Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 21/9/2022 12:15

BearManBull Escreveu:O Presidente russo discursou esta manhã e ameaçou: "Usaremos todos os meios de que dispomos", incluindo, se necessário, armas nucleares. 300 mil militares na reserva mobilizados para a Ucrânia.


Pelo que consegui apurar até agora, isto não está realmente no discurso, antes é inferido de uma forma muito livre e baseado em referências vagas e indirectas (não muito diferentes das que já ocorreram desde os primeiros dias da guerra). Certo (e novidade) é ter convocado os reservistas.

Entretanto corrijo/actualizo a informação, se for caso disso. Mas não creio, baseado em várias fontes, que tenha havido qualquer referência directa e explicita de que recorreria a armas nucleares como esta passagem do observador dá a entender.

Deixo esta cobertura como exemplo, que contém vários trechos/passagens traduzidos e que ilustram o que refiro acima: são referências indirectas bastante semelhantes às que já ocorreram desde os primeiros dias.

https://www.npr.org/2022/09/21/11242155 ... n-citizens
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 21/9/2022 12:00

No final de Março a Rússia estava derrotada.

A Rússia ia perder territórios anexados por Putin, haveria revolta popular.

A economia russa ia cair 15-20% e o rublo ia desvalorizar para 0...


Com ou sem desespero o que me parece claro è que o conflito vai escalar e que esta medida já deve estar a ser pensada à algum tempo. O Putin è um warlord e cometeu erros mas nao è um estratega que se possa desprezar. Se realmente estiver louco e desesperado pior para nòs porque pode cair na loucura de realmente levar o conflito a um extremo inimaginável.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 21/9/2022 11:52

"Recuso-me a cumprir o meu dever": soldados russos em fuga deixam cartas para trás

Soldados russos em fuga da cidade de Izium, perto de Kharkiv, deixaram para trás cartas que refletem cansaço e desmotivação com a guerra entre Moscovo e Kiev.

Posto de importância crucial para a Rússia, a cidade de Izium serviu de base para as tropas russas em Kharkiv, que se situa a cerca de 120 quilómetros. Na contraofensiva do último mês, mais de 300 localidades foram recapturadas pelas forças de Kiev, incluindo Izium, de onde os soldados russos se retiraram. Para trás, ficaram botas, uniformes e até postais coloridos pintados por crianças russas. Mas são as cartas deixadas pelos soldados que revelam a verdadeira desmoralização militar.

Dez cartas datadas de 30 de agosto e encontradas pelas tropas ucranianas numa casa, às quais o "The Washington Post" teve acesso, pintam um retrato de tropas desanimadas, desesperadas por descanso e preocupadas com a sua saúde após meses de luta.

"Recuso-me a cumprir o meu dever na operação especial no território da Ucrânia por falta de dias de férias e exaustão moral", escreveu um comandante de um pelotão de mísseis antiaéreos da região de Moscovo. Outro soldado pediu para ser libertado dos deveres, alegando o agravamento da "saúde e não ter recebido a assistência médica necessária". Um terceiro disse que estava a passar por "exaustão física e moral".

As queixas não se ficam por aí: alguns soldados queixaram-se que lhes foi negado o tempo de férias por obrigações familiares, incluindo casar e testemunhar o nascimento de um filho.

As dez cartas parecem ter sido escritas de forma semelhante, sugerindo que foram escritas ao mesmo tempo.

Cartas contrastam com palavras de apoio vindas da Rússia

As cartas que descrevem a falta de vontade dos soldados russos contrastam com a pilha de cartas de alunos de uma cidade perto de Moscovo, que incentivam as tropas a lutar.

Olá, não sei quem vai receber esta carta, mas sei que estão a passar por um momento muito difícil", escreveu uma menina chamada Nastya. "É por isso que quero apoiar-vos. É possível que estejam com fome, com frio, queiram ir para casa com a vossa família ou talvez queiram voltar para os vossos amigos de infância".

"Reconheço muito as dificuldades pelas quais estão a passar", escreveu um menino, Pasha, acrescentando que frequenta o quarto ano escolar na cidade de Mytishchi, ao norte da capital russa. "Estou grato por vivermos sob um céu claro e azul".

