Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Inapa - Tópico Geral

por acintra » 24/11/2022 12:06

carlosdsousa Escreveu:boas

A Inapa tem tido umas sessões no vermelho, vamos ver se os €0,04 aguentam.

cumprimentos


Acho que não vão aguentar. Vou esperar outra vez pelos 0,029€ que foi onde entrei.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3084
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

Re: Inapa - Tópico Geral

por carlosdsousa » 23/11/2022 21:48

boas

A Inapa tem tido umas sessões no vermelho, vamos ver se os €0,04 aguentam.

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 16/11/2022 22:19

Sim, esse César Borja, recordo-me de há uns largos anos atrás, na verdade era assertivo, mas isso não significa que acerte sempre. Na verdade na Inapa até já acertou porque a Inapa até já valorizou muito mais que a Martifer.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Pmart 1 » 16/11/2022 21:55

Não é bem assim Álvaro no site da INAPA a ultima participação que lá está do BCP era de 17,77% a que acresciam 2,55% do fundo de pensões ora assim sendo a redução foi bem maior , quanto á queda de hoje aquele valor foram só vendidas 1600 ações a 0,047€ , como tal não tem grande relevancia ,.https://inapa.pt/wp-content/uploads/202 ... 260722.pdf
O que não invalida o que disse anteriormente a queda foi sem volume , portanto ...

O Cesár Borja já á uns tempos fez uns artigos sobre algumas small caps do nosso mercado e a Inapa era uma delas e era colocada a questão se será a Martifer versão 2
 
Mensagens: 311
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 16/11/2022 21:46

Enquanto o índice aguentar a Inapa talvez aguente, mas que é perigosa, isso é. Sem dividendos à vista nos próximos tempos e com a dívida que tem, diria que é mesmo muito perigosa. :shock: O Bcp não vebde por acaso, ou será que estão a ver mal? Venderam 1% e não venderam mais para não a fazerem cair muito.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por carlosdsousa » 16/11/2022 21:24

boas

O BCP não deve ter sido o único a reduzir a posição que detém, mas passar de 15,110% para 14,962% parece-me irrelevante.
Mais importante parece-me o aumento da posição da Nova Expressão para os 10%.
A sessão vermelha de hoje, pode estar relacionada com o evento acorrido na Polonia com a antiaérea ucraniana. a cotação aguentou-se bem

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Inapa - Tópico Geral

por acintra » 16/11/2022 20:10

Pmart 1 Escreveu:Afinal eles" BCP" estão a vender o que é certo é que até ontem mesmo com as vendas não caiu das proximidades dos 0,05€ que o Maturidade apontou , hoje a queda teve mais peso 4% ,mas sem volume o que não vinha a ocorrer nos ultimos dias , hummmmm....

BCP reduz participação na Inapa para 14,962%
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... para-14962


Acho que esta noticia não vai ser boa para a cotaçao!? Ainda bem que vendi ontem as que tinha comprado a 0,029€ e vendi porque não vi com força de ultrapassar os 0,05€
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3084
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

Re: Inapa - Tópico Geral

por Pmart 1 » 16/11/2022 19:35

Afinal eles" BCP" estão a vender o que é certo é que até ontem mesmo com as vendas não caiu das proximidades dos 0,05€ que o Maturidade apontou , hoje a queda teve mais peso 4% ,mas sem volume o que não vinha a ocorrer nos ultimos dias , hummmmm....

BCP reduz participação na Inapa para 14,962%
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... para-14962
 
Mensagens: 311
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Inapa - Tópico Geral

por maturidade » 15/11/2022 13:34

Boas.
Já anda aqui á uns dias jeitosos a consolidar nos 0.05€.
Pode estar para breve a quebra neste valor.
estar atento.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Inapa - Tópico Geral

por Pmart 1 » 13/11/2022 22:24

Bem ,i rest my case, até porque és um profundo conhecedor e investidor com capacidade de mexer o mercado na INAPA e até diria dado ao que vejo para fazer em 80% da ações que transacionam na bolsa de Lisboa dada a sua reduzida liquidez que aqui não é diferente, mas já que o BOLD foi teu , realmente tenho visto a preocupação dos principais investidores em sair da ação a Parpublica o BCP e o Novobanco a estes niveis nunca venderiam nem tem manifestado esse interesse , quanto á Nova Expressão superou os 10% no inicio de Outubro , como tal ao contrário do que afirmas , compram não vendem.

