Caldeirão da Bolsa

Trading 2006 (EnglishMan)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...

por englishman » 29/5/2006 23:42

Olá, GAB.

Obrigado pelas dicas :wink: , apesar de serem activos que não acompanho... mas que irei fazer os possíveis para acompanhar, só que requer tempo para novos dados, novos gráficos, novas análises e o grupo de activos que acompanho já me ocupa algum tempo a "olhar" para os bonecos... :roll: :) :lol:

Também sigo o seu tópico assiduamente para ver que opções tenho para acompanhar e retirar daí algum lucro (e se determinado activo existe na minha plataforma para possível negociação caso queira), mas para já só vejo a SIRI (tenho o "boneco") e a FTE com facilidade de acesso... Já agora deixo-lhe aqui os meus Parabéns pela sua "performance" actual. :clap:

Vai o gráfico da FTE...

Um grande abraço.

EnglishMan
Anexos
FTE.PNG
FTE.PNG (23.15 KiB) Visualizado 1692 vezes

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por GAB » 29/5/2006 23:22

ENGLISH,

Olha para activos cujos "sectores" podem vir a ser "dourados" e cujos "produtos" que empresas transacionam lhes possa trazer mais valias consideráveis:

RFID,
HDTV,
Commodities?,
3-Play / Telecoms(FTE,VZ),
Ethanol / energ.renováveis.
Nutrição(MED/NTRI/NXXI)
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por GAB » 29/5/2006 23:05

Olá...

Olha para a FTE, pois entre 16,50 e 17€ parece-me ser zona para arriscar entrada LONGO (position trading)
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

...

por englishman » 29/5/2006 21:37

Ora aí vai a actualização de hoje...

BCP:
Com uma sessão em que houve fortes valorizações, o BCP não correspondeu...
e continua a não corresponder! :roll: :)
Será que é desta que inverte a tendência descendente que já vem desde o mês de Março? Deixo o gráfico... da boursorama...

COR: Tudo igual...

PTM: Tb...

SNC: Aproveitei a queda para nova entrada... ainda está em valores superiores a 4.25.

Sem valorizações no BCP retrai-me e acabei não fazer novas entradas... :roll:

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (30.75 KiB) Visualizado 1760 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.15 KiB) Visualizado 1748 vezes
BCP.PNG
BCP.PNG (16.94 KiB) Visualizado 1738 vezes

...

por englishman » 26/5/2006 21:57

E fica a actualização para este fim de semana...

BCP: Tenho insistido neste título e hoje voltei a insistir... há dias atrás o contexto dos mercados era outro e vamos ver como ele se "comporta" dentro deste novo contexto (mais positivo) e com sinais dados que se podem revelar ou confirmar na próxima semana, a não ser que algo relacionado com a OPA ao BPI ponha em causa um possível sentido ascendente da cotação.
Hoje foi o único a ficar negativo (acho eu), mas o MACD deu sinal de compra, depois de também já ter referido o estado "oversold" do título (que aliás é o estado de vários títulos do Psi20). Com uma sessão em que houve fortes valorizações, o BCP não correspondeu... veremos se estou no "cavalo" certo ou errado... :roll: :roll: :)

BPI:Fecho da posição sem ganhar nem perder, para libertar "cash"...

PTM:À espera de valores superiores a 8,90 para uma possível venda da posição...

COR:Sinais de compra em vários títulos, mas acabei por escolher este... e depois já não deu para entrar noutros para que a exposição ao mercado não fique demasiado grande... e isto porque as novas compras ficam sempre condicionadas pelo comportamento do BCP, neste momento. A minha rendibilidade actual, mais ou menos neutra, também não me permite ir mais além... aliás, penso que estou já muito para lá do além! :roll: :roll: :lol: :mrgreen:

SNC: Uma pequena compra a 4.35 (entregaram-me poucas) sem grande relevância para a rendibilidade final.

Abraços.
EnglishMan

Como se pode verificar no gráfico, já tive um fundo nos -7% e um topo nos +7%... agora tive um fundo nos -25% e era engraçado ter um topo nos +25%, não era?!!... Ora digam lá se não era... :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (30.72 KiB) Visualizado 1804 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (5.95 KiB) Visualizado 1807 vezes

...

por englishman » 26/5/2006 3:43

E como o caminho para o sucesso não é só feito com Fé aqui ficam as regras que se deve tentar respeitar para o conseguir:

1)minimizar/cortar perdas;
2)obter ganhos;
3)deixar correr os ganhos;
4)não deixar que um "trade" ganhador passe a perdedor;
5)conseguir mais ganhos do que perdas;
6)aceitar as perdas de igual forma como se aceitam os ganhos;
7)defender o capital investido;
8)utilizar stop-loss... sempre;
9)nunca fazer preço médio;
10)fechar o mais rápido possível "trades" perdedores.

