Caldeirão da Bolsa

O Caldeirão na Moneyflix

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O Caldeirão na Moneyflix

por previsor » 8/7/2026 14:46

O meu interesse não foi atribuir culpas, mas sim perceber como aconteceu, para quando as condições de mercado forem semelhantes.
As pessoas que referi não foram as culpadas pela descida. A descida foi uma consequência de um movimento de subida muito rápido ao longo de vários anos. O número de anos pode também ser interessante tendo em conta o histórico, mas não vou adicionar mais informação sobre o crash neste tópico

Registado: 15/3/2023 3:21

por Manchini888 » 8/7/2026 13:31

Boas,

Em resumo já se sabe quem foi o culpado pela “Segunda-feira Negra”.

Manchini

Registado: 16/5/2024 9:26

por previsor » 8/7/2026 8:30

O Cavaco na altura do crash de 87 era primeiro ministro. Foi ministro das finanças apenas cerca de um ano, entre 80 e 81.

Cronologia:
● 3 de janeiro de 1980 – Toma posse como Ministro das Finanças e do Plano.
● 4 de dezembro de 1980 – O Primeiro-Ministro Francisco Sá Carneiro morre no desastre de Camarate.
● 9 de janeiro de 1981 – Deixa o cargo de Ministro das Finanças e do Plano, por não integrar o novo Governo chefiado por Francisco Pinto Balsemão.
● 6 de novembro de 1985 – Toma posse como Primeiro-Ministro pela primeira vez, liderando um governo minoritário.
● 19 de julho de 1987 – Vence as eleições legislativas com a primeira maioria absoluta de um só partido após o 25 de Abril.
● 17 de agosto de 1987 – Toma posse o novo Governo de maioria absoluta.
● 6 de outubro de 1987 – O índice BTA (Bolsa Total de Ações, o principal índice da Bolsa de Valores de Lisboa na época, equivalente ao atual PSI-20) atinge o seu máximo histórico.
● 13 de outubro de 1987 – Em entrevista à RTP, alerta para a especulação bolsista e afirma que, em alguns casos, se estava a vender “gato por lebre”.
● 19 de outubro de 1987 – Ocorre a “Segunda-feira Negra” (Black Monday), o grande crash mundial das bolsas.

Bibliografia do Professor Aníbal Cavaco Silva

Um apontamento sobre as médias Dow-Jones
In: Boletim Ciências Económicas. – Coimbra. – Vol. IX (1963-1966).

O mercado de capitais português no período 1961-1965
Lisboa : Editorial Império, 1967.

O mercado financeiro português em 1966
Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 1968.

Contribuition to the study of the influence of each of the 30 Dow-Jones industrial stocks on the average
Instituto Gulbenkian de Ciências, 1968

https://www.gabinetesacramento.pt/pt/pu ... aco-silva/

por previsor » 3/7/2026 20:06

A comparação gráfica entre 1987 e 1929, feita pelo Peter Borish (empregado do Paul Tudor Jones), apareceu no Wall Street Journal na manhã do próprio dia do crash. Nunca foi revelado quem a partilhou com o jornal, mas a publicação muito provavelmente ajudou ao pânico.

Já agora, o gráfico usado foi o do índice Dow Jones. Na altura, era o mais popular.

por djovarius » 3/7/2026 17:08

Pois era isso.
Era de 10% e foi reduzido para 5% - já não me lembrava desse detalhe.
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por previsor » 3/7/2026 9:42

djovarius Escreveu:Nessa altura, em vez de "circuit breakers" a BVL usava um sistema de restrição à queda diária (e às subidas também), de modo que foi um "crash" que se prolongou no tempo em vez de um dia ou uma semana. Não me lembro, mas talvez a queda máxima das ações só poderia ser de 10% ao dia ou algo assim.

Desconhecia

Na Bolsa de Valores de Lisboa, em 1987, existia efetivamente um limite diário de variação das cotações. No entanto, não era de 10%, mas sim de 5%.

O próprio Banco de Portugal refere que, em março de 1986, o limite máximo de variação por sessão foi reduzido de 10% para 5%, precisamente para atenuar as flutuações diárias.

Após o crash de 19 de outubro de 1987, esse limite de 5% teve um efeito importante

* Muitas ações ficaram “presas” no limite máximo de queda (-5%) durante vários dias.
* Acumularam-se milhares de ordens de venda sem compradores.
* O mercado ficou praticamente bloqueado, prolongando o crash por várias sessões em vez de o concentrar num único dia.

