Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Miguel Araújo: “Se disseminarmos os veículos elétricos não temos capacidade para os abastecer”
A indústria automóvel europeia atrasou-se e está a ficar obsoleta e hoje a Europa tem um plano, mas que tem de ser posto em marcha com celeridade, afirma Miguel Araújo.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
654235 Escreveu:a Tesla... será o software revolucionário, como a Apple foi com o iPad ou iPhone.
Só estava a dizer que isto já era anunciado há uns 8-9 aqui no CdB.
IMHO a condução autónoma vai ser difícil de se estabelecer porque políticos.
Os EVs são um falhanço e autonomia e versatilidade nunca serão atingidas com o sistema actual de baterias. Teria de ocorrer uma revolução na tecnologia para se tornarem uma alternativa real aos ICE.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
BearManBull Escreveu:HAL vens com cerca de 8 anos de atraso...
https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... ilit=Tesla
não sei se 8 anos ou mais...já via programas de autonomia na CNN talvez 10 anos atras.
nestes 8 anos ação não reflecte, nem vai reflectir até começar a haver regulação nesse sentido...estamos ainda nos passos infantis.
Mas a questão é QUANDO... esse será o futuro...o homem conduzir um carro será coisa do passado e mesmo perigoso...olharemos para o passado como éramos primitivos...os riscos de "animais" estarem a conduzir um automóvel, como vimos todos os dias na estrada.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
O futuro do carro elétrico terá de passar por autonomia. Os dois estarão conectados e essa será a realidade daqui a uns anos. E quem tem a vantagem com muita margem é a Tesla... será o software revolucionário, como a Apple foi com o iPad ou iPhone. E é a IA que permitirá isso acontecer.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
“ Eletricidade, mas não para todos
Além da questão das baterias, Carlos Tavares também abordou a questão da mobilidade elétrica que, segundo ele, não é aplicável em todos os lugares. "Devemos afastar-nos de um pensamento dogmático onde um tamanho único é adequado para todos. Acho que não vai funcionar. Os veículos eléctricos de hoje só podem ser uma solução para algumas das nossas empresas."
Em apoio a essas declarações, este discurso de Roberto Schaeffer, professor de economia de energia da Universidade do Rio, convidado para o fórum Stellantis, onde lembrou que cerca de 800 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à eletricidade, enquanto «muito mais» não se beneficiam de uma rede elétrica estável: “Devemos pensar na pobreza energética. A pobreza no transporte é um problema real nos países do Sul. Devemos ter em mente que não existe uma solução universal para a mobilidade."
Hidrogênio? «Não para cidadãos normais»
De acordo com uma pesquisa YouGov * realizada em 5 países em parceria com o fórum Stellantis, parece que 1 em cada 4 pessoas ainda não está pronta para escolher modos de transporte ecologicamente responsáveis. “Essa tendência é particularmente marcante nos Estados Unidos, onde mais da metade dos entrevistados nas áreas rurais disseram que não estavam prontos para mudanças.
E se 3 em cada 4 pessoas se preparam para fazer escolhas mais ecológicas, é que menos de 10% já fizeram mudanças significativas. A revolução dos transportes só será muito gradual, portanto. E não passará pelo hidrogênio, segundo Carlos Tavares: “Receio que, no momento, o preço não seja um grande obstáculo para o hidrogênio. Para um futuro próximo, isso pode ser uma solução para as frotas de grandes empresas, mas certamente não para cidadãos normais. ”
Além da questão das baterias, Carlos Tavares também abordou a questão da mobilidade elétrica que, segundo ele, não é aplicável em todos os lugares. "Devemos afastar-nos de um pensamento dogmático onde um tamanho único é adequado para todos. Acho que não vai funcionar. Os veículos eléctricos de hoje só podem ser uma solução para algumas das nossas empresas."
Em apoio a essas declarações, este discurso de Roberto Schaeffer, professor de economia de energia da Universidade do Rio, convidado para o fórum Stellantis, onde lembrou que cerca de 800 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à eletricidade, enquanto «muito mais» não se beneficiam de uma rede elétrica estável: “Devemos pensar na pobreza energética. A pobreza no transporte é um problema real nos países do Sul. Devemos ter em mente que não existe uma solução universal para a mobilidade."
Hidrogênio? «Não para cidadãos normais»
De acordo com uma pesquisa YouGov * realizada em 5 países em parceria com o fórum Stellantis, parece que 1 em cada 4 pessoas ainda não está pronta para escolher modos de transporte ecologicamente responsáveis. “Essa tendência é particularmente marcante nos Estados Unidos, onde mais da metade dos entrevistados nas áreas rurais disseram que não estavam prontos para mudanças.
E se 3 em cada 4 pessoas se preparam para fazer escolhas mais ecológicas, é que menos de 10% já fizeram mudanças significativas. A revolução dos transportes só será muito gradual, portanto. E não passará pelo hidrogênio, segundo Carlos Tavares: “Receio que, no momento, o preço não seja um grande obstáculo para o hidrogênio. Para um futuro próximo, isso pode ser uma solução para as frotas de grandes empresas, mas certamente não para cidadãos normais. ”
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Xiaomi: Electric car buyers told they face six-month wait
The company previously said pre-orders had hit 88,898 within 24 hours of it starting to take orders on Thursday.
The company previously said pre-orders had hit 88,898 within 24 hours of it starting to take orders on Thursday.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Grupo chinês Xiaomi estreia-se no setor dos automóveis elétricos
O lançamento do SU7 segue-se à publicação na terça-feira de um lucro anual recorde em 2023 da campeã dos veículos elétricos BYD, sediada em Shenzhen, no sudeste da China.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Não acredito no conceito de EV para resolver emissões.
Ainda por cima quando se tenta atacar um problema global numa escala local.
Nem sequer acredito no conceito de reduzir emissões, parece saído da cabeça de gente alucinada. O mesmo das ideias de controlar pandemias com confinamentos...
Enquanto existir oil barato vai ser para queimar. A única alternativa é encontrar uma forma de energia mais barata.
H2 nuclear em locais remotos ou H2 geotérmico podiam ser bons candidatos. Ou a panaceia do H2 de fusão nuclear.
A resposta para o problema é gerar energia em escala e continuamente a baixo preço.
Ainda por cima quando se tenta atacar um problema global numa escala local.
Nem sequer acredito no conceito de reduzir emissões, parece saído da cabeça de gente alucinada. O mesmo das ideias de controlar pandemias com confinamentos...
Enquanto existir oil barato vai ser para queimar. A única alternativa é encontrar uma forma de energia mais barata.
H2 nuclear em locais remotos ou H2 geotérmico podiam ser bons candidatos. Ou a panaceia do H2 de fusão nuclear.
A resposta para o problema é gerar energia em escala e continuamente a baixo preço.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Sobre os incendios em navios, deixo uma peça do FT de Novembro último:
Shipowners urged to protect vessels against electric-car fires
Um artigo interessante aqui, também, para quem tiver interesse. O problema que mais vejo ser apontado relaciona-se com o combate ao incêndio em si, que é consistentemente apontando como mais problemático no caso dos EVs (especialmente em navios).
Shipowners urged to protect vessels against electric-car fires
Um artigo interessante aqui, também, para quem tiver interesse. O problema que mais vejo ser apontado relaciona-se com o combate ao incêndio em si, que é consistentemente apontando como mais problemático no caso dos EVs (especialmente em navios).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Eu só sou pela verdade ,condeno com todas as minhas força o acto totalitário e
criminoso dos responsáveis europeus de impor o carro elétrico .
Mostram a sua imbecilidade , o correcto era chamar os construtores e dize-lhe há um problema temos de descer a impressão carbono dos carros colocavam objectivos os senhores tem a liberdade de escolher a melhor maneira de lá chegar
Disel ,gasolina , hidrogénio , elétrico . Ar comprimido ….. a escolha era deles impor o elétrico estar estupido e um acto de traição à indústria da Europa .
criminoso dos responsáveis europeus de impor o carro elétrico .
Mostram a sua imbecilidade , o correcto era chamar os construtores e dize-lhe há um problema temos de descer a impressão carbono dos carros colocavam objectivos os senhores tem a liberdade de escolher a melhor maneira de lá chegar
Disel ,gasolina , hidrogénio , elétrico . Ar comprimido ….. a escolha era deles impor o elétrico estar estupido e um acto de traição à indústria da Europa .
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Quantos ICE entram em combustão espontânea enquanto estavam a ser transportados?
but in the audio of an emergency call released by Dutch broadcaster RTL, someone can be heard saying "the fire started in the battery of an electric car."
but in the audio of an emergency call released by Dutch broadcaster RTL, someone can be heard saying "the fire started in the battery of an electric car."
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
BearManBull Escreveu:Opcard Escreveu:Os eléctricos ardem muito menos que os térmicos o país que serve de estudo ê a Noruega pois lá representavam 80% das vendas ,mas quando ardem é terrível .
Nunca ouvi falar de ICEs que entrassem em combustão espontânea.
Outra coisa é o risco de incendio em caso de acidente.
Por cada 100.000 carros a combustão, 68 deles foram vítimas de um incêndio. nos veículos eléctricos 3,8,
https://www.theguardian.com/business/20 ... l-vehicles
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Opcard Escreveu:Os eléctricos ardem muito menos que os térmicos o país que serve de estudo ê a Noruega pois lá representavam 80% das vendas ,mas quando ardem é terrível .
Nunca ouvi falar de ICEs que entrassem em combustão espontânea.
Outra coisa é o risco de incendio em caso de acidente.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Os eléctricos ardem muito menos que os térmicos o país que serve de estudo ê a Noruega pois lá representavam 80% das vendas ,mas quando ardem é terrível .
“Mas e quando os veículos eléctricos começam a arder, o que acontece? Qual a melhor forma de proceder? Abaixo elencamos nove conclusões a que chegou o EV Fire Safe que, julgamos, podem contribuir para o esclarecimento dos condutores:
Todos os incêndios que deflagram na bateria de um veículo eléctricos devem-se a uma fuga térmica, quando a célula sofre um curto-circuito ou perde o electrólito.
Quando um modelo a combustão arde, a temperatura pode atingir 815ºC, num veículo eléctrico chega a 2760ºC.
Numa bateria com um estado de carga (SoC) inferior a 50% há menos probabilidade de deflagrar um incêndio.
A água é a forma mais eficaz de extinguir um incêndio num carro eléctrico. Para conter as chamas, deve-se apontar no mínimo para 4000 litros de água.
As baterias colocadas sob o piso do veículo podem levar a que o veículo eléctrico tenha de ser levantado para apagar o fogo.
A recomendação é “deixar arder” a bateria, se a localização assim o permitir. Diz a EV SafeFire que assim se reduzem os riscos a que estão expostas as equipas que prestam socorro.
Sempre que a bateria não arde por completo, há risco de reignição.
Um veículo eléctrico mergulhado em água não electrocuta.
O fumo que se vê é uma nuvem de vapor de gases altamente inflamáveis, sobretudo hidrogénio.
“Mas e quando os veículos eléctricos começam a arder, o que acontece? Qual a melhor forma de proceder? Abaixo elencamos nove conclusões a que chegou o EV Fire Safe que, julgamos, podem contribuir para o esclarecimento dos condutores:
Todos os incêndios que deflagram na bateria de um veículo eléctricos devem-se a uma fuga térmica, quando a célula sofre um curto-circuito ou perde o electrólito.
Quando um modelo a combustão arde, a temperatura pode atingir 815ºC, num veículo eléctrico chega a 2760ºC.
Numa bateria com um estado de carga (SoC) inferior a 50% há menos probabilidade de deflagrar um incêndio.
A água é a forma mais eficaz de extinguir um incêndio num carro eléctrico. Para conter as chamas, deve-se apontar no mínimo para 4000 litros de água.
As baterias colocadas sob o piso do veículo podem levar a que o veículo eléctrico tenha de ser levantado para apagar o fogo.
A recomendação é “deixar arder” a bateria, se a localização assim o permitir. Diz a EV SafeFire que assim se reduzem os riscos a que estão expostas as equipas que prestam socorro.
Sempre que a bateria não arde por completo, há risco de reignição.
Um veículo eléctrico mergulhado em água não electrocuta.
O fumo que se vê é uma nuvem de vapor de gases altamente inflamáveis, sobretudo hidrogénio.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
O EV essa peça única símbolo da repressão ocidental.
O EV essa tecnologia que conseguiu destruiu a democratização do acesso ao automóvel.
Os seguros cobrem o incendio de uma casa provocado provocado por EVs?
As seguradoras deviam obrigar a declarar EVs nos seguros habitacionais.
O EV essa tecnologia que conseguiu destruiu a democratização do acesso ao automóvel.
‘Bomba’ de 140 mil euros pega fogo quando carregava baterias
Verónica Morgado tinha posto o carro a carregar as baterias pelas 10h05 do dia 7. Às 10h27 recebeu indicação no telemóvel de que o carregamento tinha sido interrompido. Desceu à garagem da sua moradia, em Sintra, e o BMW I8 Roadster híbrido estava a deitar fumo. "Liguei para a BMW e disseram para desligar a bateria de 12 volts, mas o fumo continuava. O que nos valeu foi o meu marido ter tirado o carro com a empilhadora", contou ao Correio da Manhã a mãe do proprietário do carro.
Os seguros cobrem o incendio de uma casa provocado provocado por EVs?
As seguradoras deviam obrigar a declarar EVs nos seguros habitacionais.