Volto a lembrar que um estado "Oversold" ou "Overbought" não é sinónimo de Comprar ou Vender, respectivamente... existe algo mais que cada um deve trabalhar para conseguir "sensibilidade" para esses momentos.
Outro aspecto é o do Síndrome do Investidor Atrasado que acontece tanto nas subidas como nas descidas e que são situações bastante delicadas e não lineares... o que quero dizer é que quando acontecem descidas como as últimas, os investidores não respondem rapidamente a esses movimentos vendo as suas carteiras desvalorizarem e quando o movimento está no seu final (difícil de prever) já os investidores estão naquele momento em que o desespero e o medo tomou conta da sua parte emocional e começam a fechar as suas posições perdedoras... muitos deles vêm depois os títulos onde fecharam essas posições perdedoras a subir para valores superiores aos dos fecho das posições... :roll: :roll: :idea:

Abraços.
EnglishMan

...

por englishman » 26/5/2006 3:33

E mais algumas... com ZEUS no pensamento! :idea: :)

Que ZEUS vos proteja! :wink:

EMan
Anexos
DSC07144.JPG
DSC07144.JPG (34.02 KiB) Visualizado 1239 vezes
DSC07157.JPG
DSC07157.JPG (36.79 KiB) Visualizado 1245 vezes
DSC07168.JPG
DSC07168.JPG (16.5 KiB) Visualizado 1233 vezes
DSC07172.JPG
DSC07172.JPG (25.07 KiB) Visualizado 1238 vezes
DSC07175.JPG
DSC07175.JPG (28.95 KiB) Visualizado 1241 vezes
DSC07186.JPG
DSC07186.JPG (15.13 KiB) Visualizado 1238 vezes

...

por englishman » 26/5/2006 3:28

De volta... e com o ACASO do meu lado, por agora.

Depois de acumular, acumular, acumular BCP... cheguei ao limite e estive com perdas superiores a 25%... :roll:
Fui para a terra dos Deuses pedir a Zeus que me salvasse e com a posição ainda aberta... as desvalorizações dos restantes mercados levavam-me a pensar o pior, apesar do estado "Oversold" (que como já referi, não quer dizer que esteja tudo dito) de vários títulos, incluindo o BCP.

Com o acumular fiquei com um preço médio de 2,28 e tinha colocado uma ordem nos 2,29, antes de me ir embora e poder aproveitar um "ressalto" da cotação...
Ontem, o meu Deus foi o Abel Mateus que com as suas declarações fez o BCP disparar... ou será que foi mesmo ZEUS??!! :idea: :mrgreen:
Quando cheguei tinha já a minha posição fechada de forma neutra, sem ganhar nem perder, ou seja, tinha voltado aos valores percentuais anteriores... para além dos 4%... tinha passado de uns -25% de rendibilidade para valores acima de 0%, o que foi bom, porque já estava no meu limite de acumulação...
Hoje, e depois de ver que os mercados poderiam começar a recuperar dos últimos tempos mais negativos, e com o BCP a disparar da parte da manhã, entrei novamente a 2,32... depois caiu e colocou a minha rendilibidade perto de 0% (do lado negativo) o que não gostei... veremos como corre a sessão de amanhã...

De resto, umas pequenas compras na PTM e no BPI... e uma compra de COR, a 1,94.
Agora que os mercados parecem estar a recuperar das últimas quedas e do seu estado "Oversold" existem boas oportunidades de títulos que podem valorizar bastante nos próximos dias, no entanto, como tem sido desgastante esta tentativa de aproveitamento de "swings" e no qual tenho achado que não estou bem no "timing" do mercado (na previsão ou entrada nesses swings), e com dificuldade na reacção às diferentes movimentações estou a ponderar passar para "position trading" e escolher um determinado título que me pareça estar com boas perspectivas de seguir o caminho que eu penso irá seguir e de seguida investir nesse título e esperar uns tempos para obter o meu ganho... é algo que devo reflectir e decidir nos próximos dias. :idea: :) :roll:

Abraços e aqui vão umas fotos prometidas de um local que merece ser visitado e se possível com alguém que nos saiba contar histórias... :wink: e claro, os "bonecos".

EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (30.1 KiB) Visualizado 1248 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.15 KiB) Visualizado 1246 vezes
DSC06994.JPG
DSC06994.JPG (76.65 KiB) Visualizado 1241 vezes
DSC07051.JPG
DSC07051.JPG (74.48 KiB) Visualizado 1247 vezes
DSC07061.JPG
DSC07061.JPG (61.13 KiB) Visualizado 1247 vezes
DSC07090.JPG
DSC07090.JPG (71.35 KiB) Visualizado 1243 vezes

...

por englishman » 19/5/2006 21:26

Começo o "post" com uma frase do nosso colega forense "princepe da bolsa" e que é assim:
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Num "post" anterior escrevi aquilo que achava (e continuo a achar) serem as regras básicas e "primordiais" para se obter o sucesso, quaisquer que sejam as condições do mercado:
2)obter ganhos;
7)defender o capital investido...

Há dias lembrei-me de um ponto 8 mas lá se "perdeu" no tempo...

O Ponto 8 era a utilização de stop-losses!!! :roll:
E já há um Ponto 9 para acrescentar... e um Ponto 10!

Assim, as regras mais importantes são:

2)obter ganhos;
7)defender o capital investido;
8)utilizar stop-loss... sempre;
9)nunca fazer preço médio;
10)fechar o mais rápido possível "trades" perdedores.

