Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 22/11/2022 22:22

BearManBull Escreveu:
PMP69 Escreveu:as forças russas vão ter muitas dificuldades para enfrentar o inverno, quer por equipamento e material desaquado, dificuldades logísticas, e baixa moral da maioria das suas unidades.


Tenho ideia que um dos grandes ases dos russos sempre foi estarem bem preparados para condições rigorosas de inverno.

Não sáo nesse sentido os relatos dos próprios militares russos...no inicio desta guerra provocada pelo agressor imperialista, e, estamos a falar de finais de fevereiro/início de março...


Pavel Filatyev, um paraquedista russo que lutou contra a captura da cidade ucraniana de Kherson por seu exército no início da guerra, disse à CNN no mês passado que sua unidade não tinha nem o básico durante a operação. “Vários dias depois de cercarmos Kherson, muitos de nós não tínhamos comida, água ou sacos de dormir”, disse ele.

“Como estava muito frio à noite, não conseguíamos nem dormir.Nós encontrávamos algum lixo, alguns trapos, apenas para nos embrulhar para nos mantermos aquecidos.” E seus armamentos eram de qualidade inferior, disse ele. “Todas as nossas armas são da época do Afeganistão”, onde as forças russas lutaram de 1979 a 1989, disse ele.

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/analise-ucrania-esta-expondo-a-podridao-profunda-na-maquina-de-guerra-russa/
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=93344&p=1757803#p1757803


BearManBull Escreveu:[Ao mesmo tempo que na Ucrânia a OMS já avisou do perigo de uma catástrofe humanitária, acho que os ucranianos se deviam preocupar mais em defender o que têm.

Infelizmente, face ao atual e constante comportamento do agressor, penso que não será novidade para ninguém...com a contínua destruição das infraestruturas existentes, quer elétricas e civis, crimes de guerra atrás de crimes de guerra...uma prática "usual/normal" em todos os sentidos...
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1971
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 22/11/2022 17:42

PMP69 Escreveu:as forças russas vão ter muitas dificuldades para enfrentar o inverno, quer por equipamento e material desaquado, dificuldades logísticas, e baixa moral da maioria das suas unidades.


Tenho ideia que um dos grandes ases dos russos sempre foi estarem bem preparados para condições rigorosas de inverno.

É difícil saber o que tem um lado ou o que tem o outro na realidade. Para já os mapas continuam na mesma.

Ao mesmo tempo que na Ucrânia a OMS já avisou do perigo de uma catástrofe humanitária, acho que os ucranianos se deviam preocupar mais em defender o que têm.


Put simply, this winter will be about survival.
WHO has so far verified 703 attacks on health since the war began 9 months ago. This is a breach of international humanitarian law and the rules of war.

Continued attacks on health and energy infrastructure mean hundreds of hospitals and health-care facilities are no longer fully operational – lacking fuel, water and electricity to meet basic needs.

Maternity wards need incubators; blood banks need refrigerators; intensive care beds need ventilators; and all require energy.

To focus the world’s attention on this situation is why I am here on my 4th visit this year and just days after the largest wave of missile strikes across the country – to meet officials, health workers and patients and offer WHO’s unwavering support to the Ministry of Health, to the government and to the Ukrainian people.

And to express my gratitude and respect for Ukraine’s doctors, nurses and other health workers, who continue to show their heroism.

What we know is that hundreds of thousands of premises across the country – including private homes, schools and hospitals – have no gas supplies, essential not only for cooking but also for heating.

Today, 10 million people – a quarter of the population – are without power.
Cold weather can kill.

Temperatures are predicted to plummet as low as -20 ˚C in parts of the country.

As desperate families try to stay warm, many will be forced to turn to alternative heating methods, like burning charcoal or wood, or using generators fuelled by diesel, or electric heaters. These bring health risks, including exposure to toxic substances that are harmful for children, older people and those with respiratory and cardiovascular conditions, as well as accidental burns and injuries.

We expect 2–3 million more people to leave their homes in search of warmth and safety. They will face unique health challenges, including respiratory infections such as COVID-19, pneumonia and influenza, and the serious risk of diphtheria and measles in under-vaccinated populations.