Numa outra carta, Geydar escreve: "Vejo como estão a lutar na Ucrânia. Desejo que a vossa família tenha muito orgulho em vocês. Espero que acabem por vencer e, se tiverem filhos, serão um herói aos olhos deles".

Fuga a pé ou bicicleta e com roupas roubadas a civis
https://www.jn.pt/mundo/recuso-me-a-cumprir-o-meu-dever-soldados-russos-em-fuga-deixam-cartas-para-tras-15170190.html


Rússia endurece penas para soldados que não cumprem ordens

A câmara baixa do Parlamento da Rússia, controlada pelo Kremlin, aprovou esta terça-feira legislação para endurecer a punição de soldados que violam deveres, num esforço para aumentar a disciplina entre os militares que lutam na Ucrânia.

O conjunto de emendas ao Código Penal da Rússia introduz punições severas por incumprimento de ordens, deserção ou rendição ao inimigo.

O projeto de lei precisa agora de receber a aprovação da câmara alta do Parlamento, devendo em seguida ser assinado pelo Presidente Vladimir Putin para se tornar lei - medidas que são consideradas meras formalidades.

De acordo com a nova legislação, abandonar uma unidade militar durante um período de mobilização ou lei marcial será punível com penas até 10 anos de prisão, em comparação com os cinco anos da lei atual.

Os militares que voluntariamente se renderem ao inimigo também enfrentarão uma pena de prisão de até 10 anos, e os condenados por saques poderão ser condenados a 15 anos de cadeia.

Uma outra emenda introduz uma pena de prisão de até 10 anos para quem se recusar a combater ou a seguir ordens de oficiais.

A aprovação da nova legislação surge no momento em que relatos divulgados nos 'media' internacionais mencionam a recusa de soldados russos para combater na invasão da Ucrânia.

Ao contrário da Ucrânia - que realizou uma ampla mobilização com o objetivo de atingir um exército ativo de um milhão de soldados - a Rússia continua a contar com um contingente de voluntários e organizações como o Instituto para o Estudo da Guerra informaram que o número de voluntários e de mercenários tem aumentado nas últimas semanas.
https://www.jn.pt/mundo/russia-endurece-penas-para-soldados-que-nao-cumprem-ordens-15181352.html

Putin convoca reservistas. Mobilização geral "pode ser um passo a ser dado mais tarde"
Num curto discurso à nação, Vladimir Putin anunciou uma "mobilização militar parcial" dos reservistas e outros cidadãos com experiência militar, a partir desta quarta-feira, para defender a soberania e a integridade territorial do país. Em declarações à TSF, o major-general Isidro Pereira explica o que é uma mobilização parcial.
https://www.tsf.pt/mundo/putin-convoca-reservistas-mobilizacao-geral-pode-ser-um-passo-a-ser-dado-mais-tarde-15182996.html

Será que os reservistas, etc; vão aceitar esta "mobilização parcial" ?!
Face a tudo que tem ocorrido...!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 21/9/2022 9:38

PMP69 Escreveu:O que se está a passar na Ucrânia, tem reflexos no Cáucaso, e alastrasse a Artsakh.

Temos o eixo Turquia/Azerbaijão em disputa com o eixo Rússia/Arménia/Irão, pelo domínio do Cáucaso.

Pedto



Agora acrescentamos os EUA.

https://twitter.com/RepAdamSchiff/status/1570096589095555075?s=20&t=4Qwx8iozGxMUZNILv5_vkQ


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2076
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 21/9/2022 9:31

Marco Martins Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:Duas evidências após este discurso:

1- O Putin está desesperado
2- A Rússia está sem armamento.



A desesperar... acredito que sim, porque os resultados não são o que esperava, e a contestação interna está a aumentar!
Sem armamento, não acredito que estes 7 meses de guerra tenham penalizado muito a Russia!

