Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
IX Hispana Escreveu:Por acaso, parece-me que está a formar um higher low no curto prazo (mini cup and handle), que poderá levar até ao máximo 18.6 ou ate a ltd 20? Pode ser interessante para quem negoceia curto prazo
Enquanto não houver um fecho acima dos 17,60 com forte volume a coisa não se parece consolidar.
Nesse cenário pode ser que haja um movimento maior e mais rápido.
- Registado: 7/3/2007 19:42
Por acaso, parece-me que está a formar um higher low no curto prazo (mini cup and handle), que poderá levar até ao máximo 18.6 ou ate a ltd 20? Pode ser interessante para quem negoceia curto prazo
- Registado: 16/9/2014 15:30
Tesco contactou consultores para estudar possível saída da Eslováquia, Chequia e Hungria.
https://www.pravda.sk/spravy/ekonomika/ ... eda-expert
A Biedronka slovakia, seria uma potencial compradora dos supermercados sem colocar em causa alei da concorrência local.
https://www.pravda.sk/spravy/ekonomika/ ... slovenskom
https://www.pravda.sk/spravy/ekonomika/ ... eda-expert
A Biedronka slovakia, seria uma potencial compradora dos supermercados sem colocar em causa alei da concorrência local.
https://www.pravda.sk/spravy/ekonomika/ ... slovenskom
a JMT tem estimativas para 38,1 mil milhões de receita.
o P/S com o preço a € 17,20 está em 0,28.
a JMT cresceu nas vendas LFL neste último trimestre, e nas margens apresentadas, quando todos julgavam que iria continuar a descer.
apresentou lucros em queda face ao período homólogo porque as depreciações aumentaram motivado pelo elevado investimento feito na expansão, e também fruto do agravamento dos preços dos combustíveis e em factores cambiais.
dito isto, caso a JMT consiga atingir as estimativas de receita, os múltiplos deprimidos tenderão a retomar, sendo que, com P/S de 0,50 o preço irá superar os € 30,00, fazendo novos máximos históricos.
é uma questão de tempo
o P/S com o preço a € 17,20 está em 0,28.
a JMT cresceu nas vendas LFL neste último trimestre, e nas margens apresentadas, quando todos julgavam que iria continuar a descer.
apresentou lucros em queda face ao período homólogo porque as depreciações aumentaram motivado pelo elevado investimento feito na expansão, e também fruto do agravamento dos preços dos combustíveis e em factores cambiais.
dito isto, caso a JMT consiga atingir as estimativas de receita, os múltiplos deprimidos tenderão a retomar, sendo que, com P/S de 0,50 o preço irá superar os € 30,00, fazendo novos máximos históricos.
- Registado: 2/4/2025 19:55
IX Hispana Escreveu:A vida nao está facil para a cotação da JMT. O ressalto depois de enormes quedas foi muito pequeno, apesar de termos indices em maximos ou perto disso. Hoje é a unica cotada do psi que está negativa.
Os problemas que levaram às quedas dos últimos meses persistem e, como tal, não existe razão para reverter a tendência. As notícias da Colômbia até que nem estão a causar grande impacto, pensei que seria pior.
- Registado: 29/3/2022 14:04
A vida nao está facil para a cotação da JMT. O ressalto depois de enormes quedas foi muito pequeno, apesar de termos indices em maximos ou perto disso. Hoje é a unica cotada do psi que está negativa.
"i don't pay any attention to what economists say, frankly" Warren Buffet
Ara: talvez o crescimento mais interessante
A Ara, na Colômbia, continua a crescer muito rapidamente:
Vendas: cerca de €2,0 mil milhões, +30,2%.
LFL: +6,8%.
EBITDA: +54%.
64 lojas abertas no semestre, 55 líquidas.
É importante porque representa uma fonte de crescimento que pode compensar a maturidade da Biedronka e do Pingo Doce.
A Ara, na Colômbia, continua a crescer muito rapidamente:
Vendas: cerca de €2,0 mil milhões, +30,2%.
