EDP - Tópico Geral
Re: EDP - Tópico Geral
em 2018 o Chineses lançaram OPA á edp a 3.26 eur não teve sucesso, e entretanto receberam talvez mais de 1 euro em dividendos
A pagar este dividendo..com negocio seguro. Não vejo melhor hipóteses de negocio em Portugal, até para uma Espanhola
E acho curioso quando as casas vem todas em carneirada baixar targets !!
A pagar este dividendo..com negocio seguro. Não vejo melhor hipóteses de negocio em Portugal, até para uma Espanhola
E acho curioso quando as casas vem todas em carneirada baixar targets !!
- Registado: 3/7/2023 13:03
SalvaFP Escreveu:comprar uma posição quando continua com pressão vendedora não seria difícil, pode demorar uns meses
a empresa recomprou 30M ações em pouco tempo e a ação continua a não conseguir recuperar para lá dos 3 euros
Um comprador até 3,5 compraria facilmente 10%
Isso é a tua opinião

Colocava-se a questão do porquê de estarem a investir forte e feio e faziam-se filmes do arco da velha. Achas que a Altri vale o que vale por conta de quem?
- Registado: 29/11/2007 14:05
comprar uma posição quando continua com pressão vendedora não seria difícil, pode demorar uns meses
a empresa recomprou 30M ações em pouco tempo e a ação continua a não conseguir recuperar para lá dos 3 euros
Não sei a dificuldade que teria um parceiro americano ou europeu em trabalhar com os actuais acionistas
BlacKrock 6%
Espanhóis 6%
Fundo Pensões Canada 5%
Norges 5%
O s chineses até andaram em tempos a vender
Quanto a queimar dinheiro!! estavam a receber remuneração 6% enquanto constroem posição !!
BlacKrock 6%
Espanhóis 6%
Fundo Pensões Canada 5%
Norges 5%
O s chineses até andaram em tempos a vender
Quanto a queimar dinheiro!! estavam a receber remuneração 6% enquanto constroem posição !!
PIKAS Escreveu:Em teoria isso é muito giro, na prática acho impossível por muito jeito que me desse uma operação dessas.SalvaFP Escreveu:não digo vender o negocio Americano, digo algum americano entrar forte na EDP toda, até porque o USD pode voltar aos 1.3 !!
A atual estrutura acionista da EDP é esta: https://www.edp.com/pt-pt/investors/estrutura-acionista .
Quem é que largaria títulos ( ou permitir que se dilui-se a sua posição ) para acomodar um novo acionista forte? Dos de referência ninguém, certamente ( e são esses que mandam nas AG's ).
Todos estão confortáveis, são posições estáveis e não consta que nenhum deles esteja em notórias dificuldades financeiras, logo não precisam de realizar capital.
Ah! sobra o free-float disperso no mercado e aí podiam arranjar uma posição de 15 ou 20%. Pois podiam, mas ninguém se vai meter nisso porque o volume de compras seria maciço e de tal ordem que ao fim de poucas horas o preço saltava e em pouco tempo chegava ao dobro daquilo que cota hoje ou até mais. Era um poço sem fundo a torrar capital, por muito bom que fosse para os pequenos acionistas.
E como se relacionaria esse hipotético acionista com os atuais e com a gestão? Gastaria uns milhares de milhões para acabar numa posição ao canto da sala, constantemente bloqueado pelos restantes, caso quisesse alterar fosse o que fosse?
Por isso e muito mais acho que a estrutura acionista da EDP se vai manter por muitos anos igual, sem alterações significativas.
Cumprimentos,
Boas,
Concordo inteiramente com esta ideia.
Hoje seria extremamente difícil alguém entrar na Board da EDP por via de aquisição de ações, era missão suicida.
Por outro lado não vejo os maiores acionistas a quererem sair, numa fase em que a empresa paga bons dividendos e ninguém se chateia.
Como já tinha escrito, a venda do negócio USA era mais atrativo, e talvez olhar para o mercado europeu onde vai ser mais expansionista no investimento de infraestruturas e na indústria militar. A Europa, principalmente os países do centro, vai querer fugir a sete pés da dependência energética Russa.
Vamos indo e vamos vendo.
Abraço
pois não sei...os chineses já venderam uma boa parte da sua posição..
Não seria difícil comprar 10% da EDP no mercado, e existe um fundo americano que já tem 5%
Não seria difícil comprar 10% da EDP no mercado, e existe um fundo americano que já tem 5%
Em teoria isso é muito giro, na prática acho impossível por muito jeito que me desse uma operação dessas.SalvaFP Escreveu:não digo vender o negocio Americano, digo algum americano entrar forte na EDP toda, até porque o USD pode voltar aos 1.3 !!
A atual estrutura acionista da EDP é esta: https://www.edp.com/pt-pt/investors/estrutura-acionista .
Quem é que largaria títulos ( ou permitir que se dilui-se a sua posição ) para acomodar um novo acionista forte? Dos de referência ninguém, certamente ( e são esses que mandam nas AG's ).
