Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae com - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por ParaCima » 16/3/2023 21:57

Aqui_Vale Escreveu:
ParaCima Escreveu:caso não exista rabo escondido... nunca chegam aos 90% do capital, caso não aumentem a oferta. se até ao momento nao houve vendedores a 2,5.

aguardamos a revisão do preço. dava-me jeito vender no próximo mês, mas pelo menos com mais um euro em cima


Como funcionam estas Máfias: esta que está para ser OPAda, a: 2,50€, praticamente 62,5% abaixo do seu valor contabilístico, pelo Clã do Norte. Viu aumentar os seus lucros em 22,7%; em contrapartida reduziu o Dividendo em 62,5% (0 que é legal pois depende dos Acionistas que são eles).
Uma manobra de desincentivamento para que lhes vendam o que precisam, mas acima deles há intensões de Compra de 2.510.000 a: 2,52€. Sinal inequívoco que não vão conseguir a percentagem para a aquisição potestativa.

A solução que vão encontrar é comprarem fora de Bolsa o que precisam a grandes Investidores, ao preço que estes entenderem e não muito longe dos 4€, mas acima.

Mas ainda a CMVM terá que se pronunciar sobre o preço da oferta, provavelmente decidirá a Favor dos Grandes como é previsivel

De qualquer maneira, continuo com a minha posição: um lote antes do anúncio e outro a 2,60€ Espero para ver

CumPrim/
ValeAquilino



Comprando por preço superior terao de comprar as outras ao mesmo preço. Pelas vendas estou convencido que vao aos 3. Ao preco atual, prefiro "pagar" para ver.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 16/3/2023 14:00

ParaCima Escreveu:caso não exista rabo escondido... nunca chegam aos 90% do capital, caso não aumentem a oferta. se até ao momento nao houve vendedores a 2,5.

aguardamos a revisão do preço. dava-me jeito vender no próximo mês, mas pelo menos com mais um euro em cima


Como funcionam estas Máfias: esta que está para ser OPAda, a: 2,50€, praticamente 62,5% abaixo do seu valor contabilístico, pelo Clã do Norte. Viu aumentar os seus lucros em 22,7%; em contrapartida reduziu o Dividendo em 62,5% (0 que é legal pois depende dos Acionistas que são eles).
Uma manobra de desincentivamento para que lhes vendam o que precisam, mas acima deles há intensões de Compra de 2.510.000 a: 2,52€. Sinal inequívoco que não vão conseguir a percentagem para a aquisição potestativa.

A solução que vão encontrar é comprarem fora de Bolsa o que precisam a grandes Investidores, ao preço que estes entenderem e não muito longe dos 4€, mas acima.

Mas ainda a CMVM terá que se pronunciar sobre o preço da oferta, provavelmente decidirá a Favor dos Grandes como é previsivel

De qualquer maneira, continuo com a minha posição: um lote antes do anúncio e outro a 2,60€ Espero para ver

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
SONAEcom Coff.png
SONAEcom Coff.png (25.2 KiB) Visualizado 10100 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2899
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 15/3/2023 19:56

parece que ninguém ficou com medo da OPA. aguardemos pela revisão do preço. já vi duas de ordens de 50 em torno dos 3€... hum...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral

por HCC1 » 15/3/2023 11:58

Aqui o que mais me surpreende é a tareia que o Discerene Group está a levar da Sonae. Pois tendo em conta que este está longo na Sonaecom e curto na NOS está a perder dos dois lados com as decisões da Sonae, primeiro com a manutenção de um dividendo alto na NOS e queda brutal no dividendo da Sonaecom, e agora com a manifestação na OPA, de reforço da posição na NOS caso a OPA não seja bem sucedida aumentando assim a especulação sobre as ações e potenciando as perdas na posição curta que o Discerene Group detém.
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Apramg » 15/3/2023 0:25

Até 14 de abril ? Que seca. Mais um mês? Acho que as pessoas vão vender pelo cansaço...e entram em ações mais livres destas amarras de uma bolsa muito pouco líquida!
 
