Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 20/11/2022 23:26

PMP69 Escreveu:
A Crimeia não tem defensas nem unidades para se defender.

Porquê?

PMP69 Escreveu:
Olha para a cidade de Kherson, onde estavam entre 20.000 a 30.000 militares, grande parte forças aeroportadas e fuzileiros, com defesas sólidas e retiraram, porquê? Porque não podiam ser reabastecidas, e se os ucranianos tomarem o Oblast de Kherson, acontece o mesmo à Cimeira.

Porque é que a Crimeia não pode ser reabastecida nessa situação? Entre 2014 e 2022 não me recordo de ver a população da Crimeia a morrer à fome ou à sede..... até deu para preparar a ofensiva contra Kherson e Mariupol com bastante sucesso.

Na cidade de Kherson não estavam 20 a 30 mil millitares, na região a norte de do rio estavam 20 a 30 mil militares que saíram em boa ordem e com o equipamento. Tal como retiraram à volta de Kiev, Sumy e Kharkiv, neste caso ficou algum equipamento para trás. Até agora o único sitio onde os ucranianos conseguiram romper as linhas russas foi a leste de Kharkiv, quando recuperaram a totalidade do Oblast de Kharkiv.
Há quantos meses anunciavas a conquista de Kherson? E as grandes batalhas? O que aconteceu foi uma guerra de atrito, entre a artilharia ucraniana e os abastecimentos russos, sendo que neste momento não há geograficamente mais nenhuma situação semelhante.

E os abastecimentos ucranianos? Sem eletricidade para fazer andar os comboios achas que estão bem? O ataque à rede elétrica ucraniana já devia ter acontecido à muito tempo, dificulta os abastecimentos, pára fabricas e ainda desmoraliza a população.
Quem lê os teus comentários parece que os russos são um saco de pancada, acontece que a estimativa americana para as baixas é semelhante para ambos os lados, quem tem o território ocupado são os ucranianos e não vejo forma de eles o recuperarem facilmente.

A guerra está para durar pelo menos do lado russo, já que referes a história, lembra-te da Finlândia.... :wink:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 20/11/2022 23:03

PMP69 Escreveu:
mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:Aparentemente as tais "fortificações" a norte da Crimeia.

https://twitter.com/i/status/1593627735242559491

No entanto, ele tem uma afirmação acertada, a defesa da Crimeia começa em Kherson.

Pedro


Pedro, considerando os teus conhecimentos militares explica-nos qual o interesse de construir uma barreira anti-blindados, numa língua de terra como é aquela ilha?

Já agora, Henichheska Hirka é no oblast de Kherson.

Até prova em contrário mantenho que não estão a ser construidas fortificações na Crimeia, fortificações sem aspas, repito.


Primeira parte, não é na Crimeia, é a norte na Crimeia, em Kherson.

Segunda parte, zero, se o Oblast de Kerson cair, a Crimeia é indefensável.

Pedro


O que é para ti o oblast de Kherson cair? :D
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 20/11/2022 22:26

Veremos se os russos sentam os ucranianos à mesa de negociações ...

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ulti ... csid=66862
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1466
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 20/11/2022 20:09

Rússia quer paz temporária, diz Zelensky, mas a Ucrânia recusa. Porquê? A iniciativa de Kiev e o receio tremendo de Moscovo

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta sexta-feira que rejeita qualquer proposta de “paz temporária” vinda da Rússia.

"Os compromissos amorais conduzirão a mais derramamento de sangue. Uma paz genuína e duradoura só pode resultar do completo desmantelamento de todos os elementos da agressão russa", disse Zelensky, que falava para um fórum de segurança no Canadá.

Mas porquê? À CNN Portugal, o major-general Isidro de Morais Pereira explicou o raciocínio que levou a esta tomada de posição.

“A Ucrânia alcançou uma coisa que é muito importante na guerra, a iniciativa. Um princípio-base da guerra é que, uma vez alcançada a iniciativa, nunca mais a devemos perder. Só a ofensiva conduz a resultados decisivos. A Ucrânia não tinha a iniciativa, estava na defensiva quando foi invadida. No entanto, com o apoio ocidental em armamento, formação militar e recursos económicos e financeiros, conseguiu organizar-se e alcançar a iniciativa. Primeiro, expulsou as forças russas de Kiev, depois afastou-as do oblast de Kharkiv e, agora, de parte significativa da região de Kherson. Um acordo de paz nesta altura não faz sentido absolutamente nenhum”, afirma.