LFL: +6,8%.
EBITDA: +54%.
64 lojas abertas no semestre, 55 líquidas.
É importante porque representa uma fonte de crescimento que pode compensar a maturidade da Biedronka e do Pingo Doce.
A Polónia vai ao seu ritmo, bem acima da média, tornando-se um grande da Europa. A Industria, o comércio e serviços em subidas muito importantes. O consumo cresce e cresce.
A Jerónimo Martins deve continuar a crescer vendas já que continua a aumentar e renovar lojas.
A Jerónimo Martins deve continuar a crescer vendas já que continua a aumentar e renovar lojas.
A economia polaca ganha peso na Europa: em 2025, o país ocupa o sexto lugar na UE em PIB nominal.
Tanta agitação para a cotação estar 11 cêntimos acima da que estava quando se conheceram os resultados.
Voltamos à estação zero e só uma quebra convincente dos 17,80 poderá catapultar a coisa para outro voos.
Por outro lado a força vendedora é neste momento mais fraca e poderá ceder à pressão nos próximos tempos.
É aguardar.
Voltamos à estação zero e só uma quebra convincente dos 17,80 poderá catapultar a coisa para outro voos.
Por outro lado a força vendedora é neste momento mais fraca e poderá ceder à pressão nos próximos tempos.
É aguardar.
Naturalmente após resultados fundos acertaram posições e a cotação vai subir para valores acima dos 20 euros.
Os resultados muito positivos desencadearam ums grande procura inicial e após uma redução estratégica de um institucional deu na queda estúpida de medo.
Os resultados muito positivos desencadearam ums grande procura inicial e após uma redução estratégica de um institucional deu na queda estúpida de medo.
Eu, humildemente comprei a 09 de Julho 720 ações a 16.17€, espero não ver nestes valores nos próximos meses.
Já na SONAE estou dentro desde 2018 com 66000 ações a 1.27€, em relação a esta estou um pouco mais preocupado com a aproximação á casa dos 2€, embora a compra recente de ações por parte dos CEO me traga alguma confiança, e também os investimentos que têm vindo a ser feitos.....só acho que esta ação nem sempre replica os fundamentais da empresa.....e o acionista é penalizado.....acho eu...
Bons negócios.
Já na SONAE estou dentro desde 2018 com 66000 ações a 1.27€, em relação a esta estou um pouco mais preocupado com a aproximação á casa dos 2€, embora a compra recente de ações por parte dos CEO me traga alguma confiança, e também os investimentos que têm vindo a ser feitos.....só acho que esta ação nem sempre replica os fundamentais da empresa.....e o acionista é penalizado.....acho eu...
Bons negócios.
Ferreiratrade Escreveu:Só malta rica![]()
![]()
![]()
As minhas humildes 2240 a 18,05 contam para alguma coisa? Sem receios nesta empresa. É uma questão de tempo até estar nos 22 ou 23€ haja paciencia.
A dor de cabeça é menor...
Só malta rica
As minhas humildes 2240 a 18,05 contam para alguma coisa? Sem receios nesta empresa. É uma questão de tempo até estar nos 22 ou 23€ haja paciencia.
- Registado: 4/11/2019 21:29
Partilho a vossa opinião…tenho 9.000 a 17,60 €.
É uma questão de tempo…e saber esperar
Já estive a perder mais de 1€ por ação e ontem foi o que vimos
Bull trap…o que virá a seguir?
É uma questão de tempo…e saber esperar

Já estive a perder mais de 1€ por ação e ontem foi o que vimos
Bull trap…o que virá a seguir?
- Registado: 7/9/2024 8:51
Viva carregaste bem
tenho 8000 a €17,20
tenho 3000 a €17,70
tenho 2500 a €17,20
em 3 contas diferentes.
estou certo que antes que 2027 chegue, vendo!
tenho 8000 a €17,20
tenho 3000 a €17,70
tenho 2500 a €17,20
em 3 contas diferentes.
