Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Masterchief » 28/9/2022 16:40

TWITTER
Solovyov gets drafted and goes crazy.

https://twitter.com/R82938886/status/1574865224108220423?s=20&t=0tCIKF-6KL7BYnggGt6IEg

Os russos são doidos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 618
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 28/9/2022 8:47

mais_um Escreveu:
Lusitanus Escreveu:Que fique claro: não sei se a Rússia utilizará armas nucleares táticas na Ucrânia, mas acho que isso pode vir a acontecer, em caso de desespero da liderança russa.


Eu também não e numa situação de desespero pode vir a acontecer como afirmas (as armas existem, podem ser utilizadas) mas na actual situação a ameaça parece-me ser bluff mas não duvido que desde que começou a "operação especial" que os EUA estão a considerar todos os cenários e prepararem-se para essa eventualidade.


Temos sempre de olhar para as acoes de um pais como o resultado das acções de uma pessoa!
Se um assaltante entra numa casa ou num banco e se está armado, tudo pode acontecer!
Até pode ser a melhor pessoa do mundo, mas numa situação extrema, onde se vê sem qualquer saída e onde o respeito que ainda possa ter daqueles que lhe são próximos se desvanece... fica sempre no ar a dúvida sobre o próximo passo!!

Vejo o uso das armas nucleares um pouco como isso... são para estar quietas, no entanto elas existem e foram criadas para serem usadas, independentemente se é correcto ou não!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 28/9/2022 1:42

O embaixador da China nas Nações Unidas numa reunião do Conselho de Segurança da ONU, «para abordar as crescentes tensões resultantes da decisão de Moscovo de mobilizar parcialmente as reservas do exército e realizar referendos para anexação dos territórios ucranianos ocupados, declarou que a soberania e a integridade territorial de todos os países devem ser respeitadas».

«Na semana passada, à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas, os chefes da diplomacia chinesa e ucraniana já se haviam encontrado e Pequim já havia pedido respeito pela "integridade territorial de todos os países".».

A China pede respeito pela soberania e integridade territorial de todos os países (isso inclui a Ucrânia, não é verdade?) mas não condena a invasão da Ucrânia pela Rússia. :shock: :roll: Invadindo a Rússia a Ucrânia, a China estava à espera de quê? De que a Rússia não pretendesse apropriar-se de território ucraniano? :roll:
A posição chinesa relativamente à guerra na Ucrânia não tem sequer coerência! :wall: :wall: :wall:

https://www.dn.pt/internacional/ucrania ... 03927.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1425
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 27/9/2022 20:26

Lusitanus Escreveu:Eu não sei se a Rússia acabará por usar na Ucrânia armas nucleares táticas, mas ao contrário de muitos, aqui, levo a sério as ameaças russas nesse sentido e acho os russos muito bem capazes de o fazer se perderem território entretanto "anexado" por eles.

Que fique claro: não sei se a Rússia utilizará armas nucleares táticas na Ucrânia, mas acho que isso pode vir a acontecer, em caso de desespero da liderança russa.

Lusitanus, não sei quem são os "muitos" nem sei bem o que é que defines por levar a sério ou não. Aqui ninguém é alto responsável ou diplomata, portanto discutimos no plano da opinião (não somos presidentes, embaixadores ou ministros da defesa nem nada que o valha, vou assumir) e dizemos simplesmente o que pensamos sobre a probabilidade de determinadas ocorrências ou algo equiparável.



MarcoAntonio Escreveu:Em relação ao uso de armas nucleares, em particular, a minha posição mantém-se a mesma (utilização de armas estratégicas, probabilidade quase nula; utilização de armas tácticas, probabilidade baixa mas menos improvável). Não se percebe bem é porque é que parte da comunicação social ocidental continua a atribuir a Putin (e fora de aspas) algo que Putin não disse.

O que eu penso é o que está acima e nada tem que ver com "sério" ou "não sério", tem que ver com as probabilidades que atribuo a dois cenários possíveis em particular.

E se fosse diplomata/responsável nem estava a dizer isto na praça pública nestes termos, porque a minha responsabilidade era outra. Como não sou, estou muito mais à vontade para escrevê-lo desta forma. Aliás, já numa conversa com o bear, há uns meses atrás, eu mencionei que os cenários têm todos de ser ponderados por quem tem de gerir estas questões, mesmo que o risco seja baixo. Ninguém, em cargos de responsabilidade, pode assumir simplesmente que "não vai acontecer" (tenho a certeza que isto está no tópico algures).

