Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 11/7/2022 15:07

BearManBull Escreveu:Ok sim suponho que podes ter algum mecanismo físico que retira a alimentação ao sistema de controlo. Não acredito que seja o que acontece na actualidade mas sim pode-se implementar.



O que estou a descrever, basicamente, é o que já se faz na aviação, em que os pilotos têm acesso a botões que activam circuitos de cut-off para desactivar a aviónica automática que também existe e basicamente consegue pilotar o avião sozinho.

Eu não estou a dizer que existe ou está correctamente implementado nas viaturas actuais autonomas ou com capacidades autonomas (francamente, não sei). E até na aviação eles podem ser mal implementados por decisão de design (e.g., 737 MAX). Estou antes a dizer que se pode fazer, não é nenhum problema fundamental de engenharia. O investimento que se faz em termos de design para prever (e prevenir) situações deste género também depende do risco envolvido (ou percebido). Ora, como disse atrás, os veículos de condução autónoma são tecnologia incipiente e só foi possível chegar aqui tão rapidamente pelos avanços incríveis em ML/DL nos últimos 10 anos ou quê. Mas é tecnologia que ainda está a amadurecer, os standards desta industria estão por estabelecer.

Estamos ainda a aprender como a utilizar...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38470
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 11/7/2022 15:01

mais_um Escreveu:No meu banco, até o tráfego de voz é cifrado, vê quanto tempo é necessário para decifrar uma chave AES- 256:


Lol deves ser o único gaijo no mundo que trabalha numa empresa que tem 100% em pen tests :lol:

Pede la o relatório do ultimo pen test e vais ver a quantidade de problemas que existem...

A questão de ser ou na hackeado esta relacionado com custo beneficio. E como actividade ilegal é algo que dá direito a prisão por isso é normal que não seja pratica do dia a dia. O que não quer dizer que seja impraticável. A Vodafone tenho a certeza que tem dos melhores resultados em pen tests do país e mesmo assim foi o que se viu.

Ser fácil não é, nem é isso que discuti, mas existem mecanismos que são muito mais simples do que andar a explorar vulnerabilidades técnicas.


Quanto ao teu modem, tens restrição de por MAC duh...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8821
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 11/7/2022 14:53

MarcoAntonio Escreveu:Não creio que estejas a ler com a atenção. Eu estou a dizer que é possível ter um carro com capacidades autónomas mas ser sempre possível desactivar essas capacidades. É apenas uma decisão de design.


Ok sim suponho que podes ter algum mecanismo físico que retira a alimentação ao sistema de controlo. Não acredito que seja o que acontece na actualidade mas sim pode-se implementar.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8821
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por mais_um » 11/7/2022 14:50

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:Trabalho num banco, na área de TI, departamento de redes e faço gestão de projectos da minha area por isso sei do que estou a falar.... sei o que é possível fazer e o que não é. Um sistema bem desenhado não é possível hackear, mesmo com a password de sistema, basta não aceitar conexões fora da rede local, por exemplo.


Sim a firewall permite cortar determinados acessos mas podes sempre fazer de man in the middle. Se por acaso conseguires apanhar o certificado que origina o token e/ou encripta a mensagem, há sempre volta a dar ao assunto.

Ter um sistema realmente resiliente a ataques custa muito mais dinheiro do que qualquer instituição portuguesa pode pagar. Aposto que no teu banco ainda usam RSA que tem vulnerabilidades criticas...

Tenho quase a certeza que também deve ter coisas com log4j que é uma lib com vulnerabilidade critica.

Estas coisas tens de gastar um orçamento demasiado elevado para conseguir ter uma instituição grande a par de tudo que é problema de segurança e está muito longe do poder da grande maioria das grandes empresas.


