Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
J.f.vieira Escreveu:Enquanto não aparecer uma mão forte, estamos f#@%$*!
Tanta impaciência que há por aqui!

por norma é isto mesmo , ai meu deus subiu 1% vai até ao céu , cai 2% ui já vendi para entrar mais abaixo...
- Registado: 22/2/2019 14:19
iniciado1 Escreveu:Mas que raio de investidores somos nós?
Uma cotada que sobe durante 4 sessões consecutivas ....vem um período onde tem malta que quer tirar mais valias .....ai jasus que isto vai descambar ....o gerente que compre ações da empresa que é para a gente não perder dinheiro.
Caramba se acreditam na empresa , das duas uma ou reforçam nas quedas ou no mínimo deixem se estar quietos.
Se não acreditam saltem fora.
haja paciência para estas mariquices

pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
Mas que raio de investidores somos nós?
Uma cotada que sobe durante 4 sessões consecutivas ....vem um período onde tem malta que quer tirar mais valias .....ai jasus que isto vai descambar ....o gerente que compre ações da empresa que é para a gente não perder dinheiro.
Caramba se acreditam na empresa , das duas uma ou reforçam nas quedas ou no mínimo deixem se estar quietos.
- Registado: 12/4/2021 11:59
Eu continuo a achar completamente ridículo o valor da Mota. Uma empresa em expansão e com um PER de 8. Tivesse cotada nos States valeria duas vezes mais.
- Registado: 20/11/2015 17:22
hoje seria um bom dia para a empresa acabar com a vontade de shortar...e vir ao mercado recomprar, mas uma quantidade relevante.
- Registado: 3/7/2023 13:03
vamos ver se volta aos 2,8
- Registado: 3/7/2023 13:03
Não é preciso mão forte, a partir do momentoem que as posições curtas perceberem que não conseguem as compras sugem, talvez exatamente como num passado relativamente recente. Aí aconteceu exatamente isso, capitularam. Repara que chegados a 2,68 sentiram o rabo entalado e viraram o bico. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
Enquanto não aparecer uma mão forte, estamos f#@%$*!
- Registado: 29/11/2007 3:59
Pode acontecer os curtos não conseguirem levar mais abaixo. A probabilidade de lhes cair algum tijolo na cabeça está a ficar gigantesca. 

