EDP - Tópico Geral
Re: EDP - Tópico Geral
Nunca chegaram a receber nada pelo projeto cancelado na Colômbia?
- Registado: 29/11/2007 4:19
que benefícios tem para a EDP a valorização do real face ao dólar?
resposta gemini
A valorização do Real (BRL) face ao Dólar (USD) beneficia a operação brasileira da EDP (EDP Brasil) e, consequentemente, o grupo consolidado, através da redução de custos operacionais e da melhoria do perfil de endividamento.
Embora o grupo EDP consolide as suas contas em Euros, a relação Real/Dólar é crítica para a rentabilidade no mercado brasileiro:
Redução de Custos de Equipamento (CAPEX): A EDP tem um forte plano de investimento em energias renováveis e redes de distribuição. Muitos componentes tecnológicos (como painéis solares e turbinas eólicas) são cotados globalmente em dólares. Um real mais forte permite à EDP Brasil adquirir estes ativos a um custo menor em moeda local.
Alívio na Dívida em Moeda Estrangeira: Parte do financiamento da EDP Brasil pode estar exposta ao dólar. A valorização do real reduz o montante necessário (em BRL) para pagar juros e amortizar o principal de dívidas contraídas em dólares, melhorando os rácios de alavancagem.
Controlo da Inflação e Juros: Um dólar mais baixo no Brasil ajuda a conter a inflação, o que pode levar a uma redução da taxa Selic (juros básicos). Como a EDP é uma empresa de capital intensivo, juros mais baixos reduzem o custo de financiamento no mercado doméstico.
Proteção de Margens na Operação de Geração: Embora as receitas sejam maioritariamente indexadas à inflação local, certos custos operacionais e de manutenção de centrais elétricas têm componentes indexados ao dólar. A valorização da moeda brasileira protege estas margens.
resposta gemini
A valorização do Real (BRL) face ao Dólar (USD) beneficia a operação brasileira da EDP (EDP Brasil) e, consequentemente, o grupo consolidado, através da redução de custos operacionais e da melhoria do perfil de endividamento.
Embora o grupo EDP consolide as suas contas em Euros, a relação Real/Dólar é crítica para a rentabilidade no mercado brasileiro:
Redução de Custos de Equipamento (CAPEX): A EDP tem um forte plano de investimento em energias renováveis e redes de distribuição. Muitos componentes tecnológicos (como painéis solares e turbinas eólicas) são cotados globalmente em dólares. Um real mais forte permite à EDP Brasil adquirir estes ativos a um custo menor em moeda local.
Alívio na Dívida em Moeda Estrangeira: Parte do financiamento da EDP Brasil pode estar exposta ao dólar. A valorização do real reduz o montante necessário (em BRL) para pagar juros e amortizar o principal de dívidas contraídas em dólares, melhorando os rácios de alavancagem.
Controlo da Inflação e Juros: Um dólar mais baixo no Brasil ajuda a conter a inflação, o que pode levar a uma redução da taxa Selic (juros básicos). Como a EDP é uma empresa de capital intensivo, juros mais baixos reduzem o custo de financiamento no mercado doméstico.
Proteção de Margens na Operação de Geração: Embora as receitas sejam maioritariamente indexadas à inflação local, certos custos operacionais e de manutenção de centrais elétricas têm componentes indexados ao dólar. A valorização da moeda brasileira protege estas margens.
"i don't pay any attention to what economists say, frankly" Warren Buffet
Bom... para ilustrar o que queria dizer no meu último post, de dia 21.
Desculpem mesmo o "sarrabisco", bastante tosco e com certeza mal feito...
Portanto, o primeiro toque na linha é em meados de dezembro e não novembro, como erradamente tinha dito. E dia 21, de facto, fechou precisamente nos 4,21 e tocou na resistência que o yaya referiu.
Acabei por tomar uma boa decisão, provavelmente baseado em pressupostos errados...

Desculpem mesmo o "sarrabisco", bastante tosco e com certeza mal feito...
Portanto, o primeiro toque na linha é em meados de dezembro e não novembro, como erradamente tinha dito. E dia 21, de facto, fechou precisamente nos 4,21 e tocou na resistência que o yaya referiu.
Acabei por tomar uma boa decisão, provavelmente baseado em pressupostos errados...

Esta manhã tive uma reunião com gestores fundos e a conclusão parece clara. Investir no setor energia. Um ciclo se aproxima a passos largos e a EDP é a mais subavaliada entre congéneres.
Mais um incentivo do governo à compra de veículos eletricos. Mais um indicador de transição energética e impulso para as produtoras e comercializadoras de energia.