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Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia
“A EUROPA NÃO ESTÁ PRONTA
Mas quem se importa, a Europa é o continente dos bons sentimentos, um continente que polui menos, relativamente, e que quer salvar o planeta.
O que importa se as baterias não são feitas em número suficiente e se não são fabricadas na Europa.
Não importa se as instalações das estações de carregamento são totalmente insuficientes.
Não importa se os fabricantes europeus não são capazes de construir veículos elétricos a preços acessíveis a todos.
O QUE IMPORTA
Esta é a nossa boa vontade...
A sério?
Na verdade, não.
A Europa está orquestrando o naufrágio de uma indústria essencial: o automóvel.
Em benefício dos fabricantes chineses que não respeitam nenhuma regra.
RESULTADO
Carlos Tavares discute um risco «existente» para os construtores europeus.
E apela à mobilização dos fabricantes europeus para competir com os fabricantes chineses.
Fabricantes chineses que não conseguem vender seus carros em seu próprio mercado, em dificuldades, e que os venderão em massa, a preços quebrados, graças a subsídios estatais, para a Europa.
Crônica de um desastre anunciado.
ACRESCENTE A ISSO
Um mercado que marca o passo, devido ao preço dos veículos, à sua falta de autonomia e à falta de equipamento, e você tem um bom topo para uma crise.
Para ilustrar, Tesla e BYD (fabricante chinês) venderam mais carros eléctricos do que TODOS os fabricantes europeus combinados.
Mas quem se importa, a Europa é o continente dos bons sentimentos, um continente que polui menos, relativamente, e que quer salvar o planeta.
O que importa se as baterias não são feitas em número suficiente e se não são fabricadas na Europa.
Não importa se as instalações das estações de carregamento são totalmente insuficientes.
Não importa se os fabricantes europeus não são capazes de construir veículos elétricos a preços acessíveis a todos.
O QUE IMPORTA
Esta é a nossa boa vontade...
A sério?
Na verdade, não.
A Europa está orquestrando o naufrágio de uma indústria essencial: o automóvel.
Em benefício dos fabricantes chineses que não respeitam nenhuma regra.
RESULTADO
Carlos Tavares discute um risco «existente» para os construtores europeus.
E apela à mobilização dos fabricantes europeus para competir com os fabricantes chineses.
Fabricantes chineses que não conseguem vender seus carros em seu próprio mercado, em dificuldades, e que os venderão em massa, a preços quebrados, graças a subsídios estatais, para a Europa.
Crônica de um desastre anunciado.
ACRESCENTE A ISSO
Um mercado que marca o passo, devido ao preço dos veículos, à sua falta de autonomia e à falta de equipamento, e você tem um bom topo para uma crise.
Para ilustrar, Tesla e BYD (fabricante chinês) venderam mais carros eléctricos do que TODOS os fabricantes europeus combinados.
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Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia
Mudança de narrativa? Agora o futuro já não será totalmente elétrico?
Aparentemente, é a causa da Alemanha ter acabado com os subsídios para os EV. -https://www.reuters.com/business/autos-transportation/germany-end-e-vehicle-subsidy-programme-2023-12-16/
Aparentemente, é a causa da Alemanha ter acabado com os subsídios para os EV. -https://www.reuters.com/business/autos-transportation/germany-end-e-vehicle-subsidy-programme-2023-12-16/
"At Berkshire, we particularly favor the rare enterprise that can deploy additional capital at high returns in the future. Owning only one of these companies – and simply sitting tight – can deliver wealth almost beyond measure."
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Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia
Ainda como resposta , a febre passará quando acabarem os subsídios a marcha forçada será feita a passo , ou há um salto tecnológico ou voltamos a força da besta como forma de mobilidade ‘
Alemanha e USA …
« Além disso, a tendência de queda nas compras de carros elétricos na Alemanha é acompanhada por um retorno de discursos céticos em relação a essa tecnologia. Recentemente, foi a Porsche que questionou a data de 2035 para a cessação das vendas de novos carros térmicos. Durante a apresentação do Macan 100% elétrico, o chefe da empresa alemã disse que havia "muitas discussões no momento em torno do final do motor de combustão.
Acho que pode ser adiado". A marca, reconhecida por seus motores de combustão interna, não planeja mudar para totalmente elétrico e, em vez disso, empurra combustíveis sintéticos.
Depois de ter convertido para electricidade, Carlos Tavares voltou a manifestar dúvidas há alguns meses, apesar de mais de 50 mil milhões de euros de investimento em electrificação previstos para os próximos dez anos. "Tenho dois cenários
: uma aceleração dos carros elétricos", se os" progressistas dogmáticos "vencerem, ou" uma desaceleração nos carros elétricos", se os" populistas " prevalecerem, disse o líder da Stellantis em uma coletiva de imprensa em janeiro. As eleições europeias de 2024 estão a fazer vacilar os discursos unânimes em torno da electricidade, que os fabricantes têm vindo a divulgar amplamente nos últimos anos.
