Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 22/4/2022 15:47

Mykolaiv é igualmente importante para proteger a região de Kherson (que tem estado a ser alvo de ataques desde há semanas). Portanto, não sei...

Criar um buffer é isso: é não ter como linha da frente a região que se quer manter.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Lusitanus » 22/4/2022 15:42

MarcoAntonio Escreveu:
Lusitanus Escreveu:A tentativa russa de tomar Mykolaiv não te diz nada?

Não me diz nada de concreto. Deixa em aberto várias possibilidades, incluindo criar um buffer para proteger o território que quer manter, a acordar em negociações. Para ligar até à Transnistria ainda tem de conquistar Odessa, uma cidade maior que Mariupol e que será fortemente defendida (Mariupol estava logo ali e foi basicamente cercada). Eu não sei se Odessa (ainda) está nos planos.

Mas a questão é que a tomada de Mykolaiv pelos russos é importante para eles avançarem sobre Odessa e chegarem à Transnístria!

Registado: 19/3/2021 0:23

por MarcoAntonio » 22/4/2022 15:38

Lusitanus Escreveu:MYkolaiv é importante para proteger kherson?! Mykolaiv é importante é para a proteção de Odessa!

Na perspectiva dos Russos. Kherson tem estado sobre ataque há várias semanas (aeroporto em particular) e esses ataques são alegadamente suportados pelas forças ucranianas estacionadas em Mykolaiv. A Rússia já tinha detido esse território mas acabou por perdê-lo numa contra-ofensiva ucraniana com sucesso que trouxe a frente de batalha de novo para os arredodores de Kherson.

Está bem, tu estás convencido. Mas eu não estou, vejo várias possibilidades.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/4/2022 15:37

Lusitanus Escreveu:A tentativa russa de tomar Mykolaiv não te diz nada?
Não me diz nada de concreto. Deixa em aberto várias possibilidades, incluindo criar um buffer para proteger o território que quer manter, a acordar em negociações. Para ligar até à Transnistria ainda tem de conquistar Odessa, uma cidade maior que Mariupol e que será fortemente defendida (Mariupol estava logo ali e foi basicamente cercada). Eu não sei se Odessa (ainda) está nos planos.

Flavc Escreveu:Não me parece que o objetivo inicial fosse conquistar militarmente toda a Ucrânia.
Da minha parte, quando falo da Ucrânia toda (o que parte do princípio que era objectivo número 1 mais do que óbvio) tratava-se de derrubar Kiev e colocar lá um presidente fantoche. Teriam depois de lidar com bolsas de resistência num país decapitado, nada do que se assiste agora (nem a organização ucraniana nem ajuda ocidental como a que acabou por ocorrer).
Imagem

Administrador Fórum

por Lusitanus » 22/4/2022 15:33

A paz entre a Rússia e a Ucrânia há de passar, obviamente, por cedência, por parte da Ucrânia, de território. É o velho princípio: terra por paz.

por PMP69 » 22/4/2022 15:31

Flavc Escreveu:Não me parece que o objetivo inicial fosse conquistar militarmente toda a Ucrânia. Julgo que nem tinham disponíveis (pelo menos nos "treinos" da Bielorrúria) recursos militares (homens e equipamentos) suficientes para esse efeito. A ideia era sim conquistar Kiev e colocando lá um governo fantoche tipo o cãopanheiro da Biolorrússia, dominar posteriormente toda a Ucrânia, incluino o Donbass.

Flavc, mas isso foi o que aqui foi afirmado por muitos, que os meios mobilizados eram demasiados curtos, e ainda não conhecendo a capacidade de resistência dos ucranianos, a resposta da Europa e o equipamento russo.

No resto, respondeste, era isso mesmo, e provavelmente acharam que caindo Kiev o resto da Ucrânia capitulava.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por MarcoAntonio » 22/4/2022 15:27

O que eu penso está sumarizado aqui (e até ver não se alterou):

MarcoAntonio Escreveu:
Eu não creio que haja forma de "salvar" o Donbass, a guerra não acaba enquanto Putin não conseguir os mínimos dos mínimos e seguramente o Donbass (completo) faz parte desses mínimos. A questão para mim é mais saber até onde ele consegue ir para lá disso. Mesmo o corredor entre o Donbass e a Crimeia faz parte dos mínimos que Putin não vai ceder, dê por onde der. Se ele depois ainda vai tentar unir até à Modávia, tomando Odessa, para mim é ainda uma incógnita (ainda está nos planos? depende de como correr a segunda fase?).

