Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ruffus86 » 20/11/2022 17:11

andraderui Escreveu:Gráfico Semanal continua em tendència ascendente (a semana terminou com +5.4%)
Nos 0.1580-0.16 continua a existir forte pressão vendedora (Setas azuis) deixando sempre um cabelo bem visível na vela!.
O PFR de alta continua com um bom resultado +12.1% (0.1525-0.1360).
Outlook semanal continua positivo.

Gráfico Diário nota-se muita indecisão, na 5ª E 6ª feira ... 2 velas consideradas Inside Bar!!! Um rompimento destas duas velas para cima pode levar a cotação aos 0.17-0.175, mas um rompimento para baixo pode levar a cotação novamente para os 0.14-0.1425!

Com base em aprendizagens recentes em outspokenmarket.com deixo um gráfico com umas linhas a tracejado que podiam ter sido desenhadas no início de 2022 com projeção para todo o ano de 2022. Representam zonas de suporte e resistència com base em volatilidade. A linha mais larga tem um desvio de 0,5 e as outras duas de 1 e 2 desvios. Começar o ano com estas linhas desenhadas tinha sido muito interessante!

Depois da técnica e quantitativa, um muito pouco de fundamental para uma dúvida: até poucas semanas atrás falava-se muito da necessidade de um aumento de capital por causa da Polónia e agora fala-se muito de uma redução de capital por causa de encher os bolsos dos seus grandes acionistas!!! Facto: o aumento das taxas de juro dos empréstimos aumenta a margem financeira no curto prazo, mas também vai aumentando o risco de incumprimento no médio/longo prazo. A capitalização do BCP ronda os 2,3B. Como é possível em 1, 2 ou 3 anos retirar tanto cash de uma empresa sem a tornar mais frágil?

Este post não é nenhuma recomendação de compra ou venda. É apenas o resultado da minha simples opinião que NÃO deve ser considerada para qualquer tipo de investimento.


Fragiliza a empresa, que não haja duvidas que a redução de capital fragiliza a empresa e no longo prazo tira potêncial à valorização da cotação.
No curto prazo, torna expeculativamente a acção atrativa pela possibilidade de libertar liquidez.
Basicamente estão a ordenhar a vaca, se tamanha ordenha lhe vai secar as tetas, só o futuro o dirá, mas será menos atrativa, isso é certo.

Esta é alias a única leitura (e no meu entender a correcta), pela qual a cotação não disparou desalmadamente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 20/11/2022 17:04

andraderui, boa leitura. Com o dax a dirigir-se a 14600 pontos o Bcp deverá acompanhar e levar o Psi tbm à resistência já na próxima semana. As bombas na Ucrânia já fazem parte de outra guerra, uma guerra que já está a passar ao lado das ações. Repara como os bancos dão sinais de força.
 
Mensagens: 9732
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por paivante69 » 20/11/2022 16:50

baltag Escreveu:De boas intenções está o inferno cheio, ora este adágio popular deixa-nos com a pulga na orelha em relação a este caso, e diversos cenários podem ser aqui pensados e alguns já aflorados, se bem que o arquitetado é só um mesmo e pelos vistos está nos segredos dos deuses. Dito isto e reforçando que é apenas um cenário, esperando que outros apareçam e assim diversifica-se a coisa, neste caso seria o positivo, ou seja aquele que é melhor não esperarmos, seria por ex.:
- Um em que fruto de alterações na forma de contabilização do risco e isso pode ter a ver com organigrama na pag https://www.bportugal.pt/sites/default/ ... 0508_1.pdf do Banco de Portugal com a chamada finalização das reformas de Basel III, ou outras causas, e de repente o banco poder ver o seu montante de exposição ao risco substancialmente reduzida nuns redondos 16000MM€ / 11% = 1750MM€, (em que 11% é grosso modo o rácio CT1 exigido) ou seja nesse cenário o banco poderia dar-se ao luxo de ficar mesmo com os 1750MM€, fora das necessidades de capitais próprios exigidos para o cumprimentos do rácio e assim fazer deles distribuição,
- Isto encaxaria ouro sobre azul na suposta fraqueza de capital da Fosun, que poderia arrecador chorudo dividendo na casa do que investiu por exemplo no último aumento de capital que se bem me recordo foi a 11cts...
Tudo isto parece mais é "divagações financeiras", ...
Penso que mais cedo ou mais tarde o mercado indicará o caminho, esta ultima semana foi a meu ver falsa.
Obrigado , um pequeninho grande passo neste enigma
 
Mensagens: 74
Registado: 18/4/2009 16:02
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por andraderui » 20/11/2022 16:35

Gráfico Semanal continua em tendència ascendente (a semana terminou com +5.4%)
Nos 0.1580-0.16 continua a existir forte pressão vendedora (Setas azuis) deixando sempre um cabelo bem visível na vela!.
O PFR de alta continua com um bom resultado +12.1% (0.1525-0.1360).
Outlook semanal continua positivo.

Gráfico Diário nota-se muita indecisão, na 5ª E 6ª feira ... 2 velas consideradas Inside Bar!!! Um rompimento destas duas velas para cima pode levar a cotação aos 0.17-0.175, mas um rompimento para baixo pode levar a cotação novamente para os 0.14-0.1425!

Com base em aprendizagens recentes em outspokenmarket.com deixo um gráfico com umas linhas a tracejado que podiam ter sido desenhadas no início de 2022 com projeção para todo o ano de 2022. Representam zonas de suporte e resistència com base em volatilidade. A linha mais larga tem um desvio de 0,5 e as outras duas de 1 e 2 desvios. Começar o ano com estas linhas desenhadas tinha sido muito interessante!

Depois da técnica e quantitativa, um muito pouco de fundamental para uma dúvida: até poucas semanas atrás falava-se muito da necessidade de um aumento de capital por causa da Polónia e agora fala-se muito de uma redução de capital por causa de encher os bolsos dos seus grandes acionistas!!! Facto: o aumento das taxas de juro dos empréstimos aumenta a margem financeira no curto prazo, mas também vai aumentando o risco de incumprimento no médio/longo prazo. A capitalização do BCP ronda os 2,3B. Como é possível em 1, 2 ou 3 anos retirar tanto cash de uma empresa sem a tornar mais frágil?

Este post não é nenhuma recomendação de compra ou venda. É apenas o resultado da minha simples opinião que NÃO deve ser considerada para qualquer tipo de investimento.
Anexos
bcp_s.jpg
bcp_ciclo_s.jpg
bcp_d.jpg
bcp_S&D.jpg
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/
 
Mensagens: 1290
Registado: 12/11/2002 16:18
Localização: Santarém

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 20/11/2022 16:33

baltag, é mesmo isso, não sabemos, mas podemos fazer uma leitura que resumiria assim: há de há muito nos mercados uma aposta generalizada com a chancela dos EUA contra o capital chinês, isso aí é uma evidência que não sabemos se dará certo para quem mete a cabeça desse lado. Essa aposta tem dado frutos no BCP (penso que a Fosun entrou a 14, mas não estou seguro disso), aposta essa que também tem tido a ajuda da Polónia. Porém, e neste "porém" estão pormenores muito maiores, a administração do banco deitou as unhas de fora e disse: aí querem festa? Então lá vai disto, dá para cá 1.700 milhões. Da Black Rock ficaram furiosos e entraram do lado curto. E estamos nisto! Acontece que mil e setecentos milhões, mesmo que algum possa vir a ser para dívida, é muito guito e face a esse guito a empresa ficou em saldos. :-k
 
Mensagens: 9732
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por baltag » 20/11/2022 12:57

De boas intenções está o inferno cheio, ora este adágio popular deixa-nos com a pulga na orelha em relação a este caso, e diversos cenários podem ser aqui pensados e alguns já aflorados, se bem que o arquitetado é só um mesmo e pelos vistos está nos segredos dos deuses. Dito isto e reforçando que é apenas um cenário, esperando que outros apareçam e assim diversifica-se a coisa, neste caso seria o positivo, ou seja aquele que é melhor não esperarmos, seria por ex.:
- Um em que fruto de alterações na forma de contabilização do risco e isso pode ter a ver com organigrama na pag https://www.bportugal.pt/sites/default/ ... 0508_1.pdf do Banco de Portugal com a chamada finalização das reformas de Basel III, ou outras causas, e de repente o banco poder ver o seu montante de exposição ao risco substancialmente reduzida nuns redondos 16000MM€ / 11% = 1750MM€, (em que 11% é grosso modo o rácio CT1 exigido) ou seja nesse cenário o banco poderia dar-se ao luxo de ficar mesmo com os 1750MM€, fora das necessidades de capitais próprios exigidos para o cumprimentos do rácio e assim fazer deles distribuição,
- Isto encaxaria ouro sobre azul na suposta fraqueza de capital da Fosun, que poderia arrecador chorudo dividendo na casa do que investiu por exemplo no último aumento de capital que se bem me recordo foi a 11cts...
Tudo isto parece mais é "divagações financeiras", ...
Penso que mais cedo ou mais tarde o mercado indicará o caminho, esta ultima semana foi a meu ver falsa.
 
Mensagens: 32
Registado: 1/2/2016 16:32

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Mr_ALL » 19/11/2022 21:30

Goya777 Escreveu:Eu ja mencionei que o BCP claramente nao pode pagar 1.7bn em dividendos (em muitos anos acumulados sim) por que nao tem racios para isso.

Ate penso ter lido algures que este movimento contabilistico tambem permitirá o pagamento de juros/divida subordinada. Mas aqui só se pensa que vao pagar dividendos à maluca...


Servir, servir.. também pode servir para um aumentozito de capital lá para as bandas de Varsóvia.

Nunca se sabe... :-k
"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922
 
Mensagens: 23
Registado: 14/8/2022 13:42

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 19/11/2022 19:44

Lusitanus, o que me baralha são os bonecos. Então a seguir a 1700 milhões colocas um boneco com os olhos tão abertos que eu fico a pensar: querem lá ver que pensa que é tudo duma só vez? Mas na parte final, quando colocas um bonequinho verde a sorrir, isso aí, como se diz agora nas redes sociais, amo. E amo porque de facto o Bcp é a minha aposta na bolsa portuguesa. Porquê? Tem duas variáveis: a fundamental e a técnica.
A fundamental: os bancos estão fortíssimos, virou-se o feitiço contra o feiticeiro, as cripto, as Coinbase, as Binances e outras que tais caíram em desgraça.
A técnica: O Bcp apanhou a tal tendência de que falei há um tempo e a propósito da qual fui quase fustigado. Mas continuei com a minha convicção. Pelo que vejo no gráfico fiz bem, tenho os 20 como alvo. Bom fim de semana e não vale a pena suscetibilidades. Uma coisa é uma pequena provocação (às quais devemos saber resistir) outra coisa é uma ofensa. Confundir uma coisa com outra parece-me um erro de avaliação. Saber resistir a uma pequena provcação é sinal de maturidade e resiliência, responder a uma pequena provocação com ofensa é sinal de imaturidade emocional. Portanto, podes tomar como certo que o meu registo nunca será de ofensa, isso sim, seria grave. E já aqui fui visado com esse nível de comportamento. Hoje não ponho boneco para não me confundires com uma alface.
A conversa do Benfica claro que foi uma pequena provocação, porque ja aqui referiste ser uma boa aposta. Os clubes têm sempre riscos elevados, não vou por aí, mas se acertares não terei problema em assumir que apostaste bem.
 
Mensagens: 9732
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 18/11/2022 20:13

Àlvaro Escreveu:Lusitanus, acreditas mesmo que esse montante todo será para distribuir num ano? Eh lá :oh: Tem cuidado com a tua aposta no Benfica que consta que estão feitos para gastar um milhões a comprar um clube estrangeiro, aí é que temos de perguntar onde irão ao dinheiro :lol:
Espero que já tenhas deistido da ideia, Olha aqui: https://www.record.pt/futebol/futebol-n ... strangeiro

Há uma coisa que detesto e que tu fazes sistematicamente, faltando desse modo ao respeito ao que o outro escreve: tentar pôr no discurso do outro algo que não está lá.
Eu escrevi: "Distribuir 1725 milhões de euros?!". Então se foi isso que eu escrevi porque é que tu passa por essa cabecinha que eu acredito que o montante todo será distribuído num ano? :wall:
Ao formular uma interrogação, como fiz, não exprimi que acreditava na distribuição de 1725 milhões de euros e muito menos que tal seria feito num ano. Quando é que disse que tal distribuição seria feita num ano? :shock: :wall:
Já te tinha dito, mas tu não ligas nenhuma ao que te dizem :mrgreen: , que não acredito nem deixo de acreditar em tal distribuição. Se for efetuada depois acredito. Está bem assim? :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 18/11/2022 19:46

Lusitanus, acreditas mesmo que esse montante todo será para distribuir num ano? Eh lá :oh: Tem cuidado com a tua aposta no Benfica que consta que estão feitos para gastar um milhões a comprar um clube estrangeiro, aí é que temos de perguntar onde irão ao dinheiro :lol:
Espero que já tenhas deistido da ideia, Olha aqui: https://www.record.pt/futebol/futebol-n ... strangeiro
 
