Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por pmlcastanho » 26/6/2026 18:46

:shame:
Pageup Escreveu:Era importante fechar acima dos 4,80, se borregar o vôo, volta a andar mais um tempo dentro do rectângulo, e vou esperá-la mais abaixo.

Fica mais um pouco, a festa ainda agora começou.

Registado: 9/12/2025 16:04

por Pageup » 25/6/2026 14:40

Era importante fechar acima dos 4,80, se borregar o vôo, volta a andar mais um tempo dentro do rectângulo, e vou esperá-la mais abaixo.

Registado: 1/4/2019 10:52

por J.f.vieira » 25/6/2026 9:11

Antes de mais, quero manifestar a minha solidariedade para com o povo venezuelano. As notícias que têm chegado são devastadoras e, acima de qualquer análise económica ou bolsista, o mais importante são as vidas perdidas, os feridos e as milhares de famílias que viram as suas casas e comunidades afetadas por esta tragédia.

É nestes momentos que se percebe a importância da cooperação internacional e da capacidade de mobilização de ajuda humanitária para apoiar quem mais precisa.

Olhando depois para a vertente económica e empresarial, vejo um potencial cenário interessante para a Mota-Engil no médio/longo prazo.

A reconstrução não se limita a habitação. Estamos a falar potencialmente de estradas, pontes, infraestruturas urbanas, redes de água e saneamento, energia, aeroportos e outros equipamentos públicos. Se existir mobilização de apoio internacional e financiamento por parte de organismos multilaterais ou de países europeus, empresas com experiência em grandes projetos de engenharia poderão beneficiar.

A Mota-Engil tem um histórico forte em infraestruturas e uma presença relevante na América Latina, o que a coloca numa posição que merece ser acompanhada caso surjam programas de reconstrução na região.

Não estou a dizer que isto terá impacto imediato nos resultados nem que existam contratos anunciados. Mas os mercados costumam antecipar oportunidades futuras muito antes de estas aparecerem nas contas das empresas.

Por isso, para além dos fatores habituais que influenciam a cotação, considero que vale a pena acompanhar a evolução dos planos de reconstrução e do eventual envolvimento de empresas internacionais de construção. A meu ver, pode ser um catalisador positivo para a Mota-Engil nos próximos meses ou anos, caso se confirmem investimentos de grande dimensão.

Naturalmente, esta é apenas uma opinião pessoal e não constitui recomendação de investimento. Entretanto, os meus pensamentos estão com todas as vítimas, as suas famílias e todos aqueles que estão a trabalhar no terreno para ajudar a população afetada.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por Kiko_463 » 24/6/2026 0:07

Ao tempo que se fala deste negócio? A acontecer o acordo, já não será novidade e estará descontado! O certo é que esse negócio está emperrado. À Vale não lhe interessa e a anterior concessionária desistiu do projeto, por isso não deve ser coisa boa. A curto prazo são exigências enormes de investimento. O Brasil corre o risco de ficar com um elefante branco. O ministro disse que teriam acordo para breve e o tempo passou e nada aconteceu. Porém em casamento demorado quase sempre o diabo mete o rabo....e o triângulo pode ir à vida. A ver que passará. Para mim perfeito era em janeiro de 2027 estar a valer 7€.
Anexos
Screenshot_20260624_234723_com_android_chrome_ChromeTabbedActivity.jpg

Registado: 2/1/2024 11:03

por Rolling_Trader » 23/6/2026 23:22

Há sempre quem queira desenterrar o fantasma do aumento de capital na Mota-Engil, tudo serve de pretexto, desta vez é a Bamin.

Sobre essa possibilidade, a mensagem da administração, durante a apresentação do plano estratégico para 2030, foi clara como a água: o projeto está a ser analisado, mas não está incluído no plano estratégico até 2030.

Portanto se as metas apresentadas até 2030 não dependem da Bamin, não há pressão para a administração fazer um mau negócio ou penalizar os acionistas com um aumento de capital.

Porém a compra da Bamin não deixa de ser uma oportunidade brutal. O vice presidente referiu, e cito:

can generate about four four to five billion dollars in construction [...]
it goes into construction [...] rail logistics [...] ports [...] and mining, both as an investor and an operator

Foi levantada a possibilidade de “abrir capital” na unidade de mining, mas, caramba, abrir capital não é sinónimo de aumento de capital.

Tipicamente significa entrada de parceiros, investidores financeiros ou estratégicos numa subsidiária ou num projeto específico, o que permitiria financiar o crescimento e partilhar o risco sem diluir a participação dos acionistas ao nível da holding.

Aliás isso é o que a Mota tem mais... os infames "interesses minoritários" que muitos criticam, mas é o que permite à Mota ter a receita que tem e os projetos que tem.

