Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investimento Imobiliário - A Bolha

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por PXYC » 10/12/2022 20:52

XxxTOP GUNxxX Escreveu:baixíssima :-k
para ordenados médios das famílias portuguesas em torno dos €800/€1000 por pessoa!?
(este valor médio é já a ser bonzinho) :mrgreen:


https://eco.sapo.pt/2022/10/26/credito- ... rior-a-27/

em Outubro, o Banco Portugal comunicou que a tx esforço é inferior a 27% para 90% dos novos creditos (realizados desde 2019)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por XxxTOP GUNxxX » 10/12/2022 15:03

baixíssima :-k
para ordenados médios das famílias portuguesas em torno dos €800/€1000 por pessoa!?
(este valor médio é já a ser bonzinho) :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por PXYC » 10/12/2022 14:41

Mas será que a quantidade de novos créditos habitação para investimento ou para residencia primaria é assim tão grande para que, existindo 10% de pessoas com dificuldades, fazer mexer o ponteiro do mercado?

O proprio Banco Portugal veio há pouco dizer que a prestação média é baixíssima.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por iurp1 » 8/12/2022 9:32

No próximo ano, acredito que o mercado esteja "inundado" de apartamentos que os ditos investidores, que meteram 20%/30% nos apartamentos em planta, já não quererão fazer as escrituras, pois não haverá compradores no mercado.

Nunca houve tantos apartamentos à venda e já com baixas de preço em Portugal. O mercado deverá ajustar cerca de 25/30 % numa primeira fase, tal e qual como já o está a fazer o mercado a nível internacional, casos da China e da Suécia.

E começam a haver os primeiros "queimados" do sistema "Ponzi" criado pelos bancos e imobiliárias, com avaliações m2 completamente desmedidas!

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... re-de-2023
 
Mensagens: 7
Registado: 25/5/2022 8:10

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por MVP » 7/12/2022 11:33

BearManBull Escreveu:Não penso que os imoveis devam ser fruto de especulação do mercado, quem quer investir que meta dinheiro no banco, na bolsa em obrigações ou start ups, o que falta são mecanismos de investimento. Andar a açambarcar imoveis é que não. E porque é que isto acontece hoje em dia?

Ora os BCs com as taxinhas miseráveis, impulsionaram o feudalismo ou oligarquia dos imoveis. Hoje em dia um investimento de comprar para alugar render 10%, claro que com taxas nos depósitos a 0% acabou por se tornar um veiculo super interessante. Pior que se cria uma bolha especulativa, porque se recorre ao milagre da multiplicação. Tenho 40k compro imóvel de 200k, em teoria temos uma alavancagem de 5x. Eu conheço casos de pessoal com 5-6 imoveis que se os juros não param de subir estão completamente queimados. A rentabilidade vai á vida e começam a ter prejuízos. -> vender imóvel.

Estas coisas antigamente não aconteciam porque noutros tempos as casas eram compradas para se usufrui delas e não como um veiculo de investimento. Era mais seguro ter o dinheiro a render 5% no banco e não ter dores de cabeça e ter uma casa normal e outra de férias.


Imobiliario é um mecanismo de investimento como outro qualquer com vantagens e desvantagens. Mas sem duvida que concordo com o sublinhado. Existiu um total shift para uma cultura do investidor amador, toda a gente queria fazer parte da nova corrida ao ouro, e isso prejudicou os demais porque se a maioria da população não sabe o que é uma euribor, também não entende que o valor de um imovel está inerentemente associado ao seu potencial de rendimento, o que cria anuncios a valores ridiculos por este país fora.

Agora fala-se em subida de taxas de juro e taxas de juro muito altas mas eu considero-as é (ainda) muito baixas, mas felizmente a tender para um nivel que ajude a equilibrar o mercado (3-4%?) e a criar especialização no setor.

Esse pessoal com 5-6 imoveis ficarem completamente queimados é para mim nada mais nada menos do que o mercado a funcionar, o que, a acontecer, me dará uma certa satisfação porque os demais comuns dos mortais sairão beneficiados como devem ser com esse equilibrio.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por BearManBull » 7/12/2022 2:58

Não penso que os imoveis devam ser fruto de especulação do mercado, quem quer investir que meta dinheiro no banco, na bolsa em obrigações ou start ups, o que falta são mecanismos de investimento. Andar a açambarcar imoveis é que não. E porque é que isto acontece hoje em dia?