Mensagens: 328
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Sonae com - Tópico Geral

por cmmanel » 15/3/2023 0:15

ParaCima Escreveu:
cmmanel Escreveu:A Sonae vai conseguir os 90% falta muito pouco. Cerca de 3 milhões de açoes. E já tem a aprovação para opa prestativa a 2.5€. Tenho muita pena que a bolsa portuguesa perca mais uma ação, mas parece-me inevitável.


quem vai vender esses 3M de acções a 2,5€? numa opa potestativa é necessario algu´m "independente" avaliar a empresa, excepto se a sonae conseguir comprar 90% dos direitos de votos sujeitos á oferta... ou seja tinha de comprar quase 10% das acções em circulação


Sobre o quem não sei. Mas parece-me muito poucas ações necessárias. Neste caso a opa potestativa está aprovada a 2,5€ pela CMVM. Não vai ser nomeado nenhum auditor independente.
 
Mensagens: 39
Registado: 29/11/2007 2:41
Localização: Vilarinho do Bairro

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 15/3/2023 0:05

cmmanel Escreveu:A Sonae vai conseguir os 90% falta muito pouco. Cerca de 3 milhões de açoes. E já tem a aprovação para opa prestativa a 2.5€. Tenho muita pena que a bolsa portuguesa perca mais uma ação, mas parece-me inevitável.


quem vai vender esses 3M de acções a 2,5€? numa opa potestativa é necessario algu´m "independente" avaliar a empresa, excepto se a sonae conseguir comprar 90% dos direitos de votos sujeitos á oferta... ou seja tinha de comprar quase 10% das acções em circulação
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral

por cmmanel » 14/3/2023 23:59

A Sonae vai conseguir os 90% falta muito pouco. Cerca de 3 milhões de açoes. E já tem a aprovação para opa prestativa a 2.5€. Tenho muita pena que a bolsa portuguesa perca mais uma ação, mas parece-me inevitável.
 
Mensagens: 39
Registado: 29/11/2007 2:41
Localização: Vilarinho do Bairro

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 14/3/2023 23:52

caso não exista rabo escondido... nunca chegam aos 90% do capital, caso não aumentem a oferta. se até ao momento nao houve vendedores a 2,5.

agurdamos a revisão do preço. dava-me jeito vender no próximo mês, mas pelo menos com mais um euro em cima
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral

por caldeirum » 14/3/2023 23:35

Esta OPA em termos contabilísticos para a SONAE é considerado investimento? Quero dizer, é esta uma forma de reduzir o montante sobre o qual seria calculado o IRC a pagar?

É que se for, isto é genial.

Obrigado desde já.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 308
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 10/3/2023 13:07

Que pena os dividendos :D

Os divendos sao pagos o imposto é pago de imediato.

Se for em mais-valia só pago os dividendos no ano seguinte... entretanto consigo meter o dinheiro a render nesse periodo.


Continua com uma valor contabilistico de 4€.
Existe mais alguma coisa a dizer?
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral

por IlanYohann » 10/3/2023 12:49

acoespt Escreveu:eu fico a aguardar a revisão do preço da OPA.
A sonaecom a 2,5€ apresenta um PER de 5,4.
A 2,7 o seu PER é de apenas 5,9.
E sou homem para ir à assembleia reclamar com o dividendo e o valor da oferta. Os administradores não estão a defender o pequeno investidor.
Não havendo revisão não vendo.

Nota: como já disse, eu tenho 72 mil ações da sonaecom compradas há um ano a 1,862€ e entretanto já recebi o dividendo de 0,194€ do ano passado, portanto estão a um preço de aquisição a 1,668€


Ehehe, belo flex.

Mas sim pelos números a OPA é só um ultraje, os Azevedo são uns artistas....
 
Mensagens: 2
Registado: 10/3/2023 11:17

Re: Sonae com - Tópico Geral

por acoespt » 10/3/2023 12:22

eu fico a aguardar a revisão do preço da OPA.
A sonaecom a 2,5€ apresenta um PER de 5,4.
A 2,7 o seu PER é de apenas 5,9.
E sou homem para ir à assembleia reclamar com o dividendo e o valor da oferta. Os administradores não estão a defender o pequeno investidor.
Não havendo revisão não vendo.

Nota: como já disse, eu tenho 72 mil ações da sonaecom compradas há um ano a 1,862€ e entretanto já recebi o dividendo de 0,194€ do ano passado, portanto estão a um preço de aquisição a 1,668€
Anexos
IMG_20230310_111620_Easy-Resize.com.jpg
 
Mensagens: 4
Registado: 24/1/2023 18:34

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Goya777 » 10/3/2023 12:21

IlanYohann Escreveu:A família Azevedo funciona como um cartel, é uma vergonha a CMVM, a Euronext, nós enquanto shareholders/stakeholders e as outras instituições não meterem/metemos ordem nesta gente. Com estes resultados, com a OPA em vigor, dividendo de 0,03€ ahahahaha, lindo, mais uma para a coleção recente de aldrabices dos Azevedo, a opa da Semapa das filhas do PQP, a situação de OPA fechada a 3€ dos chineses à MOTA, só esquemas na bolsa portuguesa.


