Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae com - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae com - Tópico Geral

por maturidade » 24/1/2023 16:52

Boas.
Algo se vai passar nesta menina.
Já vai nos 2.61€.
será que o valor da OPA vai ser revisto em alta?
pareçe haver peixe graúdo a antecipar-se a essa noticia :-k :-k :-k :-k

Abraços
 
Mensagens: 2852
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 23/1/2023 18:40

Ha malta que quer perder dinheiro na opa... :D aquando do lançamento houve uma subida parecida... o que ai vem?

Aguardo, pelo menos, pelos 4 euros. Menos que isso fico com elas á espera da recompra em AG com um roc a avaliar. Entretanto vamos ter resultadis anuais.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Apramg » 19/1/2023 15:50

Penso que eles lançaram o isco a ver se pescavam peixe miúdo, mas o pessoal mais experiente não foi no engodo. Assim esperamos cenas dos próximos capítulos, bem acima da esmola dos 2,50€. A acompanhar próximo salto...
 
Mensagens: 328
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Sonae com - Tópico Geral

por HCC1 » 19/1/2023 0:44

Aqui o que me surpreende é o preço realmente baixo em relação ao valor contabilístico, só se eles estiverem a pensar registar menos valias com a dissolução da ZOPT e mesmo assim...
Nas anteriores OPA´s sobre a Sonae Capital e a Sonae Indústria, na primeira eles ofereceram o valor contabilístico e na segunda, não consigo perceber bem qual o valor da Sonae Indústria na altura, mas tendo em conta a situação algo delicada da empresa considero que o valor oferecido seria próximo do justo naquele momento.
Em todo o caso penso recordar que a Efanor apresentou naquela situação uma avaliação independente, algo que deverá acontecer numa próxima fase desta tentativa de retirar a empresa da bolsa, pois para já os vendedores parecem ter acabado.
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 13/1/2023 0:25

Penso que estão a misturar tudo! Após os 90% podem tirar as açoes da bolsa, sao somente obrigados a vender quando mais de 90% das açoes sujeitas á oferta sao adquiridas na opa! Posteriormente, a empresa pode realizar uma assembleia-geral no sentido de adquirir as açoes remanescentes, mas com a avaliaçao de um roc. Como cada açao tem um valor contabilistico de 4 euros será impossível o roc dizer que a empresa vale 2,5, a proposta nunca poderá ser feitas abaixo do preço da opa, nwste caso, 2,5 euros. Penso que a empresa pode fazer essa proposta na assembleia geral até 6 meses após atingir os 90%.

Atençao, nao sou jurista, mas deixo a minha interpretaçao. Aconselho a lerem a legislaçao para tirarem as v conclusoes
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Lusitanus » 12/1/2023 16:19

Aqui_Vale Escreveu:
Goya777 Escreveu:Já tendo 90% do total (facto) se nao lançam potestativa agora lançam mais tarde e nos mesmos termos.


Ultrapassaram ligeiramente os 90% de acções, mas ainda não teem os 90% de Direitos de Voto. Aqui é que está o busílis. Enquanto não detiverem os tais 90% de Direitos de Voto, não poderão fazer uma aquisição potestativa =;

Se isso depender das minhas, não me parece que se safem.

CumPrim/
ValeAquilino

É isso mesmo Aqui_Vale!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1466
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 12/1/2023 11:04

Goya777 Escreveu:Já tendo 90% do total (facto) se nao lançam potestativa agora lançam mais tarde e nos mesmos termos.


Ultrapassaram ligeiramente os 90% de acções, mas ainda não teem os 90% de Direitos de Voto. Aqui é que está o busílis. Enquanto não detiverem os tais 90% de Direitos de Voto, não poderão fazer uma aquisição potestativa =;

Se isso depender das minhas, não me parece que se safem.

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2899
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Apramg » 11/1/2023 23:25

O grupo discerene não pode pedir uma avaliação por uma emtifade nomeada pela CMVM?
 
Mensagens: 328
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Goya777 » 11/1/2023 17:27

Já tendo 90% do total (facto) se nao lançam potestativa agora lançam mais tarde e nos mesmos termos.
 