A situação tornou-se tão grave que o Governo decidiu alterar temporariamente as regras:

* aumentar o limite de 5% para 20% numa sessão;
* e, poucos dias depois, eliminar completamente esse limite para permitir que os preços encontrassem o seu equilíbrio.

Atualmente, na Euronext Lisbon, não existe um limite diário máximo de queda ou subida das ações.

Em vez disso, existem interrupções de volatilidade:

* Para as ações do PSI, a negociação é normalmente interrompida se o preço variar cerca de 3% (limite dinâmico) ou 8% (limite estático).
* Para a maioria das restantes ações, a interrupção ocorre normalmente com uma variação de cerca de 5% (limite dinâmico) ou 10% (limite estático).

Quando um destes limites é atingido, a negociação é suspensa durante alguns minutos e entra em leilão. Depois reabre e pode continuar a subir ou a descer. Se voltar a atingir os limites de volatilidade, ocorre uma nova interrupção.

Assim, uma ação pode cair muito mais de 10% no mesmo dia, desde que essa queda aconteça através de sucessivas interrupções e reaberturas da negociação.

por previsor » 2/7/2026 19:31

Uma outra curiosidade. Cinco dias antes do crash, um autor foi a um programa de televisão dos EUA apresentar o livro "The Great Depression of 1990: Why It's Got to Happen, How to Protect Yourself". Nesse programa, também comparou o que estava a acontecer com 1929. Então houve outras pessoas que fizeram a mesma comparação.

Mesmo assim, a frase do Cavaco foi um dia antes desse autor do livro ir à televisão. Não sei se o Cavaco estava legalmente impedido de abrir posições short, mas se tivesse dinheiro e tivesse aberto posições short tambem teria ganho bastante

por previsor » 2/7/2026 18:30

O timing do Cavaco era perfeito para entrar short. Na noite em que ele falou, alguns índices dos EUA subiram mais de 1%, e depois desceram sempre até ao crash final.

Por se falar disto, pesquisei um pouco mais sobre o crash de 87. Já sabia sobre o Paul Tudor Jones, mas desconhecia a ligação dele com o George Soros e o Druckenmiller. Acho que essa ligação também pode ter ajudado a que o crash acontecesse.

Nos dias de hoje, acho que as ligações ainda funcionam um pouco assim. Acho que os bilionários e algumas casas de investimento falam uns com os outros. Existem padrões que acontecem e que acho que não aconteceriam se não houvesse uma grande combinação entre as pessoas que têm capacidade para manipular o mercado, porque a maioria das pessoas não olha para eles. Mas isso é outro assunto...

Um resumo:

No verão de 1987, Peter Borish, diretor de investigação de Paul Tudor Jones, começou a estudar a evolução do mercado.

Comparou a evolução do gráfico de 1987 com a do mercado antes do crash de 1929.

Ao fazê-lo, verificou que ambos apresentavam um padrão muito semelhante.

Paul Tudor Jones ficou convencido pela análise e começou a construir posições curtas (short), antecipando um possível crash.

Nessa altura, Paul Tudor Jones e George Soros já se conheciam profissionalmente. Ambos faziam parte do pequeno grupo de gestores macro mais influentes de Wall Street, negociavam através dos mesmos bancos de investimento e brokers e encontravam-se frequentemente em eventos do setor.

Em data desconhecida, mas antes de 16 de outubro de 1987, a análise chegou às mãos de George Soros.

Na sexta-feira, 16 de outubro de 1987, Soros mostrou o estudo a Stanley Druckenmiller. Druckenmiller ficou impressionado com a semelhança entre os padrões de 1929 e 1987.

Na segunda-feira, 19 de outubro de 1987, ocorreu o Black Monday. O Dow Jones Industrial Average caiu 22,61% e o S&P 500 caiu 20,47%, as maiores quedas diárias da história destes índices.

Paul Tudor Jones fechou as suas posições curtas perto do final da sessão e obteve um dos maiores lucros da história dos hedge funds. O Quantum Fund, de George Soros, também beneficiou significativamente do crash.

por djovarius » 2/7/2026 17:05

previsor Escreveu:Ainda só ouvi até à parte da história do Cavaco e do crash de 1987, e essa parte não está bem certa.
É dito que o crash (nos EUA) já tinha acontecido e que depois foi preciso o Cavaco ir à televisão para a bolsa descer em Portugal. Mas, a ordem dos acontecimentos não está correta.
O Cavaco foi à RTP1 na noite de 13 de outubro de 1987 e disse a famosa frase: “Há casos em que se está a vender gato por lebre.”
O crash propriamente dito aconteceu apenas a 19 de outubro de 1987, alguns dias depois, ficou conhecido como o Black Monday, que continua a ser o pior dia da história das bolsas. Alguns índices caíram mais de 20% num único dia.