All of this is taking its toll on the mental health of Ukrainians. This week, the war enters its 9th month, and already some 10 million people are at risk of mental disorders such as acute stress, anxiety, depression, substance use and post-traumatic stress disorder, or PTSD.
Anexos
war_map.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8847
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 22/11/2022 17:24

PMP69 Escreveu:Se hoje é fácil? Acho que bastante difícil e com elevadas baixas. Como já disse atrás, acho que até março, vamos ter ataques estratégicos a reservatórios de combustíveis e a armazéns de munições, depois em março a guerra no terreno volta.

Estamos a falar de neve, de campos em lama onde a progressão é muito difícil, sem falar nas condições em que as tropas estão acantonadas.
Pedro


Um pequeno reparo, não é de excluir por completo uma ofensiva por parte da Ucrânia, pois parece-me que estão razoavelmente equipados, fora o que têm recebido e não é divulgado, e sabem que as forças russas vão ter muitas dificuldades para enfrentar o inverno, quer por equipamento e material desaquado, dificuldades logísticas, e baixa moral da maioria das suas unidades.

Há ainda algo que me tem intrigado, onde andam os 100.000/120.000 homens que estavam em Kherson (estas contas são minhas), na margem direita do rio Dniepre e onde já não fazem falta.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2211
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 22/11/2022 13:58

Mais um lapso, não vieram em parte, vieram todas. :D


Não quis fazer uma afirmação tão "forte", mas nisso até nem estou em desacordo contigo. :wink:

Como referiste atrás, as forças de "elite" russas que tu referes estão em Kherson, assim para os ucranianos chegarem à Crimeia têm que as destruir a não ser que saltem por cima, o que me parece pouco provável. :D

Sobre a Crimeia ser indefensável por inúmeros motivos gostava que explicasses quais são esses motivos e já agora em relação a outras afirmações tuas há umas quantas explicações que te pedi e que até agora ainda não tiveste oportunidade de esclarecer, não só a mim como a outras pessoas que seguem o tópico.


Grande parte dessa força, estava na margem direita do Dniepre, e já não está lá, porquê?

Porque foram obrigados a retiraram, pois a oeste e norte tinham os ucranianos e a sul e este, o rio Dniepre sem pontes, quer civis ou militares que permitissem o seu reabastecimentos. Os russos retiraram da cidade de Kherson e do seu redor (até 100 kms). Ninguém lhes passou por cima e eles retiraram para não ficarem isolados.

Uma força, precisas de linhas de reabastecimento, para lhes ser fornecido equipamento, munições, combustível, comida e reservas.....

Neste momento, não me parece viável para os ucranianos atravessarem o Dniepre em Kherson, mas podem fazê-lo a sul de Zaporijia e avançar para Melitopol, e aí tem as forças de Kherso flanqueadas, isoladas e separadas das de Donetsk e sem possibilidade de serem reabastecidas.

O que lhes resta? retirar para a Crimeia. Mas a Crimeia só pode ser reabastecida pela ponte de Kerch, que está ao alcance dos Himars/ATACMS, como toda a península da Crimeia.

Se hoje é fácil? Acho que bastante difícil e com elevadas baixas. Como já disse atrás, acho que até março, vamos ter ataques estratégicos a reservatórios de combustíveis e a armazéns de munições, depois em março a guerra no terreno volta.

Estamos a falar de neve, de campos em lama onde a progressão é muito difícil, sem falar nas condições em que as tropas estão acantonadas.


Só podes estar a brincar.... :shock:


São tão infantaria pura e simples como os fuzileiros de Sevastopol ou os VDV, enfim.... :roll:


Respeito a tua opinião, até porque há zonas que não são pretas ou brancas :D

Até te dou uma ajuda os Marines no Vietname, tinham uma excelente unidade de reconhecimento e na segunda guerra mundial, uma unidade de demolição subaquática, que muitos anos depois foi umas das bases de formação dos Navy Seals.

No entanto, vou deixar a minha opinião :D

Hoje, fazem operações e movimentos que a infantaria faz. Se no curso são afloradas incursões, extrações, PLRA, golpes de mão, reconhecimentos ......, até podem ser, mas para isso têm outras unidades, e boas.

Muitos jovens americanos alistam-se no exército e nos marines, para juntarem dinheiro para a faculdade, estão lá com esse objectivo. É uma unidade que em tempos de guerra tem mais de 200.000 homes e mulheres (cerca de 10%), e um curso com o taxa de sucesso "elevada", incluindo a passagem no "Crucible".