A Rússia não compra armas... eles produzem armas (embora às vezes possa acontecer como no ditado "em casa de ferreiro, espeto de pau"... mas não creio que seja o caso). De qualquer forma, toda a estrutura e conhecimento para produção de armas existe dentro da Rússia e têm a grande vantagem que não estão a ser atacados, pelo que todas as linhas de abastecimento continuam intactas (tirando o que chegava do ocidente).

No melhor dos cenários e tendo em conta a situação actual, acho que faria sentido a Crimeia ser negociada com a Ucrânia e a Rússia e permitir que fosse um país separado da Ucrânia e da Rússia e eventualmente uma parte da região do leste da Ucrânia também poder ser um país independente.

Assim todos ganhavam... a Ucrânia porque teria paz, a Rússia porque poderia considerar isso uma vitória na libertação dos "nazis" e protecção da ernia russa, e principalmente essas regiões poderiam ter paz.
Para o resto do mundo, seria um descanso, e acho que seria nisto que todos deveriam tentar ajudar.

De que nos serve um país grande se internamente vai contiuar em guerra?


Marcos Martins, uma boa parte dos equipamentos militares russos, incorporam componentes ocidentais, tendo como fornecedores a Bosch e por aí fora.

Acho que é inegável, que neste momento a Rússia não tem marinha nem força aérea capaz de ajudar na guerra e que o exército está inferiorizado em relação ao ucraniano. Mais, não tem capacidade para fazer frente à artilharia ucraniana, nem à infantaria mecanizada.

Putin tem corrido atrás do prejuízo, este recrutamento vem muito tarde, pois preparar um reservista com capacidade de acrescentar algo, demora algum tempo, sob pena de além de não acrescentar nada, criar mais problemas.

Acrescentando, que os russos têm um exército desmotivado.

Putin está entre a espada e a parede, mas se formos ver a história da Rússia, ela foi feita de episódios como este.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2076
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 21/9/2022 9:17

Carrancho_ Escreveu:Duas evidências após este discurso:

1- O Putin está desesperado
2- A Rússia está sem armamento.



A desesperar... acredito que sim, porque os resultados não são o que esperava, e a contestação interna está a aumentar!
Sem armamento, não acredito que estes 7 meses de guerra tenham penalizado muito a Russia!

A Rússia não compra armas... eles produzem armas (embora às vezes possa acontecer como no ditado "em casa de ferreiro, espeto de pau"... mas não creio que seja o caso). De qualquer forma, toda a estrutura e conhecimento para produção de armas existe dentro da Rússia e têm a grande vantagem que não estão a ser atacados, pelo que todas as linhas de abastecimento continuam intactas (tirando o que chegava do ocidente).

No melhor dos cenários e tendo em conta a situação actual, acho que faria sentido a Crimeia ser negociada com a Ucrânia e a Rússia e permitir que fosse um país separado da Ucrânia e da Rússia e eventualmente uma parte da região do leste da Ucrânia também poder ser um país independente.

Assim todos ganhavam... a Ucrânia porque teria paz, a Rússia porque poderia considerar isso uma vitória na libertação dos "nazis" e protecção da ernia russa, e principalmente essas regiões poderiam ter paz.
Para o resto do mundo, seria um descanso, e acho que seria nisto que todos deveriam tentar ajudar.

De que nos serve um país grande se internamente vai continuar em guerra?

Tenho a certeza que se continuar tudo como está, a Rússia vai por mais lenha na fogueira e vai arranjar maneira de criar um conflito entre Taiwan e a China, pois isso automaticamente trará a China ainda mais para o lado da Rússia.

As palavras repetitivas do Biden nos últimos dias a alertar a Rússia para não avançar para o nuclear, já estavam a antever este discurso do Putin e provavelmente as intenções dele... e se o Putin vai avançar, acredito que Kiev será o alvo, pois aí está o cerebro de toda a defesa da Ucrânia.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 21/9/2022 8:41

Duas evidências após este discurso:

1- O Putin está desesperado
2- A Rússia está sem armamento.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 21/9/2022 8:14

O Presidente russo discursou esta manhã e ameaçou: "Usaremos todos os meios de que dispomos", incluindo, se necessário, armas nucleares. 300 mil militares na reserva mobilizados para a Ucrânia.