Ora os BCs com as taxinhas miseráveis, impulsionaram o feudalismo ou oligarquia dos imoveis. Hoje em dia um investimento de comprar para alugar render 10%, claro que com taxas nos depósitos a 0% acabou por se tornar um veiculo super interessante. Pior que se cria uma bolha especulativa, porque se recorre ao milagre da multiplicação. Tenho 40k compro imóvel de 200k, em teoria temos uma alavancagem de 5x. Eu conheço casos de pessoal com 5-6 imoveis que se os juros não param de subir estão completamente queimados. A rentabilidade vai á vida e começam a ter prejuízos. -> vender imóvel.

Estas coisas antigamente não aconteciam porque noutros tempos as casas eram compradas para se usufrui delas e não como um veiculo de investimento. Era mais seguro ter o dinheiro a render 5% no banco e não ter dores de cabeça e ter uma casa normal e outra de férias.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Lusitanus » 7/12/2022 2:17

Eu chamaria "desrespeito" (pelo cliente) e "incompetência".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por volvista » 6/12/2022 23:54

Chama-se a isso BUROCRACIA!
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por ZeNovato » 6/12/2022 6:10

Bom dia a todos,

Desculpem usar este tópico mas gostava de ter uma opinião sobre uma situação na qual estou envolvido e não sei como resolver.
Pedi um empréstimo para reabilitar uma casa na CGD. Depois de tanta burocracia que estes senhores pedem, lá fui fazer a escritura à 3 semanas atrás. A obra já se encontra a meio, e já foram avaliar o seu estado. O avaliador já entregou relatório ao banco onde diz exatamente isso (51% da obra e 51% de libertação do capital). Já me foi debitado os custos da escritura, seguro de obra para os dois anos que poderei demorar a reabilitar obra, etc. Portanto, isto tudo aconteceu à 3 semanas atrás e até á data de hoje ainda não me creditaram o €. Ligo para lá e é sempre amanhã, daqui a dois dias, até fim da semana que vem e na verdade NADA....

Isto é normal? Como posso proceder? Já lhes entreguei a casa através da escritura onde digo k sou devedor de 140 mil euros e eles não libertam o capital para fazer face às minhas obrigações!
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por MVP » 1/11/2022 22:17

Não deve demorar, e que falta que faz esta correção.

Neste momento qualquer barraca é colocada no mercado por 2, 3 ou 4 mil euros o metro quadrado. É um absurdo principalmente naquilo que são imóveis usados e não imoveis que ja tiveram custos de construção mais altos. É o mercado a funcionar, é certo, mas já se nota maior oferta, maior dificuldade de escoamento de imoveis não-prime e isso causa o inicio de baixas de preço nos proprios anuncios de imoveis que sigo, coisa que ha um ou dois anos era raro ver.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por BearManBull » 31/10/2022 12:28

Nos USA a FED começa a surtir efeito.
What’s happening: Mortgage rates rose again this week, topping 7% for the first time since 2002. Those higher rates, fueled by the Federal Reserve’s unprecedented campaign of hiking interest rates to tame soaring inflation, are beginning to choke the housing market. Sales of newly constructed homes dropped 10.9% in September from August and were down 17.6% from a year ago, according to data released Wednesday.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por ZéManuel » 30/9/2022 22:34

Era bom que as casas caíssem forte pois chegaram e estão a transacionar-se a preços absurdos, que uma pessoa compre uma casa para ganhar 20 ou 30 mil euros em poucos meses admite-se agora para ganhar 90 ou 100 mil como foi o caso de muitos parece-me um absurdo.
O mundo vai de mal a pior banqueiros centrais burros, bancos outros burros e compradores ainda mais burros.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por volvista » 30/9/2022 21:29

Foi há pouco noticiado na Comunicação Social que prestações de casa na ordem dos 400 e picos euros fácilmente passarão para 800 euros!
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por volvista » 29/9/2022 0:36