Mensagens: 2861
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Apramg » 11/1/2023 17:18

Aqui a questão é se não chegarem a 90, aumentam a proposta, ou desistem e tentam mais tarde. Ja não me lembro como foi com a sonae industria...
 
Mensagens: 328
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Oli Mac » 11/1/2023 16:15

Apramg Escreveu:Aqui a questão é se não chegarem a 90, aumentam a proposta, ou desistem e tentam mais tarde. Ja não me lembro como foi com a sonae industria...


...penso que esse objectivo já foi alcançado.
 
Mensagens: 58
Registado: 29/11/2007 2:45
Localização: Grande Porto

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Apramg » 11/1/2023 15:39

Aqui a questão é se não chegarem a 90, aumentam a proposta, ou desistem e tentam mais tarde. Ja não me lembro como foi com a sonae industria...
 
Mensagens: 328
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Sonae com - Tópico Geral

por MCMAD1977 » 5/1/2023 1:10

Para Cima

Que a oferta não é justa já sabemos, a questão é se vão ser obrigados a subir a oferta.
 
Mensagens: 305
Registado: 25/2/2008 17:23

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 5/1/2023 0:24

vamos lá á noticia

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... adComments

no terceiro trimestre de 2022 a empresa anuncia um CP de 1233M, tendo em circulação 311M de ações... passados 3 mês(as contas foram fechadas a 30/9) os gestores dizem que a sonaecom não é mau negócio a 777M. atenção que não tive em conta as ações detidas pela própria empresa.

a sonaecom é uma empresa bem gerida, criadora de valor... "destruir" 500M em 3 meses é demais, não tendo em conta o prémio de controlo que é mais que normal, tnto que a sonae indica que a empresa fora de bolsa sai "optimiza", só por isso quero mais que o CP... ou só eles é que ganham?

é mais que visível que a proposta não é justa. basta olhar para o CP e o valor da oferta.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por ParaCima » 30/12/2022 19:00

8-)
Aqui_Vale Escreveu:Curiosidades... :oh:

Hoje fez 25,332% do volume a 2,51; e fechou. E o comprador mantem-se lá. :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino


Alguém a querer perder dinheiro :wall: :lol:
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 30/12/2022 18:20

Curiosidades... :oh:

Hoje fez 25,332% do volume a 2,51; e fechou. E o comprador mantem-se lá. :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
SONAEcom coff 30dez..png
SONAEcom coff 30dez..png (26.05 KiB) Visualizado 8187 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2899
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por ParaCima » 30/12/2022 14:17

Lusitanus Escreveu:
Pageup Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu: Muita vontade de comprar, pouco interesse em vender...

CumPrim/
ValeAquilino


Também não percebo o porque dessa ordem dos 12 milhões, deve ser um chamariz para os americanos que tem 2,5% acho eu... :lol: :lol:

Deve ser um chamariz para os americanos venderem?
No mercado o que muitas vezes parece mais evidente não é o que acontece realmente.
E porque não serem os americanos a tentarem comprar os "restos"?


Penso que seja a sonae... quero é ver acima dos 2,5 com algum volume.

No dia antes da opa nao chegou aos 2,16? Tenho essa ideia
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Lusitanus » 30/12/2022 13:09

Pageup Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu: Muita vontade de comprar, pouco interesse em vender...

CumPrim/
ValeAquilino


Também não percebo o porque dessa ordem dos 12 milhões, deve ser um chamariz para os americanos que tem 2,5% acho eu... :lol: :lol:

Deve ser um chamariz para os americanos venderem?
No mercado o que muitas vezes parece mais evidente não é o que acontece realmente.
E porque não serem os americanos a tentarem comprar os "restos"?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1466
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Pageup » 30/12/2022 12:57

Aqui_Vale Escreveu: Muita vontade de comprar, pouco interesse em vender...

