Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
E os curtos como se estão a sentir? A mota é conhecida por arranques explosivos. Fica aqui a sugestão do Gráfico semanal com as médias móveis alinhadas.
A Mota está imparavel e se o doido da Casa Branca não fizer ondas, depois dos resultados do 1 semestre está acima dos 5 €.
- Registado: 28/5/2025 23:55
Esse projeto mostra a capacidade empreendedora e de antecipação ao propor soluções chave na mão aos governos que estão ávidos de deixar obra feita.
para mim, a MOTA é o CEO, que a mim me basta ouvir as conferencias de resultados para perceber que é 1 "killer"....esperto, experiente, familiar do fundador.... todas as condicoes para levar a mota a novos patamares! 

- Registado: 10/11/2011 10:05
Dragon56 Escreveu:Este projeto ns RCD da Can 2029 não passa disso mesmo, a organização do campeonato africano ainda não foi atribuído a nenhum país africano, não especulem.....
Ninguém está a especular, estamos a discutir uma notícia veiculada na comunicação social da República Democrática do Congo, ninguém está a assumir que se vai efetivamente concretizar.
A CAF - Confederação Africana de Futebol inspeciona antecipadamente os países candidatos para garantir que cumprem os requisitos de eligibilidade a nível de estádios (em termos de capacidade e segurança) mas também da adequação das infraestrtuturas de suporte como hospitais, hotéis, redes rodoviárias e de comunicações.
Portanto, para que a RDC, possa sequer ser candidata à organização do evento, tem de garantir que cumpre os requisitos de elegibilidade, pelo que não é descabido que esteja prestes a ser assinado um contrato desta natureza antecipadamente à apreciação das candidaturas.
Podemos alegar que a especulação recai sobre se será ou não atribuído à Mota-Engil, mas a notícia em causa parece-me ser mais a constatação de uma fuga de informação para os jornais, tal como aconteceu com o contrato da Pemex no méxico, que "muita tinta" fez correr na imprensa mexicana (e neste fórum na altura), muito antes do contrato ser divulgado oficialmente pela Mota.
Não dou este contrato como certo (pode acontecer muita coisa, especialmente tratando-se de um país Africano), mas nada nos impede de discutir os potenciais impactos nas contas da Mota em termos hipotéticos.
Este projeto ns RCD da Can 2029 não passa disso mesmo, a organização do campeonato africano ainda não foi atribuído a nenhum país africano, não especulem.....
Só para complementar o que o minibull escreveu (muito acertadamente), CarlosAP "financiar" não significa "dar".
É norma, nas Parcerias Público Privadas ou nas obras que pressupõem posteriores contratos de concessão das infraestruturas construídas, que seja efetivamente a construtora a tratar de grande parte do financiamento e, tal como escreveu o minibull, foi também para isso que a Mota-Engil escolheu a CCCC para ser um acionista de referência, ou seja para ter acesso a mais soluções de financiamento aos projetos, em concreto aos clientes.
A notícia não é clara relativamente ao modelo acordado com o estado congolês, provavelmente porque os detalhes ainda são confidenciais (pese embora já tenha existido alguma fuga de informação).
As infraestruturas a construir não se limitam apenas ao estádios mas também a estradas e hospitais e podem vir a ter um modelo de exploração de concessão (isso ainda está no "segredo dos deuses").
Mas não se preocupe CarlosAP que a presente administração da Mota-Engil tem provado ser mais que capaz, nestes últimos anos, em efetuar contratos com um elevado ROI (Return on Investment) e de mitigar os não desprezáveis riscos de investir no continente Africano.
Por fim, saliento que que os valores em causa são astronómicos, equiparados aos do contrato milionário da Pemex no México.
Se efetivamente forem 1,8 mil milhões de dólares estamos a falar, à taxa de câmbio atual de 1,65 mil milhões de euros, o que representaria um acréscimo de mais de 10% sobre a atual carteira de encomendas da Mota Engil (situada nos 15 mil milhões de euros).