Não fales do que não sabes.... se fosse assim tão simples como queres dar a entender não faltaria era ter bancos pirateados e outras grandes instituições. Os ataques que têm algum sucesso são aqueles que dependem da engenharia humana (roubo de credenciais) ou falha humana, como por exemplo não ter os sistemas actualizados com as ultimas versões. Não te vou explicar tecnologia nem arquitetura de redes, nem sistemas de segurança. Mas estás a escrever um monte de disparates.

Chegas a minha casa, até podes saber o ID da rede a password do wifi mas não te consegues ligar, explica-me porquê. E faço isso com um equipamento domestico, que custou 70 ou 80 €.

No meu banco, até o tráfego de voz é cifrado, vê quanto tempo é necessário para decifrar uma chave AES- 256:

https://scrambox.com/article/brute-force-aes/

Provavelmente estou a perder tempo, mas se tiveres interesse em alargar um pouco os teus conhecimentos:

https://www.techtarget.com/searchmobile ... Engine-ISE

Só tens razão numa coisa, custa dinheiro, muito ou pouco depende, em minha casa tenho um alarme, para os fins a que se destina serve, para a "casa da moeda "já não serve....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 11/7/2022 14:46

BearManBull Escreveu:Como é que fabricas um carro autónomo em que os SW não controla aceleração, travagem e direção?

Se estás a dizer que são módulos físicos internos desacoplados da rede é outra questão.

Não creio que estejas a ler com a atenção. Eu estou a dizer que é possível ter um carro com capacidades autónomas mas ser sempre possível desactivar essas capacidades. É apenas uma decisão de design.


BearManBull Escreveu:Mesmo assim estarão sujeitos a algum tipo de hacking, por exemplo num update de firmware, em que alguém deixe uma instrução de acelerar continuamente quando passam N dias... Neste caso seria um ataque assíncrono.

Eu acabei de escrever que o software (firmware é software) não tem de controlar tudo. O firmware só controla o hardware que por design for possível controlar.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38470
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 11/7/2022 14:41

Como é que fabricas um carro autónomo em que os SW não controla aceleração, travagem e direção?

Se estás a dizer que são módulos físicos internos desacoplados da rede é outra questão.

Mesmo assim estarão sujeitos a algum tipo de hacking, por exemplo num update de firmware, em que alguém deixe uma instrução de acelerar continuamente quando passam N dias... Neste caso seria um ataque assíncrono.


É impossível garantir um sistema de informação/controlo 100% seguro, mas pode-se reduzir muito as probabilidades. Portanto eu não postularia a questão da segurança e de vulnerabilidades a hackings dos autónomos como sendo um travão ao desenvolvimento desta tech, É algo que se tem de mitigar mas o risco estará sempre presente.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8821
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 11/7/2022 14:20

BearManBull Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:(o veículo pode ter capacidades autonomas mas ser sempre possível, mesmo assim, desactivar essas capacidades em caso de mal funcionamento ou ataque).


Como assim? Carregas no pedal? E se o pedal for hackeado...

O sistema AI tem controlo sobre a hidráulica, portanto em teoria podias hackear para impedir qualquer mecanismo de controlo manual.

A única forma seria desacoplar fisicamente a AI dos sistemas de rede.


É uma decisão de design. O que estou a dizer é que é sempre possível ter um veículo com capacidades autonomas mas, por design (terá de envolver componentes hardwired que não são controladas pelo software) desactivar essas capacidades. O software não controla nem tem de controlar literalmente tudo o que existe no veículo e/ou em toda e qualquer circunstância, é meramente uma decisão de design.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38470
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 11/7/2022 14:04

mais_um Escreveu:Trabalho num banco, na área de TI, departamento de redes e faço gestão de projectos da minha area por isso sei do que estou a falar.... sei o que é possível fazer e o que não é. Um sistema bem desenhado não é possível hackear, mesmo com a password de sistema, basta não aceitar conexões fora da rede local, por exemplo.


Sim a firewall permite cortar determinados acessos mas podes sempre fazer de man in the middle. Se por acaso conseguires apanhar o certificado que origina o token e/ou encripta a mensagem, há sempre volta a dar ao assunto.

