Trading 2006 (EnglishMan)
...
Olá, TraderAT.
Sim, o volume tem vindo a ser superior de sessão para sessão, nas últimas três, o que é um bom sinal e assinalei esse pormenor no gráfico que deveria sair no "post" anterior, mas...
O fecho de sexta-feira poderá ter estado relacionado com a tomada de mais-valias de fim-de-semana...
Um Abraço.
EnglishMan
Sim, o volume tem vindo a ser superior de sessão para sessão, nas últimas três, o que é um bom sinal e assinalei esse pormenor no gráfico que deveria sair no "post" anterior, mas...
O fecho de sexta-feira poderá ter estado relacionado com a tomada de mais-valias de fim-de-semana...
Um Abraço.
EnglishMan
Boa noite
Foi realmente uma boa aposta a MEngil...esticada é verdade, mas talvez ainda tenha espaço para esticar um pouco mais, até porque os volumes subiram nas ultimas sessões...
Cps
Foi realmente uma boa aposta a MEngil...esticada é verdade, mas talvez ainda tenha espaço para esticar um pouco mais, até porque os volumes subiram nas ultimas sessões...
Cps
- Anexos
-
- MEngil.png (56.45 KiB) Visualizado 1952 vezes
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)
...
Bem, o gráfico da MEngil não está actualizado... fica para a próxima actualização...
Abraços.
EnglishMan
Abraços.
EnglishMan
TraderAT escreveu em 28/01/2006:
Agora já começo a concordar mais com o "está muito esticada"...
Mas continua a fazer máximos e na sexta-feira fez 3.82, novo máximo histórico...
Penso que podemos esperar uma correcção na MEngil, nos próximos dias...
Quanto à SNCom, agora do lado "Curto", também continuo com a estratégia inicialmente delineada e que terá como fim previsto, uma compra nos valores perto dos 3.30/3.35, para fecho do "trade"
... ou uma compra entre os 3.55/3.60, caso ela suba...
Mas como alguém dizia: ""Caminhante, não há caminho; o caminho se faz caminhando..."
Abraços.
EnglishMan
Não acha que a MotaEngil está muito esticada (em especial na semana que termina) e que pode em breve corrigir um pouco? É um papel que também considero com potencial, mas mais no Médio-Prazo...
Agora já começo a concordar mais com o "está muito esticada"...
Penso que podemos esperar uma correcção na MEngil, nos próximos dias...
ela continua "de pé", embora o fecho de Sexta-feira não tivesse sido o melhor...Quanto à minha estratégia para a MEngil, penso deixar correr os ganhos, talvez até aos valores entre os 3.80/4.00...
Quanto à SNCom, agora do lado "Curto", também continuo com a estratégia inicialmente delineada e que terá como fim previsto, uma compra nos valores perto dos 3.30/3.35, para fecho do "trade"
Mas como alguém dizia: ""Caminhante, não há caminho; o caminho se faz caminhando..."
Abraços.
EnglishMan
- Anexos
-
- SNC.PNG (19.01 KiB) Visualizado 2004 vezes
-
- MEngil.PNG (19.38 KiB) Visualizado 1994 vezes
-
- Trading2006.PNG (14.16 KiB) Visualizado 1984 vezes
-
- Trading2006b.PNG (7.27 KiB) Visualizado 1995 vezes
Vamos a actualizações...
Quanto à MEngil, esta continua a subir apesar do fraco volume e para já não tenho intenções de vender... amanhã poderá haver uma correcção do preço em relação às últimas subidas, mas continuo positivo no CPrazo (para além do Médio/Longo-Prazo, mas isso é outro assunto)... aguardemos pela evolução com duas alternativas "na mão": Sair com ganhos ou reforçar a posição "Longo"...
Hoje, foi dia de voltar à SNC... as "coms" estão a passar por um período menos positivo em relação às perspectivas dos investidores e espero estar dentro do "trend" negativo que poderá vir a acontecer na SNC... a sua evolução não tem vindo a ser positiva e como que "por arrasto" poderá continuar a "sofrer" esta onda pessimista e eu vou querer aproveitar... pelo menos é essa a minha intenção.
Pelo sim, pelo não... tenho um "stop" apertado nos 3.55 (mas eu diria mais entre os 3.55/3.60) e uma interpretação minha de que errei fará com que eu saia de imediato... isto porque os indicadores estão a ficar em situação Oversold e quero correr o menor risco possível...
A minha entrada foi do lado "Curto" a 3.51 e com uma pequena quantidade do capital... com a confirmação da quebra dos valores perto dos 3,47/3,49 poderei vir a reforçar a minha posição...
O meu objectivo serão os valores perto dos 3.30/3.35.
Cumprimentos.
EnglishMan
Nota: a partilha da minha rendibilidade com os colegas forenses vai ter uma nova distracção... um gráfico de rendibilidade

Quanto à MEngil, esta continua a subir apesar do fraco volume e para já não tenho intenções de vender... amanhã poderá haver uma correcção do preço em relação às últimas subidas, mas continuo positivo no CPrazo (para além do Médio/Longo-Prazo, mas isso é outro assunto)... aguardemos pela evolução com duas alternativas "na mão": Sair com ganhos ou reforçar a posição "Longo"...