Por mais auxílio que receba, a Ucrânia praticamente não tem hipóteses de expulsar a Rússia do território. O que se assiste, a meu ver, é uma retórica assertiva para ir com força para negociações (que vai sempre ter de passar por cedência de território, seja lá ele definido como for). Creio que os próprios ucranianos, Zelensky incluído, sabem destas coisas embora não o passam dizer abertamente.
Imagem

Administrador Fórum

por Lusitanus » 22/4/2022 15:26

MarcoAntonio Escreveu:
Lusitanus Escreveu:Ao contrário de ti, não penso que seja só para "assustar" ou "bluff".

Eu não escrevi que pensava que era "assustar", disse "esperemos".

Eu tenho dito expressamente que para mim é uma incógnita, o que se mantém.

Estas declarações de hoje, não consigo fazer grande coisa delas. Não são propriamente declarações oficiais, são os comentários de um militar que não está no topo da hierarquia (não é o mesmo que ser o ministro da defesa a anunciar ou publicarem isto num documento oficial) e que inclusivamente, pelas várias notícias que li, parece que está a "pensar alto". Ele não diz claramente que os objectivos são esses.

A tentativa russa de tomar Mykolaiv não te diz nada?

Achas que os russos, estando já tão "próximos", territorialmente, da Transnístria, não vão tentar "libertar" a população da Transnístria?

por Flavc » 22/4/2022 15:23

Não me parece que o objetivo inicial fosse conquistar militarmente toda a Ucrânia. Julgo que nem tinham disponíveis (pelo menos nos "treinos" da Bielorrúria) recursos militares (homens e equipamentos) suficientes para esse efeito. A ideia era sim conquistar Kiev e colocando lá um governo fantoche tipo o cãopanheiro da Biolorrússia, dominar posteriormente toda a Ucrânia, incluino o Donbass.

Registado: 9/3/2017 16:10

por Marco Martins » 22/4/2022 15:22

Registado: 7/4/2007 17:13

por MarcoAntonio » 22/4/2022 15:19

Lusitanus Escreveu:Ao contrário de ti, não penso que seja só para "assustar" ou "bluff".

Eu não escrevi que pensava que era "assustar", disse "esperemos".

Eu tenho dito expressamente que para mim é uma incógnita, o que se mantém.

Estas declarações de hoje, não consigo fazer grande coisa delas. Não são propriamente declarações oficiais, são os comentários de um militar que não está no topo da hierarquia (não é o mesmo que ser o ministro da defesa a anunciar ou publicarem isto num documento oficial) e que inclusivamente, pelas várias notícias que li, parece que está a "pensar alto". Ele não diz claramente que os objectivos são esses.

PS: estou convencido também que o objectivo inicial, os planos inicais, era toda a Ucrânia.
Imagem

Administrador Fórum

por PMP69 » 22/4/2022 15:13

Lusitanus Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Esperemos que isto seja só para "assustar", caso contrário ainda vem muita e terrível guerra pela frente.

A fonte do comentário são declarações de hoje do vice-comandante Rustam Minnekayev, que "acrescentou" outros objectivos para a operação, o que a meu ver é debatível até que ponto estes objectivos são "oficiais". Entretanto o porta-voz do Kremlin já comentou essas declarações.... não comentando:

MOSCOW, April 22. /TASS/. The Kremlin refuses to comment on Russia’s special military operation, including the goals in southern Ukraine, Russian Presidential Spokesman Dmitry Peskov told reporters on Friday.

"We still have no comment on issues relating to the special military operation," the Kremlin spokesman said, when asked to comment on statements the Central Military District’s command made earlier on Friday on the perspectives of the special operation in Ukraine.

Peskov also forwarded questions on whether the Russian president had tweaked the goals of the operation as commander in chief to the country’s top brass. "You should take these questions to the Defense Ministry," the spokesman said.
TASS

Ao contrário de ti, não penso que seja só para "assustar" ou "bluff".
Putin, tem, desde o início da invasão da Ucrânia, o projeto de conquistar o Donbass, unir o Donbass à Crimeia e ligar a Crimeia à Transnístria, tomando Odessa, e cortar, desse modo, o acesso da Ucrânia ao Mar de Azov e ao Mar Negro. Os russos pretendem "libertar" a população russófona da Transnístria!
Este projeto mantém-se de pé. A tentativa russa de tomar Mykolaiv, importante para que os russos possam avançar sobre Odessa, mostra claramente isso.