Data centers de AI preparam instalação em Portugal tendo como referência capacidade do país na produção renovável
Data centers de AI preparam instalação em Portugal tendo como referência capacidade do país na produção renovável
Boa notícia,
O departamento comercial da EDP Comercial está mexer-se bem para fazer crescer carteira de clientes Edp.
Fonte: Notícias de Coimbra
https://share.google/M29GGpXUXKuLGU6GW
O departamento comercial da EDP Comercial está mexer-se bem para fazer crescer carteira de clientes Edp.
Fonte: Notícias de Coimbra
https://share.google/M29GGpXUXKuLGU6GW
- Registado: 12/1/2008 0:35
Sim, faz sentido. O que são 18B no caso da EDP para uma Meta, Alphabet?!
trend=friend Escreveu:As medidas europeias para uma eletrificação acelerada vão ter repercussões na edp. Até eliminação de excise taxes!
O seu valuation é de uma típica midcap americana e tem o ativo mais procurado no planeta neste momento. Não me surpreenderá se os hyperscalers começarem a comprar utilities brevemente para garantirem os seus PPAs de forma mais direta
As medidas europeias para uma eletrificação acelerada vão ter repercussões na edp. Até eliminação de excise taxes!
O seu valuation é de uma típica midcap americana e tem o ativo mais procurado no planeta neste momento. Não me surpreenderá se os hyperscalers começarem a comprar utilities brevemente para garantirem os seus PPAs de forma mais direta
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
"Crise não é energética, é de combustíveis, diz comissário europeu"
https://eco.sapo.pt/2026/04/21/crise-na ... o-europeu/
E no entanto, cá no burgo, a nossa comunicação social continua a usar o termo "crise energética".
E o governo idem para meter as elétricas no mesmo saco do imposto sobre lucro extraordinário das petrolíferas.
Já a banca é que não têm a mesma ousadia de meter no mesmo saco do lucro extraordinário. O que é extraordinário.
https://eco.sapo.pt/2026/04/21/crise-na ... o-europeu/
E no entanto, cá no burgo, a nossa comunicação social continua a usar o termo "crise energética".
E o governo idem para meter as elétricas no mesmo saco do imposto sobre lucro extraordinário das petrolíferas.
Já a banca é que não têm a mesma ousadia de meter no mesmo saco do lucro extraordinário. O que é extraordinário.
Shimazaki_2 Escreveu:yaya Escreveu:Shimazaki_2 Escreveu:No semanal, bateu na ltd e recuo, visivel a divergencia negativa
Não me parece que essa ltd faça sentido.
No mensal rompeu o canal descendente há meses e bateu numa zona de resistência.
Yaya concordo com essa LTD quebrada pra cima,
A ltd apresentada é uma suposição minha
O gráfico do ETF das renováveis do Nasdaq é mais explícito ainda.
yaya Escreveu:Shimazaki_2 Escreveu:No semanal, bateu na ltd e recuo, visivel a divergencia negativa
Yaya concordo com essa LTD quebrada pra cima,
A ltd apresentada é uma suposição minha
- Registado: 16/9/2014 15:30
Shimazaki_2 Escreveu:No semanal, bateu na ltd e recuo, visivel a divergencia negativa
cmsbarros Escreveu:junas Escreveu:Depois destas duas quedas abruptas, qual a tendêncía da ação.
Esta questão é para aqueles que sabem analisar gráficos.
Obrigado.
Ora bem... não vou colocar aqui nenhum "sarrabisco", nos quais não sou propriamente qualificado...
No entanto, analisando os dados a 6 meses, podemos verificar um primeiro ponto em meados de Novembro onde cotou a cerca de 3,70€ e onde poderemos considerar o primeiro ponto para desenhar a linha de tendência. Considerando ainda o fundo de 9 de Março onde cotou a cerca de 4,20€ para o segundo toque, a linha traz-nos precisamente a este intervalo onde está agora... cerca de 4,41€, a 4,45€
Alguém pode confirmar a tese? Ou apresentar outra alternativa?
Ora eu apanhei uma panelada delas sensivelmente acima deste valor... fui guloso e com pressa de ir ao pote...![]()
Agora é vigiar esta zona... se a corda começar a pesar muito... vou largar, que aqui o "je" não é gajo de fazer muita força com pesos pesados! Se por outro lado, for insuflada com hélio, fico a segurar no cordel...
O que vejo, sem comentários, tenho estado renitente sobre os mercados com o tema do Irão, hoje isto, amanhã aquilo... muitas incertezas
junas Escreveu:Depois destas duas quedas abruptas, qual a tendêncía da ação.
Obrigado.