E onde estou eu neste momento? Depois de ter falhado em todas estas regras, vamos dizer que estou no Ponto 7)defender o capital investido... :mrgreen: :roll:

Neste momento, estou muito investido no BCP e ainda não saí, por falta de capacidade para alterar a minha estratégia inicial de acumulação (o que me foi dar na cabeça para acumular... valha-me Nossa Senhora!). :roll: :mrgreen:
Mas esse foi o plano (sem contar com a alteração abrupta das condições dos mercados) e hoje, foi um dia difícil para tomar a decisão mais adequada, do meu ponto de vista...
Ontem perdi uma oportunidade de sair com perdas quase nulas, pois tinha um preço médio de 2,292 e coloquei uma ordem a 2,30 (CFD=2,293), mas o máximo do dia foi realizado a 2,29 (CFD=2,283) e como não acompanhei a sessão não tive a oportunidade de tomar a decisão e fechar o "trade" com o minímo de perdas possível. :roll: Mas estas histórias acontecem e irão acontecer sempre...

Hoje, a decisão foi de continuar a acumular.
E porquê?
Porque o BCP está "Oversold" (o que não quer dizer que venha a subir, até pelo contrário, pode cair mais pois os sinais de subida e saída de zona "Oversold" ainda não se deu); o BCP está numa zona de suporte aqui nos 2.19/2.21, ou seja, não é a melhor altura para eu mudar o meu plano inicial (não o fiz antes, porquê agora no momento que pode não ser o maos adequado) e fechar a posição; os mercados que caíram, abruptamente, estão "Oversold" e da forma como caíram podem fazer um "rebound" agradável; existe Medo nos mercados; depois de ter analisado o DAX, reparei que andou entre os 5700 e os 5650 sem os quebrar e poder mostrar qual o caminho a seguir... ou seja, o fecho do GAP nos 5550 pode ficar para mais tarde (ou não, claro). O sinal poderá ser dado na quebra ou romper dos valores referidos; os mercados americanos estão hoje a ter uma sessão agradável, mas ainda muito hesitante. Claro está que as notícias sobre a DELL e a AMD ajudaram.
Deste modo, pareceu-me que deveria adiar a minha decisão de resolução do "trade" altamente perdedor para as próximas semanas, embora estivesse pressionado pela minha saída do país até 5a. feira e do não poder acompanhar o mercado... ganda maluco!!!
Ou seja, ou fico a perder mais com a quebra dos 2.19/2.21 (com fecho da posição)... ou fico neutro nas perdas... ou passo este "trade" perdedor a ganhador... ou continuo a acumular pois ainda posso e passo de "trader" de swings para investidor de longo-prazo! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Neste momento, o que eu estou a fazer é o que a maioria faz habitualmente... acumular, acumular, acumular até o cash permitir e cometer erros, erros e mais erros.

De resto, acabei por entrar no:
BPI e novamente na PTM.

Reparem bem nas regras que escrevi e retirem daí as vossas ilações/reflexões, porque eu também vou tirar (já tirei) as minhas... errar, errar, errar, errar!! :roll: :roll: :mrgreen: :lol:

Abraços e bom fds.
EnglishMan

Se para a semana não voltar com ganhos, pelo menos volto com umas fotografias para o "pissoal" e uma nova experiência... do mal o menos! :mrgreen: :mrgreen:

Ora aí vai...
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (28.95 KiB) Visualizado 1284 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (5.92 KiB) Visualizado 1288 vezes

...

por englishman » 19/5/2006 20:34

Estava eu a escrever um "lindo" ( e grande) texto e o meu PC foi-se abaixo!!!! :roll: :roll: bahhhhh!
#"#$"#$#%&$/&(&%(&%/#$%&"/&%)/&(%$&"&#/&(!

Vou tentar reproduzi-lo... Volto já... para a actualização... bem vermelha!

Até...

EnglishMan

...

por englishman » 17/5/2006 19:41

Depois de 35 dias do lado positivo... cabuuuummm!! Estou no vermelho...

Há dias escrevia assim:
Outro ponto a referir e que pesou nestas minha decisões foi um pensamento recorrente durante esta semana e que tem a ver com a máxima "Sell in May and Go away" e para o qual terei de começar a ficar preparado para que tal aconteça e poder vir a beneficiar com isso... não me quero antecipar ao mercado, porque não é a melhor altura para o fazer, mas prefiro ficar o mais de fora possível para o que vem aí... o mercado me dará as respostas nas próximas semanas.

Mas são tantas as palavras que escrevo que até me esqueço... :roll: :roll: :mrgreen: :mrgreen:

Ainda ontem falava de estratégia/planeamento dos "trades"/investimentos e esqueci-me de que devemos também flexibilizar em função dos mercados em que investimos. Agora vou ter que flexibilizar, mas de outra forma... a fazer contas à vida... :roll:
Há dias escrevia assim:
Hoje foi dia de abertura de posição no BCP, porque andava a seguir a queda e à espera de um movimento que pudesse indiciar subida... neste momento o meu objectivo é acumular, no caso das quedas ainda não terem terminado... vários suportes existentes nestes valores e os próximos são entre os 2.28/2.32, onde poderei acumular mais BCP...

