Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Galp - Tópico Geral

por yaya » 10/9/2022 23:08

yaya Escreveu:2º dividendo do ano? O travão à windfall tax sempre compensou

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... e-setembro


"Escalada de preços na energia “não se resolve com taxas” sobre lucros das empresas"

https://eco.sapo.pt/2022/09/10/escalada ... -empresas/

Falso argumento. A taxa sobre lucros extraordinários não tem a ver com a resolução do problema da escalada, mas com a transferência de quem mais ganha com os preços para quem mais necessita. É uma medida ética que pretende salvaguardar e mitigar os danos nas famílias mais vulneráveis. Basta ver os maiores lucros de sempre das petrolíferas na América e na Arábia. Mas já deu para perceber que a medida só será aplicada em PT por imposição europeia.

No UK uma empresa tomou iniciativa de cortar lucros de forma voluntária para baixar contas dos clientes. Quem diria não é? Olhar para longo prazo em vez de maximizar lucros.

British Gas owner plans to cap profits to cut energy bills

https://www.theguardian.com/business/20 ... are_btn_tw
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1818
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Galp - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/9/2022 13:44

yaya, a ideia do Medina e companhia de não taxarem deve ter aí gato escondido. Só daqui a uns anos saberemos se alguns deles cairão nalguma administração de uma energética. À parte isso talvez o dividendo anime, mas cuidado com a Galp, um dia vai malhar, assim que cheirar a alívio de guerra o malho será enorme. Até lá um dia sobe, outro desce. :shock: Um ou dois.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Galp - Tópico Geral

por yaya » 10/9/2022 4:18

2º dividendo do ano? O travão à windfall tax sempre compensou

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... e-setembro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1818
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Galp - Tópico Geral

por Panchito » 9/9/2022 22:58

Finalmente anunciado o dividendo.

Galp paga dividendo intercalar de 26 cêntimos a 20 de setembro


https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... e-setembro
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: Galp - Tópico Geral

por Punitor » 9/9/2022 22:12

NirSup Escreveu:
caldeirum Escreveu:Há um otimismo na bolsa que não me parece sustentável. Eu estou fora neste momento. Vou aguardar que o preço do petróleo baixe até aos 60s€ com a recessão e a galp volte aos 8s a 9s€.


Inteligente.
Subiste uns pontos na minha consideração.

Caro Punitor,
Não há fome que não dê em fartura. O que me tira o sono é eu saber que a energia, um dia, vai cair ao preço da uva mijona. A energia eléctrica incluída. Isso é que me deixa preocupado, porque nesse dia as energias renováveis irão corrigir como não há memória.
Espero não ser apanhado com as calças na mão.
O que vai valendo à Galp é o gás natural em Moçambique. E isso é capaz de segurar a cotação por uns tempos. Apenas isso.
By Nirvana


Apenas isso?
Que grande disparate...
Vejamos os resultados em 24 do próximo mês.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Galp - Tópico Geral

por NirSup » 9/9/2022 22:01

caldeirum Escreveu:Há um otimismo na bolsa que não me parece sustentável. Eu estou fora neste momento. Vou aguardar que o preço do petróleo baixe até aos 60s€ com a recessão e a galp volte aos 8s a 9s€.


Inteligente.
Subiste uns pontos na minha consideração.

Caro Punitor,
Não há fome que não dê em fartura. O que me tira o sono é eu saber que a energia, um dia, vai cair ao preço da uva mijona. A energia eléctrica incluída. Isso é que me deixa preocupado, porque nesse dia as energias renováveis irão corrigir como não há memória.
Espero não ser apanhado com as calças na mão.
O que vai valendo à Galp é o gás natural em Moçambique. E isso é capaz de segurar a cotação por uns tempos. Apenas isso.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Galp - Tópico Geral

por caldeirum » 9/9/2022 21:49

Há um otimismo na bolsa que não me parece sustentável. Eu estou fora neste momento. Vou aguardar que o preço do petróleo baixe até aos 60s€ com a recessão e a galp volte aos 8s a 9s€.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 303
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: Galp - Tópico Geral

por Punitor » 9/9/2022 21:09

NirSup Escreveu:
caldeirum Escreveu:Qual seria o momento para voltar a comprar esta ação? Vendi no momento certo. Em 3 dias já perdeu quase 1,3€.


Caro caldeirum,
Eu avisei com tempo, já há algum tempo, que muitos iriam ser apanhados com as calças na mão (como foi o teu caso).
Se isto é assim com a guerra muito longe de acabar, como será quando a guerra terminar?

NB: todas as guerras, um dia, acabam. Só as guerras entre o homem e a mulher é que nunca mais acabam.

By Nirvana


loool
O problema já não é a guerra NirSup
O problema é a energia mesmo. Duvido que a Russia venda mais energia para a Europa mesmo que a guerra acabe!
Tu avisaste sim, mas eu não segui o teu aviso e não estou arrependido :wink:
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Galp - Tópico Geral

por Punitor » 9/9/2022 21:03

 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Galp - Tópico Geral

por PC05 » 9/9/2022 5:04

NirSup Escreveu:Caro PC05,

Face ao teu comentário, fui comparar as duas.
Desde o início do ano, a performance da EDPR e da GALP é quase igual.
Mas há uma diferença grande: a probabilidade de perder dinheiro ao apostar na GALP é muito maior.
Analisa o gráfico com atenção.

GALP v. EDPR.PNG

By Nirvana


Quase igual, :shock: são +10% a 1Y para a galp.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3251
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Galp - Tópico Geral

por NirSup » 9/9/2022 1:31

Caro PC05,

Face ao teu comentário, fui comparar as duas.
Desde o início do ano, a performance da EDPR e da GALP é quase igual.
Mas há uma diferença grande: a probabilidade de perder dinheiro ao apostar na GALP é muito maior.
Analisa o gráfico com atenção.

GALP v. EDPR.PNG

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Galp - Tópico Geral

por NirSup » 9/9/2022 0:30

Meu caro PC05,
Não gosto de me vangloriar de negócios que correram bem (porque isso fica mal e também não falo dos que correm mal), mas acho que posso dizer isto: neste ano já fiz mais-valias na EDPR de muitos milhares de euros. Com a Galp, nem perdi nem ganhei. Zero.
Aliás, volto a repetir: a EDPR tem sido a cotada onde se pode ganhar mais facilmente dinheiro com as suas oscilações (espero que atinja os 26 euros para despejar mais uma carrada delas). E vai chegar lá, é uma questão de tempo e de paciência.

Já agora atenção com a aproximação do fim do ano. Se acontecer um novo aumento de capital, como eu suponho que irá acontecer, o melhor é despejar tudo e voltar a comprar após a correção.
Boa noite e continuação de bons negócios e muitas mais-valias com a Galp.
By Nirvana

Em tempo: só para acrescentar mais uma coisa. Posso estar uma semana toda a comprar ações da EDPR sem qualquer receio de ficar entalado, porque acredito no futuro da EDPR e na subida futura da cotação. É a diferença entre a EDPR e muitas outras.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Galp - Tópico Geral

por PC05 » 8/9/2022 21:53

NirSup Escreveu:
caldeirum Escreveu:Qual seria o momento para voltar a comprar esta ação? Vendi no momento certo. Em 3 dias já perdeu quase 1,3€.


Caro caldeirum,
Eu avisei com tempo, já há algum tempo, que muitos iriam ser apanhados com as calças na mão (como foi o teu caso).
Se isto é assim com a guerra muito longe de acabar, como será quando a guerra terminar?

NB: todas as guerras, um dia, acabam. Só as guerras entre o homem e a mulher é que nunca mais acabam.