Bem já agora verifica a quantidade de ações ou " dinheiro " transacionado no ultimo mês na Inapa e na Impresa , foi só uma pequena diferença :wall: :wall: :wall: :wall:

O porque da primeira paragem após vencer esta resistencia dos 0,05€ que o Álvaro e o Maturidade bem identificaram penso que é visivel no gráfico , a queda começou com a compra da empresa na Alemanha hoje apresenta lucros e o mercado alemão é responsável por mais de 60% da facturação da Inapa.

Seria interessante algum comentário sobre o gráfico .
Anexos
Inapa Mensal.png
Inapa Mensal.png (41.85 KiB) Visualizado 5433 vezes
 
Mensagens: 311
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Inapa - Tópico Geral

por Eduardo R. » 13/11/2022 17:38

Pmart 1 Escreveu:Bem ao que parece temos algo em comum , ambas estão sub avaliadas em bolsa , no entanto lembrei-me da história do copo meio cheio de um lado e do outro está meio vazio.... tipo mercado publicitário está a cair ... o ciclo da pasta do papel está em alta .... foram não recorrentes ..

Claro a compra da empresa em 2018 /19 , também foi não recorrente só agora apresenta resultados , a INAPA vende papel não vende pasta de papel , ou alguém acha que o preço de venda ao consumidor final ou melhor ao retalho vai baixar por causa do ciclo ... alguma vez foi assim?

Quanto á IMPRESA muito poderia dizer da tua analise , mas no tópico já alguns fizeram esse trabalho .

Aqui o que vejo é que este valor a que cota continua a não corresponder ao valor do negócio , mas aqui como noutras o mercado é soberano

Se o mercado assim entender o caminho até aos 0,06€ parece estar por perto , aliás os ultimas sessões com correções intraday com comprador a surgir a compor o mercado pode ser ,( ou não) revelador, de interesse , aguardemos os próximos capitulos mas fiquei :-s :-s :-s :-s :-# :-#

Mas fiquei surpreendido com............. ,nem a IMPRESA é a ultima bolacha do pacote nem a INAPA é como a pintaste


bold: ah ok, obrigado por confirmares que esta não é uma discussão entre duas pessoas que tiveram a o trabalho de conhecer a indústria e as contas das empresas. Mas já agora diz-me, qual é o valor do negócio segundo as tuas contas? Apenas para perceber como compara ele com os ~250M de EV.

De qualquer forma, indo ao ponto dos 6 cêntimos e tal como acontece com a Impresa (que não é nem a última bolacha do pacote, nem o meu investimento em carteira que mais me entusiasma), a liquidez é tão baixa que não faz sentido estar a ancorar decisões de investimento em análises técnicas ou subidas de preço temporárias. Se eu, que sou um investidor minúsculo, olho para o order book da Inapa e vejo que conseguiria fazer mexer o preço em dois dígitos (percentualmente) com fundos próprios, a mesma coisa se verificará no sentido inverso. E não falta quem se queira desfazer desta empresa, desde os bancos, à Parpública e até outros acionistas privados que recentemente andavam em guerra com a equipa de gestão da empresa. No entanto, tal como acontece com a Impresa, espero que também estejas cá daqui a 1 ou 2 anos para apreciar a evolução das cotações e concluir sobre quem tinha razão :P
 
Mensagens: 194
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Inapa - Tópico Geral

por Pmart 1 » 12/11/2022 15:35

Bem ao que parece temos algo em comum , ambas estão sub avaliadas em bolsa , no entanto lembrei-me da história do copo meio cheio de um lado e do outro está meio vazio.... tipo mercado publicitário está a cair ... o ciclo da pasta do papel está em alta .... foram não recorrentes ..