Isto para frizar que eu posso estar a escrever "a probabilidade disto é virtualmente nula e daquilo é baixa" porque estou aqui no forum. Se fosse um representante do Pentagono, mesmo pensando o mesmíssimo, já não poderia falar nos mesmos termos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 27/9/2022 20:05

Lusitanus Escreveu:Que fique claro: não sei se a Rússia utilizará armas nucleares táticas na Ucrânia, mas acho que isso pode vir a acontecer, em caso de desespero da liderança russa.


Eu também não e numa situação de desespero pode vir a acontecer como afirmas (as armas existem, podem ser utilizadas) mas na actual situação a ameaça parece-me ser bluff mas não duvido que desde que começou a "operação especial" que os EUA estão a considerar todos os cenários e prepararem-se para essa eventualidade.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 27/9/2022 15:43

Aqui, como em tudo, o difícil é conseguir perceber até onde uma nação está disposta a ir para responder às intenções do seu líder e do seu governo!

Um Putin fragilizado e sem apoio do povo, poderá querer avançar a toda a força para ficar na história como aquele que contra tudo, conseguiu a vitória!

Um Putin fragilizado, mas com o apoio do povo, poderá continuar e mesmo avançar para algo mais extremo, para também ele dar ao povo aquilo que o povo deseja (ou a gloria que ele acha que o povo deseja).

Um Putin com bom senso, terminaria a guerra com um acordo (esta é a parte mais complexa, pois desde o início que a ideia é conquistar... nada mais)!!!

Um Putin desolado e arrependido, retiraria as tropas e sairia do governo (situação também complicada de acontecer porque ele não parece ser uma pessoa capaz de voltar atrás).

Um Putin arrependido e sem saída, terminaria com a sua vida (esta é uma possibilidade, embora não se saiba quem o substituirá).

Um Putin, igual a si mesmo, continuará a guerra até que o seu povo se revolte e o deponha (esta também é uma possibilidade, mas que poderá trazer instabilidade em toda a ásia).

Em qualquer dos casos, será normal a contestação do povo e dos militares.... se formos ver a nossa história e durante a guerra do ultramar, aconteceu o mesmo...

Uma coisa é lutar quando somos invadidos (que é o caso da Ucrânia) e outra coisa é lutar para tentar conquistar algo sem um objectivo claro (que não será simplesmente dizer que é para se livrarem nos nazis.... caso contrário a seguir, serão outras raças, outras religiões, outras étnias, ou o que quer que seja...).
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 27/9/2022 14:50

mais_um Escreveu:
Lusitanus Escreveu:Aqui não falta quem ache que as ameaças russas de uso de armas nucleares táticas não são para levar a sério, que são mera bravata, que são "bluff", etc.. Os EUA não são da mesma opinião, levam a sério essas ameaças e já deixaram um aviso à Rússia por ter feito tais ameaças.


Eu e tu podemos dizer que é bluff, um governo responsavel não o pode fazer, o Zelensky inicialmente disse que a questão nuclear não devia ser levado a sério, mas rapidamente mudou o discurso.

Os avisos (e não ameaças) feitos pelos EUA à Russia fazem parte da coreografia do processo.

Portanto tudo se resume a coreografia? :roll: Também muita gente pensava que eram só manobras militares na Bielorrússia, que era só exibição coreográfica na Bielorrússia, e que não haveria invasão da Ucrânia por parte da Rússia, e depois foi o que se viu. Eu não sei se a Rússia acabará por usar na Ucrânia armas nucleares táticas, mas ao contrário de muitos, aqui, levo a sério as ameaças russas nesse sentido e acho os russos muito bem capazes de o fazer se perderem território entretanto "anexado" por eles.

Que fique claro: não sei se a Rússia utilizará armas nucleares táticas na Ucrânia, mas acho que isso pode vir a acontecer, em caso de desespero da liderança russa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1425
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 27/9/2022 12:47

Lusitanus Escreveu:Aqui não falta quem ache que as ameaças russas de uso de armas nucleares táticas não são para levar a sério, que são mera bravata, que são "bluff", etc.. Os EUA não são da mesma opinião, levam a sério essas ameaças e já deixaram um aviso à Rússia por ter feito tais ameaças.


Eu e tu podemos dizer que é bluff, um governo responsavel não o pode fazer, o Zelensky inicialmente disse que a questão nuclear não devia ser levado a sério, mas rapidamente mudou o discurso.

