Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 10/9/2022 7:27

Energia Renovável: um negócio das arábias.

A empresa Infinita Energia prevê investir cerca de 33 milhões de euros (ME) num parque eólico no concelho de Pombal com a potência instalada de 33 MWp, isto é, com um custo de 1,00ME por MWp (esta conta é fácil de fazer).

A EDPR acaba de vender 7 (sete) parques eólicos em Itália, com a potência instalada de 172 MWp por 420 ME de euros (com 3 anos de idade, em média). Isto é, por um preço de 2,44 ME por MWp.

Negócios milionários. É só fazer as contas, como dizia o outro.

Claro que podem sempre argumentar que a Itália não é Portugal. E eu pergunto: será assim tão diferente?

IMG_20220910_070301.jpg

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 10/9/2022 0:59

Ad Perpetuam Rei Memoriam
ParaCima Escreveu:Boas, nunca pagaria mais de metade da cotaçao atual... mas tudo depende das variaveis. Nesta fase ainda temos a nuclear na europa como uma energia poluente. Caso façam o que os franceses querem, diria que o valor da edpr passaria para metade, ku seja 1/4 do valor atual.
Em 10/02/2022, às 22:41

Em 22/02/2022 a EDPR cotava a 17,99 euros.
ParaCima
O que está barato no psi? A preços justos a semapa e pouco mais, ando com uma vontade de meter um prego na edpr
Em 10/09/2022, às 0:09

Em 10/09/2022 a EDPR cota a 25,12 euros.

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por yaya » 4/9/2022 22:41

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... eco-da-luz

A UE quer penalizar as formigas, que têm lutado por um planeta mais saudável, e premiar as cigarras andaram a divertir-se com as subidas do petróleo e do gás? Ou estarei a ver mal?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1806
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 4/9/2022 14:13

O Nord Stream 1 fechou. E agora?

Paradoxalmente, a Alemanha, um país bem a norte do hemisfério norte, é o campeão europeu de energia solar fotovoltaica (em capacidade instalada).
Esperam-se para 2022 novas adições de 10 GW de energia solar fotovoltaica e de eólica (8 GW de solar e 2 GW de eólica).
A falta de eletricidade que se faz sentir um pouco por toda a Europa não é por culpa da Alemanha, que se farta de investir em renováveis, mas por culpa do colapso do nuclear francês (que agora importa energia dos países vizinhos em vez de exportar).
Com o fecho do gasoduto russo a aposta da Alemanha nas renováveis irá dobrar, segundo os responsáveis.
E a nossa EDPR está lá para dar uma mãozinha (a EDPR tem uma participação de 70% na empresa alemã de energia solar fotovoltaica, a Kronos Solar Projects GmbH).
Para quem gosta de sonhar com pipelines é sempre bom saber que a Kronos tem em pipeline 9,4 GW de projetos solares em diferentes fases de desenvolvimento: na Alemanha (4,5 GW), na França (2,7 GW), nos Países Baixos (1,2 GW) e no Reino Unido (0,9 GW). Cerca de 50% mais do que o pipeline da nossa Greenvolt.

320x180_cmsv2_f1bb3425-11b4-51c9-a314-197f50c4b408-6991248.jpg
320x180_cmsv2_f1bb3425-11b4-51c9-a314-197f50c4b408-6991248.jpg (10.31 KiB) Visualizado 7642 vezes

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 2/9/2022 9:05

Crescemos na solar fotovoltaica a um ritmo superior aos campeões europeus (Alemanha, Espanha)

De acordo com os dados da REN (que não inclui a Energia Solar Distribuída), Portugal tinha de capacidade instalada em solar fotovoltaica 921 MW, em Jan2021, e 1443 MW, em Jan de 2022, isto é, um crescimento de quase 60%.
É expectável que, em Jan de 2023, a capacidade instalada, gerida pela REN, atinja cerca de 2000 MW de capacidade instalada em solar fotovoltaica.
Estamos a crescer mais, muito mais, em solar fotovoltaica que os campeões europeus (a Alemanha e a Espanha).
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por mais_um » 2/9/2022 0:10

NirSup Escreveu:Grão a grão enche a galinha o papo

Expresso.PNG


Portugal acordou tarde para a energia renovável fotovoltaica (e que tanta falta faz nestes dias de sol, sem vento e sem chuva).
Mas a aposta feita nos últimos anos, nomeadamente a partir de 2019, começa a dar os seus frutos. O que não deixa de ser assinalável.
Quantos anos demorou Portugal a construir a capacidade instalada em energia hidroelétrica?