“Neste momento, a paz interessa, sobretudo, a Putin, que percebeu que a Rússia não tem capacidade para anexar a Ucrânia, nem sequer conseguir aquele segundo objetivo, a Novorossiya, de Donetsk à Transnístria. Os russos têm tanto receio que estão a fortificar a região de Melitopol e, inclusive a Crimeia, que é a região mais vulnerável do ponto de vista militar. O Zelensky sabe perfeitamente disso, porque conhece a História Militar”, completa.

Segundo o major-general, a Rússia iria usar uma eventual trégua para ganhar tempo e “treinar novos efetivos e constituir unidades, bem como para construir posições defensivas, algo que já está a fazer a cerca de 60 quilómetros da frente de combate”.

“Moscovo já percebeu que vai perder ainda mais terreno e está com um receio tremendo de perder a Crimeia. Está consciente de que perdeu a iniciativa, da forma desastrada com que mobilizou 300 mil homens e do desgaste das unidades que estão a combater na frente, algumas há muitos meses e apenas com 10 a 20% dos efetivos”.

No entanto, mesmo conseguindo um acordo de paz temporário, a tarefa russa não seria simples. “Desde a formação como efetivo até à constituição de unidades, é preciso pelo menos um ano. Ainda tem outro problema grave, os quadros. Sargentos e oficiais levam anos a formar. A mobilização também tem corrido mal porque foi liderada pelos sargentos e oficiais, que compõem as estruturas em tempo de paz, só que têm sido levados para o campo de batalha.”

“Não é só no terreno que a Rússia tem problemas", diz Isidro de Morais Pereira. “A Rússia está com problemas em formar pilotos de caça, que levam pelo menos um ano a formar. Não é só construir mais aviões. Porque é que a Rússia não tem a supremacia aérea? Porque não se pode dar ao luxo de perder mais aviões e, sobretudo, mais pilotos. Nestes meses, já perderam mais aviões na Ucrânia do que em todos os dez anos da Guerra do Afeganistão. Os sistemas de defesa antiaérea fornecidos pelo Ocidente, como os IRIS-T, os NASAMS e os Flakpanzer Gepard, têm sido fulcrais”, conclui o major-general.
https://cnnportugal.iol.pt/guerra/ucrania/russia-quer-paz-temporaria-diz-zelensky-mas-a-ucrania-recusa-porque-a-iniciativa-de-kiev-e-o-receio-tremendo-de-moscovo/20221119/63792a890cf255d6e13b5182
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1971
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 20/11/2022 17:08

mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:
Não disse que era fácil, disse que se os ucranianos tomarem o Oblast de Kherson, e se a situação se mantiver, a Crimeia é indefensável.

Fica isolada da Rússia, as suas unidades estam a combater em Kherson e no leste, o terreno é desfavorável, pois é plano e sem obstáculos naturais e tem defesas fracas, como já se viu nos ataques a Sevastapol.

Só um esclarecimento, a Crimeia não é uma ilha, tem uma "fronteira" terrestre e não podes comparar com Taiwan, pois esses tem defesas que a Crimeira nem 1/10 tem, inluindo centenas de F16 versão actual, para não falar de sistemas de defesa aérea. Mas claro que o poder da China também não se pode comparar ao ucraniano.

Mas continuo a achar, que a Crimeia vai ficar para o fim, vai ser a cereja em cima do bolo.

Pedro


Ao ler as tuas afirmações por vezes fico com a sensação que escreves sem pensar muito nos temas a que te referes.
-Explica-nos como é que os ataques a Sevestopol (feitos por drones à frota) demonstram que as defesas terrestres são fracas?
-Explica-nos como é que se avança numa faixa de terreno de 10 km sem qualquer tipo de proteção numa área de dezenas de Km antes dessa linha?
Faixa de terra em que é fácil colocar umas linhas de "dentes de dragão" que torna impraticável o avanço de blindados ou veículos?
-Explica-nos como é que os russos, sem terem a Crimeia ligada por terra antes da invasão, conseguiram preparar e manter as forças militares no eixo de invasão com mais sucesso em toda a operação?
-Explica-nos porque é que apesar de toda a "superioridade" ucraniana na frente de Luhansk as forças ucranianas não conseguem ganhos relevantes no terreno?
-Explica-nos porque é que os russos continuam todos os dias a bombardear Kherson e os arredores?
-Explica-nos porque é que apesar de eixos ferroviários utilizados pelos russos (exemplo, Tokmak) desde Donetsk até ao oblast de Kherson estarem ao alcance da artilharia moderna ucraniana estes continuam a funcionar?

Já agora onde se deram as anunciadas grandes batalhas de blindados pela conquista de Kherson? :D

Repito, tendo em conta os dados disponíveis, na minha opinião a Crimeia só volta a ser controlada pela Ucrânia devido a um acordo ou pelo colapso da Rússia .


Começando pelo fim, até posso concordar.

A Crimeia não tem defensas nem unidades para se defender.

Olha para a cidade de Kherson, onde estavam entre 20.000 a 30.000 militares, grande parte forças aeroportadas e fuzileiros, com defesas sólidas e retiraram, porquê? Porque não podiam ser reabastecidas, e se os ucranianos tomarem o Oblast de Kherson, acontece o mesmo à Cimeira.

Para os Russsos e o Império romano, o ano começava em Março, e Marte é o Deus da guerra, agora a guerra pára e em Março recomeça.

É engraçado como a história nos ensina muito :wink:

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2211
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 20/11/2022 16:58

mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:Aparentemente as tais "fortificações" a norte da Crimeia.

https://twitter.com/i/status/1593627735242559491

No entanto, ele tem uma afirmação acertada, a defesa da Crimeia começa em Kherson.

Pedro


Pedro, considerando os teus conhecimentos militares explica-nos qual o interesse de construir uma barreira anti-blindados, numa língua de terra como é aquela ilha?

Já agora, Henichheska Hirka é no oblast de Kherson.

Até prova em contrário mantenho que não estão a ser construidas fortificações na Crimeia, fortificações sem aspas, repito.


Primeira parte, não é na Crimeia, é a norte na Crimeia, em Kherson.

Segunda parte, zero, se o Oblast de Kerson cair, a Crimeia é indefensável.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2211
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 20/11/2022 15:45

PMP69 Escreveu:
Não disse que era fácil, disse que se os ucranianos tomarem o Oblast de Kherson, e se a situação se mantiver, a Crimeia é indefensável.

Fica isolada da Rússia, as suas unidades estam a combater em Kherson e no leste, o terreno é desfavorável, pois é plano e sem obstáculos naturais e tem defesas fracas, como já se viu nos ataques a Sevastapol.

Só um esclarecimento, a Crimeia não é uma ilha, tem uma "fronteira" terrestre e não podes comparar com Taiwan, pois esses tem defesas que a Crimeira nem 1/10 tem, inluindo centenas de F16 versão actual, para não falar de sistemas de defesa aérea. Mas claro que o poder da China também não se pode comparar ao ucraniano.

Mas continuo a achar, que a Crimeia vai ficar para o fim, vai ser a cereja em cima do bolo.

Pedro


Ao ler as tuas afirmações por vezes fico com a sensação que escreves sem pensar muito nos temas a que te referes.
-Explica-nos como é que os ataques a Sevestopol (feitos por drones à frota) demonstram que as defesas terrestres são fracas?
-Explica-nos como é que se avança numa faixa de terreno de 10 km sem qualquer tipo de proteção numa área de dezenas de Km antes dessa linha?
Faixa de terra em que é fácil colocar umas linhas de "dentes de dragão" que torna impraticável o avanço de blindados ou veículos?
-Explica-nos como é que os russos, sem terem a Crimeia ligada por terra antes da invasão, conseguiram preparar e manter as forças militares no eixo de invasão com mais sucesso em toda a operação?
-Explica-nos porque é que apesar de toda a "superioridade" ucraniana na frente de Luhansk as forças ucranianas não conseguem ganhos relevantes no terreno?
-Explica-nos porque é que os russos continuam todos os dias a bombardear Kherson e os arredores?
-Explica-nos porque é que apesar de eixos ferroviários utilizados pelos russos (exemplo, Tokmak) desde Donetsk até ao oblast de Kherson estarem ao alcance da artilharia moderna ucraniana estes continuam a funcionar?