Hoje, foi dia de voltar à SNC... as "coms" estão a passar por um período menos positivo em relação às perspectivas dos investidores e espero estar dentro do "trend" negativo que poderá vir a acontecer na SNC... a sua evolução não tem vindo a ser positiva e como que "por arrasto" poderá continuar a "sofrer" esta onda pessimista e eu vou querer aproveitar... pelo menos é essa a minha intenção.
Pelo sim, pelo não... tenho um "stop" apertado nos 3.55 (mas eu diria mais entre os 3.55/3.60) e uma interpretação minha de que errei fará com que eu saia de imediato... isto porque os indicadores estão a ficar em situação Oversold e quero correr o menor risco possível...
A minha entrada foi do lado "Curto" a 3.51 e com uma pequena quantidade do capital... com a confirmação da quebra dos valores perto dos 3,47/3,49 poderei vir a reforçar a minha posição...
O meu objectivo serão os valores perto dos 3.30/3.35.
Cumprimentos.
EnglishMan
Nota: a partilha da minha rendibilidade com os colegas forenses vai ter uma nova distracção... um gráfico de rendibilidade
- Anexos
-
- SNC.PNG (20.49 KiB) Visualizado 2037 vezes
-
- MEngil.PNG (19.38 KiB) Visualizado 2039 vezes
-
- Trading2006.PNG (14.59 KiB) Visualizado 2035 vezes
-
- Trading2006b.PNG (7.46 KiB) Visualizado 2038 vezes
Só uma actualização do dia de ontem...
O baixo volume continua a ser dominante na MEngil (mesmo hoje) mas também continua a subir...
Ontem foi dia de grandes compras, um pouco por todos os activos do Psi20 apresentado subidas e volumes consideráveis... para além das passagens que foram efectuadas.
Agora o meu pensamento vai para a melhor estratégia a adoptar na MEngil... a principal é deixar correr os ganhos, mas após sexta-feira, os indicadores começam a ficar muito esticados e a subida tem vindo a ser realizada de forma lenta e com pouco volume, o que poderá colocar em causa a subida até valores entre os 3.80/4.00...
Como tenho "cash" de fora, tenho vindo a reflectir sobre uma reentrada na MEngil ou numa possível saída, para nova entrada numa possível correcção, aproveitando os ganhos obtidos nas últimas sessões...
Logo coloco um gráfico um pouco mais elaborado para vermos como está a MEngil...
Abraços.
EnglishMan
O baixo volume continua a ser dominante na MEngil (mesmo hoje) mas também continua a subir...
Ontem foi dia de grandes compras, um pouco por todos os activos do Psi20 apresentado subidas e volumes consideráveis... para além das passagens que foram efectuadas.
Agora o meu pensamento vai para a melhor estratégia a adoptar na MEngil... a principal é deixar correr os ganhos, mas após sexta-feira, os indicadores começam a ficar muito esticados e a subida tem vindo a ser realizada de forma lenta e com pouco volume, o que poderá colocar em causa a subida até valores entre os 3.80/4.00...
Como tenho "cash" de fora, tenho vindo a reflectir sobre uma reentrada na MEngil ou numa possível saída, para nova entrada numa possível correcção, aproveitando os ganhos obtidos nas últimas sessões...
Logo coloco um gráfico um pouco mais elaborado para vermos como está a MEngil...
Abraços.
EnglishMan
- Anexos
-
- MEngil.PNG (20.37 KiB) Visualizado 2110 vezes
-
- Trading2006.PNG (13.43 KiB) Visualizado 2110 vezes
Não há muito a dizer da sessão de hoje a não ser o baixo volume a que transaccionaram alguns títulos da nossa praça, onde se incluiu a MEngil...
Deixo um "boneco" simples, mas jeitozito... para simples interpretações.
Abraços.
EnglishMan
Deixo um "boneco" simples, mas jeitozito... para simples interpretações.
Abraços.
EnglishMan
- Anexos
-
- MEngil.PNG (18.56 KiB) Visualizado 1497 vezes
-
- Trading2006.PNG (13.43 KiB) Visualizado 1490 vezes
e agora a tabela da carteira, que hoje está a ser difícil "postar" bonecos.... vamos lá ver... 1,2,3... 
- Anexos
-
- Trading2006.PNG (13.6 KiB) Visualizado 1556 vezes
Vamos ver se agora dá...
Abraços.
EMan
Abraços.
EMan
- Anexos
-
- MEngil.PNG (22.71 KiB) Visualizado 1552 vezes
-
- MEngil1.PNG (21.17 KiB) Visualizado 1553 vezes
Isto foi escrito por mim, em 12/07/2005:
Até aqui estamos de acordo, TraderAT. Continua a ser uma das minhas eleitas para Médio/Longo prazo tal como a MediaCapital, como referi noutro tópico.
Esticada? Ainda não me parece que o esteja, embora tenha entrado em zona de sobrecompra e de já ter realizado uma subida de +- 30 cêntimos desde os 3.33 onde foi tocar na última resistência que agora fica como suporte... Para além de ter confirmado esse suporte quebrou os 3.54 e foi num dia de algum volume... e neste momento não existem resistências o que poderá levar-nos para novos máximos.
Já referi esse aspecto da sobrecompra em que é necessário algum cuidado, pois não é por estar em zona de sobrecompra ou de sobrevenda que o activo vai cair ou subir, respectivamente... depende da nossa interpretação do estar ou não sobrecomprado e de algumas indicações dadas pelo activo no seu caminho para cima ou para baixo...
Mesmo assim, como a MEngil tinha já subido +-30 cêntimos entrei parcialmente, com o objectivo de vir a reforçar mais tarde, como hipótese...