É norma, nas Parcerias Público Privadas ou nas obras que pressupõem posteriores contratos de concessão das infraestruturas construídas, que seja efetivamente a construtora a tratar de grande parte do financiamento e, tal como escreveu o minibull, foi também para isso que a Mota-Engil escolheu a CCCC para ser um acionista de referência, ou seja para ter acesso a mais soluções de financiamento aos projetos, em concreto aos clientes.
A notícia não é clara relativamente ao modelo acordado com o estado congolês, provavelmente porque os detalhes ainda são confidenciais (pese embora já tenha existido alguma fuga de informação).
As infraestruturas a construir não se limitam apenas ao estádios mas também a estradas e hospitais e podem vir a ter um modelo de exploração de concessão (isso ainda está no "segredo dos deuses").
Mas não se preocupe CarlosAP que a presente administração da Mota-Engil tem provado ser mais que capaz, nestes últimos anos, em efetuar contratos com um elevado ROI (Return on Investment) e de mitigar os não desprezáveis riscos de investir no continente Africano.
Por fim, saliento que que os valores em causa são astronómicos, equiparados aos do contrato milionário da Pemex no México.
Se efetivamente forem 1,8 mil milhões de dólares estamos a falar, à taxa de câmbio atual de 1,65 mil milhões de euros, o que representaria um acréscimo de mais de 10% sobre a atual carteira de encomendas da Mota Engil (situada nos 15 mil milhões de euros).
Este projecto, ainda não foi publicitado pela empresa, e embora eventualmente esteja bem encaminhado, a empresa deverá publicitá-lo em altura
oportuna, e apenas quando estiverem estabelecidos todos o parâmetros, e estiver efectivamente assinado; o que a acontecer será um dos (vários)
catalizadores que poderão projectar a cotação das acções da empresa para o seu real valor na casa dos 2 dígitos.
Relativamente ao financiamento inicial na ordem do 1 B, efectivamente é ao adjudicatário que compete conseguir o financiamento da obra; no
entanto, tal incumbência não será difícil, desde que o projecto seja rentável, como parece ser o caso, pois não nos esqueçamos que um dos donos da Mota-Engil é precisamente o Estado Chinês, ao qual Bancos e Fundos não lhe falta, e está sempre pronto e apto a avançar com o capital necessá-
rio, desde que, obvia e compreensivelmente, se trate de um projecto rentável.
No entanto, uma coisa é ter a capacidade e a credibilidade para conseguir o capital necessário ao investimento, a outra são as garantias prestadas
as quais, e sobretudo, numa obra desta grandeza e montante, as garantias prestadas pelo pagamento do capital emprestado, terão obviamente
que ser prestadas pelo dono da obra, no caso, a República Democrática do Congo.
oportuna, e apenas quando estiverem estabelecidos todos o parâmetros, e estiver efectivamente assinado; o que a acontecer será um dos (vários)
catalizadores que poderão projectar a cotação das acções da empresa para o seu real valor na casa dos 2 dígitos.
Relativamente ao financiamento inicial na ordem do 1 B, efectivamente é ao adjudicatário que compete conseguir o financiamento da obra; no
entanto, tal incumbência não será difícil, desde que o projecto seja rentável, como parece ser o caso, pois não nos esqueçamos que um dos donos da Mota-Engil é precisamente o Estado Chinês, ao qual Bancos e Fundos não lhe falta, e está sempre pronto e apto a avançar com o capital necessá-
rio, desde que, obvia e compreensivelmente, se trate de um projecto rentável.
No entanto, uma coisa é ter a capacidade e a credibilidade para conseguir o capital necessário ao investimento, a outra são as garantias prestadas
as quais, e sobretudo, numa obra desta grandeza e montante, as garantias prestadas pelo pagamento do capital emprestado, terão obviamente
que ser prestadas pelo dono da obra, no caso, a República Democrática do Congo.
