Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por ASimoes » 30/9/2022 16:22

Gil Rumor Escreveu:
Lusitanus Escreveu:Relativamente à recente sabotagem dos gasodutos Nordstream I e Nordstream II, penso que tal sabotagem só poderia ser feita pelos EUA ou pela Rússia. Portanto, cada um deles sabe quem o fez. Inclino-me para que tenha sido a Rússia ...
..


Para quê destruir algo sobre a qual possuem o controlo, a torneira dos gasodutos está na Rússia, e a eventual reparação terá que ser suportada pela Rússia.

Os gasodutos Nordstream I e Nordstream II forneçem que país(es) da Europa?

Agora com a sua destruição/ inutilização, e uma hipotética reparação que ainda ninguém sabe quanto tempo pode levar e se é realmente possível, qual é o país que fica mais enfraquecido na europa (politicamente e financeiramente)?

Mesmo que houvesse um recuo, dentro de alguns meses nas sanções ao gás Russo por " extrema necessidade", quem fez explodir os gasodutos retirou-lhe essa opção (que lhe estava disponível através um telefonema), condicionado assim esse(s) país(es) a manterem-se dentro da "coesão europeia contra a Rússia" sem recuos.

A europa para além do forte investimento militar que fará nos próximos anos, também deveria investir num único " intelligence service" europeu.

:mrgreen: o Senhor Put in...desconfio, desde os tremendos fogos, na Europa e na California e nos outros sítios, não !?!
Para anexar, in ou formalmente bocados a Ucrânia e atirando areia para os olhos de...
nós não cortamos o gás, dirão aos cão :-" gelados vizinhos, não podemos fornecer !?! :-k :evil: EST :-s MOS EM GUERRA ! bom fim de semana
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 643
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 30/9/2022 16:16

Lusitanus Escreveu:
Lusitanus Escreveu:A Ucrânia pediu formalmente a adesão à Nato!!!

Agora o que está a ser noticiado é que Zelensky disse que a Ucrânia vai submeter uma candidatura acelerada de adesão à Nato.


Mas não pode ser aceite, pois tem um conflito militar dentro das suas fronteiras.

O mais bizarro, é que neste momento há armamento fornecido por países da Nato em território russo.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2077
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 30/9/2022 16:06

Lusitanus Escreveu:A Ucrânia pediu formalmente a adesão à Nato!!!

Agora o que está a ser noticiado é que Zelensky disse que a Ucrânia vai submeter uma candidatura acelerada de adesão à Nato.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1425
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 30/9/2022 15:56

Numa primeira e rápida análise do pedido da Ucrânia de adesão à Nato parece que se está a querer dizer à Rússia que não se atreva a realizar um ataque nuclear tático em resposta a perda de território ucraniano "anexado" pela Rússia.
Enquanto que por aqui não falta quem ache que a Rússia faz "bluff" ao ameaçar com a utilização de armas nucleares táticas, em caso de reconquista por parte da Ucrânia de território ucraniano "anexado' pela Rússia, a Ucrânia não acha o mesmo e procura "proteção" em relação a tal eventualidade ...
Editado pela última vez por Lusitanus em 30/9/2022 17:40, num total de 3 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1425
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 30/9/2022 15:42

A Ucrânia pediu formalmente a adesão à Nato!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1425
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 30/9/2022 15:30

Na realidade, Putin já começou a escalar a guerra na Ucrânia ao desencadear uma mobilização militar parcial "assumindo", desse modo, implicitamente, que já não é uma simples operação militar especial, mas, sim, uma guerra! Em caso de reconquista ucraniana de território ucraniano "anexado", penso que Putin, em desespero, tenderá, conforme disse, a escolher outra opção que não seja uma ainda maior mobilização militar...


Essa é a respostas que todos procuram.

Inicialmente achei que era "bluff", perante o desespero do avanço ucraniano, até porque por norma não ameaça, pelo contrário, mas não ponho de lado um ataque nuclear táctico.

Neste momento espera ansioso o inverno, e está disposto a assumir baixas abismais para segurar o avanço ucraniano.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2077
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 30/9/2022 15:29

Marco Martins Escreveu:
Quanto aos gasodutos, acho que isso poderia ter sido encomendado pela Rússia a um qualquer país de confiança deles!!!