Exemplo: Tenho andado à procura de uma entrada no BPI do lado "Curto", pois ele está sobre-sobrecomprado
, mas a verdade é que continua a ir para cima e em modo "Bull" ainda é necessário ter mais cautela na interpretação desses indicadores, pois eles podem estar vários dias ou meses em sobrecompra e a cotação a subir... o mesmo raciocínio para a sobrevenda.
Também posso-lhe dizer que na altura da minha entrada na SNC, estava em alerta para outros dois activos... BPI (quando quebrou os 3.84/3.85) e MEngil (quando quebrou os 3.30/3.33), mas escolhi a SNC.
Ou seja, tudo isto depende do "timing" do activo e do nosso... quando eles se encontram é perfeito!
Quanto à minha estratégia para a MEngil, penso deixar correr os ganhos, talvez até aos valores entre os 3.80/4.00...
Em defesa do meu capital, pois ele não é muito e este mês ficou com menos uns trocos
pensei que fecharia a posição com a quebra dos valores 3.50/3.54... no entanto, com a MEngil nesses valores pode haver o reforço da posição, caso eu o entenda... e que o activo me entenda também
.
Espero ter sido explicíto o suficiente...
Quanto à questão das ordens ao melhor ou pré-determinadas... penso que é uma questão de hábito chegar lá e tomar a minha decisão na altura, de forma directa... a desvantagem é quando acontece aquilo que aconteceu ontem, mas é mesmo assim... o mesmo pode acontecer de outras formas, ou não? Posso rever esta forma de estar...
Obrigado pelas suas contribuições.
Cumprimentos e Bom fim-de-semana.
EnglishMan.
Não estou a conseguir colocar os gráficos, mas vou tentar de seguida...
"... a MotaEngil vai fazer novos máximos, até porque está no bom caminho... mas isso são previsões difíceis de se fazer...
A ideia geral, é que tal como já falei aqui da MediaCapital para o médio-prazo, também penso que a MotaEngil é uma acção que poderá fazer parte de uma carteira onde se procura a valorização dentro desses períodos... é uma opinião, claro."
Até aqui estamos de acordo, TraderAT. Continua a ser uma das minhas eleitas para Médio/Longo prazo tal como a MediaCapital, como referi noutro tópico.
Esticada? Ainda não me parece que o esteja, embora tenha entrado em zona de sobrecompra e de já ter realizado uma subida de +- 30 cêntimos desde os 3.33 onde foi tocar na última resistência que agora fica como suporte... Para além de ter confirmado esse suporte quebrou os 3.54 e foi num dia de algum volume... e neste momento não existem resistências o que poderá levar-nos para novos máximos.
Já referi esse aspecto da sobrecompra em que é necessário algum cuidado, pois não é por estar em zona de sobrecompra ou de sobrevenda que o activo vai cair ou subir, respectivamente... depende da nossa interpretação do estar ou não sobrecomprado e de algumas indicações dadas pelo activo no seu caminho para cima ou para baixo...
Mesmo assim, como a MEngil tinha já subido +-30 cêntimos entrei parcialmente, com o objectivo de vir a reforçar mais tarde, como hipótese...
Exemplo: Tenho andado à procura de uma entrada no BPI do lado "Curto", pois ele está sobre-sobrecomprado
Também posso-lhe dizer que na altura da minha entrada na SNC, estava em alerta para outros dois activos... BPI (quando quebrou os 3.84/3.85) e MEngil (quando quebrou os 3.30/3.33), mas escolhi a SNC.
Quanto à minha estratégia para a MEngil, penso deixar correr os ganhos, talvez até aos valores entre os 3.80/4.00...
Em defesa do meu capital, pois ele não é muito e este mês ficou com menos uns trocos
Espero ter sido explicíto o suficiente...
Quanto à questão das ordens ao melhor ou pré-determinadas... penso que é uma questão de hábito chegar lá e tomar a minha decisão na altura, de forma directa... a desvantagem é quando acontece aquilo que aconteceu ontem, mas é mesmo assim... o mesmo pode acontecer de outras formas, ou não? Posso rever esta forma de estar...
Obrigado pelas suas contribuições.
Cumprimentos e Bom fim-de-semana.
EnglishMan.
Não estou a conseguir colocar os gráficos, mas vou tentar de seguida...
Olá, TraderAT... só agora vi a sua intervenção e respondo-lhe logo de seguida, pois estou a tratar de umas actualizações... até já.
Abraços.
EMan
Abraços.
EMan
Aqui fica a actualização da SNC, com a minha saída a 3,58, no dia de ontem...
Cuidado com esta menina para os que continuam dentro
... penso que só depois de quebrar a tendência descendente para cima e de a ver acima dos 3.60/3.66 é que poderá, na minha opinião, haver razões para novas entradas...
Para já, os 3.45/3.50 poderão servir de suporte e se for caso de um duplo fundo pode ser que a "coisa" se endireite...
Abraços.
EnglishMan
Cuidado com esta menina para os que continuam dentro
Para já, os 3.45/3.50 poderão servir de suporte e se for caso de um duplo fundo pode ser que a "coisa" se endireite...
Abraços.
EnglishMan
- Anexos
-
- SNC.PNG (27.43 KiB) Visualizado 1586 vezes
-
- SNC1.PNG (17.86 KiB) Visualizado 1587 vezes
Boa noite
Permita-me duas questões sobre o seu último post.