- Registado: 17/5/2021 15:59
Rolling_Trader Escreveu:Um potencial catalisador para a "silly season" de agosto em que entrámos agora.
Falta a confirmação oficial.In cumulard.cd
Traduzido da notícia original em francês
Projeto CAN 2029 na RDC: Mota-Engil à frente de um projeto histórico
A República Democrática do Congo pretende sediar a Copa Africana de Nações (CAN) em 2029. De acordo com a estação de rádio francesa RFI, um orçamento projetado de quase US$ 1 bilhão está previsto para a organização desta competição, enquanto o plano geral para a construção e reabilitação da infraestrutura esportiva totalizaria aproximadamente US$ 1,8 bilhão.
De acordo com informações obtidas pelo Cumulard.cd , a Mota-Engil , renomada empresa portuguesa, está por trás do projeto para concretizar essa ambição nacional.
(...)
Uma parceria “ganha-ganha”
Na República Democrática do Congo (RDC), a Mota-Engil estaria em processo de assinatura de um contrato estratégico com o governo congolês , incluindo a reabilitação de vários estádios existentes e a construção de novas arenas esportivas. A empresa deverá pré-financiar o projeto em US$ 1 bilhão , com um cronograma de conclusão de 24 meses para a maior parte da infraestrutura
(...)
pré-financiar o projecto em 1 bilião?
impossível...só se a gestão perdesse a cabeça. Eu vendia a ação na hora.
- Registado: 31/10/2013 10:19
Um potencial catalisador para a "silly season" de agosto em que entrámos agora.
Falta a confirmação oficial.
Falta a confirmação oficial.
In cumulard.cd
Traduzido da notícia original em francês
Projeto CAN 2029 na RDC: Mota-Engil à frente de um projeto histórico
A República Democrática do Congo pretende sediar a Copa Africana de Nações (CAN) em 2029. De acordo com a estação de rádio francesa RFI, um orçamento projetado de quase US$ 1 bilhão está previsto para a organização desta competição, enquanto o plano geral para a construção e reabilitação da infraestrutura esportiva totalizaria aproximadamente US$ 1,8 bilhão.
De acordo com informações obtidas pelo Cumulard.cd , a Mota-Engil , renomada empresa portuguesa, está por trás do projeto para concretizar essa ambição nacional.
(...)
Uma parceria “ganha-ganha”
Na República Democrática do Congo (RDC), a Mota-Engil estaria em processo de assinatura de um contrato estratégico com o governo congolês , incluindo a reabilitação de vários estádios existentes e a construção de novas arenas esportivas. A empresa deverá pré-financiar o projeto em US$ 1 bilhão , com um cronograma de conclusão de 24 meses para a maior parte da infraestrutura
(...)
Duro Felgueira sobe 7,5% neste momento
Como ficou a situação da ME com a Duro Felguera?
Novidades: noticia da Indra adquirir a Duro Felguera
https://www.indracompany.com/es/noticia/indra-group-cierra-compra-planta-gijon-duro-felguera-convertirla-fabricas-vehiculos
Novidades: noticia da Indra adquirir a Duro Felguera
https://www.indracompany.com/es/noticia/indra-group-cierra-compra-planta-gijon-duro-felguera-convertirla-fabricas-vehiculos
- Registado: 16/9/2014 15:30
Re: Mota Engil - Tópico ui Geral
NirSup Escreveu:Contar as ondas
Fui ao mar contar as ondas
O mar sorriu.
Eu contei
E o mar roubou os números.
Moral da Estória: o mar enrolou-me na sua própria mentira.
By Nirvana
O que é que isto tem que ver com a Mota? Queres explicar?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
em 2026 onde estará 

- Registado: 2/4/2025 19:55
Re: Mota Engil - Tópico ui Geral
Contar as ondas
O mar sorriu.
Eu contei
By Nirvana
O mar sorriu.