Não acredito em tal. Então, eles têm a capacidade de realizar a sabotagem dos gasodutos e iam encomendá-la a outro país (de resto que país é esse com capacidade para tal?) ficando o outro país a saber da tramoia? :shame: Neste tipo de coisas quantos menos cúmplices houver melhor, e quantos menos souberem ainda melhor!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1425
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 30/9/2022 15:15

Lusitanus Escreveu:
PMP69 Escreveu:
Lusitanus Escreveu:Relativamente à recente sabotagem dos gasodutos Nordstream I e Nordstream II, penso que tal sabotagem só poderia ser feita pelos EUA ou pela Rússia. Portanto, cada um deles sabe quem o fez. Inclino-me para que tenha sido a Rússia ...

Para memória futura:

- Se a Ucrânia vier a reconquistar território ucraniano, entretanto "anexado" pela Rússia, uma de duas coisas vai acontecer: ou Putin é deposto, ou, se não for deposto, não "podendo" Putin perder a face, perante o seu povo e internacionalmente, em desespero, irá provocar um escalar da guerra na Ucrânia que passará pelo emprego de arma nuclear tática ou por uma agressão a um país da Nato que será considerada um ato de guerra. Isto afigurasse-me cada vez mais evidente ...


Já está num beco sem saída, pois a partir da anexação dos Oblast de Lugansk, Donestk, Kherson e Zaporíjia, a Rússia tem tropas ucranianas no seu território e não tem capacidade de as expulsar.

Foi um erro anexar territórios que não controlava na totalidade.

Pedro

Referi-me a reconquista de território "anexado" pela Rússia, ou seja, a conquista de território "anexado" pela Rússia atualmente em poder dos russos.

Na realidade, Putin já começou a escalar a guerra na Ucrânia ao desencadear uma mobilização militar parcial "assumindo", desse modo, implicitamente, que já não é uma simples operação militar especial, mas, sim, uma guerra! Em caso de reconquista ucraniana de território ucraniano "anexado", penso que Putin, em desespero, tenderá, conforme disse, a escolher outra opção que não seja uma ainda maior mobilização militar ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1425
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 30/9/2022 15:15

Vale o que vale, mas também me parece que em caso de sabotagem, pode ter sido a Rússia ou EUA.

https://www.lankatimes.com/spetsnaz-may-have-carried-out-sabotage-against-the-nord-stream/

Pode ter sido executada pelas Spetsnaz (GUGI - Directorate of Deep-Sea Research), mas os Navy Seals também a pode executar, nomeadamente o DEVGRU.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2077
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 30/9/2022 14:58

BearManBull Escreveu:Assumindo que acontece o cenário que a Ucrânia recupera todo o território invadido, se dentro de um par de anos se estiver novamente a comprar oil&gas aos russos (com Putin ou outro igual no poder) para mim isso é a pior derrota que se pode ter. Esse é o grande ponto que eu não acredito que os "lideres" e sociedade ocidentais vão assimilar a longo prazo.

Penso que a compra futura de energia russa está extremamente condicionada.

É insustentável (economico-politico-geoestrategicamente) a Europa continuar com uma dependência da energia exportada pela Russia e esse caminho (de desvinculação) parece-me estar traçado.

Parecer-me-ia admissível talvez uma compra parcial como parte de um qualquer acordo tripartido, mais explícito ou menos explícito, para se conseguir uma restabilização da situação (não sei se é possível e ainda menos se vai acontecer).

Isto para dizer que continuar a comprar energia russa pode querer dizer coisas completamente diferentes, depende do quê/quanto e de como ou porquê foi (vier a ser) decidido. Sendo que voltar ao cenário anterior, parece-me completamente insustentável (e estou bastante convencido que não vai ocorrer).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Gil Rumor » 30/9/2022 14:50

Lusitanus Escreveu:Relativamente à recente sabotagem dos gasodutos Nordstream I e Nordstream II, penso que tal sabotagem só poderia ser feita pelos EUA ou pela Rússia. Portanto, cada um deles sabe quem o fez. Inclino-me para que tenha sido a Rússia ...
..