Mas respeito a tua opinião, e acho que aqui não há certezas absolutas.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2211
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 22/11/2022 8:36

Enquanto isso, vão sendo reforçados os laços militares entre a Rússia e aqueles que sofrem penalizações do Ocidente.
Até aqui nada de novo, pois até a Turquia também tem trocas comerciais com a Rússia.
Porém o incremento das relações militares entre estes países radicais levanta sempre alguns receios, pois não se sabe do que serão capazes.
https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2116904/russia-chega-a-acordo-com-irao-para-fabrico-de-armas
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 22/11/2022 2:19

Ainda relativamente à Crimeia e aos próximos desenvolvimentos no terreno, resumidamente o que penso é o seguinte.

A Ucrânia não pode cair no engodo do inverno, vontade de negociar russa ou pausa nas hostilidades, vai ter de alguma forma de continuar a pressionar e desgastar as forças invasoras. Parece-me obvio que não vão, não podem, seria um suicídio, avançar agora para a Crimeia diretamente da cidade de Kherson. Isso não vai acontecer.
Tem-se falado na dificuldade de abastecimento da frente ucraniana por via férrea devido aos cortes de energia. Sem dúvida que causa transtorno mas não é incontornável. Tal como a CP garantidamente a Ucrânia tem locomotivas a diesel e se não tiver são-lhes fornecidas. Pode impedir transporte de muita coisa por esta via, mas não vai certamente impedir que o material chegue à frente de batalha.
Quando começou a transpirar que os russos iam perder Kherson já eles andavam a construir linhas defensivas às portas da Crimeia (ainda na região de Kherson), como não fizeram em mais lado nenhum. Esse território acredito que defendam até à última gota de sangue.
Quanto aos ucranianos penso que a Crimeia continua a não estar ao seu alcance enquanto não conseguirem reconquistar a totalidade de Kherson e de Zaporizhzhia, ou pelo menos uma parte desta que inclua Melitopol. Agora, se os Ucranianos num futuro mais ou menos próximo conseguirem reconquistar este território, então a Crimeia tem o destino traçado. Primeiro porque seria um sinal da superioridade das forças ucranianas, depois porque não seria mais possível aos russos abastecerem a Crimeia, por fim o terreno não beneficia a defesa.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1229
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 21/11/2022 21:42

Kiev retira civis de zonas reconquistadas por causa dos danos em infraestruturas

As autoridades ucranianas começaram a retirar civis das áreas recém-libertadas de Kherson e Mykolaiv por recearem que os danos provocados nas infraestruturas sejam demasiado graves para as pessoas suportarem as adversidades do inverno, anunciaram hoje responsáveis governamentais.


https://www.sapo.pt/noticias/atualidade ... 430336e572
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 21/11/2022 21:36

PMP69 Escreveu:
As forças que tomaram Kherson em Fevereiro e Março, vieram em grande parte da Crimeia, logo se as unidades de Sevastapol estão em Kherson e a ter baixas, não conseguem estar em dois lados.


Mais um lapso, não vieram em parte, vieram todas. :D

PMP69 Escreveu:Mas a defesa da Crimeia tem que ser feita em Kherson, se perdem Kherson, a Crimeia é indefensável por inúmeros motivos.



Como referiste atrás, as forças de "elite" russas que tu referes estão em Kherson, assim para os ucranianos chegarem à Crimeia têm que as destruir a não ser que saltem por cima, o que me parece pouco provável. :D

Sobre a Crimeia ser indefensável por inúmeros motivos gostava que explicasses quais são esses motivos e já agora em relação a outras afirmações tuas há umas quantas explicações que te pedi e que até agora ainda não tiveste oportunidade de esclarecer, não só a mim como a outras pessoas que seguem o tópico.

PMP69 Escreveu:Quanto aos marines, para mim são infantaria pura e simples.



Só podes estar a brincar.... :shock:

The US Marine Corps (USMC) is one of the most selective organizations of the US Armed Forces. Basic training is also more intensive than other military branches, involving rigorous mental and physical exercise. As a result, the Marines are considered some of the toughest and most highly trained service members.

What is the United States Marine Corps (USMC)?

The Marine Corps is a separate military service within the Department of the Navy, operating closely with naval forces. Composed of the most elite fighters, the Marines are the first on the ground in most conflicts as the nation’s primary crisis response force.