Todos estão confortáveis, são posições estáveis e não consta que nenhum deles esteja em notórias dificuldades financeiras, logo não precisam de realizar capital.
Ah! sobra o free-float disperso no mercado e aí podiam arranjar uma posição de 15 ou 20%. Pois podiam, mas ninguém se vai meter nisso porque o volume de compras seria maciço e de tal ordem que ao fim de poucas horas o preço saltava e em pouco tempo chegava ao dobro daquilo que cota hoje ou até mais. Era um poço sem fundo a torrar capital, por muito bom que fosse para os pequenos acionistas.
E como se relacionaria esse hipotético acionista com os atuais e com a gestão? Gastaria uns milhares de milhões para acabar numa posição ao canto da sala, constantemente bloqueado pelos restantes, caso quisesse alterar fosse o que fosse?
Por isso e muito mais acho que a estrutura acionista da EDP se vai manter por muitos anos igual, sem alterações significativas.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
SalvaFP Escreveu:não digo vender o negocio Americano, digo algum americano entrar forte na EDP toda, até porque o USD pode voltar aos 1.3 !!
Sim, é uma possibilidade, uma utility Norte Americana entrar na Edp com intuito de se tornar acionista maioritario e posteriormente tentar adquirir parte dos activos da EdpR nos Estados Unidos ou criar algumas sinergias. Ou uma Berkshire.
Mas não sei se existe algum bloqueio nos estatutos da empresa que bloqueie esse tipo de entrada no capital da empresa.
Também seria interessante, a Edp para se proteger e se revalorizar no mercado anunciar um novo programa de aquisição de ações próprias de 200MEUR por via do abrandamento de alguns investimentos. Uma vez que este programa apesar de ainda não ir a meio me parecer curto.
Também faria sentido iniciar um programa de 100M na EdpR uma vez que parece que decidiram adiar alguns projectos nos Estados Unidos ficando com dinheiro disponível para tal e dessa forma a Edp viria a sua posição acionista reforçada.
Outra ideia que queria deixar é que faria sentido um reverse stock split de 4 para 1 (por cada 4 ações detidas fusionar estas numa) para que o valor por título passe a cotar acima dos 12€. Quando revalorizasse para os 4€ por título equivaleria aos 16€ por cada novo título (semelhante à cotação aproximada da Galp. Talvez seja uma boa ideia para propor aos acionistas e implementar quando estiver tudo a correr bem.
O racional da ideia é que a casa mãe deveria cotar acima da sua filha, EdpR.
Também transmitiria uma imagem de maior valor e reduziria o número de títulos de 4Bs para 1B.
A cotação equiparar-se-ia mais às suas congéneres.
- Registado: 12/1/2008 0:35
não digo vender o negocio Americano, digo algum americano entrar forte na EDP toda, até porque o USD pode voltar aos 1.3 !!
SalvaFP Escreveu:a EDP pelo seu perfil defensivo, com negocio seguro, bom dividendo e capacidade de continuar um programa de recompra..pode ter o perfil para grandes bolsos americanos, alguém partilha a opinião??
mais ainda tem muito negocio nos USA ..
Alguém poderia aparecer a comprar a posição dos Chineses, ou adquirir uma posição no mercado..devagar!!?
Boas,
Já trouxe essa ideia a lume, de vender o negócio dos USA a algum player americano.
Quanto a cotação não me admiraria nada que fosse tocar no máximo relativo dos 3.20€ novamente.
V99 Escreveu:Pageup Escreveu:SalvaFP Escreveu:acho barata..dividendo seguro, negocio seguro
Possibilidade de fusão ..recompra acoes...
Mas a malta segue os analistas ||
Há pouco vendi o que tinha na Mota e comprei EDP, isto é como os pratos da balança...na mota já encaixei, aqui a este preço vou encaixar???não sei....
Isto é como um copo meio cheio ou meio vazio.
A EDP ainda continua no limbo, não sei se subo não sei se desço. Fez 2 tentativas de ultrapassar os 3.20€ mas sem sucesso.
Vamos ver o que a próxima semana nos reserva, tenho algumas em carteira, mas acho que tão cedo não vamos assistir a grandes recuperações.
Pode ser que surja alguma noticia para os lados do tio Sam, visto as Chevrons e outras que tais estarem a virar o bico ao prego e apostarem no gás natural para fazer face a necessidade dos data centers e olhem para o negócio da EDPR USA como sendo apetecível.
a EDP pelo seu perfil defensivo, com negocio seguro, bom dividendo e capacidade de continuar um programa de recompra..pode ter o perfil para grandes bolsos americanos, alguém partilha a opinião??
Alguém poderia aparecer a comprar a posição dos Chineses, ou adquirir uma posição no mercado..devagar!!?
Actualizado:

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
BenjaminMartins Escreveu:Boa tarde,
Praticamente um terço do programa de recompra de ações próprias já foi executado.