Já agora onde se deram as anunciadas grandes batalhas de blindados pela conquista de Kherson? :D

Repito, tendo em conta os dados disponíveis, na minha opinião a Crimeia só volta a ser controlada pela Ucrânia devido a um acordo ou pelo colapso da Rússia .
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 20/11/2022 13:46

PMP69 Escreveu:Aparentemente as tais "fortificações" a norte da Crimeia.

https://twitter.com/i/status/1593627735242559491

No entanto, ele tem uma afirmação acertada, a defesa da Crimeia começa em Kherson.

Pedro


Pedro, considerando os teus conhecimentos militares explica-nos qual o interesse de construir uma barreira anti-blindados, numa língua de terra como é aquela ilha?

Já agora, Henichheska Hirka é no oblast de Kherson.

Até prova em contrário mantenho que não estão a ser construidas fortificações na Crimeia, fortificações sem aspas, repito.
Anexos
Screenshot 2022-11-20 at 12-12-19 Henicheska Hirka - Wikipedia.png
Editado pela última vez por mais_um em 20/11/2022 15:46, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 20/11/2022 13:13

Opcard Escreveu:A Crimeia tem um problemas tem russos, devem ser 70% da população quando não havia está ideologia das sociedades multiculturais
era fácil resolver conflitos , foi possível acabar com matanças ha 100 anos no conflito Grécia-Turquia , gregos para Grécia ,turcos para a Turquia , agora não o querem fazer nos Bálcãs teremos problemas sem fim.

Mas hoje todos tem de viver com todos onde havia nações sem problemas tudo está a ser feito para conflitos futuros .

É simples a solução a Crimeia tem menos 2,5 milhões habitantes os russos da parte continental mudam para lá e aquilo fica russo , os ucranianos de-la vem para a parte continental que será totalmente da Ucrânia e haverá paz por mil anos .

E como é que achas que se conseguiriam essas "transferências" de populações na Crimeia?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1466
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 20/11/2022 2:57

Carrancho_ Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Falasse da Crimeia como se fosse fácil entrar e conquistar. É uma ilha que corresponde a 20%do território ucraniano.
Se fosse fácil lá entrar, também a China facilmente chegaria a Taiwan.
Embora não pareça, mas para entrar numa ilha é necessário muito apoio aéreo e marítimo, coisas que a Ucrânia não tem.
O facto de ser uma região com muitas raízes russas, torna difícil o povo ser tomar partidos entre Rússia ou Ucrânia.
Uma negociação poderia considerar uma independência da Crimeia e um governo independente da Rússia e da Ucrânia, sendo assim criado mais um país. Eventualmente para algumas regiões fronteiriças essa também poderia ser uma solução para ajudar resolver os conflitos.


A Crimeia não chega sequer a 4,5% da Ucrânia. Nem água tem e queres fazer disto mais um eterno projeto de país só para satisfazer Putin?


Sim, tens razão, a Crimeia é apenas 4,5% da Ucrânia. 20% foi a área que os russos chegaram a ter ocupada (antes destas perdas recentes).
Obrigado pela correção.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 19/11/2022 22:24

Aparentemente as tais "fortificações" a norte da Crimeia.

https://twitter.com/i/status/1593627735242559491

No entanto, ele tem uma afirmação acertada, a defesa da Crimeia começa em Kherson.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2211
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 19/11/2022 21:41

Suponho que pretendias dizer NATO e não ONU.


(bom, mesmo em relação à NATO, a afirmação é questionável)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38544
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Opcard » 19/11/2022 19:56

A Crimeia tem um problemas tem russos, devem ser 70% da população quando não havia está ideologia das sociedades multiculturais
era fácil resolver conflitos , foi possível acabar com matanças ha 100 anos no conflito Grécia-Turquia , gregos para Grécia ,turcos para a Turquia , agora não o querem fazer nos Bálcãs teremos problemas sem fim.

Mas hoje todos tem de viver com todos onde havia nações sem problemas tudo está a ser feito para conflitos futuros .

É simples a solução a Crimeia tem menos 2,5 milhões habitantes os russos da parte continental mudam para lá e aquilo fica russo , os ucranianos de-la vem para a parte continental que será totalmente da Ucrânia e haverá paz por mil anos .
 