CumPrim/
ValeAquilino


Também não percebo o porque dessa ordem dos 12 milhões, deve ser um chamariz para os americanos que tem 2,5% acho eu... :lol: :lol:
 
Mensagens: 731
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 30/12/2022 12:44

Muita vontade de comprar, pouco interesse em vender...

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
SONAE coff.png
SONAE coff.png (27.88 KiB) Visualizado 4944 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2899
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por ParaCima » 30/12/2022 11:12

Aqui_Vale Escreveu:
ParaCima Escreveu:Vamos lá por partes

1- a açao vai sair da bolsa ( Ja nao há dúvidas).

2.1- caso a oferta consiga mais de 90% do capital sujeita á mesma, ou seja, 9 e tal% do capital social, entao a malta que nao vendeu é obrigado a vender pelos 2,5 euros.

2.2- caso a opa nao consiga atingir os 90% das açoes sujeitas á mesma, então nao és o obrigado a vender, contudo a empresa adquirente pode até 6 meses (acho qye é até 6 meses após atjngir os 90% dos votos e capital)após a opa realizar uma assembleia-geral com um parecer de um roc "independente" onde avalia os activos e ai és obrigado a vender. Art 490 csc

2.3- caso nao se interessem pelo capital que ficou disperso, continuo a receber os dividendos, ou o ativo su jacente é valorizado.


Aqui entra a parte interessante da coisa, se o CP ascende a 1,2 Mm, como é que o roc pode afirmar que a empresa vale 700 e tal milboes? Desses 700 e tal milhoes estamos a falar de uma participaçao numa empresa cotada e dinheiro. Nao é muito fácil evitar estes factos.

Considerando o cp a empresa vale, aproximadamente, 4 euros por açao.

Atençao, isto é uma opiniao pessoal que pode conter dados incorretos, nao apresenta qualquer recomendaçao de compra ou venda.


Toda esta história me parece muito bem engendrada... =; :oh:

Ainda não larguei as minhas, e, só penso larga-las quando a isso for obrigado, espero ainda receber dividendos do exercício de 2022.

Não entendo como é possível o Regulador aprovar uma OPA, por um Valor , ao que parece cerca de 37% inferior ao valor contabilístico da acção. :oh: :oops:

CumPrim/
ValeAquilino


https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... -dois-anos



já sabemos o que regula o regulador... a lei permite ("obrigada")o regular, em caso de dúvida, pedir a um roc a avaliação dos ativos sujeitos +a opa...

só há duas hipoteses, ou o regulador não está a fazer o que está estampado na lei, ou a contabilidade não está em conformidade. como eu não acredito na segunda hipotese e o regulador não sabe se está bem ou não até á realização da auditoria, só resta a 1 hipotese.

já somos dois a guardar. não acredito que consigam os +de 90%... esperemos pelos próximos capítulos. acredito que ainda haja malta a vender para o ano por uma questão de maisvalias.

vamos aguardar pelo artecer do CA relativamente á oferta :lol:
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 29/12/2022 16:14

ParaCima Escreveu:Vamos lá por partes

1- a açao vai sair da bolsa ( Ja nao há dúvidas).

2.1- caso a oferta consiga mais de 90% do capital sujeita á mesma, ou seja, 9 e tal% do capital social, entao a malta que nao vendeu é obrigado a vender pelos 2,5 euros.

2.2- caso a opa nao consiga atingir os 90% das açoes sujeitas á mesma, então nao és o obrigado a vender, contudo a empresa adquirente pode até 6 meses (acho qye é até 6 meses após atjngir os 90% dos votos e capital)após a opa realizar uma assembleia-geral com um parecer de um roc "independente" onde avalia os activos e ai és obrigado a vender. Art 490 csc

2.3- caso nao se interessem pelo capital que ficou disperso, continuo a receber os dividendos, ou o ativo su jacente é valorizado.


Aqui entra a parte interessante da coisa, se o CP ascende a 1,2 Mm, como é que o roc pode afirmar que a empresa vale 700 e tal milboes? Desses 700 e tal milhoes estamos a falar de uma participaçao numa empresa cotada e dinheiro. Nao é muito fácil evitar estes factos.