Na apresentação do plano estratégico, quando foi colocada uma pergunta direta sobre um eventual aumento de capital da empresa, a resposta foi taxativa por parte do CEO:

if we are foreseeing any capital increase of the company in the next cycle, no we are not, that is completely out of the question

A empresa explicou também como pretende financiar o investimento previsto até 2030: geração de caixa, rotação seletiva de ativos e parcerias... os clássicos... Ferrero Roche e Mon Cherrie, nunca passam de moda :lol:

Note-se que a Mota nunca fez um aumento de capital para financiar projetos nos seus 26 de existência enquanto "Mota-Engil", nem seria agora que iria começar, especialmente porque destruiria completamente a confiança dos investidores na ação (que já não é muita diga-se de passagem, era "suicídio" reputacional).

Se a Bamin avançar, não tenho dúvidas que será em moldes que façam sentido, ou seja, sem comprometer os rácios financeiros, sem colocar em causa as metas para 2030, sem travar o crescimento anual e sem sacrificar o retorno esperado para os acionistas.

Aliás só fará sentido se permitir reforçar e superar as metas do plano apresentado até 2030... assim sim se reporia confiança no título.

Nota para a administração: Despachem lá isso da Bamin :lol: e façam um ''upgrade'' ao plano estratégico como fizeram para o de 2026... seria uma boa maneira de catapultar a cotação até aos 8€ :mrgreen:

Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"

por Aqui_Vale » 23/6/2026 4:44

Apenas um Boneco.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 22Junho.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por J.f.vieira » 22/6/2026 21:21

pmlcastanho Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:https://sapo.pt/artigo/mota-engil-assina-contrato-de-207-milhoes-para-construir-fabrica-de-baterias-de-litio-em-sines-6a39102300d7361927f76991

Mais um contrato importante para a Mota-Engil.

Estamos a falar de 207 milhões de euros para a construção da fábrica de baterias de lítio em Sines, um dos maiores projetos industriais em curso em Portugal.

Pode não fazer disparar a cotação, mas é mais uma prova da capacidade da empresa para ganhar obras relevantes e reforçar a sua carteira de encomendas.

Enquanto isso, a Mota-Engil continua a somar contratos e a crescer. O mercado é que parece ainda não querer dar grande importância a isso.

J.f.vieira

Sobre a questão da subavaliação da Mota, ninguém se atreve a pagar o prémio pela ação, isso é notório, anda no canal do preço justo, á meses.

Não será o negócio da Bahmina, a deixar os investidores de pé atrás?

Onde é que eles vão arranjar dinheiro sem sobrecarregar a divida (que dizem ir diminuir), sem ser por aumento de capital?

Podemos ter um aumento de capital equivalente a 3 ou 4x o valor da Mota em bolsa num futuro próximo?

Agradecia a sua opinião.

................ ................. ...................

Caro pmlcastanho,

Penso que a questão importante aqui não é apenas se a Mota-Engil pode avançar para a Bamin, mas sim em que condições financeiras isso aconteceria.

E é precisamente por isso que me parece excessivo falar, já à partida, num aumento de capital equivalente a 3 ou 4 vezes o valor da empresa em bolsa. Num projeto desta dimensão, o normal não é a Mota-Engil suportar sozinha todo o investimento como se estivesse a comprar um ativo integralmente com capital próprio. Em operações desta natureza, o habitual é existir uma estrutura mais complexa,com financiamento de projeto, dívida de longo prazo, eventual entrada de parceiros e mecanismos próprios para repartir risco e capital.

Ou seja, a minha leitura é que o mercado pode estar a penalizar a incerteza sobre o negócio, mas isso não é o mesmo que assumir uma diluição brutal dos acionistas. Se esse fosse realmente o cenário base, penso que a cotação já estaria a refletir isso de forma muito mais agressiva.

Também me parece importante recordar que a Mota-Engil tem vindo a sinalizar disciplina financeira e a intenção de reduzir o peso da dívida ao longo do tempo. Isso não combina com uma operação estruturada de forma irresponsável ou com recurso a capital próprio em escala desproporcionada.

Por isso, para mim, a pergunta certa não é “vai haver aumento de capital?”
A pergunta certa é: a operação será estruturada de forma equilibrada, com risco controlado e potencial de criação de valor, ou vai ficar mal desenhada e penalizar a ação?

Até prova em contrário, eu continuo a achar que o mercado está mais a descontar o medo do que a avaliar a execução possível. E, no caso da Mota-
Engil, acho que é precisamente aí que pode estar a oportunidade.

J.f.vieira

por pmlcastanho » 22/6/2026 18:01

J.f.vieira Escreveu:https://sapo.pt/artigo/mota-engil-assina-contrato-de-207-milhoes-para-construir-fabrica-de-baterias-de-litio-em-sines-6a39102300d7361927f76991

Estamos a falar de 207 milhões de euros para a construção da fábrica de baterias de lítio em Sines, um dos maiores projetos industriais em curso em Portugal.

