Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 19/11/2022 13:21

macau5m Escreveu:
PMP69 Escreveu:
À pouco faltou mencionar um pequeno grande pormenor, tirando uma parte do sul, a Crimeia é plana, excelente para quem defende
Pedro


Nada mais errado, desde há vários séculos que os castelos eram e foram construídos nos pontos mais altos.

Muito mais difícil atacar uma montanha que uma planicie.

Quem está em cima tem sempre vantagem.


Estava a ironizar :D

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2227
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por macau5m » 19/11/2022 12:52

PMP69 Escreveu:
À pouco faltou mencionar um pequeno grande pormenor, tirando uma parte do sul, a Crimeia é plana, excelente para quem defende
Pedro


Nada mais errado, desde há vários séculos que os castelos eram e foram construídos nos pontos mais altos.

Muito mais difícil atacar uma montanha que uma planicie.

Quem está em cima tem sempre vantagem.
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 420
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 19/11/2022 0:22

Biden pede ao Congresso US$ 37,7 bilhões para Ucrânia e US$ 9,2 bi para Covid

"O governo de Joe Biden está pedindo ao Congresso US$ 9,25 bilhões para combater a Covid-19 e mais US$ 37,7 bilhões para apoiar a Ucrânia em sua guerra contra a Rússia, como parte de um requerimento suplementar de recursos, disseram autoridades dos Estados Unidos nesta terça-feira (13).

O governo também está solicitando US$ 750 milhões para combater outras doenças infecciosas e buscará recursos adicionais para lidar com desastres naturais, disseram as autoridades.

“O Congresso tem uma oportunidade e a obrigação de lidar com três necessidades adicionais e críticas de financiamento que deveriam receber apoio bipartidário: proteger o povo norte-americano da Covid-19 e salvar vidas globalmente; apoiar o povo da Ucrânia; e ajudar a recuperação de comunidades ao redor da nação de devastadores desastres naturais”, disse a diretora de orçamento de Casa Branca, Shaland Young, em uma carta enviada à presidente da Câmara, Nancy Pelosi..."
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/biden-pede-ao-congresso-us-377-bilhoes-para-ucrania-e-us-92-bi-para-covid/
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1971
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/11/2022 22:25

THS Escreveu:Pesquisando no google percebe-se que a reconquista da Crimeia é uma coisa que vem sido falada nos ultimos dias, daí a fortificação das tropas por parte da Russia.


É curiosa esta atenção sob a Crimeia nos últimos dias. Porque é que se está a falar tanto da Crimeia?

Bom, alguns factores que julgo que estão a fomentar isto: a retomada de Kherson, agravado pelo facto da questão ter sido falada numa conferência de imprensa (que já passou aqui no tópico) em virtude de uma questão de um reporter e hoje ainda mais com estas declarações do responsável local, Aksyonov. Possivelmente existem mais factores envolvidos, factores de outra ordem (que possam ter que ver, sei lá, com factores de moral e/ou pressão para se chegar a negociações) que poderão explicar algumas das declações dos ucranianos. O mero facto de se estar de repente a falar tanto da Crimeia, quando a Rússia ainda tem um pedação da Ucrânia "continental" abocanhado, parece-me curioso per se.

Não é plausível que a Ucrânia venha a retomar a Crimeia e duvido até que tenha isso como objectivo ou prioridade realista (mesmo que apareça no discurso, na retórica). A retomada da Crimeia ia ultrapassar o próprio Putin (até o Navalny, opositor interno ao Putin, que se encontra detido, há uns tempos atrás disse que aquilo era russo). Era uma humilhação completa e imensurável à Rússia se se chegasse a esse ponto. Não creio que o ocidente julgue que uma boa saída para isto passe por humilhar a Rússia (já para não discutir a dificuldade operacional).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38561
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 18/11/2022 21:58

THS Escreveu:
Could Ukraine Retake Crimea? Not Easily
https://www.defenseone.com/threats/2022 ... ly/379919/


Em resumo, existem tantos cenários que condicionam uma recuperação militar da Crimeia, que se a Ucrânia não negociar algo, apenas ficara mais débil e com menor capacidade de se defender de uma guerra não acabada!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 18/11/2022 21:44

Fala-se aqui na reconquista da Crimeia pela Ucrânia. Não acredito que tal feito militar esteja ao alcance da Ucrânia. Se tal acontecesse uma de duas coisas, ou ambas, aconteceria: a deposição de Putin e/ou o alargamento do conflito no teatro europeu.
Convém perceber de que é que se está a falar ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1471
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/11/2022 19:39

A minha interpretação é que é uma mensagem relativamente standard com o objectivo de acalmar a população. Não leio nada de mais aqui. Também, na minha interpretação, os trabalhos e medidas a que ele alude (se é que existem, mas vou admitir que existem) são abrangentes e devem incluir medidas civis e militares (de resto, como as próprias declarações dão a entender). Possivelmente nem é nada de especial, mas é isto o que a mensagem me dá a entender: uma mensagem standard para acalmar a população e que não esclarece o que é que estão a fazer exactamente.


Eu intervim porque estava a surgir essa questão sobre se ele tinha falado de "fortificação" ou não. Na mensagem do telegram, que é só uma parte do que ele disse de manhã, não está lá. Mas isso aparece na generalidade das fontes ocidentais e achei estranho (não impossível mas estranho dada a consistência entre orgãos e pelo facto de estar entre aspas) que estivessem massivamente a inventar algo que ele não disse. Fui verificar e estava também e entre aspas também nas agências russas, que são controladas pelo Putin, portanto parece-me que ele disse mesmo algo em linha do que escrevi em cima em itálico (parafraseado, sintetizado e não necessariamente naquela ordem, mas o "sumo" é aquele).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38561
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/11/2022 19:33

MarcoAntonio Escreveu:
mais_um Escreveu:O meu ponto neste tema com o PMP69 é que o contexto da frase (seja segurança ou fortificação) não está associado a questões militares, no sentido dos russos temerem que a Ucrânia vai reconquistar a Crimeia como ele defende mas tão só na proteção dos seus habitantes, até porque ontem os responsáveis militares ucranianos fizeram afirmações sobre actualmente conseguirem atingir a Crimeia com a artilharia.


O meu ponto é apenas que o que está a ser veiculado pelos orgãos ocidentais e pelos orgãos russos é essencialmente o mesmo (salvo pequenas variações de tradução, naturalmente) e que tanto quanto consigo ver, o homem disse mesmo aquilo.

Basicamente o que ele terá dito, em português, será algo como isto:

No território da Crimeia, sob o meu controlo, estão a ser levados a cabo trabalhos de fortificação, com o objectivo de assegurar a segurança dos "criminianos". As medidas estão a ser implementadas em nome da liderança russa e são suficientes para assegurar a segurança da crimeia, num trabalho conjunto das autoridades (locais), do ministério da defesa russo e das forças de segurança (publica).

(estou a parafrasear e a sintetizar o que está em multiplas fontes, russas e ocidentais e genericamente consistentes entre si; o "sumo" do que está a ser veiculado é isto, incluindo fontes russas controladas pelo kremlin)


Após a anexação da Crimeia, o governo russo deu incentivos a quem se mudasse para lá e penso que esta mensagem seja no sentido de tranquilizar essas pessoas e evitar a "fuga" para as sua regiões originais.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/11/2022 19:25

mais_um Escreveu:O meu ponto neste tema com o PMP69 é que o contexto da frase (seja segurança ou fortificação) não está associado a questões militares, no sentido dos russos temerem que a Ucrânia vai reconquistar a Crimeia como ele defende mas tão só na proteção dos seus habitantes, até porque ontem os responsáveis militares ucranianos fizeram afirmações sobre actualmente conseguirem atingir a Crimeia com a artilharia.


O meu ponto é apenas que o que está a ser veiculado pelos orgãos ocidentais e pelos orgãos russos é essencialmente o mesmo (salvo pequenas variações de tradução, naturalmente) e que tanto quanto consigo ver, o homem disse mesmo aquilo.

Basicamente o que ele terá dito, em português, será algo como isto:

No território da Crimeia, sob o meu controlo, estão a ser levados a cabo trabalhos de fortificação, com o objectivo de assegurar a segurança dos "criminianos". As medidas estão a ser implementadas em nome da liderança russa e são suficientes para assegurar a segurança da crimeia, num trabalho conjunto das autoridades (locais), do ministério da defesa russo e das forças de segurança (publica).

(estou a parafrasear e a sintetizar o que está em multiplas fontes, russas e ocidentais e genericamente consistentes entre si; o "sumo" do que está a ser veiculado é isto, incluindo fontes russas controladas pelo kremlin)



Para que se perceba bem, estou a referir-me apenas ao que ele disse ou não disse e não a possíveis ilações, extrapolações e interpretações que possam aparecer nas notícias, nos comentários, etc.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38561
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 18/11/2022 19:12

Carrancho_ Escreveu:Isso são afirmações ou perguntas retóricas? É que eu não referi nada disso. Há quanto tempo o petróleo e o gás são importantes e valiosos? Há quanto tempo existem guerras, impérios, invasões, conquistas?..
Se a Rússia invadiu a Ucrânia por causa do petróleo e gás onde está ele? Os Russos estão ou vão agora a vender mais petróleo e gás que antes da invasão?

Isso foi uma fragilidade do Ocidente que os russos aproveitam, não a causa que levou à invasão.


Vê o que partilhei.

O meu ponto essencialmente é que colapsar a Russia, passa por duas vias.

:arrow: Eliminar o consumo de oil&gas.

:arrow: Saturar o mercado de oil&gas provocando um crash dos preços.


Anexos
gas_ukrain.JPG
Editado pela última vez por BearManBull em 18/11/2022 19:43, num total de 1 vez.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8859
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/11/2022 19:12

MarcoAntonio Escreveu:Não falo fluentemente russo (sei ler o alfabeto, percebo algumas palavras e pouco mais).


Conforme a RIA (agência russa):

"На территории Крыма под моим контролем проводятся фортификационные работы, направленные на гарантированное обеспечение безопасности крымчан", – сказал Аксенов в ходе заседания, видео которого опубликовано в его Telegram-канале.


Conforme a TASS (agência russa):

"На территории Крыма под моим контролем в том числе проводятся фортификационные работы, направленные на гарантированное обеспечение безопасности крымчан", - сказал Аксенов.



Segundo as fontes russas, o termo utilizado foi:

фортификационные


e que está a ser traduzido em inglês como "fortification" e em português como "fortificação".


O que as fontes russas dizem é que ele disse isso na reunião, cujo vídeo está no telegram. Ambas as agências dizem a mesma coisa, ambas falam da reunião, a TASS não chega a mencionar o telegram mas aponta que ele disse isso durante a reunião; a RIA diz que o vídeo da reunião está no post do telegram (não faço ideia se o video está completo).


É verdade que o video do Telegram pode não estar completo (no video ele não usa essa palavra) e as ferramentas de tradução automática tem dias, são úteis mas nem sempre são precisas em transmitir o sentido.
O meu ponto neste tema com o PMP69 é que o contexto da frase (seja segurança ou fortificação) não está associado a questões militares, no sentido dos russos temerem que a Ucrânia vai reconquistar a Crimeia como ele defende mas tão só na proteção dos seus habitantes, até porque ontem os responsáveis militares ucranianos fizeram afirmações sobre actualmente conseguirem atingir a Crimeia com a artilharia.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/11/2022 18:50

Não falo fluentemente russo (sei ler o alfabeto, percebo algumas palavras e pouco mais).


Conforme a RIA (agência russa):

"На территории Крыма под моим контролем проводятся фортификационные работы, направленные на гарантированное обеспечение безопасности крымчан", – сказал Аксенов в ходе заседания, видео которого опубликовано в его Telegram-канале.


Conforme a TASS (agência russa):

"На территории Крыма под моим контролем в том числе проводятся фортификационные работы, направленные на гарантированное обеспечение безопасности крымчан", - сказал Аксенов.



Segundo as fontes russas, o termo utilizado foi:

фортификационные


e que está a ser traduzido em inglês como "fortification" e em português como "fortificação".


O que as fontes russas dizem é que ele disse isso na reunião, cujo vídeo está no telegram. Ambas as agências dizem a mesma coisa, ambas falam da reunião, a TASS não chega a mencionar o telegram mas aponta que ele disse isso durante a reunião; a RIA diz que o vídeo da reunião está no post do telegram (não faço ideia se o video está completo).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38561
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/11/2022 18:45

MarcoAntonio Escreveu:Em russo, clica nos links por favor.

Certo e sabes russo ou foi o google tradutor?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/11/2022 18:45

Em russo, clica nos links por favor.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38561
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/11/2022 18:44

MarcoAntonio Escreveu:
mais_um Escreveu:Eu traduzi o video , do homem falar, o tradutor neste caso não fala em fortificações mas sim em assegurar a segurança dos criminianos ou o que quer que eles sejam :D


Mais_um, está na RIA e na TASS (agências russas controladas pelo Putin) praticamente ipsis verbis.

Ver os links que partilhei.


Em inglês ou em russo?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/11/2022 18:43

mais_um Escreveu:Eu traduzi o video , do homem falar, o tradutor neste caso não fala em fortificações mas sim em assegurar a segurança dos criminianos ou o que quer que eles sejam :D


Mais_um, está na RIA e na TASS (agências russas controladas pelo Putin) praticamente ipsis verbis.

Ver os links que partilhei.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38561
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/11/2022 18:42

MarcoAntonio Escreveu:Atenção que parecem existir mais declarações que as que estão nesse breve comentário.

Ver aqui na própria agência russa RIA:

https://ria.ru/20221118/krym-1832416556.html

O homem terá mesmo dito algo na linha do que está a aparecer nos orgãos ocidentais como sendo "Fortification work is being carried out on the territory of Crimea under my control with the aim of guaranteeing the security of all Crimeans" pois é essencialmente o mesmo que aparece noticiado na RIA em russo.

E aqui também na TASS:

https://tass.ru/obschestvo/16365999


Eu traduzi o video , do homem a falar, o tradutor neste caso não fala em fortificações mas sim em assegurar a segurança dos criminianos ou o que quer que eles sejam :D
As legendas em russo, traduzidas no goole translator também não referem fortificações, alem disso não faz muito sentido um governador civil estar a falar em construir fortificações para assegurar a segurança dos criminianos, é a minha interpretação que as afirmações não têm nada a ver com defesas militares.
Talvez alguém que fale russo e possa esclarecer o que ele na realidade disse.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 18/11/2022 18:38

mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:

Sei duas coisas :) , as Operações Especiais ucranianas tiveram na sua génese elementos treinados pela Academi, no leste da ucrânia em 2014. Em 2016 têm o seu nascimento oficial, e adoptaram a filosofia das SAS, sendo treinados por estas.

Pedro


Partindo do pressuposto que não estiveste na Ucrânia e viste ao vivo o que afirmas, podes citar as tuas fontes? :D


Tenho duas "paixões", presença militar portuguesa em África, especialmente sec. XX e Forças de Operações Especiais, o que me fez pertencer a alguns grupos específicos, onde se discutem estes assuntos. Pois, em relação ao primeiro há muita literatura, em relação ao segundo, muito menos, o que é normal.

Por exemplo, posso dizer-te que já me sentei na mesma mesa do militar que transportou o dinheiro de Portugal para o Biafra, e se fores procurar não acredito que encontres o seu nome, nem com facilidade vais encontrar que o dinheiro foi impresso na Casa da Moeda.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2227
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/11/2022 18:32

Ok, já percebi o que se passou: o homem disse mesmo aquilo, mas o resto do que está a ser veículado não está no texto da mensagem, está sim dito oralmente no vídeo (e que é reportado, de forma bastante consistente, quer pelos orgãos ocidentais quer pelas agências russas).

Os orgãos ocidentais mencionam apenas o telegram (bom, o vídeo é parte do post no telegram) mas como se pode ver nas notícias russas, a parte em que ele diz que os trabalhos de fortificação estão a ser levados a cabo sob a sua alçada está no vídeo (ver, por exemplo, na versão da TASS).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38561
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/11/2022 18:31

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/11/2022 18:28

Atenção que parecem existir mais declarações que as que estão nesse breve comentário.

Ver aqui na própria agência russa RIA:

https://ria.ru/20221118/krym-1832416556.html

O homem terá mesmo dito algo na linha do que está a aparecer nos orgãos ocidentais como sendo "Fortification work is being carried out on the territory of Crimea under my control with the aim of guaranteeing the security of all Crimeans" pois é essencialmente o mesmo que aparece noticiado na RIA em russo.

E aqui também na TASS:

https://tass.ru/obschestvo/16365999
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38561
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia


Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/11/2022 18:13

PMP69 Escreveu:

Sei duas coisas :) , as Operações Especiais ucranianas tiveram na sua génese elementos treinados pela Academi, no leste da ucrânia em 2014. Em 2016 têm o seu nascimento oficial, e adoptaram a filosofia das SAS, sendo treinados por estas.