Os avisos (e não ameaças) feitos pelos EUA à Russia fazem parte da coreografia do processo.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 27/9/2022 11:57

O problema dos desertores é de fácil resolução na Rússia...



... eles têm uma poção mágica do género da do Panoramix, não dá força mas dá coragem, chama-se Vodka :lol:

Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 27/9/2022 11:20

Lusitanus Escreveu:
PMP69 Escreveu:Parece-me impossível Putin sobreviver a tudo isto.


https://meduza.io/en/news/2022/09/25/russian-security-services-count-more-than-260-000-men-fleeing-russia


Pedro

O problema para Putin não são os que fogem da Rússia, são os que ficam na Rússia contrariados.


Sim, claro, acrescentando a situação militar, as sanções .....

Acho que o regime começa a abanar, e que o Ocidente e especialmente os EUA têm mantido a guerra em "banho maria", para chegar a este ponto.

Como alguns aqui já o disseram, o regime tem que cair por dentro.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2077
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 27/9/2022 11:03

PMP69 Escreveu:Parece-me impossível Putin sobreviver a tudo isto.


https://meduza.io/en/news/2022/09/25/russian-security-services-count-more-than-260-000-men-fleeing-russia


Pedro

O problema para Putin não são os que fogem da Rússia, são os que ficam na Rússia contrariados.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1425
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 27/9/2022 10:39

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2077
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 27/9/2022 1:59

pepe7 Escreveu:Curioso que "ninguém" tenha vindo cá à dias alertar/criticar/"atacar"/escandalizar, etc; este facto e atacar o agressor./invasor...:roll:, mas quando caiem as bolsas nos EUA e inclusive em Portugal (Psi20 que está a cerca de 15% dos máximos relativos do ano), aparece logo "alguém" a "atacar" a torto e direito...

Mas, quando o rublo russo deu um "sinal de vida" cá apareceu... :mrgreen:


:shock: :shock: :shock: :shock:

No PSI fui dos primeiros a defender o bull market e agora vejo o touro está morto, nada a fazer. Se quiseres investir longo boa sorte.
Anexos
facts.JPG
facts1.JPG
vai dar banho ao cao.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 27/9/2022 1:32

“O exército russo enfrenta um colapso do moral”

OPINIÃO. O exército de Putin sem uma causa

Quando o Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a invasão da Ucrânia em fevereiro, muitos questionaram o empenho das suas tropas à causa. Com que força lutariam contra uma nação vizinha com laços de antigos e uma história partilhada?

Sete meses depois, o fracasso da Rússia em derrubar o governo da Ucrânia, juntamente com o crescente número de mortos do exército e a sua recente retirada forçada no nordeste, só veio intensificar essa questão.

Soldados motivados estão “dispostos a suportar esforços e sacrifícios reais por uma causa nacional que compreendem e na qual acreditam profundamente”, explica James A. Ulio, o adjunto-geral que construiu o Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial de uns escassos 200 mil soldados até uma força de combate vitoriosa de oito milhões.

Um dos chefes de Ulio, o General George C. Marshall, afirmou uma vez: "O coração do soldado, o espírito do soldado, a alma do soldado, são tudo... É o moral que ganha a vitória".

Cada vez mais, Putin é visto como incapaz de inspirar as suas tropas - e a sua nação - a comprometerem-se com a sua causa.

Na quarta-feira, Putin ordenou uma mobilização parcial e renovou a ameaça de utilização de armas nucleares contra forças rivais. “O encurralado Putin está a arrastar uma parte significativa de russos atrás de si”, escreveu Andrew Kolesnikov. “Ele declarou de facto guerra na frente interna - não só à oposição e à sociedade civil, mas também à população masculina da Rússia”.

“O apoio a Putin está a sofrer erosão - no estrangeiro, em casa e no exército. Tudo o resto que ele diz e faz neste momento nada mais é do que uma tentativa de travar esse declínio”, observou Applebaum.

As ameaças nucleares do líder russo não podem “ser levadas de ânimo leve de um Estado que se virou para o fascismo e detém pouco mais de metade das armas nucleares do mundo”, comentou James Nixey.