Tudo bem... aqui temos uma possível estratégia para o BCP idealizada por mim, para a obtenção do sucesso, ou seja, do lucro.
O BCP até fez o que eu pretendia e eu "toca" a acumular entre os 2.28/2.32 com as minhas ordens satisfeitas nesses valores... mas quando olho para o contexto global dos mercados poderei ser levado a pensar de outra forma... mas irei continuar com o meu "plano"... :idea: :roll: 8-) Mas espero não vir a ser teimoso com o mercado!! :idea:
O Ulisses é que tinha razão quando escreveu:
...Um grande abraço de alguém que está certo que serás, no longo prazo, um vencedor.

Sim, porque por este caminho vou ter a minha carteira toda "enterrada" em BCP e assim estarei pronto para o longo prazo... agora falta ver se serei um vencedor ou não. :mrgreen: :mrgreen:

Quanto à SNC, foi um dia bom pois fechei o "trade" nos 4,58 e vamos lá a amealhar umas "migalhitas"...
Ehehehhehhehheh

Neste momento, estou muito investido em BCP e vou continuar, decerto, até ver que o mercado me venceu... será que teremos o BCP perto dos 2,19/2,21, nos próximos dias? Veremos...
:idea:

Entrei em PTM (pequena quantidade) por estar abaixo do preço da OPA... e para mais umas "migalhas" que é só o que o mercado tem para me oferecer, para já... :idea: :) :lol:

Aí vão os "bonecos".
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (27.8 KiB) Visualizado 1330 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (25.21 KiB) Visualizado 1340 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.47 KiB) Visualizado 1337 vezes

...

por englishman » 16/5/2006 23:03

A MAXIMIZAÇÃO DAS... PERDAS!

O título parece referir-se a um tema que não passa de um absurdo, porque o que é recorrente é ouvirmos ou lermos sobre o que nos poderá levar à maximização dos lucros/ganhos.
No entanto, muitas pessoas continuam a perder dinheiro (muito dinheiro) em Bolsa todos os dias e o que por vezes parece assegurado passa a ser uma grande "dor de cabeça"; o que se ganha numa semana perde-se na seguinte e o mesmo acontece em relação aos meses e aos anos... ou seja, se se fizer contas muitos perderam patrimónios, outros nem por isso mas perderam e uns "felizardos" acabaram por obter o seu rendimento do seu trabalho e do seu esforço para conseguir o sucesso. O que é que diferencia uns dos outros... os que ganham (de forma consistente) e os que perdem??
A frase "A seguir a novos máximos vêm outros e vice-versa." está relacionada com os ganhos e as perdas que conseguimos nos nossos investimentos, porque a seguir a novas perdas vêm mais perdas e o oposto também acontece.
Porquê?
A resposta está na perseverança e no planeamento do investimento (qualquer que seja o seu prazo)
Se não possuímos estes aspectos importantes (que se resumem à disciplina) as perdas irão acumular-se, mesmo com obtenção de ganhos.
Será que todos os que pretendem obter sucesso na Bolsa utilizam um plano/estratégia de investimento?
Claro que não. E o caminho para se chegar até uma certa disciplina é árduo e requer paciência e dedicação. Quem está disposto a isso? Muito poucos. :idea:
Deste modo, o comportamento indisciplinado dos investidores abunda e o mercado irá castigar, sempre, os que não fazem esse trabalho... o do caminho para a disciplina e para um plano de investimento. :idea: Este comportamento indisciplinado é, por vezes, recompensado pelo mercado naquele "trade" que até não se tinha nada planeado mas que até saiu bem... são estas vezes que levam os investidores a não fazer a mudança necessária para a obtenção do sucesso, porque vão ganhando (ilusoriamente) e pensam que não precisam de alterar a sua "postura" em relação aos mercados dando-se assim a MAXIMIZAÇÃO DAS... PERDAS. :idea:

Esta maximização acontece, porque quem não tem estratégia vai investir com uma carga emocional bastante grande e é tanto maior quando se está a perder e não é fácil investir depois de ter tido uma sequência grande de "trades" perdedores.
Assim, a perda levará a mais perdas, porque a tendência é de se arriscar mais; de querer recuperar essas perdas da forma mais rápida possível, mas ainda sem estratégia e com uma forte carga emocional que "mina" qualquer decisão de investimento que se possa querer fazer. :idea:
O mesmo acontece quando temos uma sequência de "trades" ganhadores e que coloca a nossa rendibilidade em percentagens que até nós ficamos admirados como o conseguimos. Como estamos habituados a ganhar, mesmo sem o tal plano de investimento para seguir, quando nos deparamos com perdas não aceitamos e o sofrimento é muito grande, e a nossa parte emocional reage com descontrolo levando-nos a mais "trades" perdedores, pois estamos a ser recompensados pelos ganhos obtidos, recentemente, e o nosso pensamento fica influenciado pelas emoções positivas levando-nos a uma "cegueira" para a realidade dos mercados.