Boas,
Isto é certo. Lembro-me desse tempo como se fosse hoje. Por acaso só entrei em mercados uns 3 ou 4 anos depois.
Mas "o gato por lebre" foi numa terça-feira, dia 13 e logo a seguir a Bolsa começa a cair, movimento que se amplificou uma semana depois devido ao monstro chamado Wally :twisted: no dia 19.
Nessa altura, em vez de "circuit breakers" a BVL usava um sistema de restrição à queda diária (e às subidas também), de modo que foi um "crash" que se prolongou no tempo em vez de um dia ou uma semana. Não me lembro, mas talvez a queda máxima das ações só poderia ser de 10% ao dia ou algo assim. Era muito famosa a tal "Celulose do Caima" que levou dias a fio a subir pelo máximo permitido e depois dias a fio a cair pelo máximo permitido. Na verdade isso ocorreu com várias.

Depois de mais um momento "Caldeirão - memória", um grande abraço ao Ulisses. Seria porreiro que conseguisses passar por aqui a comentar... sei lá, uma vez por mês ou algo assim. Mas quero ir ao YT ver e ouvir o dito podcast.

Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Ulisses Pereira » 2/7/2026 16:15

Obrigado pelos comentários, vamos ver como será a minha vida nos próximos tempos.

Previsor, tens toda a razão. Mea culpa.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por previsor » 2/7/2026 16:10

Ainda só ouvi até à parte da história do Cavaco e do crash de 1987, e essa parte não está bem certa.
É dito que o crash (nos EUA) já tinha acontecido e que depois foi preciso o Cavaco ir à televisão para a bolsa descer em Portugal. Mas, a ordem dos acontecimentos não está correta.
O Cavaco foi à RTP1 na noite de 13 de outubro de 1987 e disse a famosa frase: “Há casos em que se está a vender gato por lebre.”
O crash propriamente dito aconteceu apenas a 19 de outubro de 1987, alguns dias depois, ficou conhecido como o Black Monday, que continua a ser o pior dia da história das bolsas. Alguns índices caíram mais de 20% num único dia.
Editado pela última vez por previsor em 2/7/2026 16:20, num total de 1 vez.

por Mr.Warrior » 2/7/2026 15:01

Uma entrevista interessante e descontraída, e ri-me bastante com o " é sempre bom quando se fala depois de Joe Berardo".
Não sabia quem era o Ulisses e fiquei contente por associar uma cara ao user.
Votos de felicidade e sucesso nesta jornada que se avizinha.
Abraço!

Registado: 14/10/2024 13:16

por Apramg » 2/7/2026 13:48

O caldeirao precisa de alguém que revitalize este espaço. É com uma esperança enorme que volto a ler mensagens do Ulisses.

Registado: 5/9/2013 12:26

por Goya777 » 2/7/2026 13:20

Mesmo que pouco tempo, participa quando assim tiveres disponibilidade! Seguramente será apreciado pelos participantes que o Druida-mor volte :D

Registado: 17/7/2014 22:33

por ClyssaN » 2/7/2026 13:12

Viva,

O tempo passa mesmo muito rápido.

Gostei do podcast!

Arranja um tempinho para viras cá deixar a tua opinião.

Abraço

Registado: 19/4/2007 12:54

O Caldeirão na Moneyflix

por Ulisses Pereira » 2/7/2026 11:47

Participei num podcast da Moneyflix onde conto inúmeras histórias minhas e dos mercados dos últimos 30 anos, onde falo do Caldeirão e das razões que me levaram a ter que deixar de participar neste nosso espaço mágico.

Esteve disponível na app da Moneyflix mas hoje já está disponível no Spotify e youtoube: https://www.youtube.com/watch?v=mFhBSvrm7UU

Fica também a promessa de que, se arranjar mais tempo, para dedicar a conversas e análises sobre os mercados, também começarei a participar mais por aqui, embora sem o ritmo e assiduidade de outrora porque a minha vida não o permite, conforme expliquei na entrevista.

Mas confesso as minhas saudades deste nosso Caldeirão.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 204 visitantes