“No entanto, uma maioria crescente das potências ocidentais e agora não ocidentais está a aperceber-se que não pode render-se à chantagem nuclear, e que as consequências de a Rússia ganhar a guerra teriam efeitos debilitantes duradouros na segurança europeia e global. Muitos líderes mundiais podem desejar fazer concessões sobre as cabeças dos líderes da Ucrânia. Mas é politicamente embaraçoso fazê-lo quando o agressor e a vítima são tão claramente distinguíveis uns dos outros. E quando a Rússia está em fuga”.
https://cnnportugal.iol.pt/guerra/ucrania/o-exercito-russo-enfrenta-um-colapso-do-moral/20220926/6330e8e30cf26256cd377649
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 27/9/2022 1:21

mais_um Escreveu:Já agora, desde ter sido decretado a mobilização parcial pelo Putin as bolsas russas têm estado a cair a pique, dos máximos do ano passado estão com quedas de 50% ou mais.


Caiu cerca de 55% !
Decretou a mobilização no dia 21 de setembro e a queda da bolsa russa acelerou ("antecipou") precisamente no dia anterior.

Curioso que "ninguém" tenha vindo cá à dias alertar/criticar/"atacar"/escandalizar, etc; este facto e atacar o agressor./invasor...:roll:, mas quando caiem as bolsas nos EUA e inclusive em Portugal (Psi20 que está a cerca de 15% dos máximos relativos do ano), aparece logo "alguém" a "atacar" a torto e direito...

Mas, quando o rublo russo deu um "sinal de vida" cá apareceu... :mrgreen:
Anexos
IMOEX.jpg
IMOEX rússia.jpg
Editado pela última vez por pepe7 em 27/9/2022 1:32, num total de 1 vez.
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 27/9/2022 0:34

Lusitanus Escreveu:Estados Unidos ameaçam Rússia com "consequências catastróficas"

Ministro russo dos Negócios Estrangeiros admite uso de armas nucleares para defender as regiões onde decorrem os referendos. Conselheiro de segurança da Casa Branca garante que o Kremlin já foi informado da resposta dos aliados em caso de ataque nuclear.

Se dúvidas houvesse, Sergei Lavrov, ministro russo dos Negócios Estrangeiros, tratou de as esclarecer. A pergunta que lhe foi dirigida foi muito direta: teria a Rússia motivos para usar armas nucleares para defender as regiões que fossem anexadas? Lavrov foi claro. Lugansk, Donetsk, Kherson e Zaporíjia, as quatro regiões onde decorrem os "referendos" estarão sob "proteção total" da Rússia se forem anexadas. E a explicação é simples: "Todas as leis, doutrinas, conceitos e estratégias da Federação Russa são para aplicar em todo o território" .

Lavrov reforçou a ideia ao sublinhar que o território russo - incluindo o território "mais consagrado" na constituição da Rússia no futuro - "está sob a proteção total do Estado".

A retórica de guerra sobe de tom e isso ficou ainda mais patente das palavras de Jack Sullivan, conselheiro de segurança da Casa Branca, em declarações à CBS, que reforçou o que já tinha sido dito por Joe Biden, presidente norte-americano, acentuando a ideia de "consequências catastróficas" para Moscovo se Putin ordenar o uso de armas nucleares táticas.

"Comunicámos de forma direta, privada e a níveis muito elevados do Kremlin que qualquer uso de armas nucleares terá consequências para a Rússia, que os Estados Unidos e seus aliados responderão de forma decisiva. E fomos claros e específicos sobre o que isso significa, o que isso implicará", afirmou.


Qual poderia ser a tal resposta decisiva dos EUA e dos seus aliados à utilização de armas nucleares táticas por parte da Rússia na Ucrânia? :-k

Aqui não falta quem ache que as ameaças russas de uso de armas nucleares táticas não são para levar a sério, que são mera bravata, que são "bluff", etc.. Os EUA não são da mesma opinião, levam a sério essas ameaças e já deixaram um aviso à Rússia por ter feito tais ameaças.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1425
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 26/9/2022 23:18

macau5m Escreveu:
Não teria havido fugas massivas de Russos, mas também não teria havia fuga massiva de Ucranianos, nem cidades completamente destruídas.

Não é assim tão evidente que não entrem em espaço aéreo Ucraniano além da linha da frente, e mesmo essa devia estar
bem protegidas da aviação Russa.

Ainda há dias (+-15 dias) vi uma reportagem em que uma localidade tinha sido bombardeada pela aviação Russa, não tenho a certeza mas essa localidade não fazia parte da linha da frente.