Concluindo, um plano de investimento deve existir sempre e devemos trabalhar/estudar para que isso aconteça, porque com uma abordagem adequada e uma estratégia minimamente delineada o caminho será, de certeza, o do sucesso... é só uma questão de tempo, daí a perseverança. :idea:

Abraços e bons planos/estratégias. :wink:
EnglishMan

...

por englishman » 16/5/2006 22:01

Mais uma actualização... com 35 dias do lado positivo e a pensar na nova cidade que vou visitar, já a partir de Sábado... para mais uma "busca" de inspiração para a continuação desta "epopeia"! :lol: :lol:

SNC: vamos ver se é desta que aproveito uma boa valorização, mas os mercados continuam a influenciar e com sentimento negativo, por isso não posso esperar milagres... mas que eles existem, existem! :mrgreen:
Suportou-se bem acima dos 4.40 e agora veremos se rompe estes valores entre os 4.50 e os 4.55/4.60...

BCP: continua a cair e eu a acumular... falei dos valores entre os 2.28 e os 2.32 para nova acumulação se tal vier a acontecer...

BPI: Aproveitei a valorização de hoje para fechar o "trade" que assim passou de negativo para positivo. 8-)

Cumprimentos.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (26.74 KiB) Visualizado 1395 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (24.9 KiB) Visualizado 1388 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.52 KiB) Visualizado 1385 vezes

...

por englishman » 16/5/2006 9:25

Só para deixar uma actualização, até ao dia de ontem...

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (26.22 KiB) Visualizado 1427 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.38 KiB) Visualizado 1431 vezes

...

por englishman » 14/5/2006 15:14

Ora aqui estou para uma actualização de fds... sem "bonecos". 8-)

A semana que passou começou bem prometedora para a minha rendibilidade e acabou neutro (levemente negativa), depois de eu ter tentado uma estratégia de acumulação de títulos naqueles em que já estava com valorizações e assim aumentar de forma significativa a rendibilidade... assim, tudo parecia bem encaminhado e 3a. feira já a rendibilidade andava acima dos 7%, para acabar a semana abaixo dos 3% (2,81%), a níveis anteriores a esta tentativa frustrada de valorização... :roll:
As tentativas foram efectuadas na SNC, primeiro, e depois na CFN...
A estratégia foi de comprar em pontos definidos por mim e de forma a acompanhar as subidas destes dois títulos, até valores estipulados por mim... no caso da SNC eram os valores perto dos 4,88 e na CFN eram valores perto dos 4,20... estes valores representavam 1ºs objectivos que a serem atingidos poderia ser pensado o decho das posições ou esperar que houvesse oportunidade de atingir segundos objectivos, com a utilização de trailing-stops para salvaguardar ganhos...

Mas depois de 3a feira tudo se alterou e com os mercados americanos em sessões muito "Bear" os outros mercados acabaram por ficar afectados e também "Bearíssimos" o que de alguma forma afectou o planeado... Assim, o resto da semana foi passado a tentar obter as menores perdas possíveis:
SNC: a utilização de stops foi positiva... e na 6a. feira voltei a entrar na SNC, a 4,44.

CFN:
Depois de apostar numa subida para além dos 4,02/4,09 isso não se verificou (não quer dizer que não se venha a verificar), e fechei toda a posição de forma a equilibrar as perdas... o preço médio já estava elevado, a 4,02... e na 6a. feira foi o "trade" foi fechado a 4,00...

Foi uma semana de maior risco... passei de exposição ao mercado de 22% para 45% na SNC e de 21% para 80% na CFN...
Acabei a semana nos 19%. :idea:

BCP: sem movimentações...

Abraços.
EnglishMan

...

por englishman » 10/5/2006 18:46

Falta um...

EMan
Anexos
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.39 KiB) Visualizado 1514 vezes

...

por englishman » 10/5/2006 18:44

Olá, Adi... 3 anos é um prazo razoável, ou não? :mrgreen: :mrgreen:
Sinceramente, não sei onde vou estar daqui a 3 anos... nem a SNC! :mrgreen: :lol:

O mercado é que tem razão e nós só temos de obedecer :idea: ... ele quis que eu não fizesse umas boas mais-valias na SNC e eu aceito a sua vontade! Ehehehheehhe

Ontem tinha colocado os meus "stops" e hoje de manhã quando olhei já eles tinham sido activados... não o tinha referido, porque como sabem, eles andam aí! :lol: :lol: .. e não podemos dar a informação toda, para não ficarem a saber mais do que nós.
E lá ficaram a pensar que eu ia ficar todo a "tremer" e sem dormir... Eheheheheehh E eu... pimba! Com muita classe, diga-se. :idea: :mrgreen: :) :lol:

Durante o dia ainda comprei... e vendi (muitas ordens de compra e venda tive... acho que nunca foram tantas!) e acabei o dia "liso"... agora resta ver o que isto dá... :wink:

Claro, que devo reflectir na minha forma de estar no que toca a "deixar correr os ganhos", pois tenho deixado de obter ganhos tentando seguir esta máxima... :roll:
Mas continuo a depositar toda a minha confiança no "mister"... posso afirmar que não penso em novas contratações para acabar com toda a polémica que envolve os últimos resultados. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

O resto continua igual, com umas pequenas alterações mas nada de relevante a assinalar... 8-)

Aí vão os "bonecos"...
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (25.45 KiB) Visualizado 1522 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (28.76 KiB) Visualizado 1523 vezes

Re: ...

por Adi » 9/5/2006 21:20

EnglishMan Escreveu:1º Objectivo: valores perto dos 4.88.
2ª Objectivo: ...5.15.