Eu contei
By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Woman_Trader Escreveu:A correção da onda 2 ainda não terminou... A formar OCO e a preparar-se para ir à zona de liquidez na região dos 3,90... Depois sim, caminho para cima! É o que vejo no gráfico.
Fomos dois, pelo menos, a ver mal.
Muitos mais haverá certamente, mas "não dão cavaco à sociedade".
São os que nunca se enganam.
CumPrim/
ValeAquilino
Efetivamente, foi o que me pareceu estar a fazer na altura, mas estamos sempre diante de um quadro de probabilidades... Nem sempre se acerta e está tudo bem. Partilhei o que previa perante a análise gráfica que fiz, nunca com intenção de induzir quem quer que seja, simplesmente como partilha e à espera de outras visões... Afinal, é para isso que serve o fórum...
Agora, a fazer uma onda 3 com as respetivas correções... BN
Woman_Trader
- Registado: 10/9/2024 22:53
Aqui_Vale Escreveu:Woman_Trader Escreveu:A correção da onda 2 ainda não terminou... A formar OCO e a preparar-se para ir à zona de liquidez na região dos 3,90... Depois sim, caminho para cima! É o que vejo no gráfico.
CumPrim/
ValeAquilino
Como sigo muito os teus conselhos e bonecos vendi…20%.
O resto ficou…
Agora é tentar acertar no pico antes das quedas à moda da Mota!
Os fundamentais mantêm-se bons e o contexto externo estabilizou mas nunca se sabe com o Sr. da Casa Branca…
Eu aposto numa subida até os 4,90 / 5,00, é aí que tenciono vender…
- Registado: 7/9/2024 8:51
R gráficos:
Afinalzo,meu gráfico é que estava certo quando à quinze dias disse 4,50 no final de julho 5€ em 27 agosto..
Investor Tuga Escreveu:Aqui_Vale Escreveu:Woman_Trader Escreveu:A correção da onda 2 ainda não terminou... A formar OCO e a preparar-se para ir à zona de liquidez na região dos 3,90... Depois sim, caminho para cima! É o que vejo no gráfico.
CumPrim/
ValeAquilino
Estimado,
Eu dei a minha opinião do suporte dos 4,15 € .
Mas confio sempre mais nos seus bonecos…e só não se engana quem nada opina!!!
Se há ação em que opinar é uma arte quase oculta é a Mota!
Verdade " Investor Tuga", mas eu estava de idéias fixas. Espero que tenhas ido pelo teu suporte

CunPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
CumPrim/
ValeAquilino
Estimado,
Eu dei a minha opinião do suporte dos 4,15 € .
Mas confio sempre mais nos seus bonecos…e só não se engana quem nada opina!!!
Se há ação em que opinar é uma arte quase oculta é a Mota!
- Registado: 7/9/2024 8:51
A empresa está muito subavaliada. Não esquecer que é uma multinacional com presença no Brasil com 100% do capital de uma das maiores empresas de construção, uma das maiores do México, e uma das maiores de África. O potencial de crescimento nestas geografias é enorme pois está tudo por fazer. Está na área da moda que os políticos preferem, que são as PPP s e concessões. A Vantagem competitiva é mesmo saber elaborar bons contratos.
Editado pela última vez por Luzemburg em 29/7/2025 21:05, num total de 1 vez.
Woman_Trader Escreveu:A correção da onda 2 ainda não terminou... A formar OCO e a preparar-se para ir à zona de liquidez na região dos 3,90... Depois sim, caminho para cima! É o que vejo no gráfico.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral ,", uma opinião '
Apramg Escreveu:Aqui_Vale Escreveu: Estou mais inclinado para o suporte I I , base do Canal. Correção de uns 11%.
CumPrim/
Vale Aquilino
Queremos um boneco novo!
O anterior, não ajudou ninguém, e a mim levou-me 4%, melhor teria sido ficar quieto

Há uma resistência, nos 5,05. Mas ela é tão velha que já não dá para lhe ligar importância (?).
Pelo preço de "um boneco", levas dois.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset