Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 9/10/2024 14:54

Diria que este spike ou tem a ver com as obrigações ou com algo que se saberá muito em breve. Passando 2,60/2,65 caminho fica livre
Editado pela última vez por trend=friend em 9/10/2024 14:56, num total de 1 vez.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Àlvaro » 9/10/2024 14:34

Esta confiança nas obrigações diz tudo. :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 31/5/2014 23:07

por Pageup » 9/10/2024 14:30

Eles andam lá a picar....

Registado: 1/4/2019 10:52

por tami » 9/10/2024 14:25

trend=friend Escreveu:Importante hoje perceber se a Mota aumenta o valor da emissão de dívida, prazo limite… revelará o interesse que existe no produto.

É hoje? Não terminava na sexta?

Registado: 28/12/2015 16:15

por J.f.vieira » 9/10/2024 12:55

"Boas, preparem-se, a subida está próxima. Se não for hoje, certamente será nos próximos dias, ou então já não percebo nada disto. Está a formar-se o coquetel ideal para a respectiva subida. A ver vamos."

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por trend=friend » 9/10/2024 8:21

Importante hoje perceber se a Mota aumenta o valor da emissão de dívida, prazo limite… revelará o interesse que existe no produto.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 8/10/2024 22:52

Caros “Rolling_Trader” e “J.f.vieira”, depois de confortado com uma arrozada de cabeça de Rocaz (Açoriano, claro) atarraxada com um Branco João Pires, de 2017. Voltamos ao trabalho para ganhar mais uns trocos com horas extraordinárias.

Sem dúvida que é assim, falando, que as pessoas se entendem.

Estou esclarecido quanto à minha questão, os meus agradecimentos por isso.

Rolling_Trader “A sua estratégia é tão válida como outra qualquer estratégia menos informada (desculpe a franqueza).”
Aprecio a frontalidade das pessoas, desculpas aceites.

Cumpre-me acrescentar que nunca me considerei suficientemente informado, e como tal aproveito todas as oportunidades (fora de ironias).

Rolling_Trader “Quanto a mim, pessoalmente (e isto sim é uma opinião), vender Mota-Engil, a estes valores, em prejuízo, é um erro porque, quando a Muddy fechar o short estou em crer que a cotação sobe em flecha, sem grande margem de reação por parte de quem não acompanha o intraday”.

Rolling_Trader … “quando a MuddY fechar … a cotação sobe em flecha”…
Aqui estamos completamente de acordo (quando a Muddy fechar), mas quando é isso? Alguém tem a chave?

Voltemos à minha estratégia, muito embora “menos informada”.
É provável que depois de uma queda acumulada de 59,6% (sem respirar) o papel mude de rumo. Mas nada nos garante (?) que a sangria não seja para continuar. Estamos pois perante o dilema de: “ o copo meio cheio e o copo meio vazio”.

Assim sendo, optei por pôr a pastar, metade do gado. Portanto, estou meio dentro e meio fora.
Se subir, repito, comprarei o papel com a liquidez da venda.
Vou perder, claro, quanto? A diferença entre o valor da venda e a recompra (uns 5 a 7%). Mas se cair, então acumulo ganhos e com as vendas a perder desconto nas Mais Valias. Ou estarei a ficar baralhado?

Uma das minhas regras: sobe +/_ 3% com volume, compro.

Quanto ao valor dos meus bonecos (é essa a minha intenção) para as discussões no Fórum, agradeço o reconhecimento.

E vai mais um boneco.
Onde andam 38.416 Milhões de papéis (as minhas incluídas)?

CumPrim/
ValeAquilino

Anexos
MOTA volume.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por AAA_ » 8/10/2024 19:17

Rolling_Trader Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu:Meu caro "Rolling_Trader", porque razão o papel subiu até aos: 8,35 e 6,399 em 2007 e 2014 respetivamente? Será que nesses períodos a Mota estava mais saudável que atualmente?

Vale,

A subida record entre 2005 e 2007 deveu-se a vários fatores:

• Em 2005 a Mota-Engil integrou o PSI20, aumentando assim o interesse por parte dos investidores, bem como a liquidez do título;
    • Ocorreu um forte crescimento do grupo fruto da diversificação geográfica para África, América Latina e Europa Central, que permitiu à Mota reduzir a exposição ao ciclo económico português, adotando desde 2002 o euro como moeda predominante para celebração dos contratos;
    • Crescimento significativo da economia mundial (4.3% em 2005, 5.3% em 2006);
    • Crescimento em acelerado da economia angolana desde 2002, alicerçado na exploração do petróleo, em alta nos mercados internacionais. (15,5%, em 2005, 11% em 2006 e 14% em 2007) em virtude da paz continuada e dos novos contratos de exploração de petróleo (um dos países do mundo com maior taxa de crescimento do PIB)
    • Diversificação operacional do grupo, que embora mantendo na engenharia e construção o seu negócio principal, dinamizou outras áreas, diminuindo a sua exposição aos ciclos do sector da construção e ao mesmo tempo criando sinergias com ele.
    • A Martifer, participada da Mota-Engil, cresce organicamente através de uma OPA sobre a REPower aumentando substancialmente a avaliação da Mota-Engil
    • Oferta Pública de Subscrição e consequente entrada em bolsa da participada Martifer, SGPS, SA, da qual resultou um ganho de capital de 67 milhões de euros para a MOTA-ENGIL SGPS

Na prática, foram estes dois últimos catalisadores (OPA da Martifer sobre a Repower e a dispersão do capital da Martifer em Bolsa) que fizeram escalar o preço da Mota-Engil muito acima dos price targets da altura.
O “Millennium BCP Investimento” era uma das casas que acompanhava o título da Mota-Engil e deu um price target de 5,10€ após a OPA da Martifer sobre a REPower, porém o mercado, eufórico devido à conjuntura, descontou o futuro e o além, fazendo a cotação subir demais, até aos 8.35€.

Repare mesmo assim Vale que, na altura, como o j.f.vieira referiu, a Mota Engil tinha menos ações em circulação que hoje. Mais precisamente tinha 196 531 724 ações em circulação que, ao preço de 8.35€ dava uma capitalização bolsista de 1 641M€
Já em 2023, quando subiu aos 5.90€, a Mota-Engil atingiu uma capitalização bolsista record de 1 774M€, superior à de 2007, porque atualmente tem 300 684 369 ações em circulação (mais do que em 2007).

E porque é que a Mota-Engil chegou a valer mais em 2023?

Em termos comparativos, entre 2007 e 2023, posso-lhe adiantar o seguinte:

• A carteira de encomendas era, em 2007, de 1 900M€ e em 2023 de 13 000M€, um aumento de 584%.
    • O volume de negócios era, em 2007, de 1 401M€ e em 2023 de 5 500M€, um aumento de 292%.
    • O resultado operacional EBIT era, em 2007, de 148M€ e em 2023 de 516M€, um aumento de 248%.
    • O lucro foi, em 2007, de 40M€ e em 2023 de 113M€, um aumento de 182%.
    • A dívida líquida, no relatório de contas de 2007 (apresentado em 2008) ficou superior, em termos absolutos, ao atual de 2023, nuns impressionantes 1 852M€, o que colocou o rácio Dívida Líquida / EBITDA nos 5.94x. (recorde que a dívida líquida reportada, referente ao exercício de 2023, foi de 1175M€, o que coloca o rácio DL/EBITDA nos 1,4x, bastante mais controlado e dentro do valor considerado saudável pelas práticas recomendadas do mercado).

Não lhe falei de 2014, nem do porquê da subida de 2022-2023, nem vou falar porque este post já vai extenso, mas pode sempre investigar (foi o que eu fiz).

Não é preciso uma bola de cristal para perceber quando uma cotação subiu ou caiu de mais, basta analisar os fundamentais da empresa, passados, presentes e projeções futuras. Depois sim aí cruzar com análise técnica e análises históricas para formular teorias e estratégias.

Se há “cicatrizes” que os bonecos passados deixaram (como o Vale referiu) foram as cicatrizes de quem comprou ou vendeu na altura errada por não saber o que catalisou as subidas e as descidas nem saber quando o título estava sobre ou subavaliado.

A sua estratégia é tão válida como outra qualquer estratégia menos informada (desculpe a franqueza).

Concordo em absoluto consigo quando diz que cada um deve pensar por si.
Os seus "bonecos" são valiosos para este fórum e já me ajudaram a prespetivar e a formular teorias sobre a Mota-Engil pelo que lhe agradeço o contributo (fora de ironias).

Quanto a mim, pessoalmente (e isto sim é uma opinião), vender Mota-Engil, a estes valores, em prejuízo, é um erro porque, quando a Muddy fechar o short estou em crer que a cotação sobe em flecha, sem grande margem de reação por parte de quem não acompanha o intraday.

Cumprimentos

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Registado: 21/10/2010 13:08

por Rolling_Trader » 8/10/2024 19:11

afcapitao Escreveu:Rolling, dizer que a queda de 2015 se deve a shorts é assobiar para o lado.
Os shorts são uma consequência dos resultados ou da expetativas dos resultados.

Concordo consigo afcapitao, mas eu não escrevi que a queda se deveu exclusivamente aos shorts.

Eu contrapus a afirmação do Vale de que as quedas de 2007 e 2015 não tinham tido influência de shorters (esses estão sempre lá presentes quando o título sobe demais, ou depressa demais).

Independentemente das verdadeiras causas subjacentes à queda de 2014-2016 (que existiram várias como referiu), o short selling nunca ajuda e acaba por provocar o efeito diametralmente oposto àquele que se verifica quando os mercados compram euforica e desenfreadamente.

O short selling tende a gerar panic sell e descrédito do investidor comum nos fundamentais do título, mesmo quando estes são bons e a conjuntura é favorável (basta ver estes últimos posts).

Registado: 1/1/2024 14:39

por Rolling_Trader » 8/10/2024 18:50

Aqui_Vale Escreveu:Meu caro "Rolling_Trader", porque razão o papel subiu até aos: 8,35 e 6,399 em 2007 e 2014 respetivamente? Será que nesses períodos a Mota estava mais saudável que atualmente?

Vale,

A subida record entre 2005 e 2007 deveu-se a vários fatores:

• Em 2005 a Mota-Engil integrou o PSI20, aumentando assim o interesse por parte dos investidores, bem como a liquidez do título;
    • Ocorreu um forte crescimento do grupo fruto da diversificação geográfica para África, América Latina e Europa Central, que permitiu à Mota reduzir a exposição ao ciclo económico português, adotando desde 2002 o euro como moeda predominante para celebração dos contratos;
    • Crescimento significativo da economia mundial (4.3% em 2005, 5.3% em 2006);
    • Crescimento em acelerado da economia angolana desde 2002, alicerçado na exploração do petróleo, em alta nos mercados internacionais. (15,5%, em 2005, 11% em 2006 e 14% em 2007) em virtude da paz continuada e dos novos contratos de exploração de petróleo (um dos países do mundo com maior taxa de crescimento do PIB)
    • Diversificação operacional do grupo, que embora mantendo na engenharia e construção o seu negócio principal, dinamizou outras áreas, diminuindo a sua exposição aos ciclos do sector da construção e ao mesmo tempo criando sinergias com ele.
    • A Martifer, participada da Mota-Engil, cresce organicamente através de uma OPA sobre a REPower aumentando substancialmente a avaliação da Mota-Engil
    • Oferta Pública de Subscrição e consequente entrada em bolsa da participada Martifer, SGPS, SA, da qual resultou um ganho de capital de 67 milhões de euros para a MOTA-ENGIL SGPS

Na prática, foram estes dois últimos catalisadores (OPA da Martifer sobre a Repower e a dispersão do capital da Martifer em Bolsa) que fizeram escalar o preço da Mota-Engil muito acima dos price targets da altura.
O “Millennium BCP Investimento” era uma das casas que acompanhava o título da Mota-Engil e deu um price target de 5,10€ após a OPA da Martifer sobre a REPower, porém o mercado, eufórico devido à conjuntura, descontou o futuro e o além, fazendo a cotação subir demais, até aos 8.35€.

Repare mesmo assim Vale que, na altura, como o j.f.vieira referiu, a Mota Engil tinha menos ações em circulação que hoje. Mais precisamente tinha 196 531 724 ações em circulação que, ao preço de 8.35€ dava uma capitalização bolsista de 1 641M€
Já em 2023, quando subiu aos 5.90€, a Mota-Engil atingiu uma capitalização bolsista record de 1 774M€, superior à de 2007, porque atualmente tem 300 684 369 ações em circulação (mais do que em 2007).

E porque é que a Mota-Engil chegou a valer mais em 2023?

Em termos comparativos, entre 2007 e 2023, posso-lhe adiantar o seguinte:

• A carteira de encomendas era, em 2007, de 1 900M€ e em 2023 de 13 000M€, um aumento de 584%.
    • O volume de negócios era, em 2007, de 1 401M€ e em 2023 de 5 500M€, um aumento de 292%.
    • O resultado operacional EBIT era, em 2007, de 148M€ e em 2023 de 516M€, um aumento de 248%.
    • O lucro foi, em 2007, de 40M€ e em 2023 de 113M€, um aumento de 182%.
    • A dívida líquida, no relatório de contas de 2007 (apresentado em 2008) ficou superior, em termos absolutos, ao atual de 2023, nuns impressionantes 1 852M€, o que colocou o rácio Dívida Líquida / EBITDA nos 5.94x. (recorde que a dívida líquida reportada, referente ao exercício de 2023, foi de 1175M€, o que coloca o rácio DL/EBITDA nos 1,4x, bastante mais controlado e dentro do valor considerado saudável pelas práticas recomendadas do mercado).

Não lhe falei de 2014, nem do porquê da subida de 2022-2023, nem vou falar porque este post já vai extenso, mas pode sempre investigar (foi o que eu fiz).

Não é preciso uma bola de cristal para perceber quando uma cotação subiu ou caiu de mais, basta analisar os fundamentais da empresa, passados, presentes e projeções futuras. Depois sim aí cruzar com análise técnica e análises históricas para formular teorias e estratégias.

Se há “cicatrizes” que os bonecos passados deixaram (como o Vale referiu) foram as cicatrizes de quem comprou ou vendeu na altura errada por não saber o que catalisou as subidas e as descidas nem saber quando o título estava sobre ou subavaliado.

A sua estratégia é tão válida como outra qualquer estratégia menos informada (desculpe a franqueza).

Concordo em absoluto consigo quando diz que cada um deve pensar por si.
Os seus "bonecos" são valiosos para este fórum e já me ajudaram a prespetivar e a formular teorias sobre a Mota-Engil pelo que lhe agradeço o contributo (fora de ironias).

Quanto a mim, pessoalmente (e isto sim é uma opinião), vender Mota-Engil, a estes valores, em prejuízo, é um erro porque, quando a Muddy fechar o short estou em crer que a cotação sobe em flecha, sem grande margem de reação por parte de quem não acompanha o intraday.

Cumprimentos

por J.f.vieira » 8/10/2024 17:47

CumPrim/
ValeAquilino

Boas ValeAquilino, não esquecer que nessa altura 2007 e 2014 havia menos ações no mercado e 2007 ainda estava mos no bom momento da bolsa.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por afcapitao » 8/10/2024 17:43

Rolling, dizer que a queda de 2015 se deve a shorts é assobiar para o lado.
Os shorts são uma consequência dos resultados ou da expetativas dos resultados.

Se o papel naquela altura estivesse barato, outros investidores teriam aproveitado o short para comprar.
Eu seguia o título na altura, e houve uma queda acentuados do preço do petróleo, houve grandes obras canceladas (Camarões, 2.6B), houve uma subsequente redução dos dividendos, e anos mais tarde houve um aumento de capital.
Será que a culpa disto tudo foi dos shorts?

Registado: 8/3/2012 17:31

por Aqui_Vale » 8/10/2024 17:19

Meu caro "Rolling_Trader", porque razão o papel subiu até aos: 8,35 e 6,399 em 2007 e 2014 respetivamente? Será que nesses períodos a Mota estava mais saudável que atualmente?

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por Aqui_Vale » 8/10/2024 17:11

Meu caro "Rolling_Trader", se atentar melhor nos meus "bonecos", verá que não faço afirmações. Digo até que: ..."cada um pense por si", e que não há bolas de cristal.

Em lado algum identifico o fim deste ciclo, no meu boneco, identifico apenas um suporte (1,50 €uros) e a queda percentual (74,75%) se isso acontecer. Repare que tenho lá dois ??

Pode ainda reparar que num dos bonecos identifico duas hipóteses; uma para cima e outra para baixo. Porque não sei qual o percurso que se segue.

Se eu soubesse qual o caminho do papel, não teria entregue (sim, entreguei porque acreditei na queda) praticamente metade da minha carteira.
Então porque entreguei?! Realizei Menos Valias que me vão reduzir as Mais Valias já realizadas, e assim pagar menos imposto.

O que pretendo fazer?! Simples: se subir e eu acreditar vou buscar papel com a liquidez que realizei. Se cair, quando me convencer, vou buscar papel com a liquidez realizada.

...À, e "os bonecos, com o passado não enganam," não vale apena duvidar. As razões podem ser outras, mas as cicatrizes estão lá.

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por Rolling_Trader » 8/10/2024 16:01

Boa tarde Vale,

Deixo só algumas considerações a algumas das afirmações que fez:

Aqui_Vale Escreveu: Independentemente da "opinião" de cada um, os "bonecos" com o passado não enganam.

O problema é que o Vale está-se a deixar enganar pelos "bonecos com o passado".

Infelizmente esse é um problema generalizado do investidor que olha para o passado (longínquo) como previsão de suportes e resistências futuras.

Cada inflexão nesse gráfico indentifica ciclos económicos bem delineados, porém o Vale não identificou, em nenhuma legenda, o que aconteceu para provocar esses ciclos, por isso pergunto-lhe, porque subiu a Mota aos 5.90€ este ano e porque caiu até aos 2.5€? (a resposta acredito que seja "não sei", tal como não sabe o que provocou os ciclos anteriores)

Qual dos ciclos anteriores se compara com esta recente inflexão?

Como sabe quando este "ciclo" vai terminar se não sabe o que iniciou e terminou os "ciclos" anteriores?

Aqui_Vale Escreveu: Vão alguns exemplos de movimentos da Mota, não sujeitos a: "Abutres // Vampiros".

Lamento dizer-lhe Vale, mas essa afirmação está errada.

Afirmo que está errada porque um dos grandes catalisadores da queda de 2015 foi o facto de a BlackRock ter aberto, em março desse ano, um short de 0.6% na Mota que foi progressivamente aumentando, nos meses seguintes, até atingir, em outubro de 2015, uma posição a descoberto de 1.47% sobre o capital da Mota-Engil. (curiosamente a BlackRock, à data atual, detém uma posição longa na Mota-Engil de 0.28% do capital. Como vê nem todos os grandes gestores de fundos acreditam na continuação da queda da cotação)

E este exemplo não é único (aconteceu o mesmo em 2018 e 2020). Infelizmente a Mota-Engil sempre foi um alvo de eleição para os short sellers, especialmente sempre que sobe demais.

Aqui_Vale Escreveu: Quanto a mim, estes Volumes não se devem apenas à Muddy Waters, mas a uma ação consertada, no entanto quem os pode identificar não divulga a informação.

Neste ponto concordamos plenamente dado que existe uma horda de short sellers que seguem a Muddy Waters tal como existe uma horda de investidores que seguem o Warren Buffett (por razões diametralmente opostas).

O próprio CEO o referiu, na entrevista que deu ao canal Now, da seguinte forma: "recentemente nós fomos alvo de um short selling por parte de um fundo norte-americano que arrastou outros short sellers que os seguem"

por Aqui_Vale » 8/10/2024 14:10

No primeiro boneco, a Linha de Tendência Descendente , deslocou-se

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por Aqui_Vale » 8/10/2024 14:04

Rolling_Trader Escreveu:
afcapitao Escreveu:Boa noite caros colegas,

Desde o meu último post há algumas semanas que mantenho algum sentimento negativo sobre a ME.

No entanto o tempo vai passando e a muddy waters não lançou nenhum report, o que me parece reduzir as chances de ser lançado (puro palpite).

Agora que sabemos da venda do negócio polaco, alguém arrisca uma estimativa de lucros para 2024?

(...)

Como referi, ainda um pouco negativo com o título, mas parece-me ser possível haver resultados superior ao ano passado.

Bom dia afcapitao,

Conhece algum short da Muddy Waters que não tivesse sido imediatamente acompanhado de report financeiro? (eu não conheço, mas se souber de algum partilhe aqui por favor).
A Muddy também faz shorts ordinários (literal e figurativamente). O que significa que este short na Mota-Engil foi puramente especulativo e não há nada de errado com as contas da empresa.

Quanto aos resultados líquidos, este ano vão estar cheios de rubricas não recorrentes, prefiro centrar-me no EBIT, que é o lucro operacional antes de juros e impostos, ou seja aquele de decorre das operações da Mota, destituído de mais valias e outros encaixes não recorrentes. Esse, o EBIT, está estimado para 2024 ser de 521M€, mais 5 milhões do que no ano passado, depois disso as previsões para 2025 e 2026 são de crescimento anual na ordem dos 4% do EBIT, para 546M€ e 569.5M€ respetivamente.

A estimativa de lucro líquido para 2024 é de 114M€ (+1M€ que no ano passado), mas eu acredito que vá ser mais que isso.

Na minha opinião, estar pessimista para a Mota-Engil, com estas prespetivas e a cotação a 2,5€ é um contrasenso. Estamos a falar do maior resultado operacional, maior carteira de encomendas e maior lucro da Mota-Engil nos seus 25 anos de história na bolsa portuguesa.

Independentemente da "opinião" de cada um, os "bonecos" com o passado não enganam.

As perspetivas futuras dependem de cada um, e não há bolas de cristal, portanto os meus riscos valem o que valem, mas espero trazer algum contributo positivo.

Vão alguns exemplos de movimentos da Mota, não sujeitos a: "Abutres // Vampiros".
Quanto a mim, estes Volumes não se devem apenas à Muddy Waters, mas a uma ação consertada, no entanto quem os pode identificar não divulga a informação.

Mas baste de "combersa" e cada um que pense por si.
"Façam as Vossas apostas"

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 08 Outubro I.png
MOTA 8 Outubro.png
mota histórico.png

José Ortega Y Gasset

por Rolling_Trader » 8/10/2024 9:46

afcapitao Escreveu:Boa noite caros colegas,

Desde o meu último post há algumas semanas que mantenho algum sentimento negativo sobre a ME.

No entanto o tempo vai passando e a muddy waters não lançou nenhum report, o que me parece reduzir as chances de ser lançado (puro palpite).

Agora que sabemos da venda do negócio polaco, alguém arrisca uma estimativa de lucros para 2024?

(...)

Como referi, ainda um pouco negativo com o título, mas parece-me ser possível haver resultados superior ao ano passado.

Bom dia afcapitao,

Conhece algum short da Muddy Waters que não tivesse sido imediatamente acompanhado de report financeiro? (eu não conheço, mas se souber de algum partilhe aqui por favor).
A Muddy também faz shorts ordinários (literal e figurativamente). O que significa que este short na Mota-Engil foi puramente especulativo e não há nada de errado com as contas da empresa.

Quanto aos resultados líquidos, este ano vão estar cheios de rubricas não recorrentes, prefiro centrar-me no EBIT, que é o lucro operacional antes de juros e impostos, ou seja aquele de decorre das operações da Mota, destituído de mais valias e outros encaixes não recorrentes. Esse, o EBIT, está estimado para 2024 ser de 521M€, mais 5 milhões do que no ano passado, depois disso as previsões para 2025 e 2026 são de crescimento anual na ordem dos 4% do EBIT, para 546M€ e 569.5M€ respetivamente.

A estimativa de lucro líquido para 2024 é de 114M€ (+1M€ que no ano passado), mas eu acredito que vá ser mais que isso.

Na minha opinião, estar pessimista para a Mota-Engil, com estas prespetivas e a cotação a 2,5€ é um contrasenso. Estamos a falar do maior resultado operacional, maior carteira de encomendas e maior lucro da Mota-Engil nos seus 25 anos de história na bolsa portuguesa.

por afcapitao » 7/10/2024 22:21

Boa noite caros colegas,

Assim, e caso o empréstimo obrigacionista seja um sucesso (ainda que tenha sido lançado para o retalho), talvez volte a haver alguma luz para este título.

49M€ RL já conhecidos do 1o semestre;
+
62M€ RF Polónia
+
70M€ (?) RF vendas de concessões no México (51% da venda, ainda não realizadas, mas em princípio vão ser)
+
Algum resultado recorrente positivo..
+
Garantia do CEO que acabarão o ano com uma melhoria no balanço e na autonomia financeira.

Registado: 8/3/2012 17:31

por andraderui » 7/10/2024 21:14

Existe alguma informação de como está a decorrer o empréstimo obrigacionista? Obg.
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/

Registado: 12/11/2002 16:18

por Lusitanus » 7/10/2024 20:16

A malta anda desanimada, triste, cabisbaixa, mas, calma, vai haver certamente um ressalto!
Atenção, um ressalto é, como o próprio nome indica, apenas um ressalto!

Mota Engil.png
Mota Engil.png (48.76 KiB) Visualizado 4191 vezes

Registado: 19/3/2021 0:23

por sempreamesma » 7/10/2024 15:33

ASimoes Escreveu:
ASimoes Escreveu:Boa semana ! 8-)
Estou nessa de, longo prazo e Dividendos, como Empresário :) :!: :-"

É claro, indo fazendo uns shorts, para ficar com parte delas, free :wink:

O Camarada ASimões é uma mais valia para este fórum! BN

Registado: 4/5/2007 10:06

por ASimoes » 7/10/2024 12:33

ASimoes Escreveu:Boa semana ! 8-)

É claro, indo fazendo uns shorts, para ficar com parte delas, free :wink:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por ASimoes » 7/10/2024 12:31

Boa semana ! 8-)
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por Alfa Trader » 7/10/2024 11:28

jopsilveira Escreveu:
Alfa Trader Escreveu:Boas,

Como vai haver muita obra para fazer no futuro, assim que as guerras abrandem.... :pray: :pray: , pois acabarem vais ser difícil.. :shame: :shame:
comprei algumas a 2.40€.
Esperemos que corra bem.... :pray: :pray: :pray: apesar de ser um risco, são para longo prazo.

BN
AlfaTrader

Erro de sempre: quando a coisa corre mal, aparece sempre a desculpa que será para longo prazo.

Caro Jopsilveira,

Não estou a dar desculpa nenhuma, este é o meu perfil de investidor, não tinha de me justificar, mas há foristas que estão sempre com o dedo no gatilho para a criticar.

Tenho REN desde 2010, e nesta estou a perder, pois comprei a 3.09€, mas os dividendos já compensaram esta potencial perda, pois ainda não vendi, nem tenciono vender.
AMD desde 2018
ESC desde 2017
BCP desde 01/2024
E agora a EGL.

Por isso como vê, quando falo em longo prazo não é desculpa.

BN
AlfaTrader

Registado: 20/12/2013 16:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], cali010201, carlosdsousa, icemetal, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO e 192 visitantes