Mensagens: 9732
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Lusitanus » 18/11/2022 19:42

Distribuir 1725 milhões de euros?! :shock:
Esta suposta pretensão da Fosun e da Sonango faz-me lembrar a distribuição de chorudos dividendos por parte da Portugal Telecom, sem qualquer correlação com os resultados líquidos da Portugal Telecom. Também o BES, acionista de referência da Portugal Telecom, precisava de dinheirinho e toca de ordenhar a Portugal Telecom. A Portugal Telecom foi sendo descapitalizada e depois foi o que se viu ...
Aa empresas portuguesas, mesmo as maiores, pelo visto, não estão a salvo da tentação, muito portuguesa, do dono ou donos da empresa, de retirar, à primeira oportunidade, dinheiro da empresa para o seu bolso. Por isso é que muitas empresas portuguesas sofrem do mal de estarem descapitalizadas.
Seria bom que se aprendesse alguma coisa com a triste história da Portugal Telecom.
Não são operações meramente contabilísticas que criam valor para as empresas e para os seus acionistas!!! É sim o empreendedorismo e o trabalho de todos os que trabalham numa empresa!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

por logout » 18/11/2022 19:39

.
Editado pela última vez por logout em 29/11/2022 17:39, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 212
Registado: 22/10/2008 1:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 18/11/2022 19:35

Goya, o que descobriu não sei, mas não consta que tenha pedido emprestado. Continuo a achar que matou a aspiração dos ursos de trazerem a cotação para valores ridículos. Deixa lá vir o anúncio de quanto é que chuta por ação e logo verás o tipo de combustível :mrgreen:
 
Mensagens: 9732
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goya777 » 18/11/2022 19:16

DY de 50%. O BCP descobriu petróleo e ouro debaixo do Tagus Park
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 18/11/2022 19:10

volvista, de 2009 até agora o número de ações quase quase triplicou, isso significa que aos dias de hoje, usando os mesmos critérios, com lucros de 300 milhões o BCP distribuiria 7 cêntimos de dividendos. É fazer as contas. :lol:
 
Mensagens: 9732
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por volvista » 18/11/2022 18:47

Os dividendos passados foram bons porque a cotação do BCP vem de 6 euros e picos.... Após vários aujmentos de capital e Reverse Stock Split temos a cotação onde está agora! Este foi o passado, o futuro não sabemos.
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Sr.Marques » 18/11/2022 18:01

Há boas ideias aqui no grupo, no entanto desengane-se quem pensa que é para distribuir 1.750M =;

" o reforço dos fundos suscetíveis de qualificação regulatória como distribuíveis", isto é que diz no comunicado. Ora, distribuivel é tudo o que não está em capital social ou reservas obrigatórias (ou equivalente)

1° tem de o fazer, porque devido a justo valor de obrigações, os resultados transitados estão negativos
2° há ali no capital uns 400M que podem ser reembolsados em 2024. Além disso, o pagamento do juro de 9,75% depende dos mesmos critérios como se de uma distribuição se tratasse
3° o bcp irá distribuir dividendos, tem de o fazer. Já não há covids, nem recomendações, nem desculpas. Será o payout que eles quiserem

Ainda não percebo bem o impacto no futuro mas vai voltar ao capital social anterior aos aumentos ocorridos nesta década e meia.
Vamos esperar as contas de 2022 para entender o futuro, mas lucros podem contar que sim.
 
Mensagens: 35
Registado: 14/10/2021 9:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por OCTAMA » 18/11/2022 17:40

Àlvaro Escreveu:OCTAMA, só deverás perceber após assembleia geral, mas diria que deve ser mesmo para distribuir dinheiro oelos acionistas. Claro que isso vale o que vale, é mais é para quem está para aí virado. Em tempo de dúvidas e riscos parece-me razoável e bem pensado. Querias que comprassem cripto's? A cotação dirá se foi boa ou má opção. Se for a 20 é sinal de que foi na mouche. E leva jeito...


Boa Tarde Alvaro,

"Em tempos de dúvidas e riscos parece-me razoável e bem pensado". Para fazer subir o preço da cotação? Só isso? O BCP nunca ligou "puto" à cotação do Banco, aos seus acionistas e nem a quem investe curto......sempre fez o que quis e que "pode" para salvar o Banco e pagar ao Estado. Terra queimada a imensa gente......
O meu post não se interessa pela cotação "per si", mas antes pela sustentabilidade/viabilidade económica futura do Banco.
Obviamente, que esta notícia provoca "à primeira vista" interesse comprador.......mas, em termos fundamentais nada mais, como digo no meu post, até levanta e deve levantar questões e dúvidas ao mercado e demais instituições financeiras supervisoras.