The Marines serve on Navy ships, protect US embassies, guard naval bases, and respond to international crises. They mobilize quicker than the US Army and utilize weapons and strategies involving air, land, and naval procedures, serving as the US’ 911.

https://www.rosenfeldinjurylawyers.com/ ... -training/


São tão infantaria pura e simples como os fuzileiros de Sevastopol ou os VDV, enfim.... :roll:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 21/11/2022 21:18

mais_um Escreveu:
Lusitanus Escreveu:Ouvi dito na televisão.
Se considerarmos o território ucraniano ocupado pelos russos em redor de Kiev e nas suas proximidades, no "oblast" de Kharkiv e no "oblast" de Kherson, já recuperado pelos ucranianos, parece-me verossímil tal afirmação.


Hoje saiu no Expresso alguns números que olhando para o mapa vão ao encontro da minha perceção:
(...)
Mas a Ucrânia já libertou cerca de 74 mil quilómetros quadrados desde o início da guerra, o que representa cerca de metade do território que os russos capturaram desde 24 de fevereiro. “A principal cidade libertada é Kherson, embora os ucranianos tenham também as ameaças que pairavam sobre Kiev e Kharkiv”, destaca Mark Cancian. “Se incluirmos o território conquistado pela Rússia a partir de 2014, a Ucrânia recuperou pouco mais de um terço do território que inicialmente perdeu para Moscovo”, aclara Cedric Leighton.
(...)

https://expresso.pt/guerra-na-ucrania/2 ... o-974af13b

Custa-me a acreditar que nessa contabilidade esteja devidamente contemplada toda a área do norte da Ucrânia outrora ocupada pela Rússia e depois recuperada pela Ucrânia ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1466
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 21/11/2022 21:03

Lusitanus Escreveu:Ouvi dito na televisão.
Se considerarmos o território ucraniano ocupado pelos russos em redor de Kiev e nas suas proximidades, no "oblast" de Kharkiv e no "oblast" de Kherson, já recuperado pelos ucranianos, parece-me verossímil tal afirmação.


Hoje saiu no Expresso alguns números que olhando para o mapa vão ao encontro da minha perceção:
(...)
Mas a Ucrânia já libertou cerca de 74 mil quilómetros quadrados desde o início da guerra, o que representa cerca de metade do território que os russos capturaram desde 24 de fevereiro. “A principal cidade libertada é Kherson, embora os ucranianos tenham também as ameaças que pairavam sobre Kiev e Kharkiv”, destaca Mark Cancian. “Se incluirmos o território conquistado pela Rússia a partir de 2014, a Ucrânia recuperou pouco mais de um terço do território que inicialmente perdeu para Moscovo”, aclara Cedric Leighton.
(...)

https://expresso.pt/guerra-na-ucrania/2 ... o-974af13b
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 21/11/2022 12:50

Un extranjero en el frente de Ucrania: “Ganar cada pueblo cuesta mucha sangre”
Ciudadanos de más de 50 países, entre ellos España, integran la Legión Internacional. Entre sus motivos está apoyar la causa ucrania y un sueldo que llega a superar los 3.000 euros

“La primera vez lloras. Ahora soy como una piedra”. Cuatro meses en la primera línea de la guerra de Ucrania curten. Así lo transmite un integrante de la Legión Internacional que llegó como voluntario a la frontera polaca y que, pese a no tener experiencia militar y contar con más de 50 años, acabó vistiendo el uniforme y desplegado en el frente noreste del país. Por puro compromiso personal decidió dar el salto y pasar de repartir ayuda humanitaria a combatir a los rusos. Sin embargo, reconoce que las bajas en su batallón, en el que hay españoles, colombianos, peruanos, franceses o británicos, están siendo numerosas.


@elpais
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8847
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 21/11/2022 12:13

THS Escreveu:Recuperar a Crimeia sempre foi um objetivo, basta ler ou ouvir o que o presidente ucraniano sempre disse sobre o assunto para se confirmar. Isso podia acontecer pela via diplomática em vez de ser pela guerra, quando o Putin deixasse de ser o lider da Russia, mas como existe guerra e têm o apoio da NATO vão tentar pela via militar e poderá ser mais cedo do que se espera.