Ora bem... não vou colocar aqui nenhum "sarrabisco", nos quais não sou propriamente qualificado...
No entanto, analisando os dados a 6 meses, podemos verificar um primeiro ponto em meados de Novembro onde cotou a cerca de 3,70€ e onde poderemos considerar o primeiro ponto para desenhar a linha de tendência. Considerando ainda o fundo de 9 de Março onde cotou a cerca de 4,20€ para o segundo toque, a linha traz-nos precisamente a este intervalo onde está agora... cerca de 4,41€, a 4,45€
Alguém pode confirmar a tese? Ou apresentar outra alternativa?
Ora eu apanhei uma panelada delas sensivelmente acima deste valor... fui guloso e com pressa de ir ao pote...
Agora é vigiar esta zona... se a corda começar a pesar muito... vou largar, que aqui o "je" não é gajo de fazer muita força com pesos pesados! Se por outro lado, for insuflada com hélio, fico a segurar no cordel...
A Bernstein a aumentar o price target e ela a cair...
- Registado: 11/6/2008 21:46
Depois destas duas quedas abruptas, qual a tendêncía da ação.
Obrigado.
Obrigado.
- Registado: 11/6/2008 21:46
Começou a devolução das tarifas ilegais de trump
US$ 166B mais juros.
Está a correr bem, e vai acabar ainda melhor.
https://www.foxbusiness.com/economy/tru ... t-decision
US$ 166B mais juros.
Está a correr bem, e vai acabar ainda melhor.
https://www.foxbusiness.com/economy/tru ... t-decision
BenjaminMartins Escreveu:Parece me que o se pretende é tributar as empresas petrolíferas que vão arrecadar elevadas receitas com o aumento do petróleo e devido ao impacto ambiental desta energia.yaya Escreveu:Pela segunda vez temos um gov a deixar a banca de fora num novo imposto sobre lucros extraordinários (windfalltax), não se sabe se por esquecimento, populismo, ideologia, outra coisa qualquer ou um mix de várias coisas.
Primeiro durante a pandemia, com gov PS, que lançou windfaltax sobre a energia e o retalho. Quanto ao imposto sobre o retalho foi um autêntico fiasco, comprovando que se tratou de uma medida populista. No total gerou receita fiscal de apenas 5M contra os esperados 100M. A urgência era tanta que ainda não destinaram o uso do imposto arrecadado.
Mas, inexplicavelmente, deixaram de fora a banca que foi quem mais lucrou na pandemia com a subida das taxas de juro.
Lucros em 2023:
Banca 4,4B (todos bancos)
Energia 2,63B (Galp + EDP + EDPR + REN)
Retalho 1,1B (Son + JM)
Agora com gov PPD, devido à guerra provocada por trump no médio oriente, repete-se o cenário e a banca volta a escapar ao windfaltax.
A moral seletiva, baseada no contexto do populismo mediático:
- energéticas lucrarem com tensões geopolíticas? problema
- bancos beneficiarem com subidas das taxas juro? não há problema
https://eco.sapo.pt/2026/04/14/bruxelas ... e-energia/
Parece-te mal, a notícia diz "empresas de energia".
https://eco.sapo.pt/2026/04/14/bruxelas ... e-energia/
psandrade Escreveu:Goya777 Escreveu:Abade19 Escreveu:Banco of América fez ontem uma revisão em baixa.
tens mais detalhes?
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... a-casa-mae
é o mercado a funcionar . Se todos gostasse do branco era monótono. Eu aposto na subida. A EDP está num novo ciclo de subidas e nada, nem ninguém a deterá. Tecnicamente falando que é o que conta. Quando estava em ciclo de descidas, qq noticia positiva nada a deteve a cair ainda mais
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Goya777 Escreveu:Abade19 Escreveu:Banco of América fez ontem uma revisão em baixa.
tens mais detalhes?
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... a-casa-mae
- Registado: 12/5/2014 10:53
€3.90? Mmm... muito pessimismo na minha optica
- Registado: 17/7/2014 22:33
Goya777 Escreveu:Abade19 Escreveu:Banco of América fez ontem uma revisão em baixa.
tens mais detalhes?
a pergunta não foi para mim e eu não tenho muito mais a acrescentar, mas a nova recomendaçao e preço-alvo dado pelo Bank of America, é underperform e 3.90 eur, com data de 16 Abr 2026.
tentei incluir o link para a página da edp onde se pode ver essa informação, mas nao consigo, nao faço ideia se terá a ver com a situação (irritante e persistente) relacionada com os cookies.
- Registado: 28/8/2020 21:46
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], MADPIX, malakas, pbasto, VALHALLA e 158 visitantes