Cumps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

por logout » 18/11/2022 17:30

.
Editado pela última vez por logout em 29/11/2022 17:39, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 212
Registado: 22/10/2008 1:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 18/11/2022 17:21

OCTAMA, só deverás perceber após assembleia geral, mas diria que deve ser mesmo para distribuir dinheiro oelos acionistas. Claro que isso vale o que vale, é mais é para quem está para aí virado. Em tempo de dúvidas e riscos parece-me razoável e bem pensado. Querias que comprassem cripto's? A cotação dirá se foi boa ou má opção. Se for a 20 é sinal de que foi na mouche. E leva jeito...
 
Mensagens: 9732
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por OCTAMA » 18/11/2022 17:10

João 87 Escreveu:
Goya777 Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Vale, exato, isso mesmo, agora vê o montante disponibilizado para esse dividendo. A seguir vai a 2009 e vê quie foi de 20 cêntimos com 300 milhões de lucro. Não podes ver de modo isolado. Poder. podes, mas não é correto. O, como diz a filósofa Cristina Ferreira: Não sejas metade. :lol:
O que me parece é que não estão a acreditar... se não estou em erro em 2018 distribuiram uns 30 milhões. 30 para mil e setecentos vai uma auto estrada. Ou estou a ver mal ou 4 ou 5 cêntimos de dividendo faz sentido.
Posso estar a delirar, mas agora pago para ver o que sai da Assembleia Geral.


Quantas acçoes tinha o BCP em 2009? é que isso foi ha varios aumentos de capital atras...


Dos 1.725.000.000, e porque não a distribuição de um dividendo de 0.110 euros ?


Boa Tarde,

Tendo saído a notícia de que o valor de 1.725 milhões de Euros seria retirado da Rubrica Capital Social, para distribuição futura aos sócios, ficou de repente tudo "maluco" :-k .......e expectante.....ou seja, passar os Capital Social atual de 4.725 milhões de Euros para 3.000 milhões de Euros, sem afetar o número de ações em circulação 15.114 milhões de ações e a sua situação líquida. :shock:

Não sendo um expert em diminuições de Capital Social, em entidades bancárias, tenho algumas dúvidas que irei expor e que convém ter em conta, na minha opinião, a quem está investido ou pensa em investir a contar com esta situação MLP:

- Já li (jornal negócios e outros) que esta diminuição não afeta os rácios de solvência que as entidades bancárias Europeias exigem ao setor bancário. Será mesmo assim? Se assim for, o que compõe o cálculo destes rácios (CET1 e outros...), que deixam de fora uma rubrica do Balanço chamada Capital Social? Que em muitas instituições é o último reduto para se evitar falências.....;
- Uma coisa é "transitar" o valor de 1.725 milhões de uma rubrica do Capital Próprio para outra rubrica, digamos, para Reservas Livres por exemplo, e nada se pagar. Aí sim, a situação liquida (Ativo - Passivo) não se altera. Agora, se os valores são pagos, gradualmente ou não, a situação líquida muda, exceto se o Ativo diminuir, ou o Passivo aumentar na mesma ordem de grandeza e compensar os montantes pagos;
- Tem a Administração, ao dia de hoje, conhecimento de algo que os demais não têm? Acordo de Paz na Ucrânia? :mrgreen: Reversão das Imparidades na Polónia, por decisão judicial favorável ao Banco Polaco? Ou outra qualquer que permita com segurança entrar numa aventura destas?......;
- Não deverá qualquer distribuição de Lucros ter primeiro o aval da União Europeia, ECB e outras entidades, tal como no passado? Serão desta vez menos exigentes?;
- Não foi restringido pela UE o montante distribuído de Lucros, aquando do COVID (e antes dele também....), por via de critérios de prudência relacionados com o ambiente económico geral? E agora com a desaceleração económica no horizonte, já facilitam?;
- Os sócios maioritários, não "querendo" vender aos preços atuais (se é que realmente querem vender aos preços atuais e no curto e médio prazo....), precisam de liquidez para os seus negócios paralelos. Portanto, vai-se reduzir parte da "muralha". Será isto prudente? Não creio. "Adiantamento parcial por conta de uma venda futura do Banco?" :mrgreen: ;
- Se o Banco não precisa de 1.725 milhões para a sua "saúde" operacional agora e de futuro, é porque, meus amigos, descobriram petróleo algures......e consideram o "risco polaco" praticamente "nulo" ou inexistente, apesar de consumir centenas de milhões, e ainda estar a meio caminho da sua total cobertura......;
- Comprar um Banco "mais descapitalizado" é bom para quem compra? Em que sentido? Fica mais barato? E a contingência de terem de injetar recursos de futuro, também não é maior? (esta é para os fãs das teorias de OPAS, fusões e afins). Ah já sei, esses novos compradores do BCP fazem aumentos de capital? Não haveria um único acionista a entrar nisso por parte do retalho, seria carga ao mar em força.......o passado não foi há muito tempo......;
- Se o Market Cap é diminuído, com a distribuição de valores, a cotação diminuirá e o valor contabilístico por ação também;