Pode não fazer disparar a cotação, mas é mais uma prova da capacidade da empresa para ganhar obras relevantes e reforçar a sua carteira de encomendas.

Enquanto isso, a Mota-Engil continua a somar contratos e a crescer. O mercado é que parece ainda não querer dar grande importância a isso.

J.f.vieira

Sobre a questão da subavaliação da Mota, ninguém se atreve a pagar o prémio pela ação, isso é notório, anda no canal do preço justo, á meses.

Não será o negócio da Bahmina, a deixar os investidores de pé atrás?

Onde é que eles vão arranjar dinheiro sem sobrecarregar a divida (que dizem ir diminuir), sem ser por aumento de capital?

Podemos ter um aumento de capital equivalente a 3 ou 4x o valor da Mota em bolsa num futuro próximo?

Agradecia a sua opinião.

por J.f.vieira » 22/6/2026 13:37

https://sapo.pt/artigo/mota-engil-assin ... 1927f76991

J.f.vieira

por Dragon56 » 21/6/2026 12:16

:clap:
pmlcastanho Escreveu:Quando é o concurso do 2 troço TGV ?
Ob.

Dia 29 deste mês, creio.[/quote]
Obrigado.

Registado: 28/5/2025 23:55

por pmlcastanho » 21/6/2026 4:07

Quando é o concurso do 2 troço TGV ?
Ob.[/quote]

Dia 29 deste mês, creio.

por Dragon56 » 20/6/2026 12:40

pmlcastanho Escreveu:Gap fechado, rebound na LTA, macro a acalmar, tem tudo para voltar aos 4.80 e voltar a testar os 5.

Penalizada pelo atraso de obras em Portugal, e aumento das taxas de juro, que penalizam parte da divida.

Se ganhar o 2⁰ troço da AV pode ser que chegue a tocar nos 5 este mês ainda.

Mais uma volta na montanha russa da Mota.

Quando é o concurso do 2 troço TGV ?
Ob.

por J.f.vieira » 19/6/2026 19:48

?????

https://www.bnamericas.com/pt/feature/m ... -no-brasil

Mais uma notícia que reforça uma ideia que o mercado parece ainda não estar a valorizar devidamente: a mineração está a voltar a ser um dos grandes motores dos investimentos logísticos no Brasil.

Quando se fala em novas ferrovias, portos e corredores de transporte associados ao minério de ferro, é impossível não pensar nos projetos da Bamin, FIOL e Porto Sul, temas que continuam ligados ao nome da Mota-Engil.

Não é uma notícia que traga um contrato novo amanhã, mas ajuda a perceber que o enquadramento para grandes projetos de infraestruturas continua favorável. E quando o setor mineiro acelera, normalmente as necessidades de investimento em logística aceleram também.

Na minha opinião, é mais uma peça do puzzle que reforça o potencial estratégico dos projetos que a Mota-Engil tem vindo a acompanhar no Brasil.

J.f.vieira

por pmlcastanho » 19/6/2026 16:08

Gap fechado, rebound na LTA, macro a acalmar, tem tudo para voltar aos 4.80 e voltar a testar os 5.

Penalizada pelo atraso de obras em Portugal, e aumento das taxas de juro, que penalizam parte da divida.

Se ganhar o 2⁰ troço da AV pode ser que chegue a tocar nos 5 este mês ainda.

Mais uma volta na montanha russa da Mota.

por MADPIX » 18/6/2026 16:14

Os gráficos do Investing foram alterados /:\
Já tive mais motas no stand, esperava que esta corrida fosse ao limite superior do canal que tem vindo a lateralizar desde abril.
Bons Negócios
Anexos
MOTA_P1D_20260618_1430.png

Registado: 29/11/2007 3:13

por minibull » 16/6/2026 16:52

A inevitabilidade da necessidade da subida de juros, divide muitos profissionais da área, pelo que não se vislumbra que possa vir a ocorrer outro aumento, pelo menos nos tempos mais próximos, salvo por motivos imprevisiveis que possam vir a ocorrer a nível mundial.

A ser assim, uma pequena subida de juros, que poderá afectar negativamente as concorrentes mais directas da Mota-Engil, nomeadamente as grandes construtoras espanholas, que dependem muito de crédito concedido directamente pela banca (até por uma política de Espanha e da banca em promoverem as empresas do país, aliás facto que a própria Mota-Engil já tem apontado como um factor que a empresa tem que concorrer quando confrontada com empresas espanholas que se apresentam a concurso numa situação de vantagem. No entanto, com uma subida da Euribor, os bancos por muito que queiram proteger as empresas no mesmo país, terão que passar esse custo para as empresas a quem emprestam, salvo risco para os próprios bancos). Ora isto não afectará muito significativamente a Mota-Engil, pois a mesma, muito habilmente coloca grande parte da sua dívida np retalho, onde a procura por dívida da empresa chega a ser mais do dobro da oferta. Acrescendo ainda o facto que a Mota-Engil tem vindo a fazer rotação de dívida, garantindo a mesma taxa por vários anos.