trend=friend Escreveu:O patamar dos 2,40 parece ter ficado definitivamente para trás.
O patamar dos 2,65 vai sendo retestado sempre com sucesso. O caminho no curto prazo parece ser a ultrapassagem dos 3 euros e desejavelmente alguma consolidação por lá antes de seguir para os 3,40/3,50 (estes associados ao mergulho do final de Agosto).
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
O patamar dos 2,40 parece ter ficado definitivamente para trás.
O patamar dos 2,65 vai sendo retestado sempre com sucesso. O caminho no curto prazo parece ser a ultrapassagem dos 3 euros e desejavelmente alguma consolidação por lá antes de seguir para os 3,40/3,50 (estes associados ao mergulho do final de Agosto).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
muad'dib Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:Já agora muad'dib, continua a confundir compras da holding FM com compras da sociedade Mota-Engil em nome próprio
eu ando nisto dos mercados há mais de 30 anos, todos os dias estou a aprender!
você é todo certezas, todavia, não consegue compreender que, a sua vontade inesgotável de defender a mota, e equipa de gestão, em nada vai aportar para que o preço do papel se altere.!
Consegue fazer um post a evitar o insulto e a vitimização, ou é mais forte que você? (acho que neste momento todo o fórum agradece)
muad'dib Escreveu:a mota não irá colocar “gasosa” na compra de ações próprias porque, há outras medidas de gestão melhores para reforçar a resiliência financeira da empresa, e dos negócios, que essa medida de último reduto, por um lado.
Quais?
muad'dib Escreveu:por outro lado, angola, áfrica subsariana, américa latina, infelizmente, funcionam todas com “gasosa”,e não são palavras minhas.
O que é que isto tem a ver com a defesa da sua argumentação que a Mota nunca irá comprar ações próprias?
muad'dib Escreveu:quanto a todas as explicações que ambiciona, eu até as dava, o sr não as quer ouvir, pois tudo o que não seja acompanhar as suas ideias, não consegue conceber, porém é mais cego aquele que não quer ver, que o cego que vive literalmente na escuridão![]()
Tanto as quero ouvir que perguntei, insultar e defletir é a sua maneira ardilosa de fugir a uma resposta que não sabe dar?
muad'dib Escreveu:mas não faz mal, continue como está, cada um faz o que quer, desde que isso não interfira na liberdade do outro, está tudo certo!
solicito ao sr encarecidamente, que nos foquemos apenas na análise da mota, em fundamentais, ou tecnicamente.
Estou-me a focar na análise da Mota, neste momento num assunto que foi você que decidiu desenterrar.
Por outro lado, você é que tem optado por fazer juízos de valor sobre a minha pessoa (de há uns 10 posts atrás a esta parte), o que não contribui propriamente para o enriquecimento deste fórum.
muad'dib Escreveu:termino com uma frase, que o preço, do ponto de vista da análise técnica, tende a reforçar a alteração de fundamentais, vamos ver se tal ocorre com a mota.
O seu problema é esse, você parte de teorias que até são válidas mas depois extrapola até ao infinito e escreve frases falaciosas como "vamos ver se o futuro me dá ou não razão". Esta frase pressupõe que você já está certo e que o futuro apenas confirmará essa certeza.
Mas o das certezas sou eu, esqueceu-se?
muad'dib Escreveu:boas festas para si, e bons negócios!
Uma boa prenda para o fórum era discutirmos mais argumentos e menos caráter alheio.
Pergunte-me, desafie-me, ponha os meus argumentos em causa, que eu continuarei a fazer o mesmo.
Boas festas para si também e para os restantes foristas. Bons negócios para todos!
Beneficiam quem? Os artistas que compram a 2.40 e vendem a 2.60€ ?
Eles nem querem saber desse tipo de acionistas...
Eles nem querem saber desse tipo de acionistas...
- Registado: 22/2/2019 14:19
Vocês estão há dias a falar de um tema que acontece igual em todas as empresas. Estão a focar-se só nas compras, mas também fazem vendas. Mas, na prática, isso é irrelevante para o mercado, porque não é por os donos comprarem que as ações sobem, nem por venderem que descem.
Exemplo:
Venderam milhares de ações da AMZN e da META em março, mas ambas agora estão em máximos históricos.
O contrário também acontece. As compras que fazem também não fazem as ações que têm subir se a tendência for descendente.
Exemplo:
Zuckerberg e Bezos desfazem-se de milhares de ações das suas empresas
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... s-empresas
Venderam milhares de ações da AMZN e da META em março, mas ambas agora estão em máximos históricos.
O contrário também acontece. As compras que fazem também não fazem as ações que têm subir se a tendência for descendente.
Editado pela última vez por previsor em 15/12/2024 23:31, num total de 1 vez.
Valerá a pena tanto relambório para o que é de uma evidência de La Palisse?
Os acionistas podem ser compensados via dividendos e/ou via compra de ações próprias. Na Europa é mais comum o pagamento de dividendos, nos EUA muito mais comum a compra de ações próprias. Quando os dirigentes comprarm matam três coelhos de uma só cajadada: transmitem confiança aos longos, inquietam os curtos e beneficiam quem detém ações.
Os acionistas podem ser compensados via dividendos e/ou via compra de ações próprias. Na Europa é mais comum o pagamento de dividendos, nos EUA muito mais comum a compra de ações próprias. Quando os dirigentes comprarm matam três coelhos de uma só cajadada: transmitem confiança aos longos, inquietam os curtos e beneficiam quem detém ações.

Já agora muad'dib, continua a confundir compras da holding FM com compras da sociedade Mota-Engil em nome próprio
eu ando nisto dos mercados há mais de 30 anos, todos os dias estou a aprender!
você é todo certezas, todavia, não consegue compreender que, a sua vontade inesgotável de defender a mota, e equipa de gestão, em nada vai aportar para que o preço do papel se altere.
a mota não irá colocar “gasosa” na compra de ações próprias porque, há outras medidas de gestão melhores para reforçar a resiliência financeira da empresa, e dos negócios, que essa medida de último reduto, por um lado.
por outro lado, angola, áfrica subsariana, américa latina, infelizmente, funcionam todas com “gasosa”,e não são palavras minhas.
quanto a todas as explicações que ambiciona, eu até as dava, o sr não as quer ouvir, pois tudo o que não seja acompanhar as suas ideias, não consegue conceber, porém é mais cego aquele que não quer ver, que o cego que vive literalmente na escuridão