Claro a compra da empresa em 2018 /19 , também foi não recorrente só agora apresenta resultados , a INAPA vende papel não vende pasta de papel , ou alguém acha que o preço de venda ao consumidor final ou melhor ao retalho vai baixar por causa do ciclo ... alguma vez foi assim?

Quanto á IMPRESA muito poderia dizer da tua analise , mas no tópico já alguns fizeram esse trabalho .

Aqui o que vejo é que este valor a que cota continua a não corresponder ao valor do negócio , mas aqui como noutras o mercado é soberano

Se o mercado assim entender o caminho até aos 0,06€ parece estar por perto , aliás os ultimas sessões com correções intraday com comprador a surgir a compor o mercado pode ser ,( ou não) revelador, de interesse , aguardemos os próximos capitulos mas fiquei :-s :-s :-s :-s :-# :-#

Mas fiquei surpreendido com............. ,nem a IMPRESA é a ultima bolacha do pacote nem a INAPA é como a pintaste
 
Mensagens: 311
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Inapa - Tópico Geral

por Eduardo R. » 12/11/2022 10:10

Pmart 1 Escreveu:Álvaro

Só para veres do que falaste atrás o que tem a INAPA para vender , simplesmente respondo e a IMPRESA , vende o quê a SIC o Expresso a OPTO , bem e agora uns numeros e factos tirados dos RC das 2 , isto a proposito da divida ....

A IMPRESA registou um resultado líquido negativo de 2,2 M€, representando um decréscimo face aos 3,3 milhões de euros de resultado líquido positivo no período homólogo de 2021.As receitas totais do Grupo IMPRESA atingiram 88,2 M€

Na INAPA , as vendas consolidadas ascenderam a 613,6 milhões de euros, um aumento de 37,7% face a igual período do ano passado.

Impresa o EBITDA do Grupo superou 4,2 M€, o que traduz uma redução de 62% face ao primeiro
semestre de 2021.

INAPA EBITDA de 42,5M€ (mais 33,1M€ face a 2021), correspondendo a 6,9% das Vendas.

IMPRESA A dívida remunerada líquida da IMPRESA diminuiu 14,2 M€, em termos homólogos, para 140,2 M€.

INAPA Dívida líquida consolidada diminuiu 35,4M€ face a dezembro de 2021 (-99,0M€ face a junho de 2021) com melhoria substancial do rácio de Dívida líquida/Re-EBITDA para 3,4x.

Podia ser mais exaustivo , mas não é preciso e agora mais a sério as cotadas valem no PSI o que alguns querem e acredita se calhar ambas estão a valores anormais , mas se verificares os numeros que são faceis de interpretar o peso da divida com as receitas que ambas tem é muito maior na IMPRESA .

Dito isto repito o seguinte poucas empresas no mundo facturam 1,2 B€ e valem 22,89M em market CAP


Era giro ler os relatórios dos últimos anos e não ficar apenas pelo semestral :roll:

A INAPA fatura o que fatura porque distribui papel que compra às Navigator e afins, e paga por isso. Pega nos últimos 3 relatórios anuais e vê bem qual é a margem operacional com que a INAPA opera e depois olha para a margem da Impresa e, no fim, diz-me se faz sentido essa comparação.

A Impresa tem tido lucros constantes, e não é de descartar que os venha a ter este ano. O cash-flow operacional que a empresa gera desde que foi alvo de reestruturação é incomparável com o cash-flow da INAPA. É verdade que a dívida líquida da INAPA caiu bem este ano via movimentos contabilísticos não recorrentes, logo não vale a pena extrapolar nada daí. Por fim, há que ver também que o preço do papel está no topo do ciclo, ao passo que o mercado publicitário já começa a retrair. É mais um motivo para não basear comparações em apenas 1 semestre de operações.
 
Mensagens: 194
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Inapa - Tópico Geral

por Joe359 » 8/11/2022 1:51

Tenho perto de 4000000 de ações compradas a 0,025... vou esperar pelos valores falados aqui para perceber por quanto vou vender, mas parece-me que vou ter um lucro assinalavel!!!
 
Mensagens: 20
Registado: 1/11/2022 20:10

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 7/11/2022 21:56

Parm, esse mais 10% são a segurança de que passará os 0.05? Talvez.
Não vendo com essa pressa. Nem penso nisso...
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Pmart 1 » 7/11/2022 20:40

Álvaro

Pois mas há uma diferença entre 0,05€ e 0,055€ são 10% , e ele indicava esse segundo valor , bem acho que passa pelos dois . Market Cap de 25m€ para 1,2 BI€ de vendas , pouca coisa além de sermos um mercado periferico justifica um valor de mercado substancialmente superior ( sim eu conheço o valor da divída )

Agora a parte menos séria , :D :D para quem te vai acompanhando não vendas as IMPRESA a cotação pode despencar com as tuas vendas \:D/ \:D/

Aquilo IMPRESA tem transacionado nas ultimas sessões uma media muito baixa , daí ia ao solo :roll: :roll: :lol: :lol: :lol:
Editado pela última vez por Pmart 1 em 7/11/2022 22:33, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 311
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 7/11/2022 20:31

Parm, o maturidade está aver bem, se passar 5 então isso significa que poderá ir muito mais longe e entra. A Inapa deu um disparo forte. Pode ser que a bolsa anime que anda por aí muito coisa subavaliada. Será desta que vendo as minhas de estimação da Impresa? :wink:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Pmart 1 » 7/11/2022 19:18

O Maturidade falou e de imediato venderam mais de 1 milhão de ações levando a ação ao valor da abertura o que é certo e que os compradores continuam fortes.

Já agora Maturidade esse valor que asssinalas, 0,055€ , tinha na ideia que seria o valor para haver a distribuição , agora esperar por eles para entrar ???? são quase 18% até lá .

Os dados começaram a ser jogados por todos os fatores indicados em posts anteriores a INAPA vai caminhar para uma cotação mais equilibrada , quanto ups a bola de cristal está avariada :mrgreen: :mrgreen: :P :-k :-k :-k :-k :-k :-k mas o Carlos já indicou um valor que julgo pode ser tocado senão até ao fim do ano pelo menos nos próximos 6 meses e é ????? 8-) 8-) :lol: :lol: :lol:
 
Mensagens: 311
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Inapa - Tópico Geral

por maturidade » 7/11/2022 14:11

Boas.
aqui neste valor se eu estivesse dentro vendia, e esperava para ver o que ia dar.
aqui nos 0.05(+-), pode haver forte distribuição, para aliviar indicadores.
eu esperaria por uma quebra em alta dos 0.055€
Mas isto sou eu a pensar para comigo, porque se o mercado fise-se o que eu penso, estava, RICOOOOOOOOO. :lol: :lol: :lol:

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Inapa - Tópico Geral

por STRESSZERO » 7/11/2022 14:00

G.A. :shock:
Anexos
Capturar.PNG
Capturar.PNG (32.86 KiB) Visualizado 3058 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 6/11/2022 20:21

Pmart, é mesmo isso que dizes, pode vender a SIC, por exemplo,. essa foi uma das "gatantias" para que as obrigações fossem consideradas de baixo risco. Digo-te ainda mais: alguns dos que andaram aqui a dizer que a SIC iria à falência andavam tocados por aqueles que sonhavam obrigar Balsemão a largar a SIC. Enganaram-se.
O que digo em relação à Inapa é que pode dar certo, mas ter assim essa fé na economia alemã e no tipo de negócio. Repara que mesmo mantendo esse cenário otimista pagar a dívida da Inapa levará muitos anos. Mas insisto: com sorte pode dar certo, como pode dar muito certo na Impresa. Para esses tantos "ses" nunca coloco mais que 15% da carteira.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Pmart 1 » 6/11/2022 19:46

Álvaro

Só para veres do que falaste atrás o que tem a INAPA para vender , simplesmente respondo e a IMPRESA , vende o quê a SIC o Expresso a OPTO , bem e agora uns numeros e factos tirados dos RC das 2 , isto a proposito da divida ....