Mmmmh...esses 5,15 são tipo investimento a longo prazo a 3 anos ? :shock: :mrgreen:

Just kidding. (Livrei-me da SNC hoje a 4,65)

Registado: 3/5/2006 14:05

...

por englishman » 9/5/2006 20:04

Mais uns dias do lado positivo. :) Hoje temos uma actualização mais cedo do que o normal, o que é bom... os "states" estão ainda abertos mas optei por ficar de fora, pois não estou com tempo para "aprimorar" possíveis estratégias... e tenho optado por dedicar a minha atenção à SONAECOM... :idea:

COFINA: Tudo na mesma...

BPI: "Nada na manga" como se costuma dizer... :)

BCP:Tive uma situação caricata ontem e que nos chama a atenção para a utilização de "stops"...
Tinha consultado as cotações na parte da manhã e não estava a gostar do comportamento do BCP, mas como estava a "apostar" na acumulação do mesmo (e o pouco volume do movimento descendente), não liguei muito, pq as indicações gráficas era de que havia um "panorama" geral de Oversold (STO e RSI) e o MACD, apesar de ainda não ter invertido e cruzado para cima estava em valores muito negativos... a minha perspectiva era de começar a comprar a estes valores para um possível "rebound", mas tinha na minha mente os valores perto dos 2,28/2,32 como possíveis para novas compras... Tinha olhado para o DAX e ele estava de boa saúde...
Mais tarde, olhei... penso que tive uma ilusão de óptica e vi o DAX a cair assim de repente, para os 6110... e perguntei-me o q se terá passado...
Olhei para o BCP e estava a cair para os minimos e como tinha os valores mais abaixo como referência e com o panorama geral negativo (no meu entender, na altura) vendi ao melhor o BCP... claro que depois confirmei e comecei a rir-me da situação toda :) :) :lol:
Voltei a comprar ao mesmo valor, mas agora só metade da quantidade inicial...
Foi assim a minha história da "ilusão óptica" :lol: :mrgreen: mas que a utilização de "stops" resolve, não estando nós dependentes de possíveis situações menos adequadas... :idea:

SONAECOM: Como estive no início do movimento ascendente de Curto-Prazo, tenho vindo a gerir a situação para tentar obter os maiores ganhos possíveis com este "trade" dentro do meu entender... embora pense que já exagerei nas minhas entradas, pois comecei com um preço de 4.33 e já vou com um preço médio de 4.52... :roll: Mas o volume de hoje confirma o momento positivo que a SNC pode vir a realizar (já iniciou) nos próximos dias e veremos se eu o aproveito...
1º Objectivo: valores perto dos 4.88.
2ª Objectivo: ...5.15.

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (25.77 KiB) Visualizado 1568 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (28.46 KiB) Visualizado 1567 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.35 KiB) Visualizado 1564 vezes

por englishman » 7/5/2006 15:18

Olá, rnbc.

Englishman, depois de ver a tua sucessão de movimentos fiquei com uma dúvida: qual é a tua valorização alvo para este ano? [/quote]

Não tenho valorização alvo pré-determinada... apenas a defesa do capital. Vamos ver se consigo... :idea: :wink:

Isto porque tens uma volatilidade bastante alta. Seria fácil nas condições actuais de mercado ter valorizações de 1.2x agora com menos volatilidade... quando mais 1.06x

Não percebo muito bem o que quer dizer, porque números não é bem o meu "negócio"... :lol: :mrgreen:
O que eu faço é um cálculo simples do montante investido e do que vou conseguindo "amealhar"... As valorizações (e desvalorizações) estão relacionadas com o montante inicial investido e do aumento diário que é conseguido em relação a esse valor e depende sempre dos montantes (diferentes quantidades) investidos em cada título e das oscilações dos seus preços...
A volatilidade diária da carteira tem a ver com o aumento ou diminuição do valor actual em relação ao inicial, que é calculado segundo a fórmula:
(capital final-capital inicial)/capital inicial... segundo me disseram é o mais simples e correcto de se fazer, pois já inclui tudo até o ganho potencial (neste caso, desde que haja posições abertas)...
Neste momento, o peso do BCP é maior logo fico mais dependente das suas oscilações, em princípio... ou não, dependendo das oscilações grandes ou pequenas dos outros títulos que tenho em carteira e que podem dar uma maior ou menor contrinbuição para o resultado final diário.
Tenho uma exposição ao mercado, de 25%.

Espero ter respondido e espero que compreenda aquilo que escrevi...

Não coloquei "bolds" ou ícones para expressar melhor aquilo que escrevi, porque dá-me erro...

Abraços.
EnglishMan
[/b]

por rnbc » 7/5/2006 2:18

Englishman, depois de ver a tua sucessão de movimentos fiquei com uma dúvida: qual é a tua valorização alvo para este ano? >1.7x ? 2x ?