O mercado imobiliario para milionários não sofrerá qualquer pressão dentro de cidades como Lisboa mas o das periferias irá certamente descambar até por incumprimento de pagamentos por aumento de juros e porque realmente está uma BOLHA como já aconteceu no passado recente.
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por XxxTOP GUNxxX » 22/9/2022 6:54

deve faltar muito pouco para cá tal como nos states, se começar a falar da correcção no mercado imobiliário. A acrescer quem produziu o comentário costuma ser isento, tentando não provocar cenários alarmistas…
https://finance.yahoo.com/news/feds-pow ... 08055.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Spfgg » 1/9/2022 1:34

O comentário era relativamente à economia em geral.

O imobiliário terá sempre tendência a subir, pelo menos em termos absolutos (ie, não descontando a desvalorização da moeda).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por imauroxavier » 31/8/2022 20:16

Spfgg Escreveu:Penso que atirar números ao ar, neste caso seria mais adivinhação do que qualquer outra coisa. Mas penso que seja qual for o valor a ser atingido, não será por muito tempo.
No fim de contas, taxas elevadas durante um longo período de tempo teriam de ser acompanhadas por uma expectativa de crescimento elevado ou acima da média. Alguém espera que a Europa volte a crescer -- em termos reais? Principalmente tendo em conta a actual e futura demografia.


A questão da demografia não é linear, porque, sim, globalmente a população tende a diminuir, mas assimetricamente. A pressão nas cidades vai ser cada vez maior, porque movimento da periferia rural para os centros urbanos vai continuar a aumentar.
 
Mensagens: 30
Registado: 23/4/2015 17:00

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Spfgg » 31/8/2022 17:44

Penso que atirar números ao ar, neste caso seria mais adivinhação do que qualquer outra coisa. Mas penso que seja qual for o valor a ser atingido, não será por muito tempo.
No fim de contas, taxas elevadas durante um longo período de tempo teriam de ser acompanhadas por uma expectativa de crescimento elevado ou acima da média. Alguém espera que a Europa volte a crescer -- em termos reais? Principalmente tendo em conta a actual e futura demografia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por MVP » 31/8/2022 14:20

Retomando o tópico!

Atual escalada das taxas euribor, nesta imagem o exemplo da de 6 meses.

Que valores consideram que podemos alcançar e que nivel de impacto consideram que pode existir na economia e no mercado imobiliário em particular?
Anexos
image_2022-08-31_141917688.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por RFPB » 20/3/2022 14:07

ZeNovato Escreveu:Bom dia a todos,

Gostaria de saber se alguém tem tido experiência na reabilitação de casas nos últimos tempos.
Comecei com um projeto de reabilitação de uma moradia antiga dos meus avós para habitação própria já à 2 anos. Tive chatices por causa da licença de habitação que já está resolvida e depois com o projeto e atrasos nas camaras. Agora que já tenho tudo tenho andado a pedir orçamentos e ai é está o problema.
O único requisito que pedi ao arquiteto foi o de tentar perceber se conseguia reabilitar a casa com um valor não superior a 150k pois é o que consigo pagar e é o que acho ser justo para uma casa que depois de nova não terá um valor superior a 250k. Ora não ia gastar 200k ou 250k numa casa que só iria valer esses valores. Era dinheiro desperdiçado. O arquiteto deixou-me tranquilo dizendo que os 150k davam para muitas obras (isto foi no fim do ano passado).
Recebi uma primeira proposta de orçamento no valor de 350k (multiplicou por 1500€/m2). Deu-me um ataque cardíaco.
Recebi outra de mais de 240k.... Perdi a cabeça!!
E dizem-me que não vou conseguir nunca valores inferiores a 200k mais IVA.
A casa tem dois pisos e 220m2 de área distribuídos pelos dois pisos. As paredes exteriores são aproveitas, telhado quase todo aproveitado, serão abertas janelas e portadas maiores para dar um ar mais moderno. Dentro é que com as historias do open space vai tudo abaixo no res chão, e nos quartos são apenas dois e uma casa de banho.
Nao sendo nada de especial, justifica-se valores tão grandes na zona entre gaia e aveiro???
Caramba está tudo maluco!!!!!