Em resumo, não encontro nenhuma razão positiva ou construtiva para se distribuir valores, que não por via de Lucros gerados pela própria atividade comercial. Tal como tem sido efetuado até aqui. Além de que o Capital social atual foi "espremido" a muito boa gente, que nunca viu até hoje, nada de valor para repor o que já injetou no Banco, ao longo dos inúmeros aumentos de Capital do passado.

Quem for mais sabedor sobre este assunto me corrija e me explique em termos fundamentais e técnicos qual o "potencial" objetivo último desta operação, além do óbvio, que me parece um "erro" grosseiro.

Cumps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 18/11/2022 16:54

Goya, falei de facto em 2009, mas longe de fazer crer que o dividendo seria essse. Dizes bem, 1 cêntimo e uma nica por ação com um lucro que compara em que proporçáo com mil e setecentos milhões? Para mim a jogada do Bcp é essa de apresentar um bom dividendo. Mesmo que corrija (se os índices corrigirem, calro que corrige), mas o Bcp até final do ano vai lá perto de 20, continuo convencido disso. :shock:
 
Mensagens: 9732
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Carrancho_ » 18/11/2022 16:47

logout Escreveu:Nem o BCP é um clube de futebol, nem o Caldeirão de Bolsa é uma claque (se é, estou aqui enganado), pelo que gostaria de pedir encarecidamente aos participantes que com frequência deixam comentários cujo conteúdo se resume a "vamos lá!", "agora é que é!", "ontem foi dia dos ursos mas hoje é dos touros!", ... entre outras pérolas que por aqui tenho visto, que pensem duas vezes antes de clicar no botão que diz "Enviar".

É melhor menos posts, mas com conteúdo ou perguntas que alguém possa querer ou saber responder, uma vez que podem ser questões que muitos outros leitores ou membros nao activos possam ter também, do que páginas e páginas de votos de incentivo à subida (ou descida), sem qualquer justificação e baseados apenas na fé, crença ou desejo.

Esta questão da redução de capital social está particularmente mal explicada e, quando digo que gostaria de perceber o que se está de facto a passar aqui, penso ser algo partilhado por muitos outros que se têm dado ao trabalho de ler as últimas páginas deste tópico. Andamos nisto para fazer lucros e evitar perdas e para isso é importante sabermos o que se passa com as cotadas que consideramos para os nossos porfolios.

Posto isto, e para nao ser este um post apenas a constatar o óbvio, gostaria de deixar o desafio aos participantes activos dos últimos dias ou outros que tenham andado a ler escondidos, que apresentem as vossas opiniões e dúvidas sobre esta mistério que é o BCP e as jogadas dos tubarões que invariavelmente ganham às nossas custas.

Obrigado a todos pela paciência que tiveram em ler este (longo) texto.



É melhor habituares-te, ultimamente este tópico até nem tem sido muito mau, pelo menos já não se tem lido ninguém a acertar nos topos e fundos todos (no fim da sessão), isto quando não conseguem comprar abaixo do mínimo e vender acima do máximo :lol:
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Apramg » 18/11/2022 15:59

Acho que mais importante que reduzir capital, era fazer um reverse stock split ,para acabar com o estigma de penny stock, que afasta sempre alguns fundos e investidores...
 
Mensagens: 325
Registado: 5/9/2013 12:26

por logout » 18/11/2022 15:38

.
Editado pela última vez por logout em 29/11/2022 17:39, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 212
Registado: 22/10/2008 1:10

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: andraderui, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Carrancho_, hbsilva, iniciado1, latbal, PacoNasssa, Shimazaki_2, Tx9262 e 342 visitantes