- Registado: 2/4/2025 19:55
Última tranche e agora é aguardar a evolução da coisa. Se não chegar à zona dos 20€ fica para dividendos.
Preço medio nos 17,70
Posição 10000
Nunca tive tantas.
É um risco grande? É sem dúvida. Vai dar resultados? Acho que sim. Nem que seja à custa de dividendos e muita paciência que é o que me falta por vezes.
Boas férias.
Preço medio nos 17,70
Posição 10000
Nunca tive tantas.
É um risco grande? É sem dúvida. Vai dar resultados? Acho que sim. Nem que seja à custa de dividendos e muita paciência que é o que me falta por vezes.
Boas férias.
Shimazaki_2 Escreveu:Investor Tuga Escreveu:Vai regressar ao fecho de ontem para fechar o Gap e depois retomar a subida…
GAP fechadissimo , já pode subir
Ou talvez não
A Sonae também está a descer e os resultados foram muito bons
Pode ser que seja o setor…

- Registado: 7/9/2024 8:51
Investor Tuga Escreveu:Vai regressar ao fecho de ontem para fechar o Gap e depois retomar a subida…
GAP fechadissimo , já pode subir
Quanto aos resultados do 1.º semestre de 2026, divulgados ontem, a minha leitura é a seguinte:
Pontos positivos
1. O crescimento das vendas mantém-se sólido
Apesar de um contexto económico desafiante, o Grupo continua a aumentar as vendas graças às suas principais insígnias:
Biedronka (Polónia)
Pingo Doce (Portugal)
Ara (Colômbia)
O crescimento resulta sobretudo do aumento de volumes e da expansão da rede de lojas, não apenas de inflação.
2. O negócio continua extremamente resiliente
A distribuição alimentar é um dos setores mais defensivos da bolsa. Mesmo em períodos de menor crescimento económico, as pessoas continuam a comprar alimentos.
Esta característica torna a Jerónimo Martins menos volátil do que empresas industriais ou tecnológicas.
3. Balanço muito sólido
Historicamente a empresa apresenta:
dívida controlada;
forte geração de caixa;
elevada liquidez;
excelente acesso a financiamento.
É uma das empresas portuguesas com melhor qualidade financeira.
4. Elevado retorno sobre o capital
A Jerónimo Martins tem conseguido manter retornos elevados sobre o capital investido, um sinal de boa gestão operacional.
Os aspetos menos positivos
Há alguns fatores que justificam prudência.
1. A Polónia continua muito competitiva
A Biedronka representa a maior parte do negócio do Grupo.
O problema é que:a concorrência do Lidl e de outras cadeias continua intensa; os consumidores permanecem muito sensíveis ao preço;
as promoções continuam a pressionar as margens.
A própria administração tem vindo a alertar para este ambiente competitivo.
2. Margens continuam pressionadas
Embora as vendas cresçam, transformar esse crescimento em lucro continua difícil.
Os custos com:
salários;
energia;
logística;
investimento em preços continuam elevados.
3. Crescimento dos lucros menos expressivo
Já no primeiro trimestre o lucro tinha recuado cerca de 7%, apesar do aumento das vendas, refletindo precisamente a pressão sobre margens e custos.
Solidez financeira
Aqui atribuo uma classificação muito elevada.
Balanço: ★★★★★
Fluxo de caixa: ★★★★★
Qualidade da gestão: ★★★★★
Capacidade de atravessar crises: ★★★★★
Na bolsa portuguesa existem poucas empresas com uma qualidade operacional comparável.
É uma empresa que considero adequada para investidores de longo prazo, sobretudo quem procura estabilidade e dividendos consistentes, embora atualmente o crescimento seja mais moderado do que há alguns anos.
Pontos positivos
1. O crescimento das vendas mantém-se sólido
Apesar de um contexto económico desafiante, o Grupo continua a aumentar as vendas graças às suas principais insígnias:
Biedronka (Polónia)
Pingo Doce (Portugal)
Ara (Colômbia)
O crescimento resulta sobretudo do aumento de volumes e da expansão da rede de lojas, não apenas de inflação.