Isto porque tens uma volatilidade bastante alta. Seria fácil nas condições actuais de mercado ter valorizações de 1.2x agora com menos volatilidade... quando mais 1.06x
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

...

por englishman » 7/5/2006 0:39

Ora aí vai uma actualização de fim-de-semana... com 28 dias do lado positivo
:)

A minha prioridade esta semana que passou, teve a ver com diminuição da exposição ao mercado (pois quando vamos a ver estamos demasiado expostos) e ao risco de perdas, pois o optimismo predomina (como refere, e bem, o Ulisses) e deve-se tomar alguns cuidados... Outro ponto a referir e que pesou nestas minha decisões foi um pensamento recorrente durante esta semana e que tem a ver com a máxima "Sell in May and Go away" e para o qual terei de começar a ficar preparado para que tal aconteça e poder vir a beneficiar com isso... não me quero antecipar ao mercado, porque não é a melhor altura para o fazer, mas prefiro ficar o mais de fora possível para o que vem aí... o mercado me dará as respostas nas próximas semanas. :idea: :wink: Por isso, as entradas longas que farei serão com maior cautela, salvo excepções... as excepções serão entradas fortes, mas penso que serão por curtos períodos de tempo de modo a aproveitar os últimos "swings" de um ou outro título. 8-) :)
Outro pensamento (agora que tenho estado a negociar do outro lado do Atlântico) teve a ver com a situação geopolítica e que pode afectar o mercado dos EUA a todo o momento... ou não. Perante esta indefinição e pressão "sentida" nos desenvolvimentos sobre o Irão e a Energia Nuclear, devemos estar atentos a possíveis resoluções ou conflitos que poderão resultar de toda esta história energética... :idea: Sendo assim, fiquei de fora do mercado na sexta-feira, como explicarei mais à frente... Novos máximos foram atingidos no S&P e Dow, mas os títulos que acompanho (mais das novas tecnologias) não fizeram grandes "mexidas" e isso preocupou-me... ficar de fora e esperar por sinais mais concretos, pacientemente, será uma boa solução... outra, será seguir títulos de outras áreas que possam vir a ser mais rentáveis... :idea: Mas para isso, são necessários novos gráficos, novas análises, novos estudos e os títulos têm de estar disponíveis para negociação, o que nem sempre acontece... :idea: :idea:
Estamos num momento de Alto Risco e quem tiver a "brilhante ideia" de adivinhar para onde é que isto vai sem sinais concretos, pode-se dar bem... mas também mal. :wink: :) Ficam então estas palavras de maior prudência para os próximos dias... :idea:

COFINA:
Sem mexidas, mas parece querer mexer... e para cima. Será?

ALTRI:
Como se pode ver, à bruta não funciona... talvez de vez em quando com o ACASO do nosso lado.
Comprei mais e estou nos 2.28.

E como continuo a defender que "à bruta" não funciona... ou funciona às vezes, prefiri sair totalmente da ALTRI. Imaginemos que tinha entrado mesmo "à bruta" da primeira vez e via-me impossibilitado de novas compras e da impossibilidade de resolução a meu favor da situação... :roll: :roll: Poderia vir a ganhar ainda, mas o sofrimento que provocaria seria bem pior do que todos os possíveis ganhos...
Saí, porque depois de ter comprado mais na correcção e de ter comprado mais na subida e no sentido de ganhar "à bruta" fiquei demasiado exposto ao título na última sexta-feira... comprava, comprava... até que a cotação estava com dificuldades em subir e como não queria correr o risco de perder e colocar a minha rendibilidade negativa, fechei toda a posição e se tiver que entrar, novamente, entrarei... mas não "à maluca"!... Antes de agirmos temos de pensar... ou seja, o caminho é Pensar e só depois Agir! Podemos falar é do processo que nos leva do Pensar ao Agir onde muitos dos factores que influenciam as tomadas de decisão dos investidores, são os mesmos que afectam este processo... estou a falar da ganância, medo, ansiedade, paciência, calma, preparação emocional, euforia, tristeza... em suma, nós mesmos. Ou seja, não aconselho Agir antes de Pensar, mas sim trabalhar determinados aspectos que nos levam a Agir ou não... depois de Pensar. :idea: :wink: :idea: Esses aspectos fazem parte de cada um de nós enquanto investidores e enquanto pessoas que temos de conhecer e adequarmo-nos no sentido de ficarmos prontos a actuar nos diferentes contextos e realidades que vivemos... e das quais queremos obter sucesso. :idea:

BCP e BPI: Tudo na mesma...

Nos "states" o stop da CIEN foi activado, mas desta vez com sucesso e ganhos... pouco, mas ganhos. O meu desejo era de fechar a posição para ficar tranquilo no fdsemana, mas esperar pelo fecho da sessão, e ao mesmo tempo não correr o risco de tornar o "trade" ganhador, em perdedor... daí o "stop" num momento de grande risco, como já referi...

Nova entrada no Psi20:
Não passou despercebido o movimento da SNC, depois da consolidação nos valores perto dos 4,25 e efectuei nova entrada na mesma a 4,33 e com possibilidade de aumentar esta posição se houver quebra dos 4.40/4.45... :idea:

Agora aí vão os "bonecos"...

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (25.79 KiB) Visualizado 1668 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (27.66 KiB) Visualizado 1665 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.57 KiB) Visualizado 1665 vezes

...

por englishman » 4/5/2006 2:05

E quanto ao ciclo vicioso de ganhos e perdas, julgo que os tais cerca de 800% sobre o saldo inicial falarão por mim, caro English.