A correção de hoje é normal, sobretudo a seguir a um dia de grande subida; e mesmo sem bola de cristal, parece ser tomada de mais valias, por parte de pequenos investidores, que eventualmente tenham "entrado" para fazer um pequeno negócio de ocasião, e se deem por satisfeitos com um pequeno lucro, e sempre com a dúvida "ah e tal já foi feita a paz 40 vezes, e durou 2 dias, vele mais sair com um pássaro na mão". Os chamados, na gíria, os mãos fracas. Mas que é uma atitude humanamente compreensível. Ou apenas e simplificando a questão, e citando o grande Ulisses, é mais um dia normal de Bolsa. Ao que eu acrescentaria, "isto" não é sempre a subir, e as correções são saudáveis.

Registado: 17/5/2021 15:59

por Dragon56 » 16/6/2026 15:59

Já ontem dava para pwrceber esta queda , de manha subiu e após o anuncio da Lagarde da subida dos juros desceu vertiginosamente até ao fecho, e a subida de juros para as construtoras nao é nada de positivo

por previsor » 16/6/2026 14:47

pmlcastanho Escreveu:Correção técnica depois da subida em cunha

Também é assim que descrevo tanto a subida como a descida, ou diria que subiu depois do preço ter formado uma cunha e desceu depois de ter chegado à resistência

Registado: 15/3/2023 3:21

por pmlcastanho » 16/6/2026 14:19

Correção técnica depois da subida em cunha, com sorte amanhã fecha o segundo gap, e recomeça a montanha russa. : )

por Dragon56 » 16/6/2026 14:18

previsor Escreveu:Hoje a EGL desceu. Talvez tenha sido por causa do Trump ter dito que o acordo com o Irão já foi assinado electronicamente. Compra-se no rumor e vende-se no facto. Ou então não tem nada a ver com isso e é apenas uma consequência de vendas junto de resistências técnicas. Acho mais provavel a segunda opção

Fundos shorters a rentabilizar à custa da subida de juros do BCE.

por previsor » 16/6/2026 13:04

Hoje a EGL desceu. Talvez tenha sido por causa do Trump ter dito que o acordo com o Irão já foi assinado electronicamente. Compra-se no rumor e vende-se no facto. Ou então não tem nada a ver com isso e é apenas uma consequência de vendas junto de resistências técnicas. Acho mais provavel a segunda opção

Registado: 15/3/2023 3:21

por AlfaTrader » 15/6/2026 14:23

Espero que sim, tenho as minhas à espera dessa subida. :pray: :pray:

BN
AlfaTrader

Registado: 29/4/2016 17:00

por J.f.vieira » 15/6/2026 14:15

Há uma altura em que o mercado deixa de premiar a pressa e começa a premiar a paciência.

Na Mota-Engil, depois de uma correção já significativa, com resultados sólidos, carteira de encomendas em máximos e uma estratégia de crescimento cada vez mais visível, começa a parecer-me que o preço já descontou demasiada prudência e pouca expectativa.

Muitos continuam a olhar para o passado recente, mas eu prefiro olhar para o enquadramento atual e para aquilo que a empresa tem vindo a construir. E, sinceramente, penso que estamos numa zona em que omercado pode estar prestes a reconhecer isso de forma mais evidente.

Na minha leitura, a pressão vendedora perdeu força e o potencial de surpresa está agora claramente mais do lado da subida. Quem acompanha a ação com atenção percebe que esta fase pode estar a preparar um movimento que muitos ainda não estão a querer ver.

Posso estar enganado, como qualquer investidor, mas não me admiraria nada que a Mota-Engil começasse já hoje, a iniciar uma subida mais consistente e capaz de apanhar muita gente desprevenida.

J.f.vieira

por Kiko_463 » 15/6/2026 13:49

Participação na Duro Felguera a valorizar +40% num dia. Qual o impacto nos resultados trimestrais da Mota?

Claude AI responde que....

"Se a Duro Felguera valorizar 40% hoje, o impacto nos resultados da Mota-Engil é nulo — a Mota-Engil já não é acionista. O capítulo Duro Felguera está encerrado para o grupo português, com um desfecho claramente negativo para os investimentos realizados entre 2023 e 2025."

Registado: 2/1/2024 11:03

por J.f.vieira » 15/6/2026 10:39

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], icemetal, mjcsreis e 156 visitantes