2. O negócio continua extremamente resiliente
A distribuição alimentar é um dos setores mais defensivos da bolsa. Mesmo em períodos de menor crescimento económico, as pessoas continuam a comprar alimentos.
Esta característica torna a Jerónimo Martins menos volátil do que empresas industriais ou tecnológicas.
3. Balanço muito sólido
Historicamente a empresa apresenta:
dívida controlada;
forte geração de caixa;
elevada liquidez;
excelente acesso a financiamento.
É uma das empresas portuguesas com melhor qualidade financeira.
4. Elevado retorno sobre o capital
A Jerónimo Martins tem conseguido manter retornos elevados sobre o capital investido, um sinal de boa gestão operacional.
Os aspetos menos positivos
Há alguns fatores que justificam prudência.
1. A Polónia continua muito competitiva
A Biedronka representa a maior parte do negócio do Grupo.
O problema é que:a concorrência do Lidl e de outras cadeias continua intensa; os consumidores permanecem muito sensíveis ao preço;
as promoções continuam a pressionar as margens.
A própria administração tem vindo a alertar para este ambiente competitivo.
2. Margens continuam pressionadas
Embora as vendas cresçam, transformar esse crescimento em lucro continua difícil.
Os custos com:
salários;
energia;
logística;
investimento em preços continuam elevados.
3. Crescimento dos lucros menos expressivo
Já no primeiro trimestre o lucro tinha recuado cerca de 7%, apesar do aumento das vendas, refletindo precisamente a pressão sobre margens e custos.
Solidez financeira
Aqui atribuo uma classificação muito elevada.
Balanço: ★★★★★
Fluxo de caixa: ★★★★★
Qualidade da gestão: ★★★★★
Capacidade de atravessar crises: ★★★★★
Na bolsa portuguesa existem poucas empresas com uma qualidade operacional comparável.
É uma empresa que considero adequada para investidores de longo prazo, sobretudo quem procura estabilidade e dividendos consistentes, embora atualmente o crescimento seja mais moderado do que há alguns anos.
azulcordomar Escreveu:A JM é a cotada que sigo com mais afinco e que mais eu acreditava até hoje.
Para mim os resultados são péssimos!!!
1 - Subida da dívida a um ritmo elevado e sem justificação
2 - A Polónia ( Biedronka) que tem sido o motor da companhia está sem força para crescer, e os outros concorrentes, nomeadamente o DINO e o LIDL a crescerem a quase 2 dígitos. (Preocupante).
3 - Portugal o resultado da Insígnia RECHEIO a não crescer e se colocarmos a inflação… até está a diminuir vendas com aumento dos custos.
Coisas boas neste resultados
1 - Hebe a aumentar margem e vendas
2 - Colômbia a Crescer mas nunca vai ser o motor da Companhia
Posto isto, não estou dentro e nem quero entrar. Muita UVA e pouca Parra.
Na verdade a "divida" de que fala não existe, é meramente contabilistica. Excluindo a norma IFRS 16 tem uma posição de caixa liquida portanto, não são assim tão maus tendo em conta tudo o que se passa. Não diria péssimos. Foram mais ou menos. E sim, tem margem de crescimento, mas não é de um dia para outro, é preciso paciencia.
- Registado: 4/11/2019 21:29
A JM é a cotada que sigo com mais afinco e que mais eu acreditava até hoje.
2 - A Polónia ( Biedronka) que tem sido o motor da companhia está sem força para crescer, e os outros concorrentes, nomeadamente o DINO e o LIDL a crescerem a quase 2 dígitos. (Preocupante).
3 - Portugal o resultado da Insígnia RECHEIO a não crescer e se colocarmos a inflação… até está a diminuir vendas com aumento dos custos.
- Registado: 1/6/2010 19:55
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 143 visitantes