@Observador

O pior cenário que podíamos ter, um escalar da guerra.

Um momento importante porque para a semana sao eleições na Itália e pode haver um governo que vai estar mais distante da UE (social progressista) actual.

Fica a questão no ar, o que vai deixar os russos contentes? Espero que seja suficiente consolidar o território actual. Talvez fosse o melhor para todos antes que tenhamos um desastre de magnitude mundial que nos impacte a todos e nem tem de ser necessariamente relacionado com o nuclear, mas sim com o escalar de conflitos noutros pontos do planeta.

Claro o melhor mesmo seria uma deposição interna de Putin, mas duvido muito que isso vá acontecer.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 20/9/2022 21:41

Putin ignora generais e Rússia fica dependente de voluntários

O Instituto para o Estudo da Guerra asssegura ter provas de que as Forças Armadas russas estão a recorrer cada vez mais a voluntários e mercenários em vez de unidades convencionais.

O Instituto para o Estudo da Guerra acredita que o Presidente russo, Vladimir Putin, está a ignorar os altos comandos militares e é cada vez mais dependente de voluntários e mercenários para manter a invasão na Ucrânia.

No seu mais recente relatório, o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês), um think tank com sede em Washington, diz ter provas de que as Forças Armadas russas estão a recorrer cada vez mais a voluntários e mercenários, em vez de unidades convencionais, como resultado de um difícil relacionamento entre o Kremlin e os seus generais.

Esta situação estará a causar desconforto entre os altos comandos militares russos, que se sentem cada vez menos ouvidos pelo Presidente, em particular nesta fase do conflito, quando a Ucrânia procura a contra-ofensiva na região de Kharkiv.

"O relacionamento difícil de Putin com o comando militar russo pode explicar, em parte, o foco crescente do Kremlin no recrutamento de voluntários mal preparados para unidades irregulares ad hoc, em vez de usar reservas de substituição para unidades regulares de combate russas”, explica o ISW no seu relatório."

O documento cita uma mensagem de um especialista russo que dá conta de que o 4.º Regimento do Exército iniciou a formação de novos soldados a partir de unidades regionais de voluntários, bem como de prisioneiros nas regiões ocupadas de Donbass.

“A formação destas unidades ad hoc criará mais tensões, desigualdade e uma total falta de coesão entre as forças”, avisa o ISW, que cita fontes ucranianas e russas que relatam casos em que as Forças Armadas russas estão a recusar-se a pagar bónus de alistamento ou a recusar tratamento médico a militares na reserva, provocando o descontentamento entre estes setores militares.

Ao mesmo tempo, denuncia o relatório, mantêm-se as situações de discriminação dentro de alguns regimentos, em que, por exemplo, os líderes chechenos destacam não-chechenos para partir para a linha da frente.

Por outro lado, há também relatos de “problemas comportamentais entre os prisioneiros recrutados”, o que está a provocar dificuldades adicionais de coordenação entre unidades militares russas.

Sobre a contra-ofensiva ucraniana que decorre neste momento a oeste da cidade de Kherson, o ISW diz reconhecer sinais de que “as forças russas estão a tentar realizar uma retirada mais deliberada e controlada (…) para evitar a fuga caótica que caracterizou o colapso das posições defensivas russas em Kharkiv, no início deste mês”.

A diferença, dizem os especialistas do think tank norte-americano, deve-se ao facto de as forças russas nos arredores de Kherson “demonstrarem um desempenho significativamente melhor” do que as forças que estavam em Kharkiv.

O ISW diz que as forças russas tentam tudo para “retardar a progressão” da contra-ofensiva ucraniana e cita um estratego russo que, nas redes sociais, disse que o comando russo emitiu, na passada semana, uma ordem de não-retirada para todas as unidades no Donbass.
https://observador.pt/2022/09/19/putin-ignora-generais-e-russia-fica-dependente-de-voluntarios/
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 20/9/2022 19:36

MNPTLIS Escreveu:é o tempo que revela se alguem tem uma proecia verdadeira ou falsa.