Claro que o efeito dos ataques aéreos tem vindo a cair significativamente, acho que se o espaço aéreo tivesse sido interditado a Russia teria se encolhido, porque se a aviação do Ocidente não se iria expor ás anti-aéreas Russas, a Russia não iria expor o seu arsenal ao poder do ocidente.

De uma coisa tenho quase a certeza, Esta guerra já tinha acabado há muito tempo, sem tantas mortes e destruição. O Putin teria continuado com as cimeiras para um cessar fogo, apenas com a parte do território que tinha em 24 de Fevereiro e este ainda assim sujeito a negociações. É o que penso.


Logo no inicio do conflito debateu-se essa questão neste tópico, os argumentos contra e a favor da zona de exclusão aérea estão umas dezenas de paginas para trás, não vou repetir a argumentação. ;)

Já agora, desde ter sido decretado a mobilização parcial pelo Putin as bolsas russas têm estado a cair a pique, dos máximos do ano passado estão com quedas de 50% ou mais.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por macau5m » 26/9/2022 22:25

mais_um Escreveu:
Se já o tivessem feito, não terias filas massivas de russos a fugirem do seu país. Seriam considerados agressores e a escalada da guerra seria culpa do Ocidente, assim não, se acontecer o ónus é da Rússia.

Em relação à interdição do espaço aéreo, isso já foi atingido. Em menos de um mês depois do conflito ter começado que os russos não entram em território ucraniano, exceto na linha da frente. E nesse caso a aviação do ocidente não se ia expor ao misseis anti-aéreos russos.


Não teria havido fugas massivas de Russos, mas também não teria havia fuga massiva de Ucranianos, nem cidades completamente destruídas.

Não é assim tão evidente que não entrem em espaço aéreo Ucraniano além da linha da frente, e mesmo essa devia estar
bem protegidas da aviação Russa.

Ainda há dias (+-15 dias) vi uma reportagem em que uma localidade tinha sido bombardeada pela aviação Russa, não tenho a certeza mas essa localidade não fazia parte da linha da frente.

Claro que o efeito dos ataques aéreos tem vindo a cair significativamente, acho que se o espaço aéreo tivesse sido interditado a Russia teria se encolhido, porque se a aviação do Ocidente não se iria expor ás anti-aéreas Russas, a Russia não iria expor o seu arsenal ao poder do ocidente.

De uma coisa tenho quase a certeza, Esta guerra já tinha acabado há muito tempo, sem tantas mortes e destruição. O Putin teria continuado com as cimeiras para um cessar fogo, apenas com a parte do território que tinha em 24 de Fevereiro e este ainda assim sujeito a negociações. É o que penso.
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 417
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 26/9/2022 21:38

macau5m Escreveu:
mais_um Escreveu:Ainda sobre um eventual ataque nuclear por parte da Rússia, defendo um ataque convencional massivo (nas forças russas presentes na Ucrânia) como resposta.
Os EUA têm capacidade para o fazer de forma a dar uma vantagem decisiva aos ucranianos para reconquistarem o seu território.


Já o deveriam ter feito e assim tirar toda a retórica Russa que refere os territórios alvo de referendos como território Russo.

Nunca deveriam ter dado a possibilidade sequer de invadirem médias e grandes cidades. Devia ter decretado interdição do espaço aéreo, Mariupol, Karkiv e outras cidades jamais poderiam ser ocupadas.

O discurso do ocidente seria sempre que estavam a defender um país soberano, de um ataque que violava e viola a Carta das Nações Unidas.

Tiveram medo das ameaças de Putin e agora pelos vistos não lhe dão alternativas porque se sente encurralado e com perspetivas de atacarem, para ele, território Russo.


Se já o tivessem feito, não terias filas massivas de russos a fugirem do seu país. Seriam considerados agressores e a escalada da guerra seria culpa do Ocidente, assim não, se acontecer o ónus é da Rússia.

Em relação à interdição do espaço aéreo, isso já foi atingido. Em menos de um mês depois do conflito ter começado que os russos não entram em território ucraniano, exceto na linha da frente. E nesse caso a aviação do ocidente não se ia expor ao misseis anti-aéreos russos.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por macau5m » 26/9/2022 21:19

mais_um Escreveu:Ainda sobre um eventual ataque nuclear por parte da Rússia, defendo um ataque convencional massivo (nas forças russas presentes na Ucrânia) como resposta.
Os EUA têm capacidade para o fazer de forma a dar uma vantagem decisiva aos ucranianos para reconquistarem o seu território.