Porque usa habitualmente esse tipo de ordens? Por vezes ordens a preço fixo, ainda que colocadas a um valor superior podem sair mais baratas com o que se poupa na taxa de 2 euros por negócio...é apenas a minha maneira de ver
.
Não acha que a MotaEngil está muito esticada (em especial na semana que termina) e que pode em breve corrigir um pouco? É um papel que também considero com potencial, mas mais no Médio-Prazo...
Já agora parabéns, não sei se já o referi antes, mas gosto das suas intervenções.
Cps
Permita-me duas questões sobre o seu último post.
EnglishMan Escreveu:Mas o que sobressai deste dia (26/01) pela negativa, foi o que gastei em comissões... vou-me queixar à CMVM![]()
Como costumo fazer as compras e vendas ao melhor, por vezes acontece que com uma ordem dada, esta é dividida por duas ou três o que acarreta maiores taxas de corretagem...
Só vos posso dizer que gastei o dobro do que costumo gastar!
Mas é algo com que temos de contar, sempre.
A minha troca de SNC por MEngil, teve a ver com o potencial de subida que cada uma delas parece oferecer neste momento e que me parece que a MEngil pode ser um bom negócio nos próximos tempos (hoje quebrou os 3.54 com bom volume)...
a MEngil não tem resistências e se continuar acima dos 3.50/3.54 é um bom sinal para atingir novos máximos...![]()
![]()
Depois coloco algumas actualizações...
Abraços.
EnglishMan
Porque usa habitualmente esse tipo de ordens? Por vezes ordens a preço fixo, ainda que colocadas a um valor superior podem sair mais baratas com o que se poupa na taxa de 2 euros por negócio...é apenas a minha maneira de ver
Já agora parabéns, não sei se já o referi antes, mas gosto das suas intervenções.
Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)
...
Hoje foi dia de comissões... de fecho da posição "Longo" na SNC
Mas o que sobressai deste dia (26/01) pela negativa, foi o que gastei em comissões... vou-me queixar à CMVM
Como costumo fazer as compras e vendas ao melhor, por vezes acontece que com uma ordem dada, esta é dividida por duas ou três o que acarreta maiores taxas de corretagem...
Só vos posso dizer que gastei o dobro do que costumo gastar!
Mas é algo com que temos de contar, sempre.
A minha troca de SNC por MEngil, teve a ver com o potencial de subida que cada uma delas parece oferecer neste momento e que me parece que a MEngil pode ser um bom negócio nos próximos tempos (hoje quebrou os 3.54 com bom volume)... já a SNC está ainda numa tendência descendente de CP onde agora terá os valores entre os 3.60/3.66 como resistência, embora o estocástico tenha cruzado a sua MM para cima, depois de ter ficado em zona de "muito vendida" o que foi um bom sinal... a MEngil não tem resistências e se continuar acima dos 3.50/3.54 é um bom sinal para atingir novos máximos...
Abraços.
EnglishMan
... e da entrada "Longo" (uma entrada parcial) na MotaEngil a [b]3,56...[/b]o meu objectivo é minimizar a perda
Mas o que sobressai deste dia (26/01) pela negativa, foi o que gastei em comissões... vou-me queixar à CMVM
A minha troca de SNC por MEngil, teve a ver com o potencial de subida que cada uma delas parece oferecer neste momento e que me parece que a MEngil pode ser um bom negócio nos próximos tempos (hoje quebrou os 3.54 com bom volume)... já a SNC está ainda numa tendência descendente de CP onde agora terá os valores entre os 3.60/3.66 como resistência, embora o estocástico tenha cruzado a sua MM para cima, depois de ter ficado em zona de "muito vendida" o que foi um bom sinal... a MEngil não tem resistências e se continuar acima dos 3.50/3.54 é um bom sinal para atingir novos máximos...
Abraços.
EnglishMan
- Anexos
-
- Trading2006.PNG (13.41 KiB) Visualizado 1640 vezes
-
- Trading2006a.PNG (9.6 KiB) Visualizado 1643 vezes
E eu continuo no erro...E a seguir a um erro, vem outro, e outro... e outro...
Isto quer dizer que não fechei o "trade" perdedor da SNC... e para além de não o fechar, entrei com a outra parte que tinha vendido a 3.60 e comprei esses 50% a 3.50... ou seja, sou um grande mentiroso pois ontem escrevi que
... só me estou a enganar a mim próprio, claro, mas porque é que eu não avancei com aquilo que tinha decidido ontem?já decidi que não vou fazer preço médio, mesmo que esse erro me viesse a beneficiar.
Porque, simplesmente, tinha pensado na situação que está a ocorrer e que tinha sido projectado na minha estratégia de possível recuperação da perda, ou seja, tinha pensado em vender os 50% da SNC e depois, como poderia haver um "esgotamento" (minha interpretação) dos indicadores perto dos 3.45/3.50 seria para comprar os 50% e assim fazer preço médio e poder recuperar o que estava a perder... ou seja, erro atrás de erro, outro erro e depois parece nunca mais acabar.... estratégia "suicida", está claro, e que não recomendo a ninguém que o faça...
Como podem verificar o processo cognitivo-emocional da perda é bastante complexo e que cada um de nós deve tentar esforçar-se por o reconhecer e alterar a atitude perante os investimentos... como já referi, a disciplina é essencial, pois é ela que nos vai "libertar" de nós próprios. Sim, porque somos humanos e por isso somos cognitivo-emocionais e devemos aceitar a nossa natureza. Não devemos aceitar, isso sim, "cair" em situações como esta que tem vindo a ser descrita por mim.