Isto é squeeze out basics... faz-se em PT e em todo o lado. Quando se é accionista pequeno, numa empresa que tem um accionista gordo maioritário, temos de saber que este risco existe
 
Mensagens: 2861
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Sonae com - Tópico Geral

por caganixo7 » 10/3/2023 11:57

Apagar sff
 
Mensagens: 119
Registado: 19/4/2018 17:10

Re: Sonae com - Tópico Geral

por caganixo7 » 10/3/2023 11:55

Não percebo qual o problema, mt sinceramente!
Não há distribuição de dividendo ou distribuem um valor ridículo, então há mais reservas, logo quando tiverem de rever a oferta, vão ter de subir ainda mais o preço... Acho melhor assim...
 
Mensagens: 119
Registado: 19/4/2018 17:10

Re: Sonae com - Tópico Geral

por IlanYohann » 10/3/2023 11:38

A família Azevedo funciona como um cartel, é uma vergonha a CMVM, a Euronext, nós enquanto shareholders/stakeholders e as outras instituições não meterem/metemos ordem nesta gente. Com estes resultados, com a OPA em vigor, dividendo de 0,03€ ahahahaha, lindo, mais uma para a coleção recente de aldrabices dos Azevedo, a opa da Semapa das filhas do PQP, a situação de OPA fechada a 3€ dos chineses à MOTA, só esquemas na bolsa portuguesa.
 
Mensagens: 2
Registado: 10/3/2023 11:17

Re: Sonae com - Tópico Geral

por caldeirum » 10/3/2023 8:58

A direcção da sonae com está a pensar apenas na Sonae e não em todos os acionistas. 3 cêntimos?
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 308
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Crissssx » 10/3/2023 8:36

HCC1 Escreveu:Apesar de ter alguns conhecimentos básicos de contabilidade, fiquei curioso e surpreso com a atribuição de 9ME de dividendos.
Os números apresentados pela empresa são bem melhores do que no passado.
Alguém me sabe explicar como é calculado o máximo legal de reservas distribuíveis, que a empresa utiliza como base para a atribuição do dividendo.


Penso que isto seja para sacudir os resistentes...
 
Mensagens: 262
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Sonae com - Tópico Geral

por HCC1 » 10/3/2023 2:07

Apesar de ter alguns conhecimentos básicos de contabilidade, fiquei curioso e surpreso com a atribuição de 9ME de dividendos.
Os números apresentados pela empresa são bem melhores do que no passado.
Alguém me sabe explicar como é calculado o máximo legal de reservas distribuíveis, que a empresa utiliza como base para a atribuição do dividendo.
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Re: Sonae com - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 10/3/2023 1:28

Resultados fabulosos...Dividendo ridículo... :x
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Apramg » 9/3/2023 17:58

Hoje os negócios foram todos acima de 2,70. A OPA não tem um prazo? E se tem acaba depois da apresentação de resultados? CMVM ?
 
Mensagens: 328
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 7/3/2023 13:51

Apresentação contas 16 Março antes da abertura do Mercado.

Com bom desempenho hoje, quem quiser vai comprar \:D/

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
SONAEcom.png
SONAEcom.png (25.16 KiB) Visualizado 8767 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2899
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 24/2/2023 23:37

Pmart 1 Escreveu:Aqui vai


Vi agora, obrigado pela partilha.
Não fui apenas eu que comprei acima do preço da OPA. Ainda há 2.551.905 intenções de compra.
Não me restam dúvidas que o preço terá que subir, e, se não subir. Não me parece que venha abaixo dos 2,50€

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2899
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por ParaCima » 24/2/2023 9:40

Aqui_Vale Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/clube-dos-pequenos-acionistas-considera-injusto-o-preco-da-opa-sobre-sonaecom

Para que conste :-k

As minhas ainda cá estão. :mrgreen: =; :-"

CumPrim/
ValeAquilino


4.5 parece-me bem. Vamos aguardar pelos resultados...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], joao garcao, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 305 visitantes