Parece-me que o objectivo inicial era toda a Ucrânia, num espaço de tempo muito curto, daí terem Kiev como objectivo prioritário.

Agora, estão a adaptar os objectivos à sua realidade militar, que passa pelo Donbass, para depois libertar forças e seguir até Odessa, o que me parece difícil de atingir, sem reforços significativos.

No entanto, acho que o objectivo foi, é e vai continuar a ser toda a Ucrânia.

Pedro

por Lusitanus » 22/4/2022 15:04

MarcoAntonio Escreveu:Esperemos que isto seja só para "assustar", caso contrário ainda vem muita e terrível guerra pela frente.

A fonte do comentário são declarações de hoje do vice-comandante Rustam Minnekayev, que "acrescentou" outros objectivos para a operação, o que a meu ver é debatível até que ponto estes objectivos são "oficiais". Entretanto o porta-voz do Kremlin já comentou essas declarações.... não comentando:

MOSCOW, April 22. /TASS/. The Kremlin refuses to comment on Russia’s special military operation, including the goals in southern Ukraine, Russian Presidential Spokesman Dmitry Peskov told reporters on Friday.

"We still have no comment on issues relating to the special military operation," the Kremlin spokesman said, when asked to comment on statements the Central Military District’s command made earlier on Friday on the perspectives of the special operation in Ukraine.

Peskov also forwarded questions on whether the Russian president had tweaked the goals of the operation as commander in chief to the country’s top brass. "You should take these questions to the Defense Ministry," the spokesman said.
TASS

Ao contrário de ti, não penso que seja só para "assustar" ou "bluff".
Putin, tem, desde o início da invasão da Ucrânia, o projeto de conquistar o Donbass, unir o Donbass à Crimeia e ligar a Crimeia à Transnístria, tomando Odessa, e cortar, desse modo, o acesso da Ucrânia ao Mar de Azov e ao Mar Negro. Os russos pretendem "libertar" a população russófona da Transnístria!
Este projeto mantém-se de pé. A tentativa russa de tomar Mykolaiv, importante para que os russos possam avançar sobre Odessa, mostra claramente isso.

por PMP69 » 22/4/2022 14:54

MarcoAntonio Escreveu:Eu estava a falar da projecção da torre mesmo, Pedro (e que é causada pela autodetonação das munições quando é atingido). Em relação à blindagem reactiva dos tanques russos, pelos vistos está lá só a fazer feitio...

(há vídeos em que se vê a blindagem reactiva a disparar... e o tanque a rebentar a seguir)

Eu percebi, e talvez por isso começam-se a ver alguns com o reforço da blindagem, especialmente na torre, mas segundo li, não é eficaz contra os Javelin.

https://www.elconfidencial.com/tecnologia/2022-02-20/tanque-carro-combate-t72-ucrania-rusia_3378192/

Felizmente para os ucranianos o T-14 Armata, que vai novamente desfilar dia 9 de maio, não está disponível.

Pedro

por MarcoAntonio » 22/4/2022 14:44

Eu estava a falar da projecção da torre mesmo, Pedro (e que é causada pela autodetonação das munições quando é atingido). Em relação à blindagem reactiva dos tanques russos, pelos vistos está lá só a fazer feitio...

(há vídeos em que se vê a blindagem reactiva a disparar... e o tanque a rebentar a seguir)
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/4/2022 14:42

Esperemos que isto seja só para "assustar", caso contrário ainda vem muita e terrível guerra pela frente.

TASS
Imagem

Administrador Fórum

por PMP69 » 22/4/2022 14:24

MarcoAntonio Escreveu:Não sei se já se comentou aqui, mas a projecção das torres dos tanques, cujas imagens se tornaram frequentes nesta guerra, devem-se ao facto dos russos terem optado por carregadores automáticos nos tanques, com o carrossel das munições directamente por baixo da torre (em tanques em que o carregamento é manual, as munições tendem a estar alojadas num compartimento traseiro).

Vêm-se alguns T-72 com blindagem reativa explosiva, mas pelo que tenho lido é ineficaz contra os Javelin.

Pedro

por MarcoAntonio » 22/4/2022 14:02

Russia's four objectives in 'phase two' of invasion
By Mark Stone, news correspondent

The Russian Ministry of Defence has published a four-point set of objectives for phase two of its invasion of Ukraine or special military operation, as the Kremlin calls it.