Pedro


Partindo do pressuposto que não estiveste na Ucrânia e viste ao vivo o que afirmas, podes citar as tuas fontes? :D

A organização e designação actual é de 2016 mas já existiam antes (no tempo da URSS), é do conhecimento geral.
Editado pela última vez por mais_um em 18/11/2022 18:30, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/11/2022 18:11

PMP69 Escreveu:
mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:
E uma verdade seja dita, se recuperar o Oblast de Kherson e as forças se mantiveram como estão, a Crimeia é indefensável para os russos.


Pedro


Discordo, militarmente é fácil de defender contra a Ucrânia, esta não tem capacidade de fazer desembarques anfíbios e a fronteira terrestre é mínima.
A Crimeia só volta para os ucranianos através de negociações ou pelo colapso das forças armadas russas e/ou governo russo.


Não precisa de fazer desembarques, basta recuperar o Oblast de Kherson que isola a Crimeia da Rússia, e pelo vistos os russos também pensam o mesmo.

https://observador.pt/2022/11/18/russia-inicia-fortificacao-da-peninsula-da-crimeia/

Neste preciso momento, os HIMARs com mísseis M30 ou ATACMS conseguem alcançar toda a Crimeia, logo lá se ia a ponte da Crimeia e esta ficava completamente isolada.

Mas não me parece que os ucranianos se virem para a Crimeia, enquanto não resolverem o leste.


Pedro

.
Ehehe.... um bom exemplo do problema das traduções, das interpretações e das manipulações.... :lol: :lol:

Talvez agora percebas porque eu gosto de saber as fontes do que se publica ou escreve

Moscow-Imposed Governor In Crimea Says Russia Fortifying Positions

The Kremlin-imposed head of Ukraine's Russian-occupied Crimea says Russian forces are strengthening positions on the peninsula as Ukrainian troops make gains in the nearby Kherson region. Sergei Aksyonov said in a post on Telegram on November 18 that he is overseeing "fortification work" in Crimea, which Russia illegally annexed from Ukraine in 2014. Moscow used Crimea in February as one of the areas from which it launched its ongoing invasion of Ukraine. Kyiv has said it intends to fight to recapture Crimea.
https://www.rferl.org/a/crimea-russia-f ... 36674.html


o homem (governador civil ) fala, há tradução escrita de um OCS do russo para inglês que colocam as palavras "forification works" entre aspas e a tradução a partir dai é que os russos estão a construir fortificações e na tua opinião com fins militares, quando o homem apenas diz isto:

The security of the Republic of Crimea and its inhabitants is ensured through measures taken on behalf of our President. The joint work of the authorities, the Ministry of Defense of the Russian Federation and law enforcement agencies is aimed at ensuring that the Crimeans can feel calm.

https://t.me/Aksenov82/1721


No comments... 8-) 8-)
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 18/11/2022 18:06

Carrancho_ Escreveu:
BearManBull Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:O gás e o petróleo são na História das Guerras um bebé de berço, o que ela nos ensinou, ou devia ensinar, é muito anterior a eles. Se não fosse o gás era outra coisa qualquer. Se não fosse a abertura que lhes demos era por causa do isolamento que lhes tínhamos imposto. Tudo isso são falsas questões, não provocaram nada apenas são usados como veículos para atingir objetivos imperialistas, que é o que está em causa.


A intervenção na Síria foi por questões imperialistas...

A guerra no Iraque foi por questões imperialistas...


Isso são afirmações ou perguntas retóricas? É que eu não referi nada disso. Há quanto tempo o petróleo e o gás são importantes e valiosos? Há quanto tempo existem guerras, impérios, invasões, conquistas?..
Se a Rússia invadiu a Ucrânia por causa do petróleo e gás onde está ele? Os Russos estão ou vão agora a vender mais petróleo e gás que antes da invasão?

Isso foi uma fragilidade do Ocidente que os russos aproveitam, não a causa que levou à invasão.


Parece-me que a invasão da Ucrânia é uma ambição imperialista de Putin, que se revê nos grande imperadores russos e que tem o sonho de reconstruir o grande império russo.

O apoio ao Assad na Síria, foi estratégico, pois teve apenas o objectivo de não permitir que o gás do Catar chegasse à Europa, via Síria, o que conseguiu.

Resumindo, tentou que a Europa ficasse dependente do seu petróleo e gás, para que esta não interferisse com os seus planos expansionistas.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2227
Registado: 11/2/2021 17:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], Esquinas3, Google [Bot], Goya777, JoeP, lito, m-m, malakas, MR32, nfaz, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, silva_39, vasco007 e 317 visitantes