Para quê destruir algo sobre a qual possuem o controlo, a torneira dos gasodutos está na Rússia, e a eventual reparação terá que ser suportada pela Rússia.

Os gasodutos Nordstream I e Nordstream II forneçem que país(es) da Europa?

Agora com a sua destruição/ inutilização, e uma hipotética reparação que ainda ninguém sabe quanto tempo pode levar e se é realmente possível, qual é o país que fica mais enfraquecido na europa (politicamente e financeiramente)?

Mesmo que houvesse um recuo, dentro de alguns meses nas sanções ao gás Russo por " extrema necessidade", quem fez explodir os gasodutos retirou-lhe essa opção (que lhe estava disponível através um telefonema), condicionado assim esse(s) país(es) a manterem-se dentro da "coesão europeia contra a Rússia" sem recuos.

A europa para além do forte investimento militar que fará nos próximos anos, também deveria investir num único " intelligence service" europeu.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 30/9/2022 14:50

Carrancho_ Escreveu:A vantagem de reconhecer os erros do passado é não os voltar a repetir. Tu reconheces esses erros do passado mas a solução que defendes no presente é voltar a repeti-los.

Bem isto é uma opinião pessoal e sem ter acesso a informação critica, por exemplo nunca se me tinha passado pela cabeça que a Russia pude-se criar caos completo na UE sem disparar uma bala.


Afinal parece que também tu só percebeste esses erros à posteriori, ao contrário do que tens anunciado por aqui.


Não era um erro é mais uma falta de conhecimento, que deve estar amplamente disponível para quem tem o poder de tomar decisões.


Da minha parte não se repetiam erros do passado, as sanções seriam mantidas e deviam ser ainda mais restritas enquanto o regime oligarca não caísse definitivamente. Não era só para a Russia tudo que é regime anti democrático que não respeitam liberdades individuais fundamentais devia ser devidamente isolado e privados das tecnologias e capitais do ocidente.


Assumindo que acontece o cenário que a Ucrânia recupera todo o território invadido, se dentro de um par de anos se estiver novamente a comprar oil&gas aos russos (com Putin ou outro igual no poder) para mim isso é a pior derrota que se pode ter. Esse é o grande ponto que eu não acredito que os "lideres" e sociedade ocidentais vão assimilar a longo prazo.
Editado pela última vez por BearManBull em 30/9/2022 14:51, num total de 1 vez.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 30/9/2022 14:26

Lusitanus Escreveu:
PMP69 Escreveu:
Lusitanus Escreveu:Relativamente à recente sabotagem dos gasodutos Nordstream I e Nordstream II, penso que tal sabotagem só poderia ser feita pelos EUA ou pela Rússia. Portanto, cada um deles sabe quem o fez. Inclino-me para que tenha sido a Rússia ...

Para memória futura:

- Se a Ucrânia vier a reconquistar território ucraniano, entretanto "anexado" pela Rússia, uma de duas coisas vai acontecer: ou Putin é deposto, ou, se não for deposto, não "podendo" Putin perder a face, perante o seu povo e internacionalmente, em desespero, irá provocar um escalar da guerra na Ucrânia que passará pelo emprego de arma nuclear tática ou por uma agressão a um país da Nato que será considerada um ato de guerra. Isto afigurasse-me cada vez mais evidente ...


Já está num beco sem saída, pois a partir da anexação dos Oblast de Lugansk, Donestk, Kherson e Zaporíjia, a Rússia tem tropas ucranianas no seu território e não tem capacidade de as expulsar.

Foi um erro anexar territórios que não controlava na totalidade.

Pedro

Referi-me a reconquista de território "anexado" pela Rússia, ou seja, a conquista de território "anexado" pela Rússia atualmente em poder dos russos.


Eu percebi, estava a vincar o ridículo em que ele se pôs, pois tem "terreno russo ocupado" e não tem capacidade de expulsar o "invasor".

Não acho que a guerra esteja perto do fim, penso que Putin está desesperado para que os 300.000 homens consigam segurar o avanço ucraniano durante o inverno, que deseja que rigoroso, e que a Europa ceda.

Pessoalmente, parece-me que os seus desejos não se vão concretizar, e que a Rússia vai ter baixas que os vai fazer recordar a 2ª Grande Guerra.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2077
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 30/9/2022 14:23

Pelo que estive a ver no discurso do Putin, ele tem tudo aquilo que caracteriza os piores ditadores!

Fala de forma calma (transmitindo assim uma "verdade irreal" no que diz)... critica o ocidente naquilo que fez mal no colonialismo (mesmo quando a Rússia fez pior com o seu próprio povo, inclusive com a Ucrânia) e mente descaradamente convicto de que fala toda a verdade!!!

Pode haver contestação dentro da Rússia, mas será menos do que aquela que seria necessária para o derrubar!

Com as palavras e justificações do Putin, entendo que o ocidente tem o mesmo direito para reconquistar as colónias perdidas em todo o mundo (pois Portugal não deixou apenas África.... tinhamos territórios também na Índia e na China)...

Poderemos também considerar que Taiwan, sendo esse o seu desejo, pode ser independente da China e que terá o apoio da Rússia.. desde que seja o que o povo quer e referenda.

Ou seja, pelas palavras e acções do Putin (que são tão contraditórias) o mundo poderá ser virado do avesso porque tudo estará bem sem regras e sem respeito por ninguém!!!

Se neste momento, Israel avançar sobre a Palestina, ou a China sobre os territórios que partilha com a Índia, ou Coreia do Sul avançar sobre a Coreia do Norte (e fizerem um referendo sem qualquer supervisão universal) tudo poderá ser justificado pela lei russa!!!

O medo pelo recurso às armas nucleares é uma realidade.... mas um dos maiores medos que vejo, mesmo sem recurso às armas nucleares, é efectivamente a possibilidade dos povos poderem fazer o que bem entenderem sem respeitarem fronteiras e esses mesmos povos estarem do lado da Rússia!!!

Os próximos passos da Rússia será avançar para os outros enclaves com alguma população russa...,

Quanto aos gasodutos, acho que isso poderia ter sido encomendado pela Rússia a um qualquer país de confiança deles!!! Pois este acto é particularmente importante pois fragiliza a Europa nas críticas a este discurso do Putin e a esta anexação dos territórios Ucranianos...
Os russos já estavam a fechar as torneiras, e estavam a ser criticados.... assim, com estes estragos, as torneiras são fechadas mas temporariamente apenas para a Europa sentir esse abalo.... e sentir medo...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 30/9/2022 14:12

PMP69 Escreveu:
Lusitanus Escreveu:Relativamente à recente sabotagem dos gasodutos Nordstream I e Nordstream II, penso que tal sabotagem só poderia ser feita pelos EUA ou pela Rússia. Portanto, cada um deles sabe quem o fez. Inclino-me para que tenha sido a Rússia ...

Para memória futura:

- Se a Ucrânia vier a reconquistar território ucraniano, entretanto "anexado" pela Rússia, uma de duas coisas vai acontecer: ou Putin é deposto, ou, se não for deposto, não "podendo" Putin perder a face, perante o seu povo e internacionalmente, em desespero, irá provocar um escalar da guerra na Ucrânia que passará pelo emprego de arma nuclear tática ou por uma agressão a um país da Nato que será considerada um ato de guerra. Isto afigurasse-me cada vez mais evidente ...


Já está num beco sem saída, pois a partir da anexação dos Oblast de Lugansk, Donestk, Kherson e Zaporíjia, a Rússia tem tropas ucranianas no seu território e não tem capacidade de as expulsar.

Foi um erro anexar territórios que não controlava na totalidade.

Pedro

Referi-me a reconquista de território "anexado" pela Rússia, ou seja, a conquista de território "anexado" pela Rússia atualmente em poder dos russos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1425
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PIKAS » 30/9/2022 14:10

Marco Martins Escreveu:Será que os defensores deste comunismo russo (por exemplo PCP) são apoiantes destas acções?

A última vez que o PCP falou foi para apoiar. Depois disso não disse mais nada nem se demarcou de nada que tenha acontecido entretanto.
Eu percebo que a extrema-direita europeia, brasileira (??) e americana esteja de língua na boca com o putin. Agora que o pouco que resta dos partidos comunistas ( os sucessores da terceira internacional ) estejam na mesma onda é que deixa completamente siderado.
Cada vez mais acho que se o PCP não mudar substancialmente com a saída do fóssil Jerónimo ( que há muito já devia ter saído ) e se os eleitores não o castigarem muito mais severamente ( mas ainda mais severamente ) nas urnas, mais ano, menos ano, a democracia portuguesa vai ter que se confrontar com a razão e ilegalizá-lo e decretar a sua extinção.
Mas sinceramente acho que o PCP não vai mudar, vai continuar entregue a fósseis, vai desaparecer dentro de poucos anos porque politicamente morrerá já que não irá ter representação parlamentar, o peso autárquico cada vez é menor e o peso sindical está preso por arames já que a CGTP está a definhar a olhos vistos ( e esta secretária-geral tem ajudado e muito ).
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 30/9/2022 14:08

Lusitanus Escreveu:Relativamente à recente sabotagem dos gasodutos Nordstream I e Nordstream II, penso que tal sabotagem só poderia ser feita pelos EUA ou pela Rússia. Portanto, cada um deles sabe quem o fez. Inclino-me para que tenha sido a Rússia ...

Para memória futura:

- Se a Ucrânia vier a reconquistar território ucraniano, entretanto "anexado" pela Rússia, uma de duas coisas vai acontecer: ou Putin é deposto, ou, se não for deposto, não "podendo" Putin perder a face, perante o seu povo e internacionalmente, em desespero, irá provocar um escalar da guerra na Ucrânia que passará pelo emprego de arma nuclear tática ou por uma agressão a um país da Nato que será considerada um ato de guerra. Isto afigurasse-me cada vez mais evidente ...


Já está num beco sem saída, pois a partir da anexação dos Oblast de Lugansk, Donestk, Kherson e Zaporíjia, a Rússia tem tropas ucranianas no seu território e não tem capacidade de as expulsar.

Foi um erro anexar territórios que não controlava na totalidade.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2077
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 30/9/2022 14:02

Ucrânia: cerco a Lyman perto de ser fechado

As forças russas estão “parcialmente cercadas” na cidade estratégica de Lyman, leste da Ucrânia, admitiu um líder separatista nesta sexta-feira (30), dia em que Moscou pretende anexar quatro regiões ucranianas.

“Atualmente, Lyman está parcialmente cercada. A estrada de Svatove está sob nosso controle, mas periodicamente sob fogo”, afirmou Denis Pushilin, comandante do reduto separatista de Donetsk.

Ele também admitiu que dois vilarejos próximos a Lyman “não estão sob controle total” de Moscou e chamou a situação de “preocupante”.

“Nossos rapazes estão lutando, estamos reabastecendo as reservas, temos que suportar, mas o inimigo também apresentou forças sérias na batalha”, continuou Pushilin.

“É uma notícia muito desagradável, mas devemos olhar para a situação com sobriedade e tirar conclusões de nossos erros”, afirmou.

https://www.forte.jor.br/2022/09/30/ucrania-cerco-a-lyman-perto-de-ser-fechado/
Anexos
Lyman.jpg
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 30/9/2022 13:51

Relativamente à recente sabotagem dos gasodutos Nordstream I e Nordstream II, penso que tal sabotagem só poderia ser feita pelos EUA ou pela Rússia. Portanto, cada um deles sabe quem o fez. Inclino-me para que tenha sido a Rússia ...

Para memória futura:

- Se a Ucrânia vier a reconquistar território ucraniano, entretanto "anexado" pela Rússia, uma de duas coisas vai acontecer: ou Putin é deposto, ou, se não for deposto, não "podendo" Putin perder a face, perante o seu povo e internacionalmente, em desespero, irá provocar um escalar da guerra na Ucrânia que passará pelo emprego de arma nuclear tática ou por uma agressão a um país da Nato que será considerada um ato de guerra. Isto afigurasse-me cada vez mais evidente ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1425
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 30/9/2022 12:05

https://radiocomercial.iol.pt/noticias/128288/a-russia-oficializa-hoje-a-anexacao-de-quatro-territorios-ucranianos

Cerimónia terá lugar em Moscovo, onde serão assinados os decretos de entrada de Kherson, Zaporijia, Donetsk e Lugansk na Federação Russa.


Esta anexação é a confirmação das intenções do Putin (conquistar com a desculpa de libertar...) situação com a qual a China já não parece muito confortável....

Será que os defensores deste comunismo russo (por exemplo PCP) são apoiantes destas acções?

Isso somente irá levar a que mais partidos de extremos surjam na Europa e que combatam de todas as formas tudo aquilo que seja pró russo, acabando mesmo por fazer perseguições e ilegalizando alguns partidos, com a justificação de proteger as suas fronteiras.

Em 7 meses a Europa conseguiu reunir todo um conjunto de situações e eventos que estão a proporcionar a que esta mudança aconteça de forma rápida (dependendo ainda de como correr o inverno dos próximos 6 meses)...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 30/9/2022 11:15

BearManBull Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu: é o resultado de existir um enorme esforço de oposição à iniciativa russa (com apoio internacional).

Como certamente compreenderás...



Apoio internacional que a Russia de Putin gozou mesmo depois do que se passou na Chechenia, Georgia, Siria, Crimeia. Um agressor com um passado bem reconhecido, que como certamente compreenderás, apesar de tudo tinha ampla cooperação com todos os governos da UE.


Se a historia se repetir, no final a Russia fica com o Donbas e Crimeia e dentro de um par de anos levantam as sanções e voltam todos a ser amigos. E já podes estar satisfeito que os saudosos Costa e Marcelo vão voltar a dar vistos gold a oligarcas russos que possivelmente ordenaram matanças na Ucrânia.


A vantagem de reconhecer os erros do passado é não os voltar a repetir. Tu reconheces esses erros do passado mas a solução que defendes no presente é voltar a repeti-los.

Bem isto é uma opinião pessoal e sem ter acesso a informação critica, por exemplo nunca se me tinha passado pela cabeça que a Russia pude-se criar caos completo na UE sem disparar uma bala.


Afinal parece que também tu só percebeste esses erros à posteriori, ao contrário do que tens anunciado por aqui.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 30/9/2022 10:38

BearManBull Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu: é o resultado de existir um enorme esforço de oposição à iniciativa russa (com apoio internacional).

Como certamente compreenderás...



Apoio internacional que a Russia de Putin gozou mesmo depois do que se passou na Chechenia, Georgia, Siria, Crimeia. Um agressor com um passado bem reconhecido, que como certamente compreenderás, apesar de tudo tinha ampla cooperação com todos os governos da UE.


Se a historia se repetir, no final a Russia fica com o Donbas e Crimeia e dentro de um par de anos levantam as sanções e voltam todos a ser amigos. E já podes estar satisfeito que os saudosos Costa e Marcelo vão voltar a dar vistos gold a oligarcas russos que possivelmente ordenaram matanças na Ucrânia.


A Europa tem muita culpa por termos chegado a este ponto, principalmente a Alemanha. E nisso há que reconhecer o mérito do Putin em amarrar os europeus à dependência do petróleo e do gás natural russo. Talvez muitos já não se lembrem, mas os russos foram para a Síria, para evitar que o Qatar/EUA conseguissem colocar o gás natural do Qatar na Europa (têm das maiores reservas de gás natural do mundo, salvo o erro as terceira, a seguir à Rússia e Irão).

Acho que o ponte chave, foi quando Putin percebeu que os Europeus iam deixar sozinha a Geórgia.

Hoje, não me parece que o Ocidente não leve a sua posição até às últimas consequência, uns por medo do amanhã, outros pelo prazer de vergar a Rússia e outros porque no fim vão sair mais fortes.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2077
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 30/9/2022 10:20

MarcoAntonio Escreveu: é o resultado de existir um enorme esforço de oposição à iniciativa russa (com apoio internacional).

Como certamente compreenderás...



Apoio internacional que a Russia de Putin gozou mesmo depois do que se passou na Chechenia, Georgia, Siria, Crimeia. Um agressor com um passado bem reconhecido, que como certamente compreenderás, apesar de tudo tinha ampla cooperação com todos os governos da UE.