Isto não é verdade, tanto mais que muita profecia é desenhada para não falhar. Mesmo que uma "profecia" seja precisa (e não raras vezes, não é e há muita forma diferente de considerar que "acertou"), não há garantia alguma que ela tenha sido avançada com real conhecimento de causa ou que ocorreu exactamente com base nos pressupostos - que era o que fazia dela verdadeira - ou se é antes ou mera coincidência ou exercício de reinterpretação.

Se eu disser que vai ocorrer uma calamidade natural em Portugal, não é profecia nenhuma (muito menos, verdadeira).

Mesmo que daqui a uma semana ocorra um terramoto...



Provavelmente já estás predisposto para acreditar na senhora e interpretar os acontecimentos de uma forma idêntica à dela e é por isso que lhe atribuis crédito. Tendencialmente, ela está a falar para uma câmara de ressonância, com um público predisposto.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MNPTLIS » 20/9/2022 18:55

Vamos ver quem fala verdade, mas uma coisa é certa, já estão a acontecer muitos eventos que ela falou a meses atras por isso já tem credito.
é o tempo que revela se alguem tem uma proecia verdadeira ou falsa.

THE DESTRUCTION OF THE ONU AND THE UE
https://www.youtube.com/watch?v=jrpxLRWKKDs

e queda de traidores, Obama,biden,charles,mi6, faucy , e muitos outros um rol de corruptos e traidores, gente com as mãos cheias de sangue. aumento de terramotos e vulcões e....
https://www.youtube.com/watch?v=toOC-6ALvq8
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 20/9/2022 12:44

É verdade isso do tempo... quantas teorias da conspiração e profecias já não caíram por terra, só de fim do mundo e invasões extraterrestres o tempo já provou que todas (milhares) eram pura loucura. Mas também é verdade que o que não falta no mundo são pobres de espírito disponíveis para alimentar novas teorias da conspiração.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MNPTLIS » 20/9/2022 12:12

 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 20/9/2022 8:58

pepe7 Escreveu:Não tem limites o agressor na forma de agir...

Planeta esteve a 300 metros de um desastre nuclear. Míssil cai junto à segunda maior central nuclear da Ucrânia

As forças ucranianas continuam a avançar na zona de Kharkiv, mas, mais a sul, um míssil caiu a 300 metros da segunda maior centrar nuclear do país.
https://cnnportugal.iol.pt/videos/planeta-esteve-a-300-metros-de-um-desastre-nuclear-missil-cai-junto-a-segunda-maior-central-nuclear-da-ucrania/6328be6e0cf2f9a86eb685eb


“O jogo do espírito”. Míssil russo na central nuclear ucraniana “poderia ter sido um desastre” e é um ato proibido
Um míssil Iskander russo terá caído a cerca de 300 metros da segunda maior central nuclear da Ucrânia. O Coronel Mendes Dias lembra que este é um ato proibido pelo Tratado de Genebra que “poderia ter sido um desastre”.
https://cnnportugal.iol.pt/videos/o-jogo-do-espirito-missil-russo-na-central-nuclear-ucraniana-poderia-ter-sido-um-desastre-e-e-um-ato-proibido/6328ca9d0cf2ea4f0a5d311f


A ideia da Rússia é que se não ficar com aquelas terras, ninguém mais as terá....
Chernobyl foi um problema, mas passado uns anos deixou de o ser.... por isso acredito que o pensamento da Rússia seja igual neste caso.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 19/9/2022 23:23

Não tem limites o agressor na forma de agir...

Planeta esteve a 300 metros de um desastre nuclear. Míssil cai junto à segunda maior central nuclear da Ucrânia

As forças ucranianas continuam a avançar na zona de Kharkiv, mas, mais a sul, um míssil caiu a 300 metros da segunda maior centrar nuclear do país.
https://cnnportugal.iol.pt/videos/planeta-esteve-a-300-metros-de-um-desastre-nuclear-missil-cai-junto-a-segunda-maior-central-nuclear-da-ucrania/6328be6e0cf2f9a86eb685eb


“O jogo do espírito”. Míssil russo na central nuclear ucraniana “poderia ter sido um desastre” e é um ato proibido
Um míssil Iskander russo terá caído a cerca de 300 metros da segunda maior central nuclear da Ucrânia. O Coronel Mendes Dias lembra que este é um ato proibido pelo Tratado de Genebra que “poderia ter sido um desastre”.
https://cnnportugal.iol.pt/videos/o-jogo-do-espirito-missil-russo-na-central-nuclear-ucraniana-poderia-ter-sido-um-desastre-e-e-um-ato-proibido/6328ca9d0cf2ea4f0a5d311f
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Opcard » 19/9/2022 17:01

Os ucranianos adaptam Peugeot 307 CC a guerra , prestígio para marca .