Já o deveriam ter feito e assim tirar toda a retórica Russa que refere os territórios alvo de referendos como território Russo.

Nunca deveriam ter dado a possibilidade sequer de invadirem médias e grandes cidades. Devia ter decretado interdição do espaço aéreo, Mariupol, Karkiv e outras cidades jamais poderiam ser ocupadas.

O discurso do ocidente seria sempre que estavam a defender um país soberano, de um ataque que violava e viola a Carta das Nações Unidas.

Tiveram medo das ameaças de Putin e agora pelos vistos não lhe dão alternativas porque se sente encurralado e com perspetivas de atacarem, para ele, território Russo.
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 417
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 26/9/2022 20:26

Ainda sobre um eventual ataque nuclear por parte da Rússia, defendo um ataque convencional massivo (nas forças russas presentes na Ucrânia) como resposta.
Os EUA têm capacidade para o fazer de forma a dar uma vantagem decisiva aos ucranianos para reconquistarem o seu território.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 26/9/2022 20:02



Infelizmente serão muito poucos os sistemas fornecidos, a Ucrânia é muito grande.
Já há algumas semanas que os russos deixaram de atacar a zona oeste da Ucrânia, pode ser por falta de misseis ou por os últimos terem sido intercetados pela defesa ucraniana já equipada com os novos sistemas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 26/9/2022 19:58

Lusitanus Escreveu:
Qual poderia ser a tal resposta decisiva dos EUA e dos seus aliados à utilização de armas nucleares táticas por parte da Rússia na Ucrânia? :-k

Nem sei se os americanos sabem :lol:
Numas simulações feitas ainda no tempo do Obama, a camada de decisão superior não chegou a consenso com a camada de decisão intermédia, sobre a resposta a dar em caso de um ataque nuclear tático num dos países bálticos.
Há que defenda uma resposta idêntica (nuclear), há quem defenda um ataque convencional massivo que destrua as infira-estruturas militares equivalentes.
Neste momento, tenho a certeza que esses 2 cenários já estão a ser avaliados e preparados.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 26/9/2022 19:48

PMP69 Escreveu:
Os russos correm o risco de sair desta guerra com umas forças armadas desfeitas e terem que as reconstruir do zero.


Pedro


Eu diria que já estão desfeitas, pelo menos a capacidade ofensiva (terrestre e aérea) fora do seu território está comprometida durante anos (considerando inimigos com alguma capacidade).
Por outro lado desfazem-se de muita sucata que só servia para fazer numero.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 26/9/2022 16:54

macau5m Escreveu:Tenho visto na Russia algumas manifestações contra a mobilização "geral" .
Normalmente alguns manifestantes a serem levados sem grande ou nenhuma resistência com os curiosos/manifestantes a observarem sem oferecerem resistência e apoiarem os que são levados á força ou nem isso.

Será que os manifestantes Russos não vêm as manifestações no Irão ou em outro qualquer lugar do mundo, quando há manifestações?

Aparentemente o único manifestante Russo com eles no sitio, foi na região de Irkutsk, uma das principais cidades da Sibéria, que enfrentou o "carcereiro" do centro de detenção e o mandou para o local que ele tentava enviar os "detidos".


Parece-me que são situações diferentes, enquanto no Irão a maioria dos jovens não apoiam o regime e estão desejosos de um estilo de vida ocidental (à alguns anos que há uma paz podre, em que o regime fecha os olhos a algumas atitudes dos jovens, como fabrico, consumo e venda de álcool), na Rússia muitos jovens apoiam e vivem à sombra do regime de Putin. Mas uma coisa é serem mobilizados russos das zonas remotas, outra é serem mobilizados jovens de Moscovo, São Petersburgo .... até porque devem saber que esteve mobilização parcial, tem tudo para amanhã se tornar numa mobilização geral.

O regime tem que cair por dentro, e este bem pode ser um rombo significativo.

https://multinews.sapo.pt/noticias/protestos-contra-mobilizacao-de-putin-crescem-em-toda-a-russia-ja-foram-detidas-mais-de-2-300-pessoas/

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2077
Registado: 11/2/2021 17:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Arlos, Bing [Bot], Burbano, Cem pt, Ferreiratrade, iniciado1, Investbem, latbal, Minsk, PAULOJOAO, RPM1, Xacal, zulu404 e 180 visitantes