das acções tituladas por "Laurindo Costa & Ca", é apenas titular de acções preferenciais (ainda que neste momento tenha direitos de nominativas devido a não distribuição de dividendos nos últímos dois anos - art (182 ou 187 ??? do CSC), pelo que não há mercado á vista (contado) onde as possa transacionar. Para o fazer teria de recorrer a um "fora de bolsa" ou outro processo semelhante.
2- Dentro da conclusão do ponto anterior, Manuel Fino não pode vender o que não tem. Neste caso não tem acções da Soares da Costa.
3- A objecção do ponto 2 poderia ser ultrapassada com um emprestimo de titulos (repo - o que não aconteceu pois não há registo de tal passagem no boletim de cotações) ou por um contrato tipo "total return equity swaps" onde haveria cedência dos titulos sem necessidade de registo em "fora de bolsa".
4- O ponto anterior falece no momento em que o "free float" é pequeno e a posição que Manuel Fino necessita vender é superior a 2%, portanto qualificada. Nesse pressuposto, só um accionista de referencia teria a possibilidade de lhe ceder as acções para tal. Não me parece uma hipotese pouco sustentável.

Não sei quais as razões que podem estar na causa dos últimos movimentos, já que mesmo passagens de carteira (arranjos) não seriam feitos dessa forma, a não ser que se o pretendido fosse passar algum tipo de ideia ao mercado.

Mas se tornar todo o processo da analise da Soares da Costa o mais simples possivel, assim como tudo deve ser, basta pensar que o ajuste (split) por um factor de 5 para 1 não é certamente um acto de um gestor que a quer manter muito tempo em bolsa, não obstante o argumento de renominalização de 5 Euros para uma unidade (1 Euro) de acordo com a prática.

Chamo atenção que os accionistas da Soares da Costa subscreveram um Aumento de Capital a 2 anos por 5€ acção; Manuel Fino adquiriu, também aproximamente 2 anos, acções preferencias a 7€ cada.

Tenho acompanhado de fora mas de perto este titulo e, pela experiência que tenho do mercado, principalmente pela observação do comportamento humano e como o "smart money" lida com esse comportamento, tenho em crer que brevemente todos vocês venderão Soares da Costa e com ganhos. Mas mesmo assim mal vendidas, muito mal vendidas.

Princepe

por Iniciado » 14/8/2006 13:14

O facto de hoje ser a mais transacionada da bolsa , nao quer dizer rigorosamente nada , tens de ter em atençao o factor split ,(se nao o tivesse feito ia com 100 000) e depois num dia como o de hoje o pessoal tá todo na praia.
Ja viste a liquidez?
Quem me dera estar tao optimista como tu...
Bons negocios

por bolinha » 14/8/2006 13:06

princepe da bolsa Escreveu:A esta hora é o título mais negociado na bolsa Portuguesa...

E quanto vale a acção ?

por Princepe da bolsa » 14/8/2006 12:24

Eu, que não acreditava muito possibilidade duma entrada da Soares da Costa no PSI-20, estou impressionado com o volume que já leva hoje... Mais de 500mil!! :shock: :shock:

Os 5 mais transaccionados

Título Cotação Quant. Variação

SOARES COSTA 0.60 531M 0.00%
P.TELECOM 9.85 506M 0.00%
EDP 3.16 427M 0.00%
BCP 2.26 401M 0.00%
BANCO BPI 5.86 327M 0.34%

A esta hora é o título mais negociado na bolsa Portuguesa... :roll: Por este andar o Banif será um eterno segundo...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Google [Bot], m-m e 129 visitantes