Também nos Estados Unidos, a aproximação das eleições presidenciais marca a dúvida no início da electrificação do país. De acordo com
Segundo a Deloitte, 67% dos americanos comprariam agora um carro termal para o seu próximo veículo, em comparação com 58% no ano passad
Alemanha e USA …
« Além disso, a tendência de queda nas compras de carros elétricos na Alemanha é acompanhada por um retorno de discursos céticos em relação a essa tecnologia. Recentemente, foi a Porsche que questionou a data de 2035 para a cessação das vendas de novos carros térmicos. Durante a apresentação do Macan 100% elétrico, o chefe da empresa alemã disse que havia "muitas discussões no momento em torno do final do motor de combustão.
Acho que pode ser adiado". A marca, reconhecida por seus motores de combustão interna, não planeja mudar para totalmente elétrico e, em vez disso, empurra combustíveis sintéticos.
Depois de ter convertido para electricidade, Carlos Tavares voltou a manifestar dúvidas há alguns meses, apesar de mais de 50 mil milhões de euros de investimento em electrificação previstos para os próximos dez anos. "Tenho dois cenários
: uma aceleração dos carros elétricos", se os" progressistas dogmáticos "vencerem, ou" uma desaceleração nos carros elétricos", se os" populistas " prevalecerem, disse o líder da Stellantis em uma coletiva de imprensa em janeiro. As eleições europeias de 2024 estão a fazer vacilar os discursos unânimes em torno da electricidade, que os fabricantes têm vindo a divulgar amplamente nos últimos anos.
Também nos Estados Unidos, a aproximação das eleições presidenciais marca a dúvida no início da electrificação do país. De acordo com
Segundo a Deloitte, 67% dos americanos comprariam agora um carro termal para o seu próximo veículo, em comparação com 58% no ano passad
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Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia
Temos de combater o fascismo, vamos taxar ainda mais o parking de automóveis!
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Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia
Se chegou a Paris vai cá chegar , os SUV vão perder valor
“ «SUV em Paris: a triplicação das tarifas de estacionamento para «carros pesados» votada por uma pequena maioria”
“ «SUV em Paris: a triplicação das tarifas de estacionamento para «carros pesados» votada por uma pequena maioria”
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Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia
https://www.theverge.com/2024/1/25/24049607/porsche-macan-ev-specs-price-photos
Porsche’s second-ever EV will be an electric Macan SUV, starting at $80,450
we can probably estimate a WLTP-rated range of 310 miles.
"At Berkshire, we particularly favor the rare enterprise that can deploy additional capital at high returns in the future. Owning only one of these companies – and simply sitting tight – can deliver wealth almost beyond measure."
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Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia
Produção de elétricos na Stellantis de Mangualde arranca já este ano
O anúncio foi feito pelo CEO da Stellantis, Carlos Tavares, no congresso da Ordem dos Engenheiros. É uma antecipação de um ano face ao que estava previsto.
A produção em série das versões elétricas dos furgões fabricados na Stellantis Mangualde vai arrancar ainda este ano, revelou esta quinta-feira o CEO do grupo automóvel.
Em março do ano passado, Carlos Tavares tinha anunciado que a fábrica portuguesa do grupo começaria a produzir veículos elétricos das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot, mas apenas em 2025.
Carlos Tavares destacou, num encontro com jornalistas à margem do congresso da Ordem dos Engenheiros, no Porto, o desempenho da fábrica portuguesa. "Em termos de custo e qualidade, Mangualde é a melhor fábrica do grupo na Europa. E a nível mundial está no pódio", frisou.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
O facto da Tesla ter baixando mto os preços tb faz as empresas de rent-a-car pensar duas vezes.
O valor a que os vendem depois do uso tb tem bastante relevância.
Recordo que nos EUA, com apoios federeis e local, nalguns casos é possível trazer um tm3 por pouco mais que $30k.
O valor a que os vendem depois do uso tb tem bastante relevância.
Recordo que nos EUA, com apoios federeis e local, nalguns casos é possível trazer um tm3 por pouco mais que $30k.
The market gives; The market takes.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
É bom dizer que a Hertz se está a livrar dos carros eléctricos pelo custos as reparações custam muito mais , a ideia de fazer a carroçaria de uma só vez é fantástica mas o carro não deve bater .
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