- Control over Donbas

- Create terrestrial corridor to Crimea

- Blockade Ukranian Black Sea ports

- Control over southern Ukraine and create an exit to Transnistria

Analysts have long suspected that this would be an obvious set of objectives. Phase three would then involve another go at the capital Kyiv.

Western officials remain firmly of the view that Putin's original objective of toppling the Ukranian government, by force if necessary, is still the ultimate plan.

It's interesting and surprising that the Kremlin clearly feels emboldened enough now to publish its intentions openly. Gone is the "we have no intention of invading Ukraine" nonsense from early February.

Now it's in black and white: take the far east, encircle the Black Sea cities, push west. The question is, could Moldova be next?

Point four of the plan is the most interesting.

Transnistria is a breakaway territory in Moldova, it borders Ukraine and it comprises about 12% of Moldovan land.

Transnistria is aligned to Russia, its flag still proudly bears the Hammer and Sickle and it is home to a regiment of Russian soldiers.

Moldova, remember, is constitutionally neutral, has no functioning army and does not have the protection of either EU or NATO membership.

So the vulnerability is obvious.

But what Putin intends to do and what he is capable of doing are two different things. Phase one of this war was a comprehensive disaster for Russia and resulted in a humiliating retreat.

Phase two is being conducted by a regrouped and rearmed Russian army in the east. Under a new commander they may now be a much better fighting force.

But the rush to arm the Ukranian military is in full swing - two $800m American injections in as many weeks.

Success for Ukraine in the Donbas is key. But fighting around occupied port cities in the south is fierce too as Russia seeks to build that land bridge to Transnistria.

If Russia is successful in the south, and they join the dots to Transnistria, then an existential threat for Moldova emerges.
Sky News
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/4/2022 13:58

Não sei se já se comentou aqui, mas a projecção das torres dos tanques, cujas imagens se tornaram frequentes nesta guerra, devem-se ao facto dos russos terem optado por carregadores automáticos nos tanques, com o carrossel das munições directamente por baixo da torre (em tanques em que o carregamento é manual, as munições tendem a estar alojadas num compartimento traseiro).
Imagem

Administrador Fórum

por PMP69 » 22/4/2022 13:51

Enquanto se debatem com inúmeras dificuldades na Ucrânia, montam um espectáculo desta envergadura para consumo interno.

https://defence-blog.com/russia-started-preparations-for-its-military-parade-in-moscow/

Espero que tenham um pingo de dignidade e não façam desfilar os militares da Brigada de Fuzileiros Ucranianos, que são prisioneiros de guerra.

Pedro

por MarcoAntonio » 22/4/2022 13:10

Carrancho_ Escreveu:Não sei se não podemos desprezar também a força de resistência, já que os 10s é 1/2 do tempo total do movimento.
Sem conhecer a velocidade máxima atingida na subida, é indeterminado.

Carrancho_ Escreveu:até porque a partir de certa velocidade o atrito deve igualar a força da gravidade passando a uma velocidade constante (sem aceleração).
É isto a que se chama velocidade terminal (terminal velocity). Para o corpo humano, anda algures entre os 150 a 250km/h, por aí (situa-se na casa dos 50 e tal m/s). É variável, pois depende de n factores como posição e etc.

Carrancho_ Escreveu:Talvez esteja a ver mal a coisa, mas à partida leva-me a pensar que o tempo de subida seja inferior ao tempo que demora na descida e por isso penso que talvez se possa desprezar o atrito se consideramos que levou o mesmo tempo a subir que a descer.
Se assumires que demorou o mesmo tempo a subir que a descer, então não podes desprezar o atrito: estás a estimar que a queda foi de 10 segundos e para estimar correctamente a altura, tens de considerar o atrito.
Imagem

Administrador Fórum

por pepe7 » 22/4/2022 12:53

Imagens apontam para possível existência de mais de 200 valas comuns em Mariupol

Imagens de satélite apontam para a possível existência de mais de 200 valas comuns perto de Mariupol, num momento em que a Ucrânia acusa a Rússia de ali enterrar 9000 civis para esconder o massacre.

As fotografias divulgadas esta quinta-feira surgiram horas depois do Presidente russo, Vladimir Putin, ter reclamado vitória na batalha por Mariupol, apesar de cerca de 2000 combatentes ucranianos ainda se encontrarem barricados numa siderurgia.