Zé Novato bom dia,

Por acaso o arquitecto forneceu-te um mapa de quantidades, com mapa de medições detalhado, memória descritiva e condições técnicas?
É que só isso poupa-te muito dinheiro em fase de execução. Que é parte real da coisa, para lá do sonho, que é a fase do projecto.
Não aches muito estranho o preço, sabes o que é fazer uma reconstrução? Tens ideia do trabalho que isso dá, não tem nada que ver com uma construção de raiz.
Eu fiz muitas e tenho algumas para fazer, por isso sei do que falo, porque lido com todos os intervenientes necessários à execução de um projecto/obra, com excepção dos vendedores imobiliários. Sim porque eles e as equipas deles, salvo raríssimas excepções não percebem nada, nada, nada de obras. Mesmo nada.
Um conselho, vais fazer uma casa para viveres com a tua família, por isso é preferível gastares mais 200/300€ por m2, do que andares a fazer reparações atrás de reparações, nem fazes ideia do valor que pagarás a mais por isso.
Arranja uma mapa de quantidades/trabalhos com tudo o que te disse e pede orçamento a 5 empresas credenciadas da tua zona ou de concelhos perto do teu, com mais de 10 anos de experiência.
Depois compara todos e negoceia com os 2 mais vantajosos, faz um contrato, com o prazo de execução bem definido, condições de pagamento também bem definidas, o mapa de quantidades também deverá fazer parte integrante desse contrato.
E a cena desenrola-se, sem os dramas que descreveram. :roll:
Só mais uma coisa, auto semanais só se for para rir :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:, o que deves fazer é estipular a % sobre a adjudicação, não pagues mais de 25%. Depois fazes autos mensais pelo mapa de quantidades até o término da obra, consoante a obra avança, vais pagando.
No final todos ficam felizes e tens garantia dos trabalhos.
Fim.

Nota: As obras não tem nada de complicado, as pessoas é que complicam, desde que tudo esteja bem definido, não há problema.
Não têm é o glamour do programa dos manos ou do fofo mudei a casa.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por caganixo7 » 18/3/2022 16:29

Estou a passar pelo mesmo. Casa terrea antiga para recuperar (90m²), mas basicamente não se aproveita quase nada e a construção será toda nova. Dos 5 empreiteiros contactados:
1° - foi frontal e disse que este ano não podia dar início à obra porque já tem mt trabalho;
2° - tb foi frontal dizendo que só no próximo ano podia dar início à obra e "orçamentou" em 120k;
3° - orçamento detalhado de 140k;
4° - orçamento detalhado de 110k;
5° - disse que ia custar 180k e só se eu estivesse interessado em contratar é que faria um orçamento mais detalhado (deduzo que não que a obra de todo).
Isso dos 1000eur/m² já foi chão que deu uvas...
 
Mensagens: 119
Registado: 19/4/2018 17:10

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Opcard » 18/3/2022 11:26

ZeNovato Escreveu:Obrigado a todos pelas respostas. Vou ter em consideração cada uma delas e pensar um pouco como agir.
Não queria adiar muito mais pois onde moro tb precisa de obras e como o apartamento não é meu, é chato gastar dinheiro e não poder usufruir dele mais tarde.
Eu de facto já tinha pensado em contratar as especialidades individualmente para ver se saía mais barato, mas como não tenho experiência, pareceu me mais fácil chave na mão. Aliás, queria pedir um empréstimo de 60% ou 70% e assim ficava mais fácil tb gerir o dinheiro. Com vários intervenientes não sei como faria com o empréstimo e a disponibilização do dinheiro e os pagamentos.
Vou ter em conta o que me disseram e pedir orçamentos aos empreiteiros mais pequenos e tentar passar para mim a incerteza dos preços dos materiais mais específicos (louças, cerâmicas, soalhos, etc). Ontem falei com um colega a ver se me dá umas luzes.
Agora uma coisa é certa, quando recorri a um arquiteto, a única coisa k lhe pedi, para além do "modernizar um pouco a casa para se adequar aos tempos de hoje", foi não ultrapassar os 150k de orçamento. Foi a única exigência e estava de mente aberta se ele me dissesse k não dava. Tive em conta o tamanho da casa, preços de venda das casas novas nas imediações e obras necessárias. Eu não sou tão inconsciente que iria pedir uma coisa sem sentido. Ora para mim, se uma casa equivalente à minha, nova, na rua ao lado é vendida por 250k, reabilitar uma onde já temos terreno, fundações, paredes exterior e estrutura, telhados, etc seria mais que razoável o valor proposto por mim.
Na minha cabeça, não iria dar 300k por uma casa que vale 250k.
Enfim, vamos ver no que dá esta embrulhada