Mensagens: 4460
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 19/11/2022 19:32

Marco Martins Escreveu:Falasse da Crimeia como se fosse fácil entrar e conquistar. É uma ilha que corresponde a 20%do território ucraniano.
Se fosse fácil lá entrar, também a China facilmente chegaria a Taiwan.
Embora não pareça, mas para entrar numa ilha é necessário muito apoio aéreo e marítimo, coisas que a Ucrânia não tem.
O facto de ser uma região com muitas raízes russas, torna difícil o povo ser tomar partidos entre Rússia ou Ucrânia.
Uma negociação poderia considerar uma independência da Crimeia e um governo independente da Rússia e da Ucrânia, sendo assim criado mais um país. Eventualmente para algumas regiões fronteiriças essa também poderia ser uma solução para ajudar resolver os conflitos.


A Crimeia não chega sequer a 4,5% da Ucrânia. Nem água tem e queres fazer disto mais um eterno projeto de país só para satisfazer Putin?
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1229
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 19/11/2022 17:35

Marco Martins Escreveu:Falasse da Crimeia como se fosse fácil entrar e conquistar. É uma ilha que corresponde a 20%do território ucraniano.
Se fosse fácil lá entrar, também a China facilmente chegaria a Taiwan.
Embora não pareça, mas para entrar numa ilha é necessário muito apoio aéreo e marítimo, coisas que a Ucrânia não tem.
O facto de ser uma região com muitas raízes russas, torna difícil o povo ser tomar partidos entre Rússia ou Ucrânia.
Uma negociação poderia considerar uma independência da Crimeia e um governo independente da Rússia e da Ucrânia, sendo assim criado mais um país. Eventualmente para algumas regiões fronteiriças essa também poderia ser uma solução para ajudar resolver os conflitos.



Não disse que era fácil, disse que se os ucranianos tomarem o Oblast de Kherson, e se a situação se mantiver, a Crimeia é indefensável.

Fica isolada da Rússia, as suas unidades estam a combater em Kherson e no leste, o terreno é desfavorável, pois é plano e sem obstáculos naturais e tem defesas fracas, como já se viu nos ataques a Sevastapol.

Só um esclarecimento, a Crimeia não é uma ilha, tem uma "fronteira" terrestre e não podes comparar com Taiwan, pois esses tem defesas que a Crimeira nem 1/10 tem, inluindo centenas de F16 versão actual, para não falar de sistemas de defesa aérea. Mas claro que o poder da China também não se pode comparar ao ucraniano.

Mas continuo a achar, que a Crimeia vai ficar para o fim, vai ser a cereja em cima do bolo.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2211
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 19/11/2022 16:28

Falasse da Crimeia como se fosse fácil entrar e conquistar. É uma ilha que corresponde a 20%do território ucraniano.
Se fosse fácil lá entrar, também a China facilmente chegaria a Taiwan.
Embora não pareça, mas para entrar numa ilha é necessário muito apoio aéreo e marítimo, coisas que a Ucrânia não tem.
O facto de ser uma região com muitas raízes russas, torna difícil o povo ser tomar partidos entre Rússia ou Ucrânia.
Uma negociação poderia considerar uma independência da Crimeia e um governo independente da Rússia e da Ucrânia, sendo assim criado mais um país. Eventualmente para algumas regiões fronteiriças essa também poderia ser uma solução para ajudar resolver os conflitos.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 19/11/2022 14:39

Zelensky até foi mais longe e disse mais ou menos isto, não querendo perder-me em traduções, aqui vai

"....não no inverno, mas quando estiver bom tempo..."

A Crimeia hoje, não tem grande interesse para a Ucrânia, o único que podia ter ia enfraquecê-la junto dos seus aliados, e militarmente trazia-lhe pouco (a Frota do Mar Negro praticamente desapareceu).

As declarações sobre a Crimeia têm dois objectivos, primeiro está a dizer ao povo ucraniano que estão e vão ganhar a guerra e recuperar todo o território, e em segundo, está a dizer aos russos para retirem forças onde já são curtas, para defenderem a Crimeia.