By Nirvana


Avisaste!? .... Mas a galp continua com melhor desempenho que a EDPR no último ano!
Afinal, devias ter avisado em relação a EDPR!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3251
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Galp - Tópico Geral

por NirSup » 8/9/2022 16:13

caldeirum Escreveu:Qual seria o momento para voltar a comprar esta ação? Vendi no momento certo. Em 3 dias já perdeu quase 1,3€.


Caro caldeirum,
Eu avisei com tempo, já há algum tempo, que muitos iriam ser apanhados com as calças na mão (como foi o teu caso).
Se isto é assim com a guerra muito longe de acabar, como será quando a guerra terminar?

NB: todas as guerras, um dia, acabam. Só as guerras entre o homem e a mulher é que nunca mais acabam.

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Galp - Tópico Geral

por JUKIMSUNG » 8/9/2022 16:04

Abaixo de 10,30 parece bom ponto de entrada. Até o petróleo está a subir.
 
Mensagens: 1223
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Galp - Tópico Geral

por caldeirum » 8/9/2022 15:45

Qual seria o momento para voltar a comprar esta ação? Vendi no momento certo. Em 3 dias já perdeu quase 1,3€.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 303
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: Galp - Tópico Geral

por caldeirum » 5/9/2022 16:24

yaya Escreveu:"Governo recusa taxar lucros extraordinários das empresas"

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... adComments

O estado sendo acionista indireto da Galp em 7%, prefere receber mais dividendos ?


E se taxar de forma extraordinária não recebe mais? Não percebi a lógica do acionista.

O PS aprendeu a ir de boleia do resto da Europa e aqui fará o mesmo. Se os outros taxam, aqui também será taxado.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 303
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: Galp - Tópico Geral

por Punitor » 2/9/2022 23:57

Gostei da sensatez do Costa.
Taxar a Galp é uma estupidez.
Dialogar com a Galp para que se façam reinvestimentos, faz sentido, sobretudo em possibilidades de energias renováveis...
O Estado deveria ainda facilitar esses investimentos e possibilidades :wink:
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Galp - Tópico Geral

por yaya » 2/9/2022 17:46

"Governo recusa taxar lucros extraordinários das empresas"

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... adComments

O estado sendo acionista indireto da Galp em 7%, prefere receber mais dividendos ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1818
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Galp - Tópico Geral

por Àlvaro » 26/8/2022 12:36

O que disse foi anulado pelo preço do crude. Enquanto não houver acalmia a oriente será a bombar. Poderia ter caído mal essa ideia do gás regulado, mas com a energia a disprar assim não have´ra quem segure o oreço da Galp. Nem a posição curta! :shock:
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Galp - Tópico Geral

por Masterchief » 26/8/2022 10:39

Àlvaro Escreveu:Punitor, cuidado, o mercado talvez não gpste do que ouviu hoje do governo. :shock:

O que disse hoje o governo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 618
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Galp - Tópico Geral

por Àlvaro » 25/8/2022 22:17

Punitor, cuidado, o mercado talvez não gpste do que ouviu hoje do governo. :shock:
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Galp - Tópico Geral

por Punitor » 23/8/2022 15:29

Se vai haver cortes de produção em Setembro, tem tudo para subir :wink:
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Galp - Tópico Geral

por NelsonC1 » 17/8/2022 8:38

Acho que estas negociações com o Irão vão definir o rumo de hoje...fortemente.
 
Mensagens: 54
Registado: 6/9/2021 11:33

Re: Galp - Tópico Geral

por ASimoes » 16/8/2022 19:17

:mrgreen: eu vendi tudo... 8-)
A Guerra está a acelerar, os " Pilhas " !!!
:-k
Àlvaro Escreveu:Sim, vendi uma parte e deixei uma outra para essa possibilidade. Uma ajuda fo Putin... :?
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 645
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Phil2014, rg7803 e 72 visitantes