Ter um sistema realmente resiliente a ataques custa muito mais dinheiro do que qualquer instituição portuguesa pode pagar. Aposto que no teu banco ainda usam RSA que tem vulnerabilidades criticas...

Tenho quase a certeza que também deve ter coisas com log4j que é uma lib com vulnerabilidade critica.

Estas coisas tens de gastar um orçamento demasiado elevado para conseguir ter uma instituição grande a par de tudo que é problema de segurança e está muito longe do poder da grande maioria das grandes empresas.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8821
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 11/7/2022 13:52

mais_um Escreveu:[não permitir alterações remotas para impedir que alguém remotamente controle o carro sem tua autorização.


Bem hackear um sistema é justamente saltar esse tipo de segurança... é literalmente a definição de hacking.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8821
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 11/7/2022 13:50

mais_um Escreveu:Posso dizer-te que se entrares no edifico do meu banco e ligares um PC a uma qualquer tomada de dados mesmo com as password de administrador não tens acesso à rede


Um ataque muito simples basta meter um destes dispositivos no local certo para arruinar uma empresa.
https://www.keelog.com/airdrive-keylogg ... and-flash/

Podes ter a melhor arquitetura do mundo com um dispositivo de 100 euros fazes a festa.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8821
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por mais_um » 11/7/2022 12:03

BearManBull Escreveu:Mas não tens ser necessariamente tu a passar dados....

Um gaijo dentro do banco pode cair num esquema desses e dar credenciais de admin que permitem hackear os teus dados...

Isso aconteceu em muitas instituições, mesmo nas mais high tech como twitter ou facebook.

O mesmo pode acontecer em qualquer sistema. A partir do momento que te conectas em rede, estás exposto. E nenhum sistema é infalível...

Também pode acontecer um malfeitor ter um agente infiltrado... O hacking é algo muito mais abrangente do que se vê nos filmes de um gaijo sentado no PC a entrar em sistemas em 20 segundos.

Trabalho num banco, na área de TI, departamento de redes e faço gestão de projectos da minha area por isso sei do que estou a falar.... sei o que é possível fazer e o que não é. Um sistema bem desenhado não é possível hackear, mesmo com a password de sistema, basta não aceitar conexões fora da rede local, por exemplo. Posso dizer-te que se entrares no edifico do meu banco e ligares um PC a uma qualquer tomada de dados mesmo com as password de administrador não tens acesso à rede.

O meu carro tem pelo menos 2 sistemas, um que controla funções básicas, como acelerar, travar, luzes, etc... e outro que controla os sistemas multimédia, de apoio à condução e condução autónoma, no outro dia avariou o 2º e estive uma semana à espera do controlador do sistema, o carro funcionava nas suas funções básicas, assim de uma forma simplista basta o sistema base ter primazia sobre as instruções do sistema de apoio e não permitir alterações remotas para impedir que alguém remotamente controle o carro sem tua autorização.

Não acredites em tudo o que vês no filmes.... :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 11/7/2022 11:34

Mas não tens ser necessariamente tu a passar dados....

Um gaijo dentro do banco pode cair num esquema desses e dar credenciais de admin que permitem hackear os teus dados...

Isso aconteceu em muitas instituições, mesmo nas mais high tech como twitter ou facebook.

O mesmo pode acontecer em qualquer sistema. A partir do momento que te conectas em rede, estás exposto. E nenhum sistema é infalível...

Também pode acontecer um malfeitor ter um agente infiltrado... O hacking é algo muito mais abrangente do que se vê nos filmes de um gaijo sentado no PC a entrar em sistemas em 20 segundos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8821
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por mais_um » 11/7/2022 11:04

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu: a arquitetura do sistema estiver bem desenhada não permitirá que alguém clone o SIM e assuma o controlo dessas funcionalidades.


Por muito boa arquitectura que tenhas, impedir a estupidez humana é sempre o elemento mais complicado.