mas não faz mal, continue como está, cada um faz o que quer, desde que isso não interfira na liberdade do outro, está tudo certo!
solicito ao sr encarecidamente, que nos foquemos apenas na análise da mota, em fundamentais, ou tecnicamente.
termino com uma frase, que o preço, do ponto de vista da análise técnica, tende a reforçar a alteração de fundamentais, vamos ver se tal ocorre com a mota.
boas festas para si, e bons negócios!
muad'dib Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:o conselho de administração da Mota-Engil está mandatado a comprar ações próprias, pela empresa, no valor de 10% do seu capital social, de acordo com o ponto 10 da ata da assembleia geral de acionistas (de 18 de abril de 2024)
a compra de ações próprias está plasmada nessa ata, como em todas as outra anteriores![]()
reforço, a mota, através da holding não irá colocar “gasosa” na compra de ações próprias em 2024, 2025, 2026
Você está a fazer cada vez menos sentido muad'dib, já é a quinta vez que expressa a sua certeza sobre este tema, com base em argumentos ilógicos ou errados, desta vez usa como argumento:
muad'dib Escreveu:a compra de ações próprias está plasmada nessa ata, como em todas as outra anteriores
Então é pelo facto da administração ter a opção de comprar ações pela sociedade Mota-Engil que não o vai fazer? Explique lá essa incoerência de raciocínio, pode ser?
Já agora muad'dib, continua a confundir compras da holding FM com compras da sociedade Mota-Engil em nome próprio? (você já veio dizer que sabe bem qual é a diferença, mas começo a duvidar).
E quer fundamentar, de uma vez por todas, quais são os factos para sustentar a sua certeza? Ou é suposto acreditarmos todos em si sem questionar? (certezas fundamentam-se com factos, opiniões sustentam-se com argumentos).
PS: também já parava com a mania feia de citar os foristas omitindo o nome do forista em causa da citação. Transparece que não quer que o autor da frase citada lhe responda... isso é falta de coragem? Ou tem alguma outra justificação (i)lógica por trás?
Rolling_Trader Escreveu:Aproveito para deixar aqui um update das transações do CEO da Mota Engil (Carlos António Vasconcelos Mota dos Santos).
O CEO antes de 2021 tinha (e continua a ter) 100 mil ações da Mota (não estou certo a que preço médio).
Desde 2021 que comprou mais 70 mil ações, que à cotação de fecho desta passada sexta feira ainda, ainda deixa essas 70 mil ações com um balanço negativo:
Note-se que se a cotação atingir novamente os 2,4€ o prejuízo do CEO passa dos 11.05% (24 533€) para os 24,30% (53 933€).
A 5 de dezembro (data da última compra), o CEO já saberá bem quais serão os resultados a apresentar referentes ao exercício de 2024.
Será arriscado dizer que os resultados serão bons e que "darão a volta à cotação"?
Como nos mercados não há certezas, cada um deverá pensar por si.
Dos poucos indicadores que me dão algumas certezas em bolsa (se é que é possível haver certezas em bolsa) é a compra de acções pelos seus próprios administradores.
- Registado: 20/11/2015 17:22
o conselho de administração da Mota-Engil está mandatado a comprar ações próprias, pela empresa, no valor de 10% do seu capital social, de acordo com o ponto 10 da ata da assembleia geral de acionistas (de 18 de abril de 2024)
a compra de ações próprias está plasmada nessa ata, como em todas as outra anteriores

reforço, a mota, através da holding não irá colocar “gasosa” na compra de ações próprias em 2024, 2025, 2026
Aproveito para deixar aqui um update das transações do CEO da Mota Engil (Carlos António Vasconcelos Mota dos Santos).
O CEO antes de 2021 tinha (e continua a ter) 100 mil ações da Mota (não estou certo a que preço médio).
Desde 2021 que comprou mais 70 mil ações, que à cotação de fecho desta passada sexta feira ainda, ainda deixa essas 70 mil ações com um balanço negativo:
Note-se que se a cotação atingir novamente os 2,4€ o prejuízo do CEO passa dos 11.05% (24 533€) para os 24,30% (53 933€).
A 5 de dezembro (data da última compra), o CEO já saberá bem quais serão os resultados a apresentar referentes ao exercício de 2024.
Será arriscado dizer que os resultados serão bons e que "darão a volta à cotação"?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, latbal, malakas, Manchini888, Mar58, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, zulu404 e 72 visitantes