Considerando o cp a empresa vale, aproximadamente, 4 euros por açao.

Atençao, isto é uma opiniao pessoal que pode conter dados incorretos, nao apresenta qualquer recomendaçao de compra ou venda.


Toda esta história me parece muito bem engendrada... =; :oh:

Ainda não larguei as minhas, e, só penso larga-las quando a isso for obrigado, espero ainda receber dividendos do exercício de 2022.

Não entendo como é possível o Regulador aprovar uma OPA, por um Valor , ao que parece cerca de 37% inferior ao valor contabilístico da acção. :oh: :oops:

CumPrim/
ValeAquilino


https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... -dois-anos

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2899
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 24/12/2022 14:57

Vamos lá por partes

1- a açao vai sair da bolsa ( Ja nao há dúvidas).

2.1- caso a oferta consiga mais de 90% do capital sujeita á mesma, ou seja, 9 e tal% do capital social, entao a malta que nao vendeu é obrigado a vender pelos 2,5 euros.

2.2- caso a opa nao consiga atingir os 90% das açoes sujeitas á mesma, então nao és o obrigado a vender, contudo a empresa adquirente pode até 6 meses (acho qye é até 6 meses após atjngir os 90% dos votos e capital)após a opa realizar uma assembleia-geral com um parecer de um roc "independente" onde avalia os activos e ai és obrigado a vender. Art 490 csc

2.3- caso nao se interessem pelo capital que ficou disperso, continuo a receber os dividendos, ou o ativo su jacente é valorizado.


Aqui entra a parte interessante da coisa, se o CP ascende a 1,2 Mm, como é que o roc pode afirmar que a empresa vale 700 e tal milboes? Desses 700 e tal milhoes estamos a falar de uma participaçao numa empresa cotada e dinheiro. Nao é muito fácil evitar estes factos.

Considerando o cp a empresa vale, aproximadamente, 4 euros por açao.

Atençao, isto é uma opiniao pessoal que pode conter dados incorretos, nao apresenta qualquer recomendaçao de compra ou venda.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral

por severalmal » 24/12/2022 12:19

Acho que o pessoal aqui está a fazer confusão. A Sonae não precisa de comprar 90% das ações em float, só precisa de ter 90% das ações totais da empresa. Ora, a Sonae já detinha algo como 88% (não tenho a certeza do valor certo) das ações da Sonaecom antes de fazer esta Oferta, portanto só precisa de comprar os 2% que lhe falta.

Edit: e como se pode ver pela noticia acima, já conseguiu ter mais de 90% das ações. Com praticamente toda a certeza, posso dizer que a Sonae vai realizar uma operação potestativa para comprar as restantes, e os pequenos accionistas aqui vão ter de vender as suas ações,quer queiram, quer não.
 
Mensagens: 31
Registado: 5/3/2015 15:34

Re: Sonae com - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 24/12/2022 8:42

ver http://www.associacaodeinvestidores.com/


"Contrapartida da OPA da Sonaecom e deveres da CMVM
A ATM defende a nomeação de um auditor independente para fixar a contrapartida mínima na oferta pública de aquisição lançada sobre a Sonaecom [cf. artigo 188 (2), ab initio, do Código dos Valore Mobiliários]. Isto porque tendo em conta o muito baixo free float (apenas de ~ 10 %) e concomitante baixa liquidez e turnover, ao que se alia a perturbação da guerra na Ucrânia e o período de pandemia, factores acontecimentos extraordinários e não previsíveis ou possíveis de modular nos modelos de risco (nem mesmo considerando eventuais black swans) a contrapartida não pode ser determinada por recurso ao preço de mercado, porquanto esse não é um bom indicador do preço justo da sociedade visada.

Assim, deverá a Comissão de Mercado dos Valores Mobiliários defender o regular funcionamento do mercado e os acionistas minoritários da Sonaecom, com especial incidência nos pequenos acionistas, e determinar que a contrapartida seja fixada por intermédio de um auditor independente.
"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], nicolau2019, PAULOJOAO, Phil2014, PXYC, Shimazaki_2 e 80 visitantes