Ukraine’s Defense Forces could be back in Crimea by the end of December, and the war with Russia will be over by the spring of 2023.
https://www.ukrinform.net/rubric-ato/36 ... ember.html


Hoje, esse discurso serve para prender um grande contigente das forças russas em Kherson.

Vamos ver os estragos que o inverno faz em ambas as partes.

Para se ter uma noção do que estão ambos a enfrentar.

https://mobile.twitter.com/RALee85/status/1594479817948282880

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2211
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 21/11/2022 9:45

mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:
A parte esquerda do Dniepre, apanha toda a fronteira da Crimeira e chega "perto" de Mariupol.

Quem dominar o Oblast de Kherson, domina a Crimeia.

O governador da Crimeia foi claro ao dizer que a defesa desta tinha que ser feita em Kherson.

No Oblast de Kherson os russos tem a nata das suas forças armadas, maioritariamente compostas por forças aeroportadas VDV e fuzileiros navais, incuindo da base de Sevastapol.

Para se perceber a importância de Kherson, basta ver que colocaram a sua elite a fazer de infantaria. Se o fazem? Claro que o fazem, mas é um crime.

Pedro


Continuas por explicar o teu raciocínio e não és coerente.
Como podes considerar que quem dominar o Oblast de Kerson domina a Crimeia, se a Rússia conquistou a Crimeia em 2014, manteve-a até agora e ainda conseguiu criar condições para atacar com sucesso o Oblast de Kherson e durante este tempo todo este era dos ucranianos?

Como podes considerar que a Crimeia não tem forças terrestres e depois afirmas que os fuzileiros de Sevastopol são a nata das forças armadas russas?

Como podes considerar que é um crime a utilização destas forças de elite a fazer de infantaria se é o que fazem por todas as forças armadas quando são utilizadas em conflitos em larga escala, como este. Vais me dizer que os marines americanos não são forças de elite? Não estiveram no Iraque e no Afeganistão em missões do mesmo tipo?



Porque a Crimeia nunca foi um grande objectivo para a Ucrânia, até acho que já a tinham dado como perdida. Se voltares atrás, em 2014 o grande objectivo da Ucrânia era suster as forças da RPL e RPD no Donbass, o que foram conseguindo.

Mais, até Fevereiro a Ucrânia não tinha capacidade militar para invadir a Ucrânia e ia-se suicidar internacional se o fizesse até ao início da invasão.

As forças que tomaram Kherson em Fevereiro e Março, vieram em grande parte da Crimeia, logo se as unidades de Sevastapol estão em Kherson e a ter baixas, não conseguem estar em dois lados.

Mas a defesa da Crimeia tem que ser feita em Kherson, se perdem Kherson, a Crimeia é indefensável por inúmeros motivos.

O foco dos ucranianos e tentar chegar onde estavam em Fevereiro, pois se tiverem que negociar, o espaço que ocuparem vai ter peso no seu desfecho.

Quanto aos marines, para mim são infantaria pura e simples.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2211
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 21/11/2022 2:19

Honestamente parece-me que os russos sempre tiveram uma posição mais consolidada no sul do que norte.

As áreas pintadas como ocupadas no norte pareciam mais zonas de movimentação do que realmente ocupadas.

https://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_ ... imated.gif
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8847
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 21/11/2022 2:04

mais_um Escreveu:
Lusitanus Escreveu:
BearManBull Escreveu:
O território recuperado não chega a metade do que continua ocupado pelos russos.

Mas parece que a Ucrãnia já recuperou 72 % do território ucraniano que a Rússia ocupou a partir de 24 de fevereiro.


Olhando para o mapa não parece.

Ouvi dito na televisão.
Se considerarmos o território ucraniano ocupado pelos russos em redor de Kiev e nas suas proximidades, no "oblast" de Kharkiv e no "oblast" de Kherson, já recuperado pelos ucranianos, parece-me verossímil tal afirmação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1466
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 21/11/2022 1:57

Lusitanus Escreveu:
BearManBull Escreveu:
O território recuperado não chega a metade do que continua ocupado pelos russos.

Mas parece que a Ucrãnia já recuperou 72 % do território ucraniano que a Rússia ocupou a partir de 24 de fevereiro.


Olhando para o mapa não parece.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 21/11/2022 1:56

BearManBull Escreveu:
O território recuperado não chega a metade do que continua ocupado pelos russos.