Como escrevi:
Amanhã (hoje) vou ver como se vai comportar a SNC e tomar a decisão que será a mais racional para mim e poder finalizar este processo mais errático do ponto de vista das regras a seguir nos investimentos.
Vi o comportamento da SNC e não realizei nada do que tinha pensado ontem e regressei à estratégia "suicida"... por isso, o processo errático continua e só finalizará quando fechar este "trade".
Vamos esperar por esse "momento", pacientemente.Só assim terei alguma paz e poderei melhorar a minha "performance" futura.
Agora, já perceberam porque não me "libertei" deste "trade" e de mim mesmo.... voltei à estratégia pensada para "salvar" o trade da SNC e não só... também pensei num processo em que qualquer investidor "cai" muito facilmente... apresento a seguir um esquema onde represento aquilo que vou tentar transmitir...
Quando um activo sobe, o investidor vai atrás só que por vezes chega atrasado... no entanto, o activo ainda sobe mais um pouco e porque o investidor está a pensar nos "profits" transforma-se num ser ganancioso (greed) e não se defende de possíveis perdas, pensando que está tudo controlado e que é só esperar pelo momento de vender com bastante lucro... mas o preço do activo começa a descer logo que subiu um pouco acima do preço de compra, sem reacção nenhuma do investidor pois ele está a pensar nos "profits" (muitos ganhos) não detectando, conscientemente, o que se está a passar... o activo já desceu para além do preço de compra, mas o investidor pensa que é uma situação passageira e que logo irá obter os lucros... o preço do activo continua a descer, a descer... e aparecem os primeiros sinais de preocupação do investidor: o que se passa que o activo não sobe???
E continua a descer, até que o investidor começa a confrontar-se com o medo (fear) pois já está a perder algum dinheiro (em vez de estar a ganhar)... começa a ficar emocionalmente afectado com o negócio em que investiu e começa a pensar se não será melhor sair para entrar noutro activo que esteja a subir, com o objectivo de recuperar o perdido... sim, porque quando perdemos ou estamos a perder, ficamos tentados a recuperar essa perda nos negócios futuros e depois... andamos de recuperação em recuperação...
Claro que podemos recuperar o que perdemos mas esse não é um objectivo que se deve ter como primordial... claro que uma pessoa que esteja a perder 20%, pode recuperar, mas se tiver esse objectivo terá poucas hipóteses de o conseguir... o objectivo é ganhar e ganhar mais do que perder e será essa diferença que nos irá dar a percentagem final.
Ainda a situação... as emoções estão "ao rubro" e já se pensa pouco... e toma-se a decisão de vender após algumas sessões de correcção do activo... o que acontece a seguir??? O preço do activo começa a subir!
Se algo correr mal, fecharei (mesmo com perdas) este "trade" com o preço abaixo dos 3.45/3.50 com os 3.45 a serem o sinal de alerta...
Sem mais demoras que já se faz tarde... como sempre... uma actualização...
Abraços.
EnglishMan
- Anexos
-
- SIA.PNG (2.99 KiB) Visualizado 1688 vezes
-
- SNC.PNG (26.92 KiB) Visualizado 1685 vezes
-
- SNC1.PNG (19.53 KiB) Visualizado 1676 vezes
-
- Trading2006.PNG (12.66 KiB) Visualizado 1677 vezes
O objectivo delineado para a posição "Curta" foi atingido (3.45/3.50), mas eu só vendi a 3.55.
Correcção:
...mas eu só comprei a 3.55.
Um bom dia para todos.
EnglishMan
Correcção:
...mas eu só comprei a 3.55.
Um bom dia para todos.
EnglishMan
Como podemos concluir do desenrolar deste tópico de opções de investimento, a disciplina é o factor fundamental para obter sucesso e "profits" ao longo do tempo... No entanto, tenho descurado esse factor e isso tem-me levado a perdas, ou seja, não havendo disciplina, não há sucesso, não há "profits" e como a nossa disciplina falha (claro que não somos máquinas e por vezes erramos mesmo) os erros são cometidos o que vem potenciar a possibilidade não do sucesso que é pretendido mas do insucesso. E a seguir a um erro, vem outro, e outro... e outro...
E só nós somos os responsáveis por esse erro e os consequentes e só nós temos o poder/controlo para alterar o "rumo" dos nossos investimentos... transformar o insucesso dos mesmos em sucesso. Se não o fizermos vamos continuar a errar, isto porque depois de cometido o erro as emoções sobrepõem-se ao racional e levam-nos a tomar medidas que nós pensamos estarem correctas mas é uma "armadilha", pois ficamos com a sensação de que podemos controlar o mercado e isso não é possível... começamos a delinear "caminhos" alternativos para não ter que aceitar que afinal também erramos...
O que vemos aqui no "trade" Longo da SNC é um bom exemplo do erro que cometemos, na procura do sucesso para os nossos investimentos e só tomando consciência desse processo inadequado de investir é que podemos melhorar... e aí aumentarmos o controlo sobre nós próprios e não sobre o mercado em que investimos.
Continuo com o "trade" em aberto mas não vou errar outra vez... já decidi que não vou fazer preço médio, mesmo que esse erro me viesse a beneficiar. Amanhã (hoje) vou ver como se vai comportar a SNC e tomar a decisão que será a mais racional para mim e poder finalizar este processo mais errático do ponto de vista das regras a seguir nos investimentos. Só assim terei alguma paz e poderei melhorar a minha "performance" futura.
