Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 3/10/2022 16:57

Petraeus diz que EUA aniquilariam tropas russas na Ucrânia, em caso de ataque nuclear

Embora Petraeus não faça parte do atual governo do presidente Joe Biden, a declaração foi considerada surpreendentemente dura para um integrante, mesmo retirado, da estrutura do defesa de Washington.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1424
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 3/10/2022 16:56

Polónia defende resposta "devastadora" da NATO em caso de ataque nuclear na Ucrânia

O ministro polaco dos Negócios Estrangeiros defende que a Aliança Atlântica deve responder de forma "devastadora" a um eventual ataque russo com armas nucleares na Ucrânia. De visita aos Estados Unidos, Zbigniew Rau considera que essa resposta coordenada deve ser de cariz não-nuclear e que a NATO está a passar essa mensagem preventiva a Moscovo.

As perdas territoriais russas das últimas semanas e a presumível anexação de regiões ucranianas estão a aumentar as preocupações sobre o eventual uso de armas nucleares por parte da Rússia. Os peritos assumem que Moscovo poderá recorrer a ogivas táticas de menor dimensão para chocar o Ocidente e desmobilizar os combatentes ucranianos.

Em declarações à NBC News durante uma visita aos Estados Unidos, o ministro polaco dos Negócios Estrangeiros defende uma resposta veemente por parte da NATO em caso de ataque nuclear russo.

“Sabemos que Putin está a ameaçar com o uso de armas nucleares táticas em solo ucraniano, não a atacar a NATO, o que significa que a NATO deve responder de forma ajustada. Mas essa resposta deve ser devastadora. E suponho que essa seja uma mensagem clara que a aliança está a passar agora para a Rússia”, afirmou o chefe da diplomacia polaca.

Sobre a “mobilização parcial” em curso, o responsável polaco afirmou que Vladimir Putin está “obviamente” a perder a guerra na Ucrânia, mas que o reforço dos contingentes destacados não deverá mudar o curso da guerra, já que os novos soldados estão “mal treinados e mal equipados".

Consequências "graves" e "catastróficas"

A evolução recente do conflito na Ucrânia tem levantado o espectro de um conflito direto, potencialmente catastrófico, entre Moscovo e a Aliança Atlântica. No domingo, o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, alertou que o uso de armas nucleares em território ucraniano teria “consequências catastróficas para a Rússia”.

De acordo com o responsável norte-americano, essas consequências foram deslindadas em conversas privadas diretas com as autoridades russas. Por sua vez, Moscovo admitiu que os canais de conversação entre Washington e Moscovo se encontram abertos.

Já esta terça-feira, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, alertou que haverá "consequências graves" para a Rússia em caso de um ataque nuclear.

"Qualquer uso de armas nucleares será absolutamente inaceitável, mudará totalmente a natureza do conflito e a Rússia deve saber que uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deverá ser travada", afirmou o responsável pela Aliança Atlântica.

Stoltenberg alertou ainda que, perante a "retórica nuclear" de Vladimir Putin, os aliados "estão a transmitir uma mensagem clara de que isso [o uso armas nucleares] terá graves consequências para a Rússia".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1424
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 3/10/2022 16:47

"Nunca estivemos tão perto". O que pode acontecer se Putin usar armas nucleares?

Perante uma plateia da elite política, militar e religiosa russa, o presidente russo anunciou o combate contra o “colonialismo do Ocidente” e declarou a anexação ilegal de quatro regiões ucranianas. De olhos postos no líder, as figuras que mais beneficiaram dos anos da liderança do antigo oficial dos serviços secretos ouviram a explicação de Vladimir Putin de que os Estados Unidos “criaram o precedente” de utilizar armas nucleares em Hiroshima e Nagasaki e que a Rússia defenderá estas recém adquiridas regiões “com todos os meios” que tem ao seu dispor, abrindo novamente a porta para uma escalada nuclear na guerra.

Mas esta não foi a primeira vez que Vladimir Putin utilizou a retórica nuclear. Uma semana antes, durante o anuncio da mobilização parcial, já tinha alertado que não estava “a fazer bluff”. Estas mensagens são geralmente seguidas e amplificadas pelo antigo presidente russo Dmitri Medvedev, que reforça o que diz o líder russo com expressões como “apocalipse nuclear”.