A Ucrânia, e bem, quer voltar às fronteiras de fevereiro, pois sabe que pode ser obrigada a negociar. Mais, o passado mostra-nos, que não atacam simultâneanente em duas frentes. Mantém pressão numa, e atacam noutra.

Grande parte das forças aplicadas em Kherson, vão se deslocar para o leste.

Quando tomarem o Oblast de Kherson podem tomar a Crimeia facilmente, mas não o vão fazer sem resolver o leste primeiro.

Nesse dia, a Crimeia é indefensável.

Basta pensar no poder de fogo da Ucrânia, na relação de forças (as unidades da base de Sevastapol, nomeadamente a Brigada de Fuzileiros Navais, estava no lado direito do Dniepre em Kherson), no relevo (não existem obstáculos naturais) e na impossibilidade de reabastecimentos russos.

As forças ucranianas, hoje, comportam-se como qualquer força da europa ocidental, não olhem militarmente para a Ucrânia, como olhávamos para os países do bloco de leste, e é isto que baralhou os russos.

Não é só o equipamento que é ocidental, também é a filosofia.

Se isto não bastar, estamos a falar de forças russas que em quase 9 meses, não fazem rotações.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2211
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 19/11/2022 13:21

macau5m Escreveu:
PMP69 Escreveu:
À pouco faltou mencionar um pequeno grande pormenor, tirando uma parte do sul, a Crimeia é plana, excelente para quem defende
Pedro


Nada mais errado, desde há vários séculos que os castelos eram e foram construídos nos pontos mais altos.

Muito mais difícil atacar uma montanha que uma planicie.

Quem está em cima tem sempre vantagem.


Estava a ironizar :D

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2211
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por macau5m » 19/11/2022 12:52

PMP69 Escreveu:
À pouco faltou mencionar um pequeno grande pormenor, tirando uma parte do sul, a Crimeia é plana, excelente para quem defende
Pedro


Nada mais errado, desde há vários séculos que os castelos eram e foram construídos nos pontos mais altos.

Muito mais difícil atacar uma montanha que uma planicie.

Quem está em cima tem sempre vantagem.
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 420
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 19/11/2022 0:22

Biden pede ao Congresso US$ 37,7 bilhões para Ucrânia e US$ 9,2 bi para Covid

"O governo de Joe Biden está pedindo ao Congresso US$ 9,25 bilhões para combater a Covid-19 e mais US$ 37,7 bilhões para apoiar a Ucrânia em sua guerra contra a Rússia, como parte de um requerimento suplementar de recursos, disseram autoridades dos Estados Unidos nesta terça-feira (13).

O governo também está solicitando US$ 750 milhões para combater outras doenças infecciosas e buscará recursos adicionais para lidar com desastres naturais, disseram as autoridades.

“O Congresso tem uma oportunidade e a obrigação de lidar com três necessidades adicionais e críticas de financiamento que deveriam receber apoio bipartidário: proteger o povo norte-americano da Covid-19 e salvar vidas globalmente; apoiar o povo da Ucrânia; e ajudar a recuperação de comunidades ao redor da nação de devastadores desastres naturais”, disse a diretora de orçamento de Casa Branca, Shaland Young, em uma carta enviada à presidente da Câmara, Nancy Pelosi..."
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/biden-pede-ao-congresso-us-377-bilhoes-para-ucrania-e-us-92-bi-para-covid/
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1971
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/11/2022 22:25

THS Escreveu:Pesquisando no google percebe-se que a reconquista da Crimeia é uma coisa que vem sido falada nos ultimos dias, daí a fortificação das tropas por parte da Russia.


É curiosa esta atenção sob a Crimeia nos últimos dias. Porque é que se está a falar tanto da Crimeia?

Bom, alguns factores que julgo que estão a fomentar isto: a retomada de Kherson, agravado pelo facto da questão ter sido falada numa conferência de imprensa (que já passou aqui no tópico) em virtude de uma questão de um reporter e hoje ainda mais com estas declarações do responsável local, Aksyonov. Possivelmente existem mais factores envolvidos, factores de outra ordem (que possam ter que ver, sei lá, com factores de moral e/ou pressão para se chegar a negociações) que poderão explicar algumas das declações dos ucranianos. O mero facto de se estar de repente a falar tanto da Crimeia, quando a Rússia ainda tem um pedação da Ucrânia "continental" abocanhado, parece-me curioso per se.