Em relação ao "trade" Curto:
O objectivo delineado para a posição "Curta" foi atingido (3.45/3.50), mas eu só vendi a 3.55. Isto quer dizer que depois de se cometer um erro, todo o processo de "management" fica corrompido pelas emoções e o que queremos é não perder outra vez, mesmo que estejamos certos, ou pensarmos que estamos, no delinear da nossa estratégia.
Abraços.
EnglishMan
O que vemos aqui no "trade" Longo da SNC é um bom exemplo do erro que cometemos, na procura do sucesso para os nossos investimentos e só tomando consciência desse processo inadequado de investir é que podemos melhorar... e aí aumentarmos o controlo sobre nós próprios e não sobre o mercado em que investimos.
Continuo com o "trade" em aberto mas não vou errar outra vez... já decidi que não vou fazer preço médio, mesmo que esse erro me viesse a beneficiar. Amanhã (hoje) vou ver como se vai comportar a SNC e tomar a decisão que será a mais racional para mim e poder finalizar este processo mais errático do ponto de vista das regras a seguir nos investimentos. Só assim terei alguma paz e poderei melhorar a minha "performance" futura.
Em relação ao "trade" Curto:
O objectivo delineado para a posição "Curta" foi atingido (3.45/3.50), mas eu só vendi a 3.55. Isto quer dizer que depois de se cometer um erro, todo o processo de "management" fica corrompido pelas emoções e o que queremos é não perder outra vez, mesmo que estejamos certos, ou pensarmos que estamos, no delinear da nossa estratégia.
Abraços.
EnglishMan
- Anexos
-
- SNC.PNG (18.62 KiB) Visualizado 1773 vezes
-
- Trading2006.PNG (10.32 KiB) Visualizado 1767 vezes
-
- Trading2006a.PNG (9 KiB) Visualizado 1775 vezes
Olá, Rui Aires.
Sim. É através de CFD´s... mas se puxar o tópico um pouco para cima vê uma breve resposta minha em relação aos CFD´s...
Abraços.
EnglishMan
Como se podem assumir posições curtas na snc?? Será através de cfds??Obrigado
Sim. É através de CFD´s... mas se puxar o tópico um pouco para cima vê uma breve resposta minha em relação aos CFD´s...
Abraços.
EnglishMan
Ora aí estão os bonecos deste final de semana, com a minha entrada do lado "Curto" a tornar-se produtiva, até agora, e com boas probabilidades de vir a ser "vingada"... para além dos sinais técnicos negativos que têm sido mencionados, temos também um aumento de volume na queda.
Pode aparecer reacção "Bull" nesta zona dos 3.55 mas o sentido descendente parece ser o mais certo, mas veremos o que acontece no início da próxima semana... Mesmo que não dê resultado, penso que depois do último "trade" da CFN e este da SNC, está aberto o caminho para as percentagens positivas. A falta de disciplina nestes dois "trades" reforçaram a importância da mesma para o sucesso e tiveram um papel preponderante no meu desenvolvimento de um "perfil ganhador" que irá ser utilizado em todos os negócios futuros que realizarei... o seu conjunto vai ser, com toda a certeza, positivo.
Quanto ao meu "trade" Longo continuo com os 50% da SNC e estou prestes a fazer algo que não se deve fazer, para além do que já foi feito de errado nesta situação... preço médio.
Mas ainda não o fiz e também não sei se vai ser isso que vou fazer, mas é uma das alternativas... só a evolução futura da SNC me dará "pistas" para a resolução deste erro... eu sei, eu sei... o mais fácil seria vender e fechar a posição a perder, certo! Mas talvez vá por outros meios... Mais uma vez, não recomendo a ninguém fazer aquilo que vos tenho transmitido e só partilho as minhas opções de investimento aqui no CaldeirãodeBolsa, porque penso que desta maneira poderei evoluir e ter sucesso que daqui a um ano (fim de Dezembro) se cifrará numa boa percentagem de ganhos, qualquer que ela seja...
Sim... tenho consciêcia que não tenho sido consonante com aquilo que digo/defendo e sei também os erros que tenho vindo a cometer (talvez alguns me escapem), mas num processo de construção/desenvolvimento, por vezes, temos de desorganizar para voltar a organizar e assim passar a um novo nível superior, mais complexo estruturalmente e mais completo sempre no sentido de nos tornarmos melhores...
Se eu chegar à conclusão que, efectivamente, tudo aquilo que tenho vindo a construir é errado e perdi o meu tempo... tenho sempre a alternativa do... André, mamonteiro ou até do nosso poeta Leprechaun...
Cumprimentos e continuação de um Bom fim-de-semana.
EnglishMan
Pode aparecer reacção "Bull" nesta zona dos 3.55 mas o sentido descendente parece ser o mais certo, mas veremos o que acontece no início da próxima semana... Mesmo que não dê resultado, penso que depois do último "trade" da CFN e este da SNC, está aberto o caminho para as percentagens positivas. A falta de disciplina nestes dois "trades" reforçaram a importância da mesma para o sucesso e tiveram um papel preponderante no meu desenvolvimento de um "perfil ganhador" que irá ser utilizado em todos os negócios futuros que realizarei... o seu conjunto vai ser, com toda a certeza, positivo.