A verdade é que, menos de 24 horas depois, a Rússia acabaria por perder a primeira cidade estratégica de uma das regiões anexadas, Lyman, na província de Donetsk, com as tropas russas cercadas e derrotadas pelo exército ucraniano. Se a notícia da anexação ilegal destas províncias tinha sarado algumas feridas do fracasso em Kharkiv, quando uma contraofensiva ucraniana apanhou de surpresa o exército russo e obrigou a uma debandada total, a queda de Lyman, enviou ondas de choque um pouco por todo o regime.

“Eu não me recordo de um precedente na história do mundo em que territórios que não são controlados militarmente são absorvidos por um país”, disse o especialista em relações internacionais russo Maxim Yusin, na televisão do seu país, para espanto dos restantes colegas de painel.

A incapacidade demonstrada pelo exército russo em travar a iniciativa ucraniana pode levar a que o líder russo, desesperado por mostrar uma vitória ao povo russo, empregue mesmo o uso de armas nucleares, mesmo com os sucessivos alertas dos Estados Unidos e da NATO de que não vão “ceder à chantagem nuclear” e que o uso de armas de destruição maciça terá “consequências catastróficas para Moscovo. Ao mesmo tempo, a aliança militar emitiu um alerta aos membros de que o submarino nuclear K-329 Belgorod, que carrega o míssil nuclear Poseidon – também conhecido por “arma do apocalipse” -, está em movimento. Mas como seria a guerra nuclear de Putin?

Quando pensamos em armas nucleares o nosso imaginário leva-nos para imagens de destruição total, com ogivas - conhecidas como armas nucleares “estratégicas” - que atravessam continentes em alta velocidade para atingir o seu alvo. [b]Na Ucrânia, o uso de armas nucleares prende-se em bombas de natureza “táctica”. Estas armas têm um alcance muito mais curto do que as “estratégicas” e o seu poder explosivo também é inferior, embora sejam mais poderosas do que as armas que dizimaram por completo as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, no final da Segunda Guerra Mundial.

Se Putin escolher não utilizar estas armas, não será por falta de apoio. Após a queda de Lyman, o líder checheno, Ramzan Kadyrov, apelou na sua conta de Telegram para que a Rússia tome "medidas mais drásticas”, entre as quais “a declaração da lei marcial nas áreas de fronteira e o uso de armas nucleares tácticas". E este pedido pode mesmo ser escutado pelo presidente russo, caso a Ucrânia se torne “uma ameaça existencial”.

“Vladimir Putin tem dois pressupostos para o emprego de armas nucleares. Se forem atacados com armas nucleares ou se tiverem uma ameaça existencial. Isto é, se o exército ucraniano tiver uma capacidade tão grande que leva a uma ameaça nuclear”, explica à CNN Portugal o major-general Agostinho Costa.

Os três caminhos de Putin

O Kremlin manteve a retórica propositadamente vaga acerca do que poderá ser considerado uma ameaça existencial. Porém, os especialistas acreditam que existem três formas de a Rússia utilizar estas armas: a primeira consiste num disparo de ameaça para um alvo não habitado; a segunda para um alvo ucraniano; e a terceira para um alvo da NATO. A utilização de armas nucleares como ameaça pode não ser vista pelo Kremlin como a melhor opção, pois a Ucrânia pode ignorar e continuar a contraofensiva e Moscovo terá de lidar com as implicações políticas de ter utilizado “a bomba”.

Segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, a liderança militar russa, à semelhança do que defende o líder checheno, poderá sentir-se tentada para atingir diretamente alvos militares, como aeroportos, centros logísticos, baterias de artilharia ou centros de comando. Porém, o efeito do emprego destas armas é debatível. Um estudo que coloca um cenário de guerra nuclear entre a Índia e o Paquistão demonstra que uma arma nuclear táctica tem o potencial de destruir “apenas” uma formação com 13 carros de combate. Num teatro de guerra onde o terreno é tão vasto quanto na Ucrânia, os peritos do Instituto estimam que são necessárias cerca de quatro ogivas tácticas para destruir uma brigada ucraniana com cerca de cinco mil soldados.

A acontecer, seria uma escalada ainda maior do que a anexação ilegal de territórios e obrigaria a NATO a responder. Washington já comunicou ao Kremlin através de vias de comunicação privadas qual será a sua resposta caso Putin decida “seguir por esse caminho negro”. A mais provável resposta do Ocidente foi a avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Zbigniew Rau, que ameaçou com uma resposta “convencional”, mas “destrutiva”, contra as tropas russas na Ucrânia por parte da NATO.

Esse foi o cenário avançado pelo general norte-americano na reserva, Ben Hodges, que também já chefiou as forças americanas terrestres na Europa. O antigo militar diz que a América pode, em caso de ataque nuclear russo, destruir toda a capacidade naval russa no Mar Negro, além das suas bases e aeroportos. Um ataque dessa dimensão representaria um gigante retrocesso para as aspirações militares russas na região, mas também seria uma escalada de grande dimensão que colocaria as duas maiores potencias mundiais em risco de guerra nuclear.

“Se o conflito escalar para um patamar regional, ou seja, com a intervenção de países da NATO: aí sim, haverá o emprego de armas nucleares tácticas. Nunca estivemos tão perto de uma guerra entre o Ocidente e a Rússia”, acredita o major-general Agostinho Costa.

O cenário de intervenção da NATO levanta automaticamente uma questão: estarão os Estados Unidos da América dispostos a arriscar entrar numa guerra nuclear e a pôr em perigo a vida dos seus cidadãos para ajudar um país que não é um aliado militar formal? Apesar de estarem muito longe de ter o arsenal nuclear estratégico que tinham durante o auge da Guerra Fria, o número de ogivas detidas pelos dois é suficiente para deixar o mundo em suspenso.

De acordo com o “Nuclear Information Project” da Federação de Cientistas Americanos (Federation of American Scientists, no original), existem 12.700 ogivas nucleares no mundo, com mais de 9.400 guardadas em depósitos militares, prontas para serem utilizadas em aviões, mísseis, navios ou submarinos. As restantes foram “reformadas” e encontram-se a aguardar o desmantelamento. Das armas ativas, cerca de 3.730 encontram-se destacadas em forças operacionais (em mísseis ou bases aéreas, prontas a serem colocadas a bordo de bombardeiros). Destes, aproximadamente 2.000 estão em alerta elevado. Os Estados Unidos e a Rússia possuem a vasta maioria deste arsenal.

E estas ogivas são muito diferentes da “Fat Man” e da “Little Boy” utilizadas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. A ogiva nuclear B83, que compõe uma parte significativa do arsenal americano, é 60 vezes mais poderosa do que a bomba que destruiu Nagasaki. Além disso, um míssil balístico intercontinental Minuteman III atinge os 24.136 km/h no limite e pode levar duas ou três ogivas nucleares. Estima-se que os EUA tenham mais de 400 destes mísseis.


Uma coisa parece já certa: os EUA já informaram a Rússia de qual será a resposta que será dada por países da NATO em caso de utilização por parte da Rússia de arma nuclear na Ucrânia.

Os russos já estão devidamente avisados e não poderão dizer que não foram avisados nem sabiam o que poderiam esperar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1424
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 3/10/2022 15:12

imauroxavier Escreveu:
Marco Martins Escreveu:https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/nato-avisa-membros-que-r%C3%BAssia-est%C3%A1-a-movimentar-submarino-que-tem-a-arma-do-apocalipse/ar-AA12vCsz?ocid=entnewsntp&cvid=22f75df9ce474ae392b7018a3bdb63cf

É uma notícia que nenhum valor acrescenta à discussão do forum, no entanto o interessante da notícia é dar uma mostra de que a força que a Nato tém, também apresenta muitas vulnerabilidades.

O facto da Nato existir como força militar, em nada se deve sobrepor à força das negociações e entendimentos políticos, pois só assim os povos serão protegidos.

Se calhar o poderes religiosos poderiam também fazer mais, sejam eles católicos, protestantes, ou o que forem... deveriam de fazer aquilo que será a sua essência que é lutar por um mundo melhor e mais humano. Porque não se juntam e falam de forma a procurar propor um entendimento?


Refiro-me apenas ao primeiro paragrafo, “vulnerabilidade!!!”, o que eu vejo nessa notícia é só: Olha que nós sabemos onde essa #$!rda anda.