Mas parece que a Ucrãnia já recuperou 72 % do território ucraniano que a Rússia ocupou a partir de 24 de fevereiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1466
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 21/11/2022 1:55

BearManBull Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
mais_um Escreveu:Se a Ucrânia ficar com a Crimeia


Para a Ucrânia para chegar á Crimeia, se chegar, vai ter de morrer muita gente.

O território recuperado não chega a metade do que continua ocupado pelos russos.

A Ucrânia arrisca-se a ficar sem um exercito e até mesmo sem um país (35% de PIB real perdido, apesar das ajudas).

Quando acabar a guerra vai ter de gastar boa parte do OE em defesa o que vai constranger os esforços de recuperação. Imaginando que não existe um acordo de paz com os russos, vão continuar expostos ao terror dos ataques russos com misseis.


Está aí um mais_um a mais... :D
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 21/11/2022 1:53

PMP69 Escreveu:
A parte esquerda do Dniepre, apanha toda a fronteira da Crimeira e chega "perto" de Mariupol.

Quem dominar o Oblast de Kherson, domina a Crimeia.

O governador da Crimeia foi claro ao dizer que a defesa desta tinha que ser feita em Kherson.

No Oblast de Kherson os russos tem a nata das suas forças armadas, maioritariamente compostas por forças aeroportadas VDV e fuzileiros navais, incuindo da base de Sevastapol.

Para se perceber a importância de Kherson, basta ver que colocaram a sua elite a fazer de infantaria. Se o fazem? Claro que o fazem, mas é um crime.

Pedro


Continuas por explicar o teu raciocínio e não és coerente.
Como podes considerar que quem dominar o Oblast de Kerson domina a Crimeia, se a Rússia conquistou a Crimeia em 2014, manteve-a até agora e ainda conseguiu criar condições para atacar com sucesso o Oblast de Kherson e durante este tempo todo este era dos ucranianos?

Como podes considerar que a Crimeia não tem forças terrestres e depois afirmas que os fuzileiros de Sevastopol são a nata das forças armadas russas?

Como podes considerar que é um crime a utilização destas forças de elite a fazer de infantaria se é o que fazem por todas as forças armadas quando são utilizadas em conflitos em larga escala, como este. Vais me dizer que os marines americanos não são forças de elite? Não estiveram no Iraque e no Afeganistão em missões do mesmo tipo?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 21/11/2022 1:38

Marco Martins Escreveu:
mais_um Escreveu:Se a Ucrânia ficar com a Crimeia


Para a Ucrânia para chegar á Crimeia, se chegar, vai ter de morrer muita gente.

O território recuperado não chega a metade do que continua ocupado pelos russos.

A Ucrânia arrisca-se a ficar sem um exercito e até mesmo sem um país (35% de PIB real perdido, apesar das ajudas).

Quando acabar a guerra vai ter de gastar boa parte do OE em defesa o que vai constranger os esforços de recuperação. Imaginando que não existe um acordo de paz com os russos, vão continuar expostos ao terror dos ataques russos com misseis.
Anexos
war_,map.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8847
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 21/11/2022 0:49

mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:
A Crimeia não tem defensas nem unidades para se defender.

Porquê?

PMP69 Escreveu:
Olha para a cidade de Kherson, onde estavam entre 20.000 a 30.000 militares, grande parte forças aeroportadas e fuzileiros, com defesas sólidas e retiraram, porquê? Porque não podiam ser reabastecidas, e se os ucranianos tomarem o Oblast de Kherson, acontece o mesmo à Cimeira.

Porque é que a Crimeia não pode ser reabastecida nessa situação? Entre 2014 e 2022 não me recordo de ver a população da Crimeia a morrer à fome ou à sede..... até deu para preparar a ofensiva contra Kherson e Mariupol com bastante sucesso.

Na cidade de Kherson não estavam 20 a 30 mil millitares, na região a norte de do rio estavam 20 a 30 mil militares que saíram em boa ordem e com o equipamento. Tal como retiraram à volta de Kiev, Sumy e Kharkiv, neste caso ficou algum equipamento para trás. Até agora o único sitio onde os ucranianos conseguiram romper as linhas russas foi a leste de Kharkiv, quando recuperaram a totalidade do Oblast de Kharkiv.
Há quantos meses anunciavas a conquista de Kherson? E as grandes batalhas? O que aconteceu foi uma guerra de atrito, entre a artilharia ucraniana e os abastecimentos russos, sendo que neste momento não há geograficamente mais nenhuma situação semelhante.