[img https://images.caradisiac.com/images/8/ ... 726211.jpg][/img]
 
Mensagens: 4383
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 16/9/2022 21:41

Izium = Bucha 2

Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 16/9/2022 17:24

Carrancho_ Escreveu:Esqueçam isso, a China nunca se vai colocar numa posição que leve a cortar os laços comerciais com a Europa e América do Norte. Eles sabem bem que não podem substituir esse mercado (muito menos pelo da Rússia) e que sem ele é a derrocada . Prova disso é que mesmo com provocações do Ocidente em relação a Taiwan, declarações de amor da Rússia (mais parecia um pedinte ontem o Putin com o rabinho entre as pernas), alianças e o diabo a quatro... não se comprometem com a Ucrânia.
Quanto a recursos, sejam da Rússia ou de África, se não tiverem mercado onde colocar o que com eles produzem também não lhes serve de muito ter acesso à matéria prima. A China está muito alavancada, a queda pode ser estrondosa e eles sabem disso.


A China tem uma forma de pensar a longo prazo, e acho que o facto de sofrer agora será considerado apenas um caminho para poder ser maior mais tarde.

É verdade, que a China depende muito do ocidente, mas neste momento acho que o ocidente depende muito mais da China do que o inverso. Seja na mão de obra barata, nos componentes tecnologicos bem como nas terras preciosas que são usados na mudança para as renováveis, para as baterias e mesmo para a construçcão dos carros.

A China tem ainda todo um potêncial número de consumidores que corresponde a 20% de toda a população mundial, concentrada num só país...

Não digo que a China vai ter alguma vantagem visível com o mercado russo, pois isso é pocuo. O que a China quer, é alguém que tenha peso político e de certa forma militar que dê força e credibilidade ao que a China quer fazer....
Para além disso toda a energia, acesso a bens alimentares fica amplamente garantido.

Tenho impressão que todos estamos com medo do que a Rússia é capaz de fazer, mas neste momento tudo se encaminha para que o pior seja feito ou liderado pela China....

Aqueles que berram, nós conseguimos antecipadamente imaginar o que querem fazer... mas aqueles se estão calados são uma incógnita...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 16/9/2022 15:52

Rússia anuncia gasoduto Força da Sibéria 2 em direção à China para substituir Nord Stream 2

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... endadas_pb

Estava-se mesmo a ver que é isso que a Rússia, dadas as circunstâncias, pretenderia futuramente ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 16/9/2022 13:45

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2076
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 16/9/2022 11:07

https://www.publico.pt/2022/09/15/mundo/noticia/putin-reunese-xi-agradece-posicao-equilibrada-china-ucrania-2020671

Isto resume tudo o que se irá passar nos próximos temos.
Neste momento não há dúvidas sobre as posições e interesses.
A China não passou para o lado ocidental e parece estar a aliar-se ao oposto ocidental...

Mas uma coisa é a China sozinha na Ásia, outra é a China/Rússia a liderar a mudança... a Índia com certo medo, vai tentar acompanha-los para tentar manter a sua independência... mas o resto da Ásia parece-me que terá muitas mudanças...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 16/9/2022 11:06