:) Sim, saber onde anda sabemos... o problema é a capacidade de intercepção em tempo oportuno...
Não é que este submarino faça toda a diferença... a questão é que a Nato tem algumas armas melhores e a Rússia outras melhores.
É claro que no meio disto tudo pode haver muito bluff, mas acho que isso tanto pode acontecer num lado como no outro.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por imauroxavier » 3/10/2022 15:01

Marco Martins Escreveu:https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/nato-avisa-membros-que-r%C3%BAssia-est%C3%A1-a-movimentar-submarino-que-tem-a-arma-do-apocalipse/ar-AA12vCsz?ocid=entnewsntp&cvid=22f75df9ce474ae392b7018a3bdb63cf

É uma notícia que nenhum valor acrescenta à discussão do forum, no entanto o interessante da notícia é dar uma mostra de que a força que a Nato tém, também apresenta muitas vulnerabilidades.

O facto da Nato existir como força militar, em nada se deve sobrepor à força das negociações e entendimentos políticos, pois só assim os povos serão protegidos.

Se calhar o poderes religiosos poderiam também fazer mais, sejam eles católicos, protestantes, ou o que forem... deveriam de fazer aquilo que será a sua essência que é lutar por um mundo melhor e mais humano. Porque não se juntam e falam de forma a procurar propor um entendimento?


Refiro-me apenas ao primeiro paragrafo, “vulnerabilidade!!!”, o que eu vejo nessa notícia é só: Olha que nós sabemos onde essa #$!rda anda.
 
Mensagens: 30
Registado: 23/4/2015 17:00

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 3/10/2022 14:27

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/nato-avisa-membros-que-r%C3%BAssia-est%C3%A1-a-movimentar-submarino-que-tem-a-arma-do-apocalipse/ar-AA12vCsz?ocid=entnewsntp&cvid=22f75df9ce474ae392b7018a3bdb63cf

É uma notícia que nenhum valor acrescenta à discussão do forum, no entanto o interessante da notícia é dar uma mostra de que a força que a Nato tém, também apresenta muitas vulnerabilidades.

O facto da Nato existir como força militar, em nada se deve sobrepor à força das negociações e entendimentos políticos, pois só assim os povos serão protegidos.

Se calhar o poderes religiosos poderiam também fazer mais, sejam eles católicos, protestantes, ou o que forem... deveriam de fazer aquilo que será a sua essência que é lutar por um mundo melhor e mais humano. Porque não se juntam e falam de forma a procurar propor um entendimento?
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por caldeirum » 2/10/2022 19:35

Opcard Escreveu:É no tratamento dos prisioneiros de guerra que se vê a grandeza de um povo
Vendo imagens e história Mikhailo Dianov os russos estão próximos dos nazis .
Já lendo casos da 2.ª guerra tinha essa ideia mas tinha a desculpa de terem sido invadidos .
Quando ficaram parados frente a Varsóvia um dos factos mais cruéis da história um cinismo absoluto dos russos assim eliminado a resistência podiam mais tarde ocupar a Polónia .
Já os aliados teriam chegado primeiro a Berlin porque nunca esteve no plano ir a Paris mas perante a morte de civis alertaram o plano .


https://news.sky.com/story/released-ukr ... s-12709279


Numa guerra a sério, todos se comportam como nazis. Não veem seres humanos mas sim algo a matar de qualquer forma.
Todos torturam, violam e matam sem direito a julgamento.


Regras em período de guerra? Serve para dormirmos mais descansados.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 302
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Opcard » 2/10/2022 10:32

É no tratamento dos prisioneiros de guerra que se vê a grandeza de um povo
Vendo imagens e história Mikhailo Dianov os russos estão próximos dos nazis .
Já lendo casos da 2.ª guerra tinha essa ideia mas tinha a desculpa de terem sido invadidos .
Quando ficaram parados frente a Varsóvia um dos factos mais cruéis da história um cinismo absoluto dos russos assim eliminado a resistência podiam mais tarde ocupar a Polónia .
Já os aliados teriam chegado primeiro a Berlin porque nunca esteve no plano ir a Paris mas perante a morte de civis alertaram o plano .


https://news.sky.com/story/released-ukr ... s-12709279
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 1/10/2022 20:43

Se já reconquistaram Lyman das duas uma, ou não estavam tantas tropas Russas na cidade ou renderam-se em bloco.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 1/10/2022 15:58

Lyman já terá sido conquistada pelos ucranianos.

Ukraine forces enter Lyman, Kyiv says Russian troops surrounded

KYIV, Oct 1 (Reuters) - Russia said on Saturday its troops had abandoned their bastion of Lyman in Ukraine's east for fear of encirclement and the leader of Chechnya, a close Kremlin ally, said Moscow should consider using a low-yield nuclear weapon in response.

The fall of the town is a major setback for Moscow after President Vladimir Putin proclaimed the annexation of the Donetsk region, along with three other regions, at a ceremony on Friday that was condemned by Kyiv and the West as a farce.

https://www.reuters.com/world/europe/uk ... 022-10-01/

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 1/10/2022 13:09

PMP69 Escreveu:
caldeirum Escreveu:A integração da Ucrânia na Nato tem de ser unânime entre os membros. Se integrar a Suécia foi um problema para a Turquia, imaginem a Ucrânia...


Teve a ver com o fornecimento de aviões dos EUA à Turquia, que se arrastava à anos, mas penso que foi ultrapassado.

A adesão da Ucrânia à Nato, neste momento é impossível, nem a Nato quer, o que é preciso é o fornecimento de mais equipamentos, incluindo misseis de maior alcance, aviões e blindados.

Depois da anexação dos 4 Oblast o Ocidente não pode ter medo de fornecer F16, A10, M1...

Pedro


Sem duvida, partilho da mesma opinião.

Entretanto...

Kiev acusa Rússia do rapto do chefe da central nuclear de Zaporijia

A empresa estatal Energoat afirma que tropas russas pararam o carro de Ihor Murashov na sexta-feira à tarde, vendaram-no e levaram-no para um local desconhecido. A Rússia ainda não se pronunciou sobre esta acusação.

A Ucrânia acusou este sábado a Rússia de ter sequestrado o diretor da central nuclear da Zaporijia, a maior da Europa, horas depois de o Presidente russo, Vladimir Putin, ter formalizado a anexação daquela região ucraniana.

A empresa estatal Energoatom, que gere as centrais nucleares ucranianas, disse que tropas russas pararam o carro de Ihor Murashov na sexta-feira à tarde, vendaram-no e levaram-no para um local desconhecido.

"A sua detenção põe em risco a segurança da Ucrânia e da maior central nuclear da Europa", disse o presidente da Energoatom, Petro Kotin, citado pela agência norte-americana AP.

Kotin exigiu a libertação imediata de Murashov.

A Rússia não se pronunciou ainda sobre a acusação, tal como a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), que tem técnicos na central, segundo a AP.

Muitas das informações sobre a guerra em curso na Ucrânia divulgadas pelas duas partes não podem ser confirmadas de imediato de forma independente.

A Ucrânia tem quatro centrais nucleares em funcionamento, com um total de 15 reatores, seis dos quais na de Zaporijia, que está ocupada por tropas russas.

A situação na central de Zaporijia tem causado preocupação generalizada desde o início da guerra, com ucranianos e russos a acusarem-se mutuamente de ataques contra o complexo, que podem causar um desastre nuclear.

Em 1986, quando integrava a antiga União Soviética, a Ucrânia sofreu o acidente nuclear mais grave de sempre no mundo, ocorrido na central de Chernobil.
https://www.tsf.pt/mundo/kiev-acusa-russia-do-rapto-do-chefe-da-central-nuclear-de-zaporijia-15215635.html
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 1/10/2022 12:53

caldeirum Escreveu:A integração da Ucrânia na Nato tem de ser unânime entre os membros. Se integrar a Suécia foi um problema para a Turquia, imaginem a Ucrânia...


Teve a ver com o fornecimento de aviões dos EUA à Turquia, que se arrastava à anos, mas penso que foi ultrapassado.

A adesão da Ucrânia à Nato, neste momento é impossível, nem a Nato quer, o que é preciso é o fornecimento de mais equipamentos, incluindo misseis de maior alcance, aviões e blindados.

Depois da anexação dos 4 Oblast o Ocidente não pode ter medo de fornecer F16, A10, M1...

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2077
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 1/10/2022 11:53

caldeirum Escreveu:A integração da Ucrânia na Nato tem de ser unânime entre os membros. Se integrar a Suécia foi um problema para a Turquia, imaginem a Ucrânia...


Sim nesse aspecto a integração da Ucrânia na Nato será complicada. No entanto isso não impede que alguns membros definam laços de entreajuda e protecção à semelhança daquilo que já existe com outros países.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por caldeirum » 1/10/2022 9:33

A integração da Ucrânia na Nato tem de ser unânime entre os membros. Se integrar a Suécia foi um problema para a Turquia, imaginem a Ucrânia...
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 302
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por macau5m » 1/10/2022 1:07

Relativamente ao pedido de adesão á Nato por parte da Ucrânia, já tinha comentado em conversa com amigos que o Ocidente devia utilizar a mesma chantagem do Putin, e ameaçar com a integração da Ucrânia na NATO, caso o Putin avançasse com os referendos e integração desses territórios na Russia.

Sobre o argumento de não poder pertencer á NATO por vários motivos, então a Russia não está a fazer uma clara violação da Carta das Nações Unidas,
Se a Russia pode alterar todas as leis internacionais, porque raio a NATO não pode alterar as leis para tentar repor a ordem internacional.

Todos os Países alteram leis, o Reino Unido faz o Brexit, o Trump rompe o acordo de Paris.

As Nações Unidas não conseguem fazer com que um membro não vote em causa própria.

A NATO não pode alterar a lei para integrar um país que está a proteger.

Vamos lá compreender estes decisores e fazedores de leis. Pobrezinhos

PS. O Macron só falta baixar as calcinhas ao Putin, acho que o Putin ainda não pediu...
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 417
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 1/10/2022 0:02

Após reconquista da Lyman possivelmente devem ir para Svatove e depois Starobelsk se o outono permitir, se tiverem sucesso recuperam todo esse território norte. Acredito que seja essa a intenção dos ucranianos nos próximos meses para depois avançarem para Kherson durante o inverno.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 30/9/2022 23:47

pepe7 Escreveu:
Ucrânia: cerco a Lyman perto de ser fechado

As forças russas estão “parcialmente cercadas” na cidade estratégica de Lyman, leste da Ucrânia, admitiu um líder separatista nesta sexta-feira (30), dia em que Moscou pretende anexar quatro regiões ucranianas.

“Atualmente, Lyman está parcialmente cercada. A estrada de Svatove está sob nosso controle, mas periodicamente sob fogo”, afirmou Denis Pushilin, comandante do reduto separatista de Donetsk.

Ele também admitiu que dois vilarejos próximos a Lyman “não estão sob controle total” de Moscou e chamou a situação de “preocupante”.

“Nossos rapazes estão lutando, estamos reabastecendo as reservas, temos que suportar, mas o inimigo também apresentou forças sérias na batalha”, continuou Pushilin.

“É uma notícia muito desagradável, mas devemos olhar para a situação com sobriedade e tirar conclusões de nossos erros”, afirmou.

https://www.forte.jor.br/2022/09/30/ucrania-cerco-a-lyman-perto-de-ser-fechado/


O cerco aparentemente está concluído a Lyman e Zarichne e estima-se que dentro estejam entre 1500 a 5000 soldados russos.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 30/9/2022 20:19

Marco Martins Escreveu:História da Crimeia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Crimeia

No final de 1953, teve início a construção de irrigação levando a água do lago da hidrelétrica de Kakhovka para o norte da Crimeia, para facilitar a administração dessa construção, foi sugerido que a Crimeia passasse a ser parte da RSS da Ucrânia.

Em fevereiro de 1954, Khrushchov, aproveitando também a ocasião das comemorações dos 300 anos do Tratado de Pereyaslav, acatou a sugestão, e a Crimeia deixou de ser parte da República Socialista Federada Soviética da Rússia, para passar a integrar a RSS da Ucrânia .


Tendo por pressuposto isto, faz todo o sentido que a Russia queira controlar Kherson, Zaporijia, Donetsk e Lugansk para assim manter o acesso e manutenção e recursos para a Crimeia.

No entanto, e embora o que esteja a acontecer seja uma invasão Russa inaceitável.... não teria sido muito mais simples e melhor todos terem negociado um desfecho melhor?