Se a historia se repetir, no final a Russia fica com o Donbas e Crimeia e dentro de um par de anos levantam as sanções e voltam todos a ser amigos. E já podes estar satisfeito que os saudosos Costa e Marcelo vão voltar a dar vistos gold a oligarcas russos que possivelmente ordenaram matanças na Ucrânia.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 30/9/2022 1:28

"Tolo"?! Um criminoso...

"Deram-nos a ordem de matar todos os que virmos". Reveladas chamadas do Exército russo na Ucrânia

Telefonemas intercetados no campo de batalha fornecem provas da desordem dentro das fileiras nos primeiros momentos da invasão, mas também de assassinatos de civis em Bucha
Milhares de chamadas intercetadas feitas por soldados russos na Ucrânia e obtidas pelo jornal The New York Times (NYT) revelam novas provas de atrocidades de larga escala cometidas pelas forças de Moscovo, mas também de um sentimendo de raiva dentro das fileiras do seu exército.
As chamadas, expostas numa reportagem publicada esta quinta-feira, foram feitas em Março por dezenas de tropas na cidade de Bucha e arredores, nas periferias da capital, Kiev.

"Mãe, esta guerra é a decisão mais estúpida que o nosso governo alguma vez tomou", terá dito um soldado chamado Sergey à sua mãe.
Usando 22 telefones partilhados, as tropas ligaram para centenas de números de telefone na Rússia durante um período de várias semanas, telefonando para esposas, parentes e amigos, apesar de terem recebido ordens para não o fazerem.

As conversas, inicialmente intercetadas pelas autoridades ucranianas antes de serem transmitidas ao jornal, lançaram uma nova luz sobre a desordem que se viveu nas primeiras fases da ofensiva russa. Além disso, as conversas contêm referências aos assassínios de civis que podem constituir prova de crimes de guerra.

Os soldados relatam ter sido atirados para a guerra sem aviso prévio, sofrendo perdas crescentes à medida que a sua tentativa de capturar Kiev parecia cada vez mais distante e que iam recebendo ordens para "matar todos os que vemos".

Um desses soldados chega mesmo a denunciar abertamente o presidente russo Vladimir Putin como um "tolo" por ter ordenado a invasão.

Estas provas obtidas pelo The New York Times indicam que dentro de semanas após o início da ofensiva, a 24 de Fevereiro, as forças russas já estavam a sofrer perdas pesadas. Entre as fileiras, parecia existir a consciência de que a captura da capital ucraniana se revelaria impossível também parecia ter-se instalado.

O NYT, que publicou apenas os primeiros nomes dos soldados com o intuito de proteger as suas identidades, citou Sergey, um paraquedista russo, que conta à mãe que apenas 38 do seu grupo de 400 soldados destacados tinham sobrevivido. Outros soldados relataram ter perdido até 60% do seu regimento, enquanto os seus entes queridos na Rússia advertiram que "os caixões continuavam a chegar".

"Deram-nos a ordem de matar todos os que virmos"
"Estamos a enterrar um homem atrás do outro, isto é um pesadelo", disse outro soldado, não identificado, numa chamada.

Noutras conversas, as tropas russas expuseram as ordens dadas pelos comandantes em Bucha, onde as forças russas são acusadas por Kiev de terem cometido vários crimes de guerra, incluindo a execução de centenas de civis. Moscovo nega as acusações.

"Disseram-nos que, para onde vamos, há muitos civis a andar por aí. E deram-nos a ordem de matar todos os que virmos", disse Sergey, num telefonema com a sua namorada.

As conversas também revelam que os soldados começaram rapidamente a relatar um número crescente de mortos. Um soldado chamado Aleksandr disse a um familiar que há "corpos deitados na estrada" em Bucha com "membros espalhados por aí". "Não são nossos, estão a matar civis", disse.

Sobre o mesmo assunto, Sergey disse à sua mãe que existe uma "montanha de cadáveres na floresta". Numa chamada para a sua namorada, também confessou ter recebido ordem para executar três homens que "passavam pelos nossos armazéns".