Mais vale tarde do que nunca. E a este ritmo frenético a que estamos a assistir no setor das renováveis fotovoltaicas Portugal irá recuperar em breve o tempo perdido.
O objetivo é ter tanta capacidade instalada de solar fotovoltaica como de eólica.
E gostava de assinalar isto: sem subsídios do Estado ou da UE
Fotovoltaica em agosto.PNG


By Nirvana



Considerando que a produção hidroelétrica caiu 60% devido à seca, não é de admirar. E até voltar a chover é isso que vai acontecer todos os meses.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 1/9/2022 21:06

Grão a grão enche a galinha o papo

Expresso.PNG


Portugal acordou tarde para a energia renovável fotovoltaica (e que tanta falta faz nestes dias de sol, sem vento e sem chuva).
Mas a aposta feita nos últimos anos, nomeadamente a partir de 2019, começa a dar os seus frutos. O que não deixa de ser assinalável.
Quantos anos demorou Portugal a construir a capacidade instalada em energia hidroelétrica?

Mais vale tarde do que nunca. E a este ritmo frenético a que estamos a assistir no setor das renováveis fotovoltaicas Portugal irá recuperar em breve o tempo perdido.
O objetivo é ter tanta capacidade instalada de solar fotovoltaica como de eólica.
E gostava de assinalar isto: sem subsídios do Estado ou da UE
Fotovoltaica em agosto.PNG


By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Carrancho_ » 1/9/2022 16:48

Puffff O volume demonstrava a falta de convicção e esvaziou-se convictamente.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Carrancho_ » 1/9/2022 15:01

Está a ter uma boa reação à LTA mas com fraco volume.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 31/8/2022 0:03

Obrigada.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Artista Romeno » 30/8/2022 23:19

5640533 Escreveu:Sendo pv o que?

present value, do dinheiro que vao ter que meter para ela continuar a operar.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Carrancho_ » 30/8/2022 18:32

Não está fácil, no fim da sessão borrou um pouco a pintura. :roll:
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Carrancho_ » 30/8/2022 15:26

Vamos lá ver se temos reação com volume nas próximas sessões...
Anexos
edpr.png
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 28/8/2022 23:44

Sendo pv o que?
Editado pela última vez por 5640533 em 30/8/2022 16:23, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Artista Romeno » 28/8/2022 18:11

NirSup Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Eu por acaso tenho uma leve suspeita. Neste filme da coisa verde, que nao da dinheiro como se diz ter 20 bi investidos pa tirar 1bi em ativos que so duram mais 20 anos.... so me apraz dizer looool no fim vai levar muita gente uma chapada de dupla face, para não dizer com 18 mil tabuas no focinho


Caro Artista Romeno,
Foi criada em Espanha uma empresa para reciclar pás eólicas em fim de vida. Homens com grande visão do futuro, sem dúvida (em Espanha o tempo de vida médio das pás eólicas a bombar energia para a rede é de 10 anos, tendo sido pensadas para durar 20 anos).
O responsável pela empresa ao ser interrogado sobre quantas pás eólicas tinham sido recicladas no ano passado respondeu de forma surpreendente: NENHUMA.
Uma empresa pensada para reciclar pás eólicas, transformou-se, sem querer, numa empresa de compra e venda de pás eólicas em segunda mão.

"Tenemos una cierta ventaja de posicionamiento sobre otros países, y, si somos un poco inteligentes, la podemos utilizar y posicionarnos como centro de reciclaje de este tipo de productos en Europa". Lo dice Tomás Romagosa, el director técnico de la Asociación Empresarial Eólica
Reciclagem de pás eólicas.PNG

Tudo muito bonito, mas é no fim do dia tal e qual como a opcao de extensao de vida das centrais de biomassa da greenvolt em portugal, o pv disso é marginal
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 26/8/2022 18:29

Artista Romeno Escreveu:Eu por acaso tenho uma leve suspeita. Neste filme da coisa verde, que nao da dinheiro como se diz ter 20 bi investidos pa tirar 1bi em ativos que so duram mais 20 anos.... so me apraz dizer looool no fim vai levar muita gente uma chapada de dupla face, para não dizer com 18 mil tabuas no focinho


Caro Artista Romeno,
Foi criada em Espanha uma empresa para reciclar pás eólicas em fim de vida. Homens com grande visão do futuro, sem dúvida (em Espanha o tempo de vida médio das pás eólicas a bombar energia para a rede é de 10 anos, tendo sido pensadas para durar 20 anos).
O responsável pela empresa ao ser interrogado sobre quantas pás eólicas tinham sido recicladas no ano passado respondeu de forma surpreendente: NENHUMA.
Uma empresa pensada para reciclar pás eólicas, transformou-se, sem querer, numa empresa de compra e venda de pás eólicas em segunda mão.

"Tenemos una cierta ventaja de posicionamiento sobre otros países, y, si somos un poco inteligentes, la podemos utilizar y posicionarnos como centro de reciclaje de este tipo de productos en Europa". Lo dice Tomás Romagosa, el director técnico de la Asociación Empresarial Eólica
Reciclagem de pás eólicas.PNG
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Artista Romeno » 24/8/2022 20:59

Eu por acaso tenho uma leve suspeita. Neste filme da coisa verde, que nao da dinheiro como se diz ter 20 bi investidos pa tirar 1bi em ativos que so duram mais 20 anos.... so me apraz dizer looool no fim vai levar muita gente uma chapada de dupla face, para não dizer com 18 mil tabuas no focinho
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 24/8/2022 17:12

Parque Solar Triana

Caro AAA_,
Nunca vi nenhum. Não tenho vida para isso. Mas sei que existem. Também nunca fui ao Brasil e sei que é um país da América do Sul.