Enquanto a Ucrânia quiser a Crimeia, duvido muito que a Ucrânia consiga ter paz.... e enquanto todo o ocidente apoiar a Ucrânia nessa utopia, também ninguém terá paz.



A Rússia foi apanhada desprevenida pela ofensiva ucraniana, e depois daí é o desespero para tentar suster essa ofensiva.

Os referendos, que tinham sido cancelados em Kherson, foi um acto de desespero, como foi a mobilização parcial.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2077
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 30/9/2022 20:15

Lusitanus Escreveu:
Lusitanus Escreveu:Numa primeira e rápida análise do pedido da Ucrânia de adesão à Nato parece que se está a querer dizer à Rússia que não se atreva a realizar um ataque nuclear tático em resposta a perda de território ucraniano "anexado" pela Rússia.
Enquanto que por aqui não falta quem ache que a Rússia faz "bluff" ao ameaçar com a utilização de armas nucleares táticas, em caso de reconquista por parte da Ucrânia de território ucraniano "anexado' pela Rússia, a Ucrânia não acha o mesmo e procura "proteção" em relação a tal eventualidade ...

Com o pedido de adesão à Nato (não acredito, e penso que nem os próprios ucranianos acreditam, que tal adesão se concretize) a Ucrânia pretende conseguir, pelo menos, que a Nato ou países ligados à Nato, ofereçam proteção nuclear à Ucrânia em caso de ataque nuclear tático por parte da Rússia, tal como a Rússia ofereceu aos territórios ucranianos "anexados" pela Rússia.


Não é possível, tinham que alterar os estatutos da Nato.

Uma coisa é certa, negociações com Putin morreram.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2077
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 30/9/2022 18:31

História da Crimeia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Crimeia

No final de 1953, teve início a construção de irrigação levando a água do lago da hidrelétrica de Kakhovka para o norte da Crimeia, para facilitar a administração dessa construção, foi sugerido que a Crimeia passasse a ser parte da RSS da Ucrânia.

Em fevereiro de 1954, Khrushchov, aproveitando também a ocasião das comemorações dos 300 anos do Tratado de Pereyaslav, acatou a sugestão, e a Crimeia deixou de ser parte da República Socialista Federada Soviética da Rússia, para passar a integrar a RSS da Ucrânia .


Tendo por pressuposto isto, faz todo o sentido que a Russia queira controlar Kherson, Zaporijia, Donetsk e Lugansk para assim manter o acesso e manutenção e recursos para a Crimeia.

No entanto, e embora o que esteja a acontecer seja uma invasão Russa inaceitável.... não teria sido muito mais simples e melhor todos terem negociado um desfecho melhor?

Enquanto a Ucrânia quiser a Crimeia, duvido muito que a Ucrânia consiga ter paz.... e enquanto todo o ocidente apoiar a Ucrânia nessa utopia, também ninguém terá paz.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 30/9/2022 17:35

Lusitanus Escreveu:Numa primeira e rápida análise do pedido da Ucrânia de adesão à Nato parece que se está a querer dizer à Rússia que não se atreva a realizar um ataque nuclear tático em resposta a perda de território ucraniano "anexado" pela Rússia.
Enquanto que por aqui não falta quem ache que a Rússia faz "bluff" ao ameaçar com a utilização de armas nucleares táticas, em caso de reconquista por parte da Ucrânia de território ucraniano "anexado' pela Rússia, a Ucrânia não acha o mesmo e procura "proteção" em relação a tal eventualidade ...

Com o pedido de adesão à Nato (não acredito, e penso que nem os próprios ucranianos acreditam, que tal adesão se concretize) a Ucrânia pretende conseguir, pelo menos, que a Nato ou países ligados à Nato, ofereçam proteção nuclear à Ucrânia em caso de ataque nuclear tático por parte da Rússia, tal como a Rússia ofereceu aos territórios ucranianos "anexados" pela Rússia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1424
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 30/9/2022 17:06

PMP69 Escreveu:
Lusitanus Escreveu:
Lusitanus Escreveu:A Ucrânia pediu formalmente a adesão à Nato!!!

Agora o que está a ser noticiado é que Zelensky disse que a Ucrânia vai submeter uma candidatura acelerada de adesão à Nato.


Mas não pode ser aceite, pois tem um conflito militar dentro das suas fronteiras.

O mais bizarro, é que neste momento há armamento fornecido por países da Nato em território russo.

Pedro


É engraçado, porque quando a Rússia fez o referendo e disse que aqueles territórios agora seriam russos, a primeira coisa que pensei foi isso "... e se agora a Ucrânia fosse integrada na Nato?" E realmente faz todo o sentido!!!

Se existia um conflito militar na Ucrânia e se a Rússia anexou os territórios que reclamava, então a partir de agora se a Ucrânia não pode tentar recuperar esses territórios, então a Ucrânia tem todo o direito de se proteger nos territórios restantes...

Para todos os efeitos, neste momento a Ucrânia aceitando que a Rússia fique com aqueles territórios, teoricamente é um país sem uma guerra porque a Rússia já atingiu os seus objectivos!!!

E se a Rússia não respeitou os acordos de independência da Ucrânia, então a Ucrânia tem todo o direito de se aliar à Nato. Ou me engano muito ou isso vai acontecer, ou então vai ser considerado um aliado estratégico não Nato, tal como outros países, podendo ter acesso ainda a mais equipamento militar da Nato.

A adesão à UE poderá acontecer antes...

Em relação ao gasoduto, se fosse um dos países apoiantes do Putin (que até enviam as suas tropas) a fazer os estragos, certamente nenhum país o iria atacar e apenas iriam impor mais sançoes... porém se fosse a Rússia a fazer os estragos, seria mal vista pela comunidade internacional e principalmente pelos que ainda estão do lado dela... pois isso seria considerado um acto terrorista de escala internacional.
Mas este acto, acredito que o único beneficiado será a Rússia....
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 30/9/2022 17:00

Lusitanus Escreveu:Numa primeira e rápida análise do pedido da Ucrânia de adesão à Nato parece que se está a querer dizer à Rússia que não se atreva a realizar um ataque nuclear tático em resposta a perda de território ucraniano "anexado" pela Rússia.
Enquanto que por aqui não falta quem ache que a Rússia faz "bluff" ao ameaçar com a utilização de armas nucleares táticas, em caso de reconquista por parte da Ucrânia de território ucraniano "anexado' pela Rússia, a Ucrânia não acha o mesmo e procura "proteção" em relação a tal eventualidade ...
Editado pela última vez por Lusitanus em 30/9/2022 17:41, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1424
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por ASimoes » 30/9/2022 16:22

Gil Rumor Escreveu:
Lusitanus Escreveu:Relativamente à recente sabotagem dos gasodutos Nordstream I e Nordstream II, penso que tal sabotagem só poderia ser feita pelos EUA ou pela Rússia. Portanto, cada um deles sabe quem o fez. Inclino-me para que tenha sido a Rússia ...
..


Para quê destruir algo sobre a qual possuem o controlo, a torneira dos gasodutos está na Rússia, e a eventual reparação terá que ser suportada pela Rússia.

Os gasodutos Nordstream I e Nordstream II forneçem que país(es) da Europa?

Agora com a sua destruição/ inutilização, e uma hipotética reparação que ainda ninguém sabe quanto tempo pode levar e se é realmente possível, qual é o país que fica mais enfraquecido na europa (politicamente e financeiramente)?

Mesmo que houvesse um recuo, dentro de alguns meses nas sanções ao gás Russo por " extrema necessidade", quem fez explodir os gasodutos retirou-lhe essa opção (que lhe estava disponível através um telefonema), condicionado assim esse(s) país(es) a manterem-se dentro da "coesão europeia contra a Rússia" sem recuos.

A europa para além do forte investimento militar que fará nos próximos anos, também deveria investir num único " intelligence service" europeu.

:mrgreen: o Senhor Put in...desconfio, desde os tremendos fogos, na Europa e na California e nos outros sítios, não !?!
Para anexar, in ou formalmente bocados a Ucrânia e atirando areia para os olhos de...
nós não cortamos o gás, dirão aos cão :-" gelados vizinhos, não podemos fornecer !?! :-k :evil: EST :-s MOS EM GUERRA ! bom fim de semana
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 643
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, bento.jp13, Bing [Bot], Ferreiratrade, Garfield, Google Adsense [Bot], JAAMC, latbal, m-m, malakas, MPAM, mquinaz, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, yggy e 145 visitantes