E os abastecimentos ucranianos? Sem eletricidade para fazer andar os comboios achas que estão bem? O ataque à rede elétrica ucraniana já devia ter acontecido à muito tempo, dificulta os abastecimentos, pára fabricas e ainda desmoraliza a população.
Quem lê os teus comentários parece que os russos são um saco de pancada, acontece que a estimativa americana para as baixas é semelhante para ambos os lados, quem tem o território ocupado são os ucranianos e não vejo forma de eles o recuperarem facilmente.

A guerra está para durar pelo menos do lado russo, já que referes a história, lembra-te da Finlândia.... :wink:


Nunca disse que a guerra ia acabar em breve. Mais, a partir de agora é muito difícil progredir, se fosse em Setembro, as forças aplicadas na cidade de Kherson, podiam entrar pelo sul de Zaporijia e flanquer is russos, hoje acho muito difícil.

E porque saíram? Porque não podiam ser reabastecidos, o que acontece à Crimeira quando os ucranianos tomarem todo o Oblast.

O segredo vai ser esse, saber qual o estrago que o inverno vai fazer nos dois lados.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2211
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 21/11/2022 0:42

 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 21/11/2022 0:42

[/quote]O que é para ti o oblast de Kherson cair? :D[/quote]

A parte esquerda do Dniepre, apanha toda a fronteira da Crimeira e chega "perto" de Mariupol.

Quem dominar o Oblast de Kherson, domina a Crimeia.

O governador da Crimeia foi claro ao dizer que a defesa desta tinha que ser feita em Kherson.

No Oblast de Kherson os russos tem a nata das suas forças armadas, maioritariamente compostas por forças aeroportadas VDV e fuzileiros navais, incuindo da base de Sevastapol.

Para se perceber a importância de Kherson, basta ver que colocaram a sua elite a fazer de infantaria. Se o fazem? Claro que o fazem, mas é um crime.

Pedro
Editado pela última vez por PMP69 em 21/11/2022 0:43, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2211
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 21/11/2022 0:38

mais_um Escreveu:E os abastecimentos ucranianos? Sem eletricidade para fazer andar os comboios achas que estão bem? O ataque à rede elétrica ucraniana já devia ter acontecido à muito tempo, dificulta os abastecimentos, pára fabricas e ainda desmoraliza a população.


Creio que o facto da rede eléctrica não ter sido feita mais cedo se deve a dois motivos:
- este tipo de ataque não é militar mas sim um ataque civil o que vai contra a "regras" da guerra (se é que elas existem)
- se tivesse sido mais cedo não afetaria muito a ucrânia pois o frio ainda não tinha chegado e daria tempo para recuperar e denunciar mais cedo ao mundo as intenções russas

Quanto a "Uma paz temporária com a Rússia" é algo em que não acredito! Isso apenas será adiar uma nova ofensiva russa.
Concordo que exista um acordo de paz, mas terá de ser duradouro e outros países como a Turquia e a China deverão ser envolvidos nessa mediação, caso contrário de nada servirá!!!
Se a Ucrânia ficar com a Crimeia, poderá vir a ter internamente uma pedra no sapato tendo em conta que a maioria da população é pró-russa, e nesse sentido acho que seria mais fácil seguir uma sugestão que alguém deu aqui, que seria dar a possibilidade à população para se dividir em duas partes... a ucraniana e a russa... ou então a Crimeia ser mesmo independente tanto da Russia como da Ucrânia...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 20/11/2022 23:55

mais_um Escreveu:E os abastecimentos ucranianos? Sem eletricidade para fazer andar os comboios achas que estão bem? O ataque à rede elétrica ucraniana já devia ter acontecido à muito tempo, dificulta os abastecimentos, pára fabricas e ainda desmoraliza a população.
Quem lê os teus comentários parece que os russos são um saco de pancada, acontece que a estimativa americana para as baixas é semelhante para ambos os lados, quem tem o território ocupado são os ucranianos e não vejo forma de eles o recuperarem facilmente.


Parece-me uma visão sóbria da situação actual.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8847
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 313 visitantes