A Edp revela no seu site que foram adquiridos 11.950.000 títulos no âmbito do programa de compra de acções próprias no montante total de 36.763.118€.
Esperemos que no fim deste programa o equilíbrio de forças compradora / vendedora seja restabelecido permitindo à Edp valorizar-se no mercado.
Barragens cheias a turbinar, preços mercado grossista em alta. Dividendos à porta. Resultados primeiro trimestre a caminho com trimestre a fechar. Que venham outras boas notícias para ver se ela descola.
Deduzo que só compram ações da EDP , mas a renováveis acompanha com valorização semelhante , mas o número de ações comprada é pequeno em relação à ao Free - Float anda pelos 60%
Acionista,Número de ações,% do capital
China Three Gorges Corporation,878.970.301,21,01%
Oppidum Capital, S.L.,285.934.976,6,83%
BlackRock, Inc.,264.886.769,6,33%
Canada Pension Plan Investment Board,224.813.093,5,37%
EDP (Ações próprias),22.046.183,0,43%
- Registado: 9/9/2013 15:13
Optimo. Estão a comprar barato
Boa tarde,
Praticamente um terço do programa de recompra de ações próprias já foi executado.
A Edp revela no seu site que foram adquiridos 11.950.000 títulos no âmbito do programa de compra de acções próprias no montante total de 36.763.118€.
Esperemos que no fim deste programa o equilíbrio de forças compradora / vendedora seja restabelecido permitindo à Edp valorizar-se no mercado.
Barragens cheias a turbinar, preços mercado grossista em alta. Dividendos à porta. Resultados primeiro trimestre a caminho com trimestre a fechar. Que venham outras boas notícias para ver se ela descola.
eu já estive errado antes, e posso estar novamente, mas na escala semanal o canal ascendente está impecável, e o MACD dá sinais de recuperação.
vejo um potencial de subida até ao topo do canal de 18%. bonito mesmo era chegar lá e romper este ciclo de descidas que não parece ter fim.
vejo um potencial de subida até ao topo do canal de 18%. bonito mesmo era chegar lá e romper este ciclo de descidas que não parece ter fim.
- Registado: 21/8/2011 19:31
acho vai andar entre os 2.9 e os 3.3 o ano inteiro...se fechar o ano nos 3.3 depois de pagar o dividendo de 0.2 era bom
a 2 ou 3 anos acho ter maior potencial talvez acima dos 4 euros
a 2 ou 3 anos acho ter maior potencial talvez acima dos 4 euros
Pageup Escreveu:SalvaFP Escreveu:acho barata..dividendo seguro, negocio seguro
Há pouco vendi o que tinha na Mota e comprei EDP, isto é como os pratos da balança...na mota já encaixei, aqui a este preço vou encaixar???não sei....
Isto é como um copo meio cheio ou meio vazio.
A EDP ainda continua no limbo, não sei se subo não sei se desço. Fez 2 tentativas de ultrapassar os 3.20€ mas sem sucesso.
Vamos ver o que a próxima semana nos reserva, tenho algumas em carteira, mas acho que tão cedo não vamos assistir a grandes recuperações.
Pode ser que surja alguma noticia para os lados do tio Sam, visto as Chevrons e outras que tais estarem a virar o bico ao prego e apostarem no gás natural para fazer face a necessidade dos data centers e olhem para o negócio da EDPR USA como sendo apetecível.
SalvaFP Escreveu:acho barata..dividendo seguro, negocio seguro

- Registado: 1/4/2019 10:52
acho barata..dividendo seguro, negocio seguro
caldeirum Escreveu:Ferreiratrade Escreveu:caldeirum Escreveu:Chile, um país politicamente e socialmente moderado. O que pode correr mal?
Está a ser sarcastico ou não? Ou é outra possivel colombia? Atenção eu nada sei em concreto sobre a politica chilena. Só sei que a REN também por lá anda e nada mais.
O sarcasmo escrito nem sempre é fácil de identificar. Eu sei.
Era sarcasmo.
Seguramente a Edp terá aprendido alguma coisa com os erros do passado.
A francesa Engie também está a investir no Chile segundo a mesma fonte de informação.
Quando a Edp ou qualquer outra passa por uma fase “difícil” em termos bolsistas é fácil atirar larachas.
Ferreiratrade Escreveu:caldeirum Escreveu:Chile, um país politicamente e socialmente moderado. O que pode correr mal?
Está a ser sarcastico ou não? Ou é outra possivel colombia? Atenção eu nada sei em concreto sobre a politica chilena. Só sei que a REN também por lá anda e nada mais.
O sarcasmo escrito nem sempre é fácil de identificar. Eu sei.
Era sarcasmo.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
Carl von Clausewitz 1780 -1831
- Registado: 14/10/2021 22:31
caldeirum Escreveu:Chile, um país politicamente e socialmente moderado. O que pode correr mal?
- Registado: 4/11/2019 21:29