"Detivemo-los, despimo-los e verificámos todas as suas roupas. Depois teve de ser tomada a decisão sobre se os deixávamos ir. Se os deixássemos ir, eles poderiam dar informações sobre a nossa posição... Assim, foi decidido matá-los", disse Sergey, em chamada.
https://cnnportugal.iol.pt/guerra/ucrania/deram-nos-a-ordem-de-matar-todos-os-que-virmos-reveladas-chamadas-do-exercito-russo-na-ucrania/20220929/6335fcd80cf2f9a86eb812cc
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 30/9/2022 1:10

“Querem destruir-nos”: tártaro da Crimeia denuncia a mobilização “parcial” de Putin

As minorias étnicas acusam a Rússia de um recrutamento desproporcional. Na Crimeia, ativistas denunciam um maior recrutamento entre os tártaros, um grupo étnico que tem oferecido resistência ao regime russo desde a anexação da península, em 2014.
“Eles querem destruir-nos. Só enviam notificações de mobilização para os nossos homens, para os enviar para a guerra”, denuncia Loman. Este jovem tártaro chegou a viver alguns anos sob ocupação mas acabou por partir. Agora, teme por aqueles que ficaram. “Não posso contar tudo porque quero proteger… Posso dizer que muitas pessoas fugiram do país. Para a Geórgia, para a Turquia… Alguns rapazes estão escondidos noutras zonas da Crimeia, outros vão para cidades russas…”

Loman diz que mesmo os que estão escondidos, não estão a salvo. “Aconteceu durante a noite. Um tipo gritou: “Ajudem-me, por favor! Estou na rua, estou em perigo!” E quando as pessoas saem de casa, os russos entregam-lhes as notificações de mobilização”.

Para cada estratagema das autoridades russas, circulam conselhos na Internet de como evitar ser capturado. Há quem se esconda mesmo debaixo do nariz dos opressores. “Alguns vão para Moscovo porque é um lugar mais seguro. O governo russo não envia listas de mobilização às pessoas que vivem em Moscovo, porque existe maior resistência à mobilização”, explica Loman.

Os tártaros já foram uma maioria na Crimeia mas as perseguições do Império Russo, no século XVIII, e a deportação em massa para a Ásia Central ordenada por Estaline na União Soviética, transformaram este grupo numa minoria. Hoje representam cerca de 13 % da população local. A organização Crimeia SOS estima que 90% das notificações de mobilização na península foram entregues a tártaros.

Tamila Tasheva, representante para a Crimeia do presidente Volodymyr Zelensky, também acredita que a Rússia está a visar deliberadamente esta minoria. “Os tártaros da Crimeia são o grupo menos leal da população russa e era óbvio que ficaram muito entusiasmados com os recentes sucessos militares ucranianos. Agora estão a ser castigados”, diz Tamila.

Loman vai mais longe: “É um genocídio. Eles querem destruir-nos outra vez porque temos a nossa própria cultura, a nossa própria língua e isso é perigoso para eles”.

Com o aeroporto internacional mais próximo longe da Crimeia e rumores de que a Rússia poderá encerrar a ponte sobre o estreito de Querche que liga a península à Rússia, a fuga parece cada vez mais difícil. Também Loman denuncia outros relatos que lhe vão chegando. “Os militares russos criaram postos de controlo dentro e fora da Crimeia, dentro e fora de todas as províncias russas. Sei que na fronteira com a Geórgia, os militares russos criaram um centro de mobilização para recrutar porque sabem que há muitas pessoas na fronteira neste momento.”

Loman parece não ter muitas dúvidas. Acredita que a Rússia acabará por fechar as fronteiras. Diz que esta é a apenas a primeira onda de mobilização. “Vai haver segunda, terceira e possivelmente quarta… Eles vão simplesmente apanhar as pessoas na rua como já fazem noutros territórios ocupados da Ucrânia, como Donetsk e Lugansk”.
https://cnnportugal.iol.pt/crimeia/putin/querem-destruir-nos-tartaro-da-crimeia-denuncia-a-mobilizacao-parcial-de-putin/20220928/6334bb090cf26256cd37eecd
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, Ferreiratrade, Giovannni, Google [Bot], hugob0ss, jprgodinho, PAULOJOAO, roques10, ZéManuel e 140 visitantes