Foi o desafio da minha vida sem arquitecto só eu , renovei uma casa do telhado a cave na totalidade foi numa capital europeia numa zona central o implica pedir e pagar espaço de estacionamento a câmara só gerir isto é difícil .

Foi tremendo li muito fui a sede de uma editora que tinha uma revista sobre construir e renovar comprei desde o n. 1 ‘
Primeira decisão saber aquilo que queremos a nível de equipamento ou deixar a escolha para o sub-empreiteiro .
Depois pedir orçamento , para telhado , janelas , portas, piso , pintura , caves , eletricidade, aquecimento , canalização, fachadas ….e coordenar tudo é terrível .

Temos de dar datas se um atrasa , implica atrasar os outros algum abandonam novos orçamentos .

Além de ter nervos de aço precisamos de ter muito tempo, cometi um grande erro
fiz a sequência de trabalhos mas esqueci que falhando o primeiro os outros não podiam avançar .
Eu mantive a minha actividade profissional não tive ninguém para ajudar é violento e pode ser mortal a saúde foi abaixo .

Conclusão ter 100% de tempo disponível e muito tempo para a renovação facilita e pode-se poupar muito dinheiro , eu gastei metade do orçamento que me foi dado chave na mão .
 
Mensagens: 4383
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por ZeNovato » 18/3/2022 6:22

Obrigado a todos pelas respostas. Vou ter em consideração cada uma delas e pensar um pouco como agir.
Não queria adiar muito mais pois onde moro tb precisa de obras e como o apartamento não é meu, é chato gastar dinheiro e não poder usufruir dele mais tarde.
Eu de facto já tinha pensado em contratar as especialidades individualmente para ver se saía mais barato, mas como não tenho experiência, pareceu me mais fácil chave na mão. Aliás, queria pedir um empréstimo de 60% ou 70% e assim ficava mais fácil tb gerir o dinheiro. Com vários intervenientes não sei como faria com o empréstimo e a disponibilização do dinheiro e os pagamentos.
Vou ter em conta o que me disseram e pedir orçamentos aos empreiteiros mais pequenos e tentar passar para mim a incerteza dos preços dos materiais mais específicos (louças, cerâmicas, soalhos, etc). Ontem falei com um colega a ver se me dá umas luzes.
Agora uma coisa é certa, quando recorri a um arquiteto, a única coisa k lhe pedi, para além do "modernizar um pouco a casa para se adequar aos tempos de hoje", foi não ultrapassar os 150k de orçamento. Foi a única exigência e estava de mente aberta se ele me dissesse k não dava. Tive em conta o tamanho da casa, preços de venda das casas novas nas imediações e obras necessárias. Eu não sou tão inconsciente que iria pedir uma coisa sem sentido. Ora para mim, se uma casa equivalente à minha, nova, na rua ao lado é vendida por 250k, reabilitar uma onde já temos terreno, fundações, paredes exterior e estrutura, telhados, etc seria mais que razoável o valor proposto por mim.
Na minha cabeça, não iria dar 300k por uma casa que vale 250k.
Enfim, vamos ver no que dá esta embrulhada
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por MVP » 18/3/2022 0:24