Com 40.741 módulos fotovoltaicos bifaciais totalizando 22 MWp numa área de mais de 30 hectares, o parque solar será ligado à subestação de Cheganças a 30kV e prevê alimentar aproximadamente 14.100 famílias com eletricidade verde, evitando a emissão de mais de 19.000 toneladas de CO2 por ano.


By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por AAA_ » 24/8/2022 16:53

NirSup Escreveu:

Neste momento os painéis solares de dupla face é a norma.


Consegues indicar algum parque com esse tipo de painéis? Aqui nos arredores da cidade onde vivo a Greenvolt acabou de instalar um parque com 18.000 painéis e são normais.

NirSup Escreveu:
E começa a ser a norma a construção de centrais solares híbridas com armazenagem (ver o caso da EDPR no Alqueva.


O sistema de armazenem por baterias é banal e existe muito lá fora. Em Portugal admito que esteja a dar os primeiros passos.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 24/8/2022 16:22

Painéis solares de dupla face ameaçam painéis solares tradicionais

Neste momento os painéis solares de dupla face é a norma.
E começa a ser a norma a construção de centrais solares híbridas com armazenagem (ver o caso da EDPR no Alqueva.

Células solares conseguem produzir eletricidade sem sol? Sim é possível.
(Estas notícias são de 2019)

https://www.portal-energia.com/paineis- ... is-148160/
https://www.portal-energia.com/celulas- ... ol-147254/

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por AAA_ » 24/8/2022 16:09

Estou enganado, como assim? Conheces algum parque onde esses painéis estão instalados? Ou isso não passa ainda de descobertas que não passaram do laboratório?

Eu só conheço parques fotovoltaicos. Ora esses só funcionam a luz solar, como decorre do próprio nome. Mantenho, por isso, o que disse atrás.

Quanto ao armazenamento de energia que é produzida em excesso para ser injectada na rede quando há mais consumo já existe e funciona tanto para parques solares como fotovoltaicos. São as baterias, por exemplo.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 24/8/2022 11:37

Caro AAA,
Estás enganado. Os painéis solares mais recentes geram energia mesmo sem sol. E mais: geram energia nas duas faces. E mesmo, à noite, podem injetar na rede a energia que foi armazenada durante o dia (quando não era necessária ou era muito barata).
Achas que a loucura, o frenesim, em todo o mundo (e não só na Ibéria) à volta da energia solar fotovoltaica se deve a considerações nobres de neutralidade carbónica, de defesa do clima e da sustentabilidade ambiental?
Tretas.
A corrida frenética que acontece um pouco por todo o lado deve-se apenas a uma coisa: dinheiro.
Lucro. Money. Money .Money.

Solar fotovoltaico adicionado a cada ano no mundo em GW
PV acumulado.PNG

Solar fotovoltaico existente no mundo em GW (capacidade instalada)
Solar fotovoltaico no mundo (capacidade instalada).PNG

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por AAA_ » 24/8/2022 11:05

NirSup Escreveu:Negócios da China

A central solar fotovoltaica Algeruz II da Iberdrola custou 17,8 milhões de euros.
Capacidade instalada: 27,35 MW (megawatts),
Custo do MW = €650.822,00
Inauguração (a bombar para a rede): hoje.

Venda (recente) pela GV de diversos parques eólicos e solares com a capacidade instalada de 98 MW = 155 ME.
Preço de venda do MW = €1 581 632,65

Como diria o Guterres: é fazer as contas.
By Nirvana


Atenção que os MW não são todos iguais. A produção solar é muito mais intermitente do que a eólica, uma vez que os painéis não geram quando não há sol (noite e céu com nuvens). Já a eólica tem um potencial de 24/24h.

Para fazeres as contas correctas terias que saber a produção anual média dos dois parques em MWh.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Carrancho_ » 24/8/2022 10:47

Porque é o target da rotura dessa consolidação de longo prazo (+-8€).
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Antoforte » 24/8/2022 10:42

Carrancho_ Escreveu:Para não borrar a pintura que está tão bonita.

O volume é precisamente o que me tem incomodado um pouco por ser tão baixo, quebrou uma resistência importante que confirmou num reteste, sai desta lateralização de quase dois anos, renova máximo Histórico, sucessivos higher highs e higher lows... só lhe falta o volume para me deixar mais confiante que pode atingir o target nos 34,00€


Porque os 34€?
 
Mensagens: 27
Registado: 3/7/2014 21:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Cem pt, Google [Bot], JFDIL, Minsk, Opcard, PAULOJOAO, psandrade e 180 visitantes