Por alguma coisa quase tudo que é hacking é hacking comportamental, clicar num link manhoso e inserir user e password. Pelas leis dos grandes números se envias isto a 1 milhão haverá sempre meia dúzia que mordem o isco.


Aceder ao controlo de um avião ou de um carro que possuem sistemas inteligentes de condução/navegação não depende de comportamentos dos seus utilizadores, por isso não se enquadra no que referes. Aceder à minha conta bancária sim, posso passar informação inadvertidamente via engenharia social. Aliás, é assim que acontece a maior parte das fraudes, comportamento dos utilizadores.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 11/7/2022 10:13

mais_um Escreveu: a arquitetura do sistema estiver bem desenhada não permitirá que alguém clone o SIM e assuma o controlo dessas funcionalidades.


Por muito boa arquitectura que tenhas, impedir a estupidez humana é sempre o elemento mais complicado.

Por alguma coisa quase tudo que é hacking é hacking comportamental, clicar num link manhoso e inserir user e password. Pelas leis dos grandes números se envias isto a 1 milhão haverá sempre meia dúzia que mordem o isco.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8821
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 11/7/2022 10:10

MarcoAntonio Escreveu:(o veículo pode ter capacidades autonomas mas ser sempre possível, mesmo assim, desactivar essas capacidades em caso de mal funcionamento ou ataque).


Como assim? Carregas no pedal? E se o pedal for hackeado...

O sistema AI tem controlo sobre a hidráulica, portanto em teoria podias hackear para impedir qualquer mecanismo de controlo manual.

A única forma seria desacoplar fisicamente a AI dos sistemas de rede.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8821
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por mais_um » 10/7/2022 23:24

MarcoAntonio Escreveu:Tanto quanto sei, o condutor de um Tesla pode desactivar a condução autónoma a qualquer momento (via volante ou pedais). Julgo que também não há casos documentados de alguém remotamente conseguir controlar o carro (posso estar equivocado). Isto em teoria não é de resto nada de particularmente problemático (o veículo pode ter capacidades autonomas mas ser sempre possível, mesmo assim, desactivar essas capacidades em caso de mal funcionamento ou ataque).


Tenho muitas duvidas que a arquitectura de um sistema desse tipo actualmente permita controlo remoto, não porque haja algum constrangimento tecnológico que o impeça mas por questões de segurança.

Já há muitos anos que a Boeing e a Airbus tem acesso em tempo real aos aviões, ainda agora quando fui para Varadero, andámos às voltas por cima de Mafra/Sintra até a Airbus identificar a avaria mas o principio já existe e não me recordo de alguma vez algum avião ser desviado por hackers.
Eu tenho um VW ID3, que tem algumas funcionalidades de condução autónoma, a VW tem acesso se eu permitir (pergunta sempre quando eu ligo o carro) e além disso ainda posso controlar algumas funcionalidades do carro via smartphone, mas se a arquitetura do sistema estiver bem desenhada não permitirá que alguém clone o SIM e assuma o controlo dessas funcionalidades.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 10/7/2022 21:39

Tanto quanto sei, o condutor de um Tesla pode desactivar a condução autónoma a qualquer momento (via volante ou pedais). Julgo que também não há casos documentados de alguém remotamente conseguir controlar o carro (posso estar equivocado). Isto em teoria não é de resto nada de particularmente problemático (o veículo pode ter capacidades autonomas mas ser sempre possível, mesmo assim, desactivar essas capacidades em caso de mal funcionamento ou ataque).

A questão da segurança é essencialmente uma questão de amadurecimento da tecnologia. Vão sempre existir problemas de segurança, mas estes terão de ser comparados com os níveis de segurança com condução humana (ora, os níveis de segurança com condução humana são, enfim... "questionáveis").
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38470
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 10/7/2022 21:28

Entendo as preocupações mas, mas os carros actuais com piloto AI já estão vulneráveis a ataques.