Eu só quis alertar para a possibilidade de haver um ciclo de perdas a seguir ao ciclo de ganhos, pois como nsabe não é difícil deixar "voar" 800% de ganhos... :idea:

Quanto à actualização para hoje... e rapidinho que já é tarde.

COFINA:
Com maior peso na carteira e sem dar sinais de romper a resistência, vendi 90% da quantidade para ficarem assegurados os ganhos... pode ser que volte a ela depois de romper estes valores.

ALTRI:
Como se pode ver, à bruta não funciona... talvez de vez em quando com o ACASO do nosso lado :wink:
Comprei mais e estou nos 2.28.

BPI:
Abertura em Gap Down... movimento que não entendi depois das quantidades que se transaccionaram perto dos 6 euros... comprei mais um pouco tendo agora um preço de 5.94.

BCP:
Hoje foi dia de abertura de posição no BCP, porque andava a seguir a queda e à espera de um movimento que pudesse indiciar subida... neste momento o meu objectivo é acumular, no caso das quedas ainda não terem terminado... vários suportes existentes nestes valores e os próximos são entre os 2.28/2.32, onde poderei acumular mais BCP...
1º Objectivo, caso as quedas tenham terminado:
2.45

Nos "states" foi-me accionado o stop da LVLT (colocado ao valor de compra mas que só foi accionado 3 cêntimos abaixo), pois como não queria facilitar e ter que me confrontar com perdas coloquei esses stops apertados, depois de ver os dois títulos acima do preço de compra... a LVLT recuou e activou o stop... A CIEN recuou mas não activou o stop e eu ainda comprei mais algumas...

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (25.06 KiB) Visualizado 1706 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (27.23 KiB) Visualizado 1709 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.56 KiB) Visualizado 1700 vezes

por Cali » 3/5/2006 19:12

ora...não me dê os parabens pelo rebound. Se houver lugar a parabenizações será apenas pela capacidade de manter em mente o objectivo de longo prazo, mesmo face aos grandes transtornos de curto prazo, e por ter transformado em aprendizagem esses transtornos. Não esqueça que eu nunca perdi dinheiro meu, mas sim lucro obtido antes. E quanto ao ciclo vicioso de ganhos e perdas, julgo que os tais cerca de 800% sobre o saldo inicial falarão por mim, caro English.

English, eu pretendo encerrar de novo este assunto, pois mantenho a minha opinião inicial acerca da sua forma de encarar este 'negócio'. No entanto, e porque essa é uma questão que sempre me incomodou, eu gostaria de esclarecer que qualquer destas minhas intervenções nunca teve por objectivo 'defecar postas de pescada'. Alguns elementos de caracter mais pessoal eu só lhos dei a conhecer porque julgo fazerem sentido no ambito da minha argumentação. Da mesma forma que eu tenho sido motivado pelas experiencias, atitudes perante o mercado, e performances de outros, julgo que isso possa tambem ser util a quem demonstra esforçar-se por melhorar os seus resultados, e que por um ou outro motivo, ainda não encontrou o caminho certo, o que me pareceu ser o seu caso. Gosto de ajudar. Gosto de poder ser util a outros, e esta pode ser uma das vias. Apenas isso. Sei que não sou muito bom nisto da Bolsa, nem sou muito mau. Conheço quem chegue a fazer centenas por cento ao ano, em investimentos especulativos de alto risco (algumas vezes tambem se espalham, e quando isso acontece é em grande), assim como conheço que diga gostar de Bolsa, e durante anos não conseguir fazer um tusto, porque vive apaixonado por um ou dois titulos onde enterrou a sua carteira no tempo das vacas gordas, e como aquilo não mexe nada que se veja, lá continua á espera que um dia...quem sabe...
Contento-me portanto, em tentar ser o mais eficiente possivel na medida das minhas possibilidades e ambições. O seu nivel de ambição em relação á Bolsa é francamente mais moderado que o meu, e como já entendi isso, foi esse o motivo que me levou a descontinuar a nossa conversa. Eu tenho 38 anos e acho que é possivel,com base nos resultados obtidos, e na experiencia acumulada, daqui por mais 10 anos, e com o precioso auxilio do plano de capitalização, eu não vir a precisar da minha reforma para viver muito confortávelmente, juntamente com a minha familia, mesmo retirando actualmente fatias importantes do rendimento obtido para melhorar o meu dia-a-dia. E porque acho isso possivel, empenho-me nesse objectivo o mais que posso, mesmo que ás vezes tenha que ser 'á bruta', está a ver? :wink:

So long... :)

Registado: 9/12/2002 13:40

...

por englishman » 3/5/2006 18:09

Olá, Cali.

Dou-lhe os Parabéns por esse "rebound".

A partir daí, as cautelas reduziram-se, o mercado ajudou, e o 'á bruta' tem voltado gradualmente á ordem do dia, á medida que os resultados aparecem e a confiança sobe.

E os perigos também aumentam, exponencialmente, pois ficamos menos atentos e descuidados... por isso, muito cuidado com as distracções. :wink:
Não o quero ver num "ciclo viciado" de ganhos e de perdas... :idea:

Cumprimentos.
EnglishMan

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, icemetal, Xacal e 433 visitantes