ZeNovato Escreveu:Bom dia a todos,

Gostaria de saber se alguém tem tido experiência na reabilitação de casas nos últimos tempos.
Comecei com um projeto de reabilitação de uma moradia antiga dos meus avós para habitação própria já à 2 anos. Tive chatices por causa da licença de habitação que já está resolvida e depois com o projeto e atrasos nas camaras. Agora que já tenho tudo tenho andado a pedir orçamentos e ai é está o problema.
O único requisito que pedi ao arquiteto foi o de tentar perceber se conseguia reabilitar a casa com um valor não superior a 150k pois é o que consigo pagar e é o que acho ser justo para uma casa que depois de nova não terá um valor superior a 250k. Ora não ia gastar 200k ou 250k numa casa que só iria valer esses valores. Era dinheiro desperdiçado. O arquiteto deixou-me tranquilo dizendo que os 150k davam para muitas obras (isto foi no fim do ano passado).
Recebi uma primeira proposta de orçamento no valor de 350k (multiplicou por 1500€/m2). Deu-me um ataque cardíaco.
Recebi outra de mais de 240k.... Perdi a cabeça!!
E dizem-me que não vou conseguir nunca valores inferiores a 200k mais IVA.
A casa tem dois pisos e 220m2 de área distribuídos pelos dois pisos. As paredes exteriores são aproveitas, telhado quase todo aproveitado, serão abertas janelas e portadas maiores para dar um ar mais moderno. Dentro é que com as historias do open space vai tudo abaixo no res chão, e nos quartos são apenas dois e uma casa de banho.
Nao sendo nada de especial, justifica-se valores tão grandes na zona entre gaia e aveiro???
Caramba está tudo maluco!!!!!


Percebo que consideres caro, mas se eu te fizesse um orçamento não receberias abaixo disso. :lol:

O que te aconselho então é começar por rever o projeto com o arquitecto, ao nivel da escolha de materiais. Só por aí por vezes existem poupanças brutais, já que muitos arquitetos não olham muito ao preço. Depois disso procurares um pequeno empreteiro da terra, porque quanto maiores neste momento menos disponiveis estão para pequenos projetos porque de outra forma deslocam-se para Lisboa ou Porto onde conseguem esses valores e ate bem mais por metro quadrado sem problema.

220m2 aos preços que estás a referir são cerca de 1000 euros o metro quadrado (referente à segunda proposta que referes). Não acho nada por aí além tendo em conta que estás a querer contratar um projeto chave na mão. Não se pode querer chuva na eira e sol no nabal. Se queres realmente poupar dinheiro tens de fazer uma parte da gestão do projeto e assumir esse risco e trabalho de gestão de subempreteiros, que é burocratico e chato.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por rg7803 » 17/3/2022 22:43

Andre_MF Escreveu:Falam dos empreiteiros como se fossem todos aldrabões…bom pensando assim o melhor é mesmo não fazeres a obra até porque mesmo adiando podes ser enganado no futuro. O meu conselho é tentares obter feedback de vários empreiteiros, tentares ver obras finalizadas e a decorrer desses empreiteiros e depois pedires orçamentos. Nas obras o barato sai caro e ainda para mais nesta altura…tens de ter tempo para avaliar e tomar a decisão e claro concordo nunca dar um valor inicial muito elevado embora com 5pc duvido que alguém te inicie a obra…se tiveres tempo aí sim concordo adia que é capaz de ficar mais barato ou pelo menos mais estável.



Cada um de nós reflecte nos seus comentários as experiências vividas. Não vou escrever que todos os "empreiteiros são aldrabões" até porque habitualmente as generalizações acabam por ser lesivas para os destinatários, neste caso uma classe profissional em que seguramente haverão (também) bons exemplos.

Normalmente os comentários que faço são com "pés no chão", neste caso eu e as pessoas que comigo trabalham, lidamos numa base quase quotidiana com alguns destes intervenientes, pelo que infelizmente conheço razoavelmente bem o panorama das obras de restauro.

Reforço que o tempo não é oportuno para este tipo de obras. É preferível protelar.

Não o sendo é desejável avançar com o mínimo possível de pagamentos iniciais e negociar pagamentos com base em autos. Semanais por exemplo, em que o pagamento é efectuado contra a conclusão de determinadas tarefas.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Cem pt, CORTIÇA, Giovannni, hfmagalhaes, JoeP, latbal, Lisboa_Casino, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, SalvaFP, Shimazaki_2, VALHALLA e 137 visitantes