Podias hackear o carro com o condutor ao volante e não faria nenhuma diferença se o hack conseguisse subverter todos os mecanismos manuais.

Relativo a bugs, depende do que se classifica bug. Depende do critério da instituição, existem casos que se considera but algo que não esta devidamente documentado, outros pelo formato da resposta, outros por tempo de resposta. Que a efeitos práticos não têm grande impacto no real funcionamento da app.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8821
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 10/7/2022 6:47

Passo na intriga estás linhas publicados hoje , que confirmam o problema que aqui deixei ontem. Nos próximos anos aviões , barcos e carros terão um humano no comando para impedir que fique um pirara no comando .

“ Estamos ainda longe do nível 5 da condução autónoma (quando o automóvel cumpre todas as tarefas de circulação sem intervenção humana), mas às dificuldades de desenvolvimento destes veículos soma-se a… pirataria informática.

E os sistemas integrados num automóvel deste tipo são alvo fácil dos “hackers”. O relatório da GlobalData sobre cibersegurança na indústria automóvel é elucidativo.

Num automóvel capaz de condução autónoma há atualmente mais 180 mil “bugs” nas linhas de código. O que vale por dizer, ainda segundo o mesmo estudo, que os piratas têm cerca de 15 mil vulnerabilidades de segurança por onde atacar. A referência aos veículos autónomos serve de aviso, uma vez que os ataques não visam apenas este género de automóveis. A cibersegurança numa indústria automóvel cada vez mais digital é elemento crucial.”
 
Mensagens: 4460
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 10/7/2022 0:57

Opcard Escreveu:Vamos por partes ri com o comportamento de manada dos 4 rodas em São Francisco carros que juntam para impediram o trânsito , e dali não saiam nenhum engenheiro os convenceu , só em cima de reboques .

Nesta tentativa de condução automática veio me a memória os azares da Testa 2 situações uns que consegue trazer um carro para junto de si e outro que se colocou a abrir as portas e vidros em diversos países .

Vendo o problema da condução automática mais que questões técnicas o problema está na segurança .


Neste campo acho que tens uma ideia mal formada do potencial destes sistemas e da real aplicabilidade.

Os aviões são em grande parte pilotados automaticamente e não há grandes registos de falhas desses sistemas.

Existe uma componente importante em sistemas críticos que os humanos nunca serão capazes de competir com as máquinas na capacidade de ter sempre o mesmo poder de resposta.

As AIs nos carros autónomos têm potencial de reduzir o numero de acidentes e sinistralidade nas estradas em varias ordens de grandeza. O grande problema é que nenhum sistema é imune a erros, mas de certeza que consegues garantir um nível de segurança global das estradas muitíssimo superior ao actual com recurso aos carros autónomos. Outro aspecto importante, mas de segundo plano é a otimização (energia) e liberação (condutor) de recursos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8821
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 9/7/2022 22:51

Opcard, não é bem o que dizem algumas fontes, vê aqui por exemplo:

https://www.iotworldtoday.com/2022/07/0 ... for-hours/

Tens razão, no entanto, no que diz respeito a existirem questões de segurança - especialmente no caso de São Francisco e da Cruise, onde parece que já existiram outros problemas - pois estamos a falar de tecnologia ainda muito incipiente. Pelo menos nessa perspectiva, sim. Mas à medida que a tecnologia amadurecer, enfim, a questão da segurança terá de ser contabalançada com a alternativa. É que problemas de segurança vão sempre existir (e sem condução autónoma, também).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38470
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 9/7/2022 21:23

Vamos por partes ri com o comportamento de manada dos 4 rodas em São Francisco carros que juntam para impediram o trânsito , e dali não saiam nenhum engenheiro os convenceu , só em cima de reboques .

Nesta tentativa de condução automática veio me a memória os azares da Testa 2 situações uns que consegue trazer um carro para junto de si e outro que se colocou a abrir as portas e vidros em diversos países .