O fornecedor de imagens de satélite Maxar Technologies divulgou as imagens, que, supostamente, mostram mais de 200 valas comuns numa cidade onde os responsáveis locais ucranianos dizem que os russos têm estado a enterrar residentes de Mariupol.

As imagens mostram longas filas de sepulturas que se afastam de um cemitério existente na cidade de Manhush, fora de Mariupol.

O autarca de Mariupol, Vadym Boychenko, acusou os russos de "esconderem os seus crimes militares", retirando os corpos de civis da cidade e enterrando-os em Manhush.

Os túmulos podem conter até 9.000 mortos, segundo a autarquia de Mariupol, numa mensagem de quinta-feira na plataforma social Telegram.

"Os corpos dos mortos foram levados camiões e, na realidade, simplesmente a ser despejados em montes", disse um assessor de Boychenko, Piotr Andryushchenko, no Telegram.

O Kremlin não reagiu de imediato. Quando foram descobertas valas comuns e centenas de civis mortos em Bucha e noutras cidades à volta de Kiev, após as tropas russas terem recuado, os oficiais russos negaram que os seus soldados tivessem matado quaisquer civis e acusaram a Ucrânia de encenar as atrocidades.

Em comunicado, a Maxar disse que uma análise das imagens indica que as sepulturas em Manhush foram escavadas em finais de março e expandidas ao longo das últimas semanas.
https://www.tsf.pt/mundo/imagens-apontam-para-possivel-existencia-de-mais-de-200-valas-comuns-em-mariupol-14790553.html
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por Carrancho_ » 22/4/2022 12:41

Não sei se não podemos desprezar também a força de resistência, já que os 10s é 1/2 do tempo total do movimento. Como existe na vida real o atrito, a queda não é sempre acelerada a 9,8m/s2 (estou a ter agora um déjá vu acho que este assunto já foi discutido aqui noutro tópico há uns anos) e por outro lado a desaceleração na subida (onde a gravidade soma ao atrito) é maior pelo que a velocidade no lançamento é certamente muito superior ao da velocidade máxima atingida na descida até porque a partir de certa velocidade o atrito deve igualar a força da gravidade passando a uma velocidade constante (sem aceleração). Talvez esteja a ver mal a coisa, mas à partida leva-me a pensar que o tempo de subida seja inferior ao tempo que demora na descida e por isso penso que talvez se possa desprezar o atrito se consideramos que levou o mesmo tempo a subir que a descer.

De qualquer forma ainda que sejam 300 metros é muita fruta:
Anexos
花城汇_音乐喷泉_(2013-10-26)_-_panoramio_Pinnacle(cropped).jpg
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por MarcoAntonio » 22/4/2022 11:13

Carrancho_ Escreveu:Se estou a pensar bem e a considerar que o tempo de descida foram os 10 s, desconsiderando as outras forças estamos a falar de uma altura de 490 metros?!?!?! Que loucura, será mesmo isto?

Não podes desconsiderar o atrito, uma vez que é bastante relevante, mesmo numa queda da ordem dos 10 segundos. A velocidade terminal de um corpo humano é da ordem dos 50m/s, mais coisa menos coisa (o que é metade da velocidade que atingiria se estivesse em queda livre sem efeito do atrito). Se os 10 segundos estiverem certos, estimaria cerca de 300 metros, nessa ordem.

(nota: o corpo não está em queda livre o tempo todo, nos instantes iniciais está necessariamente em aceleração no sentido ascendente, mas julgo que isso é desprezável... é uma conclusão mais intuitiva do que outra coisa, estou a assumir que o corpo entra em queda livre tipo em um segundo)
Imagem

Administrador Fórum

por Carrancho_ » 22/4/2022 10:34

Sabendo que o que o traz para baixo é a força da gravidade, se calhar chega-se lá :-k

Parece que é mais simples do que pensava visto que o tempo de subida será (em condições ideais sem forças de resistência (no vácuo) ) igual ao da descida. Imagino que a velocidade de lançamento nas condições reais seja superior aquela com que chega ao solo, mas isso eventualmente faria com que o tempo da descida fosse superior ao de descida, ou seja, a altura atingida ainda seria superior.

Se estou a pensar bem e a considerar que o tempo de descida foram os 10 s, desconsiderando as outras forças estamos a falar de uma altura de 490 metros?!?!?! Que loucura, será mesmo isto?
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, CORTIÇA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 96 visitantes