Quanto ao meu "trade" Longo continuo com os 50% da SNC e estou prestes a fazer algo que não se deve fazer, para além do que já foi feito de errado nesta situação... preço médio.
Sim... tenho consciêcia que não tenho sido consonante com aquilo que digo/defendo e sei também os erros que tenho vindo a cometer (talvez alguns me escapem), mas num processo de construção/desenvolvimento, por vezes, temos de desorganizar para voltar a organizar e assim passar a um novo nível superior, mais complexo estruturalmente e mais completo sempre no sentido de nos tornarmos melhores...
Se eu chegar à conclusão que, efectivamente, tudo aquilo que tenho vindo a construir é errado e perdi o meu tempo... tenho sempre a alternativa do... André, mamonteiro ou até do nosso poeta Leprechaun...
Cumprimentos e continuação de um Bom fim-de-semana.
EnglishMan
- Anexos
-
- SNC.PNG (35.98 KiB) Visualizado 1898 vezes
-
- Trading2006.PNG (9.87 KiB) Visualizado 1886 vezes
Como foi a minha estratégia "Suicida" ou Plano B, se quiserem?
Muito simples:
Mas vamos por partes:
1º Grafico: Reduzi em 50% da quantidade que detinha em SNC, um pouco tarde, é certo, mas foi a minha forma de resolver a situação na altura... saí a 3.60, depois de um despejo da parte da tarde, pois até aí estava a aguentar-se nos 3.63 ou acima...
Com este fecho abaixo dos 3.63 e fora dos 3.60/3.63 que eu referi no início deste tópico (1º gráfico) e com todos os sinais negativos que tenho vindo a indicar não perspectivo uma evolução positiva para a SNC, nos próximos dias, mas a recuperação do suporte e dos 3.63 ainda pode acontecer, claro...
2º Gráfico: Como já estava negativo em relação à SNC e os despejos continuaram, entrei Curto na SNC pois parece-me que poderá haver quedas até valores entre os 3.45/3.50... assim a minha entrada foi feita nos 3,59 e fiquei com mais peso do lado "Curto" que do lado "Longo"... estes dois "trades" são independentes para mim mas permitem-me seguir uma das tendências que irá acontecer... para cima ou para baixo... ela decidirá e eu só devo seguir uma delas... vamos ver se ela se define bem...
Stop-loss para este trade: A SNC estar a cotar acima dos 3.63/3.66 que agora deve´rão funcionar como resistência.
Quanto aos 50% da parte "Longo" da SNC tentarei trabalhá-la da melhor maneira nas próximas sessões...
Abraços.
EnglishMan
Ora aqui vão os bonecos...
Muito simples:
Mas vamos por partes:
1º Grafico: Reduzi em 50% da quantidade que detinha em SNC, um pouco tarde, é certo, mas foi a minha forma de resolver a situação na altura... saí a 3.60, depois de um despejo da parte da tarde, pois até aí estava a aguentar-se nos 3.63 ou acima...
Com este fecho abaixo dos 3.63 e fora dos 3.60/3.63 que eu referi no início deste tópico (1º gráfico) e com todos os sinais negativos que tenho vindo a indicar não perspectivo uma evolução positiva para a SNC, nos próximos dias, mas a recuperação do suporte e dos 3.63 ainda pode acontecer, claro...
2º Gráfico: Como já estava negativo em relação à SNC e os despejos continuaram, entrei Curto na SNC pois parece-me que poderá haver quedas até valores entre os 3.45/3.50... assim a minha entrada foi feita nos 3,59 e fiquei com mais peso do lado "Curto" que do lado "Longo"... estes dois "trades" são independentes para mim mas permitem-me seguir uma das tendências que irá acontecer... para cima ou para baixo... ela decidirá e eu só devo seguir uma delas... vamos ver se ela se define bem...
Stop-loss para este trade: A SNC estar a cotar acima dos 3.63/3.66 que agora deve´rão funcionar como resistência.
Quanto aos 50% da parte "Longo" da SNC tentarei trabalhá-la da melhor maneira nas próximas sessões...
Abraços.
EnglishMan
Ora aqui vão os bonecos...
- Anexos
-
- SNC.PNG (28.24 KiB) Visualizado 1958 vezes
-
- SNC1.PNG (13.55 KiB) Visualizado 1967 vezes
-
- Trading2006.PNG (10.54 KiB) Visualizado 1952 vezes
-
- Trading2006a.PNG (8.56 KiB) Visualizado 1956 vezes
Continuo dentro, mas com o fecho de hoje vou fechar a minha posição e pensarei nela depois dos 3.75/3.77 ou se cair logo se vê...
Pois é, caros colegas, possíveis leitores do meu tópico...
Como?
Hoje já não deu para vender, pq quando acordei (por volta das 9 horitas) já tinham entregue até valores bem abaixo do que eu imaginava e depois foi só esperar para ver como ela se iria comportar em relação ao suporte dos 3.60/3.63... também se comportou de forma que eu não imaginava: com bastante força!
E pensam vocês... pois, se utilizasses stops automáticos em vez dos teus stops mentais (ou lá o que é isso que tu escreves para aí!) já nada disso acontecia...
Pois, mas o erro não está no uso dos stops (para mim), mas sim o momento antes de os poder/querer utilizar (fui até à última), pois como podem ver nos textos anteriores, já desde dia 13 de Janeiro que dizia não estar a gostar do comportamento da SNC e que já estava a pensar em sair... mas não o fiz!