Esqueçam isso, a China nunca se vai colocar numa posição que leve a cortar os laços comerciais com a Europa e América do Norte. Eles sabem bem que não podem substituir esse mercado (muito menos pelo da Rússia) e que sem ele é a derrocada . Prova disso é que mesmo com provocações do Ocidente em relação a Taiwan, declarações de amor da Rússia (mais parecia um pedinte ontem o Putin com o rabinho entre as pernas), alianças e o diabo a quatro... não se comprometem com a Ucrânia.
Quanto a recursos, sejam da Rússia ou de África, se não tiverem mercado onde colocar o que com eles produzem também não lhes serve de muito ter acesso à matéria prima. A China está muito alavancada, a queda pode ser estrondosa e eles sabem disso.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por caldeirum » 16/9/2022 10:31

Marco Martins Escreveu:Tudo dá a entender que vamos assistir a uma mudança geopolítica acentuada com a China a ser clara ao dizer à Rússia que faz todo o sentido uma aproximação estratégica e conforme os interesses comuns.

Isto deita por terra toda e qualquer esperança que a china não apoiasse a iniciativa russa.
De certa forma, o sucesso da acção da Rússia é importante para a China na medida em se avalia como é que o mundo ocidental reage e as suas necessidades.
Nesse sentido é importante para a China que a Rússia tenha sucesso e acho que a China irá ajudar a Rússia.

Se virmos bem, dividindo o mundo a meio, a Ásia tera o dobro da população quando comparada com o resto do mundo, para além de que tem inúmeros recursos que são escassos no resto do mundo.
O facto de China e Rússia criarem um domínio asiático seja pela imposição política ou militar será apenas um passo, desde que trabalhem juntas.

As recentes mudanças políticas na Europa para se criarem condições para se ter matérias primas estratégicas e proteger alguns sectores é um passo importante para não se depender tanto da China e caminhar no sentido oposto à globalização.

Existe um sentido comum neste caminho Rússia/China.. Ambos querem ser maiores e ambos querem impor a sua política onde a liberdade de expressão existe apenas naquilo que o governo permite.

No meio de tudo isto, a america do Sul, África e médio oriente serão peças importantes que se vão tentar controlar.

Se os governos russos e chineses se mantiverem, será certo que se vão expandir.


Gostei da tua análise. Também me parece que o acesso aos recursos dá uma clara vantagem ao bloco China-Rússia. Tinham os recursos mas não possuíam a tecnologia. A deslocalização de empresas para a China durante décadas alterou esse panorama.

Os "Ocidentais" nunca se importaram muito com as questões de direitos humanos e de trabalho destas empresas, nem a forma de organização política do país. O que importou ( e continua) são os preços mais baixos. Ao mesmo tempo dávamos palmadinhas nas nossas costas por reduzirmos a nossa poluição, escondendo que a exportávamos para os países asiáticos.

Por aquilo que li, a China já tem influência em vários países africanos. Não sei se o passado colonialista europeu vai ajudar a China. É provável. Por outro lado muitos desses países falam um idioma europeu e um idioma em comum permite expressar ideias de uma forma que ambos entendem.

Mas parece-me claro que o continente europeu ocidental, vai passar por um processo de empobrecimento grande e acelerado.
 
Mensagens: 301
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 15/9/2022 23:59

Massacres, valas comuns, etc; como o que se sucedeu em Bucha, devem ser imensos por onde o agressor passou...

Várias sepulturas encontradas em Izium
Militares ucranianos encontraram várias sepulturas na cidade de Izium, recentemente libertada por Kiev, e onde a Rússia esteve por vários meses. No local havia algumas sepulturas com mais de dez corpos, sendo que várias cruzes estavam espalhadas na superfície.
https://cnnportugal.iol.pt/fotos/varias-sepulturas-encontradas-em-izium/6323a9e30cf2ea367d4e6e4e


Ukraine War: 'Mass burial site containing 440 graves' found in Izyum
A mass burial site containing around 440 graves has been found in the Ukrainian city of Izyum, a top police officer has told Sky News.

The city was retaken by Ukrainian forces last week.

Serhii Bolvinov, the chief police investigator for Kharkiv region, said all the bodies would be exhumed and taken away for forensic examination.
https://www.youtube.com/watch?v=MozdNUX1jPQ&ab_channel=SkyNews

Como em Bucha ou Mariupol: ucranianos encontram local com centenas de sepulturas na recém-libertada Izium

Imagens do local mostram a dimensão do caso. Nas sepulturas há vítimas que morreram baleadas ou na sequência de mísseis
As autoridades ucranianas encontraram esta quinta-feira um local com várias sepulturas na cidade de Izium, recentemente recuperada aos russos, na região de Kharkiv.