Não é plausível que a Ucrânia venha a retomar a Crimeia e duvido até que tenha isso como objectivo ou prioridade realista (mesmo que apareça no discurso, na retórica). A retomada da Crimeia ia ultrapassar o próprio Putin (até o Navalny, opositor interno ao Putin, que se encontra detido, há uns tempos atrás disse que aquilo era russo). Era uma humilhação completa e imensurável à Rússia se se chegasse a esse ponto. Não creio que o ocidente julgue que uma boa saída para isto passe por humilhar a Rússia (já para não discutir a dificuldade operacional).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38544
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 18/11/2022 21:58

THS Escreveu:
Could Ukraine Retake Crimea? Not Easily
https://www.defenseone.com/threats/2022 ... ly/379919/


Em resumo, existem tantos cenários que condicionam uma recuperação militar da Crimeia, que se a Ucrânia não negociar algo, apenas ficara mais débil e com menor capacidade de se defender de uma guerra não acabada!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 18/11/2022 21:44

Fala-se aqui na reconquista da Crimeia pela Ucrânia. Não acredito que tal feito militar esteja ao alcance da Ucrânia. Se tal acontecesse uma de duas coisas, ou ambas, aconteceria: a deposição de Putin e/ou o alargamento do conflito no teatro europeu.
Convém perceber de que é que se está a falar ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1466
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/11/2022 19:39

A minha interpretação é que é uma mensagem relativamente standard com o objectivo de acalmar a população. Não leio nada de mais aqui. Também, na minha interpretação, os trabalhos e medidas a que ele alude (se é que existem, mas vou admitir que existem) são abrangentes e devem incluir medidas civis e militares (de resto, como as próprias declarações dão a entender). Possivelmente nem é nada de especial, mas é isto o que a mensagem me dá a entender: uma mensagem standard para acalmar a população e que não esclarece o que é que estão a fazer exactamente.


Eu intervim porque estava a surgir essa questão sobre se ele tinha falado de "fortificação" ou não. Na mensagem do telegram, que é só uma parte do que ele disse de manhã, não está lá. Mas isso aparece na generalidade das fontes ocidentais e achei estranho (não impossível mas estranho dada a consistência entre orgãos e pelo facto de estar entre aspas) que estivessem massivamente a inventar algo que ele não disse. Fui verificar e estava também e entre aspas também nas agências russas, que são controladas pelo Putin, portanto parece-me que ele disse mesmo algo em linha do que escrevi em cima em itálico (parafraseado, sintetizado e não necessariamente naquela ordem, mas o "sumo" é aquele).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38544
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/11/2022 19:33

MarcoAntonio Escreveu:
mais_um Escreveu:O meu ponto neste tema com o PMP69 é que o contexto da frase (seja segurança ou fortificação) não está associado a questões militares, no sentido dos russos temerem que a Ucrânia vai reconquistar a Crimeia como ele defende mas tão só na proteção dos seus habitantes, até porque ontem os responsáveis militares ucranianos fizeram afirmações sobre actualmente conseguirem atingir a Crimeia com a artilharia.


O meu ponto é apenas que o que está a ser veiculado pelos orgãos ocidentais e pelos orgãos russos é essencialmente o mesmo (salvo pequenas variações de tradução, naturalmente) e que tanto quanto consigo ver, o homem disse mesmo aquilo.

Basicamente o que ele terá dito, em português, será algo como isto:

No território da Crimeia, sob o meu controlo, estão a ser levados a cabo trabalhos de fortificação, com o objectivo de assegurar a segurança dos "criminianos". As medidas estão a ser implementadas em nome da liderança russa e são suficientes para assegurar a segurança da crimeia, num trabalho conjunto das autoridades (locais), do ministério da defesa russo e das forças de segurança (publica).

(estou a parafrasear e a sintetizar o que está em multiplas fontes, russas e ocidentais e genericamente consistentes entre si; o "sumo" do que está a ser veiculado é isto, incluindo fontes russas controladas pelo kremlin)


Após a anexação da Crimeia, o governo russo deu incentivos a quem se mudasse para lá e penso que esta mensagem seja no sentido de tranquilizar essas pessoas e evitar a "fuga" para as sua regiões originais.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 306 visitantes