Pensei e agi na EDP... porque não o fiz na SNC? Penso que o erro é o mesmo do da CFN... querer mais do que o activo me pode dar e isto poderá ter a ver com a ganância (greed):roll:
As escolhas dos activos para entradas têm sido razoáveis mas as saídas... Como refere o GetSmart na sua frase de boas-vindas: Plan your trade. Trade your plan...
E É MESMO SUICIDA!!
Pois reparem: O preço de fecho de hoje está abaixo das duas MM´s (21 e 50 dias)... a MM21 cruzou em baixa a MM50... A MM do Estocástico cruzou este para baixo... O MACD bla bla bla...
Eu sei, eu sei... para não cair nestes "marasmos" devo seguir a minha estratégia "à risca" com disciplina!
A decisão final desta estratégia de recurso irá vos ser transmitida logo que seja tomada...
Abraços e aqui vai uma atualização.
EnglishMan
- Anexos
-
- SNC.PNG (27.84 KiB) Visualizado 2023 vezes
-
- Trading2006.PNG (9.2 KiB) Visualizado 2018 vezes
Olá.
Continuo dentro, mas com o fecho de hoje vou fechar a minha posição e pensarei nela depois dos 3.75/3.77 ou se cair logo se vê...
Os volumes têm sido reduzidos, é verdade, mas no CPrazo o "ambiente técnico" não está muito favorável...
Como já referi, a MM21dias cruzou para baixo a MM50 e para além disso, com o fecho de hoje, a SNC voltou a cotar abaixo destas MM´s.
Por isso, é provável que venham aí mais quedas, mas isso não é importante para mim... importante é fechar o "trade" e partir para outra (que pode ser a mesma
), neste momento.
Abraços.
EnglishMan
Ora aí vai uma actualização do boneco...
Os volumes têm sido reduzidos, é verdade, mas no CPrazo o "ambiente técnico" não está muito favorável...
Como já referi, a MM21dias cruzou para baixo a MM50 e para além disso, com o fecho de hoje, a SNC voltou a cotar abaixo destas MM´s.
Por isso, é provável que venham aí mais quedas, mas isso não é importante para mim... importante é fechar o "trade" e partir para outra (que pode ser a mesma
Abraços.
EnglishMan
Ora aí vai uma actualização do boneco...
- Anexos
-
- SNC.PNG (25.88 KiB) Visualizado 2059 vezes
-
- Trading2006.PNG (9.13 KiB) Visualizado 2055 vezes
Bem, hoje foi dia de fecho da posição "Curto" na EDP e assim antecipei-me à estratégia inicialmente determinada por mim, que era sair se a EDP viesse a cotar acima dos 2.83/2.84... esta antecipação teve a ver com a minha interpretação objectiva do "trade" e ter chegado à conclusão: para quê esperar pelos 2.83/2.84 pois é quase certo que isso aconteça neste modo "Bull" da EDP e o patamar seguinte podem ser os valores perto dos 2.95!
Outro aspecto foi o ter achado que não entrei no "momento" certo... depois de ter acompanhado o mercado durante algum tempo conclui que deveria fazer essa antecipação e fechar a posição com compra da EDP a 2.80... O gráfico semanal mostra que ela está muito esticada, mas o melhor será esperar por sinais (se chegar a identificar) de que é mesmo para descer, no CPrazo...
Quanto à SNC, tudo na mesma e vou esperar pela próxima semana.... quanto a comentários deixo-os para os tópicos sobre a SNC para não cair na repetição... é importante o preço permanecer acima da MM50 dias e que a MM21 dias não cruze para baixo a primeira.
Bom fim de semana e aí vai uma actualização... EDP e carteira.
EnglishMan.
Quanto à SNC, tudo na mesma e vou esperar pela próxima semana.... quanto a comentários deixo-os para os tópicos sobre a SNC para não cair na repetição... é importante o preço permanecer acima da MM50 dias e que a MM21 dias não cruze para baixo a primeira.
Bom fim de semana e aí vai uma actualização... EDP e carteira.
EnglishMan.
- Anexos
-
- EDP.PNG (20.82 KiB) Visualizado 2125 vezes
-
- Trading2006.PNG (12.93 KiB) Visualizado 2126 vezes
-
- Trading2006a.PNG (10.97 KiB) Visualizado 2118 vezes
Bem... vamos a uma actualização.
Quanto à SNC, a continuar assim devo fechar o meu "trade" nos próximos dias, pois com este fecho a 3.72
e a dificuldade de passar a barreira dos 3.77 vejo a "coisa" está a ficar um poouco "cinzenta"... mesmo assim, vão aparecendo pontos positivos como o estar a cotar acima da MM50 pelo segundo dia consecutivo e está também acima da MM21. Elas estão em valores muito próximos (3,7094 e 3,7167, respectivamente) e esperemos para ver o que acontece... outro aspecto positivo é estar a fazer mais volume nas subidas do que nas descidas...
Quanto à EDP, tudo na mesma...
Abraços.
EnglishMan
Quanto à SNC, a continuar assim devo fechar o meu "trade" nos próximos dias, pois com este fecho a 3.72
Quanto à EDP, tudo na mesma...
Abraços.
EnglishMan
- Anexos
-
- SNC.PNG (25.21 KiB) Visualizado 2174 vezes
-
- Trading2006.PNG (12.49 KiB) Visualizado 2169 vezes