O presidente da Ucrânia já confirmou a descoberta do local, prometendo mais informações para breve: “sepulturas comuns foram encontradas em Izium. Os procedimentos necessários já começaram no local. Mais informação – clara e verificável – deve ser disponibilizada”, disse Volodymyr Zelensky através do seu discurso diário.

Jornalistas da agência Associated Press que estiveram no local, que fica numa floresta nos arredores de Izium, testemunharam os trabalhos das autoridades. Para já sabe-se que estarão no local cerca de 440 corpos, alguns deles enterrados na mesma sepultura – um militar no local disse que um dos buracos continha 17 cadáveres.

Relembrando outras situações semelhantes, Volodymyr Zelensky relembrou os casos de Bucha ou Mariupol, onde vários corpos foram encontrados em situações semelhantes. O caso de Bucha foi particularmente sensível, uma vez que várias valas-comuns foram descobertas com centenas de corpos.

“Bucha, Mariupol e, agora, infelizmente. Izium. A Rússia deixa morte em toda a parte. O mundo deve responsabilizar a Rússia por esta guerra”, acrescentou o presidente ucraniano.

Um agente da polícia que falou à Sky News deu mais alguns detalhes sobre o local, revelando que as sepulturas foram descobertas depois da chegada das autoridades. Sergei Bolvinov descreveu o cenário como “uma das mais largas zonas de sepulturas nas cidades libertadas”.

“Sabemos que algumas pessoas foram baleadas, outras morreram por causa de fogo de artilharia, das chamadas minas de trauma. Outras morreram na sequência de ataques aéreos. Também temos informação de que vários corpos ainda não foram identificados”, informou.

A libertação de Izium por parte das forças ucranianas surgiu depois de uma grande e bem-sucedida contraofensiva da Ucrânia, que apanhou desprevenidos os militares russos, obrigando mesmo à retirada de grande parte das forças russas da região de Kharkiv.
https://cnnportugal.iol.pt/guerra/ucrania/como-em-bucha-ou-mariupol-ucranianos-encontram-local-com-centenas-de-sepulturas-na-recem-libertada-izium/20220915/6323add00cf2ea4f0a5c9e70
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 15/9/2022 23:25

Tudo dá a entender que vamos assistir a uma mudança geopolítica acentuada com a China a ser clara ao dizer à Rússia que faz todo o sentido uma aproximação estratégica e conforme os interesses comuns.

Isto deita por terra toda e qualquer esperança que a china não apoiasse a iniciativa russa.
De certa forma, o sucesso da acção da Rússia é importante para a China na medida em se avalia como é que o mundo ocidental reage e as suas necessidades.
Nesse sentido é importante para a China que a Rússia tenha sucesso e acho que a China irá ajudar a Rússia.

Se virmos bem, dividindo o mundo a meio, a Ásia tera o dobro da população quando comparada com o resto do mundo, para além de que tem inúmeros recursos que são escassos no resto do mundo.
O facto de China e Rússia criarem um domínio asiático seja pela imposição política ou militar será apenas um passo, desde que trabalhem juntas.

As recentes mudanças políticas na Europa para se criarem condições para se ter matérias primas estratégicas e proteger alguns sectores é um passo importante para não se depender tanto da China e caminhar no sentido oposto à globalização.

Existe um sentido comum neste caminho Rússia/China.. Ambos querem ser maiores e ambos querem impor a sua política onde a liberdade de expressão existe apenas naquilo que o governo permite.

No meio de tudo isto, a america do Sul, África e médio oriente serão peças importantes que se vão tentar controlar.

Se os governos russos e chineses se mantiverem, será certo que se vão expandir.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, Alfa Trader, Andre vez, Barão de Soestrova, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, malakas, MPAM, MR32, PAULOJOAO, SalvaFP, WofG, yggy e 165 visitantes