A IMPRESA registou um resultado líquido negativo de 2,2 M€, representando um decréscimo face aos 3,3 milhões de euros de resultado líquido positivo no período homólogo de 2021.As receitas totais do Grupo IMPRESA atingiram 88,2 M€

Na INAPA , as vendas consolidadas ascenderam a 613,6 milhões de euros, um aumento de 37,7% face a igual período do ano passado.

Impresa o EBITDA do Grupo superou 4,2 M€, o que traduz uma redução de 62% face ao primeiro
semestre de 2021.

INAPA EBITDA de 42,5M€ (mais 33,1M€ face a 2021), correspondendo a 6,9% das Vendas.

IMPRESA A dívida remunerada líquida da IMPRESA diminuiu 14,2 M€, em termos homólogos, para 140,2 M€.

INAPA Dívida líquida consolidada diminuiu 35,4M€ face a dezembro de 2021 (-99,0M€ face a junho de 2021) com melhoria substancial do rácio de Dívida líquida/Re-EBITDA para 3,4x.

Podia ser mais exaustivo , mas não é preciso e agora mais a sério as cotadas valem no PSI o que alguns querem e acredita se calhar ambas estão a valores anormais , mas se verificares os numeros que são faceis de interpretar o peso da divida com as receitas que ambas tem é muito maior na IMPRESA .

Dito isto repito o seguinte poucas empresas no mundo facturam 1,2 B€ e valem 22,89M em market CAP
Editado pela última vez por Pmart 1 em 7/11/2022 14:11, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 311
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 6/11/2022 19:14

Carlos. é bom ser assim otimista em relação à empresa alemã, espera pela reação aos 5 e depois se perceberá até onde enche o balão.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por carlosdsousa » 6/11/2022 11:31

boas

A Inapa estava num caminho descendente à vários anos... quer na cotação quer no volume de negócios.
Nos últimos anos alternava entre o prejuízo ou um pequeno lucro.
O que mudou neste ultimo ano?... foi a entrada das contas da empresa alemã à qual corresponde a maioria do volume de negócios da Inapa.
Não sei qual vai ser a faturação destes últimos seis meses de 2022, mas se for semelhante aos primeiros seis, estamos a falar de 1.2 mil milhoes de euros. Se considerarmos uma margem de lucro de 5%... 60 milhões de lucro em 2022.
A Inapa à um ano tinha mais de 300 milhões de divida, conseguiu abater 100 milhões. Espero que o caminho seja o de continuar a reduzir no valor da divida para que esse fator não seja o principal problema da empresa.

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 5/11/2022 19:42

Parm, uma dívida de 100 milhões é uma coisa, uma de 200 é outra bem diferente. Para além disso o que poderá vender a Inapa para abater dívida? Os carros e as carrinhas a gasóleo? Até parece que falamos de realidades próximas. 200 milhões são em juros uns 15 milhões. E parece-te normal que tenham o mesmo valor em bolsa? Eu desconfio. Até na Impresa, que está a anos luz da Inapa, eu não arrisco para além de uma certa percenttagem da carteira. Na Impresa o a história é outra... e por saber disso é que tenho umas estacionadas lá no fundo da garagem.
Com tudo isto até acredito que vá a 0.05. E olha que o preço por ação é já um indicador do perigo que lá vai dentro.
Se estás dentro fica atento que este ano valorizou 97% com o setor quase todo vermelho.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], hugob0ss, PAULOJOAO e 109 visitantes