Vendo o problema da condução automática mais que questões técnicas o problema está na segurança .
 
Mensagens: 4460
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 9/7/2022 20:04

Bom, isto parece dizer respeito a duas histórias diferentes, mas ambas estarão alteradas.


Em relação ao episódio dos Teslas, a Bloomberg diz especificamente que o individuo em causa, um jovem de 19 anos que trabalha em cybersecurity e estava a fazer uma auditoria para uma empresa francesa, encontrou falhas de segurança nos Tesla que lhe permitia fazer várias coisas (abrir/fechar portas, ligar/desligar música, etc) mas que não conseguiu tomar o controlo total de veículos:

He was performing a security audit for a French company when he noticed something unusual: a software program on the company’s network that exposed all the data about the chief technology officer’s Tesla Inc. vehicle. The data included a full history of where the car had been driven and its precise location at that moment.

But that wasn’t all. As Colombo dug deeper he realized that he could push commands to Tesla vehicles whose owners were using the program. That capability enabled him to hijack some functions on those cars, including opening and closing the doors, turning up the music and disabling security features. (He couldn’t take over the cars’ steering, braking or other operations, however.)


Em relação aos veículos de outros países, aqui fica também o que diz o artigo da Bloomberg:

Colombo said he found more than 25 Teslas in 13 countries throughout Europe and North America that were vulnerable to attack, and that subsequent analysis indicated there could have been hundreds more. The flaws aren’t in Tesla’s vehicles or the company’s network but rather in a piece of open-source software that allows them to collect and analyze data about their own vehicles.

Tesla didn’t respond to requests for comment. Colombo said a member of the company’s security team contacted him and that he shared his findings. A spokesperson for the U.S. National Highway Traffic Safety Administration said it has been in contact with Tesla about the matter and that the agency’s cybersecurity technical team would assist with the evaluation and review of the information.



Segundo a notícia, a causa está numa aplicação open-source que permite aos proprietários dos veículos recolher e analisar informação, embora aqui não creio que a notícia possa estar inteiramente correcta, ou pelo menos que seja inteiramente esclarecedora: ou a aplicação permite mais do que recolher dados e isso é suposto ser possível ou este não é um comportamento esperado e, portanto, há uma vulnerabilidade do lado da Tesla.


Fonte (bloomberg):
https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-01-13/german-teen-stumbled-across-flaw-allowing-him-to-hijack-teslas
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38470
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 9/7/2022 19:38

Opcard Escreveu:Podem terem enlouquecido ou antes será só uma revolta , na verdade durante várias horas vários carros com condução autónoma em local estratégico reuniram-se e bloquearam o trânsito , os engenheiros vindos em socorro nada conseguiram , única solução foram levá-los ao “colo »

Um jovem de 19 anos consegue abrir 22 Teslas em 14 países como os fez vir ao seu encontro , recebeu umas dezenas de milhares de dólares da Tesla …

De onde estás a tirar essas coisas?

O tweet que partilhaste, além de não dizer o mesmo, o autor nem parece saber bem o que se passou. Tiraste isso de alguma outra fonte?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38470
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 9/7/2022 19:14

Podem terem enlouquecido ou antes será só uma revolta , na verdade durante várias horas vários carros com condução autónoma em local estratégico reuniram-se e bloquearam o trânsito , os engenheiros vindos em socorro nada conseguiram , única solução foram levá-los ao “colo »

Um jovem de 19 anos consegue abrir 22 Teslas em 14 países como os fez vir ao seu encontro , recebeu umas dezenas de milhares de dólares da Tesla …

https://twitter.com/TaylorOgan/status/1 ... o-panne%2F
 
Mensagens: 4460
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], icemetal, lito, machadosoares31, maturidade, MR32, PAULOJOAO, richardj, slbnnbobadela, trend=friend, VALHALLA, vasco007, Ze nabo e 353 visitantes